Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 171 a 180 da novela “Vidas Opostas”, exibida pela Record em 2006/2007.
Capítulo 171, 7 de junho de 2007 – Zaqueu aponta uma arma para a cabeça Pé de Pato, que está ajoelhado num lugar ermo. Zaqueu o acusa de traidor, de tê-lo largado nas mãos de Jacson e que vai matá-lo. Pé de Pato pede que Zaqueu o ouça e se safa, convencendo-o a se unir a ele, Sovaco e Pavio para invadirem o Torto. Torres diz a Jacson que tem certeza que Zaqueu (Caranguejo) não morreu e teme que ele se junte a Sovaco para tentar invadir o morro. Jacson lembra que tem um trato com Sovaco, mas que quem é perigoso mesmo é Pé de Pato. Boris e Marcelo tomam caipirinha na birosca do morro e Marcelo o chama para ir até a casa de Rosária, que agora abriga o centro comunitário. Enquanto Lisinha recebe os pêsames, Margarida anota o número da sepultura de Berloque: 1150.
Na volta do cemitério, Marcos dá carona a Carla e Mariana. Alfredo pede carona a Patrícia – Leonardo e Carmo observam os dois. Cicio cumprimenta Boris que segue para a casa de Rosária. Cicio corre para contar a Jacson que o gringo está no morro e o traficante manda Inhame e mais um soldado matá-lo. Patrícia reclama que Alfredo dá bandeira, tenta por um ponto final no caso, mas acaba topando ir para o motel com o rapaz. Daniela escuta Inhame dizer que vai matar um gringo, um italiano com pinta de galã, que está no morro. Daniela vê Boris passando e entende quem é o gringo que vai ser eliminado pelos bandidos. Ela corre e dá o braço a Boris, mandando que ele suma de lá, pois os traficantes estão atrás dele para matá-lo. Inhame e os comparsas que vêem Boris e Daniela dobrando numa esquina e evitam atirar. Boris sai em disparada, Daniela atrapalha os bandidos na perseguição, mas eles atiram provocando confusão e pânico no morro. Boris entra num táxi e consegue fugir, mesmo com o carro sendo alvejado pelos bandidos. Lisinha pede a Margarida o numero da cova de Berloque – é 1150, a milhar do galo no jogo do bicho. Mariana percebeu que Marcos está a fim de Carla.
Apaixonado, Alfredo diz a Patrícia que quer casar com ela. Patrícia diz que estava louca quando começou a sair com o menino. Inhame conta a Jacson que o gringo conseguiu fugir graças à neta de Mofado. Leonardo pergunta a Marcos se já chegaram as informações sobre as ligações do celular de Alencar. Boris conta a Isis que quiseram matá-lo no Torto, mas que Daniela o salvou. Daniela vai até Jacson contar que salvou o gringo porque ele já a havia salvado de um policial que a estava torturando. Afiançou a Jacson que Boris não é X9. Torres afirma que confia muito mais em Daniela do que na polícia e moça fica sabendo então que foram os policiais que ordenaram a execução de Boris. Jacson fica irritado, afirmando que a polícia não manda nele e Daniela responde que ele pode provar isto livrando a cara dela e do gringo. Sergio informa a Erínia que os documentos ainda estão válidos e que ela pode se casar com Miguel logo. Erínia pede a Sergio que dê um jeito de destruir Nogueira. Pedro aconselha Miguel a ficar com Erínia e esquecer Joana. Joana vai pedir explicações a Jacson das razões dele ordenar o assassinato de Boris. Zaqueu se reúne com Pé de Pato, Pavio e Sovaco. Margarida chega na casa de Lisinha comemorando: deu galo na cabeça no jogo do bicho.
- Veja também:
- Resumo da novela Vidas Opostas
- Resumo das novelas
Capítulo 172, 8 de junho de 2007 – Lisinha acende uma vela em frente ao retrato de Berloque agradecendo por ter acertado no bicho. Margarida reclama, dizendo que Lisinha agora é rica e que devia dar o dinheiro do prêmio todo para ela. Lisinha a expulsa de casa até que aprenda a respeitar uma pobre e inconsolável viúva. Patrícia falta o trabalho para ir ao motel com Alfredo. E mais uma vez termina o caso com o rapaz. Pé de Pato, Zaqueu, Pavio e Sovaco maquinam como vão invadir o torto. Joana acusa Jacson de e trabalhar para a polícia quando mandou seus homens matarem o italiano. Jacson fica irado e a ameaça com a espada. Ela o encara e ele atira a espada longe, segurando a raiva. Leonardo diz a Carla e Carmo que se Berloque não tiver parentes, tudo o que é dele ficará para Lisinha. Madalena mostra a Miguel a casinha de boneca que Martinho fez para ela. Felipe vê o estojo com a seringa com a qual Nogueira se injeta com droga, e se lembra de como encontrou o pai ouvindo música, com a arma na mão.
