Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 10 da novela “Vende-se Um Véu de Noiva”, exibida pelo SBT em 2009/2010.
Capítulo 1, 16 de junho de 2009 – Rubens Baronese e Maria Célia contemplam a paisagem paradisíaca de a Ilha do Profeta. Maria Célia está grávida e o casal faz planos de ir morar na ilha quando o bebê nascer. Rubens presenteia Maria Célia com um lindo colar com pingente. Na praia, os pescadores se preparam para uma pesca em alto mar. Irani, uma caiçara, se aproxima de Zé, um pescador, mas ao ver Ulisses, também pescador, ela se joga em seus braços. Ulisses conta a Zé que marcou uma reunião com Rubens Baronese. Zé não aprova e é grosseiro com Ulisses. Walter, pai de Irani, pergunta da filha para Daura, sua esposa. O casal é dono de um restaurante à beira mar. Ao saber que a filha está com os pescadores, Walter fica bravo. Ele pede para Rita, sua filha mais velha, chamar Irani. Na mansão dos Baronese, Rubens Baronese, Maria Célia e tia Cora fazem um lanche à beira da piscina. Eunice, prima de Maria Célia, chega à mansão da família.
Eunice conta que depois da morte de seus pais a única pessoa da família que lhe resta é Maria Célia. Tia Cora aconselha Rubens a não hospedar Eunice em sua casa. Rubens diz que a visita de Eunice fará bem a Maria Célia. Maria Célia mostra a casa para Eunice, que fica deslumbrada diante do luxo. Irani tem uma discussão com o pai, Walter. Ele não quer que a filha se envolva com pescadores. Fabrício Vilela, empregado de Rubens Baronese, organiza os preparativos para a festa da Baronese Pescados. Rita e Irani chegam ao local e deixam as encomendas com Fabrício Vilela. Rita nutre um sentimento pelo rapaz e fica encabulada ao vê-lo. Maria Célia convida Eunice para a festa da Baronese Pescados e diz para a prima escolher uma de suas roupas. Ao chegar no quarto, Rubens flagra Eunice trocando de roupa. Ele fica constrangido. Eunice, que está de calcinha e sutiã, simula uma timidez. Isabel, empregada da casa, presencia a cena. Tia Cora fica desconfiada a respeito da chegada repentina de Eunice. Isabel conta a tia Cora que Eunice pegou vestidos e joias de Maria Célia. Tia Cora revela a Isabel que não teve uma boa impressão de Eunice.
Maria Célia, Rubens Baronese, tia Cora e Isabel estão prontos na sala da mansão, à espera de Eunice. Todos ficam surpresos com a transformação da moça, ao vê-la. Na festa, antes de dar início às comemorações, tia Cora agradece a presença dos convidados e passa a palavra para o sobrinho, e também sócio da Baronese Pescados, Rubens. O cicerone diz ao grande público que é um dia especial para a empresa, pois continuará o trabalho de Fernando Lee, na Ilha do Profeta. Durante a cerimônia, Rubens revela aos convidados que a Baronese Pescados será a primeira empresa da região a se preocupar com o meio ambiente. Na praia, Zé avista Irani tomando banho de rio sem a parte de cima do biquíni. Zé entrega um anel a Irani e pede a moça em casamento. Irani recusa o pedido de Zé, que fica possesso. Durante a festa da Baronese Pescados, tia Cora observa o comportamento de Eunice. Contrariado por Irani, Zé a agarra à força. Ela tenta se livrar dos braços dele a todo custo. Na festa da Baronese Pescados, Rubens chama Maria Célia para dançar, mas ela está indisposta por conta da gravidez. Maria Célia pede para Rubens Baronese convidar Eunice para dançar.
Capítulo 2, 17 de junho de 2009 – Incomodada com o clima entre Rubens Baronese e Eunice Maria Célia deixa a festa. Na praia, Irani conta a Rita sua irmã, que Zé tentou agarrá-la. Rita diz para Irani ficar em casa, pois já tem um pretendente, Klauss, um alemão. Irani mandou correspondência para Klauss, mas a mesma retornou. Após a dança, Eunice e Rubens Baronese são aplaudidos pelos convidados. Tia Cora sai à procura de Maria Célia com a empregada Isabel. Maria Célia sai da festa aos prantos e é tranquilizada por Fabrício Vilela, que a leva para a mansão Baronese. Tia Cora conta a Rubens que Maria Célia foi embora após ver Rubens e Eunice dançando. Walter, pai de Irani, flagra a filha e Ulisses conversando. Maria Célia e Rubens têm a primeira discussão desde quando se conheceram. Rubens explica a Maria Célia que Eunice insistiu para que os dois dançassem tango. Sem rodeios, tia Cora diz a Eunice que percebe a inveja que ela tem da vida de Maria Célia.
