Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 51 a 60 da novela “Rubi”, exibida pelo SBT em 2005 e reprisada em 2006, 2013 e 2017.
Capítulo 51, 13 de abril de 2005 – Tiago diz a Rubi que sente muito que seu acidente tenha adiado o encontro dos dois pois sabia que ela iria até seu iate. Rubi responde que só ia até o iate para dizer que jamais seria sua amante. Liliam vai até a casa de Genaro para dizer que não permitirá que volte a enganá-la e informa que vai dizer a seu filho, Luiz, quem é seu verdadeiro pai. O advogado comunica a Rubi que existe uma possibilidade de que Caetano fique em liberdade. Rubi diz que ela e seu marido não concordam que Cristina se case com um taxista por isso não querem que Caetano seja libertado. Maribel oferece dinheiro a Cardoso pelo documento falsificado. Cardoso por sua vez tenta chantagear Belmiro que, furioso, diz que se tentar arruiná-lo o levará com ele. Maribel grava a conversa onde Cardoso reconhece que ele e Belmiro falsificaram a assinatura de Alessandro para acusá-lo de fraude e para conseguir uma grande quantidade em dinheiro. Raul diz a David que Lorena rompeu seu compromisso com ele por causa de Paco e pede que o mande embora de sua empresa. Rubi procura Alessandro e pergunta se voltaria para ela se terminasse seu casamento com Heitor.
- Veja também:
- Resumo da novela Rubi
- Resumo das novelas
Capítulo 52, 14 de abril de 2005 – Rubi confessa a Alessandro que cometeu um grande erro ao se casar com Heitor. Alessandro aconselha Rubi a falar francamente com Heitor e diz que só volte a procurá-lo depois que estiver livre. Lorena diz ao pai que ama Paco e não pretende abrir mão dele só porque não pertence a mesma classe social. Paco conversa com Raul, pede que aceite o fato de que Lorena não o ama e pede que os deixe viver em paz. O Dr. Belmiro é preso durante um evento. Maribel diz a Alessandro que seu nome já está limpo. Cristina diz a Rosário que está esperando um filho de Caetano. Rosário procura Rubi e diz que Caetano precisa sair da cadeia para se casar com Cristina porque ela está esperando um filho dele. Rubi responde que se Cristina se incomoda de ser mãe solteira então que faça um aborto. Depois, com cinismo, diz a Rosário que foi ela que colocou a joia na bolsa de Caetano. Elisa ouve quando Genaro diz para Liliam que com ela levava uma relação cordial mas é a ela que ama. Rubi diz a Maribel que Alessandro jamais será dela, pois só a vê com olhos de ortopedista. Maribel, debochada, diz a Rubi que jamais imaginaria que ela tivesse ciúme de uma aleijada e informa que vai jantar com seu ortopedista.
Capítulo 53, 15 de abril de 2005 – Maribel diz a Rubi que ela deveria admirar mais a sua mãe. Rubi pergunta a Luiz como ele pode ser amigo da filha do homem que arruinou seu pai. Elisa comenta com Rubi que viu Genaro beijando Liliam e depois ouviu os dois falando sobre dinheiro e Rubi a aconselha a denunciá-lo por bigamia. Lorena conta para Paco que decidiu sair de casa porque seus pais querem obrigá-la a namorar Raul. Cristina encontra a mãe desacordada e a leva para o hospital. Quando Rubi chega ao hospital, Alessandro comunica às irmãs que Rosário faleceu. Durante o velório de Rosário, Cristina toma uma decisão radical e expulsa Rubi e Heitor do local. Maribel diz a Heitor que só agora descobriu o quanto ele é frágil, e que está muito decepcionada ao constatar que é como argila nas mãos de Rubi. Cristina ouve quando Dona Lola comenta com Dona Margarida que Rosário passou mal depois de voltar da casa de Rubi. Por isso, quando Rubi chega ao cemitério Cristina a chama de assassina.
Capítulo 54, 16 de abril de 2005 – Cristina diz a Rubi que já sabe que sua mãe passou mal depois de falar com ela e acusa a irmã de ter provocado sua morte. Os vizinhos, revoltados, expulsam Rubi. Magda acusa Rubi de ter roubado a felicidade de Maribel, diz que ela nunca será feliz porque não sabe amar e depois lhe dá uma bofetada. Magda conversa também com Heitor e diz que com uma mulher como Rubi a seu lado pagará por todo o mal que fez a Maribel. Elisa, seguindo o conselho de Rubi, denuncia Genaro por bigamia. Paco pede aos pais de Lorena que se reconciliem com sua filha, mas eles se negam a ouvi-lo e o expulsam de sua casa. Paco pergunta a Lorena se aceitaria se casar com ele. Ela responde que o ama mas primeiro quer se realizar profissionalmente. Liliam confessa para Genaro que Artur é o pai de Luiz mas garante que ele nunca soube que ela estava grávida. Genaro pede a Luiz que não trabalhe com Artur. Heitor diz a Elisa que já foi aberto um processo para apurar a denúncia que fez contra seu padrinho. Elisa diz que fez a denúncia em um momento de desespero e confessa que está arrependida.