Marcelo se arruma todo para receber Lucília que vai jantar em sua casa. Lucília também sai bonita para o jantar, com o apoio da irmã e dos filhos. Erínia vai até a casa de Miguel com uma pasta cheia de fotos dos vestidos de noiva do seu próximo desfile. Ela diz a Miguel que pela primeira vez irá desfilar como modelo e pede que ele escolha o vestido de noiva que ela deverá usar. Erínia conta que sonhou com seu casamento com Miguel, em que ela desfilava de noiva e um anjo os casava, em plena passarela. Miguel, melancólico, diz que talvez o melhor que deveria fazer era casar-se mesmo com ela. Erínia aproveita a deixa para avisar que os documentos para o casamento ainda estão valendo. Sovaco liga para Miguel, dá a entender que poderá pedir sua ajuda, e fica satisfeito com o telefonema. Isis procura Leonardo que aceita se encontrar com Boris em caráter reservado para falarem sobre a volta de Rosária, com toda a segurança que requer o caso. Um fornecedor vai a Felix cobrar dividas da empresa. Boris vai à casa de Carmo conversar com Leonardo.
Capítulo 173, 9 de junho de 2007 – Miguel entra em conflito, lembrando-se de quando pediu Joana em casamento e das palavras de Erínia, dando conta de que os documentos deles ainda estão válidos para o matrimônio. Miguel liga para Joana pedindo para encontrá-la, mas recusa mais uma vez o encontro e desliga o telefone. Joana sai correndo chorando para o quarto, seguida por Lucília. Joana diz à mãe que mais difícil do que estar separada de Miguel é ter que tratar mal a pessoa que ela tanto ama, pois esta é a única maneira dele se convencer que está tudo acabado, que não há mais nenhuma esperança para nós. Boris se apresenta como Senhor Xix para Leonardo e conta para Leonardo o atentado à bomba sofrido por Rosária, Madalena e ele. Boris pede que ele se responsabilize pessoalmente pela segurança de Rosária, ao invés de transferi-la para o programa de proteção à testemunha da Polícia Federal. Leonardo pede um tempo para pensar e se organizar. Patrícia se oferece a Lisinha para tratar do inventário de Berloque. Carla e Mariana fazem de tudo para Alfredo revelar quem é sua amada secreta, mas ele não entrega e Carla fica chateadíssima. Felipe puxa papo com Madalena sobre como é a vida na favela. Latife diz que chamará o governador e o prefeito para o debate sobre a legalização das drogas na tevê. Miguel conta que Sherlock Holmes, personagem da literatura mundial, era viciado e ópio e cocaína. Pedro aconselha Miguel a não se casar com Erínia sem amá-la. Miguel diz que ou se casa logo com Erínia e espera que o amor venha com o tempo, ou deixa ela em paz de vez, para não ficar cozinhando a situação.
Capítulo 174, 11 de junho de 2007 – Marcos lembra a Leonardo e Carmo que o Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas não serviria para proteger Rosária se a ameaça vem da própria polícia. Nogueira confessa a Helio que se preocupa com um possível reaparecimento de Rosária para prejudicá-los no caso do Torto. Leonardo aceita se responsabilizar pessoalmente pela segurança de Rosária e Boris combina com ele com entregará a moça. Boris pega Rosária, à noite, num ponto de ônibus. Ela está ansiosa para ver Madalena, mas Boris explica que ainda não será possível. No bar, tocando cuíca com um grupo de pagode, Sovaco começa a paquerar Vanda. À noite, Felipe vai para a garagem e esconde-se no carro do pai. Miguel vai até Erínia para avisar que tomou uma decisão. Nogueira sai com o carro sem saber que o filho está escondido na parte de traz. Boris entrega Rosária a Marcos. Leonardo segue atrás, em outro carro. Miguel entra em conflito, lembrando-se de quando pediu Joana em casamento e das palavras de Erínia, dando conta de que os documentos deles ainda estão válidos para o matrimônio. No bar, tocando cuíca com um grupo de pagode, Sovaco começa a paquerar Vanda.
