Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “Os Ricos Também Choram”, exibida pelo SBT em 2005/2006.
Capítulo 1, 18 de julho de 2005 – Os colonos enfeitam a Fazenda São José para a bênção da colheita do café. O coronel Evaristo recebe o padre na fazenda para a bênção da colheita e dá início à cerimônia. Ester percebe que o coronel Evaristo olha fascinado para Esperança. O coronel pega Esperança, coloca-a na sela e os dois saem a cavalo. Nove meses depois, ouvem-se os gritos de Esperança. Ela tem um bebê e morre no parto. Dezessete anos depois, Mariana diz que não vai deixar o café morrer. O coronel Evaristo observa Ester e Sofia felizes com as coisas que compraram. O coronel Evaristo entra em choque quando conhece Mariana e pede para ver o braço da garota. Ester decide não esperar por Evarist e vai para a festa com Sofia. Bernardo comanda os preparativos para a festa de Ano Novo. Solange e Inês conversam sobre a festa.
Otávia diz para Arabela que Domingues estava falando mal dela. O coronel Evaristo diz para Mariana que perdeu a fazenda. Ele diz a Juvenal que quer mudar o testamento. Ester e Sofia chegam à casa de Maria José. Juvenal muda o testamento do coronel. Solange pede ajuda a Inês para ver os fogos. Diante do espelho, o coronel olha a marca no braço. Arabela arranca a faixa do palanque. Arabela e Pedro entram em acordo com Domingues e Bernardo. O coronel diz a Mira que não vai a lugar nenhum. Mariana vê o coronel Evaristo indo em direção à plantação. O coronel brinda diante do precipício. Todos festejam na praça, à espera da passagem do ano. Solange foge pela janela com a ajuda de Inês. O coronel Evaristo se atira no precipício. Maria José, Domingues e Bernardo recebem os convidados. Mira mostra para Ester e Sofia de onde o coronel se atirou. Solange não consegue subir de volta ao quarto. Mariana, à frente de um grupo de colonos, chega na fazenda com o corpo do coronel.
Capítulo 2, 19 de julho de 2005 – Mariana enfrenta Ester. Mira diz para Ester que o Coronel Evaristo recebeu uma visita de um amigo da cidade. Ester revira o escritório do Coronel Evaristo. Arabela parabeniza Pedro pela noite anterior. Domingues conta para Maria José e Bernardo que o Coronel Evaristo se matou. Solange acorda na rua, assustada. Olga tenta entrar no quarto de Solange e Inês. Inês consegue enganar Otávia e Olga. Bernardo e Domingues falam da volta de Alberto. Arabela diz a Pedro que o seu pai merece uma homenagem. Inês joga um vestido para Solange, mas ele fica preso no poste. Epitácio obriga Nenê a servir o suco no lugar que está destinado a Naná. Mira observa Mariana enterrando o Coronel Evaristo. Arabela entra no quarto e vê que não há ninguém na cama. Pedro vê Solange pulando a janela do escritório. Ester fala para Sofia que Juvenal está com o testamento de Evaristo. Nenê faz a barba de Epitácio. Ester manda Mariana embora da fazenda só com a roupa do corpo. Gênova e Gina servem os pratos para os mendigos. Luís Carlos pega uma caixa deixada por um homem misterioso. Arabela chama a atenção de Solange e Inês. Juvenal chega na fazenda. Alberto vê Mariana andando sozinha na estrada. Juvenal lê o testamento diante de Ester e Sofia e fala o nome de Mariana. Mariana desmaia na frente de Alberto e Adeniy.
Capítulo 3, 20 de julho de 2005 – Mariana dá uma joelhada em Alberto. Ester fica indignada e quer saber quem é Mariana. Adeniy tenta tranquilizar Mariana. Inês reza ajoelhada no milho. Domingues fica impaciente com a demora de Adeniy. Epitácio corta o rosto de Salgado fazendo a barba. Arabela diz a Otávia para não servir bolinhos de chuva para as filhas. Solange pede ajuda para Otávia. Maria José diz a Domingues que quer casar Sofia com alguns dos filhos. Juvenal diz para Ester e Sofia que Mariana é filha do Coronel Evaristo. Alberto beija Mariana. Pedro propõe que Bernardo fique ao seu lado na prefeitura. Mariana entra no carro de Alberto para se abrigar da chuva. Martina entra na rádio à procura de Adolfo Coimbra. Ele dedica uma música para Martina. Genova resolve conversar com Tolosa para cozinhar para a pensão. Domingues pressiona Bernardo a contar o que Pedro falou. Bernardo e Domingues saem a cavalo a procura de Alberto e Adeniy. Olga vê que os joelhos de Inês estão feridos. Mariana sai do carro enquanto Alberto e Adeniy dormem. Mariana pega o cavalo de Bernardo e foge.
