Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 151 a 165 da novela “Ribeirão do Tempo”, exibida pela Record em 2010.
Capítulo 151, terça, 14 de Dezembro – Intrigado, Joca tenta entender por que foi contratado para descobrir quem é Ferrolho. O cabeleireiro diz a Filomena que um bom corte vai realçar a beleza dela. Filó começa a fazer as unhas e cortar os cabelos. Nicolau vê Dália voltando da escola e puxa assunto com ela, que responde meio sem jeito. Diana convida Carlos para visitá-la no solar, mas ele diz que não quer confusão com Guilherme. Ari recebe Romeu meio a contragosto. O jardineiro diz ao prefeito que está ali a pedido de Querêncio para saber se ele topa participar de um debate. Ari diz que sim. Bruno e Teixeira dizem a Querêncio que podem prepará-lo para o debate. Léia conta a Sancha sobre o plano que armou para afastar Clorís do professor Flores. Sancha liga para a pousada, diz que é a empregada de Flores e avisa que o professor pediu para Clorís ir à casa dele às cinco horas. Newton dá o recado a Clorís.
Diana hesita, mas fala para Guilherme que não o ama mais e que quer terminar o namoro. Sérgio e André conversam sobre o site do Comando Invisível. André diz que quem colocou a página no ar é um hacker. Diana conta a Guilherme que se apaixonou por outro cara. Guilherme fica passado. Diana tenta abraçá-lo, mas ele se desvencilha irritado. Joca vê Léia toda arrumada e pergunta à mãe se ela arranjou um namorado novo. Léia conta a Flores que Joca continua com as investigações sigilosas e o professor fica curioso. Léia e Flores bebem chardonnay depois de transarem. A campainha toca. Achando que é Clorís, Léia abre a porta de toalha. Ela se depara com Ajuricaba, que fica perplexo. Flores dá uma desculpa esfarrapada para explicar para o delegado o que Léia está fazendo tão à vontade em sua casa. Ajuricaba convida o professor para ser o mediador do debate. Flores aceita o convite. Clorís chega à casa de Flores no momento em que Léia e Ajuricaba estão indo embora.
Capítulo 152, quarta, 15 de Dezembro – Ajuricaba joga indiretas para Léia, que dá um jeito de se afastar e ir embora. Flores mostra-se surpreso com a visita de Clorís, mas logo desfaz a confusão. Virgílio agarra Iara, que fica furiosa e diz que, em breve, ele vai ter o que merece. Tito olha uma foto sua com Karina e lembra da ex-noiva. Léia conta o que aconteceu na casa de Flores e Sancha ri. Flores diz a Clorís que Léia costuma ir até a casa dele pedir conselhos. Léia explica a Sancha que prometeu a Flores não falar do relacionamento deles com Joca. Léia admite para Joca que está tendo um caso com o professor. Ele diz à mãe que Flores é perigoso e está se aproveitando dela. Léia revela que está apaixonada. Joca liga para o solar e Diana diz que Arminda foi para São Paulo. O detetive e a estudante marcam um encontro. Ajuricaba conta a Ari e a Virginía que encontrou Léia apenas de toalha na casa do professor.
Ellen percebe que Guilherme está triste e tenta conversar com o filho, mas ele pede para ficar sozinho. Virgílio conta a Nasinho que a pousada está se recuperando. Ele fala para o escrevente que eles precisam fazer alguma coisa para reverter essa situação. Tito visita Karina na loja e pergunta como ela está. Karina assume uma atitude superior e diz que está tudo ótimo. Arminda e Filó jantam em um restaurante de luxo. Filomena fica encantada com o local. Karina dá carona para Tito, já que o carro dele está na revisão. Ao se despedir de Tito, Karina vira um pouco o rosto e o beija na boca. Tito diz a Karina que nunca deixou de gostar dela. Joca pega o envelope com seu pagamento no coletor de lixo. Iara liga para a mãe e diz que ela vai ter de fazer o que ela disser. Nicolau dá uma pulseira de presente para Dália e a faz prometer que não vai comentar nada com a mãe. Iara coloca num envelope uma foto em que aparecem Nicolau, Nasinho e Virgílio. Ela guarda o envelope na mochila e sai da pousada.