Capítulo 55, 18 de abril de 2005 – Marcos promete a Alessandro que vai estar com ele durante a cirurgia. Alessandro pede a Marcos que vá ver Rubi pois tem medo do que Thiago possa fazer já que ameaçou matá-los. Sofia critica Maribel por estar saindo com Luiz. Maribel comenta com Luiz que Sofia está com ciúmes porque os viu juntos. Ele responde que não tem nada contra Sofia mas seu coração pertence a outra. Alessandro diz a Rubi que, por ela, ele arruinou sua vida e seu casamento enquanto ela estava se divertindo ao lado de Thiago. Alessandro comenta com Sofia que tem muito medo de não poder voltar a operar. Sofia confessa a Alessandro que não conseguiu esquecer Luiz e conta que ele tem um relacionamento sério com Maribel. Rubi, furiosa, comenta com Toledo que não suporta a ideia de que Sônia e Alessandro estejam juntos novamente. Marcos, feliz, conta para Alessandro que Cristina aceitou se casar com ele. Sofia deseja felicidade a Maribel ao lado de Luiz mas diz que não podem continuar sendo amigas porque ainda o ama. Sônia conta a Heitor que Thiago mandou agredir Alessandro por causa de Rubi e que ela estava na suíte junto com ele.
Sônia pede a Heitor que converse com Rubi e peça a ela que se afaste da vida de Alessandro para sempre. Rubi diz a Alessandro que só terá filhos com ele, pois é o amor de sua vida. Heitor pede explicações a Rubi e exige que ela diga o que estava fazendo no quarto de Thiago. Rubi, se fazendo de vítima, afirma que Thiago ameaçou fazer mal a ele e, por isso, foi até sua suite pedir que não fizesse nada. Ela diz também que Alessandro, coincidentemente, apareceu no local e, ao tentar defendê-la e acabou provocando a ira de Thiago que, por vingança, mandou agredi-lo. Maribel comunica ao pai que Luiz a pediu em namoro. Artur, visivelmente irritado, diz que jamais permitirá que sua filha namore um alcoólatra. Heitor procura Alessandro para agradecer por ter defendido Rubi de Thiago. Rubi vai até a casa de Sônia para reclamar o fato dela ter contado a Heitor sobre seu relacionamento com Thiago. Rubi aproveita para provocá-la e diz que Alessandro é e sempre será seu. Sônia, irritada, lhe dá uma bofetada. As duas brigam e Sônia acaba sofrendo uma queda. Sônia pede a Heitor que converse com Rubi e peça a ela que se afaste da vida de Alessandro para sempre.
Capítulo 56, 19 de abril de 2005 – Célia, assustada, tira Rubi e Carla da casa sem socorrer Sônia. Alessandro chega em casa e encontra Sônia morta. Célia comenta com Rubi que todos acreditam que a morte de Sônia foi um acidente e, sarcástica, comenta que sua presença no local não passou de uma mera coincidência mas se Alessandro souber não pensará assim. Rubi, muito irritada com os comentários de Célia, responde que o melhor que tem a fazer é ficar calada e sua vida estará resolvida. Maribel diz a Alessandro que ao fazerem a autópsia no corpo de Sônia descobriram que ela estava grávida de três semanas e Alessandro chora desconsolado. Lorena pergunta para Maribel se está decidida a continuar seu relacionamento com Luiz e a aconselha a lutar pelo amor de Alessandro. Maribel admite que ama Alessandro mas como era amiga de Sônia seria como se a traísse.
Rubi diz a Toledo que tem uma entrevista marcada com o Conde Aragon e precisa estar muito atraente. De repente ela lembra que deu o broche a Carla e se Alessandro o vir saberá que esteve com Sônia. Rubi se preocupa com o broche porque sabe que se Alessandro o vir vai acusá-la de envolvimento na morte de Sônia. Rubi procura Alessandro e Maribel, ao vê-la, pede que respeite a dor de Alessandro e diz que não permitirá que se aproxime dele. Rubi, debochada, responde que vai estar com ele quantas vezes quiser. Alessandro chega, expulsa Rubi e diz que não quer voltar a vê-la nunca mais. Rubi consulta um vidente para saber se conseguirá reconquistar Alessandro. Ele responde que o doutor precisa de uma mulher boa que não queira nada além de seu amor. Heitor diz a Rubi que ela foi muito dura com o Conde e a aconselha a ser mais cordial para agradar o novo sócio. Luiz procura Artur para pedir permissão para namorar com Maribel. Artur responde que jamais permitirá que sua filha namore um homem como ele. Rubi diz a Maribel que Luiz é um homem proibido para ela e revela que são meio-irmãos.
