Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 211 a 220 da novela “Vidas Opostas”, exibida pela Record em 2006/2007.
Capítulo 211, 24 de julho de 2007 – Mário sente mágoa de verdade pelo desprezo de Isis e sai cabisbaixo. Maria Lucia leva Oliveira, o comprador das ações, até Isis. Marcos se encontra na lanchonete com Carla e lhe empresta o livro Água Viva, de Clarice Lispector. Joana liga para Rosária avisando que ela já pode vir para o Torto. Isis diz a Oliveira que a quantia que ele oferece é inferior ao valor real das ações, mas acaba fechando negócio. Joana liga para Miguel avisando que ajeitou tudo para a volta de Rosária ao morro. E aproveitam o telefonema para namorar. Erínia pede a Miguel que ele a autorize a oferecer sua experiência nos negócios a Isis, a fim de tentar salvar as ações. Leonardo e Carmo deixam Rosária numa praça, para que ela pegue um táxi para o Torto. Joana, Carmem, Lucília, Mercedes e Amélia recepcionam Rosária com alegria.
- Veja também:
- Resumo da novela Vidas Opostas
- Resumo das novelas
Capítulo 212, 25 de julho de 2007 – Erínia fica sem graça quando, com firmeza, Isis recusa seus conhecimentos nos negócios, agradecendo e avisando que as ações serão vendidas amanhã. Marcos beija Carla, que finge uma bronca, mas gosta do beijo. Jacson incumbe Torres de cuidar da segurança de Rosária. Rosária chega em casa, abraça uma boneca de Madalena, e chora emocionada. Joana confessa que chegou a ficar balançada por Jacson, pois com a convivência chegou a enxergar o ser humano, mas que foi algo momentâneo, e que não há possibilidade de se apaixonar por Jacson, pois ama outro homem.
Capítulo 213, 26 de julho de 2007 – Maria Lucia leva Oliveira, o comprador das ações até Isis. Marcos se encontra na lanchonete com Carla e lhe empresta o livro Água Viva, de Clarisse Lispector. Rosária chega em casa, abraça uma boneca de Madalena e chora emocionada. Cilene vai à casa de Patrícia e abre o jogo dizendo que sabe do caso dela com Alfredo, que seu filho é menor de idade e que pode até processá-la.
No Torto, as amigas combinam que Rosária estará sempre acompanhada por uma delas e Joana avisa que dormirá esta noite com ela. Patrícia pede que Cilene não a ameace e que falem de mulher para mulher da situação. Cilene apela para o bom senso de Patrícia que dá sua palavra que terminará o caso com Alfredo, mas pede que Carla não fique sabendo de nada. Carla diz ao pai que ela e Marcos estão se conhecendo. Leonardo alerta a filha de que Marcos é um rapaz com necessidades especiais, e que ela tem que pensar bem se está a fim de encarar os problemas antes de dar esperanças a ele.
No cassino clandestino, o Professor dá um buquê de flores a Lisinha. Joana conta a Rosária que vive com Jacson para ele não barbarizar no morro. Joana manda Carlinhos avisar a Jacson que dormirá na casa de Rosária. Rosária se surpreende ao ver que Carlinhos virou soldado do tráfico. Erínia implora a Miguel que interfira junto a Isis para que ela não venda as ações por enquanto, mas ele se nega. Erínia tenta seduzir Miguel para fazerem amor, mas ele a rejeita dizendo-se muito cansado. Erínia fica desconfiada. Jacson fica irado porque Joana não vai dormir com ele.
Capítulo 214, 27 de julho de 2007 – Torres o aconselha a liberar Joana e arranjar outra mulher, dizendo ao povo que enjoou dela. Jacson confessa que só quer Joana como mulher. Torres pede a Jacson que ele não deseje o impossível para não entrar em arapuca. Erínia acorda cedo e vai à casa de Mário e diz a ele e a Felix que está disposta a reverter o quadro de crise da Campobelo e que não irá recuar. E pergunta se contará com o apoio de ambos. Mário e Felix sentem a barra. Cicio entrega um pacote de dinheiro a Hélio que reclama, achando pouco, desconfiando que o X9 pegou algum. Helio manda recado para Jacson mandar mais dinheiro. Erínia chega avisando a Isis e Miguel que esteve com Mário, que ele aconselhou que ambos se afastassem das empresas, mas que ela discorda radicalmente disto. E completa pedindo que Isis não venda as ações. Isis diz que sua decisão está tomada. Erínia pede para representar Miguel na reunião da venda das ações.
