Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 40 da novela “Senhora do Destino”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 31, 2 de agosto de 2004 – Maria do Carmo combina com Angélica não contar para ninguém que ela não é sua filha. Angélica quer um trabalho e Maria do Carmo oferece para ela ser a sua secretária. Nazaré sonha com a entrevista de Maria do Carmo, que prometera qualquer coisa a quem soubesse o paradeiro da filha. Nazaré remexe em seu armário e encontra a roupa que o bebê vestia no dia em que ela o sequestrou e decide tirar dinheiro de Maria do Carmo. Nazaré pede desculpas, Isabel insiste que as duas se reconciliem e Cláudia aceita, mas diz que não vai assinar a procuração. Isabel diz que vai trancar a faculdade e trabalhar. Nazaré sugere que Cláudia faça o mesmo. Viviane decide preparar o café da manhã de Bianca e Bruno. Nazaré rasga a apólice do seguro de vida e a queima e jura que Cláudia jamais saberá do dinheiro.
Plínio olha Angélica com interesse. Sebastião briga com Regina quando ela conta que está namorando João Manoel. Eleonora defende a irmã. Venâncio visita a mãe. Regina pensa em ser madrinha da bateria sem contar nada ao pai. Regina e Eleonora abraçam o irmão. Daiane chora sem motivo e Rita a consola. Bianca e Bruno reagem, quando percebem que Viviane passou a noite com o pai. Bianca e Bruno dizem que vão para a casa da avó. Viviane o manda ir atrás e contar para Maria do Carmo que eles vão se casar. Venâncio diz a Janice que quer comprar nova van e voltar a trabalhar. Viriato agrada ao Barão e a Laura. Maria Eduarda chega à casa dos avós, interessada em conhecer o cozinheiro. Bruno e Bianca se queixam para a avó. Maria do Carmo abraça-os e encara Reginaldo, desafiadora.
- Veja também:
- Resumo da novela Senhora do Destino
- Final da novela Senhora do Destino
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 3 de agosto de 2004 – Maria do Carmo chama Reginaldo para uma conversa. Ele insiste que ela fale na frente de Bianca e Bruno, mas ela se recusa. O Barão e Dona Laura adoram as sugestões de menu de Viriato. Maria Eduarda desiste de subir para a casa do avô, quando Gisela avisa que ela precisa assinar contrato, porque um projeto seu foi aceito. Reginaldo diz que vai se casar com Viviane. Maria do Carmo manda que ele conte para os filhos na frente dela. Crescilda avisa Leandro que Maria do Carmo convocou uma reunião familiar. Nalva se preocupa em saber se Viriato estará lá. Leandro pergunta por que ela se interessa tanto pelo irmão, mas ela desconversa. Ele impede que ela saia; Nalva se magoa. Leandro pede perdão por ter desconfiado dela.
Bianca e Bruno reagem com a notícia do casamento e dizem que ficarão morando com a avó. Isabel sai para procurar emprego. Nazaré se arruma e sai também. Maria do Carmo aconselha os netos a permanecerem com o pai e comunica a toda a família o casamento de Reginaldo e Viviane. Giovanni pede Maria do Carmo em casamento na frente de todos e ela brinca que ele é seu melhor amigo. Viviane vibra quando todos brindam ao seu casamento. Reginaldo diz que ela vai subir junto com ele. Thomas Jefferson espera Maria Eduarda na porta da gravadora e os dois comemoram o sucesso de seu projeto. Giovanni garante que seu pedido de casamento a Maria do Carmo estará sempre de pé. Nazaré liga para Maria do Carmo.
Capítulo 33, 4 de agosto de 2004 – Nazaré diz ser alguém que pode ajudar Maria do Carmo a encontrar a filha e pergunta se ela está disposta a pagar bem pela informação. Maria do Carmo garante que será generosa. Nazaré fala que tem em mãos a roupa que Lindalva usava quando desapareceu e avisa que ela não deve contar a ninguém sobre a conversa. Nazaré desliga quando Maria do Carmo insiste em marcar um encontro. Fausta consola Cláudia. Nazaré vai ao salão de cabeleireiro. Viviane teme que Dirceu fique contra o casamento e manda que Reginaldo converse com ele. Fausta mostra para Cláudia que Nazaré queimou algum papel e ela decide guardar as cinzas. Maria do Carmo distribui material de construção para os moradores de Pedra Lascada. O Barão se arruma impecavelmente para ir ao gabinete do deputado.