Capítulo 175, 12 de junho de 2007 – Miguel pergunta a Erínia se ela aceita realmente que eles sem case, mesmo sabendo que ele ama outra, e ela aceita feliz, confiando que o tempo lhe dará razão. Carmem pergunta a Joana se ela se apaixonou por Jacson, mas a sobrinha lhe assegura que não, apesar de sentir às vezes muita ternura por ele, quando percebe que por trás daquela agressividade toda, existe um menino inseguro, escondendo o medo, que chega a parecer uma criança apavorada, num quarto escuro. Carmem espera que Joana não deixe de enxergar a realidade, pois Jacson é um bandido perigoso. E pede que a sobrinha tenha cuidado com seus sentimentos pelo bandido. Marcos deixa Rosária na casa de Carmo: é na casa da delgada que ela irá ficar abrigada. Com o filho escondido no carro, Nogueira caça prostitutas no calçadão, até que vê Daniela. Ele para o carro, abraça Daniela por trás enquanto encosta a arma na barriga dela. Ele a ameaça de morte, caso não vá com ele para o carro. De lá, Felipe escondido observa o pai com a moça sem entender o que está acontecendo. Dentro do carro, Daniela chora quando Nogueira lhe xinga e avisa que vão terminar a brincadeirinha interrompida naquele dia, ou ele acaba com sua raça. Felipe escuta tudo aterrorizado.
Leonardo assegura a Rosária quem, em breve, sem correr riscos, ela poderá ver Madalena e agradecer a quem cuidou tão bem de sua filha. O plano de Pé de Pato para atrair Jacson para uma cilada é usar Zaqueu como isca, dizendo que irá entregá-lo ao patrão do torto. Zaqueu fica indignado e puxa a arma para Pé de Pato. Diante das pressões de Jacson para que ela se entregue a ele, Joana pergunta se um dia eles vão poder conversar direito, como ela costuma conversar com seus amigos. E pede que Jacson pense nisto. E ele fica lá, invocado, pensando nas palavras dela. Erínia diz a Miguel que quer juntar o casamento deles ao desfile. Miguel protesta, mas ela explica que seria em seguida ao desfile, e não na passarela, como sonhara. Jacson diz para Joana que sente que ela está doidinha para se entregar para ele, mas que não o faz de marra, para tê-lo aos seus pés e que deve sonhar que está transando com ele. Ela diz que ele está enganado e olhando nos olhos de Jacson afirma que não sente nada por ele, nenhum desejo, que não gosta dele. Jacson a beija na boca demorada e apaixonadamente, mas Joana se mantém dura, fria. Ele a joga na cama furioso e diz que ela o está obrigando a matá-la.
Pé de Pato topa servir de isca para atrair Jacson. Patrícia desabafa com Neusa sobre seu caso com um menino que tem idade para ser seu filho, revela que é Alfredo e Neusa fica pasma. Nogueira leva Daniela para a praia e começa a barbarizá-la. Felipe sai do carro e segue o pai. Daniela chora desesperada, Nogueira a ameaça de matá-la. Felipe grita perguntando ao pai o que eles está fazendo e que não quer vê-lo nunca mais. Felipe sai correndo, Nogueira procura o filho que some. Daniela escapa. Miguel e Erínia chegam de pilequinho contando a Isis que irão se casar. Patrícia diz que pode ser processada, pois Alfredo é menor de idade. Felipe não atende às ligações do pai e dorme na praia. Nogueira mobiliza a polícia para encontrar Felipe.
Capítulo 176, 13 de junho de 2007 – Lisinha não resiste, quebra a promessa feita no túmulo de Berloque, e cai na jogatina junto com Margarida. E fatura alto. Neusa fica angustiada porque não consegue falar com Felipe, que não está atendendo ao celular. Felipe caminha pelo calçadão, vê um carro da polícia e se esconde. Os colegas estranham o atraso de Felipe para a aula. Leonardo fará um pedido de quebra dos sigilos telefônico, bancário e fiscal do delegado Nogueira, além da interceptação telefônica. Por consideração a Pavio, Sovaco vai topar ligar para Jacson para negociar a entrega de Pé de Pato e armar a cilada. Mas avisa que esta será a última vez que fará algo sinistro. Depois, só vai querer saber da sua morena e da cuíca. Caranguejo desconfia que Pavio e Sovaco, depois de executarem Jacson, poderão matá-los também. Pé de Pato avisa que ficará na linha de frente enquanto Zaqueu detona Pavio e Sovaco, caso eles venham a vacilar. Erínia chega animadíssima na butique avisando que vai se casar com, Miguel no dia do desfile, que será no campo – ela sairá diretamente da passarela para o casamento, que acontecerá no local.
