A seguir, fique por dentro do resumo de “O Sétimo Guardião” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela das nove!

Capítulo 142, quinta (25 de abril) – Ondina descobre a identidade de sua filha. Lourdes Maria se despede de Geandro. Eurico é surpreendido pelos filhos ao sair de casa durante a madrugada. Mirtes caminha até a cabana onde Milu foi encontrada. Valentina comenta com Gabriel sobre as atitudes de Olavo para se apossar do aquífero. Diana não aceita a imposição de Nicolau para sua viagem e desiste de lutar caratê. Bebeto resolve ter uma conversa séria com Nicolau. Ondina decide contar para Adamastor sobre sua filha. Mirtes sonha com Milu.

Veja também o que vai acontecer nas outras novelas na página ‘Resumo das Novelas

Especial: Quem matou Milu, Feliciano e o delegado Machado? Quem é o serial killer? Acesse e saiba tudo!

Próximos Capítulos de “O Sétimo Guardião”

Capítulo 143, sexta (26 de abril)

Ondina avisa a Adamastor que fez um testamento. Mirtes faz uma psicografia de uma declaração de Milu. Eurico chega em casa e se surpreende ao não encontrar Marilda. Maltoni e Elisa encontram Mirtes vestida como Milu. Stella e Aranha vão ao hospital de Greenville. Olavo avisa a Erico que eles irão invadir o casarão. Júnior tenta convencer Geandro a impedir a partida de Lourdes Maria. Ondina revela a Luz que é sua mãe.

Capítulo 144, sábado (27 de abril)

Ondina conta a Luz tudo sobre seu passado. Stella avisa a Adamastor que realizou o processo de inseminação. Patrício confirma que a declaração que Mirtes tem de Milu é verdadeira. Jurandir volta para Serro Azul. Lourdes Maria vai embora, e Socorro convence Geandro a ir atrás da jovem. Luz e Ondina se abraçam. Mirtes vê o rosto de Ondina na bola de cristal. Eurico estranha o comportamento de Marilda. Adamastor encontra Ondina sem vida. 

Capítulos da Próxima Semana

Capítulo 140, segunda (29 de abril)

Luz se preocupa com Ondina. Geandro vai atrás do ônibus onde Lourdes Maria está. Valentina procura Olavo. Luciana avisa a Sampaio sobre a morte de Ondina. Luz chega ao cabaré e se emociona ao ver o corpo da mãe. Valentina se preocupa com Gabriel. Diana desiste de treinar, e Afrodite conversa com Walid. Rivalda fala com Nicolau sobre a viagem para os Estados Unidos. Geandro encontra o ônibus onde está Lourdes Maria. Marilda desconfia do comportamento de Eurico. Júnior procura Luz. Gabriel vai ao cabaré e se entristece ao ver Júnior consolando Luz.

Capítulo 141, terça (30 de abril)

Gabriel tenta falar com Luz, mas é impedido por Júnior. Murilo discute com Gabriel por causa de Luz, e Judith ouve a conversa. Nicolau agride Bebeto. Geandro pede Lourdes Maria em casamento. Bebeto sugere que Diana fuja com Walid. Mirtes tenta descobrir na bola de cristal alguma pista sobre os assassinatos. Jurandir procura Mirtes. Olavo e Sampaio conversam sobre a sabotagem ao reservatório de água. Laura paga Louise por seus serviços. Judith culpa Valentina por todos os acontecimentos em Serro Azul. Nicolau flagra Diana com Walid.

Capítulo 142, quarta (01 de maio)

Nicolau discute com Walid e passa mal após a briga. Todos na cidade reclamam do mau cheiro da água. Diana foge de casa. Marcos Paulo garante que sabe o que houve com a água da cidade. Diana pede ajuda a Luz, que tenta esconder a menina de Sóstenes. Nicolau e Afrodite prestam queixa do desaparecimento de Diana. Walid repreende Bebeto pela sugestão que fez à irmã. Luz pede a ajuda de Júnior. Sóstenes descobre que Luz está escondendo Diana.

Capítulo 143, quinta (02 de maio)

Luz tenta convencer Sóstenes a não contar sobre Diana para Nicolau. Olavo explica seu plano para Eurico. Geandro decide contar para Olavo que vai se casar com Lourdes Maria. Gabriel, Murilo, Marcos Paulo, Valentina e Judith tentam descobrir os planos de Olavo. Walid ajuda no quiosque, e Nicolau se sente mal novamente. Sóstenes conta para Afrodite sobre Diana, e Nicolau ouve a conversa. Rivalda se insinua para Walid. Nicolau e Bebeto trocam agressões. Afrodite encontra Diana. Walid vê Bebeto chorando na praça. Marilda conta os planos de Olavo para Valentina.

Capítulo 144, sexta (03 de maio)

Marilda exige de Valentina um pagamento pela informação sobre Olavo. Bebeto encontra uma forma de se comunicar com o pai. Júnior não deixa Nicolau se aproximar da casa de Sóstenes. Afrodite toma uma decisão depois de conversar com Diana. Mirtes recebe o vestido de noiva de Elisa. Laura sugere que Olavo indique Sampaio para ser o novo prefeito da cidade. Aranha recebe uma mensagem, marcando um encontro no cabaré. Luz tem um pressentimento. Marcos Paulo se preocupa com o comportamento de Valentina. Valentina questiona Gabriel sobre o sistema de alarme do acesso à fonte.

Capítulo 145, sábado (04 de maio)

Valentina decide seguir pelo túnel até o sobrado. Nicolau não consegue se concentrar no trabalho por causa de Bebeto. Louise ouve Marcos Paulo contar para Murilo a conversa que teve com Valentina. Com a ajuda de Judith, Gabriel e Murilo descobrem o paradeiro de Valentina. Sampaio flagra Valentina na entrada do túnel do lavabo. Gabriel e Murilo são rendidos por Olavo ao chegarem ao sobrado. Nicolau se preocupa com Bebeto. Mirtes vê a imagem de Aranha na bola de cristal. Aranha chega ao cabaré e bebe um uísque supostamente deixado por Adamastor. Olavo manda Sampaio prender Valentina.