Capítulo 4, 21 de julho de 2005 – Bernardo impede que Domingues atire em Mariana. Alberto sai à procura de Mariana e encontra Bernardo e Domingues. Sofia arma um plano com Ester para pegar a herança de Mariana. Kemi se revolta com o jeito como Maria José trata Tiana. Olga cuida dos ferimentos no joelho de Inês. Ester manda o capataz procurar por Mariana. Adolfo Coimbra procura por Martina na confeitaria. Luís Carlos esconde a bandeira soviética no quarto. Adolfo Coimbra entrega uma carta para Martina. Ester não se conforma de Mariana ser a colona que ela expulsou da fazenda. Arabela diz a Pedro que Bernardo é seu inimigo. Olga diz a Inês que não é sua inimiga. Alberto é recebido por Maria José. Juvenal chega no túmulo do Coronel e encontra Ester e Sofia. Mariana desce do cavalo e o leva para beber água na fonte da cidade. Domingues diz que Alberto só quer saber de vida mansa. Gênova e Tolosa conversam sobre a comida da pensão. Gênova entra e vê Agustin e Gina se beijando. Ester apresenta uma menina como se fosse Mariana. Epitácio avisa Domingues que viu uma moça com um cavalo parecido com o dele. Mariana atira uma pedra em um soldado. Alberto diz a Adeniy que não consegue esquecer Mariana.
Capítulo 5, 22 de julho de 2005 – Bernardo manda os guardas soltarem Mariana. Adeniy não sabe como encontrar Mariana. Juvenal pede para a menina contar como foi o encontro com o pai. Gina chama Gênova de encalhada. Bernardo oferece um chá completo para Mariana. Ester diz para Bianca que só vai receber o dinheiro quando tudo estiver resolvido. Bernardo olha fascinado para Mariana. Bernardo pergunta a Mariana o que pretende fazer. Tolosa acalma Gênova. Bernardo apresenta Mariana a Pedro. Mariana fala para Bernardo que é do mato. Gina atira as roupas de Gênova pela janela. Nino parabeniza Agustin por estar com Gina. Maria José diz para Domingues que não merece os filhos que tem. Adeniy reza diante do seu altar. Maria José dá comida na boca de Alberto. Arabela e Inês conversam. Solange, desesperada, tenta arrancar as tábuas que prendem a janela. Gina pergunta a Tolosa como ela aguenta ser amiga de Gênova. Bernardo dá o cavalo para Mariana. Sofia e Ester apreciam a fazenda. Gina diz a Martina que está apaixonada. Solange pede perdão a Arabela. Um oficial de justiça chega na fazenda e entrega a ordem de despejo.
Capítulo 6, 23 de julho de 2005 – Ester coloca o oficial de justiça para fora da casa. O capataz manda Mariana sumir. Ester diz a Sofia que não vai entregar o que tem. Domingues diz a Bernardo que político não tem amigo. Inês fala para Olga e Solange que Pedro é feliz. Arabela diz a Pedro que gosta de vê-lo no poder. Alberto pergunta a Epitácio sobre Naná. Nenê esconde uma carta de Naná. Domingues fica possesso diante de Arabela, Pedro e Bernardo. O capataz fala para Ester que não encontrou Mariana. Mariana chama por Alberto do bonde. Samuel e Hugo, vestidos de mulher, derrubam uma banca de verduras. Gênova tenta conversar com Gina. Arabela observa as filhas bordando. Mira avisa Ester que Juvenal está na fazenda. Alberto leva Hugo e Samuel vestidos de mulher para Maria José conhecer. Juvenal pede para ver o braço da menina.