Miguel se aconselha com Pedro se deve contar a Joana que vai se casar com Erínia. Pedro acha que o ele esquece Joana de vez, ou desiste do casamento. Cicio vende água de coco e salgadinho para Felipe e estranha do menino estar na praia e não no colégio. Nogueira conta à sua advogada Irene que Felipe o viu com uma prostituta e por isso fugiu. Ele pede que a advogada vá com ele avisar o que aconteceu a Neusa. Felix conta a Mário que Dr. Passos tem ligado até duas vezes ao dia para exigir a pronta quitação do débito. Mário avisa que a reunião do conselho já está marcada e que contará com a presença de Isis – em breve, a empresa será deles. Neusa se desequilibra ao saber que o filho está sumido pela cidade e passa a agredir Nogueira com socos, ele revida com xingamentos e praticamente saem no tapa, em plena academia, na frente dos alunos e da advogada dele. Madalena vê Felipe andando no calçadão e pede a Martinho que pare o carro. Felipe diz a Madalena que não pode ir para casa e pergunta se poderia se esconder no Torto. Ela orienta o menino a procurar ajuda com Wilson, mas o faz prometer que não dirá a ninguém que a viu. Sovaco liga para Jacson e combina a entrega de Pé de Pato. Celso leva Felipe até Wilson e, pelo caminho, vê que o menino está com medo. Celso o tranquiliza, afirmando que no morro nem todo mundo é bandido. Depois de provar que realmente esteve com Madalena, Felipe ganha a confiança de Wilson que promete escondê-lo no Torto.
Capítulo 177, 14 de junho de 2007 – Mofado estranha que Sovaco não peça nada em troca para entregar Pé de Pato e mais ainda que tenha que fazer isso pessoalmente a Jacson. Pavio vai chamar um amigo da época do exército, Bilézinho, que atira como os atiradores de elite dos filmes, para acertar o peito de Jacson, de longe. Sovaco concorda que ao Jacson ser alvejado de longe, os outros ficarão desnorteados e que será fácil eliminá-los. Felipe, Celso e Wilson sobem para o alto do morro e são interpelados por Inhame, que estranha Felipe. Felipe disfarça, mas fica com medo dos bandidos e faz várias perguntas aos meninos, que resolvem abrigá-lo na casa de Madalena, onde de dia funciona o centro comunitário. Felipe começa a se entrosar com os meninos, ri e, por alguns momentos, esquece dos problemas e se diverte no balanço. Mário vai até Isis chamá-la para a reunião do conselho e acaba sabendo que Miguel e Erínia se casarão em breve. Mário disfarça a preocupação comemorando a boa notícia. Wilson leva Celso e Felipe para jantarem na sua casa.
Lucília gosta de Felipe, acha o menino educado. Felipe diz a Letícia que seus pais estão viajando. Nogueira teme perder a guarda de Felipe. Emocionada, Rosária fala com a filha ao telefone e a menina conta tudo o que tem feito e vivido na casa de Isis. Alfredo diz a Carla e Mariana que está tão apaixonado pela mulher misteriosa que quer se casar com ela. Patrícia diz a Margarida que está numa enrascada com o homem errado, mas não confessa quem é. Roberto se enche da rejeição de Carmem e a chama para irem para a cama. Nogueira toma um pico e tem alucinações que misturam Felipe a Daniela e Neusa. Daniela conta a Boris sobre a violência que sofreu mais uma vez de Nogueira e que fora salva porque o filho do delegado apareceu na hora. Felix aborda Carla na porta da casa dela tentando explicar-se. Carla foge dele chorando e vai para casa de Lisinha, onde pede para ficar sem que a avó lhe faça perguntas. Lucia tranquiliza Mario sobre Erínia, lembrando que a reunião do conselho acontecerá no dia seguinte ao casamento, quando ninguém mais poderá deter o golpe. Mário ainda quer dar um fim em Boris. Wilson e Celso levam Felipe para dormir na casa de Rosária. No escuro, com medo, Felipe chora lembrando da cena em que viu o pai barbarizando a prostituta. Joana sonha que Jacson invade seu quarto e a possui, sem que ela consiga resistir. Joana acorda absolutamente confusa.