Capítulos Anteriores

Capítulo 1 a 6 – Valentina repreende Gabriel por se atrasar para a cerimônia de seu casamento com Laura. Gabriel vê o gato León no meio da Avenida Paulista. Júnior afirma a Milu que se casará com Luz. Egídio e Judith se desesperam com o sumiço de León. Os guardiães se reúnem na casa de Egídio e temem pela vida do guardião-mor. Luz garante a Sóstenes que León deixou Serro Azul. Gabriel desperta sem memória, e Luz e Geandro decidem leva-lo até Serro Azul. Sampaio se hospeda na pensão de Ondina, e Adamastor estranha a chegada do forasteiro. Sóstenes alerta Machado para o desaparecimento de Luz. Ondina e Adamastor impedem que Júnior se embriague ainda mais. Genadro e Luz chegam com Gabriel à casa de Sóstenes, que repreende a neta. Louise tenta falar com Sampaio. Valentina fica furiosa e manda que a secretária localize o motorista. Machado liga novamente para a empresária, mas Louise atende e avisa que a patroa não está em casa. Aranha afirma a Luz que Gabriel não apresenta nenhum problema de saúde. Matilda manda Júnior se aprontar para ir para São Paulo. Júnior vê Luz com Gabriel e fica furioso ao ver a amada com o rapaz. Valentina questiona Marilda sobre Gabriel estar em Serro Azul. Gabriel tem uma visão com a placa de seu carro. León vela o sono de Gabriel. Egídio e Judite conversam sobre León. Eurico anuncia a Marilda que eles viajarão para São Paulo para ver Valentina. Valentina revela seu passado a Olavo e pede ajuda ao empresário. Lourdes Maria beija Júnior e todos a alertam sobre o rapaz. Eurico se espanta com o rejuvenescimento de Marilda. Lourdes Maria observa quando Luz, Sóstenes e Geandro saem com Gabriel. Valentina convoca Louise para acompanhá-la a Serro Azul. Cássia descobre os gostos particulares de Machado e se anima. Olavo pede que Laura antecipe seu retorno ao Brasil. Marilda revela a Valentina que Sampaio está em Serro Azul. Gabriel reconhece seu carro no depósito. Luz promete perguntar a Machado sobre o carro de Gabriel, sem que o delegado desconfie do rapaz. Valentina reclama do contrato que Olavo a obrigou a assinar e comenta com Louise sobre suas desconfianças com relação a Sampaio. João Inácio chega para o evento na casa de Mirtes, que o provoca. Luz se assusta ao flagrar Cássia e Machado numa situação comprometedora. Luz pede que Gabriel a beije.

Capítulo 7 a 12 – Luz e Gabriel ouvem a voz de Sóstenes e se afastam. Ypiranga inicia a obra no casarão. Sampaio questiona Milu sobre um possível tesouro e ela comenta com os outros guardiães.Marilda se banha na fonte secreta e foge ao ouvir Egídio se aproximar. Todos na cidade comentam sobre o desaparecimento de Marilda. Geandro descobre que Gabriel é seu primo, e Lourdes ouve conversa. Gabriel decide voltar a SP. Luz tenta convencer Gabriel a ficar em Serro Azul. Sóstenes sugere que Geandro conte a história de Valentina para Gabriel. Marilda sai de seu esconderijo, e Fabim acorda e a vê. Leonardo registra a primeira-dama saindo nua do casarão. Ondina manda Stefânia agradar Sampaio. Luz se despede de Gabriel. Valentina se surpreende quando Olavo diz que presenteará Laura com a empresa. Valentina ironiza o comunicado de Olavo. Gabriel reclama da demora da conversa entre Lourdes Maria e Geandro. Luz faz uma proposta para Lourdes Maria manter o segredo de Gabriel. Luz decide desabafar com Elisa. O delegado encerra a investigação sobre o sumiço de Marilda. Leonardo revê o vídeo que fez de Marilda. León segue o carro onde Gabriel está. Marilda fala com Fabim, que não a reconhece. Sóstenes diz a Geandro que Gabriel continuará em sua casa. Luz revela a Gabriel o sonho que teve antes de sua partida. Atalla conversa com Afrodite sobre Diana. Milu mostra a Ondina o desenho da marca do último guardião. Feliciano desconversa quando Nicolau fala sobre o tesouro. Afrodite se emociona vendo Diana, e Atalla insiste que ela deixe a filha treinar karatê. Laura decide ir para Serro Azul com Olavo. Padre Ramiro sofre um acidente na estrada. Júnior se embriaga no cabaré e implica com Adamastor. Ondina conversa com Sampaio. Maltoni vai à casa do delegado, que se apressa para esconder seu segredo. Aranha cuida de Padre Ramiro. Mirtes fica intrigada com parte da roupa íntima que vê no delegado. Egídio convida Gabriel para entrar em sua casa. Tobias e Clotilde conversam com Ypiranga sobre as obras do casarão. Sampaio descobre que a marca que Ondina procura em seu corpo é a mesma que Gabriel possui. Mirtes invade a casa de Cássia sem que ninguém veja. Atalla aparece em Serro Azul. Os guardiães se reúnem para discutir o que fazer com Sampaio. Gabriel recupera a memória.