Capítulo 7, 25 de julho de 2005 – Pedro observa Bernardo e Mariana conversando. Bernardo pergunta a Mariana se ela quer trabalhar na confeitaria. Juvenal olha o braço da falsa Mariana. Alberto se diverte com a conversa de Maria José com Samuel e Hugo vestidos de mulher. Bernardo pede a Salgado que arrume um trabalho para uma amiga. Gina lê o bilhete que Solange mandou por Otávia. Alberto e Maria José tomam chá com Samuel e Hugo vestidos de mulher. Juvenal diz para Ester que a ausência das marcas de nascença é a prova de que a menina não é Mariana. Mariana come vários doces na cozinha da confeitaria. Bernardo aceita o convite para trabalhar com Pedro na prefeitura. Alberto paga Samuel e Hugo. Samuel diz para Hugo que nunca teve um dinheiro tão fácil. Tolosa manda Agustin fazer uma entrega na pensão.
Luís Carlos dá um livro de presente para Gina. Ester diz para o oficial de justiça que já estão de partida da fazenda. Salgado diz para Martina que vai descontar do salário dela todos os doces que Mariana comeu. Maria José pede a Domingues que tenha mais calma com Bernardo. Salgado diz a Bernardo que Mariana pode ficar com Martina na pensão. Bianca diz para Ester que se não pagar vai contar tudo à polícia. Epitácio corta o pescoço de Nino. Mariana entra na pensão carregada por Martina e Bernardo. Salgado olha com interesse para Samuel, que está vestido de Dáfne. Policiais lacram a entrada da casa da fazenda sob o olhar de Ester e Sofia. Ester se recusa a ir embora da fazenda numa carroça. Adeniy diz para Alberto que não encontrou Mariana. Salgado não cobra a conta de Hugo e Samuel. Ester e Sofia entram na pensão.
Capítulo 8, 26 de julho de 2005 – Alberto avisa Adeniy que vai sair logo após o jantar. Gina diz para Gênova que Ester e Sofia querem se hospedar na pensão. Arabela pergunta a Inês e Solange se elas estão escondendo alguma coisa. Agustin pede ajuda a Tolosa para namorar Gina. Salgado, Luis Carlos, Epitácio e Nino, jogam sinuca e conversam. Bernardo conversa sério com Domingues. Hugo e Samuel, vestidos de mulher, entram na pensão. Mariana acorda confusa. Nino e Epitácio se enfrentam no jogo de sinuca. Bernardo diz a Domingues que ele ainda vai lhe dar razão. Pedro fala para Arabela que vai destruir a família de Domingues. Solange diz para Inês que não consegue confiar em Olga. Adeniy e Alberto rodam a cidade à procura de Mariana. Gênova e Gina ficam intrigadas diante de Samuel e Hugo vestidos de mulher.
Agustin enfrenta Nino na frente de todos. Mira entra no quarto de Martina, deita e dorme. Ester anda pelo quarto da pensão. Agustin se mostra um ótimo jogador de sinuca. Hugo leva um choque quando vê Martina saindo do banheiro. Martina fala com Mira sem saber que não é Mariana quem está na cama. Alberto encontra Mariana. Gina diz a Gênova que, apesar de não suportá-la, gosta muito dela. Hugo não deixa Samuel deitar na única cama existente no quarto. Alberto e Mariana se beijam. Bernardo pergunta a Gênova por Mariana. Alberto leva Marina para ver as estrelas. Gênova avisa Mariana que ela recebeu uma visita. Mariana diz a Bernardo que foi atrás do cavalo. Bernardo e Alberto contam que estão apaixonados.
Capítulo 9, 27 de julho de 2005 – Alberto e Bernardo brindam e as duas taças se quebram. Adolfo Coimbra dá as notícias do dia. Gina e Gênova encontram Mariana dormindo no sofá. Martina acorda Mira pensando que é Mariana. Maria José pede a Domingues que não discuta no café da manhã. Domingues acorda Alberto. Samuel tenta refazer a maquiagem. Todos da pensão estão numa fila em frente a porta do banheiro. Mira vê os saqueadores pegando tudo da carroça. Luis Carlos e Gina ajudam Mariana a sair do banheiro. Alberto diz a Domingues que não leva jeito para os negócios. Ester faz um escândalo em frente a pensão. Ester diz a Sofia que as jóias são as últimas coisas que elas têm. Samuel e Hugo, vestidos de mulher, vão em direção a barbearia.