Capítulo 153, quinta, 16 de Dezembro – Tito pede para Virgílio pegar alguns turistas na rodoviária. Joca liga para Newton e os dois combinam de se encontrar. Chico entrega um envelope para Nicolau. Lincon diz a Ivo e a Lílian que a manchete do jornal vai ser a pergunta de quem cometeu os crimes em Ribeirão. Lincon conta a Querêncio que Ari convidou o professor para ser moderador do debate. Querêncio aprova a ideia. Ari mostra a Ajuricaba e a Virgínia um cartaz de sua campanha eleitoral, com a foto dele ao lado da imagem de um jumento. Ajuricaba deixa claro para Ari que ele pode estar fazendo campanha para o adversário. Querêncio pede para Marisa ficar ao lado dele no debate e diz que já está na hora de eles assumirem o relacionamento. Querêncio e Marisa combinam que se ele ganhar as eleições eles se casam. Nicolau se lembra do envelope e retira de lá a foto que mostra ele, Nasinho e Virgílio. Ele fica transtornado e grita por Chico.
Chico diz ao senador que vai perguntar ao pessoal se alguém viu quem deixou o envelope. Nicolau liga para Nasinho e manda ele descobrir o paradeiro de Ferrolho. Diana liga para André e diz que terminou o namoro para ficar livre para ele. André fica perturbado. Ellen pergunta a Zuleide se ela sabe o que aconteceu com Guilherme. Zuleide diz que parece que é problema com a namorada. Nasinho explica para Nicolau que Ferrolho desapareceu. Nicolau mostra a foto para Nasinho, que fica pasmo. Furioso, o senador deixa claro que precisa descobrir quem está por trás disso, ou vai acabar com quem aparecer em sua frente. Larissa diz a Beatriz que vai para o Rio. Beatriz pede para a irmã não abandoná-la. Nicolau fala para Nasinho que é Virgílio quem está o chantageando. Virgílio é rendido por três capangas e é obrigado a entrar num carro, que se afasta velozmente.
Capítulo 154, sexta, 17 de Dezembro – Joca conta a Newton sobre a história da mulher misteriosa que o contratou. Virgílio pergunta aos capangas para onde está sendo levado. Encapuzado, ele é levado para um galpão. Um turista liga para a pousada e avisa a Tito que ninguém apareceu para pegá-los. Tito decide ir buscar os hóspedes. Iara fica nervosa ao saber do sumiço de Virgílio, mas tenta disfarçar. Newton agradece a Joca pela informação sobre Ferrolho. Arminda aprova o novo visual de Filomena, que fica muito feliz com o resultado. Karina diz a Zuleide que agora tem certeza de que Tito ainda come em sua mão. Tito se encontra com os turistas e pede desculpas pela demora. Karina liga para Tito e os dois se falam normalmente. Nicolau se aproxima de Virgílio e tira o capuz dele, que logo pergunta o que está acontecendo. Virgílio diz ao senador que não fez nada. Nicolau pergunta a Virgílio por que ele mandou a foto para ele.
Virgílio afirma que não tem nada a ver com essa história. Joca vai até a casa de Flores e ambos mentem e desconfiam um do outro. Joca diz ao professor que, se foi a Conspiração Azul que tentou matá-lo, talvez seja uma boa ele se juntar ao Comando Invisível. Nicolau arranca um dente de Virgílio a sangue frio. Virgílio se desespera. Os turistas chegam à pousada. Tito liga para a delegacia e avisa a Marta que Virgílio sumiu. Diana veste uma roupa sofisticada e encara uma personagem adulta e sensual. Joca se surpreende ao ver Diana toda arrumada e diz que ela aparenta ter 18 anos. Diana adora e convida Joca para jantar com ela. Ensanguentado e com muita dor, Virgílio conta a Nicolau que acha que quem está por trás da história da foto é Iara e revela que foi chantageado por ela. Ele explica que a aventureira tem várias fotos deles, inclusive de Ferrolho. Marta fala para Tito que não tem nenhuma notícia de Virgílio até o momento. Virgílio explica para Nicolau que se acontecer alguma coisa com Iara eles vão se dar mal, porque ela montou um dossiê com as fotos e mandou para outra pessoa. Nicolau e Nasinho batem em Virgílio. Diana explica a Joca como usar os talheres.