Capítulo 13 a 18 – Gabriel revela a Luz e Sóstenes quem o enterrou vivo. Sampaio pede que Robério facilite sua entrada na casa de Egídio. Luz procura por Sampaio na pousada de Ondina. Um forte vento atinge Serro Azul. Ypiranga termina a obra no casarão. Judith avisa a Egídio sobre a reunião dos guardiães. Gabriel sonha com Valentina. Luz e Gabriel se beijam. Lourdes Maria presta atenção à conversa de Luz e Elisa. Laura chega a Serro Azul. Sóstenes pede que Gabriel converse com a ex-noiva antes de se relacionar com Luz. Os guardiães se reúnem na prefeitura e Egídio diz a Aranha para examinar Gabriel. Valentina chega a Serro Azul. Robério avisa a Sampaio sobre a chegada de Laura à cidade. Valentina se instala em sua nova casa. León observa o sobrado. Laura e Gabriel se encontram no orelhódromo. Eurico enfrenta Valentina, e Marilda se surpreende. Gabriel conta para Luz e Sóstenes a conversa que teve com Laura. Neide se impressiona com a comida feita por Firmina. Robério dopa Judith. Adamastor questiona Ondina sobre o caso entre Stefânia e João Inácio. Judith dorme profundamente e Robério entrega suas chaves para Sampaio entrar na casa de Egídio. Valentina revela a Egídio que Gabriel é seu filho, e Sampaio ouve a conversa. Gabriel e Luz se amam. Afrodite esconde de Nicolau o quimono de Diana. Rita de Cássia fica interessada na filmagem feita por Leonardo. Sampaio abre a porta para Valentina, que entra na gruta da fonte. Egídio se desespera com a invasão e sofre um acidente. León ataca Valentina. Lourdes Maria beija Júnior. Sampaio chega à casa de Valentina e Louise se espanta. Luz estranha o comportamento de Sóstenes com Gabriel. Feliciano anuncia a morte de Egídio. León volta para casa e mergulha na fonte. Valentina finge emoção na frente de Marilda. Olavo revela que Gabriel é filho de Egídio, e Marilda conta a Eurico. Geandro conta a Gabriel que ele é filho de Egídio. Todos comentam a presença de Valentina no velório de Egídio. Os guardiães tentam coagir Sampaio, mas Valentina o ajuda. Valentina se alia a Laura contra Luz. Marilda decide ir à casa de Valentina procurar o local de sua passagem secreta para a fonte. Os guardiães discutem o futuro de Gabriel.

Capítulo 19 a 24 – Valentina ameaça Marilda, e Clotilde repreende a amiga. Valentina pede que Louise localize Marcos Paulo. Gabriel planeja comprovar que é filho de Egídio. Valentina vê León e se desespera. Valentina procura Gabriel. Gabriel e Luz confrontam Valentina, que ameaça o filho. Valentina manda que Sampaio investigue Luz. Valentina chantageia Eurico para se apropriar do casarão de Egídio. Júnior garante a Gabriel que lutará por Luz. Marilda faz um acordo com Valentina. Marilda revela a Valentina sobre a passagem secreta até a fonte. Machado e Aranha repreendem Judith por permitir a entrada de Gabriel no casarão. Geandro flagra Júnior com uma arma nas mãos. Valentina consegue falar com Marcos Paulo. Gabriel e Luz conversam sobre León. Guilherme sofre ao encontrar João Inácio do cabaré e se embriaga. Rita de Cássia rasga as lingeries de Machado. Júnior atira contra Gabriel. Júnior conta a Geandro que um homem misterioso tirou a arma de sua mão. Júnior manipula Geandro para que o irmão o ajude a esconder sua culpa. Sampaio conta a Valentina que Júnior atirou contra Gabriel. Gabriel confronta Valentina. Valentina garante a Gabriel que não está envolvida no disparo contra o filho. Luz flagra Laura tentando seduzir Gabriel. Com a ajuda de Sampaio, Valentina arma contra Luz. João Inácio pede que Aranha interceda a seu favor junto a Guilherme, e Stella aprova. Neide garante a Firmina que encontrará sua filha. Geandro encontra a arma usada por Júnior. Valentina simula o sumiço de seu colar de diamantes e acusa Luz.

Capítulo 25 a 30 – Valentina manda Sampaio chamar Machado para prender Luz. Gabriel conta a Sóstenes sobre a conversa que teve com a mãe. Geandro e Júnior estranham o comportamento de Marilda. Ondina e Mirtes se enfrentam na praça. Machado desconfia da acusação de Valentina. Machado vai à casa de Luz. Bebeto impede Nicolau de agredir Afrodite. Luz é presa. Gabriel enfrenta Valentina. Gabriel ameaça Valentina. Júnior vê o homem misterioso que o atacou na delegacia. Júnior propõe uma trégua a Gabriel. Diana desiste de sua carreira por causa de Nicolau. Gabriel passa mal na saída de Serro Azul, e Júnior se preocupa. Valentina oferece lingeries a Machado. Gabriel consegue chegar a Greenville. Nicolau se anima com a decisão de Diana, e Afrodite se incomoda. Stella conspira com João Inácio contra Mirtes. Olavo tenta intimidar Valentina. Machado liberta Luz. Gabriel é levado para o hospital. Lourdes Maria beija Olavo. Aranha se espanta ao ver a marca nas costas de Gabriel. Gabriel descobre que Sampaio tentou prejudicar Luz. Aranha conta o que descobriu para Eurico, que convoca uma reunião com os guardiães. Os guardiães se reúnem no cabaré. Os guardiães discutem se devem contar sobre a irmandade para Gabriel. Valentina usa a passagem secreta para ir até a fonte. Robério vê Valentina na fonte. Júnior afirma a Geandro que descobrirá quem é o homem encapuzado. Luz sente-se mal ao se aproximar de Neide. Firmina comenta com Neide que estranhou o mal-estar de Luz. Olavo descobre a passagem secreta para a fonte. Valentina ataca Olavo, e o empresário cai na fonte. Olavo fica extasiado com a possibilidade de ganhar dinheiro com a fonte. Judith conta a Feliciano sobre as vozes que ouviu na fonte. Valentina fica perplexa com o presente que recebe de Luz.

