Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 191 a 196 da novela “Páginas da Vida”, exibida pela Globo em 2006/2007.
Capítulo 191, 16 de fevereiro de 2007 – Fred e Kelly entram numa loja cheia de roupinhas de bebê. Tide dá a Tônia o poema predileto de Lalinha. Ela chora ao lê-lo. Sílvio convida Márcia para sair no final de semana, com Guilherme e Tidinho. Olívia e Léo acenam e Léo diz a Olívia que vai conversar com Alice. Ela lembra que não está cobrando nenhuma atitude da parte dele. Alice vê Saldanha no escritório com Leo e pergunta se ele já aprontou os papéis do casamento. Helena diz a Greg que está com vontade de fugir para bem longe. Marta teme ser incriminada, pois abriu mão da criança e não adianta só culpar Helena. Verônica sugere que ela use o atestado falso ou conte a verdade.
Marta pergunta pelos rendimentos do seu dinheiro e Verônica promete que Eliseu vai ligar. Marta puxa a orelha de Francisco que entra em seu quarto sem bater. Léo avisa Alice que não vai mais haver casamento. Os dois discutem e Saldanha tenta conter a fúria da rejeitada.Tônia hesita quando Tide a convida para jantar com sua família, mas aceita. Greg diz a Helena que ninguém vai tirar Clara dela. Clarinha leva bolo para eles. Ivan explica a Alex que na segunda audiência, todos serão ouvidos separadamente. E comenta que Olívia e Vinícius deporão a favor de Léo. A secretária tenta acalmar Alice, mas ela vai atrás de Léo e jura vingança. Olívia cobra de Marta o atestado de óbito de Clara. Marta sente o perfume de Nanda e diz que ela morreu largando o problema dos filhos com ela.Os vidros de perfume estouram, o espelho da penteadeira racha. Marta desmaia.
Capítulo 192, 17 de fevereiro de 2007 – Helena percebe a tristeza de Greg, que confessa se arrepender de ter saído daquela casa. Greg diz estar envolvido em muitas confusões, mas que contará outro dia. Helena pergunta sobre traição e ele concorda que está tendo um caso e que Carmem não sabe de nada. Helena se preocupa ao saber que ele deixou o emprego, mas ele não dá maiores explicações. Os dois se despedem com um grande beijo. Helena diz a Tereza que o cerco está se fechando. Tereza a aconselha a dizer a verdade e lutar por Clara na justiça. Márcia diz que vai sair para tomar um sorvete e Olívia pergunta se é com Sílvio. Márcia fica sem graça, mas Olívia garante que quer que a irmã seja tão feliz como ela, que está perdidamente apaixonada por Léo. Alex pergunta a Olívia se acha certo ela ser favorável a Léo e chora ao dizer que, de certa forma, ela está traindo a amizade de Nanda.
Olívia diz a Alex que Nanda morreu amando Léo, que ela o perdoou e insiste com Alex que o ideal para Francisco é conviver com o pai e o avô. Márcia conta sua conversa com Olívia. Sílvio diz que sempre admirou a mulher. Os dois riem, pois sempre que se encontram acabam falando de Olívia e de Gustavo. Lavínia gela ao ver Diogo conversando com Laís e Tiago. Diogo se despede do menino com um abraço e insiste em conversar com Lavínia. Fred e Kelly dizem a Domingos que vão morar juntos, mas não casar. Fred pede para o casal morar um tempo no casarão. Greg diz a Carmem que está preocupado e quer descansar. Renato chega com mais malas na vila. Isabel não fala com ele. Belita pergunta se Lívia está feliz e ela garante que vai se acostumar. Diogo insiste em saber se Tiago é seu filho e Lavínia confirma. Mônica encontra Marta desmaiada. Olívia conversa com Léo pelo telefone e diz que não é fácil para uma mulher levar um fora. Quando se vira, dá de cara com Alice.
Capítulo 193, 19 de fevereiro de 2007 – Alice ameaça Olívia, inconformada por ela ter tirado o noivo dela. Ela pega o telefone e diz a Leo que que não haverá mais casamento nenhum dele, nem com ela, nem com Olívia. Leo se desespera, pede pra ela não fazer nada e avisa que está indo pra lá. Mônica consegue acordar Marta, passando um algodão embebido em álcool diante de seu nariz. Diogo quer saber porque Lavínia escondeu o filho dele durante tanto tempo. Ela diz que quis repeitar o desejo dele de ir para a África. Ele pergunta porque ela entregou o filho para a irmã criar.Lavínia conta que quando soube que Tiago tinha uma doença rara, fez uma promessa: se ele ficasse bom, ela viraria freira.