Capítulo 57, 20 de abril de 2005 – Rubi procura Alessandro com o pretexto de pedir a ele que a ajude a convencer Maribel de que seu relacionamento com Luiz é proibido porque são meio- irmãos. Rubi diz a Alessandro que vai mudar sua maneira de ser mesmo que não volte a ficar com ela. Rubi recebe um convite do Conde para tomar um drinque. Artur diz a Liliam que precisa saber se ela estava grávida quando se separaram pois Luiz está apaixonado por Maribel. Liliam fica muito nervosa com a notícia e desmaia. Depois confessa a Artur que Luiz é seu filho. Artur diz a Maribel que Luiz é seu meio-irmão e depois revela a Luiz que ele e Maribel são filhos do mesmo pai. Luiz se nega a aceitar que Maribel seja sua irmã. Artur explica a Maribel que Liliam nunca falou sobre sua gravidez porque pensava que a havia abandonado e garante que se tivesse conhecimento teria assumido seu filho e os dois teriam convivido como irmãos.
Heitor discute com Rubi ao descobrir que ela está tomando anticoncepcionais. Ela se justifica e diz que decidiu toma-los porque primeiro queria que a relação ficasse mais estável. Luiz procura Maribel para ter a confirmação de que realmente são irmãos. Ela confirma o parentesco e lembra que entre eles não pode haver nada. Sofia encontra Luiz completamente embriagado. Ela diz que o ama e está disposta a ajudá-lo a superar o trauma sobre sua origem. Luiz responde que só Maribel dava sentido a sua vida. Rubi diz a Alessandro que já que não tem o seu amor, gostaria que pelo menos a perdoasse. Alessandro tenta beijá-la mas Rubi não permite e diz que já não pode haver nada entre eles porque Heitor precisa que esteja a seu lado. Rubi diz a Heitor que o ama e pede que volte para ela. Rubi pergunta a Lúcio por que lhe enviou o jornal se foi ele que matou Thiago.
Capítulo 58, 21 de abril de 2005 – Rubi diz a Lúcio que Thiago a humilhou e a violentou mas isso não significa que queria vê-lo morto. Ele confessa que não o matou e diz que a procurou para aconselhá-la à respeito de suas ações do hotel. Artur incumbe Caetano de vigiar Luiz e impedir que volte a ingerir álcool. Alessandro vê Heitor tratar bruscamente a Rubi e pede que a deixe em paz. Rubi pede para Alessandro que não interfira em sua vida particular. Heitor encontra a foto de Alessandro entre os pertences de Rubi. Rubi comenta com Toledo que Heitor anda muito estranho. Rubi encontra Caetano e pergunta se ele pretende falar com Heitor. Ele responde que não, já que há três anos ele preferiu acreditar que ela queria ajudá-lo e não destruí-lo. Rubi, cínica, diz que ainda está em tempo de impedir que Cristina se case com outro. Caetano, furioso, responde que está pagando por ter renunciado ao amor de Cristina mas jura a Rubi que ela pagará por todo o mal que lhe causou.
Rubi diz a Caetano que deveria fazer como ela e esquecer seu passado. Caetano, furioso, responde que é impossível esquecer tantos anos de prisão, a perda da mulher que ama e a distância de sua única filha. Rubi procura Cristina para tentar reaproximá-la de Caetano e aconselha a irmã a não se casar com Marcos sem amor. Cristina, sarcástica, pergunta à irmã como ela pode falar de amor se não conhece esse sentimento. Heitor procura Alessandro para contar que quando se casou com Rubi ela confessou que não o amava, mas garante que as coisas mudaram e agora estão dispostos a iniciar uma nova vida e pede a ele que não volte a interferir em suas vidas. Rubi conta a Artur o que Luiz pensa dele. Rubi confessa a Toledo que não se arrepende de absolutamente nada do que fez e que só finge estar arrependida para impressionar Alessandro e porque lhe convém parecer uma vítima de Heitor. Rubi diz a Lúcio que decidiu lhe vender as ações do hotel mas deixa claro que Heitor não pode ficar sabendo da transação.
