Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 166 a 180 da novela “Ribeirão do Tempo”, exibida pela Record em 2010.
Capítulo 166, terça, 04 de Janeiro – Bruno está aflito à procura de Querêncio. O candidato dorme na sala do Solar abraçado a uma garrafa de cachaça e Diana o acorda. Querêncio sai apressado quando lembra que está atrasado para o comício. Bruno, Teixeira, Célia, Sancha e Romeu estão tensos com a demora de Querêncio, que, para o alívio de todos, chega para ir ao comício. Como sempre, ele quer uma dose de cachaça antes do início do evento e Romeu lhe serve. Virgínia pede para que Sonia dirija o carro durante a carreata de Ari. Ela reluta, mas aceita, e pede para que a mãe defenda seu namoro com André. Marta volta a apoiar Ari e todos partem para a carreata. Arminda coloca uma roupa informal para assistir ao comício. Diana quer acompanhá-la e Arminda não a deixa ir. A menina fica revoltada. Enquanto Romeu serve Querêncio com mais doses, Bruno faz um discurso acalorado. Joca acompanha Arminda até o comício. André e Sergio se unem a outros integrantes do Comando Invisível e seguem para o comício. Nicolau chega ao evento com Karina e Arminda observa de longe.
Flores convence Léia a não ir para o comício. Ela também não quer que ele vá, mas Flores diz que é um compromisso cívico dele. Clorís vai à casa de Flores, que a acompanhará até o comício. Marisa, muito confusa e tensa com sua promessa de casar-se com Querêncio, reluta, mas decide ir ao evento. Diana se livra de Elza e veste-se rapidamente para ir escondida ao comício. Nicolau começa a discursar. Joca critica o Senador para Arminda. Em outra parte da praça, Flores exalta o discurso de Nicolau para Clorís. Diana consegue sair de casa sem que ninguém a veja. Clarões e relâmpagos no céu de Ribeirão do Tempo indicam que uma tempestade se aproxima. Querêncio continua a beber e sorri quando vê Marisa. Filomena, Tito, Iara, Newton e Mateus falam sobre Querêncio e sobre sua empreitada política em um jantar na pousada. Filó se mostra preocupada com o juízo do pai. Após o jantar todos vão dormir. Filó pergunta para Tito como funciona um pára-quedas e ele a faz desistir da idéia de saltar. Filomena deixa o assunto de lado, mas fica pensativa. Newton e Iara não acham que Filó vai dar seguimento à ideia de saltar de pára-quedas. Mateus acha que ela parecia mais decidida dessa vez. Os três ficam em dúvida sobre ajudar Filomena. Diana se aproxima de André, que fica incomodado com a insistência da menina. O Comando Invisível aguarda Querêncio começar a falar para protestar. Karina termina seu discurso e Bruno dá a palavra a Querêncio.
Capítulo 167, quarta, 05 de Janeiro – Beatriz, preocupada com as atitudes de Nicolau, comenta com Larissa que está pensando em vasculhar as coisas do filho. Larissa, muito assustada, diz para Beatriz não fazer isso. Uma tempestade se aproxima de Ribeirão e Ari Jumento prossegue em carreata. Querêncio discursa calorosamente em meio a raios e trovões e André começa seu protesto junto a ativistas para que todos votem nulo. Ao lado de Lílian, Lincon fotografa o movimento do alto da sacada da Folha da Corredeira. O Comando Invisível começa a incomodar alguns eleitores de Querêncio, e uma briga pode acontecer a qualquer momento. Diana se esconde em meio aos manifestantes, de olho em Arminda. Querêncio se irrita com os manifestantes e pede para que o líder deles apareça. Flores, em meio à multidão junto de Clorís, anima-se com o protesto do Comando Invisível. Clorís fica tensa com o clima do comício. A carreata se aproxima da praça e Ari puxa uma rima de campanha. Ajuricaba liga para informar Virgínia da possível briga e diz que não vai fazer nada, já que está afastado do cargo de delegado. Arminda e Joca se afastam da confusão na praça e o detetive aproveita para jogar seu charme para a empresária.
Desta vez, Arminda cede aos apelos de Joca e pede que ele a acompanhe, discretamente, até o Solar. Sérgio atira um ovo em Nicolau. Diana observa admirada. Cardoso, aflito, adentra a delegacia e conta como está a situação na praça à Marta. Ela resolve chamar o batalhão. A carreata chega à praça e Jumento manda seus eleitores partirem para a briga. Elza diz a Arminda que Diana estava estudando e foi dormir. Arminda diz que vai ver como ela está e que Elza pode ir dormir. Arminda descobre que Diana não está na cama e grita por Elza. A tempestade cai e dispersa a briga, todos saem correndo. André pega o carro para fugir com Sérgio e outros integrantes do Comando. Diana, que também foge da chuva, acaba entrando no carro e fica escondida no chão. Arminda dá uma bronca em Elza. Joca liga para Arminda, que pede para ele ajudar a procurar Diana. André se assusta quando percebe que Diana está no carro e diz que ela não precisava de carona, já que mora na praça. Diana confessa que queria conversar com ele. André mais uma vez diz que não quer nada com ela. Flores apresenta Sereno a Clorís e o expulsa disfarçadamente. Querêncio se abriga da chuva na boate. Léia descobre por Romeu que Flores estava com Clorís na praça e fica furiosa. André deixa Diana perto de casa e teme que alguém o veja com ela. Diana, para o pavor de André, diz que o ama.