Maria Eduarda pára seu carro ao lado de Viriato e os dois se encaram. Isabel pede um emprego no restaurante e Viriato promete ajudá-la. Nazaré sai linda do cabeleireiro. O porteiro não deixa Reginaldo subir, porque Dirceu está com uma visita. Aretuza insiste que Dirceu lhe dê uma chance. Reginaldo vê Aretuza. Zé Maria comenta que ela vive indo na casa de Dirceu e diz que quer ser empregada, mas ele não acredita. Reginaldo segue Aretuza e vê que ela mora em um prédio elegante. Comenta com Viviane que ela só pode ser um caso de Dirceu. Ela acha que eles devem usar a informação para pressionar Dirceu. Giovanni visita Maria do Carmo e diz que não consegue ficar um dia sem vê-la. Cláudia atende o telefonema de Paulo Henrique, da seguradora. Nazaré arranca o telefone de suas mãos.
Capítulo 34, 5 de agosto de 2004 – Nazaré desliga e avisa que é assunto dela. Paulo Henrique liga outra vez. Nazaré marca um encontro com ele. Giovanni diz que toda vez que quer falar de sentimentos com Maria do Carmo ela desconversa. Nazaré liga para Maria do Carmo para lembrar que ela não deve comentar sobre suas conversas com ninguém. Giovanni percebe que ela ficou perturbada com o telefonema, mas ela nega. Venâncio manda Viviane chamar Reginaldo. O Barão se impressiona ao ver a quantidade de funcionários no gabinete de Thomas. Edgar pede para Isabel voltar no dia seguinte e confessa a Viriato que ficou muito impressionado com ela. Josivaldo vigia a loja.
Maria do Carmo diz a Giovanni que gosta de Dirceu. Giovanni insiste que a ama desde o primeiro momento que a viu e beija-a. Plínio sai com Yara. Cláudia insiste em saber o que o corretor falou, mas Nazaré mente que ele queria que José Carlos fizesse uma apólice. Cláudia repara o novo visual de Nazaré, que diz que vai procurar emprego. Nazaré sai, à noite, toda produzida. Giovanni cobra de João Manoel que Regina se defina se vai ser ou não a rainha da bateria. Ubiracy mostra o desenho da fantasia de Nalva. Ela não deixa que Leandro veja. Giovanni diz que vai ter festa na quadra no dia de aniversário de Nalva. Bianca e Bruno acham estranho que o pai converse com Venâncio. Venâncio quer saber se Reginaldo vai cumprir o prometido. Nazaré elogia Paulo Henrique. Maria do Carmo vê Josivaldo.
Capítulo 35, 6 de agosto de 2004 – Maria do Carmo segue Josivaldo, que escapa em uma van. Paulo Henrique diz para Nazaré que pensa em abrir uma oficina. Nazaré sugere emprestar-lhe, caso ele consiga liberar o seguro e convida-o para ir para o quarto. Maria do Carmo diz a Dirceu que não tem certeza, mas acha que era Josivaldo. Dirceu acha que ela está estressada e preocupada. O Barão estranha o turno dos funcionários do deputado. Marlene garante que vai ajudá-lo. Venâncio quer uma van, mas Reginaldo diz que os dois vão fazer as pazes publicamente e trabalhar juntos. O Barão conta que no gabinete de Thomas tem mais funcionários do que cadeiras. Isabel pede que Cláudia não deixe a casa.
Nazaré oferece 20% do seguro para Paulo Henrique e promete que ele terá uma noite inesquecível. Maria do Carmo examina algumas fotos mandadas pela produção do programa, mas não reconhece ninguém. Maria do Carmo conta para Rita que Daiane está grávida. Daiane ouve tudo, adora e resolve ir contar para Shao Lin. Rita desmaia. Todos ficam deslumbrados ao verem Regina sambando na quadra. Aurélia diz que Shao Lin não fugirá à responsabilidade. Yara diz que escolheu Plínio para ser pai do seu filho. Ele se revolta, mas ela garante que quer ter um filho sozinha, sem nenhuma relação com o pai. Daiane encontra Shao com Larissa, que confirma que ela é sua nova namorada. Paulo Henrique diz que vai fazer um relatório para o chefe sobre a intenção de Nazaré sacar o dinheiro em nome de Cláudia, a beneficiária do seguro.