Alex chega a tempo e consegue desarmar Alice. Ela diz a Olívia que vai persegui-la e pergunta a Alex: “você não vê que ela e o Leo estão fazendo de tudo para tirar o Francisco de você?” Alex responde sim. Alice diz que eles se merecem e sai, prometendo que da próxima vez, Olívia não escapa. Camila diz a Cecília que Horácio está doido para se livrar dela. Leandro comenta com Elisa que Camila deve ser assim, por sentir falta do pai, que abandonou as duas. Elisa recrimina Camila, que diz que a culpa é da Cecília que não sabe segurar o homem que tem. Sabrina comenta que em breve, a casa onde ela morou em Amsterdã estará livre para eles alugarem. Marta diz que Nanda quebrou os vidros de perfume e o espelho e Mônica finge que acredita. Leo chega à AMA e abraça Olívia. Enfurecida, Alice ateia fogo nas roupas de Leo e nas fotos dele com Nanda.
Capítulo 194, 20 de fevereiro de 2007 – Felipe estaciona seu carrão sobre as mudas de Domingos e ridiculariza o carro de Fred. Tide diz a Fred que o neto é assim porque sempre teve tudo o que quis e não dá valor. Depois dá uma lição em Felipe, ao preferir passear com Fred, em seu carro simples. Felipe convida Thelminha para ir ao sambódromo, mas Constância diz que ela não quer. Jorge diz a Constância e Zé que quer conversar com eles. Zé se prontifica, mas Constância responde que eles têm compromissos hoje e amanhã. Jorge percebe que ela está fugindo e insiste: amanhã eles conversam. Greg diz a Carmem que está pensando em viajar para longe de todos, principalmente dela. Felipe diz a Jorge que todos já perceberam que Thelma gosta dele, inclusive os pais dela. Jorge vai embora chateado e esbarra com Thelminha. Ele a leva para o seu quarto e os dois se beijam apaixonadamente.
Constância diz a Zé que Jorge está de olho em Thelma e ela está enfeitiçada por ele. Depois, conta seu receio de que eles acabem indo para a cama. Constância convence Zé a levar Thelma para a fazenda, no dia seguinte, bem cedinho. Thelma tenta sair do quarto de Jorge, mas não resiste e embarca num novo beijo. Felipe aborda Gracinha e a aconselha a ficar longe de Jorge. Gracinha chega ao quarto de Jorge e quase flagra o beijo dele com Thelma. Lavínia diz a Diogo que Tiago é feliz sem pai e ele retruca que quer se aproximar do filho. Lavínia lhe pede um tempo. Helena conta a Selma que adora Greg como amigo, mas Diogo é o amor de sua vida. A recepcionista diz a Greg que a cobertura do flat é melhor para o casal ter o bebê que vem por aí. Ele reclama com Sandra. Ela diz que conhece os segredos dele e ele não sabe nada dela. Sandra avisa: “a maior fatia do bolo é minha”. Natércia diz a Lavínia que ela fez a coisa certa ao contar a verdade a Diogo. Lavínia chora, pois teme a aproximação de Diogo, agora que ele sabe que é pai de seu filho. Irmã Natércia retruca que se Deus colocou Diogo de novo em seu caminho, é porque sabe o que faz.
Simone pergunta a Isabel quando ela vai se entender com Renato. Isabel responde que ele não saiu de casa. Foi mandado embora por Lívia. E completa: não sabe se está disposta a ter um homem morando em sua casa. Simone aconselha Isabel a dar uma chance ao amor que une ela e Renato. Ela conta que vai sair com Jorge e revela: acha que este será o último encontro deles. Renato vai à casa de Lívia, buscar o resto de suas coisas. Lívia está mudando a decoração do quarto dele. Suas filhas vão dormir ali. Marina está radiante com os preparativos para o jantar com seu pai e Marília. Rafael, chateado, diz que vai embora, mas Marina insiste para que ele participe. Anna diz a Miroel que está confiante na recuperação de Giselle e os dois se beijam. Tereza, Clarinha, Giselle e Luciano comemoram o namoro de Salvador e Odete.
