Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 221 a 230 da novela “Vidas Opostas”, exibida pela Record em 2006/2007.
Capítulo 221, 4 de agosto de 2007 – Carla fica chocada ao saber por Mariana que Carlinhos e o namorado de Isabel estão envolvidos juntos num lance de corrupção entre polícia e tráfico. Isabel e Pedro ligam para Mariana exigindo que ela vá para casa. Erínia obriga Marcinha a ligar para Patrícia avisando que não poderá depor. Sem Marcinha, Patrícia só contaria com Daniela, que não confirmou seu depoimento. Daniela, ainda indecisa se vai depor, conversa com Mofado sobre o medo que tem de Nogueira. Mofado promete matar o delegado, caso venha fazer mal à neta. Torres acaba contando a Inhame que Pé de Pato e Caranguejo estão montando um exército para invadir o Torto. Neusa depõe acusando Nogueira de agir com violência, maus tratos e de abuso sexual durante o casamento. Nogueira depõe dizendo que fez de tudo para salvar seu casamento, até perdoar uma traição, e se diz uma vítima, pois tentam usar de um mal-entendido com seu filho para prejudicá-lo.
Patrícia pressiona, afirmando que Felipe contou que viu o pai brutalizando uma mulher, ficou traumatizado e até fugiu de casa. Nogueira se exalta e parte para ofender a advogada. Enquanto os pais o disputam no tribunal, Felipe vai ao encontro dos amigos Wilson e Celso numa pracinha. Felipe liga para Madalena e coloca Wilson para falar com a menina, revelando que Rosária voltou para o Torto. A juíza chama Marcinha e Patrícia avisa que a testemunha não pode comparecer. Mariana desafia os pais avisando que se a separarem de Carlinhos, ela se mata. O delegado Wilson (participação) depõe como testemunha de Nogueira. Patrícia tenta invalidar o depoimento de Helio por ele ser amigo do réu, mas a juíza pede provas da falta de isenção da testemunha. Helio faz um depoimento em favor do delegado.
No Torto, ao prestar ajuda ao pessoal do desfile, Marcinha chora de remorso por não ter tido coragem de contrariar Erínia. Feitosa liga para Sergio avisando que conseguiu a transferência de Maria do Carmo. Cilene visita Isis que acha a amiga tensa. Felix quase desmaia ao receber a intimação. Margarida invade a sala e pede a juíza para falar reservadamente com Patrícia. Elma vê Joana entrando no carro de Miguel. Patrícia solicita à juíza para apresentar uma testemunha, não arrolada. A juíza dá permissão. Daniela entra na sala para depor contra Nogueira, que fica lívido.
- Veja também:
- Resumo da novela Vidas Opostas
- Resumo das novelas
Capítulo 222, 6 de agosto de 2007 – Mário fica alarmado quando Felix lhe mostra a intimação que recebeu da promotoria. Apavorado, Nogueira sussurra para sua advogada que Daniela não pode depor. Irene tenta impedir o depoimento de Daniela, mas Patrícia insiste com a juíza, avisando que a testemunha fora maltratada pelo réu e que salvou o filho do casal quando o menino estava fugido do pai, no morro do Torto. Nogueira se desequilibra completamente com a revelação de que a garota de programa salvou seu filho na favela e grita dizendo que é tudo mentira, xingando Daniela de vadia. Para dar fim à confusão, a juíza ameaça prender a todos por desacato. Nogueira quase tem uma síncope ao ver Daniela sentar-se na cadeira de testemunhas. Daniela se apresenta como garota de programa e começa a contar todas as barbaridades que Nogueira fez contra ela e revela que foge dele como o diabo da cruz. Daniela chora durante seu depoimento sob o olhar alucinado do delegado. Para um Felix apavorado, Mario conta que se consultou com um advogado sobre o depoimento que ele dará na promotoria. Claudia chama Felix de frouxo e banana. Chorando muito, Daniela conta que, na última vez em que esteve com Nogueira, ele a ameaçou com uma arma, a levou para a praia e passou a viciá-la até que, de repente, um menino apareceu gritando e ela conseguiu fugir. A juíza pergunta quem era o menino e Daniela responde que era o filho do delegado que posteriormente ela encontrou no Torto, escondendo-se do pai.