Capítulo 155, segunda, 20 de Dezembro – Filomena, já transformada, e Arminda passeiam pelo shopping cheias de sacolas. Nicolau diz a Nasinho que até eles terem as coisas sob controle não vê outra saída a não ser negociar com Iara. Tito e Newton, preocupados, imaginam o que pode ter acontecido com Virgílio. Joca diz a Diana e a Elza que nunca comeu tão bem. André fala para Lincon que ele e o delegado conseguiram afastá-lo de Sônia. O jornalista e o filho acabam discutindo. Patrícia interfere na briga. Diana conta a Joca que se apaixonou por um cara mais velho. Ela explica que tem certeza que o cara a ama, mas não acredita que o que sente é amor. Joca aconselha Diana a lutar pelo amor do cara, já que tem certeza que ele gosta dela. Virgílio promete para Nicolau que vai fazer o que ele mandou. Virgílio chega à pousada todo machucado e conta a todos que foi sequestrado, porque os bandidos acharam que ele estava com uma grana alta. Larissa acaba aceitando o pedido de Beatriz e diz que vai ficar na fazenda por causa da irmã. Virgílio presta depoimento na delegacia. Marta afirma que eles estão diante de mais um mistério. Arminda e Filó chegam em Ribeirão.
Diana e Elza ficam encantadas ao verem Filomena com o novo visual. Diana e Arminda se abraçam com saudades. Lincon procura Flores para que ele o ajude a definir as regras para o debate dos prefeitos. Ari Jumento desfila em um carro com alto-falantes fazendo campanha eleitoral. Querêncio diz a Célia, Bruno e Teixeira que eles precisam providenciar um carro para a campanha dele. Teixeira explica a Querêncio que por sugestão do senador, Célia vai coordenar a campanha eleitoral e vai ser a principal assessora dele. Iara vai até o quarto de Virgílio, que a xinga muito. Ele explica a aventureira que vai ficar no papel de mediador entre ela, Nicolau e Nasinho. Iara diz que agora está começando a gostar da conversa. Beatriz entra no escritório de Nicolau para dar um recado. Ele a trata mal e pede para ela avisar ao senador Eustáquio que ele não vai a Brasília. Filomena chega à pousada e encontra Mateus, que fica surpreso ao vê-la e a elogia. Newton também se surpreende ao ver Filó. Tito chega e Newton fala para o amigo que ele vai tomar um susto quando encontrar Filomena.
Capítulo 156, terça, 21 de Dezembro – Iara diz a Virgílio que só vai dizer quanto quer receber quando Nicolau topar pagá-la. Virgílio liga para Nasinho e diz que Iara garantiu que sairá do circuito depois de receber a grana que precisa. Tito demora a perceber a transformação de Filomena e, quando percebe, não faz nenhum elogio. Filó fica frustrada. Mateus comenta com Newton que acha a relação de Tito e Filomena muito estranha. Filomena dá um casaco de presente para Tito, que agradece, mas não dá muita bola. Nicolau manda Nasinho tirar Virgílio da jogada e deixar claro que de agora em diante só tem jogo se eles negociarem diretamente com Iara. Ari pede para Ajuricaba representá-lo na reunião em que vão ser discutidos os detalhes do debate. Sereno mostra várias mensagens de internautas no site do Comando Invisível e Flores fica impressionado. O professor explica ao hacker que o Comando vai orientar seus seguidores a vaiarem os dois candidatos a prefeito de Ribeirão.