Capítulo 59, 22 de abril de 2005 – Artur pede perdão para Luiz, diz estar arrependido de tê-lo tratado tão mal e diz que gostaria de se aproximar dele. Luiz corta a conversa e diz que para ele continuará sendo o pai de Maribel. Maribel explica a Lorena que Paco não a deixou esperando de propósito mas porque não sabia nada sobre o encontro. Artur confessa a Maribel que se arrepende de ter sido grosso com Luiz e diz entender a rejeição dele ao saber que são pai e filho. Maribel aconselha o pai a ser paciente. Heitor beija Maribel, exige que ela diga que o ama, que não se casou por dinheiro e depois faz amor com ela. Rubi, furiosa, diz a Heitor que jamais permitirá que volte a tocá-la. Heitor pede perdão a Rubi por ter duvidado dela e tenta se justificar dizendo que ficou louco de ciúmes ao encontrar uma foto de Alessandro entre seus pertences. Rubi explica que essa foto estava na casa de sua mãe e que, provavelmente, ela a colocou entre suas coisas e, por isso, nunca a havia visto.
Rubi diz a Cristina que sabe que ela continua apaixonada por Caetano e, por isso, preparou um encontro entre os dois. Cristina e Caetano se encontram. Cristina critica Caetano por não a ter procurado e por não responder suas cartas, e o acusa de não ter se preocupado nem com ela nem com sua filha, e por não se importar que se case com Marcos. Caetano responde que prefere ficar de fora para que ela possa ser feliz ao lado de Marcos. Rubi recrimina Cristina por ter marcado o encontro entre ela e Caetano e pede à irmã que não volte a se intrometer na sua vida. Marcos pergunta a Cristina o que ela sentiu ao rever Caetano e se isso muda seus planos de casamento. Ela responde que foi uma confusão de sentimentos mas que não mudarão seus planos de casamento. Rubi comenta com Alessandro que já não suporta o ciúme de Heitor e confessa que se sente aterrorizada pois ele se tornou muito violento e qualquer dia poderá matá-la. Alessandro aconselha Rubi a fazer uma denúncia contra Heitor e diz que não deve permitir que volte a agredi-la. Rubi pede a Alessandro que fique o tempo todo a seu lado.
Capítulo 60, 23 de abril de 2005 – Rubi diz a Alessandro que só se sente segura a seu lado e que se ele se propuser a apoiá-la, denunciará Heitor por agressão. Caetano procura Cristina para dizer que nunca deixou de amá-la e para saber se ela ainda sente algo por ele pois, caso contrário, está disposto a sair de sua vida para que ela possa ser feliz. Cristina, chorando, responde que já é tarde para uma reconciliação pois está comprometida com Marcos e ele não merece sofrer uma decepção. Alessandro critica Heitor por maltratar Rubi. Cristina comenta com Marcos que Caetano a procurou para pedir perdão e diz que o casamento continua marcado. Rubi agradece Alessandro por tê-la defendido. Os dois estão a ponto de se beijarem quando chega Maribel. Caetano procura Marcos para dizer que continua amando Cristina e pergunta se ele está convencido de que ela o ama. Marcos responde que em breve estarão casados.
Naty pede a Elisa e Genaro que refaçam suas vidas pois já entendeu que seus pais não se reconciliarão e promete não ser um obstáculos entre eles. Caetano volta a procurar Cristina para dizer que ela é o amor de sua vida mas diz que não voltará a importuná-la. Cristina responde que ele também é o grande amor de sua vida. Marcos ouve a conversa e se decepciona. Cristina diz a Caetano que o ama, mas admite que sente um enorme carinho por Marcos pois durante todos esses anos ele tem sido um grande apoio para ela e sua filha, por isso, fará o possível para amá-lo como ele merece. Cristina pede a Caetano que respeite sua decisão e ele promete respeitar seu casamento com Marcos. Alessandro pede a Maribel que esqueça tudo que aconteceu pois não quer perder sua amizade. Maribel diz a Alessandro que gosta muito dele e fica triste ao vê-lo sofrer, por isso, pede que não volte a falar de Rubi para que possam continuar amigos.
Heitor faz outra cena de ciúme com Rubi. Genaro presencia e aconselha o afilhado a dar um tempo em seu casamento antes que cometa uma loucura. Cristina diz a Rubi que a renega como irmã pois as duas maiores dores de sua vida foram causadas por ela: a morte de sua mãe e a perda de Caetano, seu grande amor. Cristina também acusa a irmã de não suportar a felicidade alheia. Marcos diz a Cristina que a ama e promete fazê-la muito feliz. Chega o dia do casamento… Diante do altar Marcos diz a Cristina que prometeu fazê-la feliz e por isso decidiu entregá-la a Caetano, seu grande amor. Rubi se surpreende ao saber que Cristina se casou com Caetano e, furiosa, comenta com Toledo que não suporta ver a irmã casada com o homem que ama enquanto ela não conseguiu realizar esse sonho. Rubi fica surpresa quando Heitor comunica que terá que viajar com Helena a negócios.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 70 de Rubi!

