Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Sabor da Paixão”, exibida pela Globo em 2002/2003.
Capítulo 16, 17 de outubro de 2002 – Vicente confessa que não sabe ler. Juca ameaça começar uma briga com Luiz Filipe, mas Hermínia interfere. Alexandre e Diana não se veem. Hermínia se desmancha em elogios a Miguel. Cecília promete manter o segredo de Vicente e pede que ele não a abandone. Nelson e Tania listam as peças de Quintino e, quando ele cochila, pegam algumas. Grace implica com Laiza. Marina vibra com a volta de Hugo. Luiz Filipe pede desculpas pela grosseria de Branca. Silvano percebe que Tania guardou alguma coisa na sacola, mas Nelson inventa uma desculpa. Diana se emociona ao ver o vinhedo. Alexandre deixa recado para Diana com Madona, mas Hermínia rasga o papel com o telefone. Cecília se preocupa porque Teca não quer mais estudar. Pedro, Alexandre e muitas mulheres embarcam para uma viagem pelo Douro. Diana se atrapalha no início do trabalho e Zé Carlos se prontifica a ajudar. Jean pede permissão para Madona e Fabiana para ficar uns dias na loja abandonada. Cecília decide dar aulas para Vicente. Rita manda Diana ficar longe de Zé Carlos. Zenilda vê de longe Zé Carlos assediando Diana e se enfurece.
Capítulo 17, 18 de outubro de 2002 – Diana joga um balde d´água em Zé Carlos. Zenilda esbraveja com ele, que acaba seduzindo-a. Hermínia deixa Juca encucado ao dizer que Laiza tem pretendentes muito melhores do que ele. Edith consegue um quadro negro para Cecília dar aulas para Vicente e se anima ao ver a amiga entusiasmada com o projeto. Laiza jura que Luiz Filipe não está paquerando-a, mas Juca não acredita. Nelson vende peças de Quintino. Madona conta para Nelson que Diana escreveu. Jean pede para Fabiana, sem ser vista, apanhar as suas tintas. Rita e outros trabalhadores da vindima sofrem um acidente. Diana puxa conversa com Tio Nuno, um antigo colhedor, que aponta as terras que ficaram por muito tempo abandonadas e que hoje pertencem à Quinta Paixão. José Carlos deixa que Diana telefone para o Brasil da Quinta, desde que ela jante com ele. Nelson avisa ao tio que vai atrás de Diana. Zenilda flagra Diana no escritório.
Capítulo 18, 19 de outubro de 2002 – Zenilda descobre que Diana é brasileira e tem um ataque. Jean sonha com uma mulher e uma criança e acorda desesperado. Juca inventa que está trabalhando com Pirica e faz um trato para que ele confirme para Hermínia. Nelson consegue com Hermínia o endereço de Diana. Fabiana e Madona se assustam com a caveira que Jean pintou. Cecília dá aula para Vicente. Laiza ouve Cacau contar que Alexandre levou um bolo de Diana, para quem havia comprado uma passagem. Branca se assusta quando Luiz Filipe propõe, de surpresa, a visita a uma casa de adoção. Teca quer colocar um piercing e fazer tatuagem, esconde os óculos da mãe e faz com que ela assine uma autorização. Jean, completamente bêbado, é cercado por um monte de gente e é agressivo com Solange. O juiz manda que Edith entregue Toninho para que seja adotado por candidatos à espera, já habilitados. Zenilda desafia Diana, que acaba se cortando. Diana chora na margem do rio e vê a imagem de Alexandre refletida. Os dois se olham emocionados e se beijam.
Capítulo 19, 21 de outubro de 2002 – Alexandre fica surpreso ao saber que Diana está trabalhando na Quinta Paixão e afirma que é empregado de lá. Alexandre e Diana se encontram escondidos. Luís Filipe pergunta a Laiza se uma mulher que não tem instinto materno é egoísta. Alexandre decide ir embora com Diana. José Carlos conta tudo a Zenilda. Alexandre e Diana viajam por Portugal.