Capítulo 178, 15 de junho de 2007 – Joana se levanta perplexa com o sonho, aproxima-se de Jacson que dorme profundamente. Joana o observa longamente e lembra do sonho em que se entrega a ele. Lisinha telefona para Patrícia contando que Carla chegou a casa dela chorando. Wilson e Celso acordam Felipe, lhe dão uma camisa limpa e um sanduíche de mortadela e o tiram do centro comunitário e voa para a escola. Desesperado porque ninguém acha Felipe, Nogueira maltrata todos os seus subordinados, inclusive Helio. Torres estranha Felipe, que passa e acena para ele. Pelo telefone, Neusa e Nogueira se xingam mutuamente ele a culpando pelo sumiço de Felipe ela dizendo que ele o matou e está fazendo essa onda toda para despistar o crime. A companhia telefônica comprovou que o inspetor Alencar fez ligações para o celular de Nogueira na hora em que se desenrolavam o conflito no Torto. Leonardo diz a Marcos que Nogueira não apresentou nenhuma prova que havia um inquérito investigando Miguel e que, juntando os laudos com o depoimento de Rosária, conseguirá autorização judicial escuta telefônica, e quebrar os sigilos telefônico, fiscal e bancário do delegado.
Nos laudos, torna a aparecer a foto de Felix, tirada do celular de Alencar. Leonardo fica intrigado com a foto. Cilene visita Isis e confessa sua apreensão sobre o casamento da filha com Miguel. Erínia manda que Sérgio enfrente Nogueira, pois ele está colocando em risco o seu casamento com Miguel. Sentado no balanço no morro, Felipe lembra quando optou ficar com o pai do que com a mãe. Torres chega e assusta Felipe, querendo saber o que ele faz ali, de onde veio e resolve levar o menino até Jacson. Felipe fica apavorado. Amélia vê os traficantes levando Felipe até Jacson e fica chocada. Jacson e Torres pressionam Felipe para que ele confesse que foi até lá mandado por alguém para espionar o movimento. Jacson passa a espada de Rei do Torto pelos cabelos de Felipe, que se aterroriza cada vez mais e implora para ir embora, jurando que só foi até lá para brincar com os meninos. Torres pergunta se foi Fausto quem o mandou para lá e Jacson desconfia que ele é filho do chefe da milícia. Jacson prende o menino no quarto enquanto pensa o que fará com ele.
Capítulo 179, 16 de junho de 2007 – Torres tira um celular do bolso de Felipe e dá para Jacson, que o joga sobre a mesa. Claudia diz a Maria Lucia que Felix a ignora e pede para ser sua secretária particular. Mario diz a Felix que tem certeza de que Boris é o tal gringo que o delegado apontou como participante do episódio da fuga de presos e que salvou Miguel. Caranguejo diz a Pé de Pato que se Sovaco continuar vacilando, adiando o golpe em Jacson, que vai estourar os miolos do “cuiqueiro”. Vanda, a namorada de Sovaco, que é produtora musical, avisa que arranjou para turma num clube em Copacabana, aonde ele vai se apresentar tocando cuíca. Sovaco confessa para Vanda que não pode se expor, pois está sendo procurado pela polícia. Joana e Lucília aconselham Carmem a dar mole para Roberto. Amélia solta para Daniela e Mercedes que há um menino russinho no morro, que deve estar perdido, mas que foi achado pelos bandidos que o levaram lá para cima. Daniela pede que ela descreva o menino e sai apressada. Jacson permite que Daniela fale com Felipe. Felipe reconhece imediatamente Daniela e pergunta se ela está querendo se vingar dele e por isso mandou os bandidos pegá-lo. Ela não entende porque se vingaria dele e Felipe explica que seria por retaliação ao que ela sofreu na praia. Só então Daniela reconhece Felipe.
Capítulo 180, 18 de junho de 2007 – Amélia estranha o interesse de Daniela pelo menino e se sente culpada por não tê-lo ajudado, temendo que os bandidos façam mal à criança. Ao saber do menino em poder dos bandidos, Carmem suspeita de sequestro. Felipe confirma ser o menino da praia e implora para que Daniela não o machuque, não se vingue nele. Daniela pede que Felipe confie nela, pois foi ele quem salvou sua pele na praia, que ela está arriscando a vida ali na boca de fumo e que os traficantes estão muito desconfiados dele. Apavorado, Felipe pergunta a Daniela o que os traficantes farão com ele. Vanda assegura a Sovaco que não o deixará por ele estar devendo à polícia, mas quer saber os motivos. Sovaco confessa que foi o rei do Torto e que fugiu da cadeia. Os milicianos Fausto e Orozimbo dão uma prensa em Inhame, mas chegam a conclusão que devem esperar o ataque iminente de Pé de Pato e Sovaco ao Torto, para acabarem com as duas facções e assumirem o controle do morro. Daniela convence Jacson que o menino foi parar no Torto porque fugiu da mãe e pede que ele o libere. Torres lembra que se o menino é filho de rico, é melhor que o soltem antes que venham atrás e fique ruim para eles.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 181 a 190 de Vidas Opostas!