Capítulo 36, 7 de agosto de 2004 – Paulo Henrique conta que estava investigando-a. Nazaré queima-o com o cigarro e rasga as suas roupas. Depois implora que ela fale primeiro com a enteada e ele concorda. Nazaré tem uma crise de ódio e destroça o travesseiro. Daiane chora desesperada. Rita, Maria do Carmo, Dirceu e Aurélia vão à academia. Shao Lin expulsa Larissa, que encontra Daiane e tripudia. Regina dá um show na quadra e Giovanni a adora. Yara dispensa Plínio e diz que o chamará no mês que vem, se não estiver grávida. Ele, furioso, jura que ela nunca mais chega perto dele. Shao Lin conta para Maria do Carmo que Daiane fugiu ao vê-lo com outra garota. Daiane é atropelada. Constantino a socorre. Rita grita ao saber. Dirceu leva-a para o hospital.
Isabel se preocupa porque a mãe não chega. Alberto faz-lhe companhia na praça, enquanto ela aguarda. Todos aguardam ansiosos notícias de Daiane na sala de espera do hospital. Aurélia dá uma bronca em Shao Lin. Nazaré acorda no hotel, se recompõe e sai. Alberto insiste em namorar Isabel, que diz estar com muitos problemas. O funcionário do hotel avisa que o cheque de Nazaré não tem fundos. Ela fica sem dinheiro alguma e aceita carona de um homem. Eleonora avisa que Daiane está bem. Nazaré chega e diz que tem uma surpresa boa. Plínio beija Angélica. Constantino se declara para Rita. Regina teme a reação do pai. Giovanni propõe que ela ensaie escondido. Reginaldo tranquiliza Viviane, que se preocupa com Venâncio. Nazaré manda Cláudia procurar a seguradora e receber o que o pai lhe deixou.
Capítulo 37, 9 de agosto de 2004 – Nazaré confirma o seguro e diz que Cláudia deve usá-lo para pagar a hipoteca. Ela aceita desde que a casa passe para seu nome. Isabel concorda. Nazaré fica furiosa. Isabel propõe a Cláudia que façam um acordo em cartório que elas não podem ser despejadas. Nazaré fotografa a roupa de Lindalva. Aurélia cuida de sua mãe que está doente. Flaviana avisa Giovanni que Sebastião é uma fera. Sebastião nada fala quando Janice diz que Venâncio voltou. Angélica beija Plínio. Cícera os flagra e se horroriza porque os dois podem ser irmãos. Maria do Carmo conta a todos que Angélica não pode ser sua filha, por causa da marca de nascença, que Lindalva não tinha. Reginaldo avisa que perdoou Venâncio e vai ajudá-lo a reestruturar a vida. Maria do Carmo deixa claro para o filho que jamais engoliu a história do motel.
Reginaldo jura que não estava no motel. Maria do Carmo aceita a reconciliação dos primos. Daiane sai do hospital e chora porque seu filho não terá pai. Aurélia obriga o filho a ir à casa de Rita. Jandira tenta dar o recado do advogado de Cigano, mas Rita nem ouve. Josivaldo vigia a casa de Maria do Carmo. Reginaldo diz a Viviane que Maria do Carmo é sua pior inimiga e que tem uma arma contra ela: a mulher que estava na casa de Dirceu. Alfred, o mordomo de Gisela, volta de férias. Isabel garante a Edgard que não tem experiência, mas vai se esforçar. Ele se impressiona com a determinação dela. Angélica conhece a loja. Maria do Carmo recebe a foto da roupa de Lindalva. Nazaré liga.
Capítulo 38, 10 de agosto de 2004 – Maria do Carmo diz que reconheceu a roupa. Nazaré promete lhe contar tudo, se a polícia não for envolvida. Maria do Carmo insiste em marcar um encontro, mas Nazaré desliga. Venâncio conta para a mãe que Reginaldo o perdoou. Gisela pergunta a Alfred sobre as esmeraldas de Laura, mas ele se recusa a comentar. Edgard contrata Isabel. Maria do Carmo pede que Angélica tente descobrir o telefone de quem ligou para ela. Isabel pressiona, quando Nazaré diz que não vai passar a casa para o nome de Cláudia. Nazaré garante a filha que vai arrumar dinheiro para saldar a hipoteca. Paulo Henrique diz que em dois dias o dinheiro estará na conta de Cláudia.