Mariana foge de Gina, Gênova e Martina. Bernardo sai da loja de roupas femininas com um pacote nas mãos. Epitácio conta a Nenê que sonhou com Naná. Domingues pede a Adeniy que mostre as propriedades da família a Alberto. Martina, Gênova e Gina colocam Mariana dentro da banheira. Bernardo encontra com Ester e Sofia. Salgado convida Samuel, vestido de Dáfne, para ir ao cinema. Bernardo espera por Mariana. Nenê observa Epitácio fazendo a barba de Hugo, que está vestido de Josefina. Luis Carlos se espanta com a gritaria que vem do banheiro. Gênova passa escova nos braços de Mariana. Joalheiro fala para Ester e Sofia que a jóia não vale nada. Bernardo estranha a aparência de Gênova.
Capítulo 10, 28 de julho de 2005 – Adeniy aconselha Alberto a não procurar Mariana. Sofia mostra outra joia para o joalheiro. Mariana dá uma mordida em Gênova. Bernardo se surpreende com o estado de Gênova. Agustin pergunta a Tolosa como ela conheceu Nino. O joalheiro diz para Ester que foi ele quem fez as cópias das jóias. Luís Carlos diz a Bernardo que ele e o pai representam o passado. Alberto encontra com Ester e Sofia na joalheria. Bernardo fica vidrado em Mariana. Alberto mostra a Adeniy a aliança que comprou. Salgado chama a atenção de Martina pelo atraso. Ester e Sofia ficam intrigadas com a presença de Alberto na joalheria. Bernardo diz para Mariana que ela está linda. O joalheiro fala para Ester e Sofia que Alberto comprou um anel. Salgado não reconhece Mariana. Gênova bate nas portas dos quartos para checar se os pensionistas continuam hospedados. Olga guarda com carinho mais uma peça do seu enxoval.
Pedro conversa com Arabela sobre as irmãs. Bernardo pergunta a Domingues o que é mais importante: se é a reforma do hospital ou a construção da escola modelo. Ester e Sofia planejam o encontro com Maria José. Maria José se surpreende ao ver Ester e Sofia. Martina mostra a Mariana como se arruma as mesas do salão da confeitaria. Nenê fica perplexa quando vê Epitácio com um buquê de flores. Vestidos de mulher, Samuel e Hugo entram na pensão exaustos. Mira se assusta ao ver Hugo vestido de mulher e sem peruca. Solange sai na janela e conversa com Gina. Maria José convida Ester e Sofia para ficar na mansão. Gênova confere o dinheiro dado por Samuel. Alberto se alegra ao ver Bernardo e Domingues novamente juntos. Nenê se irrita quando vê Dáfne pegando as flores na rua. Nenê leva uma descompostura de Epitacio. Maria José conta para Domingues que Ester e Sofia se hospedarão na pensão. Alberto pede apoio de Bernardo para falar com os pais sobre seu casamento.
Capítulo 11, 29 de julho de 2005 – Bernardo custa a acreditar no amor do irmão. Alberto quer conhecer aquela por quem seu irmão se apaixonou. Pedro convida Bernardo para uma partida de sinuca. Bernardo conta para Pedro que está apaixonado por Mariana. Ester conta para Maria José e Domingues sobre os brincos que Alberto comprou. Ester e Sofia prometem a Maria José voltar no dia seguinte para ficar. Maria José diz que só descansará depois que Alberto chegar com seu presente. Maria José e Domingues conversam sobre Ester e Sofia. Domingues diz a Maria José que dará uma averiguada na situação financeira delas. Maria José pergunta a Alberto pelo seu presente. Ester e Sofia chegam na mansão. Kemi irrita-se com Mira. Mira diz a Tiana que Kemi ainda lhe dará muito sofrimento. Dáfne tenta escapar das investidas de Salgado. Luís Carlos tenta interpretar o poema da dedicatória para Gina. Mariana surpreende a todos tomando a sopa direto no prato.