Capítulo 31 a 36 – Luz enfrenta Valentina. Laura questiona Valentina sobre seu apoio ao casamento de Luz e Gabriel. Eurico decide nomear Júnior como Secretário de Educação e Cultura de Serro Azul. Stefânia afirma a Ondina que viverá com João Inácio. Lourdes Maria promete ajudar Laura a afastar Luz de Gabriel. Nicolau agride Atalla, e Afrodite repreende o marido. Nicolau vai ao cabaré de Ondina. Milu aconselha Gabriel a esperar os resultados do exame de DNA para voltar ao casarão de Egídio. Judith investiga o túnel secreto no casarão. Marilda imagina Fabim ao olhar para Eurico. Lourdes Maria revela a Raimunda que está se relacionando com Olavo. Milu comenta com Feliciano que Valentina sabe sobre o segredo do casarão. Afrodite afirma a Diana que ela voltará para o caratê. O homem encapuzado agride Sampaio, e Geandro o vê. León se aninha aos pés de Luz e Gabriel. Geandro revela a Júnior que viu o rosto do homem encapuzado. Sampaio afirma a Valentina que León o atraiu para uma armadilha. Marilda explica a Valentina seu plano para explorar a fonte. Afrodite exige satisfações de Nicolau sobre sua noite fora de casa. Laura investiga a origem de Luz. Gabriel se emociona ao confirmar que é filho de Egídio. Laura revela suas descobertas sobre Luz para Lourdes Maria. Gabriel comprova a Judith que é filho de Egídio e pede para ver o interior do casarão. Peçanha apreende Sampaio, e Machado alerta Valentina. Mirtes enfrenta o médico e decide deixar o hospital. Eurico e Marilda garantem a Valentina que Gabriel não se apossará do casarão de Egídio. Eurico desconfia do interesse de Fabim por Marilda. Mirtes passa mal, e Aranha decide levar a mãe de volta ao hospital. Júnior anuncia a desapropriação do casarão de Egídio. Júnior ameaça Luz e Gabriel.

Capítulo 37 a 42 – Valentina revela a Laura que Feliciano a ajudou no passado. Geandro e Júnior desconfiam de Marilda com Fabim. Marcos Paulo e Djenane chegam a Serro Azul. Valentina afirma a Marcos Paulo que ficarão ricos. Eurico explica aos guardiães seu plano para proteger a fonte. Na forma do homem encapuzado, León pede que Judith se acalme. Gabriel confronta Valentina, quando Marcos Paulo se aproxima do rapaz. Sóstenes aconselha Luz a aceitar a proposta de Júnior. Laura conta a Olavo suas descobertas sobre Luz e Sóstenes. Olavo sonda Laura sobre Lourdes. Os guardiães se reúnem para procurar Judith. Valentina e Marcos Paulo fogem de León e Judith. Robério não acredita que Judith tenha perdido a memória. Maria do Ó se ofende com a proposta de Olavo e Lourdes Maria. Judith procura Valentina e consegue convencê-la de que teve uma crise de amnésia. Milu afirma aos guardiães que falará com Gabriel sobre a fonte, e Feliciano alerta Machado. Valentina entrega as memórias de Egídio para Gabriel. Rita reclama da ausência de Machado. Geandro não aceita o plano de Júnior para enganar Luz. León indica que Judith pode confiar em Feliciano. Na bola de cristal, Milu vê a imagem da passagem secreta para a fonte. Gabriel entra na casa de Egídio. Gabriel vê quando Milu chega à casa de Egídio. Milu anuncia a Judith e Feliciano que teve uma revelação e os guia na passagem secreta para a fonte. Milu e Judith se surpreendem ao se deparar com uma parede de pedras interrompendo a passagem. Gabriel desmaia ao ver sua fotografia junto à de Egídio e os demais guardiães. Luz confronta Judith. Judith é rude com Luz e desabafa com León. Feliciano e Ondina acreditam que não há passagem secreta para a fonte e decidem reunir os guardiães para conversar com Gabriel sobre sua missão. Valentina exige que Marilda lhe dê sua garrafa com água da fonte secreta. Marcos Paulo inicia as investigações químicas sobre a água da fonte. Gabriel confidencia a Luz que Patrício lhe deu boas notícias sobre seu processo.

Capítulo 43 a 48 – Eurico conta sobre a irmandade para Marilda, que se enfurece com o marido. Marcos Paulo não deixa Valentina checar seu trabalho. Roseane e Liliane veem Elisa ajudar Maltoni. Marilda e Ondina se enfrentam. Milu repreende Eurico. Jurandir proíbe Elisa de se aproximar de Maltoni. Marilda decide sair de casa. Luz descobre que Sóstenes recebeu uma visita misteriosa. Gabriel procura Milu. Júnior se oferece para ajudar Luz. Fabim chega ao bordel de Ondina. Os guardiães culpam Milu pela demora de Gabriel. Gabriel observa o local onde foi enterrado e relembra o acidente. Luz procura pelo noivo na casa de Valentina, e a vilã manda Laura ir atrás do filho. Os guardiães encerram a cerimônia e Judith pede que Léon encontre Gabriel. Sampaio segue Léon. Luz discute com Gabriel por causa de Laura. Léon leva Gabriel até Sampaio. Valentina pergunta a Laura sobre o encontro com Gabriel. Milu avisa que marcará um novo encontro no casarão. Gabriel tenta se entender com Luz. Valentina se insinua para Eurico. Marilda decide voltar para casa e flagra Eurico com Valentina. Valentina convence Marilda a deixar a cidade. Júnior instrui Geandro a descobrir notícias sobre a investigação do Encapuzado. Afrodite explica para Atalla as condições de Nicolau para assinar o contrato de Diana. Maria tenta fugir ao saber que Olavo e Laura estão à sua procura. Mirtes finge aceitar Stella. Milu avisa a Gabriel sobre a reunião no casarão. Valentina segue Eurico e se surpreende ao ver Gabriel entrar no casarão. Gabriel encontra os guardiães e conhece a fonte. Eles temem que Gabriel não guarde o segredo. Afrodite se preocupa com o encontro de Nicolau com o patrocinador de Diana. Aranha descobre que Mirtes sumiu e tenta dar queixa do desaparecimento na delegacia. Valentina pressiona Eurico a contar o que sabe sobre a irmandade. Eurico fica acuado com a insistência de Valentina. Ypiranga invade a sala de Eurico, e Valentina se enfurece. Nicolau é rude com Afrodite na frente de Walid. Milu comenta com Ondina que os guardiães terão trabalho para convencer Gabriel a aceitar seu lugar na irmandade. Sampaio persegue Léon e reconhece a marca de Gabriel no pelo do gato.Maria surge na casa de Sóstenes para falar com Luz.