Sergio investiga Oliveira para Erínia, lembrando que se trata de um empresário malsucedido. Isis avisa a Eneida que só está para o Dr. Oliveira. Jacson vai à casa de Rosária lhe dar boas vindas e garantir que ela estará segura no Torto. Avisa ainda que Marcinha pode circular pelo morro para treinar as meninas para o desfile. Miguel procura Joana na faculdade. Erínia chega à empresa e avisa a Maria Lucia que quer falar com ela e com Isis sobre o Dr. Jacson conversa com as mulheres na casa de Rosária para informar-se sobre os detalhes do desfile. Maria Lucia diz Erínia que ela está enganada sobre o Dr. Erínia conta a Isis que Sergio investigou o Dr. Oliveira e pede que ela não venda as ações. Maria Lucia desqualifica a opinião de Sergio afirmando que Dr. Oliveira tem muito dinheiro. Num lugar ermo, e bucólico, Miguel e Joana namoram e falam do risco que estão correndo com seus encontros. Jacson manda seus homens pintarem sua casa, deixando tudo um brinco, para agradar Joana. Para decepção de Erínia e satisfação de Maria Lúcia, Isis assina os documentos vendendo as ações ao Dr. Oliveira, que passa a ser o presidente das empresas Campobelo.
Capítulo 215, 28 de julho de 2007 – Mário comenta que Isis vai ter um enfarto quando descobrir que o Dr. Oliveira é um fantoche e que eles são os verdadeiros donos das ações. Maria Lucia liga avisando que as ações foram vendidas e Mário comemora dando um beijão na boca de Cláudia, na presença de Felix. A polícia federal cerca a casa de Isis, que, do carro, telefona avisando a Boris. A Polícia Federal vasculha a casa até chegar ao quarto de Martinho, onde apreendem o laptop de Boris. Isis manda chamar seu advogado, Dr. Boris pula o muro da casa e foge embrenhando-se no matagal. Erínia diz a Sergio que dará um jeito de ocupar o lugar da Isis nas empresas, antes que a cretina e idiota da sogra perca tudo que tem. Cilene escuta Erínia desqualificar Isis para Sergio e fica pasma ao chegar à conclusão que a filha dera o golpe do baú. Erínia devolve afirmando que deu um golpe para sustentar mãe, para alimentar uma perua que não sabe o que é trabalho, que jamais ganhou um vintém sequer na vida. Latife entrevista o delegado da Polícia Federal. Maria Lucia, Mário, Oliveira e Felix brindam o sucesso do golpe nas empresas Campobelo. Mário festeja em dobro ao saber que a Policia Federal deu uma busca na casa de Isis para prender Boris. Ao saber sobre Boris, Rosária resolve ir à casa de Isis. Joana pede que ela aguarde e liga para Miguel.
Capítulo 216, 30 de julho de 2007 – Mário e Lúcia chamam Isis de burra por ter escondido o amante em casa, quando comemoram o golpe com Felix e Cláudia. Carla diz a Mariana que sente algo muito especial por Marcos, mas não sabe como poderá namorar um cadeirante. Wilson entrega a Letícia que Celso está apaixonado por ela. Celso fica morrendo de vergonha. Depois da polícia dar batida na casa de Isis, Rosária acha que lá não é mais um lugar seguro para manter Madalena. Joana a tranquiliza. Miguel autoriza que Erínia o represente na próxima reunião, contanto que ela não entre em conflito com Isis. Erínia insinua que ela mesma deveria assumir o lugar de Isis nas empresas. Nogueira e Helio dividem o dinheiro enviado por Jacson e o delegado reclama que o traficante está mandando muito pouco. Nogueira diz que usará o fato de Isis ter escondido em casa um terrorista internacional contra o promotor Leonardo. E completa: a relação de Isis com Boris é mais um indício que liga a família Campobelo ao terrorismo internacional, tráfico de drogas e assassinato de policiais.
Alfredo fica revoltado ao saber que sua mãe procurou Patrícia pedindo que ela se afastasse dele. Patrícia termina o caso com Alfredo, que fica arrasado. Desconfiado, Torres comenta com Mofado e Carlinhos que a traição de Caranguejo e Pé de Pato começaram com deboches e piadinhas como Inhame vem fazendo em relação a Joana. Orgulhoso, Jacson mostra a casa toda pintada para Joana, que elogia sua iniciativa, mas foge dele inventando dor de cabeça. Disfarçado, Boris pega o ônibus que Roberto dirige e no ponto final, pede ajuda ao amigo. Patrícia diz a Neusa que está se sentindo péssima pela decepção que está causando a Alfredo. Enfurecido, Alfredo vai tirar satisfações com Cilene e é defendido por Sérgio. Cilene devolve acusando Sergio de ser um homem sem escrúpulos. Boris diz a Roberto que quer se esconder no Torto. Erínia se frustra ao chegar na cama toda sensual e encontrar Miguel dormindo. Erínia lembra desconfiada da ligação que Miguel recebeu. Miguel finge que dorme. No carro, Marcos diz a Carla que, no essencial, ele é um homem como outro qualquer. Eles se beijam, Carla salta do carro. Felix a aborda cambaleante, agarrando a menina. Marcos vê e pergunta gritando o que está havendo. Felix começa a bater em Marcos, Carla grita pedindo ajuda. Leonardo vê a briga e acaba se engalfinhando com Felix. Leonardo reconhece Felix e diz que levará preso. Carla pede para o pai soltá-lo. Leonardo diz a Carmo que Felix é o sujeito que aparece no celular de Alencar e pede a filha informações sobre ele.
