Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 131 a 140 da novela “Paraíso”, exibida pela Globo em 2009.
Capítulo 131, 14 de agosto de 2009 – Maria Rita conversa com Edith e tenta acabar com sua fama de santa. Tobi comenta com Das Dores que a teimosia de Rosinha fez com que Terêncio fosse embora. Rosinha confessa para Zefa que não quer mais sofrer por Zeca. Eleutério revela para Zeca que se incomoda com a memória do falecido marido de Zefa. Tobi reclama da falta de Terêncio e Zé Camilo para Das Dores. Zuleika incentiva Maria Rita a ficar com Zeca. Rosinha se arrepende de não ter pedido para Terêncio ficar na fazenda. Terêncio e Zé Camilo pensam em comprar uma carreta. Zeca convence Tobi a aceitar o presente de Terêncio e Zé Camilo. Aurora faz uma reunião com as mulheres da cidade e Alfredo Modesto e Norberto ficam preocupados.
Vadinho, Pedro do Posto, Zé do Correio e Capita ficam curiosos para saber do que se trata a reunião feita por Aurora. Maria Rosa e Aurora convencem as mulheres a fazer uma revolução na cidade. Norberto se arrepende de ter escolhido Aurora como candidata. Geraldo tenta convencer Vadinho a não se preocupar com a reunião de mulheres. As mulheres da cidade ficam satisfeitas com a plataforma política de Aurora. Norberto reconhece que quer que Aurora ganhe as eleições para continuar no poder. Otávio convida Maria Rita para escrever uma coluna em seu jornal. Zefa sugere a Eleutério que se casem somente perante Padre Bento e o coronel reage incrédulo a sua proposta. Tobi vê Rosinha enterrar o diabinho da garrafa de Eleutério.
Capítulo 132, 15 de agosto de 2009 – Eleutério estranha o sumiço de seu diabinho e Tobi teme o desfecho da história do enterro do boneco. Otávio pensa em Maria Rita. Eleutério culpa Tobi pelo desaparecimento de seu diabinho e Das Dores se preocupa com a cobrança do coronel. Rosinha finge surpresa ao saber do sumiço do bonequinho. Eleutério exige saber quem mexeu em suas coisas. Mariana manda Candinha se matricular nas aulas para vigiar Maria Rita. Edith percebe o interesse de Otávio por Maria Rita. Antero desconfia da ausência de Candinha na hora do jantar. Geraldo cobra na rádio a quermesse prometida por Padre Bento e Norberto. Maria Rosa alerta Aurora a não fazer promessas que não poderá cumprir.
Vadinho pede para Otávio escrever o texto que será impresso nos cadernos dos alunos da escola. Bertoni fica irritado com a promessa de Aurora fechar seu bar. Aurora expulsa Norberto de casa para conversar com Alfredo Modesto. Maria Rosa questiona a posição de Geraldo durante as eleições e exige que o nome de Vadinho não seja mais mencionado na rádio. Maria Rita pede que Zeca e Tobi se retirem da sala para que possa começar sua aula. Nono fica enciumado com a presença de Zeca na sorveteria. Os alunos gostam de Maria Rita em sua primeira aula. Marcos diz a Edith que eles vão embora depois do casamento. Zé do Correio e Vadinho estranham o comentário que Otávio faz sobre Maria Rita. Tobi alerta Zeca a esquecer a família de Maria Rita se quiser ficar com ela.
Capítulo 133, 17 de agosto de 2009 – Dona Ida sente saudade de Aninha e Edith a consola afirmando que não a deixará sozinha. Zeca se aproxima de Maria Rita que, preocupada com a situação, acha melhor esperar a anulação do casamento sair. Rosinha reconhece para Das Dores que gosta de Terêncio. Triste com a saída de Maria Rita de casa, Mariana revela que teve medo de se apaixonar por Antero. Maria Rita fica impressionada com os conselhos que Zuleika lhe dá sobre a vida. Bertoni discute com Nono por causa de Zuleika. Zuleika comenta com Leni que Nono é muito atencioso e que poderia se apaixonar por ele.