Capítulo 168, quinta, 06 de Janeiro – Sereno conta sobre o seu passado e Marta se admira com o conhecimento que ele tem. Clorís insinua a Flores que quer morar junto dele e o professor se esquiva. Léia liga para Flores enquanto Clorís está na casa dele. Flores dispensa Léia educadamente e diz a Clorís que só estava ajudando uma mãe sofrida. André consegue fazer com que Diana saia do carro e quando ela sai, Joca e Arminda estão observando tudo. Joca se coloca na frente do carro de André, que tenta sair, mas o detetive o ameaça com sua arma e todos vão para o Solar. Cardoso interrompe a conversa de Marta e Sereno, que fica zangado. Marta pede para continuar a conversa outro dia porque precisa trabalhar. Arminda leva Diana para conversar no quarto enquanto Joca conversa com André na sala. André conta o que aconteceu para Joca, que o deixa ir embora. Diana não se conforma com a situação, mas Joca consegue acalmá-la. Arminda consegue conversar com Diana e diz entender o que se passa com a menina. André chega a sua casa e Patrícia, que estava tensa, fica mais tranquila.
Tito sonha com Filomena e Karina nuas e fica na dúvida sobre quem ele quer. Tito acorda gritando e Filomena fica preocupada. Tito resolve ir ao congresso de hotelaria no lugar de Virgílio. Chega o dia da votação em Ribeirão do Tempo. Querêncio toma um café com Sancha, Romeu, Bruno e Teixeira e vai votar. Ari anda de um lado para o outro, tenso com a possibilidade de não se reeleger. Querêncio caminha para votar e o povo o saúda pelas ruas. Arminda acorda Diana, que faz drama, não quer comer nem tomar café. Tito confessa a Newton que vai viajar para dar um tempo da cidade porque tem sonhado com Karina. Tito avisa Filó que vai ao congresso e explica que não a convidou porque vai ser muito chato para quem não entende do assunto. Filomena não argumenta e Tito a leva para votar. Querêncio abraça Marisa depois de votar e diz que ela será a primeira dama de Ribeirão. Marisa tenta evitar o constrangimento. Joca conversa com Carmem sobre André. André conta o aconteceu para Sérgio, que diz que tudo pode piorar se Sônia ficar sabendo da confusão. Arminda se irrita com a forma como Diana fala com ela. Na mesa de café da manhã, Diana confronta Arminda e diz que não agüenta mais tanto controle sobre ela. Joca explica a Carmem o que aconteceu e que Arminda pediu para investigar a vida de André. Tito e Filomena chegam à zona eleitoral e se deparam com Karina, que os cumprimenta.
Capítulo 169, sexta, 07 de Janeiro – Carmem diz para Joca não se preocupar com André. Logo que Joca sai, Carmem liga para Sônia e pede para se encontrar com ela. Karina fala com Zuleide sobre suas pretensões políticas e seu encontro com Tito na junta eleitoral. Ela diz que percebeu que ele ficou mexido. Karina provoca Tito e Filomena quando eles saem da votação, só para provar a Zuleide que ela mexe com Tito. Filomena pergunta se Tito fica abalado com a presença de Karina e ele nega. Filomena diz que votou nulo porque acha que não vai fazer bem a Querêncio se tornar prefeito. Joca vai à casa de André falar sobre o que houve. Sônia está enjoada, acha que foi algo que comeu. Carmem explica por que Joca quer informações sobre André. Sônia sai do banheiro depois de vomitar. Diz que se sente melhor e continua a conversar com Carmem. Sônia diz que quer saber o que aconteceu da boca de André. Ari acaba de votar e agradece Virgínia pelo apoio. Jumento está confiante na sua reeleição. Querêncio, Bruno, Célia e Teixeira aguardam os resultados da eleição na boate. Marisa ensaia com outras meninas e evita ficar perto de Querêncio. Arminda liga para Joca e pede para que ele converse com Diana para acalmá-la. Joca insiste para que Arminda assuma o que sente por ele. A empresária muda de assunto e o detetive garante que André não fez nada com Diana.
Joca diz para Diana que André é apaixonado por Sônia e a menina não aceita. Sônia continua enjoada. Virgínia percebe que a filha não está bem e a quer levá-la ao médico. A menina diz que, por enquanto, não precisa ir ao médico e Virgínia não insiste. Sônia fica remoendo em pensamento as palavras de Carmem sobre Diana e André. Diana começa a aceitar que André não a ama, mas insiste que só ela pode fazê-lo feliz. Joca diz a Arminda que Diana está mais calma. Arminda remarca o seu encontro noturno com Joca. Em um protesto silencioso do Comando Invisível, André conta a Sérgio sobre a visita de Joca. Ajuricaba faz um discurso a favor de Ari no Agito Colonial. Ari discursa para seus correligionários. Sereno fica nervoso, pois não entende o que Flores planeja. O professor explica a Sereno seu plano para desmoralizar a democracia. Nicolau diz a Karina que se Querêncio ganhar começará a segunda parte de um plano secreto. Lincon diz a Lílian que só precisarão fazer uma capa, pois ele sabe de primeira mão quem venceu as eleições. Ari toma um chope para aliviar a pressão e Ajuricaba liga para o fiscal do partido na apuração. Ao telefone, o fiscal diz que vai falar pessoalmente com Ari Jumento, que fica ainda mais nervoso. Na boate, Lincon anuncia a vitória de Querêncio e todos comemoram. Karina recebe por telefone a notícia sobre o resultado e comunica a Nicolau, que vibra. Sônia se arruma para ir falar com André e relembra Carmem falando de André e Diana. Ajuricaba leva Ari para sua casa, desolado e de porre. Ao chegar, percebe que Sônia está de saída. Sônia, irritada, sai sem dizer para onde vai. Ajuricaba fica furioso.