Capítulo 217, 31 de julho de 2007 – No calçadão, Boris aborda Daniela e lhe pede ajuda. Fingindo-se tratar de um freguês, Daniela sai abraçada com Boris. Roberto conta a Marcelo que encontrou Frederico (Boris). Carla diz ao pai que Felix trabalha como executivo nas empresas Campobelo. Leonardo pressiona a filha, que acaba desabafando e contando tudo sobre seu namoro com Felix. Roberto e Marcelo contam a Carmem e Rosária que Frederico (Boris) quer se esconder no Torto. Daniela leva Boris para um motel, onde, exausto, dorme dividindo a cama com a amiga. Erínia diz a Isis que Miguel quer muito que ela participe da próxima reunião da diretoria e Isis acaba aceitando. Carmem diz a Lucília que Frederico (Boris) só pode ficar abrigado na casa dela, uma vez que sendo Joana a “Rainha do Torto”, ninguém jamais iria procurá-lo ali. Joana pede para falar antes com Miguel antes de acertar a vinda do italiano. Leonardo conta sobre Felix para Patrícia. Sergio conta a Cilene que vai ter que chantagear o deputado Feitosa para ajudar Erínia a se livrar de Nogueira. Claudia conta a Mário e Lucia que Felix chegou em casa todo arrebentado. Leonardo e Marcos lembram de Felix no inquérito sobre o suicídio de um executivo da Campobelo. Canudo, Caranguejo e Pé de Pato continuam nos preparativos de tomada do Torto.
Na praia, Parceirão (Atenção! Personagem novo) marca uma conversa com Carlinhos após jogarem uma pelada. Ao saber por Felix que quem lhe deu a surra foi o pai da menina com quem saía, um promotor, Mário o adverte que, se ele agir como pai, vai querer quebrar as suas duas; se agir como promotor, pode só querer botá-lo na cadeia. Na delegacia, Leonardo confronta Nogueira sobre o arquivamento do caso da morte de Oscar e exige que o delegado intime a diretoria do grupo Campobelo para depor, avisando que acompanhará pessoalmente a todos os depoimentos. Isis chega com Erínia à reunião. Joana e Miguel se encontram mais uma vez.
Capítulo 218, 1 de agosto de 2007 – Antes da reunião começar, Isis pede licença aos diretores e, acompanhada de Erínia, vai até a sua sala despedir-se. Isis chora, Erínia disfarça impaciência. A advogada Irene diz a Nogueira que a única testemunha de Neusa no processo de separação e guarda de Felipe é Marcinha, que trabalha para Erínia. Nogueira gosta da informação e informa que Marcinha pode até lhe ser útil. Pedro conta à equipe da tevê quem já está confirmado para participar do debate*. Joana conta a Miguel que Boris quer se esconder no Torto e a sugestão é de que ele fique mais seguro na sua casa. De manhã, Daniela sai e Boris permanece no motel. Erínia sugere a Isis substituí-la nos negócios das empresas. Isis promete pensar na ideia com carinho e marca uma reunião de família para decidir se fará da nora sua sucessora. Sem saber que Carlinhos faz parte da gangue de Jacson, Parceirão pergunta se ele topa trabalhar para Caranguejo e Pé de Pato, que estão recrutando soldados para seu bando. Carlinhos alimenta o assunto para extrair mais informações de Parceirão. Fausto da milícia manda Inhame desenhar um mapa do Torto mostrando todos os lugares onde o Jacson colocou seus soldados.
