A Dona é uma novela mexicana exibida pelo SBT nos finais da tarde. A trama conta com atuação de grandes atores, entre eles Lucero (Por Ela Sou Eva), Fernando Colunga (A Usurpadora), Gabriela Spanic (A Usurpadora) e David Zepeda (Sortilégio). A trama acompanha as artimanhas que Ivana faz para prejudicar sua prima Valentina, de quem sempre teve inveja. A seguir você pode ler o resumo da novela A Dona:

Capítulo 56, Segunda-Feira, 17 de junho de 2019 – Valentina diz a José Miguel que nunca tinha desfrutado de uma festa como aquela em São Pedro. José Miguel diz que ele muito menos, porque sentia saudades dela e a ama. Enquanto o rapaz diz isso, os dois observam os fogos de artifício no céu. Ivana recrimina Isabel pela proposta de casamento de Frederico, diz que usou de todas as má artes para roubar o esposo de uma mulher que foi casada com ele durante toda uma vida. Isabel tenta dar uma bofetada em Ivana, mas esta a impede e diz que não se atreva a encostar um dedo nela porque acaba de perder o pouco respeito que tinha.

Ivana vai na festa do povoado. Ela se aproxima de Juventino e lhe diz que agora que Rodrigo o expulsou de “Os Caracóis” não lhe cairia mal um pouco de dinheiro. Juventino lhe pergunta quem tem que matar. Ivana diz que só é questão de se divertir um pouco e lhe conta o plano que vem tramando. Ivana entra no baile, se aproxima de Horácio e Gabriela. Eles a cumprimentam contra gosto. Ivana diz que morre de vontade de dançar e rouba o par de Gaby, quem fica furiosa enquanto Ivana e Horácio dançam. Rodrigo observa com desprezo como Valentina e José Miguel se beijam enquanto dançam.

Veja também:

Próximos Capítulos

Capítulo 57, Terça-Feira, 18 de junho de 2019 – Enriqueta percebe que vai começar uma confusão ali. Gabriela encontra Felipe e lhe pede que a faça companhia enquanto ela espera um táxi. Felipe não pode dizer não e Sandra, decepcionada, observa tudo. Juventino aparece no palco dançando com uma boneca de trapo vestida com a roupa de Valentina e cabeça de víbora. José Miguel fica furioso e joga um homem numa mesa, após ele perguntar se era por isso que queria a roupa que tinham roubado de Valentina. José Miguel se envolve numa briga, enquanto Rodrigo aproveita para abraçar Valentina e levá-la soltando disparos no ar para afastar as pessoas. Ela se deixa levar, preocupada por José Miguel.

Rodrigo aborda Ivana quando ela chega do baile. Ele a recrimina pelo que fez com Valentina, Ivana diz que a odeia com toda sua alma. Rodrigo a ameaça dizendo que enquanto ele viver, ninguém fará mal a Valentina. Valentina aparece perguntando se estão falando dela. Rodrigo disse que ele sabe quem a fez passar aquele mal momento no baile e pergunta a Ivana se ela vai contar ou se ele mesmo conta. Valentina tem um mal pressentimento. Leonor conversa com uma fotografia de José Miguel e Valentina, dizendo a esta que nem tudo foi dito ainda, que ela não irá perder seu filho, pois só sobre seu cadáver que esse casamento vai acontecer.

Capítulo 58, Quarta-Feira, 19 de junho de 2019 – José Miguel liga para Valentina e pergunta se o ama. Valentina diz que por ele voltou a acreditar no amor. Gabriela pensa que Horácio foi em “Os Caracóis” para se desculpar com ela, mas na realidade foi procurar Ivana. Frederico diz a Valentina que ele seria muito feliz se chegasse a conhecer seu primeiro neto. José Miguel vai no México arrumar os detalhes sobre a venda da casa. Na companhia, aparece Alonso, quem se apresenta estendendo a mão. Alonso se apresenta a José Miguel, quem se surpreende ao vê-lo.

Alonso recebe uma ligação de seu advogado e de Ivana, quem lhe conta que Valentina se casará com José Miguel Montesinos. Alonso percebe quem é o seu novo cliente. José Miguel fica pensativo ao ficar frente a frente com o homem que destruiu o coração de sua amada. José Miguel confessa a Ernesto que Valentina e ele pertentem a mundos diferentes e acredita que ele se precipitou ao pedir-lhe em casamento, pois deveria esperar que sua situação econômica melhorasse. Ivana assegura a Rodrigo estar disposta a tudo para separar José Miguel de Valentina, lhe diz que deve aproveitar que José Miguel está viajando para conquistar sua prima e espalhar o rumor de que foi José Miguel quem fez a brincadeira da boneca.

