Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 71 a 80 da novela “Vidas Opostas”, exibida pela Record em 2006/2007.
Capítulo 71, 10 de fevereiro de 2007 – Carlinhos diz a Letícia que se ele não conseguir se dar bem com o futebol, vai virar traficante. Leonardo chega ao bar do Marcelo, a música pára, todos olham para ele. Marcelo lhe serve uma cerveja. Leonardo fica sabendo que no Torto não há mais traficantes e vai embora. Mariana pergunta aos pais se eles têm outra pessoa. Carla pede para Alfredo levá-la em casa, mas, ao ver Felix, diz que mudou de ideia. Alfredo fica arrasado, liga para Mariana e fala que decidiu esquecer Carla de vez. Nogueira compra lingeries de prostituta e manda Neusa as vestir.
- Veja também:
- Resumo da novela Vidas Opostas
- Resumo das novelas
Capítulo 72, 12 de fevereiro de 2007 – Neusa é obrigada a vestir as lingeries. Nogueira a manda desfilar no quarto, como se ela estivesse no calçadão oferecendo seu programa. Neusa obedece, ele pede que ela ajoelhe na frente dele. Neusa chora e ele lhe dá um tapa. Carla e Lisinha pedem para Margarida contar a Patrícia que Leonardo está com Carmo. Abreu e Mario chegam na casa de Miguel para acompanhá-lo até a delegacia. Martinho diz a Miguel que acabou de lavar seu carro. Abreu repreende a atitude da lavagem do carro, Miguel diz que é rotina de Martinho fazer esse serviço. Boris dia a Rosária que ela pode apresentá-lo ao pessoal do Torto como seu namorado. Helio diz a Pavio que ele quer o serviço que Nogueira pediu para ele e Sovaco feito.
Capítulo 73, 13 de fevereiro de 2007 – Boris coloca roupas mais simples e mostra a Rosária. Patrícia convida Leonardo para almoçar. Sovaco conta a Pavio que o nome de seu grupo é Bonde do Suingue. Pavio diz que eles precisam dar uma prensa no promotor, como Helio pediu. Sovaco fica irritado com a conversa. Carmo fica com ciúmes do almoço de Patrícia e Leonardo. Os dois conversam e ela conta que achou estranho a atitude do advogado de Miguel pedir que ele não declare nada. Carla liga para Felix e diz que gostaria de conhecer o escritório dele. Os dois marcam o encontro à noite. Nogueira recebe o laudo da perícia do carro de Miguel.
Capítulo 74, 14 de fevereiro de 2007 – Nogueira diz a Carmo e Helio que Miguel está perdido. Felix mostra as salas da empresa para Carla. Lucília diz a Miguel que não tem roupas e nem cultura adequada para ir à casa dele. Miguel ri e fala que ela não precisa se preocupar com isso e que ele quer de qualquer jeito que a família de Joana conheça sua mãe. Erínia combina com Marcinha os preparativos para próximo desfile da grife. Felix e Carla se beijam, estão no maior clima, de repente o elevador faz um barulho, é Claudia chegando. Felix e Carla se escondem na sala dele. Claudia bate na porta da sala de Felix, que manda Carla se esconder debaixo da mesa. Ela acha tudo muito engraçado, ouvindo Felix mandar Claudia embora.
Capítulo 75, 15 de fevereiro de 2007 – Carla pede que Felix a leve embora para casa. Nogueira e Erínia se encontram na loja. Mariana vê Isabel e Helio se agarrando na agência. Erínia desfila para Nogueira sem roupa. Sovaco e Pavio observam a casa de Leonardo. Jacson diz a Mofado e Torres que vai vingar a morte de seu irmão quando eles fugirem da cadeia. Pé de Pato pede para Cicio ter calma, pois quando Jacson sair da prisão, eles voltarão à ativa. Nogueira ordena que Helio e Silvio entregue intimações para Miguel e Joana. Pedro pede para Latife cobrir o depoimento de Miguel na delegacia.