Capítulo 20, 22 de outubro de 2002 – Laiza pergunta a Hermínia se foi ela quem deu o endereço de Diana a Nelson, e ela admite que sim. Nelson afirma para José Carlos que Diana estava tentando descobrir quais eram as terras de seu pai, deixando-o chocado. José Carlos avisa a Nelson que Diana sumiu com o dono da Quinta. Laiza fica radiante ao saber que Diana está com Alexandre, mas se esquece de avisar que Nelson foi atrás dela. José Carlos revela a Zenilda quem Diana é, deixando-a histérica. Alexandre mostra Portugal a Diana. José Carlos garante a Rita que Diana é uma golpista. Guto descobre que Teca está querendo fazer tatuagem e piercing e fica horrorizado. Hermínia avisa a Cecília que Diana está sendo enganado por um playboy de Portugal. Fabiana e Madona pedem que Jean as ajude a alegrar Edith, mas ele as destrata. José Carlos e Zenilda decidem acusar Diana de roubo. Diana revela a Alexandre que veio procurar as terras de seu pai.
Capítulo 21, 23 de outubro de 2002 – Alexandre fica perplexo quando Diana confirma que seu terreno deve ser na Quinta Paixão. Ela conta a situação de sua família, deixando-o muito agoniado. Laiza tranquiliza a mãe, afirmando que Diana está muito bem. Alexandre avisa Diana que encontrou um meio de ajudá-la. Tania fica passada ao saber que Nelson foi para Portugal. Vicente se perturba ao falar do amor de Miguel por Cecília. Pedro suspeita de um golpe, mas confirma que as terras estão registradas em nome do tio de Miguel Maria Coelho. Alexandre está disposto a devolver as terras e Pedro sugere um arrendamento.
Luiz Filipe entrega para Branca os formulários para que eles se habilitem para a adoção. Quando ele sai, ela rasga os papéis, para surpresa de Yvone. Rita volta para casa e encontra-a vazia. A vizinha avisa que foi seu marido, João, que levou tudo. Jean ouve a conversa de Cecília e Vicente sobre a falta de estoque e a dívida com os fornecedores, que não querem mais entregar novas mercadorias. Diana consola Rita. Zenilda acusa Diana de ser uma dissimulada e conta para Alexandre que a denunciou à polícia por roubo. Ele ameaça nunca mais por os pés na Quinta.
Capítulo 22, 24 de outubro de 2002 – Alexandre insiste com a mãe que o melhor a fazer é devolver as terras para Diana. Zenilda argumenta que o luxo que eles vivem é pago com aquela faixa de terra. Juca expulsa o agiota do Bar Do Douro. Cecília pede ajuda a Edgar para fazer as compras para o bar. Alexandre sugere que eles arrendem o terreno da família de Diana por dois anos e depois devolvam-no. Diana se choca quando Rita conta que Alexandre é o dono da Quinta Paixão e decide que nunca mais deseja vê-lo. Cacau ouve na secretária eletrônica do namorado que ele encontrou a sua Cinderela. Alexandre fica estatelado quando Diana avisa que está indo embora e que já descobriu tudo. José Carlos tem um plano para afastar o jovem casal, mas faz imposições a Zenilda. Pedro compra uma flauta para Isadora. José Carlos combina com Nelson que ele fale mal de Diana para Alexandre. Orlando fica furioso quando Isadora recebe telefonema de Pedro. Fabiana vê o agiota falando com Madona. Alexandre chega na casa de Rita na hora em que Diana está sendo presa.
Capítulo 23, 25 de outubro de 2002 – Alexandre mente para os policiais que a queixa já foi retirada. Diana fica furiosa ao saber que foi acusada de roubo. Fabiana pede que Jean veja o que aconteceu com Madona. Luiz Filipe explode quando Branca avisa que o formulário de adoção foi jogado no lixo. Madona chega em casa, assustada, com o agiota. Ele avisa que, se a dívida não for paga, vai tirar tudo do bar. Alexandre jura que mentiu para protegê-la e que a mãe concordou em pagar uma boa quantia pelo arrendamento das terras. Diana pede que ele nunca mais minta para ele. Jean, bêbado de cair, avisa Juca que o agiota foi visto na casa de Cecília, mas ela, com medo das ameaças, nega.