Capítulo 170, segunda, 10 de Janeiro – Querêncio cobra a promessa de Marisa, que está relutante em aceitar casar-se com o novo prefeito de Ribeirão. Bruno, Célia, Romeu, Lincon e correligionários comemoram a vitória de Querêncio. Bruno fica embriagado e deixa Célia constrangida com seu comportamento exagerado. Nicolau e Karina chegam à boate. Lincon sai para preparar a manchete. Querêncio sai do camarim abraçado à Marisa para comemorar a vitória e pede uma rodada na conta de Nicolau para todos antes de fazer seu discurso. Lílian pergunta sobre o Senador a Lincon, que vai para casa e deixa a edição do jornal por conta dela. André bebe com Carmem, Sérgio e o pessoal do Comando Invisível. André vai para casa estudar e os outros ficam. Sancha fala com Léia sobre Flores e Léia fica tensa porque Joca está em casa. Joca chega à sala, mas não ouve nada. Ele diz que tem tarefas urgentes para cumprir e não pode ir a boate comemorar. Querêncio sobe ao palco para discursar enquanto beberica um copo de cachaça. Em vez de falar sobre política, ele pede para Marisa subir ao palco e anuncia que ela será a primeira-dama de Ribeirão. Marisa sobe ao palco constrangida e preocupada.
Sônia chega ao bar Já Era à procura de André. Carmem a chama para beber, mas ela diz que precisa falar com André e que anda ruim do fígado. Sônia vai à casa de André e dá de cara com Patrícia e Lincon, que estranham a presença da menina. Marta tenta animar Ari, que faz um drama. Virgínia consegue segurar Ajuricaba, que está louco para ir atrás de Sônia. Ajuricaba, furioso, diz a Ari que de um jeito ou de outro vai acabar com a raça do cachaceiro. Sônia e Lincon discutem e André aparece, preocupado com a gritaria. Os dois vão conversar no quarto e Patrícia detém Lincon, que quer impedi-los de conversar. A sós, Sônia pergunta sobre Diana a André. Patrícia discute com Lincon, que está uma pilha de nervos. Arminda tenta convencer Diana a esquecer André. André tenta convencer Sônia de que não deu bola para Diana. Sônia se descontrola e tem uma crise de choro. André fica sem entender a reação repentina. Carmem recebe uma ligação de Virgínia, que quer saber de Sônia.
Carmem inventa que Sônia foi estudar com uma amiga, mas Virgínia e Ajuricaba não acreditam. Patrícia perde a paciência e explode com Lincon, que se assusta. Sônia diz a André que não aguenta ficar mais longe dele e que está adoecendo por conta disso. Patrícia pede para entrar no quarto e André abre a porta. Lincon bufa na sala como uma fera. Patrícia diz que André vai levar Sônia em casa e Lincon entrega as chaves do carro de má vontade. André quer enfrentar Ajuricaba, mas Sônia o convence de que não é uma boa hora. Ajuricaba esbraveja em cima de Sônia, que tem outra crise de choro, Virgínia fica brava com o delegado. Lincon explode e diz que se André insistir com Sônia terá de sair de casa. Patrícia fala que se André for, ela também vai. Querêncio zanza inquieto pela sala de Sancha e Romeu, pois Marisa quer dormir sozinha. Arminda e Joca conversam depois de transar. O detetive faz suas juras de amor e diz quer morar com Arminda, que o rejeita como sempre. Tito faz as malas e acorda Filomena para se despedir. Filomena pergunta a Newton e Mateus se eles vão dar ou não o curso de salto para ela. Newton diz que se ela estiver firme, eles irão ajudá-la.
Capítulo 171, terça, 11 de Janeiro – Nasinho diz a Virgílio para denunciar anonimamente às autoridades aéreas que Newton está respondendo a processo na Justiça. Assim ele não poderá trabalhar como instrutor de saltos de paraquedas e a pousada ficará prejudicada. Filomena fica tensa com a explicação das etapas do curso de salto transmitidas por Newton. Lincon espera André para conversar no café da manhã. O rapaz não dá bola para o pai e diz que vai à casa de Ajuricaba tentar resolver a situação de uma vez. Ajuricaba espera indócil Sônia acordar e desconfia que ela tenha fugido novamente. Virgínia vai ao quarto da filha para evitar outro confronto entre os dois. Sônia não está passando bem e resolve ir ao médico com a mãe. Iara se diverte com o medo de Filomena, que é parabenizada pela primeira aula com Newton. Querêncio conversa com Marisa sobre o casamento e ela, mesmo hesitante, prossegue com a promessa. Querêncio e Marisa vão dar entrada nos papéis do casamento e encontram com Sereno e depois com Fátima, que o parabenizam pela vitória.
