Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 40 da novela “Paraíso”, exibida pela Globo em 2009.
Capítulo 31, 20 de abril de 2009 – Zeca fica irritado ao descobrir que Maria Rita vai para convento se ele voltar a andar. Mariana fala para Santinha que Antero foi conversar com Zeca e ela começa a rezar. Zeca confessa para Antero seu amor por Maria Rita, na intenção de desobrigá-la de seu juramento. Terêncio diz para Eleutério que não sabe o que seu filho fez para Santinha não querer mais visitá-lo. Zeca avisa para Antero que, se voltar a andar, vai buscar sua filha onde ela estiver. Marcos decepciona Jacira ao afirmar que não vai namorá-la. Geraldo finge não se importar com o jantar que Aurora preparou para o engenheiro e seus amigos. Aninha fica preocupada com Jacira depois de saber o que aconteceu entre ela e Marcos.
Antero revela para Maria Rita sua conversa com Zeca, mas ela permanece fiel a sua promessa. O engenheiro avisa que a rádio será inaugurada em breve. Ricardo e Otávio alertam Marcos sobre o pai de Jacira. Maria Rosa garante para Aurora que não vai se casar com Marcos. Zé Camilo, Thiago e Juvenal chegam à fazenda de Eleutério. Mariana e Antero não aceitam a penitência de Santinha e pedem para Padre Bento falar com ela. Zé Camilo, Thiago e Juvenal reclamam com Zeca que a falta de serviço causou o fim da comitiva. Padre Bento exige que Maria Rita abandone seu sacrifício. Terêncio e Zé Camilo conversam sobre o amor de Zeca por Santinha. Maria Rita pede ajuda a Padre Bento para não desistir de sua promessa.
Capítulo 32, 21 de abril de 2009 – Padre Bento diz para Mariana e Antero que Maria Rita está irredutível e designada a cumprir sua promessa. Maria Rosa pergunta por Marcos e Otávio se incomoda. Eleutério manda Terêncio, Zé Camilo e Tobi buscarem o touro que derrubou Zeca. Aninha, Nina e Cleusinha estranham que Edith não esteja preocupada com Jacira. Padre Bento comenta com Norberto que teme as atitudes do pai de Jacira quando souber o que está acontecendo com a filha. Jacira insiste com Marcos para ir até a sua casa falar com seus pais, mas ele desconversa. Antero ameaça internar Maria Rita se ela continuar com sua penitência. Norberto avisa que vai convidar alguns políticos para a inauguração da rádio, deixando Otávio, Ricardo e Maria Rosa irritados.
Zeca pede para Eleutério não matar o touro que o derrubou. Mariana e Antero conseguem fazer Maria Rita se alimentar. Santinha fica inconformada ao descobrir que suas preces não estão sendo atendidas por sua Santa. Otávio informa para Ricardo que vai vender sua parte na rádio. Terêncio, Zé Camilo e Tobi conseguem comprar o touro. Zeca conta para Rosinha que se declarou para Maria Rita. Eleutério promete que vai matar o touro, mas Terêncio, Zé Camilo e Tobi discordam. Geraldo fica irritado ao ver a inauguração da rádio. Jacira procura por Marcos enquanto Nina e Cleusinha esperam por Edith. Ricardo receia que Otávio faça alguma coisa para atrapalhar a inauguração da rádio.
Capítulo 33, 22 de abril de 2009 – Eleutério leva um rádio para Zeca ouvir a transmissão de seus amigos. Otávio recrimina a honestidade política de Norberto e Ricardo desaprova a atitude do amigo. Norberto fica irritado com a falta de transmissão da rádio e pede para Maria Rosa falar com Ricardo e Otávio. Durante o discurso de um deputado, Marcos começa a fazer acrobacias com o helicóptero e deixa Norberto furioso. Marcos vai embora sem se despedir de Jacira e a deixa desesperada. Maria Rosa reclama com Ricardo e Otávio pela suposta falha no equipamento da rádio. Edith vai embora com Marcos, mas fica arrasada por não ter avisado sua mãe. Otávio começa a transmissão da rádio e o povo da cidade fica extasiado.