Capítulo 59, Quinta-Feira, 20 de junho de 2019 – Isabel afirma que o que fizeram para Valentina foi para aborrecê-la. Maria da Luz informa que Leonor procura Valentina. Isabel não entende como Leonor aceitou Valentina. Leonor pede a Valentina o dinheiro que precisam para salvar a fazenda, apelando para o amor que sente por José Miguel. Ernesto pede a José Miguel que solicite à imobiliária para outro vendedor atendê-lo, pois acredita que só quer ter Alonso por perto para conhecê-lo melhor. Alonso confessa a José Miguel que uma vez esteve a ponto de se casar, mas o casamento foi cancelado no último minuto, contudo pensa que ela é a mulher mais maravilhosa do mundo.

José Miguel opina o mesmo de sua namorada. Marcélia se apresenta na casa de Valentina dizendo que ela e José Miguel (o bebê que traz nos braços) precisam falar urgentemente com ela. Ela conta que o menino tem o mesmo nome do pai. Rodrigo tenta convencer Cristina a ser sua empregada em sua casa. Ela tenta dar uma bofetada nele para se defender, mas ele impede. Maria da Luz reclama do humor de Ivana. Ivana lhe dá uma bofetada.

Capítulo 60, Sexta-Feira, 21 de junho de 2019 – José Miguel e Alonso almoçam juntos. Alonso diz que Valentina ainda é apaixonada por ele. José Miguel nega, dizendo a Alonso que sabe que Valentina não falou mais com ele desde que foi para “Os Caracóis”. José Miguel revela quem é e pede que Alonso faça o mesmo, pois ambos sabem que realmente são. José Miguel pergunta como descobriu do seu compromisso com ela. Alonso responde que eles continuam se comunicando, mas José Miguel diz que provavelmente ele fala com Ivana. Valentina chama o padre na Cidade do México, pergunta se conhece José Miguel e se é verdade que Marcélia tem um filho dele.

José Miguel liga para Valentina. Maria da Luz passa o telefone para a moça. Valentina joga o telefone no chão. Enriqueta conta a Sandra que José Miguel esteve num seminário, mas foi expulso porque se envolveu com uma mulher e teve um filho com ela. Valentina impede que alguém faça algo para salvar a cabana que incendiou, mesmo diante das súplicas de Benita e Isabel. Ivana diz a Leonor que uma mulher com um menino foram ver Valentina e que desde então sua prima ficou alterada.

Capítulos das próximas semanas

Já está disponível o resumo da próxima semana da novela “A Dona”. Leia a seguir e descubra tudo o que vai acontecer entre os dias 24 a 28 de junho.

Capítulo 61, Segunda-Feira, 24 de junho de 2019 – Marcélia pergunta a Leonor se o que disse a Valentina funcionou como ela queria. Leonor responde que isso não é do interesse dela, pois só a pagou para seguir ordens. Ivana escuta tudo atrás da porta. Benita tenta consolar Valentina, a moça a empurra e diz que não precisa que ninguém a console, que ela merece tudo o que acontece com ela. Leonor diz a Frederico que deseja denunciar Valentina por ter queimado a cabana. Ivana informa a Sabino que Valentina declarou novamente a guerra contra José Miguel e não vai descansar até tirá-lo dali. Também conta que foi Valentina quem ordenou a Rodrigo envenenar o gado.

Valentina está morta de decepção e diz a Benita que não deseja estar com ninguém. A moça explode dizendo que entenda que ela não é sua filha, porque ela é somente uma empregada. José Miguel diz a Alonso que sua vaidade lhe impede de ver que Valentina já o esqueceu, mas Alonso responde que ela se entregou de corpo e alma. José Miguel dá um golpe no estômago de Alonso e diz que é mais interessante que ele se afaste de Valentina para sempre.

Capítulo 62, Terça-Feira, 25 de junho de 2019 – Horácio fala por telefone com José Miguel, lhe diz que Valentina deve estar louca pois incendiou sua cabana. José Miguel não consegue acreditar. Gabriela fala para Valentina ser uma pessoa sensata. A jovem responde que não a trouxe para fazenda para ouvir sermões. Gabriela fica triste e diz que ela não é propriedade da dona e que ela decidiu vir para ajudar nos assuntos da escola. Valentina se cansa da discussão e diz a Gabriela que ela pode ir embora quando quiser. Leonor flagra Isabel e Frederico se beijando e grita se eles não tem vergonha.

Leonor decide contar tudo para Ivana, quem insiste que conte tudo o que acontecer, ainda mais quando sua mãe estiver envolvida. Leonor não tem mais dúvidas e decide contar o que aconteceu a Ivana, revelando que sua mãe estava se beijando na cama com Frederico. Ivana volta à fazenda “Os Caracóis”, pega suas coisas e informa a Benita que vai morar na fazenda Montesinos com Leonor. Benita avisa a Isabel que Ivana decidiu sair da fazenda. Isabel se desespera e quer sair procurar e trazer sua filha de volta, porém Benita a impede e diz que sua filha não daria bola para ela.