Filomena conta a Ellen que vai aprender a saltar de paraquedas. A ambientalista fica espantada. icolau pede para que Karina modernize a casa da fazenda. Beatriz não gosta da ideia, mas deixa a modista dar a sua opinião. A sós, Nicolau coloca uma arma na mão de Karina e pergunta se ela é capaz de usá-la para remover obstáculos que atrapalhem seus planos. Karina diz que, com o apoio dele, topa tudo. Nasinho liga para Nicolau e conta as armações que combinou com Virgílio. O senador diz para Nasinho continuar enrolando Virgílio. Karina pergunta sobre o quê era a ligação e Nicolau diz que, por enquanto, ela ainda não precisa saber de tudo. Querêncio toma uma cachaça no bar Já Era e Filomena chega para dar os parabéns pela eleição. Ellen liga para Newton e o recrimina por ensinar Filomena a saltar, já que ela não tem o perfil e só está fazendo isso por Tito. Newton e Ellen marcam de se encontrar escondidos para conversar melhor. Filomena diz para Querêncio ficar atento para não ser enganado por ninguém. Ele diz para Filó não preocupar, porque ele é mais inteligente e esperto que todos.
Diana conversa com Carlos sobre André. Carlos conta para Diana que Guilherme está mal, tirando notas baixas e sem falar com ninguém. Diana pensa em falar com Guilherme. Ellen conversa com Newton em um motel. Querêncio, Teixeira, Bruno e Célia dizem que a Patrimônio Eterno pode bancar a nova moradia dele com Marisa, mas depende da aprovação de Arminda. Querêncio vai falar com Arminda. Ajuricaba continua querendo falar com Sônia. Virgínia o impede e ele sai irritado. Sérgio e André marcam um encontro na praça. Ajuricaba visita a delegacia e fica sabendo que a corregedoria ainda não se manifestou sobre o seu caso. Querêncio diz a Arminda que precisa de dinheiro. Sérgio espera por André na praça lendo um jornal e Ajuricaba senta ao lado dele sem que ele perceba. Quando o rapaz vê o delegado, entra em pânico.
Capítulo 172, quarta, 12 de Janeiro – Carlos diz a Elza que Diana pediu para ela ligar para o celular dela. Diana chega à casa de Guilherme para conversar. Ajuricaba tira satisfações com Sérgio por tê-lo enganado. André vê Ajuricaba pressionando o amigo e se esconde atrás de um carro. Dr. Renato conta a Virigínia e Sônia que suspeita de que a menina esteja grávida. Estarrecida, Virgínia desmaia. Diana e Guilherme acabam discutindo quando a menina começa a falar que amadureceu. Diana atende a ligação de Elza e diz que está na casa de um amigo, mas que já está indo para casa. Ajuricaba faz ameaças e manda Sérgio avisar André para que se afaste de sua filha. Virgínia se recupera e Sônia vai tirar uma amostra de sangue. Arminda diz a Querêncio que a empresa pagaria o aluguel, mas insiste que ele more no Solar. O pintor diz que moraria lá se Arminda e Diana permanecessem na casa com ele. Arminda aceita o convite.
Bruno vai a uma reunião e assim que ele sai, Célia e Teixeira se beijam. Célia afirma que vai se separar do marido e Teixeira diz para ela esperar a situação de Bruno e Arminda se firmarem na Patrimônio. Bruno relembra a conversa que acabara de ter com Célia e Teixeira e entra na empresa com um ar sombrio. Bruno encontra Querêncio saindo da empresa e pergunta o que ficou resolvido com Arminda, mas o pintor não entra em detalhes. André diz a Sérgio que Lincon e Ajuricaba vão se dar mal. Arminda é forçada por Bruno a contar o que Querêncio decidiu fazer em relação à moradia. Bruno diz que vai consultar a diretoria na Europa sobre Arminda morar com o dono da empresa. Marisa deixa que Querêncio decida sobre a moradia e diz que ela decide se vai parar de dançar ou não. Ajuricaba vai à Prefeitura, estranha a demora de Virgínia no médico e vai falar com o prefeito. Ari reclama a ausência da secretária e Ajuricaba liga para casa.
Virgínia e Sônia decidem contar sobre a gravidez a Ajuricaba só depois que sair o resultado do exame. O telefone toca e Virgínia vai atender tensa. Arminda conta a Diana que Querêncio vai morar com eles e a menina reclama do cheiro de cachaça dele. Sônia diz a André que ela não tem nada sério e ele conta sobre a prensa que o pai dela deu em Sérgio. Assustada e insegura, Sônia pergunta a André se ele a ama e se nunca a abandonaria. Apesar de estranhar a pergunta, ele diz que a ama muito. Virgínia convence Ajuricaba que Sônia só está estressada. Querêncio, Filomena, Romeu e Sancha conversam. Querêncio fica incomodado com a viagem de Tito, mas Romeu consegue mudar de assunto. O pintor conta sobre o casamento com Marisa para a Filomena. Marisa diz a todos da boate que decidiu aceitar o pedido de casamento. Ela diz que vai parar de dançar e quer uma festa de despedida. Filomena aprova a mudança de Querêncio para o Solar. Karina conta aos pais que é evidente que vai se casar com Nicolau e que a ambição dos dois vai além de um simples relacionamento. Flores diz a Nicolau para não confiar tanto em Karina. O Senador assegura que ela é perfeita para seus planos. Flores e Nicolau comemoram o início da segunda etapa da conspiração e fazem um brinde ao Presidente da República.