Teixeira diz a Bruno que na Europa a expectativa de que haja o embargo das obras do resort é grande e afirma que, se isso acontecer, Arminda perde força. Arminda diz a Diana que acredita na história que ela contou sobre Nicolau e Karina. André e Sérgio decidem agir de acordo com o que o Comando Invisível está sugerindo: badernar o debate. Nicolau liga para Arminda e a convida para jantar, mas ela diz que não vai dar, pois precisa dar atenção à Diana. O senador desliga o telefone furioso. Nicolau fala sem respeito algum sobre Arminda e deixa Beatriz e Larissa horrorizadas. Arminda vai até a casa de Joca, que não está. Mesmo muito irritada, Léia permite que ela entre e o aguarde na sala. A contragosto, Léia serve café para Arminda. Léia propõe a Arminda que ela convença Joca a não se meter na vida dela em troca de ela não se meter mais na relação dos dois. Arminda topa. Joca fica muito feliz ao ver Arminda. Joca conta a Arminda que descobriu que Léia está de caso com Flores. Karina encontra Nicolau em um local escuro e deserto. Karina fala para Nicolau que está insatisfeita por não ter nada de verdade com ele. Ele garante que essa situação é por pouco tempo. Arminda confessa a Joca que está angustiada por não saber o que fazer em relação a Nicolau.
Capítulo 157, quarta, 22 de Dezembro – Depois de transar com Nicolau, Karina diz a ele que já percebeu que ele quer colocá-la na reserva, mas ressalta que não é mulher para isso. Karina explode e o senador diz que gosta dela, porque ela é ambiciosa. Os dois beijam-se com ardor. Arminda diz a Joca que talvez seja melhor ela romper o noivado com Nicolau. Newton conta a Mateus que está sendo acusado de ter sabotado o avião. Mateus pergunta para Filomena qual foi a reação de Tito ao vê-la com novo visual. Ela responde que com tantas coisas pra resolver Tito acabou não prestando muita atenção. Flores, Lincon, Teixeira, Célia e Ajuricaba se reúnem para conversar sobre os detalhes do debate. Ajuricaba lê algumas regras para o debate. Lincon ouve impaciente. Ajuricaba e Lincon começam a discutir. Teixeira aparta a briga. Flores suspende a reunião e se responsabiliza pelo debate. Célia vai com Teixeira até a boate para falar com Querêncio.
Karina conta a Zuleide que passou a noite com Nicolau e revela que tem grandes chances de levar o relacionamento com ele adiante. Marta explica a Tito que fez o possível na investigação do caso de Virgílio, mas não vai continuar o trabalho, pois não tem nenhuma pista. Virgílio diz a Nasinho que Iara topou negociar diretamente com Nicolau. Nicolau manda Nasinho negociar pesado com Iara. Nasinho chega ao local combinado e Iara o observa escondida. Finalmente, ela resolve ir em direção a ele. Iara passa para Nasinho o valor que quer. Diana conta a Carlos que terminou com Guilherme. Diana pede para Carlos avisar a Elza que ela já volta. André liga para Sônia e diz que quer vê-la, mas ela fala que eles ainda não podem se encontrar. Diana diz a André que se Sônia quer ficar longe dele é porque não o ama de verdade. Diana revela a André que o ama. Beatriz confessa a Nasinho que fica apreensiva toda vez que ele e Nicolau conversam. Nasinho fala para Beatriz que as conversas que tem com o senador são sobre coisas triviais. Beatriz diz que não acredita. Nicolau vê o valor que Iara quer – 100 mil – e diz a Nasinho que é uma merreca. Nicolau manda Nasinho levar a grana para a aventureira. Romeu apressa Sancha para ir ao debate. Lincon e Flores chegam ao Salão Municipal e aprovam a arrumação do local para o debate.