Hugo chega se apresentando como irmão gêmeo de Josefina. Alberto prepara uma surpresa para Mariana. Mariana se declara para Alberto. Mariana mostra a aliança para Martina. Samuel repreende Hugo por ter aparecido com sua própria identidade. Gina pede para que Samuel e Hugo ajudem três donzelas. Luís Carlos é a nova vítima de Epitácio. Luís Carlos e Agustin combinam a primeira reunião do partido comunista na cidade. Mariana troca os pedidos na confeitaria. Martina vai à rádio e diz que não sai de lá se não conhecer Adolfo Coimbra. Bernardo compra brincos e anel para Mariana. Gina diz a Otávia que é só marcar o dia e horário para a vingança. Tolosa diz para Gênova que quer conversar sobre Gina e Agustin. Bernardo pergunta a Mariana o que ela está escondendo na mão.
Capítulo 12, 30 de julho de 2005 – Gênova diz a Tolosa que tem medo de que aconteça com Gina o que aconteceu com ela. Nino diz que as preocupações de Gênova são preocupações de mãe. Adolfo fica nervoso com a presença de Martina na rádio. Martin chora por não ter conseguido conhecer Adolfo. Maria José empresta um colar para Sofia. Mariana mostra o anel para Bernardo. Bernardo sai da confeitaria aborrecido. Mariana chora e é consolada por Salgado. Quando Salgado consegue consolar Mariana, Martina entra chorando. Alberto sonda Domingues sobre o casamento. Domingues diz a Alberto que a mulher deve aumentar a fortuna do marido. Domingues pergunta a Alberto se ele está interessado em Sofia.
Alberto e Domingues estranham a atitude de Bernardo. Alberto lê uma carta de Domingues e mostra-se mais político que ele. Alberto intima Bernardo a conversar com ele. Pedro fica cismado com as irmãs. Solange entrega uma lista de compras a Otávia e, junto, manda um bilhete para Gina. Gina conta a Hugo e Samuel sobre o plano contra Pedro. Gina entra no quarto de Gênova e a vê chorando com a sua foto nas mãos. Gênova deixa Gina namorar Agustin. Pedro fica intrigado ao ver Bernardo e Alberto juntos. Arabela vai em direção ao escritório de Domingues. Mariana vai servir no salão e vê Ester e Sofia sentadas numa mesa.
Capítulo 13, 1 de agosto de 2005 – Gina dá um beijo no rosto de Luis Carlos. Domingues diz para Arabela que entre eles existe rancor. Bernardo sofre pela perda de Mariana. Salgado insiste que Mariana o ajude no salão. Sofia pergunta a Salgado pela outra moça que estava servindo. Arabela entra em casa abatida. As irmãs costuram o terno de Pedro para a vingança. Arabela, pensativa, ouve a caixinha de música. Ester, Sofia e Maria José comentam o ocorrido na confeitaria. Salgado chama a atenção de Mariana e Martina. Alberto e Bernardo chegam em casa fingindo-se de bêbados.
Capítulo 14, 2 de agosto de 2005 – Domingues manda Alberto e Bernardo pararem com a encenação. Martina pergunta a Mariana quem eram as duas mulheres. Nenê ironiza o lugar vazio na mesa. Gênova chega e surpreende Luís Carlos com um grupo de rapazes. Ester manda Sofia devolver o colar para Maria José. Epitácio treina em Nenê técnicas para melhorar o trabalho. Luís Carlos faz a primeira reunião em seu quarto. Gênova vê que Mariana está triste. Sofia pergunta para Alberto quem é a felizarda que ganhou o anel. Mariana adormece no colo de Gênova. Sofia dá o bote em Alberto e o beija.
Capítulo 15, 3 de agosto de 2005 – Ester pergunta para Sofia se o passeio com Alberto foi proveitoso. Domingues observa Bernardo com preocupação. Alberto diz a Adeniy que sabe lidar com Sofia. Martina manda Mariana levantar da cama. Maria José pergunta para Ester e Sofia se elas estão sem dinheiro. Inês, Olga e Solange costuram o terno de Pedro. Martina se impressiona com a história de Mariana. Hugo e Samuel, travestidos, conversam. Mariana e Martina saem da pensão e encontram Adeniy. Alberto pede perdão a Mariana. Maria José, Ester e Sofia, esperam por Adeniy. Alberto diz a Mariana que a ama.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de Os Ricos Também Choram!

