Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 40 da novela “Viva as crianças! Carrossel 2”, exibida pelo SBT em 2003.
Capítulo 31, 10 de março de 2003 – Marcela critica o enteado por levar o animal para casa. João, para não ter problemas com a esposa, pede ao filho que se livre do animal assim que ele estiver curado. Benedito, acompanhado pela diretora, leva Lupita para casa. Ao descerem da caminhonete, Alaíde se assusta ao ser abordada por um homem bêbado. Lupita, muito triste, diz a todos que aquele homem é seu pai. Felipe abraça Lupita. Simoninha diz ao pais que decidiu convidar seus colegas e professoras para assistirem sua apresentação de ballet. João dá permissão ao filho, Guilherme, para que seu cãozinho possa dormir dentro de casa e acaba provocando uma briga com Marcela. Lupita se preocupa com o que a diretora deve estar pensando de seu pai, depois de tê-lo conhecido completamente bêbado. João discute com Marcela e se nega a mandar o cachorro embora ante que ele esteja completamente restabelecido. Felipe procura Alaíde, a diretora da escola, para se desculpar e admite que não merece a filha que tem, pois só a faz sofrer. Joaquim aconselha o compadre a procurar a Associação dos Alcoólatras Anônimos.
Capítulo 32, 11 de março de 2003 – Felipe interrompe a aula e pede à filha que o ajude a deixar o vício da bebida. Damião vai até a carteira onde Simoninha se senta, pega o convite do Ângelo e escreve alguma coisa nele. Lupita parabeniza Guilherme pela redação que fez sobre seu cachorro de estimação. Guilherme conversa com Lupita sobre seus problemas com a madrasta e diz que está disposto a fugir de casa se Marcela insistir em mandar o cachorro embora. Enquanto isso, Marcela se aproveita da ausência do enteado para expulsar o cachorro de sua casa. Lupita pede a Marisol, Santiago, Lucas, Cidinha e Diogo Jr. que se aproximem de Guilherme e tentem fazer amizade com ele. Simoninha entrega os convites para seus colegas de classe. Ângelo lê a mensagem escrita no convite e comenta com seus amigos que Simoninha impõe uma condição para ser sua namorada e, entristecido, diz que não poderá atender o pedido dela. Guilherme pede a seus novos amigos que não o procurem em sua casa, pois sua madrasta não permite que ele receba visitas. Damião, decidido a fazer de tudo para que Ângelo atenda o suposto pedido de Simoninha, diz que vai ajudá-lo a conquistá-la.
Capítulo 33, 12 de março de 2003 – Guilherme chega em casa e fica sabendo que a madrasta mandou seu cão embora. Na Academia de Ballet, Ângelo e Damião entram no camarim das meninas e, logo depois, saem vestidos de bailarinas. A professora apresenta o grupo e Ângelo e Damião são confundidos com duas meninas. Marcela não permite que Guilherme saia para procurar o cachorro. Depois da apresentação, Damião diz a Ângelo que deve procurar Simoninha e se declarar. Ele também entrega uma sacola para que Ângelo presenteie a namorada. Ângelo faz tudo que Damião mandou e acaba se metendo numa grande confusão ao dar para Simoninha um sapo como prova de seu amor. Simoninha se assusta e grita quando o sapo pula em cima dela. Professores e alunos assistem a cena desconcertados. Damião e Ângelo são descobertos pela professora de ballet. Lupita pede desculpas à professora e leva seus alunos embora da academia. Damião pede a professora que não conte nada para seus pais. Ângelo, chorando, diz a Lupita que Simoninha nunca o perdoará pelo que fez. Simoninha, por telefone, conta ao pai de Ângelo tudo que aconteceu na academia.
Capítulo 34, 13 de março de 2003 – Guilherme conta ao Lucas, Santiago e Diogo Jr. o que sua madrasta fez com seu cachorro de estimação. José pede explicações ao Ângelo sobre o que aconteceu na academia. Simoninha comenta com Carla que já se vingou de Ângelo. Fernando ouve a conversa e pede explicações à filha. José castiga Ângelo por não ter contado o que aconteceu na academia. Lupita conversa com Artur e Pilar sobre a confusão que Damião arranjou na Academia de Ballet e os três decidem que o menino merece ser castigado. As crianças contam para Lupita que Marcela expulsou Pichirilo de casa. Na casa de José, Artur obriga Damião a dizer a Simoninha e Fernando que ele foi o culpado pelo que aconteceu e que Ângelo também foi vítima da sua travessura. Guilherme sai para procurar Pichirilo e encontra seus amigos acompanhados por Lupita e Benedito. Ele diz a todos que não pretende voltar para casa. Benedito convida todos para almoçar.