Capítulo 49 a 54 – Sóstenes impede Maria de falar com a neta. Aranha e Stella decidem seguir Mirtes. Olavo vê Maria conversando com Sóstenes e descobre o segredo que envolve Luz. Valentina se enfurece ao descobrir que Marilda voltou para Serro Azul. Gabriel se surpreende ao ver o Encapuzado no lugar de Léon. O Encapuzado conversa com Gabriel. Judith revela aos guardiães que viu a forma humana de Léon. Gabriel questiona Eurico sobre a desapropriação do casarão. Gabriel abandona Luz e se muda para o casarão. Gabriel sonha com Egídio. Júnior procura Luz. Eurico e Marilda ficam arrasados com decisão da juíza sobre a desapropriação do casarão. Robério revela a Valentina que Gabriel se mudou para o casarão. Feliciano mostra o livro da irmandade para Gabriel. Valentina se enfurece ao saber que não poderá desapropriar o casarão. Fabim tenta seduzir Marilda. Os guardiães conversam sobre a cerimônia de posse. Valentina seduz Eurico e revela seus planos para usar a fonte. Laura acredita que pode reconquistar Gabriel. Luz termina seu relacionamento com Gabriel. Gabriel procura Milu e avisa que fará a cerimônia de posse. Geandro revela a Júnior que o casarão de Egídio foi desapropriado. Eurico toma uma decisão sobre a fonte e o casarão. Eurico faz uma proposta para Valentina. Valentina finge aceitar as exigências de Eurico. Lourdes Maria é levada para um convento. Marcos Paulo entrega a Olavo o relatório com as propriedades da água da fonte. Marilda pede um pouco da água da fonte para Valentina. Valentina faz uma nova proposta para Eurico.

Capítulo 55 a 60 – Autorizada por León, Judith revela a Gabriel que Valentina sabe do poder curativo da fonte e revela que Sampaio atentou contra sua vida. Gabriel confronta Valentina. Valentina declara guerra contra Gabriel e chora nos braços de Marcos Paulo. Geandro planeja o resgate de Lourdes Maria do convento. Sóstenes observa a aproximação de Luz e Júnior e alerta Gabriel. Gabriel anuncia aos guardiães que protegerá a fonte de Valentina. Maltoni pergunta por Elisa para Jurandir. Geandro resgata Lourdes, que o beija. Sampaio atropela León. Neide denuncia Sampaio pelo atropelamento de León. Neide leva León para o casarão de Gabriel, e Judith afirma que cuidará do gato. Marilda sofre com a falta da água da fonte para seu rejuvenescimento. Judith e Gabriel usam a água da fonte para curar León. Gabriel teme que Valentina atente contra sua vida. Gabriel revela aos guardiães o ocorrido com León, e orienta Machado a intimar Sampaio a depor. Marilda suborna Robério para conseguir água da fonte. Robério despista Judith e consegue a água da fonte para Marilda. Neide exige explicações de Judith e Gabriel sobre a melhora de León. León intimida Valentina. A juventude de Marilda é restabelecida, e Geandro se espanta com a aparência da mãe. Socorro ameaça Lourdes, que decide sair de casa. Jurandir tem um arroubo e beija Milu, que se desespera e pede ajuda a Ondina. Mirtes descobre o vídeo que Leonardo fez de Marilda. Ondina confronta Valentina. Ondina amedronta Valentina e diz que León protegerá a Irmandade. Luz comenta com Sóstenes sobre um livro antigo que viu no casarão de Gabriel. Ondina provoca Sampaio, expondo seus sentimentos por Valentina. Feliciano se oferece para acompanhar Valentina ao restaurante.

Capítulo 61 a 66 – Lucilene revela a Socorro que Lourdes Maria fugiu para São Paulo. Judith e Gabriel preparam o teste de confiança de Eurico. Dois moradores de rua observam Lourdes. Geandro salva Lourdes dos moradores de rua e a leva para um hotel. Eurico se recusa a fazer o teste de confiança, e León assume a forma humana para obrigá-lo. Valentina descobre que León é humano e conta para Marcos Paulo. Eurico fracassa no teste de confiança, e Gabriel aplica o castigo no prefeito. Eurico é expulso da Irmandade. Marilda estranha o comportamento de Eurico. Marilda pressiona Eurico a lhe contar o que está acontecendo. Eurico enfrenta Valentina e garante que deseja comercializar a água da fonte. Nicolau agride Walid, e Afrodite ameaça pedir a separação. Luz pede que Gabriel lhe mostre o livro antigo de Egídio. Para despistar Luz, Gabriel é rude com a amada. Marcos Paulo cobra que Valentina lhe dê uma amostra da água da fonte. Marilda se desespera com o sumiço de Eurico. Robério revela a Judith que contou sobre a fonte para Valentina. Gabriel vai ao encontro de Valentina. Sampaio consegue captar água da fonte. Gabriel encontra Judith no casarão e acredita que Valentina tenha armado para afastá-los do local. Valentina explica a Olavo seu plano contra Gabriel, e Laura ouve. Eurico procura padre Ramiro. Eurico se confessa para padre Ramiro. Fabim revela a Marilda o paradeiro de Eurico. Padre Ramiro afirma a Marilda que Eurico está se confessando, e Feliciano registra. Os guardiães temem que Eurico revele a padre Ramiro os segredos da Irmandade. Feliciano exige que Valentina lide com Eurico para que ele não espalhe o segredo da fonte. Olavo pressiona Valentina a resolver o problema com Eurico e ameaça acabar com a sociedade. Padre Ramiro questiona Gabriel sobre a Irmandade.