Capítulo 76, 16 de fevereiro de 2007 – Nogueira liga para Erínia e pede um encontro com Sérgio. Miguel e Joana se encontram com Mário e Dr. Abreu, que os instrui a não responder às perguntas do delegado, pois só deverão se pronunciar em juízo. Miguel não entende o porquê disso, pois são inocentes e não sabem quem matou Alencar. Dr. Abreu diz que qualquer um poderia ter matado o policial, inclusive eles, afirmando que a história deles não convence. O casal fica revoltado. Sergio não gosta da ideia de se encontrar com o Delegado Nogueira, mas Erínia quase que o obriga. Cilene, escondida, pega o fim da conversa em que Erínia revela estar muito feliz, pois hoje começa a sua vingança. Boris chega no Torto com aparência humilde e cumprimentando com quem cruza em italiano. Isis conversa com Rute sobre sua aflição em não saber como ajudar Miguel.
Na delegacia, Dr. Abreu proíbe que Miguel e Joana falem com a repórter Latife. Boris recebe Rosária com beijos e elogios efusivos em italiano. Ele lembra que agora é Frederico, seu namorado de mentirinha e que vai morar com ela. Patrícia faz biscoitinhos para Leonardo e Carla critica dizendo que a mãe está dando mole para o pai. Carmo liga para Leonardo pedindo que ele dê uma incerta agora na delegacia durante o depoimento. Mário vai à casa de Isis lhe fazer companhia e tranquilizá-la. Rosária apresenta o novo “namorado” a Mercedes, Roberto, que ficam encantados com Boris, que se diz cozinheiro. Depois de atrasar propositalmente o depoimento, Nogueira chama o escrivão e Miguel. Carmo pede a Nogueira para assistir ao depoimento. Nogueira começa lembrando dos recentes acontecimentos no Torto, que resultaram na morte de seis pessoas, entre elas do inspetor Alencar. Latife tenta tirar alguma informação de Silvio. Leonardo chega para assistir ao depoimento.
Nogueira pergunta quais as relações de Miguel com o traficante Jéferson da Silva e ele responde que só falará em juízo. Nogueira pergunta se ele matou Alencar e Miguel torna a dizer que se reserva ao direito de só responder em juízo, mas ressalta ser inocente. Num bar, Neusa conta a Pedro a humilhação imposta pelo marido que ainda a esbofeteou. Pedro diz que ela tem que arranjar um advogado para botar um ponto final nos abusos de Nogueira. Nogueira pergunta a Joana se ela era amante de Jeferson e se ele quis reatar com ela ao sair da cadeia. Ela diz que só responderá em juízo. Nogueira inquire se Joana planejou o assassinato de Jéferson, ela se descontrola e diz que não planejou nada. Nogueira torce as palavras de Joana, indicando que ela assassinou sem planejar. Leonardo estranha a atitude de Miguel, e Nogueira diz que é o tipo da atitude de quem tem o rabo preso. Mofado, Torres e Jacson comentam na cadeia como a comunidade tomou conta do Torto. Jacson acha que Sovaco está morto e lembra que, quando for solto, tomará a favela sem medo da força da comunidade e que ainda vai cobrar pela morte de Jéferson. Pavio lamenta com Sovaco sobre o fim da boca de fumo no Torto. Sovaco assegura que está fora de drogas, pois seu negócio agora é só o Bonde do Suingue, e que depois da dura que dará no promotor, largará o crime. Miguel e Joana chegam à casa de Isis irritadíssimos com o depoimento. Miguel critica as orientações de Dr. Abreu, que fica tenso.