Walter torna a dizer que não quer Irani envolvida com pescadores. Walter e Daura, pais de Irani, aconselham a filha a se casar com Klauss, que é estrangeiro e homem de posse. Eunice fala misteriosamente ao telefone. Isabel ouve a conversa. Uma fotografia de Rubens Baronese e Eunice é publicada na coluna social de um jornal. Isabel dá a notícia a Maria Célia de que Eunice pretende ir embora. Rubens fica preocupado, pois não quer que Maria Célia fique sozinha – ele fará uma viagem de negócios. Maria Célia pede para Eunice não partir e diz que irá ajudá-la a conseguir emprego na Baronese Pescados. Isabel conta a tia Cora que flagrou Eunice de calcinha e sutiã na frente de Rubens Baronese. Ulisses e Zé saem em busca de um grande cardume de peixes em alto mar. Ao ver sua foto com Rubens publicada em jornal, Eunice não esconde sua satisfação. Em alto mar, os pescadores não têm sorte, e retiram a rede de arrasto sem o pescado. Não bastasse o azar, a âncora do barco fica presa no fundo do mar. Na mansão Baronese, Eunice aprecia uma tela pintada por Maria Célia. Ela pergunta para a prima se aquele cenário existe. Maria Célia diz que é a Ilha do Profeta, um lugar paradisíaco. Ao tentar soltar a âncora, uma moreia morde a perna de Zé no fundo do mar.
Capítulo 3, 18 de junho de 2009 – Após o ataque da moreia, Zé é socorrido pelos pescadores e levado para a praia. Daura adverte Irani a respeito de seu romance com Ulisses. À beira da piscina, Eunice contempla sua foto ao lado de Rubens publicada no jornal. Maria Célia chega e flagra a prima olhando a foto. Ulisses vai à Baronese Pescados para tratar de negócios com Rubens. Irani chega em uma roda de pescadores e pergunta de Ulisses. Um pescador diz que Ulisses foi tratar de negócios. Zé fica com raiva, pois ele não concorda com a ideia de vender o pescado para a Baronese Pescados. Durante a reunião, Rubens propõe acordo a Ulisses. Maria Célia olha desconsolada a fotografia de Rubens e Eunice publicada no jornal. Tia Cora acalma a moça e aconselha Maria Célia a deixar Eunice partir. Maria Célia comunica tia Cora que vai levar Eunice à empresa. Ulisses e Rubens fazem acordo. Alterado, Zé invade o escritório e flagra os dois. Maria Célia e Eunice chegam à Baronese Pescados. Eunice fica maravilhada com a grandeza do lugar. Irani faz teste de gravidez e o resultado é positivo. Daura entra no quarto da filha e a vê chorando. Logo avista o teste de gravidez e pergunta se Irani está grávida. Um rapaz chega ao portão da mansão dos Baronese e pergunta sobre Eunice a Isabel. Zé parte para cima de Rubens. Ulisses tenta apartar a briga.
Maria Célia e Eunice entram no escritório e presenciam a confusão. Daura diz a Irani que Walter não pode saber da gravidez dela. Walter entra no quarto e vê a discussão entre mãe e filha e quer entender o que ele não pode saber. Durante a briga na Baronese Pescados, Zé atira um telefone na direção de Maria Célia. Eunice entra na frente, leva o golpe. Walter pergunta a Irani se ela está grávida. Daura tenta controlar o marido. Machista, Walter dá uma surra em Irani e a coloca para fora de casa. Rubens diz a Maria Célia que mais tarde retorna para casa, visto que ele vai pegar suas bagagens para a viagem de negócios. Ulisses conta aos pescadores que Zé foi preso por agredir Rubens. Maria Célia e Eunice chegam à mansão e contam a tia Cora o que aconteceu na Baronese Pescados. Isabel aproveita para dizer que um rapaz esteve procurando por Eunice, mas não revelou o nome. Tia Cora aconselha Maria Célia a ficar atenta com Eunice. Walter proíbe Rita de sair de casa para procurar a irmã, Irani. Incisiva, tia Cora pergunta a Eunice se não chegou o momento dela procurar um outro lugar para ficar. Ulisses vai à Baronese Pescados pedir para Rubens retirar a queixa contra Zé. Ao telefone, Eunice marca um encontro às escondidas.