Bertoni conta para Nono que Aurora quer fechar seu bar. Os peões da fazenda sugerem que Zeca monte uma comitiva para trazer Terêncio de volta. Mariana tenta contar para Padre Bento a conversa que teve com Antero. Candinha elogia Antero e critica o comportamento de Mariana. Otávio diz a Maria Rita que quer escrever uma matéria sobre ela. Nono dá um buquê de flores para Zuleika, que fica muito agradecida. Padre Bento reclama com Norberto da promessa que Aurora fez de fechar o bar de Bertoni. Geraldo critica a atitude de Aurora e aconselha Vadinho a aproveitar o erro de sua adversária política. Bertoni vai até a casa de Aurora conversar sobre o fechamento de seu bar.
Capítulo 134, 18 de agosto de 2009 – Mariana vai até a pensão para saber notícias de Maria Rita, mas não consegue encontrá-la. Maria Rosa convida Maria Rita para ajudar na campanha política de Aurora. Das Dores conta para Edith que ela e Tobi vão ficar noivos. Zeca vai à pensão falar com Maria Rita, mas a conversa é interrompida com a chegada de dona Ida. Nina, Jacira e Cleusinha fazem fofoca de Maria Rita e tentam descobrir por que ela saiu de casa. Maria Rita confessa para Edith que teme que seu pai não aceite sua união com Zeca. Tobi vai falar com a mãe de Das Dores e ela diz que aceita a união dos dois e os abençoa. Rosinha cheira novamente uma camisa de Terêncio e percebe que está apaixonada por ele.
Padre Bento e Eleutério conversam sobre a anulação do casamento de Zeca e torcem para que ela saia o mais rápido possível. Antero fica pasmo ao ver a tranquilidade de Mariana ao voltar da cidade sem falar com Maria Rita. Maria Rosa conta para Aurora que Maria Rita não vai deixar que Vadinho distribua os cadernos para seus alunos. Eleutério fala para Padre Bento que ele e Zefa querem se casar escondidos. Otávio comenta com Zeca que vai fazer um folhetim para contar a história da cidade e poder vender assinaturas do jornal. Dona Ida receia que a aproximação de Zeca e Maria Rita em sua pensão lhe traga problemas. Otávio fica frustrado quando Zeca confirma que pediu a anulação de seu casamento. Zefa e Eleutério saem com Padre Bento para realizar seu casamento.
Capítulo 135, 19 de agosto de 2009 – Edith incentiva Maria Rita a criar coragem e ficar com Zeca para não perdê-lo novamente. Maria Rita reage ao ouvir Otávio dizer que gostaria que ela fosse apaixonada por ele. Eleutério pede a Zefa que ninguém saiba que os dois se casaram até que o casamento seja consumado. Tobi e Das Dores ficam noivos e Eleutério os presenteia com um terreno e uma casa. Vadinho leva cadernos para os alunos de Maria Rita e, apesar de aceitar, ela não permite que ele distribua o material e o deixa irritado. Geraldo diz a Vadinho que Norberto instruiu Maria Rita a não deixá-lo entregar o material para os alunos. Dona Ida diz a Norberto que vai votar em Aurora e ele fica aliviado.
Otávio chama Nina, Cleusinha e Jacira para escreverem uma coluna de fofocas em seu jornal. Mariana reconhece que errou ao achar que Maria Rita foi fruto de um pecado. Maria Rita lê uma notícia da coluna de Nina, Cleusinha e Jacira e fica furiosa com Otávio, que promete não publicá-la. Zeca teme que algo atrapalhe sua união com Maria Rita. Otávio pensa em ficar com Maria Rita se Zeca não conseguir se separar. Rosinha dá seu vestido de noiva para Das Dores. Eleutério e Zefa não conseguem ter sua lua de mel e acabam discutindo por causa do paradeiro do diabinho na garrafa.
Capítulo 136, 20 de agosto de 2009 – Zuleika comenta com Leni que morre de pena de Nono, mas que ele é mais esperto do que ela imaginava. Bertoni estranha o jeito de Nono ao entrar no bar. Zeca e Tobi ficam sem entender a atitude de Eleutério ao apagar a fogueira que fizeram. Zefa se irrita com Rosinha por ela não querer dormir. Zeca vai ao quarto de Eleutério e deixa o coronel agoniado. Zefa se desespera ao ver que Rosinha ainda está acordada. Zeca resolve dormir no quarto de Eleutério. Das Dores conta para Tobi que Rosinha lhe deu o vestido de noiva. Eleutério tranca a porta de seu quarto e, ao ouvir Zefa bater à porta, inventa uma desculpa para Zeca não perceber sua presença.