Enlouquecido, Nogueira xinga, grita e parte para bater em Daniela, não sem antes ameaçar de acabar com ela. Nogueira é contido e expulso da sala pela juíza. Patrícia ressalta que Daniela tem muito medo de Nogueira e que sairão de lá para uma delegacia para fazer uma representação por crime de ameaça. Cilene mente para Isis, dizendo que suas preocupações são com a candidatura de Sérgio, que não está conseguindo apoio político. Joana e Miguel namoram num lugar ermo e bucólico. Elma chega no bar de Marcelo contando para ele, Eleutério e Roberto (mas um freguês que está perto ouve), que viu Joana entrando no carro de Miguel. A juíza encerra a audiência avisando que sua decisão será proferida em até quarenta e oito horas. Madalena conta a Isis que descobriu que a mãe voltou para o Torto. Roberto conta a Lucília e Carmem o que Elba falou no bar e teme que Juarez, o pipoqueiro fofoqueiro, tenha escutado. Durante o jantar, Isis se lembra que Oscar a abordou bêbado em Portugal tentando alertá-la, mas que ele acabou se matando. Erínia pergunta a Isis se ela aceita a sua proposta de representá-la nas empresas. Renato, contratado por Mário, será o advogado de Felix. Mariana pede a Carla que lhe dê cobertura, pois vai se encontrar com Carlinhos no Torto.
Capítulo 223, 7 de agosto de 2007 – Ísis assegura a Madalena que logo ela poderá voltar para casa com a ajuda de Miguel, que liga para Joana e coloca Madalena em contato com Rosária. Rosária fala ao telefone com Ísis e pede que Ísis a ajude a ter Madalena de volta. Miguel promete que ajudará Madalena e Rosária com o apoio de Joana. Carla diz a Mariana que não tem nada a ver ela subir o morro para encontrar Carlinhos. Mariana liga para Carlinhos e avisa que está indo encontrar-se com ele no Torto. Carlinhos pede que um Soldado fique em seu lugar no posto enquanto ele vai ao pé do morro. Félix chega com Dr. Renato no gabinete de Leonardo para atender a intimação que recebeu. Mário entra na sala de Ísis, onde Maria Lúcia assume o posto de nova presidente das empresas. Ele confidencia que está preocupado por Félix ter recebido a intimação e é recebido com desdém por Maria Lúcia. Renato questiona a razão da intimação recebida por Félix e Leonardo justifica que quer esclarecer dúvidas que ocorreram no curso de uma investigação. Isabel conta a Neusa que Mariana namora um traficante e que ela namora o policial Hélio, deixando Neusa boquiaberta. Mariana e Carlinhos sobem o morro de mãos dadas. Leonardo mostra a Félix a foto dele que foi encontrada no celular de Jorge Alencar, um inspetor de polícia. Félix treme e diz que não entende como a sua foto foi parar ali.
Em seguida, Leonardo mostra a foto de Alencar caído no morro do Torto e Félix fica atordoado, demonstrando nervosismo. Carmem encontra Mariana e Carlinhos, provocando desconforto entre o casal. Carlinhos adverte Mariana sobre encontrar pessoas armadas e mal-encaradas no morro, mas pede que ela não se preocupe. Um dos ‘soldados’ entrega a arma de Carlinhos, que fica sem graça por causa de Mariana. Mercedes diz a Carmem que teve a ideia de dar um prêmio no desfile das garotas para quem desfilar melhor. Carmem diz que não está com cabeça pois acabou de ver Carlinhos com a namorada. Madalena confidencia a Sueli que Ísis e Miguel estão combinando com a mãe dela de levá-la de volta para casa. Joana e Miguel se encontram em local bucólico. Joana conta que ficou sabendo que uma moradora do Torto viu ela e Miguel juntos e eles decidem que precisam tomar mais cuidado para não serem vistos e eles se beijam. Jacson pede conselhos para Torres sobre como conquistar Joana. Inhame conta a Jacson que Carlinhos está com uma gata do asfalto.