Capítulo 173, quinta, 13 de Janeiro – Lorota conta a Joca que vai ser padrinho do casamento de Querêncio. Newton chega ao bar Já Era para conversar com Joca. Virgílio tenta convencer Iara a pegar mais dinheiro de Nicolau e ela manda ele a deixar em paz, mas Virgílio insiste que Nicolau vai arrumar um jeito de inutilizar as denúncias que ela tem em mãos. Joca diz a Newton que não achou Ferrolho. Newton teme ser preso injustamente pela morte do seu melhor amigo. Iara se lembra de quando Nasinho disse que Nicolau fez um levantamento de toda a vida dela. Filomena chega e percebe a tensão de Iara, que desconversa dizendo que sua mãe está doente e pergunta se Filó está pronta para o primeiro salto. Filomena confessa que está tensa, mas confirma que vai saltar. Filomena tem um pesadelo com Tito e acorda dando um grito abafado pelas cobertas. Newton, Mateus e Iara comentam que Filó deve estar atrasada porque desistiu de saltar e está com vergonha descer do quarto. Virgínia tenta ler o jornal, mas não consegue se concentrar. Ajuricaba chega na sala dizendo que Sônia não está no quarto. Sabendo que a filha deve ter ido pegar o resultado dos exames, diz ao marido que ela deve ter ido à escola mais cedo e fica irritada com a marcação cerrada de Ajuricaba. Os resultados do exame constatam que Sônia está grávida. Filomena liga para Tito para dizer que vai saltar de paraquedas, mas não consegue. Newton e Mateus já estão impacientes quando Filomena finalmente aparece e se diz pronta para o primeiro salto.
Capítulo 174, sexta, 14 de Janeiro – Virgínia tem um ataque com a insistência de Ajuricaba e o manda parar de pegar no pé de Sônia. Assim que ele sai resmungando, Virgínia liga para Dr. Renato, que não diz o resultado a pedido de Sônia, mas Virgínia conclui que o resultado é positivo. Sônia lê o resultado mais uma vez, pega um ônibus e lembra-se do primeiro beijo que André lhe deu. Sônia liga para André e pede para ele a encontrar na floresta, onde se beijaram pela primeira vez. Mateus diz a Filomena que gostou dela assim que a viu e a admira muito. Filó fica encabulada, mas diz que também simpatizou com ele. Mateus diz que deu azar de Tito tê-la encontrado primeiro. Filomena fica mais perturbada ainda e muda de assunto. Mateus vai checar o motor do avião. Karina lê para Zuleide um e-mail de Tito dizendo que sente sua falta. Karina diz que vai se encontrar com Tito para mostrar a Filomena que ele ainda come na sua mão. Ela diz à amiga que vai trair o Senador só dessa vez e que ele só vai ficar sabendo se ela contar. Newton e Iara passam as últimas instruções de segurança para Filoemena. Bill observa Sônia na floresta. André chega. Eles se beijam e começam a conversar. Bill vaga pela mata murmurando e sorrindo. Filomena se assusta quando o avião começa a taxiar, mas Iara e Newton a ajudam a se controlar. Lincon liga para a corregedoria para saber sobre o caso de Ajuricaba e descobre que o resultado já saiu, mas só a delegacia pode informá-lo. Sônia entrega o resultado do exame para André, que fica pasmo ao ler. O avião se aproxima da altura de salto e Filomena mostra uma expressão de pânico.
Capítulo 175, segunda, 17 de Janeiro – Sônia fica com medo de que André ache que ela engravidou de propósito ou que a mande abortar. André diz que não quer abortar e que eles vão resolver tudo juntos. Newton e Iara pulam junto de Filomena e, depois de um tempo de queda livre, Newton puxa o paraquedas de Filó. Mateus comemora o salto agitando a asa do avião. Newton conversa pelo rádio com Filomena para saber se está tudo certo e Filó diz que está adorando. Filomena pousa em segurança e mal consegue falar de tanta excitação. Eles tiram uma foto de Filó, que pede não mostrar nada a Tito antes de ela terminar o curso. Sônia diz a André que sua mãe já deve estar sabendo pelo médico, mas que não deve ter falado nada para seu pai. Sônia tem medo de que Ajuricaba e Lincon a forcem a abortar. O rapaz diz que eles não podem fazer isso. Marta, que não sabia da decisão da corregedoria, olha rapidamente no computador e informa a Lincon que Ajuricaba continua como delegado. Lincon se revolta com a decisão. Sônia conta a Virgínia o resultado do exame por telefone e diz que vai encontrá-la na prefeitura. Virgínia murmura as suas mazelas quando Ari a chama para sua casa. Sem paciência, ela diz não querer ouvir as reclamações dele. Ari engrossa o tom e ela entra na sala. Ari começa a reclamar da vida. Virgínia discute com ele dizendo que tem problemas muito maiores que os dele. Dália avisa Nicolau que Karina chegou. O Senador se aproxima maliciosamente da menina e diz que vai dar outro presente a ela quando eles se encontrarem na fonte. Inocente, Dália concorda. Nicolau observa a menina com um olhar maldoso quando ela sai do escritório.
