A seguir, fique por dentro do resumo da novela “O Sétimo Guardião” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela das nove da Globo!

Capítulo 157, segunda (13 de maio) – Feijão se nega a revelar descoberta de tesouro a Gabriel. Luz diz que o menino deve contar o que descobriu ao guardião-mor. Gabriel questiona Judith sobre Feijão. Valentina desconfia do sumiço do garoto. Luz pede para Feijão contar sua descoberta a Gabriel e Sóstenes fica intrigado com a conversa dos dois. Marilda desconfia de Eurico. O prefeito estranha o comportamento da esposa. Luz se aconselha com Sóstenes Feijão volta a cair dentro da gruta. Sóstenes diz que a neta deve revelar existência da gruta ao órgão competente. Luz fica dividida entre sacrificar a Irmandade ou cometer crime. Sóstenes afirma que a neta precisa seguir a lei. Olavo manda Sampaio esperar sua ordem para invadir o casarão. Empresário avisa que vai precisar de Laura.

Olavo vai à casa de Afrodite. Rivalda convida o empresário para entrar. Feijão volta para o casarão. Luz afirma que precisa tomar uma decisão rápida sobre a descoberta do garoto. Valentina afirma que Feijão está mentindo. O rapaz inventa para Gabriel que adormeceu na gruta. Nicolau estranha demora de Afrodite e Rivalda. Ele decide fechar o quiosque. Guilherme pede a opinião de Stefânia sobre a proposta de Mirtes. O rapaz teme que a avó use dinheiro de Milu para pagar seus estudos. Adamastor marca um encontro com Stella. Ele liga para saber como a amiga está.

Olavo oferece um emprego a Rivalda. Afrodite se incomoda com a presença do empresário em sua casa. Nicolau aceita ouvir a proposta de Olavo. Rivalda se anima, mas Afrodite fica incomodada. Gabriel pede para conversar com Feijão. Judith se preocupa com o filho adotivo. Nicolau promete pensar na proposta de Olavo. Afrodite exige ter uma conversa com o marido. Luz decide ir até a gruta para checar a descoberta de Feijão. Ela pede ajuda a Júnior. Valentina ameaça Feijão. Ela exige que o garoto conte a verdade para Gabriel.

Olavo pede para conversar com Laura. Empresário volta para casa após visita à casa da família de Rivalda. Luz espera por Júnior e Feijão na mata. Ela orienta o noivo a esperar Feijão sair do casarão. Olavo orienta Sampaio a trazer as máquinas para Serro Azul. Rivalda tenta convencer Nicolau a aceitar a oferta de Olavo. Olavo comunica a Laura que ela terá uma nova secretária.

Veja também o resumo da novela Por Amor e para descobrir o que vai acontecer nas outras novelas, acesse a página ‘Resumo das Novelas

Especial: Quem matou Aranha, Ondina, Milu, Feliciano e o delegado Machado? Quem é o serial killer? Acesse e saiba tudo!

Próximos e Últimos Capítulos de “O Sétimo Guardião”

Capítulo 158, terça (14 de maio) – Olavo exige que Sampaio não se envolva com Laura. Empresário manda o delegado reunir homens armados para invadir o casarão e surpreende ao revelar que já sabe o que está acontecendo entre sua filha, Louise e o capanga. Luz é surpreendida por ventania. Ela espera por Junior e Feijão na mata. Murilo vê Feijão entrar no carro de Júnior e conta para Gabriel. Valentina vai com Murilo e Gabriel investigar a gruta. Júnior vê as escavadeiras se dirigindo para Serro Azul. Luz, Feijão e Júnior entram na gruta. Sóstenes avisa que Murilo está procurando por Luz e a jovem fica apreensiva. João Inácio incentiva Guilherme a aceitar a proposta de Mirtes. Mirtes conta ao padre Ramiro que está conseguindo se entender com o neto. Laura comenta que Olavo já sabe sobre seu relacionamento com Sampaio e Louise. Louise procura a patricinha no sobrado e fica impressionada com a revelação. Rivalda manipula Nicolau para aceitar o seu emprego com Olavo. Afrodite não se conforma com a situação.