Félix chega do depoimento e é recebido por Erínia, mas nem lhe dá atenção, deixando-a intrigada. Félix diz a Mário que eles estão perdidos. Isabel vai buscar Mariana na escola e fica sabendo que a menina não foi à aula por Alfredo. Mariana pede que Carlinhos a ensine a atirar e ela dispara um tiro contra uma árvore, sob a orientação dele. Félix conta que foi fotografado pelo camarada que fez o serviço com o Oscar, deixando Mário atônito. Erínia vai à sala de Maria Lúcia e informa que ela representa os interesses da família Campobelo nas empresas e que necessita de uma sala na sede. Maria Lúcia nega a sala e Erínia a chama de prepotente. Rute questiona Ísis sobre a indicação de Erínia como representante dos negócios da família. Ísis fica sabendo que em breve terá o resultado da auditoria feita nas empresas. Isabel e Pedro conversam sobre a ida de Mariana ao morro do Torto para ver Carlinhos. Leonardo diz a Marcos e Maria do Carmo que precisou se conter para não esmurrar Félix. Nogueira liga para Mário para saber o que o Promotor queria com Félix.
Capítulo 224, 8 de agosto de 2007 – Pedro e Isabel tentam ligar para Mariana, mas o celular dela está desligado e eles ficam desesperados. Mariana se nega a ir embora do morro. Mário diz a Félix que Nogueira não está nem aí para eles. Nogueira resolve intimar Ísis Campobelo a depor. Maria Lúcia conta a Félix e Mário que foi procurada por Erínia e que ela sabe que a estilista virá com tudo para cima dos três. Gustavo informa a Ísis, Erínia, Rute, Abreu e Sandra que houve farta emissão de notas frias nas empresas do grupo e recomenda a Ísis que notifique a polícia ou o Ministério Público. Patrícia revela a Neusa que ela ganhou a guarda do filho e que a questão da pensão alimentícia e dos bens também foi resolvida a favor dela. Neusa vibra. Neusa conta a Patrícia que Mariana está namorando um traficante do Torto. Patrícia fica escandalizada. Latife vai ao morro e pede a colaboração da comunidade para promover um debate sobre drogas. Pessoas da comunidade gravam perguntas sobre o tema. Pedro pede a ajuda de Miguel para tentar tirar Mariana do Torto. Miguel confidencia a Pedro que ele e Joana continuam se encontrando. Hélio liga para Isabel e ela pede que ele não a procure mais.
Joana e Miguel se encontram num lugar discreto. Joana conta a Miguel que o namorado de Mariana é primo dela. Os dois decidem fazer o possível para tirar Mariana do morro e levar Madalena de volta para o morro. Jacson ordena a Mofado e Torres que fiquem alertas contra o ataque ‘dos alemão’ que se avizinha. Zaqueu cheira uma carreira e diz que está impaciente porque Pé de Pato não dá a ordem de invasão. Inhame presta contas a Fausto e Orozimbo. Inhame diz que não aguenta mais a marra de Jacson, mas aceita ficar na sua e aguardar o comando. Leonardo conta a Marcos e Maria do Carmo que a representação contra ele na Corregedoria do Ministério Público não deu em nada. Miguel aproveita a saída de Erínia e diz a Ísis que é hora de colocar em prática a ‘operação Madalena’. Madalena se despede de Ísis e Sueli e todos se emocionam. Miguel entrega Madalena para Roberto e Marcelo e despede-se dela com emoção. Rosária espera Madalena aflita. Joana pede a Carmem e Lucília ajuda para resolver a história de Carlinhos e Mariana. Madalena encontra Wilson e Celso e pergunta por Tofe. Madalena chega em casa e Rosária a cobre de beijos. Joana e Carmem vão ao barraco onde estão Mofado, Mariana e Carlinhos. Mariana diz que está decidida a não sair do Torto. Hélio vai à casa de Ísis levar intimação para ela ir depor na delegacia.
