Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 91 a 100 da novela “Paraíso”, exibida pela Globo em 2009.
Capítulo 91, 29 de junho de 2009 – Norberto demonstra todo seu desafeto por Geraldo e Padre Bento tenta defendê-lo. Zeca pensa em criar búfalos e sai em comitiva, acompanhado por Terêncio, Zé Camilo e Tobi. Zefa fica incomodada com a viagem de Zeca às vésperas do casamento. Tobi se compromete a montar um búfalo para provar a Das Dores que é um peão. Edith conta para Das Dores que Tobi saiu em comitiva e ela suspeita que seja mais uma mentira. Eleutério procura Mariana para falar sobre a divisão das terras de Antero e fica indignado com a indiferença com que ela lhe trata. Zeca fica encantado com o rebanho de búfalos e decide aceitar o desafio e montar um dos bichos.
Eleutério conversa com Rosinha e Zefa sobre os preparativos da festa de casamento. Maria Rita confessa para Irmã Matilde que ainda não está pronta para fazer uma visita a seus pais. Zefa comenta com Rosinha que espera que Zeca tenha esquecido Maria Rita. Eleutério considera a ideia de criar búfalos com a intenção de manter Zeca na fazenda. Antero inicia uma carta para Maria Rita, mas desiste de escrever por achar que ela deve estar feliz no convento. Maria Rita conta para Irmã Matilde que Mariana sonhava em ser freira e foi impedida por seu avô, que a obrigou a se casar com Antero. Tobi aconselha Antero a escrever para Maria Rita contando tudo o que está acontecendo em sua vida. Zeca afirma para Terêncio que vai construir um amor com Rosinha, mas o peão desconfia. Maria Rita chora ao pensar em Zeca.
Capítulo 92, 30 de junho de 2009 – Zeca comenta com Eleutério que não irá concorrer à prefeitura de Paraíso. Rosinha finge não ligar para a indiferença de Zeca ao voltar de viagem. Norberto garante a Eleutério, Zeca e Aurora que não irá apoiar Geraldo. Das Dores perdoa Tobi e ele fica eufórico. Otávio fica irritado quando Zeca diz que Aurora sugeriu que Norberto apoiasse a candidatura de Geraldo. Eleutério pede que Bertoni cuide das bebidas para a festa de casamento de seu filho. Zeca se desculpa com Mariana e pede que ela reate com Antero, para evitar que Maria Rita sofra.
Padre Bento avisa a Norberto para apoiar a candidatura de Geraldo por causa de seu envolvimento com Maria Rosa. Zefa se incomoda ao ouvir a conversa que Terêncio tem com Rosinha. Maria Rosa diz a Norberto que Geraldo não vai mais concorrer à prefeitura porque ele a pedirá em casamento. Edith conta a das Dores que Zeca procurou por Mariana. Norberto conta a Aurora que Geraldo pediu Maria Rosa em casamento. Maria Rosa avisa Geraldo que não quer ser esposa de político. Norberto conta para Otávio que Geraldo pediu Maria Rosa em casamento e deixa o jornalista arrasado. Eleutério decide chamar Das Dores para trabalhar na fazenda.
Capítulo 93, 1 de julho de 2009 – Aninha aceita se casar com Ricardo. Otávio comunica a Ricardo que resolveu voltar para o Rio de Janeiro. Das Dores conversa com Edith sobre Tobi. Aninha diz a dona Ida que, finalmente, se decidiu por Ricardo. Otávio diz a Ricardo que Maria Rosa vai se casar ciom Geraldo. Eleutério pede autorização a dona Ida para levar Das Dores para trabalhar em sua fazenda. Isidoro, Zé do Correio e Capita acreditam que o melhor a ser feito é Vadinho se lançar candidato a prefeitura da cidade. Geraldo chega na rádio para conversar com Otávio. Maria Rosa conta para Aurora que Otávio chegou a pensar em trocá-la por uma sociedade em um jornal. Geraldo pergunta para Otávio se ele quer mesmo abrir mão da rádio e se oferece para comprar sua parte.