Louise combina com Laura de roubar as joias de Valentina e se mudar para o sobrado. A patricinha quer deixar a mãe de Gabriel na miséria. Valentina, Gabriel e Murilo seguem por túneis diferentes na gruta. Afrodite se irrita com Nicolau. Olavo procura Eurico. Olavo avisa a Eurico que invadirá o casarão e manda o prefeito desaparecer de Serro Azul. Marilda decide descobrir o que o marido está escondendo e Geandro desconfia da mãe. Adamastor se prepara para reabrir o bordel. Luciana apoia o rapaz. Guilherme procura Mirtes. O jovem decide aceitar a proposta da avó. Adamastor assume para Stella que é gay. Ele afirma que decidiu fazer revelação para a amiga por causa do bebê que ela está esperando. Eurico percebe que está sem seu chaveiro. Marilda vai até a prefeitura e encontra as chaves do marido.

Luz confirma o sítio arqueológico. Gabriel decide pressionar Feijão. Luz afirma que Feijão encontrou um tesouro. Júnior fica impressionado. Eurico se desespera com sumiço de seu chaveiro. Os funcionários da prefeitura revelam que Marilda passou por lá. Judith relembra atentado que sofreu a mando de Valentina. Ela se surpreende quando a empresária revela que sabe que foi Murilo quem salvou a governanta. Valentina é ameaçada de morte por Louise. A secretária tenta roubar as joias de Valentina e diz que vai matá-la. Gabriel flagra Luz e Júnior invadindo local secreto. Feijão leva a ruiva para conhecer a caverna com tesouro arqueológico.

ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 159, quarta (15 de maio) – Luz tenta explicar o que aconteceu para Gabriel. Ela mostra para o guardião-mor a gruta que Feijão encontrou. Louise decide deixar Serro Azul. Valentina afirma para Marcos Paulo que vai sentir falta da assistente. Sampaio entrega uma arma para Olavo. Empresário se prepara para invadir o casarão. Eurico questiona Marilda sobre chaveiro. Primeira-dama se esquiva dos questionamentos do marido e finge não saber do que ele está falando. Adamastor conversa com Luciana sobre revelação que fez a Stella. A viúva de Aranha pensa nas palavras do amigo. Laura se enfurece ao saber da traição de Louise. Olavo repreende a filha por ter confiado na amante. Luz enfrenta Gabriel. Valentina estranha a demora do filho. Sóstenes se preocupa com a neta. Gabriel discute com Luz e declara guerra contra ela. Judith tenta acalmar Feijão. Gabriel conta para Murilo que expulsou Luz da Irmandade.

Marilda afirma a Geandro que Lourdes Maria está grávida. Primeira-dama pensa em um roteiro de viagem. Enquanto isso, Eurico se preparar para abrir o depósito. Eurico se desespera com roubo de fortuna. O prefeito vai ao depósito e vê esconderijo vazio. Maltoni desconfia do comportamento de Mirtes. Padre Ramiro afirma que a beata não está fingindo. Nicolau procura Afrodite. Ele atrapalha o namoro de Diana e Walid. Luz e Júnior relatam a Afrânio a descoberta do sítio arqueológico em Serro Azul. Os dois vão até Greenville e procuram o órgão responsável. Olavo e Valentina se preparam para confronto. Os dois se armam para o grande embate. Judith diz a Gabriel quem será o próximo guardião-mor. O sétimo guardião expulsa Feijão da Irmandade, mas governanta faz revelação bombástica.

PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 160, quinta (16 de maio) – Feijão é ameaçado por Valentina e prova a todos que Judith fala a verdade. O rapaz se recusa a obedecer ordem de Gabriel e é pressionado para mostrar marca de nascença. Ele afirma que não quer que Gabriel morra e todos ficam desconfiados de previsão de Judith. Luz e Júnior explicam para Afrânio que Gabriel que não quer revelar existência de tesouro. O arqueólogo explica que o sítio arqueológico que a jovem encontrou deve ser vestígio de uma sociedade indígena que sumiu. Eurico arma um escândalo ao descobrir que seu dinheiro foi roubado. Marilda finge não saber do que o marido está falando. Afrodite se recusa a conversar com Nicolau sobre proposta de Olavo. Chapeiro se insinua para a ex-mulher. Afrânio se entusiasma com descoberta de Luz. Arqueólogo afirma que sítio arqueológico pode mudar o destino da humanidade. Murilo incentiva Gabriel a conversar com Feijão. Os capangas de Olavo se preparam para invadir o casarão.