Capítulo 67 a 72 – Gabriel não confirma a padre Ramiro as revelações de Eurico. Eurico confidencia a Valentina que sabe como destruir Gabriel. Gabriel e Judith descobrem que Valentina reabriu o acesso à fonte. Valentina convence Laura a ficar em Serro Azul e seduzir Gabriel. Gabriel mostra a fonte a padre Ramiro, e o convida para assumir o lugar de guardião deixado por Eurico. Sampaio informa a Valentina que Eurico não se envolveu com o incêndio na igreja. Padre Ramiro se impressiona quando a água da fonte cura seu ferimento. León impede que Luz alcance o livro da Irmandade, e a jovem desmaia. León visita Luz. Tobias desconfia de que Leonardo esteja envolvido com Rita de Cássia. Maltoni estranha a ausência da ferida de padre Ramiro. Lourdes é atropelada por Olavo. Marilda confronta Valentina sobre as mudanças de Eurico. Marilda exige explicações de Eurico sobre a Irmandade. Ondina descobre que Robério está trabalhando na casa de Valentina. Marilda não consegue cumprir seu acordo com Fabim. Gabriel arma uma surpresa para Valentina e seus aliados.

Capítulo 73 a 78 – Feliciano questiona Padre Ramiro sobre a proposta de Gabriel. Fabim não consegue ficar com Marilda. Rivalda é demitida e decide se vingar. Marilda ameaça revelar o segredo sobre a Irmandade, e Feliciano se preocupa. Nicolau observa o treino de Diana. Valentina segue Léon. Começa a cerimônia para que Gabriel tome posse como guardião-mor. Valentina segue Léon até o cemitério. Júnior beija Luz. Os guardiães saúdam o novo guardião-mor. Marcos Paulo cai na armadilha preparada por Gabriel. Valentina atira em Léon. Léon consegue mergulhar na fonte e sai com sua forma humana. Murilo aparece para Judith e Gabriel, que se emocionam. Murilo procura Sóstenes, que desmaia ao ver o homem. Luz se desespera ao ver Sóstenes desmaiado e acusa Murilo. Nicolau agride Afrodite, que decide se separar. Sóstenes desperta e pede para conversar com Murilo. Sóstenes exige que Murilo explique o motivo de sua ausência durante tantos anos. Luz descobre a ligação entre Murilo e Sóstenes. Gabriel decide abrigar Murilo. Feijão cai em um buraco e some, deixando todos preocupados. Murilo beija Valentina à força. Valentina se defende de Murilo, e Jorge ajuda a patroa. Júnior, Luz, Clotilde, Peçanha e Machado procuram por Feijão. Olavo se lembra de onde conhece Firmina. Ondina conta a Gabriel que Robério está trabalhando para Valentina. Peçanha não encontra vestígios de Feijão e todos se preocupam. Feijão acorda assustado dentro do túnel. Lourdes Maria enfrenta Olavo e implora uma nova chance a Geandro.

Capítulo 79 a 84 – Gabriel conclui seu plano para impedir Valentina de se aproximar da fonte. Marilda furta os galões com água da fonte escondidos por Valentina. Valentina se desespera ao descobrir que seu estoque de água da fonte desapareceu. Os guardiães se preocupam com a decisão de Gabriel sobre o casarão. Sampaio se surpreende com as grades colocadas por Gabriel no acesso à fonte, e avista Feijão. Sampaio leva Feijão para a casa de Valentina. Luz procura por León. Lourdes Maria se atrasa para o seu primeiro dia de trabalho. Luz vai à casa de Valentina e exige que Feijão vá embora com ela. Luz diz que lutará contra Gabriel para ajudar Serro Azul. Murilo pede que Luz interceda a seu favor junto a Sóstenes. Valentina se descontrola quando Eurico informa o resultado da audiência. Luz conta para Sóstenes que Murilo está hospedado no casarão. Jurandir e Milu assumem seu namoro para toda a cidade. Marcos Paulo cobra a água da fonte para Valentina. Sampaio encontra a fonte e é filmado pela câmera de segurança de Gabriel. Aranha ameaça revelar um segredo de Mirtes para que ela saia da igreja. Gabriel e Murilo descobrem porque Valentina está mantendo Feijão em sua casa. Sampaio chega com Feijão próximo ao local de sua queda. Machado ameaça prender Valentina por causa de Feijão.

Capítulo 85 a 90 – Valentina explica a Feijão por que ele precisa deixar sua casa. Luz fica intrigada com o colar da Irmandade que encontra em um baú. Gabriel procura Feijão. Valentina vasculha o local da queda de Feijão, sem perceber que está sendo observada. Mirtes compra várias caixas de um medicamento laxante. Valentina cai no buraco que dá acesso ao labirinto para a fonte. Sampaio marca o local da queda de Valentina, e Murilo vê. Olavo questiona Valentina sobre uma outra entrada para a fonte. Júnior, Sóstenes e Luz se espantam ao ver Gabriel e Murilo chegarem ao restaurante de Tobias. Gabriel se entristece ao ver Luz e Júnior juntos. Marilda prepara um banho para Eurico com a água da fonte. Eurico percebe que está curado. Murilo decide conversar com Sóstenes. Marilda fica animada com a disposição de Eurico. Adamastor vê Marcos Paulo deixando o quarto de Mattoso pela manhã. Aranha faz uma revelação durante o almoço de família. Gabriel diz que Murilo precisa confiar em Luz. Eurico e Marilda procuram Valentina. Firmina teme ao ver Olavo chegar ao restaurante.