Capítulo 176, terça, 18 de Janeiro – Karina mostra algumas opções de tecidos e cortinas para Beatriz e Larissa. A modista começa a falar sobre algumas mudanças, que não agradam Beatriz, que fica prestes a falar poucas e boas para ela. Nicolau chega e beija Karina de forma que deixa Beatriz e Larissa constrangidas. Mateus dá os parabéns a Filomena e os dois se divertem quando ele finge entrevistá-la. Na pousada, todos comemoram e Filó pede segredo absoluto mais uma vez. Nicolau diz a Karina que vai levá-la para conhecer o professor Flores. Ela estranha. Beatriz e Larissa reclamam das atitudes de Nicolau e acham cafonas as ideias de Karina. André e Sônia vão à livraria contar para Patrícia sobre a gravidez. Lincon volta à redação do jornal revoltado e decide dar uma manchete escandalosa contra o delegado. Marta e Cardoso dão a notícia pessoalmente ao delegado, que se emociona de tanta felicidade. Patrícia fica nervosa ao receber a notícia e precisa se sentar. Ajuricaba brinda com Marta e Cardoso, que pergunta sobre o romance de Sônia e André. O delegado faz cara feia, mas Marta consegue mudar de assunto e salvar a pele de Cardoso. Patrícia diz que vai ajudar Sônia e André. Marisa quer homenagear a cidade na sua despedida. Arminda se despede de uma ligação internacional e logo depois Joca liga para dizer que está preocupado com ela. Arminda diz que quer conversar com ele no Solar. Virgínia recebe uma ligação de Patrícia e as duas combinam de se encontrar. Iara fala com sua mãe ao telefone e fica preocupada. Newton percebe e oferece ajuda à Iara, que diz estar tudo bem. Iara começa a considerar os conselhos de Virgílio. Patrícia e Virgínia dizem uma à outra que não sabem o que fazer.
Capítulo 177, quarta, 19 de Janeiro – Iara procura Virgílio para ajudá-la a extorquir Nicolau. Virgílio diz que vai intermediar a negociação e que Iara vai ter que sumir depois que pegar o dinheiro. Ela desconfia que o vigarista possa traí-la, mas decide seguir em frente com o plano. Iara vai ao bar da pousada e pensa em uma forma de enganar Virgílio. Sônia e André ficam preocupados com o futuro. Virgínia e Patrícia discutem como vão ajudar seus filhos e contar aos seus maridos sobre a gravidez. Comemorando sua volta, Ajuricaba fica de porre e decide prender e agredir Lincon. Marta e Cardoso ficam preocupados com a agitação do delegado. Ajuricaba quer saber onde estão sua esposa e filha. Patrícia tem uma ideia ousada de como contar a notícia a Lincon e Ajuricaba. Filomena conta a Romeu e Sancha que pulou de paraquedas e pede segredo. Karina diz a Zuleide que não tem por que ela ficar sozinha e fala que Nasinho seria uma boa opção. Zuleide aceita marcar um encontro. Nasinho se diverte com Vera na boate e pede para ela chamar mais uma amiga. Ajuricaba canta feliz da vida quando Virgínia e Sônia chegam. Ele as beija e dá a notícia sobre a decisão da corregedoria. Virgínia, irritada com bebedeira do marido, vai fazer um café forte.
André e Patrícia chegam e Lincon, irritado com a volta do delegado, começa a beber. Sozinho no quarto, André fica desanimado com a insistência do pai em odiar o delegado. Patrícia entra no quarto e diz a ele que está tudo bem. Joca chega ao Solar e começa a agarrar Arminda, que se desvencilha e diz para eles subirem. Diana escuta vozes. Joca tenta beijar Arminda mais uma vez e ela diz que antes quer conversar sobre a mudança de Querêncio para o Solar. Joca brinca dizendo que quer ir morar no Solar com Arminda. Diana bate na porta do quarto de Arminda, que manda Joca se esconder debaixo da cama. A menina diz que está triste por causa de André e Arminda a consola. Joca sente a tristeza na voz de Diana e fica irritado debaixo da cama. Léia fica tensa por estar enganando Joca e Flores a convence de que é para o melhor do seu filho e que assim eles poderão se casar. Diana pede para dormir com Arminda, que tenta dizer que não, mas a menina já vai se acomodando na cama. Joca se desespera. Nasinho se diverte com Vera e Silvia, mas as duas não parecem estar se divertindo. Marisa diz a Querêncio que vai sentir falta do mundo dela, da boate e da dança.
Arminda acorda Joca, que levanta reclamando que sempre tem que se esconder. Para calar o detetive, ela toma a iniciativa e lhe dá um beijo caprichado. Ajuricaba comemora a manchete do jornal que fala mal dele mesmo, porque mostra que Lincon está furioso. Sônia toma café da manhã apreensiva e abatida. André diz à mãe que não conseguiu dormir direito porque teve pesadelos. Lincon chega para tomar café da manhã e tenta comemorar a capa do jornal, mas Patrícia e André não dão bola para ele. Na delegacia, Ajuricaba pede para Marta tirar uma foto dele para enviar a Lincon. Virgílio começa o seu jogo e vai conversar a sós com Nasinho. Ao telefone, Nasinho conta as exigências de Iara para Nicolau. Nicolau chama Nasinho para conversar pessoalmente e dar um ponto final nessa história. Virgínia vai até a redação do jornal falar com Lincon. Patrícia vai à delegacia falar com Ajuricaba. Iara liga para Joca como a contratante desconhecida e diz que precisa encontrar Ferrolho, pois é uma questão de vida ou morte. O detetive diz que fez de tudo para encontrá-lo. Ele tenta convencê-la a contar toda a história. Iara diz que vai pensar e desliga. Joca fica intrigado para saber quem é a contratante desconhecida.
Capítulo 178, quinta, 20 de Janeiro – Virgínia pede para que Lincon fique disposto a conversar civilizadamente. Patrícia impõe-se educadamente para que Ajuricaba a trate bem e escute o que tem a dizer. Marta e Cardoso ficam intrigados com a conversa de Patrícia e o delegado. Virgínia diz que Sônia está grávida de André e Lincon fica chocado. Virgínia pede dois copos de água com açúcar pelo interfone da sala. Ajuricaba se exalta mais. Com a mão no peito como se estivesse passando mal, ele esbraveja incrédulo. Marta entra na sala alarmada e pede calma ao delegado. Virgínia se ofende com a postura agressiva de Lincon e antes que eles comecem a brigar, Lílian intervém. Nasinho conversa com Nicolau para saber o que fazer com Iara e Virgílio. O Senador conclui que os dois estão juntos e acha que se Newton for a júri popular, podem surgir provas contra ele. Nicolau decide dar o dinheiro aos dois, mas planeja uma queima de arquivo assim que tudo ficar mais calmo. Virgílio diz a Iara que à noite deve ter uma resposta do Senador através de Nasinho.