Simoninha comenta com Ângelo que Damião assumiu a culpa de tudo que aconteceu. Ângelo se desculpa e pede a Simoninha que volte a ser sua amiga mas ela, arrogante como sempre, responde que nunca foram e que nunca chegarão a ser amigos. Lupita, Benedito e toda a turma saem para procurar o Pichirilo. Joaquim encontra Pichirilo no jardim da escola e o leva até a casa de Guilherme. Marcela recebe Joaquim com rispidez e não permite que ele deixe o cachorro. Poliana e Marisol visitam Joaquim e ele comenta como foi tratado pela madrasta de Guilherme. Marisol se oferece para cuidar de Pichirilo. Benedito informa às crianças que Pichirilo foi encontrado. Célia, mãe de Lucas, diz ao Guilherme que ele pode passar a noite com eles.
Capítulo 35, 14 de março de 2003 – Marisol comenta com a mãe o que está acontecendo com Guilherme e Sofia permite que o cachorro fique em sua casa. Marcela comenta com João o que fez com Joaquim e Pichirilo. No esconderijo, os meninos entregam Pichirilo ao Guilherme e pedem ao novo amigo que deixe de ser tão rebelde. Estela diz ao Juliano que está disposta a lhe dar o divórcio, para que ele possa se casar com Telma e reconhecer o filho que ela espera. Benedito diz ao filho que, se ele passar de ano, permitirá que o Guilherme fique morando com eles até que resolva sua situação com Marcela. Cidinha diz ao pai que gostaria que eles voltassem a ser uma família unida. Guilherme pede ao pai de Lucas que diga que não o viu, caso seu pai venha procurá-lo. João recebe um bilhete do filho, onde Guilherme diz que ele e Pichirilo estão bem.
Juliano comenta com Telma que Estela lhe pediu o divórcio, para que eles possam se casar depois de o bebê nasça. Cidinha ouve a conversa e questiona o pai. Juliano e Telma negam a gravidez. Os meninos contam ao Guilherme que seu pai está procurando por ele. Guilherme pede a Lupita que o ajude, pois não quer voltar para casa. Damião aproveita que a professora Verruguinha está dormindo para pentear e pintar seu cabelo. Lucas pede ao pai que procure João e explique o motivo pelo qual ele mentiu ao dizer que Guilherme não estava escondido em sua casa. Depois da travessura, Damião esconde o frasco de tinta na bolsa de Brisa. A professora, Lupita, e os alunos não conseguem deixar de rir ao ver a professora Verruguinha com os cabelos pintados e penteados ao estilo punk.
Capítulo 36, 17 de março de 2003 – Lupita conta a João o motivo pelo qual seu filho tem medo de voltar para casa. A professora Verruguinha encontra o frasco de tinta na bolsa de Brisa e a culpa pelo que aconteceu com o seu cabelo. Bendito impede que João leve Guilherme embora à força e o menino, desesperado, diz ao pai que não gosta mais dele. João pede a Benedito que deixe seu filho passar mais uns dias em sua casa até que ele consiga contornar a situação com Marcela. Brisa comenta com Yuyi que foi castigada pela diretora e ele conta que quem fez a travessura foi o Damião. Lupita e Benedito contam a Guilherme o acordo que fizeram com seu pai.
As meninas convencem a professora Verruguinha de que ela ficou muito mais bonita com o novo penteado. Ela se convence de que está realmente linda e diz a Brisa que pedirá à diretora que suspenda o castigo. Felipe chega à Associação dos Alcoólatras Anônimos e promete a Lupita que vai deixar o vício. João comunica a Marcela que seu filho e Pichirilo voltarão para casa e que se ela não estiver de acordo que vá embora para sempre. Felipe diz a Lupita que ela deveria se apaixonar. Dias depois, Guilherme comenta com Lupita que sua madrasta aceitou que ele e o cachorro voltem para casa. Cidinha passa mal. Joaquim a socorre, mas ela acaba desmaiando assim que volta para a sala de aula. A professora Lupita leva Cidinha para a enfermaria e a menina se queixa de dores estomacais. Juliano assina os papéis de divórcio.
Capítulo 37, 18 de março de 2003 – O Dr. Fernando, depois de examinar Cidinha, comunica à diretora que ela terá que ser operada imediatamente, pois está com uma crise aguda de apendicite. Lupita pede ao médico que opere a menina e assume total responsabilidade pelo caso. A diretora informa Edwiges sobre o que aconteceu com Cidinha. Joaquim comunica aos alunos que a diretora tomará conta da classe, enquanto a professora Lupita estiver no hospital acompanhando o caso de Cidinha. Lupita avisa Estela e Juliano e diz aos pais de Cidinha que a menina escondeu o mal estar para não causar mais problemas. Durante a cirurgia, o anestesista avisa o Dr. Fernando que Cidinha está perdendo os sinais vitais e ele teme pela vida da menina.