Capítulo 77, 17 de fevereiro de 2007 – No quarto, Joana e Miguel chegam a conclusão que fizeram mal em ter obedecido às orientações do advogado de ficarem calados. Ísis questiona sutilmente a competência do Dr. Abreu. Nogueira diz a imprensa que não há nada de novo no caso porque Miguel só se pronunciará em juízo. Latife tem uma ideia para apurar a matéria e segue com Chico para a Redação. Desesperada para ajudar o filho, Isis lembra que tem muito dinheiro. Mário entende pergunta se que subornar o delegado, mas se arrepende do pensamento em seguida e dá o assunto por encerrado. Isis resolve procurar seus amigos influentes para ajudar Miguel. Madalena e Wilson conhecem Frederico (Boris), o namorado italiano de Rosária. Pedro mantém na pauta de Latife a investigação sobre a revolta do Torto para que ela investigue a versão dos moradores. Boris liga para Isis e avisa, sem poder explicar, que está hospedado no Torto. Isis fala a Miguel e Joana da ideia de subornar o delegado. Miguel é repudia a ideia, pois o fim não justifica os meios e ainda soaria como uma confissão de culpa. Mario pede para Abreu mandar um de seus assistentes, anonimamente, oferecer dinheiro a Nogueira para arquivar e assim saberem a reação do delegado ao suborno. Miguel combina com Isis um almoço para receber a visita da família de Joana, deixando a mão mais animada. Nogueira janta com Sergio onde pede que ele o ajude a colocar Miguel na cadeia, pois este é um pedido de Erínia.
Em troca, o delegado arranjaria financiadores para a campanha política de Sergio. Em casa, Carmo comenta com Leonardo sobre o silêncio imposto pelo advogado a Miguel e Joana, e que a atitude só ajudou a Nogueira. Carmo não entendeu a perícia que fizeram no carro de Miguel, cujo resultado fora positivo. Leonardo afirma que não aceitará o inquérito, pois não se convence das explicações do delegado. O correio entrega por engano a Patrícia uma encomenda para Carmo. Patrícia resolve ir entregar e quem abre a porta é Leonardo, sem camisa. Patrícia dá um chilique, resolve prevenir Carmo contra o canalha do ex-marido, pega a arma da delegada e ameaça atirar. Lisinha e Margarida ouvem a confusão da rua, correm para a casa de Carmo e ficam apavoradas ao ver a cena de Patrícia armada, fora de si, ameaçando matar Leonardo. Na loja de conveniência, Carla Felix apresenta para sua turma chamado-o de “Tio”. Feliz fica furioso, mas disfarça. Patrícia dá um tiro pro alto, joga a arma longe e cai em prantos. Ao sair, Patrícia joga o bolo na cara de Leonardo.
No carro, Carla e Felix se beijam e ela topa ir para a casa dele. Frederico (Boris) serve um delicioso Risotto Alla Milanese para Rosária, Wilson e Madalena. Carmem comenta com Joana e Miguel como é charmoso o italiano de Rosária. Miguel convida Lucília e Carmem para almoçarem com sua mãe no dia seguinte, deixando Lucília preocupada. Patrícia fica arrasada ao descobrir que todos em casa sabiam do romance de Leonardo com Carmo, menos ela. NA cela, Torres sai do buraco cavado eufórico, dizendo já ter atingido o bueiro do pátio. Jacson e Mofado entram com ele no buraco.
Capítulo 78, 19 de fevereiro de 2007 – Jackson, Torres e Mofado ficam animados com a descoberta que chegaram ao bueiro da prisão. Frederico (Boris) conta para Rosária que tem um grande amor e, por isso, não tem olhos para outras mulheres. Frederico pede para Rosária contar para ele o que aconteceu no Torto no dia das mortes. Patrícia diz para Carla fazer as malas porque não quer ficar na casa de Lisinha. Carmo diz para Leonardo que o segredo deles foi descoberto, mas pelo menos ele poderá sair pela porta da frente. Rosária conta para Frederico (Boris) que houve uma rebelião popular no Torto no dia das mortes. Mário faz amor com Lúcia quando o telefone toca. Ela fica irritada, mas Mário atende. É Ísis na linha. Lúcia se irrita e Mário dá um tapa nela. Jacson sonha que Jéferson quer que ele fique com Joana. Lisinha diz para Patrícia que ela não pode ir embora de sua casa. Leonardo liga para falar com Carla e diz que quer falar com Patrícia pessoalmente. Rosária confessa para Frederico que ficou balançada por ter um homem dormindo em sua casa. Lisinha e Carla dizem para Leonardo que ele terá de ir embora, pois Patrícia irá ficar. Leonardo diz que vai embora.