Sônia e André conversam pelo telefone ansiosos para saber notícia de suas mães sobre a conversa. Patrícia e Virgínia se encontram para falar da conversa que tiveram com os maridos. Elas começam a se ofender, mas percebem que precisam ficar unidas e se desculpam. Newton prepara Filomena para o seu segundo salto e Iara fica isolada, pensativa. Filó consegue fazer o segundo salto com sucesso. Sônia fica preocupada que a conversa tenha piorado ainda mais a situação. Ajuricaba entra em casa acompanhado de Marta e senta em uma poltrona parecendo passar mal. Marta conta à Sônia e Virgínia a reação do delegado com Patrícia. Lincon diz que Sônia quer dar o golpe da barriga em André, que na discussão acerta um soco no pai e vai para o quarto. André entra em desespero ao pensar em sua realidade. Querêncio conversa com Joca e Romeu sobre nomeação de cargos e diz que será surpresa. Virgílio chega para falar com Nasinho, que confirma o trato e diz que será igual ao anterior. Joca observa Virgílio e Nasinho desconfiado.
Mateus bebe uma cerveja com Filomena e conta que já foi casado, mas que se separou por falta de companheirismo. Filó se solidariza com a história pensando em Tito. Virgílio explica como o dinheiro será entregue. Iara fica tensa porque Nasinho vai ficar dentro do carro, diferentemente da última vez. Mateus joga charme para Filó e a convida para ver uma revista que está em seu quarto. Filomena deixa para ver a revista outro dia e vai para seu quarto. Filó entra em seu quarto e se abana acalorada e perturbada com seus pensamentos. Iara pega a bicicleta para encontrar Nasinho. Virgílio deixa claro que não quer ser enganado. Iara chega ao local e ao chegar perto do carro, descobre que Nicolau é quem está no carro. Ele pede que Iara entre no carro. Ela hesita, mas acaba cedendo. No carro, Nicolau entrega o dinheiro, mas diz que ela vai transar com ele por bem ou por mal. Iara tenta fugir, mas o senador a segura firme. Ela desiste de lutar e sugere um lugar na floresta, garantindo que não vai resistir. Quando chega ao local, Iara dá um chute nas partes íntimas de Nicolau e começa a surrá-lo. Nicolau fica ensangüentado e Iara exige que nada aconteça com ela. Nicolau concorda com as exigências de Iara. Gemendo de dor, o senador liga para Nasinho e manda encontrá-lo no local marcado.
Capítulo 179, sexta, 21 de Janeiro – Na livraria de Patrícia, Sereno compra dois exemplares de um livro, um deles para presente. André carrega uma mochila cheia de roupas e diz à mãe que vai sair de casa porque a relação com seu pai está impossível. O rapaz diz que vai passar uns tempos na casa de Sérgio e Patrícia concorda que talvez seja mesmo uma boa ideia até tudo se acalmar. Ari se despede dos representantes do presidente e Virgínia diz que tem que sair para resolver problemas pessoais. Ari se ofende porque ela não diz do que se trata. André conta a Sérgio por que deu um soco em seu pai. Mateus e Newton conversam com um grupo de hóspedes quando Iara chega com pressa. Newton estranha quando a chama para uma trilha e ela diz que não vai dar. Nasinho socorre Nicolau, que conta como tudo aconteceu e pede para chamar um médico conhecido dele. Patrícia diz a Virgínia que André agüentou muitas grosserias do pai, o que justifica a agressão. Ari liga para Virgínia, que sem paciência diz que não vai atendê-lo. Escorrem lágrimas no rosto do prefeito, que fica magoado em sua sala, sentindo-se rejeitado por todos.
Patrícia e Virgínia ficam impacientes com a negação de seus maridos, pois querem preparar o casamento o quanto antes e resolver de vez essa história. Patrícia vai falar com Lincon, que esbraveja que não quer ser incomodado sem ver que é ela quem entra. A esposa se impõe e diz que ele vai ter que escutá-la. Virgínia entra na sala de Ajuricaba para conversar e pede para Marta que leve a arma do delegado. Ajuricaba fica invocado e Virgínia manda que ele escute o que ela tem a dizer. Patrícia dá o ultimato a Lincon. Ou ele aceita perder a esposa e o filho de vez ou aceita o casamento de André e Sônia. Virgínia faz o mesmo com Ajuricaba. Nicolau chega à fazenda impaciente e manda Nasinho contar o que aconteceu para Beatriz e Larissa. Nasinho inventa que o senador caiu em um barranco. Iara diz a Virgílio que, ao invés de Nasinho, o senador estava no carro. Ela conta que deu uma lição em Nicolau e que se ele não ligar ela vai entregar as provas que tem. Karina liga para Nicolau e Beatriz atende. Ela diz que seu filho está ocupado e pediu para não ser incomodado. Karina fica desconfiada de que Beatriz estava mentindo e quer descobrir o porquê.