Capítulo 225, 9 de agosto de 2007 – Sérgio vai ao apartamento de Nogueira. Sérgio informa que o deputado Feitosa não conseguiu a transferência da delegada e mandou avisar que não será ‘pau mandado’ de Nogueira. Nogueira avança sobre Sérgio e encosta a arma em sua testa, obrigando-o a revelar algum ‘segredo cabeludo’ de Feitosa. Acuado, Sérgio revela que ele tem sociedade num cassino. Lisinha tem um sonho com Berloque. Ela e Margarida vão para o cassino. Erínia conta a Miguel que Ísis foi intimada a depor na delegacia. O Professor entrega uma rosa para Lisinha no cassino. Nogueira manda Hélio dar uma batida no cassino. Nogueira avisa a todos na delegacia que eles tem que cumprir uma operação da pesada no cassino. Carmo fica intrigada com a atitude de Nogueira. Lisinha ganha uma rodada no cassino seguindo os palpites de Berloque em seu sonho. Sérgio fala com o deputado Feitosa ao telefone e avisa que Nogueira ficou furioso. Sérgio revela a Cilene que está num fogo cruzado entre Feitosa e Nogueira por causa de Erínia. Hélio, Nogueira, Silvio e vários policiais entram de supetão no cassino, provocando pânico e confusão. Hélio pega as fichas de Lisinha. Furiosa, Lisinha revela que é mãe de um Promotor de Justiça, o Dr. Leonardo Rocha, deixando Margarida desesperada.
Carmo avisa Leonardo que Nogueira saiu para dar uma batida num cassino. Nogueira manda colocarem Lisinha no camburão. Miguel recebe uma ligação e disfarça, deixando Erínia desconfiada. Joana fala para Miguel no telefone que Mariana não quer ir embora do Torto. Carlinhos pede que Mariana aceite o convite de Carmem para dormir em sua casa. Mofado dá razão para Carlinhos e Mariana resolve aceitar. Nogueira recebe recado para ligar para Feitosa e fica satisfeito. Feitosa marca um almoço com Nogueira para resolver a situação e Nogueira diz que levará também o doutor Sérgio Ventura. Leonardo vai à delegacia e é recebido por Nogueira. Leonardo questiona Nogueira o que pesa sobre sua mãe. Carmo e Nogueira interrogam Lisinha. Lisinha volta para casa e é repreendida por Leonardo. Sueli e Martinho comentam que sentem saudade de Madalena. Marcinha está de saída para o desfile quando Erínia chega. Erínia fica descontrolada ao saber que Marcinha está organizando um desfile no Torto. Marcinha sai, mesmo sem a permissão de Erínia. Ísis chega à delegacia com Abreu. Nogueira diz a Hélio que vai pegar pesado com Ísis.
Capítulo 226, 10 de agosto de 2007 – Wilson entrega os jornais a Boris na casa de Joana. Joana pergunta a Carmem como foi a conversa com Mariana. Ísis vai à delegacia com Abreu. Leonardo chega e Ísis fica mais tranquila. Maria Lucia, Mário e Félix comentam sobre o depoimento de Ísis na delegacia. Félix receia que Ísis fale algo que os incrimine sobre a morte de Oscar. Mário avisa que os próximos chamados a depor serão eles. Maria Lucia lembra a todos que, se sobrar para ela, não vai faltar titica no ventilador. Nogueira interroga Ísis sobre a morte de Oscar. No Torto, chega uma van trazendo lojistas para o desfile da Casa Comunitária do Torto, que são recebidas por Carmem. Ela, Amélia e Elma escoltam as lojistas na subida do morro. Inhame orienta os ‘soldados’ a deixarem as lojistas subirem o morro numa boa. Torres sugere que Jacson prestigie o desfile em retribuição ao apoio da comunidade durante o baile funk e a luta livre e Jacson promete pensar no caso. Carlinhos quer que Mariana volte para casa e ela desconversa, pedindo que ele a leve para ver o desfile. Isabel e Pedro vão à casa de Ísis saber se Miguel descobriu algo sobre Mariana.
Em seu depoimento, Ísis revela que desconfia ter sido vítima de um golpe por parte de Mário e Maria Lúcia. Erínia discute com Sérgio e diz que a missão dele é neutralizar o delegado Nogueira. Acontece o desfile da comunidade. Latife e Chico fazem tomadas do desfile. Ísis lembra que Oscar devia estar atravessando crise existencial e lembra que sentiu animosidade entre ele, Mário e Félix. Maria Lúcia diz a Mário que eles devem fazer uma visita a Ísis. No depoimento, Ísis lembra que, no passado, Mário e Félix pediram que ela empregasse a namorada de Oscar. Leonardo sugere que Nogueira interrogue Cláudia. Ísis lembra que Cláudia casou-se recentemente com Félix.