Capítulo 4, 19 de junho de 2009 – Walter acusa Irani de ser mulher da vida. Exaltado, Walter ameaça bater em Daura. No escritório da Baronese Pescados, Rubens comunica Fabrício que vai ficar dois dias fora para tratar de negócios. Zé sai da cadeia e briga com pescadores. Tia Cora pede para Rubens desistir da viagem de negócios, pois ela está com um mau pressentimento que envolve Eunice. Ulisses vai ao encontro de Irani. Na mansão Baronese, Rubens despede-se de Maria Célia e parte para a viagem de negócios. Eunice vai ao encontro de Clóvis, homem que apareceu no portão da casa dos Baronese. Ela trama algo contra Maria Célia. Irani conta a Ulisses que foi expulsa de casa pelo pai, Walter. A moça revela que está grávida de Klauss, apesar do pouco tempo de namoro que teve com o estrangeiro. Pela manhã, Eunice acorda Maria Célia e insiste em conhecer a Ilha do Profeta. Zé, ao lado dos pescadores, em alto mar, está zangado porque não consegue pescar. Na marina, Fabrício recebe Maria Célia, Eunice e Isabel a bordo de uma lancha para levá-las à Ilha do Profeta. Um iate passa próximo ao barco dos pescadores e derruba Zé no mar.
Tia Cora procura por Maria Célia e Isabel na mansão. Ao atracar na Ilha do Profeta, Eunice pergunta a Fabrício se ele ficará na ilha o dia todo. Mal intencionada, ela pergunta para Fabrício quais são os meios de comunicação na ilha. Eunice permanece na lancha após a saída de todos. Ela sabota o barco. Ao entrar na casa das pedras, na Ilha do Profeta, rompe a bolsa de Maria Célia. Isabel sai em busca de Eunice e Fabrício. Para atrapalhar a comunicação entre a ilha e o continente, Eunice sabota o rádio amador. Isabel encontra Fabrício e diz que a bolsa de Maria Célia rompeu. Ele tenta comunicar-se por intermédio do rádio com o continente, mas percebe que falta um fusível no equipamento. Tia Cora vai à Baronese Pescados na tentativa de estabelecer comunicação com a ilha por meio do rádio amador. Fabrício conta a Eunice que o rádio amador está quebrado. Ulisses entrega dinheiro da pesca a Zé e diz que os pescadores o estão chamando de Zé Moreia, por conta de seu comportamento agressivo. Fabrício não consegue dar partida na lancha para buscar ajuda. As contrações de Maria Célia aumentam.
Capítulo 5, 20 de junho de 2009 – Sofrendo por conta das dores, Maria Célia é amparada por Eunice. Aflita, tia Cora não consegue estabelecer comunicação com a ilha. Maria Célia sente que o bebê está prestes a nascer. Daura diz que se Walter a impedir de ver a filha ela vai embora. Eunice dá ordens a Isabel para ajudar Maria Célia no trabalho de parto. Ao caminhar pela praia, Walter e Daura avistam Irani e Ulisses enamorados. Fabrício ouve Eunice dizer que duvida que o bebê de Maria Célia sobreviva. O rapaz pergunta a Eunice se ela armou contra Maria Célia. O bebê de Maria Célia nasce pelas mãos de Isabel.
Eunice chega ao quarto e toma o recém-nascido dos braços da empregada, Isabel, sem deixar Maria Célia ver o próprio filho. Eunice sai do quarto com o bebê no colo e pede para Isabel acompanhá-la. Eunice confunde Isabel ao dizer que é amante de Rubens Baronese. E manda a empregada se livrar do bebê. Isabel não acata as ordens de Eunice e leva o bebê para Maria Célia. A empregada revela a Maria Célia quais as intenções de Eunice e diz para ela fugir com a criança. Ao chegar no quarto, Fabrício constata que Maria Célia e o recém-nascido sumiram. Com o sumiço de Maria Célia, Eunice exige explicações de Isabel e bate na moça. Tia Cora consegue se comunicar com a ilha. Eunice conta a Tia Cora que Maria Célia deu à luz. Durante a viagem de negócios, Rubens recebe telefonema que o informa a respeito do acorrido com Maria Célia.