Isis e Erínia ficam pasmas ao ouvirem do Dr. Oliveira que, como não terá tempo para presidir a Campobelo, achou por bem nomear Maria Lúcia Queiroz como a nova presidente do grupo. Isis diz a Oliveira que estranha sua atitude e Erínia é mais incisiva, chamando Maria Lucia de traidora. Mário toma a palavra para informar que ele, Félix, e Maria Lucia têm interesses na empresa representada pelo doutor Oliveira. Isis então compreende que sofrera um golpe e se descontrola. Erínia chama o trio de ladrões. Helio revela a Nogueira que Alencar pegava pesado e que, por dinheiro, pode ter assassinado Oscar. Carmo descobre que a casa de Angra, onde Nogueira torturou Boris, está em nome de uma empresa que tem sede num paraíso fiscal no Caribe. Maria Lucia avisa aos acionistas que Mario e Felix permanecerão nos mesmos cargos. Os acionistas Gustavo e Sandra, enojados, se retiram da reunião. Daniela avisa a Roberto que está em contato com Frederico (Boris) e que ele aguarda notícias. Isis conta a Miguel a traição sofrida nas empresas. Sergio procura Nogueira para falar de seu encontro com o Deputado Feitosa. Carlinhos chega no Torto para contar a Jacson as novidades que soube sobre Pé de Pato e Caranguejo.
Capítulo 219, 2 de agosto de 2007 – Isis se desespera ao saber que Boris quer se esconder no Torto. Carlinhos conta a Jacson que Pé de Pato e Caranguejo estão arregimentando um bando para invadir o Torto. Sergio avisa a Nogueira que jogou duro com Feitosa, mas que o delegado não cedeu Às chantagens, avisando que também sabe podres de Sérgio e de Nogueira. Nogueira torna a botar a arma na cara de Sérgio e manda que ele consiga a transferência de Maria do Carmo para outra delegacia. E completa mandando recado para Erínia vir encontrá-lo. Os amigos do morro combinam como farão para trazerem Frederico (Boris) para o Torto, sem que seja visto. Carla pergunta a Patrícia se ela aprova seu namoro com Marcos. Marcos faz a mesma pergunta a Leonardo. Nogueira exige que Erínia impeça Marcinha de depor contra ele. Num carro velho, Roberto pega Daniela e Boris no calçadão.
Na subida do Torto aguardam o sinal para saírem do carro. Boris sobe o morro disfarçado de lixeiro. Entre brindes, Maria Lucia conta que Isis ainda vai levar outro tombo, que vai tomar um susto daqueles. Mário pergunta o que ela está armando, mas Maria Lucia faz mistério. Isabel aceita que Helio a visite. Para tirar Inhame e outros da vigilância, Joana pede que eles ajudem a empurrar um armário na casa de Rosária. Boris, Roberto e Daniela passam com o caminho livre e conseguem chegar sem à casa de Joana. Helio chega na casa de Isabel e Mariana o apresenta a Carlinhos: ambos se reconhecem e se encaram surpresos.
Capítulo 220, 3 de agosto de 2007 – Hélio e Carlinhos se cumprimentaram seca e constrangidamente e evitam olhar um para o outro. Mariana sente o clima e estranha. Hélio sai com Isabel. Carlinhos confessa para Mariana que Helio sabe que ele é traficante. Mariana teme que Helio mande prender Carlinhos e quer saber tudo sobre o policial. Joana liga para Miguel avisando que Boris já está instalado na sua casa. Carlinhos revela que Helio e ele já negociaram e que o namorado da mãe dela é um policial corrupto. Helio entrega Carlinhos para Isabel, dizendo que ele mora no Torto e que é metido com traficantes. Isabel se apavora pela filha estar se relacionando com um bandido. Mariana também se horroriza ao pensa na mãe ao lado de um policial sujo com Helio. Prevendo que Carlinhos o delatará a Mariana, Helio se adianta dizendo a Isabel que bandido inventará infâmias sobre ele e pede que ela não se deixe enganar. Miguel é recebido por Erínia nua em seu quarto e, mais uma vez, dá desculpas para não transar com a mulher.
Ao confrontar Mariana sobre Carlinhos, Isabel ouve da filha que se tem alguém iludida é ela, pois Carlinhos nunca lhe mentira, mas que Hélio é um pilantra, corrupto, que junto com seu chefe leva dinheiro todo mês dos traficantes. Helio liga ameaçando Carlinhos, que não se dobra e devolve as ameaças. Para desespero de Isabel, Mariana diz que ama Carlinhos e que continuará com ele. Isabel pede ajuda a Pedro para separar Mariana de Carlinhos. Carlinhos conta para Cicio seu encontro com Helio na casa de Mariana. Marcinha se revolta quando Erínia exige que ela não vá depor no processo de separação. Erínia faz várias ameaças a Marcinha, inclusive de acabar com sua carreira e de humilhar a mãe dela. Nogueira liga para Mário avisando que vem sendo pressionado pela promotoria e que terá que chamar todos os diretores da empresa para depor sobre o suicídio de Oscar. E mais: ou eles tratam de arranjar uma boa explicação para o caso ou vão todos parar na cadeia. Mário fica apavorado.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 221 a 230 de Vidas Opostas!