Aninha e Edith recriminam Das Dores por acreditar nas histórias de Mariana sobre o diabinho de Eleutério. Norberto desabafa com Padre Bento e reclama das atitudes de Maria Rosa. Ricardo fica irritado e não se conforma com a desistência de Otávio. Mariana recrimina Dona Ida por aceitar o casamento de Aninha e Ricardo. Otávio chega à prefeitura com Geraldo para comunicar a venda da sua parte na rádio, mas Norberto fica indignado e decide ter uma conversa séria com os dois rivais. Eleutério conta para Zefa que convidou Das Dores para ajudá-la a tomar conta da casa, mas ela desconfia que ele só a chamou para aproximá-la de Tobi. Tobi compra um perfume para impressionar Das Dores. Candinha avisa para Antero que os colonos estão brigando por causa da divisão de terras. Aninha e Edith comentam sobre a discussão de Ricardo e Otávio. Mesmo contra a vontade, Ricardo ensina Isidoro a operar a mesa de som da rádio. Maria Rosa defende Geraldo das ofensas de Norberto.
Capítulo 94, 2 de julho de 2009 – Das Dores chega na fazenda. Zefa estranha o cheiro do perfume de Tobi e exige que ele vá tomar um banho. Padre Bento sugere que Norberto faça de Aurora sua sucessora na prefeitura de Paraíso. Mariana manda Antero doar as terras da fazenda para a igreja. Geraldo tenta convencer Alfredo Modesto a continuar trabalhando na rádio. Ricardo não se conforma ao ver Otávio ir embora por causa de Maria Rosa. Zuleika vai ao convento falar com Maria Rita. Das Dores fica incomodada ao ouvir Eleutério, Zefa e Rosinha rindo de Tobi e sai de casa para procurá-lo. Geraldo assume que ficará do lado de Norberto nas eleições, mas o prefeito continua desconfiando do futuro genro. Alfredo Modesto sugere a Ricardo que eles continuem o trabalho que Otávio começou na rádio. Isidoro comenta com Vadinho que Norberto se complicou com a contabilidade da prefeitura. Norberto avisa a Aurora que quer lançá-la candidata à prefeita e explica que, por isso, eles precisam se divorciar. A primeira-dama fica furiosa.
Capítulo 95, 3 de julho de 2009 – Padre Bento conversa com Dona Ida e indica que Ricardo seja candidato a prefeito de Paraíso. Norberto e Aurora discutem, enquanto Geraldo ouve atento. Otávio vai até a fazenda de Eleutério se despedir de Zeca. Padre Bento recrimina Norberto por pensar em se divorciar de Aurora. Rosinha teme que Zeca envie um recado para Santinha através de Otávio. Norberto pergunta a Ricardo se ele gostaria de ser candidato, mas o publicitário recusa a proposta. Mariana obriga Edith a rezar e ouvir com ela o programa de Padre Bento. Aurora diz a Norberto que não aceita se divorciar dele. Mariana afirma para dona Ida que irá participar da missa de Padre Bento, nem que tenha que ficar escondida num canto.
Candinha diz a Antero que ele não pode continuar amargo com a vida. Irmã Matilde fala com Maria Rita que foi autorizada a ir com ela visitar seus pais. Vadinho comenta com Pedro do Posto e Capita que Norberto está perdido se perder as eleições para ele. Durante a roda de viola, Otávio lembra-se de Maria Rosa. Terêncio comenta sobre Zuleika com Otávio e Zeca e deixa Rosinha enciumada. Dona Ida vê Ricardo e Aninha se beijando e conclui que é melhor o casamento dos dois sair logo. Aurora fica indignada por Norberto ter mentido para ela e anuncia que se divorciará dele. Ela discute com o marido e decide dormir separada dele. Aurora desabafa com Maria Rosa e afirma que será prefeita da cidade. Bertoni fica indignado ao ouvir Geraldo e Vadinho conspirando contra o prefeito. Norberto, sozinho, sofre.