Capítulo 158, quinta, 23 de Dezembro – Clorís e Léia se arrumam para ir ao debate. Sancha aconselha Léia a grudar em Flores. Ajuricaba proíbe Sônia de ir ao debate para que ela não encontre André. Sérgio, André e outros jovens se preparam para ir ao debate. André fala para todos que eles devem vaiar, mas sem partir para violência. Flores explica a Querêncio que as regras do debate são flexíveis. Alguns correligionários de Querêncio chegam gritando palavras de ordem. Ari fala para Ajuricaba e Virgínia que está inseguro. Virgínia serve um copo de cachaça para Ari. Beatriz reluta, mas acaba ligando o rádio para ouvir o debate. De forma rude, Nicolau manda Elza chamar Arminda. Arminda ajuda Diana com o dever de casa. A executiva fica furiosa ao saber por Elza que Nicolau a tratou mal. Nicolau diz a Arminda que faz questão que ela o acompanhe no debate. Ari chega ao Salão Municipal e encara Querêncio. Arminda fala para Nicolau que está sem nenhuma vontade de ir ao debate. Ele perde o controle e fala grosseiramente com ela.
Nicolau deixa claro para a noiva que ela vai se dar mal se tentar fazê-lo de otário. Arminda fica muito assustada. Joca vê Filomena e diz que ela está linda. Filó apresenta Joca a Mateus. Flores anuncia o início do debate. Querêncio bebe uma dose logo no início. Querêncio e Ari já começam a falar zombando um do outro. O povo ri muito. Zuleide vê Filomena ao lado de Mateus com o novo visual e liga para Karina para contar. Flores pede para os candidatos pararem de se criticar e apresentarem seus planos de governo. Filomena confessa a Mateus que fica triste longe de Tito, mas afirma que está em boa companhia. Karina liga para Tito e diz que quer saber se está tudo bem. A patricinha pergunta por Filomena e ele diz que ela deu uma saída. André, Sérgio e várias outras pessoas invadem o salão e gritam palavras de ordem contra os dois candidatos. Flores tenta conter o tumulto, mas mão consegue. Sereno adere aos gritos e Flores olha tudo, tentando disfarçar sua satisfação. Querêncio começa a responder uma pergunta e os jovens, gritando, o impedem de falar. Marta pede para Cardoso deixar o pelotão de choque de sobreaviso. Sereno pergunta para os dois candidatos se a namorada de Querêncio anda frequentando a cama de Ari. Querêncio parte para cima de Ari. A confusão se generaliza. A transmissão da rádio é interrompida por um tempo e volta com um anúncio local. Clorís e Léia levam Flores para casa com a cabeça machucada. As duas brigam para ver quem vai cuidar do professor.
Capítulo 159, sexta, 24 de Dezembro – Clorís e Léia discutem para ver quem vai cuidar de Flores. O professor agradece às duas, mas diz que prefere ficar sozinho. Léia e Clorís sentam na sala e se encaram. Elas acabam dormindo lá e, quando acordam, brigam mais uma vez. Léia puxa o cabelo de Clorís, que por sua vez, dá uma dentada no braço de Léia. Fátima tenta separar as duas e pede ajuda ao professor. Preocupado, Joca diz a Sancha que Léia não dormiu em casa. Sancha se lembra que Léia disse que ia cuidar do professor e conta a Joca. Flores fala para as duas que a disputa entre elas é um absurdo e ressalta que está muito decepcionado. Mateus comenta com Tito que viu Clorís saindo do debate com o professor. Nicolau manda Nasinho entregar a grana para Iara. Clorís chega mal-humorada à pousada. Joca diz a Léia que sabe que ela passou a noite na casa de Flores e deixa claro que precisa ter uma conversa séria com ela. Sereno conta a Flores que foi Nasinho quem deu a ideia da pergunta que causou a briga entre os candidatos. Joca revela a Léia que quem tentou matá-lo foi o professor Flores. Léia ri e diz ao filho que ele perdeu o juízo. Ela fica furiosa e afirma que não quer ouvir mais nada. Na primeira página da Folha da Corredeira sai uma foto de Querêncio partindo para cima de Ari e uma manchete dizendo que o debate virou luta livre.