Capítulo 91 a 96 – Sóstenes não acredita em Murilo. Luz encontra o colar da Irmandade e o mapa de acesso à fonte. Geandro se declara para Lourdes. Eurico inaugura a antena de telefonia em Serro Azul, e Valentina e Olavo discursam na cerimônia. Mirtes se desespera ao encontrar Aranha desacordado. Sóstenes conta a Luz sobre sua conversa com Murilo. Machado convoca Milu para socorrer Aranha. Robério consegue copiar as chaves do casarão para entregar a Valentina. Júnior afirma a Luz que deseja se casar com ela. Aranha implora o perdão de Stella. Luz cai no mesmo buraco em que Feijão se perdeu. Sóstenes conversa com Murilo e conclui que o filho falou a verdade. Valentina explica a Laura seu plano para fazer com que ela durma com Gabriel. Diana vence a luta, e Nicolau se surpreende com a quantia do prêmio conquistado pela filha. Luz chega à fonte e vê Gabriel. Laura derrama uma substância no chá de Gabriel. Gabriel bebe o chá, e Laura tenta se aproveitar do rapaz. Luz invade o casarão e lê o livro da Irmandade. Laura garante a Luz que reatou o romance com Gabriel. Gabriel se desespera quando Laura garante que os dois dormiram juntos. Laura confessa a Valentina que não conseguiu dormir com Gabriel. Laura confronta Valentina, e acaba sofrendo um acidente.

Capítulo 97 a 102 – Valentina pede que Sampaio tire Laura de sua casa. Gabriel afirma a Murilo que Luz leu o livro da Irmandade. Sampaio exige de Valentina seu pagamento por ter cumprido suas ordens. Luz vai à delegacia contar que esteve com Laura antes de ela desaparecer. Valentina tenta negociar com Sampaio o pagamento por seus serviços. Eurico afirma que se vingará dos guardiães. Marcos Paulo avisa a Valentina que possui fórmulas prontas com a água da fonte. Sampaio garante a Olavo que Laura está bem. Olavo tenta obrigar Sampaio a contar o que sabe sobre Laura, e Valentina flagra a discussão dos dois. Luz revela ao delegado que viu a fonte e descobriu sobre os guardiães e a Irmandade. Machado conta a Gabriel que Luz sabe sobre a fonte e os guardiães. Olavo informa a Machado que Laura reapareceu. Valentina demite Sampaio, e Olavo o contrata. Mirtes descobre que Luz não é neta de Sóstenes. Valentina se espanta ao descobrir que Sampaio trabalha para Olavo. Valentina e Lourdes Maria descobrem afinidades. Valentina procura Gabriel.

Capítulo 103 a 108 – Gabriel não acredita no pedido de reconciliação de Valentina. Luz promete guiar Sóstenes até o local que leva à fonte. Valentina volta para casa e se surpreende com a chegada de Laura. Laura mente para o pai sobre o que lhe aconteceu. Valentina confessa a Marcos Paulo que tentou tirar a vida de Laura. Luz e Sóstenes não encontram o buraco que leva até a fonte. Jurandir decide deixar Serro Azul, e Elisa se desespera. Laura procura Valentina. Elisa afirma que não irá embora com Jurandir. Laura enfrenta Valentina. Maltoni pede Elisa em casamento. Mattoso fica nervoso ao ver Mirtes. Aranha ouve Mirtes falando sobre o Tarja Preta. Olavo e Laura fotografam as fórmulas que encontram no laboratório. Luz vê sua imagem com Gabriel na bola de cristal de Milu. Valentina chega com Marcos Paulo ao casarão. Marcos Paulo conta para Gabriel o que Olavo está fazendo com Valentina. Milu alerta os guardiães sobre a visão de Luz. Valentina desafia Olavo. Laura conta para Gabriel por que tentou seduzi-lo. Marcos Paulo pede que Mattoso troque o esconderijo das fórmulas verdadeiras.

Capítulo 109 a 114 – Olavo confronta Lourdes, que tenta se explicar para Geandro. Murilo explica sobre a Irmandade para Sóstenes e Luz, e afirma que Gabriel, como guardião-mór, precisa viver em isolamento. Marilda acusa Fabim de assédio, e Scarlet demite o funcionário. Luz procura Gabriel. Luz diz a Gabriel que já sabe de todos os seus segredos. Feliciano comunica a Gabriel que deixará a Irmandade por um tempo. Guilherme descobre que Mirtes é a autora das mensagens do Tarja Preta. Valentina vê a marca do gato nas costas de Murilo. Luz se reconcilia com Júnior. Valentina pede que Lourdes denuncie Olavo por assédio. Olavo anuncia a Eurico e Marilda que não manterá o acordo que firmaram com Valentina. Luz e Júnior comemoram o noivado com suas famílias. Mirtes recebe uma mensagem anônima. Olavo descobre que as fórmulas de Marcos Paulo são falsas. Neide garante a Murilo que ele é o pai de sua filha. Marcos Paulo deixa a casa de Valentina. Mirtes recebe um novo e-mail anônimo. Geandro termina o relacionamento com Lourdes. Marcos Paulo sugere que Gabriel se alie a Valentina contra Olavo para proteger a fonte. Robério opta por ficar ao lado de Olavo, e Marcos Paulo lamenta a traição do amigo. Olavo descobre que está sem a água da fonte. Ao tentar pegar a água da fonte, Sampaio cai em uma armadilha.

Capítulo 115 a 120 – Olavo anuncia que desistiu da fonte, deixando Valentina, Gabriel e Marcos Paulo confusos. Gabriel e Valentina se reconciliam. Olavo ordena que Sampaio cause uma explosão no reservatório de água da cidade. Robério alerta Judith sobre o risco de Olavo acabar com Serro Azul. Jurandir decide voltar a Serro Azul para o casamento da filha, e Afrodite sugere uma reconciliação com Milu. Olavo faz uma proposta a Eurico. Sóstenes e Murilo vão ao salão falar com Neide. Firmina ouve a conversa de Neide e Sóstenes. Marilda procura Valentina e descobre que Olavo está enganando a irmã. Mirtes chantageia Aranha para não revelar o segredo de Machado. Marilda armazena água, e Geandro e Júnior desconfiam. Eurico se alia a Olavo. Luz decide se juntar a Murilo na busca por sua filha. Mirtes revela ao povo de Serro Azul o segredo do delegado Machado. Machado se isola na delegacia. Valentina procura Marilda e desconfia de que Olavo esteja armando contra ela. Machado decide revelar a Cássia sobre a Irmandade. Feliciano enfrenta Gabriel para participar da reunião de guardiães. Gabriel anuncia que expulsará Machado da Irmandade. Murilo alerta Olavo sobre os perigos de desafiar a fonte. Sampaio detona as bombas no reservatório de Serro Azul.