Capítulo 96, 4 de julho de 2009 – Geraldo diz a Isidoro que Norberto vai reconhecer o valor dele quando a campanha começar. Norberto conta a Padre Bento que Aurora está ameaçando se divorciar mesmo dele. Aurora decide sair de casa e Maria Rosa não consegue impedi-la. Capita anuncia para Zé do Correio e Vadinho que Aurora largou Norberto. Maria Rosa conta para Norberto que Aurora foi para fazenda com a recomendação de que ele não aparecesse por lá. Zeca se despede de Otávio, que segue para o Rio de Janeiro. Preocupada com a intimidade cada vez maior de Ricardo e Aninha, Dona Ida sugere à neta apressar o casamento. Alfredo Modesto tenta amenizar a situação entre Norberto e Aurora pela rádio. Mariana conversa com Dona Ida sobre a separação de Aurora e Norberto.
Zeca confessa para Antero que não teria desistido de Maria Rita se tivesse certeza de que ela o ama. Rosinha comenta com Das Dores o incômodo que sente quando Zeca visita Antero. Eleutério pensa em resolver sua situação com Zefa depois do casamento de Zeca. Tobi diz para Terêncio ficar com Edith para tentar esquecer Rosinha. Irmã Matilde não se conforma com a teimosia de Maria Rita em querer abandonar Zeca e desabafa com a Madre Superiora. Zeca pede que Rosinha o ajude a se apaixonar por ela. Chega o dia do casamento de Zeca e todos estão envolvidos com os preparativos da cerimônia. Terêncio fica arrasado ao ver Rosinha vestida de noiva. Zé Camilo se preocupa com as atitudes de Terêncio e teme que ele atrapalhe a cerimônia.
Capítulo 97, 6 de julho de 2009 – Antero decide não ir ao casamento de Zeca e Candinha fica penalizada com seu estado. Zeca cavalga pela fazenda pensando em Maria Rita. Eleutério se emociona ao ver Rosinha vestida de noiva. Tobi cogita a ideia de Zeca ter desistido do casamento e Terêncio ameaça cortar relações com o peão se ele não aparecer. Rosinha se desespera com o sumiço de Zeca e Zefa tenta acalmá-la. Tobi, Terêncio e Zé Camilo saem para procurar Zeca pelos arredores da fazenda. Maria Rita chora ao pensar no casamento e Irmã Matilde tenta consolá-la.
Tobi sugere que Eleutério comece a festa antes da cerimônia. Terêncio afirma para Zé Camilo e Tobi que não conseguiram encontrar Zeca. Norberto tenta conversar com Aurora, mas ela se recusa e afirma que não voltou atrás em sua decisão de se divorciar dele. Zefa recrimina Rosinha, Das Dores e Edith por rezarem para Santinha. Terêncio e Zé Camilo desistem de ir embora da fazendo quando ouvem o toque do berrante de Zeca anunciando sua chegada. Começa o casamento e Padre Bento inicia seu sermão questionando a vontade de Zeca de se casar com Rosinha. Antero se entristece ao pensar em Maria Rita internada no convento. Zeca e Rosinha se casam.
Capítulo 98, 7 de julho de 2009 – Zuleika e Leni chegam a Paraíso e Mariana ameaça deixar a pensão de Dona Ida se as duas permanecerem hospedadas. Vadinho e Zé do Correio comentam a briga de Norberto e Aurora. Terêncio chama Edith para dançar, enquanto Rosinha dança com Zeca. Dona Ida se preocupa com o comportamento de Zuleika e Leni e teme ter problemas por causa das duas. Terêncio e Edith se beijam. Cleusinha e Nina brigam para dançar com Zé Camilo. Candinha consola Antero. Maria Rita chora nos braços de Irmã Matilde. Zefa aconselha Rosinha a não fazer cobranças a Zeca. Zé Camilo, Terêncio e Tobi conversam sobre os acontecimentos da festa. Norberto reclama da ausência de Aurora para Maria Rosa. Aninha avisa a Dona Ida que Ricardo está querendo apressar o casamento para voltar ao Rio de Janeiro. Edith garante para Das Dores que vai fazer Terêncio esquecer Rosinha. Zefa se preocupa com Rosinha e Eleutério tenta acalmá-la. Zeca pensa em Maria Rita na lua de mel com Rosinha. Eleutério propõe a Zefa que passe a noite com ele.