Zefa volta para seu quarto e mente para Rosinha ao vê-la sentada a sua espera. Tobi deixa Das Dores dormir no galpão. Zefa fica furiosa ao descobrir que Das Dores não dormiu em casa. Tobi e Das Dores combinam de começar a arrumar a casa e o sítio que ganharam. Eleutério acorda irritado com a presença de Zeca em seu quarto. Das Dores enfrenta Zefa e afirma que Tobi não dormiu com ela no galpão. Eleutério conta para Zefa que a mandou embora porque Zeca dormiu com ele no quarto. Maria Rita se arruma e recebe elogios de Zuleika. Marcos confessa para Otávio que se arrependeu de ter dito para Edith que caiu de helicóptero. Maria Rita conta para Edith que encontrou o artigo escrito por Jacira, Cleusinha e Nina em que difamavam ela e Zeca. Zeca diz para Tobi que pretende sequestrar Maria Rita novamente se não conseguir anular seu casamento.
Capítulo 137, 21 de agosto de 2009 – Otávio pergunta por Maria Rita e Edith recrimina sua atitude. Dona Ida questiona os sentimentos de Maria Rita por Zeca. Tobi aconselha Zeca a tentar conversar com Antero para resolver sua situação com Santinha. Marcos convida Otávio para ser seu padrinho de casamento e o jornalista sugere que Maria Rita seja a madrinha. Maria Rosa pensa em chamar Maria Rita para apresentar um programa na rádio. Maria Rita recusa o convite de Marcos e sugere que Dona Ida seja madrinha em seu lugar. Norberto fica enciumado ao ver Alfredo Modesto tomando café da manhã com Aurora. Zuleika demonstra um sentimento fraternal por Nono, que implora pelo amor dela.
Bertoni fala com Padre Bento que o melhor seria arrumar um jeito de mandar Zuleika embora de Paraíso. Zuleika desabafa com Nono e diz que queria se apaixonar de verdade por alguém. Rosinha fala que vai sair atrás de Terêncio se ele demorar a voltar. Zeca explica a Tobi como funciona uma cooperativa e diz que pretende fundar uma na região. Eleutério combina de se encontrar com Zefa. Candinha fala sobre as atitudes de Mariana durante a última aula. Antero se orgulha da filha Maria Rita, enquanto Mariana critica o comportamento dela. Vadinho reclama com Geraldo dos comentários que Maria Rita fez sobre ele. Aurora se reúne novamente com as mulheres da cidade. Alfredo Modesto conta para Norberto a estratégia política de Aurora. Aurora consegue o apoio das mulheres, que combinam fazer uma quermesse para resolver o problema da ponte do Barro Preto. Norberto aprova o trabalho de Otávio no jornal e deixa o jornalista satisfeito. Maria Rosa convida Maria Rita para fazer o programa de Padre Bento na rádio.
Capítulo 138, 22 de agosto de 2009 – Marcos pede ajuda a Geraldo para abrir um aeroclube. Padre Bento fica indignado por Otávio ter contratado Cleusinha, Jacira e Nina para escrever as fofocas da cidade. Vadinho fica perdido diante das perguntas feitas por Nina, Cleusinha e Jacira para o jornal de Otávio. Padre Bento questiona a seriedade do jornal e entrega um artigo para Otávio. Aninha se incomoda ao saber que terá que fotografar de biquíni. Dona Ida sente saudades de Aninha. Maria Rita fica apreensiva vendo Geraldo fazer seu programa na rádio. Aninha fica constrangida ao ser ridicularizada no estúdio de fotos. Zuleika incentiva Maria Rita a mudar sua vida. Aninha fica constrangida para posar de biquíni e enfrenta o diretor. Eleutério tenta levar Zefa para seu quarto. Tobi estranha o comportamento de Eleutério e Zefa. Eleutério espera Zefa em seu quarto e reclama da sua demora.