Torres e Mofado despejam a terra cavada durante a noite. Abreu conta para Mário que um dos seus assistentes ofereceu suborno para Nogueira em nome de Miguel Campobelo. Ele diz ainda que Nogueira ouviu a oferta, mas não falou nada para não se comprometer. Nogueira conta para Hélio que conseguiu gravar parte do telefonema com uma pessoa que queria “negociar o fechamento do caso de Miguel”. Latife vai ao bairro do Torto e diz para Marcelo que a polícia está acusando o Miguel Campobelo de ser traficante e ter matado o policial, mas que uma moradora disse para ela que não foi nada disso que aconteceu. Latife se coloca à disposição para ouvir a versão da comunidade. Carmem, Joana, Lucília e Miguel chegam para o almoço na mansão de Ísis. Erínia conta para Carla, Mariana e Alfredo que seu próximo desfile será só com vestidos de noiva. Frederico (Boris) tasca um beijo em Rosária na frente de Cicio para que ele pense que é namorado dela. Marcelo faz reunião com Mercedes e Roberto para falar da sugestão de Latife. Mercedes acha que eles devem falar que foi todo mundo junto que deu uma paulada no Alencar. Marcelo tem medo da polícia se vingar. Carmem, Lucília e Joana conversam com Ísis. Mariana fica sozinha com Alfredo e pede para ele provar que realmente já esqueceu Carla. Ele pensa e tasca um beijo nela. Marcos chega com um processo para Leonardo. Ele abre e vê que é o pedido de prisão de Miguel Campobelo.
Capítulo 79, 20 de fevereiro de 2007 – Leonardo explica para Marcos que Nogueira quer enquadrar Miguel pelo assassinato de Alencar. Ele diz ainda que Nogueira argumenta que foi homicídio qualificado, que Miguel matou para encobrir outro crime, o tráfico de drogas, que era investigado pelo inspetor. Leonardo diz para Marcos que Nogueira já apresentou provas como laudos periciais e depoimentos. Lucília fala de suas receitas para Ísis. Ísis pergunta para Lucília se ela não pensa em ganhar dinheiro cozinhando. Mariana diz para Alfredo que não quer ser apenas “o plano b” dele. Ele garante que já esqueceu Carla. Os dois começam a se beijar. Cilene chega e os dois pulam do sofá. Mariana pergunta para Alfredo se ela pode contar para Carla o que está rolando entre eles. Patrícia decide continuar morando na casa de Lisinha com Carla. Leonardo diz para Marcos que leu no processo que há o depoimento de um morador do Torto que pede para ser mantido em sigilo, porque se sente ameaçado por Miguel Campobelo e sua namorada.
No depoimento, este morador (Cecílio da Silva) diz que viu mais de uma vez Miguel negociando com o traficante Sovaco. E, afirma categoricamente, que foi Miguel Campobelo que matou o inspetor Alencar com uma paulada na cabeça. Marcos questiona Leonardo se não pode ser um testemunho falso. Leonardo diz ainda que a polícia técnica encontrou vestígios de sangue no carro de Miguel e que as amostras se revelaram compatíveis com o sangue do inspetor Alencar. Ainda foi encontrado vestígio de cocaína no carro de Campobelo. Marcos pergunta para Leonardo qual será o parecer dele sobre o processo que será encaminhado ao juiz. Wilson e Letícia perguntam para Lucília como foi o almoço com Ísis. Leonardo diz para Carmo que precisa de uma testemunha para dizer o que exatamente aconteceu no Torto. Boris vai até o hotel e liga para Ísis. Nogueira recebe a visita de Erínia e Sérgio. Nogueira diz para Erínia que encaminhou ao juiz o pedido de prisão de Miguel.
Sérgio diz para Nogueira que conversou com amigos do governo e alguns deputados e um deles ficou de fazer um discurso na Assembléia Legislativa a propósito do caso, denunciando os traficantes do asfalto e defendendo a polícia que tem coragem de enfrentar os poderosos. Pedro conversa com Latife e sugere uma matéria sobre violência urbana. Marcelo liga para Latife e diz que duas pessoas estão dispostas a falar o que realmente aconteceu no Torto, mas que precisam se manter no anonimato. Leonardo dá seu parecer sobre o caso de Miguel: o promotor é contra a prisão de Campobelo. Carmo vai procurar Rosária e pede que ela conte para Leonardo o que aconteceu no Torto no dia das mortes. Rosária diz que vai pensar. Boris se encontra com Ísis e conta como está sendo a experiência no Torto. Carla vai visitar o pai na casa de Carmo. Nogueira encontra com Erínia na loja dela e mostra a ordem de prisão de Miguel Campobelo.