Capítulo 99, 8 de julho de 2009 – Norberto reclama da ausência de Aurora para Maria Rosa. Aninha avisa a Dona Ida que Ricardo está querendo apressar o casamento para voltar ao Rio de Janeiro. Edith garante para Das Dores que vai fazer Terêncio esquecer Rosinha. Terêncio diz a Zé Camilo e Tobi esperar que Zeca não faça nenhuma maldade com Rosinha. Rosinha diz a Zeca não se importar com o fato de ele tê-la levado para passar a noite de núpcias na cabana de Chico Mulato. Zeca pensa em Maria Rita na lua de mel com Rosinha. Zeca reage aflito ao toque de Rosinha e a abraça pensando em Maria Rita. Zefa fica agoniada com a possibilidade de passar a noite com Eleutério. O fazendeiro, por sua vez, estranha a demora de Zefa. Zeca relembra com Rosinha momentos da infância que passaram juntos e a manda descansar na noite de núpcias.
Eleutério desiste de esperar por Zefa e vai dormir. Terêncio não entende o motivo de Zeca ter levado Rosinha para a cabana de Chico Mulato. Zeca vê a imagem de Maria Rita ao beijar Rosinha. Maria Rita relembra da noite que passou com Zeca e sofre. Tobi sugere a Terêncio que ele se case com Edith no mesmo dia de seu casamento com Das Dores. Edith comenta com das Dores que Terêncio lhe beijou. Zefa garante que só irá dormir com Eleutério depois que Padre Bento abençoá-los. Rosinha acorda e percebe que está sozinha. Zeca vai acordar os peões na fazenda de Eleutério. Tobi recrimina Zeca por ter deixado Rosinha sozinha, mas ele não lhe dá atenção. Rosinha sofre com o sumiço de Zeca e apronta suas malas para voltar para a fazenda sozinha.
Capítulo 100, 9 de julho de 2009 – Mariana fica indignada ao ver Zuleika e Leni na igreja. Candinha conta para Antero os acontecimentos do casamento. Rosinha, certa de que se enganou sobre Zeca, decide voltar para a cabana para esperá-lo. Zeca manda Terêncio buscar Rosinha no sítio. Mariana fala mal de Zuleika e Leni para Aninha e dona Ida. Zuleika diz a Leni que deixou uma boa esmola na igreja, porque pensa em pedir a ajuda de Padre Bento. Zefa reage ao saber que Zeca deixou Rosinha sozinha em seu primeiro dia de casada e Edith e Das Dores tentam acalmá-la. Terêncio chega ao sítio para buscar Rosinha. Terêncio consegue convencer Rosinha a voltar para a fazenda com ele.
Zeca confessa para Eleutério que precisa se acostumar com a ideia de que Rosinha agora é sua mulher. Edith comenta com Das Dores que desconfia que o casamento de Rosinha e Zeca ainda não foi consumado. Zefa afirma para Rosinha que ela terá que seduzir Zeca para que ele a veja como mulher. Eleutério sugere que Zeca viaje com Rosinha para tentar resolver a situação dos dois. Terêncio fica feliz ao perceber que Edith sentiu ciúmes dele. Antero decide escrever para Maria Rita e contar que se separou de Mariana. Zuleika e Leni chegam ao bar do Bertoni e perguntam por Zé Camilo. Norberto fica espantado quando Aurora lhe diz que contratou Alfredo Modesto para ser seu assessor político.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 101 a 110 de Paraíso!