Filomena está esperando, preparada para saltar, e Mateus joga charme para ela, que fica sem graça. Iara pede que Newton não a deixe vacilar no salto porque anda estressada por causa da mãe e pode cometer algum erro. Marisa diz a Querêncio que a papelada do casamento está liberada e que quer casar na igreja da praça. Arminda diz a Diana que, se perder o cargo na empresa, vai ter que voltar para a Europa. Diana fica nervosa, mas Arminda diz que ela iria junto. A menina quer saber se ela vai levar Joca e Arminda dá a entender que ele não irá junto. Diana levanta a voz e Arminda manda a menina ir para o quarto fazer seus deveres. Arminda fica pensativa na sala. Diana manda uma mensagem pelo celular contando tudo para Joca. O detetive lê a mensagem e fica triste e irritado com Léia, que percebe que se tratava de Arminda e implica com ele. Nicolau quer matar Iara e Nasinho o convence de que ainda não é a hora, mas dá certeza de que quando a poeira baixar ela vai morrer. Iara recebe a ligação de Nicolau e comemora. Virgílio respira aliviado. Karina vai a fazenda falar com Nicolau. Beatriz mente que ele acabou o que estava fazendo e pode recebê-la. Quando Karina sai, Beatriz comenta com Larissa que não acredita na história que Nasinho contou. Karina vê o estado de Nicolau e ele diz que se machucou, mas que ainda não pode falar como. O senador diz que, em breve, ela vai se encontrar com seu mestre, Flores. Filomena fala com Tito ao telefone e Mateus observa. Tito diz que vai fazer uma trilha que sempre quis e que vai demorar mais alguns dias para voltar. Mateus fala com Filó e percebe a decepção dela. Ele a olha, interessado. Filomena sente o olhar de Mateus.
Capítulo 180, segunda, 24 de Janeiro – Joca implica com Léia e quer saber aonde ela vai. O detetive vai ao banheiro e Léia aproveita para ler uma mensagem no celular dele. Quando Joca volta, Léia guarda rapidamente o celular, se despede e vai embora. Léia vai à casa de Flores e encontra tudo escuro. Ela telefona para ele, que não atende. Léia fica incomodada e vai para a casa de Sancha, que não entende a visita inesperada. Léia explica tudo o que aconteceu. Flores está com Clorís na cama, com as luzes apagadas. Clorís pergunta se o professor está se escondendo de alguém. Flores diz que não quer ser incomodado. Clorís cai na conversa dele. Léia conta a Sancha que Flores a pediu em casamento. Sancha diz a Léia para aceitar o pedido, mas ela diz que por enquanto não vai poder porque precisa resolver umas coisas. Sancha pergunta se ela ficará cheia de mistérios e Léia fica sem jeito. Newton e Mateus remarcam o horário do salto de Filomena. Mateus vai avisá-la e a encontra no quarto com a porta entreaberta. Ele entra e vê Filó chorando. Os dois conversam sobre o casamento com Tito. Mateus se declara para Filomena e ela pede que ele vá embora.
Marisa e Querêncio conversam com o padre a respeito do casamento. Querêncio se anima porque o nome do padre é o mesmo do padroeiro da cachaça, Benedito. Vírginia e Patrícia conversam sobre o casamento de Sonia e André. André dá um beijo em Sônia, que fica apreensiva. O rapaz diz que eles não precisam mais se esconder. Patrícia e Virgínia acham que o casamento de Querêncio e Marisa irá tirar a atenção do casamento de André e Sônia. Elas têm medo da reação dos maridos na hora do casamento e querem escolher um local neutro. André e Sônia vão até o meio da praça e se beijam para todos verem. Sereno aplaude os dois. André diz para Sereno espalhar a todos que eles vão se casar, e Sereno diz que fará o que ele pediu. Esculápio pergunta a Querêncio e Marisa sobre a conversa com o padre Benedito. Querêncio diz a Marisa que a quer de branco no casamento. Ela diz que não vai dar, porque o branco é o símbolo da pureza virginal. Querêncio diz que ela é a criatura mais pura de Ribeirão, porque a pureza está no coração, e comenta com Esculápio que o padre quer que ele case sem beber.
Nasinho conta a Virgílio que Iara bateu no senador e ele fica apavorado. Nicolau almoça com Beatriz e Larissa. O senador diz a elas que quem manda na casa é ele e, futuramente, sua noiva. Virgílio vai tirar satisfações com Iara e diz que vai embora da cidade. Iara o impede e diz que eles ficarão até o fim juntos. Karina incentiva Zuleide a seduzir Nasinho. Nasinho conta a Nicolau sobre sua conversa com Virgílio e o senador diz que Iara vai ter o que merece. Newton vai buscar Carlos para ir a sua casa. Karina, Nasinho e Nicolau conversam sobre a infância de Nicolau. Zuleide chega e todos continuam conversando. Carlos e Newton chegam à pousada, encontram Filomena e resolvem jantar. Nicolau, Karina, Nasinho e Zuleide conversam sobre a visita do presidente a Ribeirão do Tempo. Zuleide pede a Nicolau para ser convidada caso tenha uma cerimônia para o presidente e ele diz que ela irá com Nasinho. Eles brindam e Nasinho leva Zuleide em casa, que o convida pra entrar. Os dois tomam um drinque e Nasinho beija Zuleide. Mateus dá uma flor a Filomena. Sérgio conta a Diana que André irá se casar. Romeu e Joca conversam. Querêncio convida todos para o show de despedida de Marisa.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 181 a 195 de Ribeirão do Tempo!