Capítulo 80, 21 de fevereiro de 2007 – Na loja, Nogueira mostra a Erínia o mandado de prisão temporária de Miguel, que será executado no dia seguinte. Diz ainda que Joana não perde por esperar e que Miguel será indiciado por homicídio qualificado, ficando, no mínimo, 30 dias na cadeia. Excitada com a notícia, Erínia transa com Nogueira. Feliz por ter sem dado tão bem com Íris, Lucília ergue um brinde de cafezinho com Miguel, Joana e Carmen à mãe de Miguel e à amizade entre as suas famílias. Na casa de Carmo, Carla diz ao pai que está muito preocupada com a mãe, que estava cheia de esperanças em reatar com ele. Leonardo promete ir a casa dela. Carmo fica sem graça e se acha culpada pelo que Patrícia e Carla estão passando. Na rua, Marcos mostra que sabe dirigir e até convida Carla para um passeio um dia desses. Mas ela recusa por estar saindo com outro, e ele disfarça a decepção. Sonhadora, Mariana conta do beijo que ganhou de Alfredo dizendo que o ama e que tem certeza que ele não liga mais para Carla. Isabel a adverte para não ir para a cama com Alfredo, Mariana ri, diz não ter nada de mais, mas tranquiliza a mãe. Leonardo vai à casa de Lisinha. Carla pergunta qual é a do estagiário Marcos e Leonardo só o elogia. Leonardo pede perdão a Patrícia por ter sido muito insensível Ela pede perdão por ter perdido as estribeiras. Leonardo faz a mala e sai de casa. Patrícia cai no choro.
No hotel, Boris diz a Íris que precisa de provas contra as acusações de Nogueira, mas já sabe como obtê-las. Ela pede que ele tenha muito cuidado no Torto. Nogueira manda Neusa lavar e passar seu vestido de noiva. Erínia diz a Sergio que hoje é seu grande dia, quando se vingará de Miguel. Nogueira diz ao filho que hoje vi prender um bandidão. Nogueira chega eufórico à delegacia e avisa Carmo que ela ao acompanhará numa diligência. Ela desconfia se tratar da prisão de Miguel e avisa Leonardo, que sai para tentar convencer o juiz a cancelar a ordem de prisão. Nogueira manda Helio chamar a imprensa para mostrar que a polícia não prende só pobre. Íris e Miguel tomam café da manhã quando a polícia chega para levar Miguel. Íris avisa que seu filho só sairá de casa para ser preso se passarem por sobre o seu cadáver. Nogueira pede ajuda a Carmo para acalmar Ísis e convencê-la a não resistir à prisão do filho. Nogueira mostra o mandado de prisão a Miguel, que manda Sueli chamar o advogado Abreu. Mário recebe a notícia através de Abreu e comemora com Felix, brindando com uísque, à prisão de Miguel. Mesmo achando um absurdo, Miguel concorda em cumprir o mandado. Helio tenta algemá-lo, mas ele avisa que está indo sem resistência.
Na saída, a imprensa acompanha Miguel, que é empurrado com violência por Helio na traseira do camburão. Sueli avisa Joana que Miguel foi preso. Joana quer ir á delegacia fazer um escarcéu, Carmen acha melhor ela se esconder, para não se entregar de bandeja ao delegado e aconselha a conversar com o Marcelo para resolver o que fazer. Joana chora convulsivamente amparada por Lucília. Carmen conclui que não basta deixar bandido solto, não basta receber mesada de traficante, agora a polícia tem também que prender os honestos. Em conversa amena na birosca de Eleutério, Frederico (Boris) pergunta a Marcelo e Mercedes como o povo do Torto expulsou os bandidos. Na delegacia, Nogueira provoca Miguel, dizendo que ali, não tinha mamãe para chorar por ele. Miguel e Nogueira se encaram.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 81 a 90 de Vidas Opostas!