Constantino abraça Rita e diz que estará sempre disponível para ela. Aurélia e Shao Lin chegam à casa de Rita. Ele diz que seria melhor Daiane não ter o filho. Rita fala que a filha é quem irá decidir. Shao Lin promete uma pensão somente. Aurélia se indigna com a atitude do filho. Maria do Carmo atende Edgard, que deseja comprar coisas para reformar os banheiros do restaurante. Plínio pergunta a Josivaldo se ele é desabrigado e precisa de material de construção. Quando ele confirma, chama Maria do Carmo e Josivaldo escapa. Maria do Carmo conta para Giovanni que Angélica não é sua filha. Plínio procura Yara e avisa que não quer um filho. Ela garante que não precisa de um pai. Viviane tenta agradar Bruno e Bianca, mas eles nem falam com ela. Reginaldo vê Josivaldo, o reconhece e chama-o de pai.
Capítulo 39, 11 de agosto de 2004 – Reginaldo pergunta se ele é seu pai e Josivaldo confirma. Reginaldo quer saber por que ele os abandonou. Josivaldo passa mal e Reginaldo o ampara. Plínio chega furioso em casa e é grosseiro com Cícera. Josivaldo garante que Reginaldo é seu filho predileto e pede para conversar com ele longe do bairro, para não encontrar Maria do Carmo. Maria do Carmo manda fazer uma procuração para que Angélica consiga na telefônica o número de Nazaré. Cláudia entrega a minuta da escritura para Isabel e Nazaré, que se recusa a ler. Nazaré separa uma foto de Isabel ainda bebê. Nazaré manda um motorista de táxi levar a foto para Maria do Carmo. Maikel promete ajudar a mãe a educar o filho de Daiane.
Shao Lin não ouve Aurélia, que insiste que ele deverá proteger a criança. Josivaldo vibra ao saber que Reginaldo pensa em ser governador. Viviane explode com Bruno e Bianca, que resolvem ir ao comitê de Reginaldo. Josivaldo se emociona ao vê-los e chama-os de meus netos. Eles não entendem nada e pedem uma explicação ao pai. Reginaldo inventa que Josivaldo é um eleitor que está preocupado com os netos. Viviane escuta a conversa atrás da porta e descobre que Josivaldo é o pai de Reginaldo. Josivaldo pede que Reginaldo guarde segredo, pois acha que não é hora ainda para revelar tudo para Maria do Carmo. Dirceu contrata Aretuza. Viviane garante a Reginaldo que Josivaldo é o que ele precisa para quebrar a força da mãe. Maria do Carmo recebe a foto e fica estarrecida.
Capítulo 40, 12 de agosto de 2004 – Angélica percebe a emoção de Maria do Carmo. Dirceu liga e Maria do Carmo atende pensando ser Nazaré. Ela fala que tem certeza agora que ela sabe onde está sua filha. Dirceu não entende nada, ela disfarça e ele diz que eles precisam ter uma conversa. Flaviana manda João Manoel ter cuidado com Sebastião e aconselha Giovanni a esquecer Maria do Carmo, porque o jogo já está perdido. Dirceu pressiona Maria do Carmo. Ela pede que ele lhe dê a sua palavra que não vai contar para ninguém e revela o que está lhe preocupando. Nazaré bebe com Shirley e Jacques e jura que vai conseguir o dinheiro da casa. Dirceu reafirma que a polícia é que deve investigar uma denúncia. Maria do Carmo mente que ela não deu nenhuma prova do paradeiro de Lindalva.
Maria do Carmo diz ao advogado que não precisa mais da procuração. Josivaldo conta com prazer o dinheiro que Reginaldo lhe deu. Reginaldo comenta com Viviane que Josivaldo e Maria do Carmo ainda são legalmente casados. Viviane torce para que ele atrapalhe a vida da mãe. Regina beija João Manoel, mas de olho na janela, com medo do pai. Sebastião insiste com Janice que não tem mais filho. Laura organiza o jantar do dia seguinte. Viriato e Cícera saem para ir ao mercado e surpreendem Plínio com duas gatas no carro. Reginaldo diz a Josivaldo que vai ajudá-lo a voltar a morar com Maria do Carmo. Nalva convida Maria do Carmo para o seu aniversário. Cigano surpreende Rita e Constantino de mãos dadas. Nazaré pede R$ 250 mil para Maria do Carmo.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 41 a 50 de Senhora do Destino!