Após o parto, fraca, Maria Célia corre pela ilha na tentativa de salvar seu bebê. Fabrício sai à procura de Maria Célia. Tia Cora mobiliza uma lancha com equipe médica a caminho da ilha. Ao tentar fugir, Maria Célia escorrega pelas pedras da ilha e tem uma queda. Maria Célia solta o bebê, que fica a salvo, mas ela fica dependurada em um penhasco. Em tempo, Fabrício chega para salvá-la. Mas Maria Célia escorrega das mãos de Fabrício. Antes de cair do precipício, Maria Célia pede para o rapaz não deixar que ninguém faça mal a seu filho. Fabrício acolhe o bebê, que está a salvo nas pedras, e o abraça. Ele esconde a criança entre as rochas e ruma à casa das pedras. Tia Cora chega à ilha e pergunta de Maria Célia para Eunice. Fabrício conta a Isabel que Maria Célia e o bebê caíram do penhasco. No restaurante, Walter diz para Daura e Rita esquecerem a existência de Irani. Fabrício conta a Eunice que Maria Célia e o bebê caíram do penhasco. Eunice induz Fabrício a ficar ao seu lado e oferece-lhe dinheiro. Para isentar-se, Eunice faz chantagem com Isabel e diz que a empregada é a grande culpada.
Capítulo 6, 22 de junho de 2009 – Ulisses pede para Irani para não tocar no nome de Klauss – o estrangeiro que engravidou Irani. O pescador assume o filho da moça. Fabrício Vilela conta a tia Cora que Maria Célia caiu do penhasco com o bebê. Uma equipe tenta encontrar o corpo de Maria Célia e do bebê no mar. Fabrício Vilela resgata o bebê de Maria Célia, que estava escondido entre as pedras, e parte da ilha. Eunice conta a tia Cora que Maria Célia que insistiu para ir à ilha. Fabrício passa a chamar o bebê de Daniel. Tia Cora conta a Rubens Baronese que Maria Célia e o recém-nascido morreram. Rubens se desespera e pede para Eunice sumir da sua frente. Fabrício amamenta Daniel. Eunice diz para a empregada Isabel ir embora da mansão dos Baronese. Rubens resiste em acreditar no pesadelo. O rapaz recebe a notícia de que encontraram o corpo de Maria Célia. Rita vai à casa de Fabrício oferecer-lhe ajuda após o incidente. Rubens Baronese relembra momentos ao lado de sua amada. Eunice não esconde a satisfação ao ver Rubens desconsolado. Os pescadores comentam a morte de Maria Célia. Perturbado, Rubens pula na piscina da mansão.
Capítulo 7, 23 de junho de 2009 – Fabrício sente cada vez mais afeto por Daniel. Rita relembra seu primeiro encontro com Fabrício. Fabrício escreve carta de demissão à Baronese Pescados. Eunice encontra Clóvis às escondidas. Ulisses presta homenagem a Maria Célia. Fabrício entrega carta de demissão à secretária da Baronese Pescados. Tia Cora pergunta a Eunice onde ela estava. Zé Moreia e Ulisses têm um desentendimento. Fabrício Vilela decide ir embora com Daniel. Tia Cora diz a Rubens que será impossível encontrar o corpo do bebê. Ulisses pede para Irani ficar longe de Zé Moreia. Tia Cora e Rubens recebem a carta de demissão de Fabrício. Zé Moreia relembra o momento em que deu anel a Irani e ela o rejeitou. Tia Cora tenta convencer Isabel a contar o que aconteceu na ilha. Fabrício Vilela acompanha o enterro de Maria Célia à distância, com Daniel nos braços. Ao longo do enterro, Rubens jura amor eterno a Maria Célia. Diante do túmulo, Fabrício promete cumprir o que disse a Maria Célia: cuidar de Daniel como se fosse seu filho. (Início da segunda fase) Tia Cora e Rubens Baronese estão na sala da mansão à espera de Eunice. Os três vão à festa de inauguração da nova sede do Complexo Industrial de Pescados, o CIP.
Capítulo 8, 24 de junho de 2009 – Daniel pinta uma tela em seu quarto. Tia Cora nutre certa implicância por Eunice. Fabrício Vilela casou-se com Rita, que assumiu Daniel. Eliana é fruto da união de Fabrício e Rita. Rita faz críticas a Daniel, não compreende o estilo de vida do jovem artista. Isabel casou-se com Josias, que convida a mulher para ir à festa do Complexo Industrial de Pescados. Isabel nega o convite e diz que quer distância da família Baronese. Rubens conta a tia Cora e Eunice que faz anos que Maria Célia morreu. O empresário escolheu a data para inaugurar a nova sede do Complexo Industrial de Pescados, o CIP. Zé Moreia e Ulisses discutem em um bar à beira mar. Zé Moreia diz que Rubens se aproveita dos pescadores para construir sua fortuna. Antes da festa do CIP, Rubens deixa flores no túmulo de Maria Célia. Zé Moreia faz um protesto contra o CIP. Irani e seu filho Cauã ficam indignados ao ver a passeata comandada por Zé Moreia. Daniel conta ao pai Fabrício que conseguiu um trabalho.