Luz e Júnior se beijam. Dupla comemora após conversa com Afrânio. Sóstenes questiona a neta sobre o que ela fez durante o dia. Nicolau planeja faturar alto com Rivalda e Diana. Chapeiro quer tirar dinheiro de Olavo e impõe condições para Diana poder viajar com Walid. Mirtes sugere que Stella convide Adamastor para morar com ela. Mãe de Aranha procura a nora e as duas tem uma conversa emocionante. Padre Ramiro pede um chá a Judith. Gabriel decide ter uma conversa com Feijão. Rivalda se insinua para Olavo. Laura se assusta ao ver que o pai está armado. Olavo se esquiva das investidas de Rivalda. Afrânio se hospeda na pousada de Serro Azul. Luz conta para Sóstenes como foi sua conversa com o arqueólogo. Stella procura Adamastor.

Peçanha pede Marcos Paulo em casamento. Luciana e Adamastor reabrem o cabaré. Stella fala com Adamastor sobre sua revelação. Ele conta que nunca teve coragem de assumir sua homossexualidade porque sofreu bullying desde que era pequeno. Judith impede Gabriel de beber chá preparado para o padre Ramiro. O guardião-mor conversa com Feijão sobre sua missão. Valentina desconfia de reação de Judith. Olavo se recusa a dar dinheiro para Eurico e Marilda surpreende o marido. Primeira-dama revela que pegou o dinheiro do marido e colocou em um lugar seguro. Judith morre após confessar que é a assassina dos guardiães. Governanta diz a Gabriel que seguiu as ordens de Egídio. Eurico trai Olavo e faz um alerta a Valentina e Gabriel. Eurico leva tiro a mando de Olavo.

ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 161, sexta (17 de maio) – Afrânio socorre Eurico. Luz se desespera com ligação do arqueólogo e avisa a Júnior que escutou um tiro. Feijão conta para o padre Ramiro que Judith morreu. Olavo avança com as máquinas e derruba os portões do casarão. Valentina e Olavo se enfrentam e provocam tiroteio. Afrânio avisa a Polícia Federal sobre confronto. Marilda se desespera ao saber que Eurico foi baleado. Luz avisa a Gabriel que a Polícia Federal está a caminho. Olavo lidera invasão ao casarão. Peçanha aparece no local e afirma que está do lado de Gabriel e seus aliados Valentina atira e mata Olavo. Todos escutam o tiro dentro do casarão. Peçanha enfrenta Sampaio. Sampaio é preso e Valentina escapa de flagrante. Ela afirma que esteve na gruta o tempo todo e Gabriel confirma a informação.

Laura descobre morte de Olavo e mira em Luz para se vingar. Gabriel morre para proteger Luz. Passam-se alguns meses após confronto trágico no casarão. Elisa e Maltoni se casam. Rivalda não se conforma com morte de Olavo. Ela afirma para Afrodite que o empresário poderia ter mudado sua vida. Valentina visita o túmulo de Gabriel. Marcos Paulo viaja com Peçanha, que é nomeado o novo delegado de Serro Azul por influência de Valentina. Bebeto não consegue fazer Nicolau entender sua paixão pela dança. Chapeiro questiona o filho sobre seus sentimentos. Sampaio sai da cadeia e invade sobrado de Valentina. Empresária se desespera ao dar de cara com o capanga em seu quarto.

Sampaio questiona Valentina sobre a morte de Olavo. Empresária não confessa crime e afirma que sua arma se perdeu no casarão. Ele avisa que Laura foi solta. Valentina liga para Murilo. Marilda revela onde colocou o dinheiro de Eurico. Primeira-dama explica que entregou a quantia a um doleiro. Luz toma importante decisão. Influenciada por Afrânio, a jovem resolve se estudar arqueologia e rompe noivado com Júnior. León e Luz se reencontram. A jovem retorna a Serro Azul. Afrodite comemora sucesso de Diana e Bebeto, mas não consegue se entender com Nicolau. Rivalda desdenha das conquistas dos irmãos. Valentina inaugura a Fundação Gabriel Marsalla. Júnior assume a prefeitura de Serro Azul e Luz volta à cidade para administrar a fundação. Luz entrega o livro da irmandade a Feijão. O sétimo guardião faz a fonte voltar a jorrar e se consagra guardião-mor. Fim.

O resumo dos capítulos de “O Sétimo Guardião” foi divulgado pela Rede Globo e está sujeito a alteração de acordo com a edição. O que você está achando do final de O Sétimo Guardião? Não deixe de comentar!