Capítulo 121 a 126 – Gabriel ouve o barulho da explosão provocada por Sampaio. Gabriel convence Machado a investigar a falta de água. Geandro questiona Marilda sobre o estoque de água que encontrou em seu quarto. Machado afirma que o reservatório foi sabotado e avisa a Gabriel. Valentina descobre que foi enganada por Olavo. Gabriel confronta Olavo. Valentina se desespera ao descobrir que seus bens foram bloqueados. Os guardiães temem que a Irmandade termine. Mattoso chantageia Marcos Paulo e Valentina. Eurico revela ao povo a existência da fonte. Judith tem uma visão e recebe ordens de Egídio para proteger a fonte. Guilherme revela a Stefânia que Mirtes é o Tarja Preta. Laura pede que Sampaio tire a vida de Gabriel. Nicolau lidera um ataque contra Machado. Sampaio atira em Gabriel. A multidão invade o casarão. Aranha leva Gabriel para o hospital. LA fonte seca e todos se apavoram com o tremor que ouvem. Gabriel é operado. Aranha avisa que Gabriel está em coma. Rita de Cássia encontra Machado sem vida na delegacia. Rita de Cássia culpa a Irmandade pela morte de Machado. Judith conta aos guardiães que o livro da Irmandade sumiu. Sampaio é nomeado delegado interino de Serro Azul. Aranha pede que Adamastor o ajude a ter um filho com Stella. Rita de Cássia decide deixar a cidade. Aranha decide se confessar com Padre Ramiro. Judith e Murilo se preocupam com o futuro dos guardiães. Sampaio consegue se aproximar de Gabriel no hospital, mas é surpreendido com a chegada de Geandro e Júnior. Olavo conquista o povo de Serro Azul.

Capítulo 127 a 132 – Murilo e Feliciano brigam por causa de Valentina, e se espantam quando a fonte parece atacá-los. Afrodite acredita que está grávida e pede ajuda a Milu. Laura exige que Sampaio tire a vida de Gabriel. Valentina afirma a Feliciano que, na ausência de Gabriel, ela tem direitos sobre o casarão. Valentina decide se mudar para o casarão. Laura revela a Olavo que Valentina atentou contra sua vida. Afrodite confirma sua gravidez. Marcos Paulo constata que suas fórmulas sumiram. Guilherme exige que Mirtes destrua o blog do Tarja Preta. Olavo tenta invadir o casarão, mas Valentina, Murilo e Judith defendem a propriedade. Firmina conta sua história para Neide, que se desespera ao saber a verdade sobre sua filha. Judith e Murilo deduzem que Olavo e Valentina sabem do lençol de água da fonte. Murilo acusa Feliciano de ter traído a Irmandade em nome de seu amor por Valentina. Marilda propõe uma aliança com Valentina. Feliciano se embriaga, e Ondina se preocupa. Peçanha descobre que Machado morreu envenenado. Eurico jura vingança contra os guardiães. Padre Ramiro encontra Feliciano sem vida na porta da igreja. Milu e Ondina sofrem pela morte de Feliciano. Com medo das ameaças aos guardiães, Valentina decide tirar Gabriel do hospital, e Judith a apoia. Marilda questiona Eurico sobre as mortes dos guardiães. Valentina se despede de Feliciano. Aranha sugere que os guardiães procurem Eurico. Marilda defende Eurico dos guardiães e garante que estava com o marido na noite do crime contra Feliciano. Olavo exige que Sampaio investigue sobre os assassinatos em Serro Azul. Luz aceita se unir a Valentina para proteger Gabriel.

Capítulo 133 a 138 – Stefânia conta para Stella que está grávida. Olavo diz a Laura que Gabriel não pode morrer. Mirtes ouve quando Stefânia parabeniza Adamastor por ser o doador de Stella. Gabriel segura a mão de Luz, que se assusta. Ondina se embriaga e comenta sobre sua filha com Adamastor. Luz sonha com Léon, e ajuda Gabriel a despertar do coma. Marilda não encontra Eurico em casa de madrugada. Milu é perseguida e desaparece na escuridão. Eurico volta para casa e Marilda finge estar dormindo. Valentina entra escondida no quarto e Murilo não percebe. Laura vê Sampaio chegar de madrugada e o leva para seu quarto. Marilda confronta Eurico sobre as mortes dos guardiães e o sumiço de Milu. Murilo encontra o corpo de Milu e avisa a Ondina. Sampaio questiona Ondina sobre quem encontrou o corpo de Milu, e acaba prendendo a dona da pousada. Eurico instrui Marilda a forjar um álibi para ele. Olavo confabula com Eurico e vê os guardiães e Murilo indo para a igreja. Ondina conta para Murilo como perdeu sua filha, e ele acredita que pode encontrar a moça.

Capítulo 139 a 144 – Ondina pede que Murilo lhe dê informações concretas sobre sua filha. Murilo questiona Sóstenes sobre a noite em que ele encontrou Luz. Gabriel pede que Judith marque uma reunião com os guardiães. Gabriel nomeia novos guardiães. Judith se surpreende ao ver uma marca nas costas de Feijão. Valentina se irrita por não ter sido escolhida guardiã. Luz tem pesadelos com o dia em que Sóstenes a encontrou. Ondina revela a Sóstenes como perdeu sua filha. 

O resumo dos capítulos de “O Sétimo Guardião” foi divulgado pela Rede Globo e está sujeito a alteração de acordo com a edição. Em breve essa página será atualizada com novos resumos, fique ligado!