Capítulo 160, segunda, 27 de Dezembro – Sancha diz a Querêncio que Ari deu boas respostas e que o debate terminou empatado. Virgínia diz a Ari que todo mundo ficou muito assustado com a violência. Querêncio fala para Marisa que ela é culpada pelo que aconteceu, pois já deu trela para Ari Jumento. A dançarina deixa claro que a situação faz parte da vida que leva. Nasinho entrega o envelope com dinheiro para Iara e fala para ela não vacilar, porque o senador levantou toda a vida dela. A aventureira, por sua vez, diz que se acontecer algo com ela, o dossiê vai parar na polícia. Nicolau pede para Chico comprar flores e entregar a Arminda. Chico entrega as flores nas mãos de Arminda, que as recebe com frieza. Assim que Chico vai embora, Arminda rasga o cartão sem ao menos abri-lo. Iara diz a Tito que precisa fazer uma pequena viagem para tratar de um assunto relacionado à mãe dela. Chico conta a Nicolau que Arminda não leu o cartão e não esboçou felicidade ao receber as flores. Arminda liga para Nicolau, agradece pelas flores e tenta marcar um encontro com ele, mas ele diz que não pode. Filó fala para Ellen que Tito nem ligou para a mudança de visual dela e chora. Nicolau vai até a loja de Karina e diz à patricinha que tem grandes novidades.
Capítulo 161, terça, 28 de Dezembro – Filomena confessa a Ellen que esperava que depois da mudança de visual Tito percebesse que ela é a mulher da vida dele. Carmem chega e vê Filó triste. Filó conta que seu casamento não anda nada bem. Tito conta a Newton que está difícil levar o casamento de fachada, pois Filomena o ama e ele não sente nada por ela. Tito revela que tem pensado muito em Karina. Depois de transar com Nicolau, Karina pergunta para ele que história é essa de que a hora chegou. Antes de explicar, Nicolau pergunta a Karina se ela está disposta a ficar ao lado dele em qualquer circunstância. Ela diz que sim. O senador diz à patricinha que quer ser presidente do Brasil e que ela vai ser a primeira-dama. Nicolau dá a primeira coordenada para Karina, que diz que aguarda a convocação. Nicolau fala para Lílian não se assustar com as notícias que chegarem de Brasília e ressalta que o lugar dela está guardado. Ele a agarra e lhe dá um beijo. Filomena sonha que salta do avião. Iara se despede de Clorís, Tito e Virgílio. Nasinho diz a Nicolau que colocou uma pessoa para ficar na cola de Iara. Mateus convida Filomena para voar com ele e Newton. Ela aceita.
O avião decola e Filomena fica muito nervosa. Filó começa a se sentir mal e, assim que o avião pousa, ela corre para vomitar. Constrangida, Filomena pede para Newton e Mateus não contarem nada a Tito. Ajuricaba fala para Virgílio que o caso dele é muito esquisito e que a história da mala com dinheiro não o convenceu. Nicolau diz a Lincon que pretende fazer um anúncio em Brasília de muita importância e que vai mandar uma foto para ser publicada na primeira página da Folha. Andréa avisa a Arminda que tentou falar com o senador, mas ele está em Brasília. Romeu, Alfredo e Querêncio ouvem o jingle da campanha do pintor e ficam animados. Muito preocupado, Ari conta a Ajuricaba e a Virgínia que encomendou uma pesquisa e deu empate técnico. Flores manda Sereno enviar uma mensagem do Comando Invisível mandando os eleitores anularem os votos. Léia diz para Joca deixar de ter ciúmes dela. O detetive fala para a mãe ouvir a gravação do telefone do professor, mas Léia se recusa. Finalmente, Joca consegue colocar o gravador para Léia ouvir. Filomena vai até a boate e mata as saudades do pai. Querêncio pergunta a Filó como está a vida. Ela diz que está tudo bem, mas não consegue conter as lágrimas que descem pelo rosto.