Capítulo 227, 11 de agosto de 2007 – Jacson se arruma para assistir o desfile. Lojistas ficam bem impressionadas com o desfile. Mariana chega ao desfile com Carlinhos e parabeniza Carmem pela qualidade do desfile. Ísis toma chá com Miguel, Abreu e Rute e fala sobre o depoimento. Ísis diz que a única pessoa que ainda confia nas empresas é Eneida e Miguel sugere que conversem com ela. Ísis marca de se encontrar com Eneida. Hélio vai até a sede das empresas Campobelo e entrega intimação para Claudia depor, deixando-a apavorada. O desfile termina e é ovacionado pela platéia. Jacson chega e fica ao lado de Joana, provocando tensão. Carlinhos apresenta Mariana a Jacson. Eneida se lembra do episódio de Maria Lúcia com um envelope, que logo depois mudou de atitude e por final surgiu o romance entre Félix e Claudia. Miguel supõe que o envelope contivesse uma carta de Oscar para Ísis. Boris escreve um diário. Leonardo e Marcos ouvem as gravações telefônicas de Nogueira com Sérgio. Carmem vai à casa de Isabel e avisa que Mariana está bem. Ela propõe que eles unam forças.
Capítulo 228, 13 de agosto de 2007 – Abreu vai ao gabinete de Leonardo e conta sobre as revelações de Eneida a respeito do envelope e da reação de Maria Lúcia, dizendo que pode ser um dado que sirva às investigações. Maria Lúcia, Félix e Mário confabulam sobre os motivos que levaram o delegado a intimar Claudia a depor. Carmem conta a Pedro seu drama em ter um filho envolvido com o tráfico. Pedro sugere acionar contatos no futebol para tentar ajudar Carlinhos a se afastar do tráfico. Mariana diz a Rosária que gostou de um vestido do desfile e Carlinhos resolve presenteá-la. Marcelo comenta com Amélia que estão comentando no Torto que Joana está corneando Jacson com Miguel.
Capítulo 229, 14 de agosto de 2007 – Marcos e Leonardo ouvem gravação em que Sérgio diz a Nogueira que ele não deveria ter ido ao casamento de Erínia. Nogueira vai ao apartamento de Sérgio. Cilene pede que ele se retire e é insultada por Nogueira. Nogueira diz que marcou almoço com Feitosa e quer que Sérgio participe. Depois de ouvir as gravações, Leonardo afirma que tem provas suficientes para acabar com a carreira de Nogueira. Mário e Maria Lúcia vão à casa de Ísis. Carmem chega ao Torto e pergunta por Carlinhos e a namorada, saindo para procurá-los. Cicio conta a Jacson que estão comentando no morro que a Joana está se encontrando com o mauricinho do asfalto e Jacson fica grilado. Ísis, Miguel e Erínia vão falar com Maria Lúcia e Mário.
Capítulo 230, 15 de agosto de 2007 – Lúcia diz a Ísis que ela e Mário querem que a família desocupe a casa, que pertence ao grupo Campobello. Miguel dá um soco em Mário. Maria Lúcia e Mário saem da casa de Ísis. Erínia diz a Ísis e Miguel que eles não devem aceitar entregar a casa de jeito nenhum. Jacson diz a Torres e Mofado que eles não podem vacilar, pois os boatos no Torto dizem que a invasão dos inimigos será amanhã. Jacson decide chamar a polícia para eles ajudarem no caso da invasão. Carmem conta a Carlinhos e Mariana que esteve com os pais dela. Carmem pede que Mariana volte para casa, pois não será impedida de namorar Carlinhos. Carla vê Alfredo entrando no seu prédio e fica intrigada, pois não combinou nada com ele. Patrícia diz a Alfredo que está tudo acabado entre eles e ele insiste em continuar a relação.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 231 a 240 de Vidas Opostas!