Verônica conta a filha que Eliseu está diferente e vem cortando todas as despesas. Kelly pergunta se elas estão pobres e Verônica a abraça, aos prantos. Marta chega e diz que as lágrimas delas serão amargas depois que o bebê de Kelly nascer. Kelly conta à mãe que ela e Fred estão arrumando trabalho e Verônica manda um beijo para ele. Hortênsia avisa Leo que Alice vai pedir indenização por danos morais. Leo torce para que ela desapareça e se dirige para dentro de casa abraçado a Olívia e Hortênsia. Marta diz a Verônica que o espírito de Nanda não encontrou paz e por isso está infernizando sua vida. Verônica lhe conta que Eliseu perdeu o dinheiro dela, usando-o nos próprios negócios.
Capítulo 195, 21 de fevereiro de 2007 – Marta se desespera ao saber por Verônica que Eliseu pode ter perdido todo o seu dinheiro. Eliseu chega arrasado da rua e Marta avança sobre ele, cobrando satisfações. Ele diz vagamente que um dia vai devolver o que lhe deve. Marta acerta uma bofetada nele e inicia uma tremenda confusão. Leo acredita que, agora, depois de tudo, Alice vai cair na real e sossegar. Silvio estranha o comportamento de Tônia, que não deu a menor atenção a Guilherme. Ela diz que está com a cabeça a mil por conta da encomenda de Tide. Silvio se diz decepcionando, afinal é a primeira vez que ele leva o filho para conhecê-la. Tônia insinua que Marcia pode dar mais assistência a Silvio do que ela.
Irritadíssima, Marta ameaça Francisco dizendo que ele é um peso na sua vida. Quando ela consegue pegar o menino e está pronta a dar-lhe uma surra, Alex aparece para protegê-lo. Silvio aproveita a chegada de Sabrina e Sérgio para ir embora da casa de Tônia. Marta zanza pelo apartamento, tentando falar com o espírito de Nanda, e se diz roubada por ela. Ela desafia o espírito da filha a aparecer. Subitamente, as cortinas começam a esvoaçar e o ambiente é invadido pelo peculiar odor de rosas. Num gesto de loucura, Marta arremessa objetos contra as cortinas. Márcia leva Guilherme e Tidinho para ver Silvio voando em seu caça. Isabel e Simone arruma a casa para a exibição do vídeo de Diogo quando notam a chegada de Lívia. Ela traz um CD com as fotos que Renato fez de Isabel sem que ela soubesse.
Meio sem graça, Isabel agradece a gentileza e deseja felicidades para menina que ela está esperando. Lívia confessa ter desistido de fazer barraco pro causa dela, pois descobriu que sofria de falta de amor próprio. Lívia vai até a casa de Diogo e surpreende Renato. Ela avisa que trouxe algumas das coisas dele e dá dois beijinhos no rosto do ex-marido ao se despedir. Isabel vê a cena da sua varanda. Renato pergunta se pode ir à sessão de cinema em sua casa. Isabel diz que a sessão é do Diogo. Lucas lamenta que a filha saia do Rio sem se curar do que ele considera uma doença moral, o preconceito racial. Margareth esconde o desconforto na barriga e vai com Marcelo, Rubinho e Hilda para o sambódromo. Simone não vai com eles porque foi convidada por Jorge para comer pizza.
Domingos, Kelly e Fred convidam Thelminha para ir ao sambódromo e ela diz que vai dormir. Constância manda Thelma dormir logo, pois no dia seguinte tem que acordar muito cedo. Thelma não entende, mas Constância não explica. Thelma vai para o quarto. Dorival diz a Zé e Constância que não está feliz em ver Thelma sendo obrigada a casar. Diogo põe uma televisão para que Gabriel assista aos desfiles das escolas de samba. Gabriel diz que Lavínia não tem aparecido para visitá-lo e supõe que seja por que ele se diz apaixonado. Diogo diz que também está apaixonado por ela e, meio brincando, meio sério, diz que o melhor é desistir porque ela está interessada em fazer os votos perpétuos. Diogo encontra Lavínia e cobra dela uma posição sobre o filho. Lavínia diz que vai pedir uma autorização para tirar umas horas de folga. Thelma não aceita o convite de Domingos para assistir o desfile das escolas no sambódromo pois está triste e com dor de cabeça. Constância diz que ela terá de levantar muito cedo no dia seguinte, mas depois desconversa para não chamar atenção dela. Dorival comenta que Thelma não está feliz porque está sendo obrigada a fazer o que não quer.