Os deputados ficam indignados e se queixam com Norberto por não terem discursado na rádio. Aninha, Nina e Cleusinha deduzem que Edith foi embora com Marcos e tentam consolar Jacira. Todos no bar comentam sobre o que aconteceu na inauguração da rádio. Maria Rosa e Otávio se beijam e Ricardo os recrimina. Padre Bento pede para Ricardo anunciar o sumiço de Edith na rádio. Norberto repreende Otávio por sua atitude na inauguração, mas ele enfrenta o prefeito. Maria Rita continua com seu jejum e Mariana fica preocupada. Eleutério vê Zefa cheirar sua camisa e fica desnorteado. Zeca decide sair e ouvir a cantoria com Terêncio, Zé Camilo, Tobi, Thiago e Juvenal. Maria Rita desmaia em frente ao altar de sua Santa.
Capítulo 34, 23 de abril de 2009 – Todos na fazenda de Eleutério se reúnem em volta da fogueira para ouvir a cantoria de Zé Camilo. Antero fica furioso e exige que Maria Rita termine o seu jejum. Norberto vai até a rádio reclamar com Ricardo e Otávio pelo o que aconteceu na inauguração e Maria Rosa pede para eles esquecerem o assunto. Aninha fica com ciúmes de Otávio e Maria Rosa percebe. Terêncio recita versos sobre a história de Zeca em volta da fogueira. Nina e Cleusinha veem Otávio e Maria Rosa se beijar na rádio e contam para Aninha. Eleutério agradece Zefa por ter ajudado a criar Zeca. Antero revela seu amor por Mariana e pede que ela cuide de Santinha.
Mariana toma o lugar de Maria Rita em frente ao altar de sua Santa para que a filha possa descansar. Norberto percebe uma alegria repentina em Maria Rosa e sugere que Aurora converse com a filha para descobrir o que aconteceu. Aninha conta para Dona Ida que Otávio e Maria Rosa se beijaram. Terêncio e Zé Camilo conversam com Zeca sobre Maria Rita e os peões lhe dizem que, se Zeca voltar a andar, eles o ajudam a fugir com Santinha. Eleutério diz a Zeca que vai contratar Zé Camilo, Thiago e Juvenal para trabalhar na fazenda. Maria Rita dorme profundamente e não percebe a vela se apagando no altar de sua Santa. Zeca fica assustado ao sentir um formigamento em seu pé e chama Eleutério.
Capítulo 35, 24 de abril de 2009 – Zeca e Eleutério se abraçam emocionados, certos de que um milagre aconteceu. Rosinha avisa Tobi, Terêncio, Thiago, Juvenal e Zé Camilo, que correm ao encontro de Zeca. Maria Rita sonha com Zeca e começa a rezar ao acordar. Rosinha afirma que seu irmão não pode se afastar de Santinha, agora que suas preces estão sendo atendidas. Geraldo segue Maria Rosa e Otávio. Ele fica furioso ao ver os dois se beijando e se lamenta com Isidoro por ainda gostar dela. Tobi e Zé Camilo concluem que Zeca foi salvo pelo amor que ele e Maria Rita sentem um pelo outro. Mariana pede para Antero buscar Zeca para falar com Santinha.
Norberto teme represália à rádio por causa dos comentários feitos por Otávio contra os fazendeiros. Rosinha informa Eleutério que ela e Zefa irão embora da fazenda assim que Zeca melhorar. Terêncio não acredita que Santinha seja capaz de quebrar a promessa que fez para ficar com Zeca. Aurora pergunta para Maria Rosa se ela está apaixonada por Ricardo ou Otávio. Rosinha revela para Zeca que acredita que Santinha fez um milagre. Eleutério pede para Tobi avisar a Maria Rita o que aconteceu com Zeca. Aninha diz que quer ajudar Ricardo e Otávio na rádio. Mariana confessa para padre Bento que teme que Maria Rita não aguente cumprir sua promessa até o fim. Tobi fala para Antero que Zeca começou a sentir os pés.