Capítulo 162, quarta, 29 de Dezembro – Léia acaba de ouvir a gravação e diz que com certeza o professor estava brincando. Joca diz a Léia que Flores enganou todo mundo e revela que ele parou de falar coisas sérias ao telefone fixo, pois deve ter percebido que o telefone estava sendo grampeado. Joca afirma que vai conseguir provas para desmascarar o professor. Querêncio diz a Filomena que percebeu que ela está triste. Filó conta a Marisa que fez um passeio de avião. Flores fala ao celular com o general que o aniversário da cidade está chegando e que a morte do traidor vai marcar o início da marcha triunfal. Joca diz a Alfredo Lorota que tudo pode acontecer em Ribeirão. Querêncio vai a Patrimônio Eterno e encontra Teixeira, que diz para ele passar na sala dele quando quiser para saber do andamento do inventário. Querêncio fala para Arminda que está preocupado com Filomena. Arminda afirma que Filó está lutando pelo amor dela e pede para Querêncio não tentar separar a filha do marido.
Sancha e Romeu aconselham Querêncio a se acalmar. O pintor liga para Tito e diz que percebeu que a filha está muito triste. O aventureiro afirma que não aconteceu nada de anormal. Querêncio avisa que se ele sacanear Filó vai ter que se entender com ele. Passam-se alguns dias. Nicolau liga para Karina e fala para ela encontrá-lo em Brasília. Célia diz a Bruno que Querêncio tem um carisma insuperável. Karina chega em casa excitada e diz aos pais que vai viajar, mas não diz para onde. Ela fala para a mãe que se acontecer tudo como o planejado a vida dela vai mudar completamente. Célia ajuda Karina a escolher algumas roupas para levar para a viagem. Nicolau recebe Karina e diz a ela que eles têm uma agenda quente para cumprir. Karina e Nicolau são fotografados em frente ao Congresso Nacional. Lincon recebe a foto de Nicolau e conta a Lílian que o senador pediu para que seja publicada na primeira página da Folha da Corredeira. Karina liga para Célia, diz que está em Brasília e pede para a mãe comprar o jornal. Iara chega de viagem.
Capítulo 163, quinta, 30 de Dezembro – Célia entrega o jornal a Bruno, que fica perplexo ao ler a notícia de que Karina e Nicolau estão juntos. André provoca Lincon dizendo que o jornal está parecendo uma revista de fofocas e que queria poder escolher a sua noiva. Virgílio aconselha Iara a explorar mais Nicolau para ficar rica e ela diz que esse não é o seu objetivo. Virgílio insiste e Iara pensa na ideia. Virgílio liga para Nasinho, que o orienta a aguardar novas ordens do senador. Elza conta a Diana que Arminda saiu cedo sem ler o jornal. Diana diz a Elza que Arminda não merecia essa humilhação. Arminda chega a Patrimônio Eterno e seus funcionários trocam olhares de apreensão sem que ela perceba. Andréa avisa a Arminda que Teixeira que falar com ela. Clorís mostra o jornal a Tito, Newton e Filomena. Todos ficam perplexos. Visivelmente perturbado, Tito vai se arrumar no quarto. Teixeira mostra a notícia à Arminda, que fica furiosa. Tito relembra de momentos íntimos que viveu com Karina e Filomena entra no quarto. Filomena pergunta a Tito se ele ainda é apaixonado por Karina. Tito tenta convencer Filomena de que não sente mais nada por Karina, mas ela não acredita no marido.
Bruno diz a Teixeira que não confia em Nicolau. Joca comemora a notícia. Léia diz ao filho que é contra a paixão dele pela empresária. Joca afirma que vai provar que suas suspeitas em relação a Flores são verdadeiras. Joca liga para Arminda e diz que está cheio de amor para dar a ela. Ela agradece e fica pensativa. Diana faz um trabalho no computador com a televisão ligada e escutando música, quando Arminda entra. Arminda desliga o som e comenta sobre o trabalho de Diana, que logo pergunta como ela está em relação à manchete do jornal. Arminda diz a Diana que Nicolau fez isso para se vingar, porque sabia que ela iria terminar o noivado. Confiante de sua vitória nas urnas, Querêncio comemora no bar. Joca chega ao bar e oferece uma rodada a todos para celebrar. Léia, um pouco insegura, resolve ligar para Flores e diz que precisa conversar pessoalmente com ele. Léia chega à casa de Flores. Tito diz a Clorís que ficou chateado ao saber que sua ex-noiva está com seu inimigo. Filomena diz a Newton que quer saltar de pára-quedas a fim de provar seu amor por Tito e ganhá-lo de vez. Newton fica pasmo com a determinação de Filó. Léia conta a Flores que Joca desconfia de que foi ele o responsável pelo atentado que quase matou o detetive. Flores finge estar chocado com a notícia. Ele a faz prometer que vai monitorar Joca e ela concorda. Léia diz a Joca que terminou seu relacionamento com o professor. Nicolau e Karina chegam de carro em Ribeirão e circundam a praça acenando a todos. As pessoas olham curiosas.