Rosinha, Das Dores e Tonha chamam Zefa para pedir orientação na cozinha e ela fica irritada. Tobi diz a Zeca que se interessa pela cooperativa e que pretende trabalhar, sem descanso, para progredir na vida. Rosinha frustra Eleutério ao bater na porta de seu quarto no lugar de Zefa. Tobi e Zeca conversam sobre Rosinha e Maria Rita. Padre Bento fica surpreso ao saber que não vai mais apresentar seu programa na rádio. Edith conta para Dona Ida que Otávio está interessado em Maria Rita. Maria Rosa dá as últimas instruções para Maria Rita. Mariana exige que Candinha ouça o programa de rádio com ela. Antero decide ajudar Maria Rita e Zeca a ficarem juntos depois que sair a anulação do casamento. Tobi diz a Zeca que Rosinha quer ir atrás de Terêncio. Mariana manda Candinha ajoelhar-se para ouvir a reza na rádio. Maria Rita emociona a todos no programa. Rosinha avisa a Zeca que Maria Rita vai rezar na rádio. Uma multidão se reúne em frente ao prédio da rádio para ver a Santinha e Marcos tenta acalmar Maria Rita. Maria Rosa não consegue dispersar a multidão.
Capítulo 139, 24 de agosto de 2009 – Padre Bento manda os devotos embora e acompanha Maria Rita até a pensão. Maria Rosa fica preocupada com o anúncio que Geraldo faz do programa de Santinha. Antero fica orgulhoso de Maria Rita. Dona Ida e Edith estranham o comportamento de Maria Rita ao parabenizá-la por seu programa. Maria Rita pensa em como acabar com a devoção do povo. Otávio fica satisfeito com o trabalho de Nina, Cleusinha e Jacira. Maria Rita impede Zeca de assistir à sua aula. Zeca fica com ciúmes de Otávio com Maria Rita. Zuleika pergunta por Zé Camilo e Nono fica enciumado. Zefa comenta que Zeca deve tomar cuidado com Maria Rita agora que está morando sozinha. Zeca e Maria Rita discutem por causa de Otávio.
Maria Rita diz que não pensou o que vai fazer se a anulação do casamento de Zeca não sair. Geraldo leiloa o patrocínio do programa de Maria Rita. Eleutério reclama que Zefa não dormiu em seu quarto. Ricardo não gosta do fato de Aninha ir fotografar sozinha numa praia. Nina ajuda Zefa a escolher um presente de casamento para Maria Rosa e Geraldo. Das Dores repreende Rosinha por ter deixado Terêncio ir embora. Terêncio não consegue esquecer Rosinha. Alfredo Modesto vai substituir Isidoro na rádio para que ele possa ir ao casamento de Geraldo. Norberto se preocupa com a demora de Maria Rosa. Toda cidade comparece ao casamento de Maria Rosa e Geraldo. Norberto teme o falatório ao ver o vestido de noiva de sua filha. Todos ficam espantados ao ver Maria Rosa entrar na igreja.
Capítulo 140, 25 de agosto de 2009 – Alfredo Modesto faz um discurso para homenagear os noivos e é elogiado por Marcos. Nina, Cleusinha e Jacira tentam conseguir uma declaração negativa de Padre Bento sobre o vestido de noiva de Maria Rosa. Otávio afirma que vai escrever uma pequena nota sobre o casamento e deixa suas estagiárias irritadas. Aurora avisa Norberto que Maria Rosa irá surpreender Geraldo. Maria Rita admite querer agir como Maria Rosa e não dar atenção para o falatório da cidade. Zeca se preocupa com a independência de Maria Rita. Otávio fica surpreso com a visita de Maria Rita em seu jornal. Zeca fala mal de Otávio para Tobi. Nina, Cleusinha e Jacira veem Otávio e Maria Rita indo juntos para a pensão.
Marcos afirma que vai tirar a rádio do ar se Isidoro não aparecer para rendê-lo. Zeca vai até o quarto de Eleutério, e Zefa se esconde embaixo da cama. Das Dores avisa que Rosinha está passando mal e vê Zefa sair do quarto de Eleutério. Tobi acredita que Rosinha esteja sendo castigada por ter enterrado o diabinho da garrafa. Mariana tenta conversar com Antero, mas ele não lhe dá atenção. Das Dores comenta com Tobi que Rosinha não fala mais de Zeca. Terêncio convence Zé Camilo a trabalhar com búfalos. Tobi se preocupa com Rosinha e teme que aconteça algo ruim com ela. Zeca estranha que Rosinha esteja com febre depois de ser operada. Terêncio fica agoniado ao pensar em Rosinha. Mariana vai até a pensão chamar Maria Rita para almoçar com ela e Antero. Maria Rita convida Otávio para almoçar na fazenda com seus pais.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 141 a 150 de Paraíso!