Capítulo 36, 25 de abril de 2009 – Tobi explica para Antero o que aconteceu com Zeca e ele fica preocupado. Maria Rita fica eufórica ao saber da novidade sobre Zeca e não se arrepende da promessa que fez. Eleutério revela para Zefa que só não está com ela por respeito à memória de seu marido. Aninha aconselha Jacira a esquecer Marcos. Maria Rosa tenta consolar Ricardo e Otávio por não terem conseguido patrocínio. Vadinho, Zé do Correio, Capita e Geraldo se queixam da programação da rádio com Norberto. Dona Ida não deixa Aninha sair para levar almoço aos locutores da rádio. Depois da reclamação de Norberto, Ricardo coloca Maria Rosa no ar, para falar sobre doação de órgãos. Norberto fica orgulhoso da filha, enquanto Aninha fica mais irritada com a filha do prefeito.
Geraldo tenta atingir o prefeito com insinuações sobre a rádio, mas acaba sendo ridicularizado por ele. Ricardo diz que vai ensinar Aninha a mexer na aparelhagem de rádio. Antero conta para Mariana sobre Zeca e a beata vai glorificar Maria Rita. Aninha leva Das Dores para trabalhar na pensão. Vadinho diz para Geraldo esquecer Maria Rosa e seguir com sua vida. Mariana fala para Antero se conformar com a ida de Maria Rita para o convento quando o milagre se concretizar. Zeca tenta ficar em pé com ajuda de Terêncio e Zé Camilo. Zeca diz ao pai que vai ao médico depois que ele der um fim no seu diabinho da garrafa. Eleutério encontra seu diabinho vestido de santo dentro da garrafa e grita por Zefa.
Capítulo 37, 27 de abril de 2009 – Eleutério fica furioso e coloca a garrafa na sala. Mariana e Antero se desesperam ao ver Maria Rita desfalecida em seu quarto.Terêncio fica furioso ao ver Zé Camilo conversar Rosinha. Maria Rita garante para Antero que vai voltar a comer quando Zeca voltar a andar. Zeca pede para Eleutério levar Maria Rita para falar com ele. Tobi conta para os peões da fazenda sobre o ocorrido com o diabinho. Geraldo fica irritado por Padre Bento deixar de jogar com ele para tratar de seu programa na rádio. Dona Ida reclama das atitudes de Aninha para Das Dores.
Eleutério vai até a fazenda de Antero para saber o estado de sua filha. Maria Rita reza para sua santa em seu altar. Candinha comenta o que aconteceu com o diabinho e Mariana fica cismada. Zeca tenta convencer Zefa de que o diabinho não passa de um boneco. Eleutério e Antero não concordam com a decisão de Maria Rita de ir para o convento. Maria Rita afirma para Mariana que não quer mais ver e nem rezar com Zeca e deixa a sua mãe desconfiada. Terêncio pede para Zé Camilo ficar longe de Rosinha. Zeca não gosta quando Zefa lhe confessa que vai embora assim que ele voltar a andar.
Capítulo 38, 28 de abril de 2009 – Zeca diz para Zefa que não vai deixá-la ir embora e pede que esqueça o assunto, mas ela desconversa. Terêncio e Zé Camilo receiam o que pode acontecer com Zeca se Santinha morrer. Zeca decide ir falar com Maria Rita, mas Eleutério o desanima por causa da teimosia da moça. Todos na cidade comentam sobre o discurso de Padre Bento em seu programa na rádio, enquanto Norberto o questiona. Aninha defende Padre Bento das críticas de Ricardo e Otávio. Nina, Cleusinha e Jacira contam para Aninha que Maria Rosa e Otávio estão namorando. Maria Rita resolve que vai se internar no convento no dia seguinte em que Zeca voltar a andar.