Capítulo 196, 22 de fevereiro de 2007 – Diogo arruma uma televisão para que Gabriel assista aos desfiles das escolas de samba. Gabriel diz que Lavínia não tem aparecido para visitá-lo e supõe que seja por que ele se diz apaixonado. Jorge faz suspense com as irmãs sobre o que vai conversar com Simone. Marcia confessa a Carmem que está gostando de Silvio e que aos poucos ele vai se desinibindo. Carmem diz que com Greg a coisa está piorando, mas que ela vai descobrir de onde vem tanto nervosismo. Marina ajuda Bira a se arrumar para receber a visita de Marília. Ele a recebe todo empolgado e já vai comentando suas ideias sobre o negócio que pretende abrir com Tide. Rafael comenta com Marina que está cansado de ser apenas uma companhia para ela. Ele ameaça cair fora se não tiver seu próprio espaço.
Helena se surpreende com o tamanho do evento na casa de Isabel. Estressado, Greg não quer passar a noite com Sandra, pois Carmem está esperando por ele. Rubinho, Hilda, Marcelo e Margareth chegam ao sambódromo. A festa de Diogo rola solta na casa de Isabel. Helena elogia a produção do evento, mas Isabel diz que foi Diogo quem fez tudo. Diogo anuncia a todos que está com hóspede em casa: Renato. Diogo apaga as luzes e, antes de projetar as imagens que gravou na África, comenta o drama da gente com quem conviveu durante cinco anos. Jorge e Simone comem pizza na casa dela. Ele pergunta se ela desistiu da viagem. Renato comenta com Isabel que as fotos que Lívia trouxe para ela são uma declaração de amor dele. Bira comenta com Marília que Marina deve ter se desentendido com Rafael, por isso está chateada.
Marília confessa estar apaixonada por Bira por isso não pode mais ser terapeuta dele. Rubinho percebe que Margareth está passando mal. Quando a bolsa se rompe, Margareth não tem mais como esconder: seu filho vai nascer. Luciano diz que quer desfilar no próximo ano com Giselle e sua família. Margareth confessa que teve medo de contar sobre a gravidez para não perder o emprego. Como ela está em adiantado trabalho de parto, Rubinho não vê outra alternativa senão fazer a criança nascer ali mesmo. Gabi grita nervosa com uma cena no vídeo de Diogo. No meio da multidão, Margareth dá à luz uma menina. Todos aplaudem quando se ouve o choro do bebê. Mais tarde, no ambulatório, uma médica corta o cordão umbilical da menina. Rubinho diz que quer ser o padrinho da criança. Thelma sonha que está desfilando no sambódromo.
No sonho, Jorge e a família de Thelma (inclusive Sandra) aplaudem empolgados. Jorge diz a Simone que começou a repensar o namoro quando percebeu ela dava menos importância ao amor deles do que ele. Simone diz a Jorge que ele merece encontrar um grande amor. Alguém que dê a ele o amor que ela não soube dar. Os dois selam o amigável término do namoro com um beijo. Jorge vai embora e Simone fica chorando, em casa. Quando todos vão embora, Isabel vê as fotos que Renato tirou dela, quando ele entra na sala. Ele diz que vai pegar um vinho para ver as fotos junto com ela. Ela diz não. Ele se convida a ir para a cama com ela. Ela responde: “vai lá pegar o seu vinho. Vamos por partes.” Leo e Olívia combinam, pelo telefone, de se verem no dia seguinte. Hortênsia diz a Leo que gostou de Olívia e comenta que ela combina com ele. Leo diz que ama Olívia como nunca amou Alice e Nanda. Ele diz que vai esperar o resultado da segunda audiência do Francisco para pressionar Marta a lhe entregar o atestado de óbito de Clara. E depois vai pedir Olívia em casamento.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 197 a 203 de Páginas da Vida!