Capítulo 63, Quarta-Feira, 26 de junho de 2019 – Isabel não aceita e diz que não permitirá que Leonor lhe tire sua filha. José Miguel descobre o que está acontecendo com Valentina e decide voltar imediatamente para a fazenda. José Miguel encontra Ivana em sua cama ao chegar em casa. No dia seguinte, ele vai até “Os Caracóis” procurar Valentina. Rodrigo a ajuda a descer do cavalo e os dois ficam se olhando por um momento frente a frente. José Miguel a pega pelo braço e diz que precisam conversar. Valentina diz que não tem nada para falar, pois terminaram. Ela toma Rodrigo pelo braço e o leva até a casa. José Miguel se pergunta se é verdade então que são amantes. Valentina diz que pense o que quiser e vai embora.

Frederico diz a José Miguel que sua partida já está próxima. José Miguel o conforta. Isabel enfrenta Leonor e Ivana. Leonor argumenta que se sua filha quer viver com ela é porque ali se sente mais querida e apoiada. Ivana diz que ali tem tudo o que Isabel nunca soube lhe dar. Ivana diz a José Miguel que Valentina só quer um homem no qual possa vingar a canalhice de Alonso.

Capítulo 64, Quinta-Feira, 27 de junho de 2019 – Enquanto Ivana tenta manipular José Miguel, Leonor comenta a Valentina que José Miguel sempre soube que ela poderia resolver todos seus problemas econômicos e que ele não estava apaixonado por ela. Valentina, com sua dor, decide ir ver os restos que sobraram da cabana. Rodrigo vai na casa de Sabino procurar o papel do Valentina, mas é descoberto por Frederico, e apesar de sua dor, reclama dizendo que foi ele quem envenenou o gado de José Miguel.

Ivana quer colocar Frederico conta Isabel, mas Frederico não permite e recrimina Ivana por sua calúnia, adicionando que deveria agradecer pela mãe que tem. José Miguel vê a casa de Sabino em chamas. Ele fica louco procurando seu pai, está a ponto de entrar, mas Ivana o impede. José Miguel se mostra disposto a entrar para salvar seu pai. José Miguel está a ponto de sair com seu pai nos braços, mas a casa começa a cair, o fogo é muito intenso e a entrada fica bloqueada. Alonso espera a ligação de Valentina comunicando-lhe a decisão que tomou a respeito de sua proposta. Uma companheira sua adverte que não será tão fácil que Valentina o perdoe.

Capítulo 65, Sexta-Feira, 28 de junho de 2019 – Sabino informa a Leonor que sua casa incendiou com Frederico lá dentro. Gabriela faz Valentina ver que ninguém ali gosta dela e a aconselha a voltar para a capital para reconstruir sua vida. Valentina fica em dúvida, pois não quer fugir nem se esconder cada vez que for traída por um homem. Valentina conta a Gabriela que José Miguel a recusou e que prefere a companhia de Ivana. Leonor confessa a José Miguel que sente muito a morte de Frederico, pois apesar do que ele pensa, ela o amava. Filadelfo informa a Rodrigo sobre a morte de Frederico, este dissimula e se mostra surpreso, mas Filadelfo pergunta se foi ele quem causou a morte.

Rodrigo consegue convencê-lo de que é inocente. Valentina passeia pela lagoa, encontra João arrumando a cerca e pergunta o que aconteceu. João diz que ela foi quem mandou Rodrigo tirá-la, Valentina não desmente e diz que está disposta a enviar alguém para repará-la como prova. João diz que não acredita que José Miguel queira aceitar favores seus. Valentina insiste que não que a julguem sem ter provas. Isabel vai ao funeral de Frederico e diz a ele que em breve estarão juntos para sempre. Ao ver Isabel, Leonor pergunta o que ela faz ali e a expulsa de sua casa. José Miguel intercede por Isabel, mas Leonor se altera.

Conheça a história de A Dona
Valentina Villalba é uma mulher de sucesso que trabalha como chefe de redação em um importante editorial da Cidade do México. Além de ser uma rica herdeira, é generosa, responsável, justa, inteligente, culta e de grande personalidade. Valentina vive com sua tia Isabel, quem lhe criou como uma verdadeira mãe. Sua prima Ivana sente inveja dela porque tudo o que Valentina compartilha com ela não é verdadeiramente seu. Benita está disposta a fazer tudo por Valentina.

Alonso é um homem sofisticado, sedutor, ambicioso e arrogante. Aparenta ser um homem que triunfou na vida pessoal e profissional, mas na verdade esconde negócios turvos que o colocarão em muitos problemas. Ainda assim, Valentina é profundamente apaixonada por ele e acredita ser o melhor homem do mundo, já que é seu prometido. Valentina está feliz vivendo sua vida e planejando seu casamento. Enquanto que Ivana se aliará com Alonso para tirar tudo de Valentina.

Em breve essa página será atualizada com novos resumos da novela A Dona. Enquanto isso, conta pra gente o que você está achando da reprise da novela A Dona.