Alexandre mostra para Diana as duas passagens para o Brasil que marcou para o dia seguinte. Luiz Filipe ensina Laiza uma jogada de sinuca. Branca vai atrás do marido e flagra ele e Laiza agarrados dando uma tacada e comemorando com um abraço efusivo. As amigas seguram-na. Ela se aproxima do marido bancando a simpática, mas deixa claro que reconheceu Laiza da boate. Cacau paquera Xavier. Pedro, ao saber que Alexandre não contou para Diana que o terreno dela é o mais valioso da Quinta, questiona se ela irá perdoar mais uma mentira.
Capítulo 24, 26 de outubro de 2002 – Diana conta para Alexandre que namorava firme um rapaz antes de conhecê-lo, mas fez questão de terminar tudo, porque não suporta mentiras. Laiza dá uma tacada e faz o garçom derrubar um chope no vestido de Branca, que arma um escândalo. Juca fica furioso ao saber que a namorada jogou sinuca com Luiz Filipe e vigia Laiza, que vai ao encontro do agiota e ameaça-o. Ela fica furiosa por ter sido seguida. Nelson procura Alexandre, se apresenta como o noivo de Diana, conta que ela sempre soube que ele era o dono da Quinta e que planejou desde o começo dar um golpe nele.
José Carlos expulsa Nelson, trocando um olhar conivente. Orlando se recusa a ir às Bodas de Prata dos pais de Isadora. Alexandre escreve uma carta para Diana e entrega a José Carlos. Luiz Filipe e Laiza conversam e ele confessa que estava querendo vê-la de novo. Cecília estranha ao saber que a mercadoria para o bar foi inteiramente paga. Jean, escondido, sorri. Diana assina o contrato sem ler, confiando em Alexandre. Zenilda vibra. Diana recebe no aeroporto a carta de Alexandre e chora. De longe, Nelson observa feliz.
Capítulo 25, 28 de outubro de 2002 – Rita sacode Diana, que permanece imóvel. Nelson vibra ao vê-las embarcando. Edgar promete descobrir para Cecília quem é o seu benfeitor. Paula e Cacau vão ao escritório de Xavier e acabam se desentendendo. José Carlos quer o seu nome em um vinho especial. Zenilda gargalha e ele vai embora furioso. Laiza acha que Luiz Filipe comprou as mercadorias para o bar. Alexandre confidencia a Fátima que Diana só queria o seu dinheiro. Diana telefona para Alexandre, mas Zenilda atende e ela desliga. Jean se desculpa com Fabiana e Madona pintando um jardim florido no local da caveira. Fabiana esconde a garrafa de Jean na sua mochila.
Branca compra um cachorro para agradar o marido, mas ele manda que ela devolva. Teca mostra a tatuagem e o piercing para Guto. Luiz Filipe procura Laiza, jura não ter sido o anjo da guarda, e acaba beijando-a. Ela sai correndo, é segura pelo agiota, mas consegue se desvencilhar com um golpe de capoeira. Juca encara o agiota com uma navalha na mão. Diana mostra a carta para Rita. Nela, Alexandra confessa que ama outra mulher.
Capítulo 26, 29 de outubro de 2002 – Rita consola Diana. Juca fere o agiota e acaba preso. Fabiana e Madona arrumam uma festa para Jean. Hermínia procura Madona na casa de Edith, que acaba descobrindo a garrafa na mochila de Fabiana. Juca é colocado na cela com sujeitos mal-encarados. Hermínia bate em Jean ao encontrá-lo de mãos dadas com Madona e Fabiana. Isadora manda Ubaldo avisar Orlando que irá passar o final de semana com os pais. Cecília se chateia ao descobrir que Teca a enganou para fazer a tatuagem e o piercing.
Vicente é firme com Laiza, que deseja ir no meio da noite para a delegacia. Xavier tenta conversar com o agiota e se surpreende ao saber que Miguel assinou promissórias. Branca tenta cobrar de Luiz Filipe por ele ter passado a noite fora, mas ele é ríspido com ela. Cacau dá uma carona para Xavier, que vai buscar Diana no aeroporto. Fabiana deixa escapar que ela e Madona têm um esconderijo. Cacau se liga quando Xavier chama Diana. Zenilda fala mal de Diana e comete um erro. Alexandre estranha o fato de ela saber que Nelson o procurou.