Capítulo 164, sexta, 31 de Dezembro – Nicolau e Karina chegam à redação da Folha da Corredeira e são recebidos com surpresa pelos funcionários. Nicolau apresenta Karina a Lincon. Querêncio fala com Bruno, Teixeira e Célia que se sente otimista, mas de vez em quando fica desacreditado da vitória. Nicolau e Karina chegam à casa de Bruno, onde está Querêncio. Nicolau cumprimenta Bruno e Célia, que ainda estão se acostumando com o noivado da filha. O senador saúda o seu candidato e diz que Karina vai estar ao lado dele no palanque. Ari diz a Romão e aos membros do comitê de seu partido que vai fazer uma carreata ao invés de um comício. Ari pede uma cachaça ironizando uma homenagem ao seu adversário. Nasinho conversa com Nicolau sobre o noivado. Nicolau disse que noivou com Karina para sacanear Tito e se vingar de Arminda. Karina fala com seus pais que só ficou com Nicolau quando estava solteira e que se apaixonou aos poucos, mas Nicolau já estava apaixonado. Célia fica impressionada quando Karina diz que conheceu o Presidente da República. Querêncio bebe no Já Era e comenta com Romeu que não está confortável com a nova noiva do Senador subindo no palanque, porque acha que Filomena vai ficar chateada. Querêncio vai até a pousada. Clorís o recebe e oferece uma caipirinha. Nicolau fala para sua mãe que terminou com Arminda pelo jornal de propósito.
Capítulo 165, segunda, 03 de Janeiro – Beatriz e Larissa ficam perturbadas com a atitude de Nicolau e acham que ele não está batendo bem da cabeça. Karina vai até a loja e é recebida por Zuleide, que está animada e quer saber como tudo aconteceu. Querêncio quer saber se Filó está feliz e Clorís se esforça para dizer que está tudo bem. Filomena chega à pousada e vai conversar com o pai no quarto. Querêncio não se conforma que Tito e sua filha dormem em camas separadas. Querêncio conta a Filó sobre as pretensões de Karina na política. Querêncio, de saída, esbarra com Tito e diz a ele em tom de brincadeira, mas falando sério, que Filó merece ser feliz. Filomena sente o clima e alivia o lado de Tito. Clorís e Virgílio provocam Tito dizendo que Querêncio, se for prefeito, pode fechar a pousada. Tito se irrita.
Querêncio se aflige com lembranças e teme não estar dando atenção para a felicidade de Filomena. Esculápio pergunta a Marisa se ela pretende cumprir a promessa de se casar com Querêncio se ele ganhar as eleições e a dançarina hesita. Ela torce para que ele perca. Filomena pede para fazer o curso de pára-quedismo escondida de Tito. Querêncio desabafa com Bill e diz que vai precisar de sua sabedoria. Bill fica mudo o tempo todo. Teixeira comenta com Arminda a repercussão negativa na Europa em relação ao rompimento do noivado com o Senador. Arminda pede a Joca para ele fazer sua segurança no comício. Joca estranha, mas aceita, e dá um beijo em Arminda, que acaba se entregando. Querêncio vai ao Solar e diz para Elza que quer ficar sozinho. Elza liga para Arminda e a avisa sobre Querêncio. Ele se lembra da briga com Madame Durrel quando ia vender o quadro. Querêncio vira um resto de cachaça da garrafa, retoma a confiança e decide seguir em frente com sua candidatura.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 166 a 180 de Ribeirão do Tempo!