Zeca pensa em negar que Santinha fez um milagre para protegê-la. Antero teme que uma romaria se forme em sua casa por causa de Santinha. Norberto não gosta de saber que Aninha está ajudando na rádio. Ricardo se desilude quando Aninha revela que gosta dele como amigo. Geraldo vê Maria Rosa e Otávio juntos, mas é impedido por Isidoro de ir ao encontro dos dois. Ricardo coloca Aninha para falar na rádio, mas se irrita quando ela muda a programação. Dona Ida repreende sua neta pelo o que fez na rádio. Norberto fica furioso com Otávio e Maria Rosa e proíbe que se fale de política, religião e fofoca na rádio. Zefa vai embora sem que ninguém perceba.
Capítulo 39, 29 de abril de 2009 – Rosinha procura por Zefa e se desespera quando não a encontra. Otávio discute com Ricardo por ter colocado Aninha para falar na rádio e avisa que, por isso, o prefeito quer ter controle sobre a programação. Eleutério manda Terêncio e Zé Camilo irem atrás de Zefa. Zeca se emociona ao constatar que Santinha fez um milagre. Rosinha conta para Zeca que Zefa foi embora. Mariana e Antero brigam por causa de Maria Rita. Aninha conversa com Das Dores sobre seu suposto emprego na rádio. Terêncio e Zé Camilo repreendem Tobi pelo que fez para Eleutério e Zefa. Aninha acredita que Ricardo e Otávio estejam discutindo por causa de Maria Rosa e fica magoada. Mariana pede que Padre Bento resolva o assunto da falta de dinheiro na igreja.
Aninha comenta com Otávio que Norberto vai brigar com Ricardo por seu discurso na rádio. Vadinho, Zé do Correio, Pedro do Posto e Capita comentam a notícia de Ricardo e fazem oposição ao prefeito. O povo do Barro Preto vai até a prefeitura cobrar uma solução para seu problema com a ponte. Eleutério conta para Zeca o sonho que teve com Zefa. Maria Rosa avisa Ricardo e Otávio que Norberto pretende fechar a rádio. Terêncio, Zé Camilo e Tobi não conseguem encontrar Zefa na rodoviária. Um grupo de moradores do Barro Preto exige falar na rádio. Bertoni, Alfredo Modesto e o Nono comentam sobre a falta de programação da rádio. Norberto fica preocupado ao saber que os moradores do Barro Preto estão na rádio para reclamar dele.
Capítulo 40, 30 de abril de 2009 – Otávio começa a entrevistar Juca Piá na rádio. Ele critica Norberto e Padre Bento, que ficam chocados com seus comentários. Otávio sai para almoçar com Maria Rosa e Aninha fica enciumada. Tobi vê Das Dores passando e a admira, mas ela não lhe dá atenção. Eleutério deduz que Zefa foi para a Bahia procurar alguns parentes. Geraldo vai almoçar na pensão para observar Otávio e Maria Rosa. Padre Bento, Norberto e Aurora conversam sobre a entrevista de Juca Piá na rádio. Geraldo é gentil com Maria Rosa e Otávio fica intrigado. Nina, Cleusinha e Jacira contam para Ricardo e Aninha as novidades sobre Zeca e sobre Edith.
Eleutério teme que Rosinha vá embora como Zefa. Ricardo e Terêncio convencem Zé Camilo a cantar e tocar na rádio. Rosinha diz para Zeca que Maria Rita não o ama de verdade. Geraldo pensa em uma ideia para surpreender Maria Rosa. Otávio e Terêncio se preocupam com a repercussão da cantoria de Zé Camilo na rádio. Eleutério fica irritado com os peões por terem ido para a rádio em vez de procurar Zefa. Cleusinha confessa para Nina e Jacira que se apaixonou pelo peão violeiro. Eleutério fala para Antero que Zeca vai pedir Maria Rita em casamento assim que estiver melhor. Mariana conta para Maria Rita sobre o estado de Zeca e ela fica feliz.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 41 a 50 de Paraíso!