Os convidados se atrasam para a festa do CIP por conta da manifestação dos pescadores. Priscila e Ney trabalham a todo vapor em uma lanchonete descolada: a Rock n Burguer. Cris, dona do dinner, é espevitada e severa. Eliana também trabalha na Rock n Burguer. Por conta do trânsito, ela chega atrasada. Patrícia acoberta a colega de trabalho. Rubens defende o CIP e diz que sem o complexo os pescadores já teriam morrido de fome. Ao saber que Daniel vai pintar painel no CIP, Fabrício tenta tirar a ideia da cabeça do filho. Por acaso Eunice e Fabrício se encontram. Na oficina, Mario e Montanha arrumam um carro. Daniel Vilela sai do carro para ver o que está acontecendo entre o pai, Fabrício, e Eunice. Eunice vê uma gargantilha com pingente no pescoço de Daniel. Rubens reúne empresários japoneses no CIP e pede desculpas pela confusão. O Complexo Industrial de Pescados é considerado o maior da América Latina. Fabrício diz a Daniel que não se dá bem com Eunice, pois eles brigaram no passado. Ulisses vai ao CIP conversar com Rubens Baronese.
Capítulo 9, 25 de junho de 2009 – Rubens aprecia a pintura de Daniel, fica curioso e pergunta sobre sua família. Daniel se incomoda e vai embora. Eunice encarrega Clóvis de investigar a vida de Fabrício. Gustavo delega a Flávio a contratação de profissionais para trabalhar na Ilha. Cris chega na oficina para consertar o carro. Mario, garanhão, finge não ser o noivo de Eliana. Cauã vaii falar com Zé sobre Klauss. Em troca, Zé exige que Cauã lhe faça um serviço e leva Cauã até seu barco misterioso. Fabrício e Rita estão aflitos com as dívidas. Fabrício se lembra de Eunice. Rita suspeita de um caso entre eles, no passado. Cris conta para Eliana que Mario não estava na oficina, apenas dois cafajestes.
Marize seduz Gustavo no escritório. Marujo alerta Ulisses sobre a aproximação entre Zé Moréia e Cauã. Eliana, preocupada com a situação da casa, informa Rita que sabe da verdade. No boteco, Clóvis observa Fabrício e colhe informações sobre sua vida. Rubens conversa com Homero sobre a filial do Ceará. Homero demonstra interesse em assumir, Rubens escolhe Gustavo. Homero fica furioso. Homero conta para Gustavo sua provável função na empresa do Ceará. Ulisses enfrenta Zé Moréia e ordena que fique longe de sua família. Daniel conta para Fabrício que conheceu Rubens. Fabrício fica apavorado. Clóvis relata para Eunice as informações sobre Fabrício. Acredita na possibilidade de Daniel ser o filho de Maria Célia.
Capítulo 10, 26 de junho de 2009 – Eunice decide infernizar a vida de Fabrício. Zé Moréia, com Cauã rouba um cargueiro, com produtos importados. Fabrício orienta Daniel a recusar qualquer trabalho para os Baronese. Daniel, em seu quarto, expressa seu amor por Eliana. Grande conflito. Fabrício decide não recorrer ao dinheiro de Eunice. Rita estranha. Daniel ouve. Marize e Gustavo, na cama, discutem sobre o casamento. Fabrício cogita vender seu carro. Eliana não aceita. Desiste da festa. Rita insiste em resgatar o dinheiro prometido por Eunice. Daniel ouve e pede explicações. Ela se irrita. Daniel a confronta em relação ao seu amor por ele. Cauã fala para Ulisses que está trabalhando como vendedor de produtos importados. Ulisses estranha. Eunice, após discussão com Rubens, decide fazer uma festa para Gustavo. Fabrício consegue emprego como vendedor de remédios. Gustavo e Flávio entram na lanchonete. Eliana tropeça com os patins e Gustavo impede sua queda. Os dois se olham fixamente.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 11 a 20 de Vende-se Um Véu de Noiva!