Capítulo 27, 30 de outubro de 2002 – Zenilda disfarça que José Carlos lhe contou tudo. Alexandre acha que talvez Nelson tenha mentido, mas a mãe arremata que, se Diana não fosse uma interesseira, teria telefonado. Xavier fica feliz com a vinda de Rita, que comenta da Cave Paixão. Cacau pede para ser apresentada e mede Diana de alto a baixo. Branca jura que errou por amor e pede mais uma chance. Hermínia implica com Paula. Pedro tenta convencer Alexandre a voltar com ele para o Brasil, mas nada consegue. Edith procura Cecília para falar do esconderijo e ela promete que vai conversar com Jean. Teca chora quando a mãe a coloca de castigo.
Quintino percebe o roubo das peças do antiquário e passa mal. Luiz Filipe desiste da adoção ao ouvir Branca dando detalhes do bebê que deseja, de cabelos lisos e olhos azuis. Cecília pede que Jean se afaste das meninas. Silvano tenta alertar Quintino, que não aceita a acusação contra Nelson. Vicente percebe a tristeza de Cecília e a consola. Luiz Filipe sai de casa. Silvano promete que vai ajudar Hermínia a se livrar do agiota e busca a cumplicidade de Quintino. Nelson pede grana para José Carlos, que nega, mas Zenilda interfere. Diana chora nos braços da mãe.
Capítulo 28, 31 de outubro de 2002 – Cacau faz perguntas a Xavier sobre Diana e depois o beija. Rita fica sem graça ao ver o beijo. Silvano propõe que eles peçam um empréstimo ao agiota e filmem tudo para que ele seja incriminado e preso. Xavier explica para Rita que Cacau não é sua namorada. Jean mente que tem uma doença incurável e Zezinho acaba lhe dando uma garrafa de cachaça. Diana acorda assustada e chora na janela, sendo observada de longe por Jean. Fátima ouve Zenilda e José Carlos conversando sobre Nelson. Orlando se chateia ao receber o recado de Isadora. Laiza soca Juca quando ele volta e garante que não quer ser mais mulher de malandro e que ele precisa dar um jeito na vida. Teca dá-lhe um beijo e garante que ele é um super-homem. Hugo concorda em hospedar Luiz Filipe. Alexandre sai com uma mulher e não tem tempo de conversar com Fátima. Todos querem contar seus problemas para Diana. Jean tem um pesadelo com fogo. Uma mulher risca um fósforo e joga no chão e o fogo se espalha. Todos gritam que foi Jean que provocou o incêndio.
Capítulo 29, 1 de novembro de 2002 – Pirica apaga o fogo. Eva incita as pessoas contra Jean. Diana protege Jean. Todos estranham ao saber que Jean pagou a bebida com uma nota de cem reais. Silvano e Quintino gravam conversa com o agiota. Fátima conta para Alexandre que José Carlos e Nelson estavam de conluio. Nelson e Pedro voltam ao Brasil. Hermínia exulta quando Diana avisa que vai procurar Nelson. Alexandre confirma que Nelson esteve na Cave e parte para o confronto com José Carlos.
Capítulo 30, 2 de novembro de 2002 – Diana agradece por Nelson ter ido a Portugal, se penitencia por não ter ouvido os seus conselhos mas, quando ele fala em noivado, ela deixa claro que nada mudou entre eles. José Carlos insiste que não lembra sobre o que conversou com Nelson. Solange flagra Tania e Edgar se beijando. Xavier agradece o esforço de Silvano e Quintino, mas avisa que agiotagem não é crime. Alexandre questiona a mãe, que se recusa a responder se encontrou-se com o noivo de Diana. Xavier descobre na fita que o agiota ofereceu documentos falsos, entrega-a ao delegado, que arma um flagrante.
José Carlos garante a Zenilda, entre beijos, que Alexandre não vai descobrir nada. Silvano e Quintino disputam Hermínia, que adora. O agiota é preso e promete que vai dar troco às clientes de Xavier. Zenilda decide não depositar a segunda parcela da dívida com Diana. Branca arma escândalo na enoteca, porque não encontra Luiz Filipe. Vicente e Cecília se assustam quando o segurança do agiota chega ao bar recolhendo mesas e cadeiras. Alexandre conversa com Fátima e decide voltar para o Brasil. Zenilda, do alto da escada, o proíbe.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Sabor da Paixão!