No hospital, Estela conta a Juliano que Telma a procurou para dizer que está esperando um filho dele. Felipe, pai de Lupita, é avisado que estão ameaçando queimar sua plantação, caso ele não pague o que deve. O Dr. Fernando informa a Lupita e aos pais de Cidinha que a menina já está fora de perigo. Juliano critica Telma por ter procurado Estela e termina seu relacionamento com ela. Lupita sugere que as crianças se organizem em grupos para ir ao hospital visitar Cidinha. Juliano diz à filha que, se sua mãe o perdoar, está disposto a voltar para casa. Estela ouve tudo e, emocionada, abraça o marido. Felipe liga para Lupita e explica o motivo pelo qual teve que voltar para o povoado.
Capítulo 38, 19 de março de 2003 – Estela e Juliano se dão as mãos e prometem a Cidinha que nunca mais voltarão a se separar. As crianças entregam um papel a Ângelo e pedem a ele que leia para Cidinha o que está escrito no bilhete. Cidinha ouve os pais conversarem sobre a dificuldade que terão para conseguir pagar a conta do hospital. As crianças se divertem ao ouvirem o Ângelo lendo para Cidinha uma poesia referente à sua morte. Lupita pede explicações ao Ângelo sobre o que acaba de ler para Cidinha. Damião acusa Marisol, que leva uma tremenda bronca da professora. Telma fica sabendo dos problemas financeiros de Juliano e se oferece para levá-lo até um agiota. Ele não aceita a ajuda de Telma e conta que já se reconciliou com a esposa. Damião e Lucas se disfarçam de adultos e vão até o banco para tentar conseguir emprestado a quantia necessária para pagar a conta do hospital. O gerente percebe o disfarce e expulsa os garotos da agência.
O Dr. Fernando diz a Juliano e Estela que eles não devem se preocupar, pois a conta do hospital já está paga. Quinze dias depois… a professora Verruguinha vai até a casa do Dr. Fernando e pede a ele que a examine. Ângelo aparece na escola com alguns periquitos e Joaquim se oferece para cuidar deles. O Dr. Fernando diz à professora Verruguinha que ela está à beira de um ataque de nervos e a aconselha a descansar por alguns dias. Damião e Guilherme conseguem, mais uma vez, enganar o ingênuo do Ângelo dizendo a ele que o Joaquim quer comer os periquitos e sugere que ele os esconda no piano.
Capítulo 39, 20 de março de 2003 – Telma insiste com Juliano para que reatem o relacionamento. Ele diz que não e é ameaçado pela amante. Telma procura uma macumbeira e pede a ela que faça um trabalho, para que Juliano abandone sua família para sempre. A professora Verruguinha começa mais uma aula e leva um tremendo susto ao ouvir o barulho dos pássaros. Ela abre o piano, os pássaros voam e a professora cai desmaiada. Lupita ajuda a professora Verruguinha. Ela volta a si e sai em disparada dizendo que a sala está enfeitiçada. Joaquim culpa Ângelo pela brincadeira dos pássaros. Damião e Guilherme culpam os colegas do 6º ano de terem colocado os pássaros no piano da professora Verruguinha.
Completamente abalada, Verruguinha decide abandonar a escola. A diretora não aceita a demissão da professora e diz que vai ajudá-la afastando-a por problema de saúde. Lupita pede ao Lucas que entregue à diretora um envelope onde estão as provas do mês. Antes de entregar o envelope, Lucas copia o gabarito. José e Ângelo preparam uma festa surpresa para comemorar o aniversário de Cruz. As crianças se surpreendem ao ver que Lucas é o primeiro a entregar a prova. Lupita, sem imaginar do que seu aluno foi capaz, coloca um parabéns no caderno do menino por ter tirado dez na prova. Lucas arranca a página do caderno e, arrependido, confessa à professora que só conseguiu tirar dez por que copiou as respostas.
Capítulo 40, 21 de março de 2003 – Lupita fica decepcionada com a atitude de Lucas, diz que ele traiu sua confiança, mas decide dar outra oportunidade e promete não comentar com ninguém o que aconteceu. As crianças estranham a demora de Lupita, e Damião aproveita para preparar mais uma armadilha para o ingênuo do Ângelo. Ele diz ao garoto que a professora foi presa por contrabandear leite recém ordenhado. Ângelo corre e conta a mesma história para a diretora. Joaquim avisa aos alunos que a professora Lupita não dará aula nesse dia. Benedito entra na sala de aula.
Na diretoria, o Dr. Fernando parabeniza Benedito pelo dez que seu filho tirou na prova. Benedito se espanta, mas Santiago Jr. e Yuyi confirmam a nota de Lucas. A diretora informa aos alunos que a nota da prova de Lucas é seis e não dez. Todos ficam surpresos com a notícia. Lucas confessa toda a verdade para o pai e Benedito parabeniza o filho por ter tido a coragem de assumir o que fez. As alunas vão até a casa da professora e Lupita pede a elas que não comentem nada sobre a nota da prova de Lucas, para que ele não se sinta mal diante dos colegas de classe. Felipe se nega a entregar suas terras ao Pantaleão, como pagamento da dívida que tem com ele, e este o ameaça de morte.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 41 a 50 de Viva as crianças! Carrossel 2!

