Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 19 a 36 da novela “O Outro Lado do Paraíso”, exibida pela Globo em 2017/2018.
Capítulo 19, 14 de novembro de 2017 – Lívia faz uma proposta para Clara e Gael. Nádia afirma que Bruno não se casará com Raquel. Samuel dispensa Suzy e se encontra com um rapaz. Adinéia pede que Samuel se case com Suzy. Elizabeth/Duda pede carona em um posto de gasolina. Lívia confidencia a Clara que está grávida. Duda abre uma conta em um banco e assume de vez a nova identidade. Nádia se surpreende ao perceber que Bruno viajou. Clara e Gael viajam juntos. Lívia acredita que conseguiu engravidar, mas é alarme falso. Lívia se enfurece quando Renato pergunta por Clara. Sophia afirma a Amaral que terá as esmeraldas quando seu neto nascer. Samuel pede Suzy em casamento. Bruno procura Raquel e a Mãe, líder do quilombo, lhe dá um ultimato. Lívia revela a Clara que não pode ter filhos e afirma à cunhada que também será a mãe de seu sobrinho.
Capítulo 20, 15 de novembro de 2017 – Lívia se muda para a casa de Gael e Clara estranha o seu comportamento. Bruno volta para casa arrasado e Nádia o protege. Mãe incentiva Raquel a vender as peças de capim dourado na cidade para seu sustento. Duda se estabelece em uma cidade praiana. Raquel vende as peças de artesanato nas lojas do aeroporto. Clara chama Raquel para ser a babá de seu filho, mas Lívia discorda. Leandra se insinua para o sócio misterioso do bordel. Lívia descobre os planos de Sophia e faz uma proposta para a mãe. Mercedes diz a Renato que o filho de Clara precisa nascer. Lívia ajuda Clara. Um pescador tenta se aproximar de Duda. Lívia e Clara compram roupas para o bebê. Samuel compra sua aliança de casamento. Clara procura por Mercedes. Chega o dia do casamento de Samuel e Suzy. Sophia prende Estela e Rosalinda no quarto para impedir que a filha vá à festa. Tônia faz o parto de Clara, que sofre complicações após o nascimento do bebê.
Capítulo 21, 16 de novembro de 2017 – Renato é chamado às pressas no hospital e Gael implora para que ele salve Clara. Lívia se preocupa com o bebê e segue a enfermeira até o berçário. Estela chega ao hospital e Sophia não gosta. Renato salva a vida de Clara e Sophia se lamenta para Amaral. Lívia não deixa Clara segurar o filho. Duda estranha ao ver Tenório ao seu lado na cama ao acordar. Samuel se aconselha com Inácio. Renato examina Clara e Lívia sente ciúmes. Duda sai para pescar com Tenório e seus amigos. Clara e Gael aceitam a sugestão de nome que Sophia dá para o bebê, Tomaz. Josafá e Mercedes conhecem a criança. Lívia recusa a benção de Mercedes, que não tem bom pressentimento ao conhecer a filha de Sophia. Gael pede para Lívia sair de sua casa. Nádia conhece Tônia e comenta com Gustavo que deseja apresentá-la para Bruno. Bruno encontra Raquel. Nicácio e Ivanilda aconselham Clara a tomar cuidado com Lívia. Lívia volta para a casa da mãe e Sophia a questiona sobre sua proposta.
Capítulo 22, 17 de novembro de 2017 – Sophia orienta Lívia sobre como executar seu plano de separar Gael e Clara. Bruno fala com Diego que considera morar no quilombo para provar seu amor por Raquel. Clara se assusta com Lívia em sua casa sem avisar. Lívia presenteia Clara com um celular. Laura se recusa a chamar Vinicius de pai e fica muito assustada quando vê a figura de uma tartaruga na bolsa nova da mãe. Lorena acalma Laura na cama, tentando entender o porquê do medo da filha. Nádia convence Gustavo a cortar a mesada de Bruno e convida Tônia para jantar em sua casa e apresenta-la ao filho. Bruno deixa o telefone dele na loja de artesanato para ser avisado quando Raquel voltar. Bruno coloca sua moto para vender. Nádia pede que Gustavo use o prestígio de juiz para evitar que a moto de Bruno seja vendida. Sophia pede que Lívia presenteia Clara com um diário de bebê para ter acesso à caligrafia da nora. Renato chega na casa de Clara procurando por Lívia. Gael chega e não gosta de ver Renato com Clara. Renato acompanha Clara na delegacia, onde ela denuncia Gael preso em flagrante. Vinicius avisa Sophia que o filho está preso e ela pede um tempo para resolver tudo. Vinicius não libera Clara da delegacia alegando que ela precisa se acalmar. Sophia visita Gustavo para pedir o habeas corpus para Gael. Lívia oferece ajuda a Clara com o bebê e Renato repara na dedicação dela. Nádia serve um jantar vegano para Tônia. Sophia entrega dinheiro a Vinicius para ele engavetar a denúncia contra Gael. Tenório propõe sociedade a Duda sugerindo que ela compre um barco. Clara visita Josafá para contar sobre sua separação. Clara se mantém firme na decisão da separação com o apoio de Sophia.
Capítulo 23, 18 de novembro de 2017 – Leandra entrega parte do lucro do bordel para o sócio misterioso e se recusa a entrar em detalhes sobre o sócio misterioso com Zildete. Bruno pergunta por Raquel na loja de artesanato e fica sem notícia. Bruno acusa Nádia de ter atrapalhado a venda da moto dele. Tônia convida Bruno para tomarem um café e recrimina o preconceito de Nádia. A Mãe do Quilombo conversa com Raquel sobre o amor dela por Bruno. Sophia propõe que Clara coloque as terras que tem em nome do filho. Raquel é picada por uma cobra. Bruno avisa que vai viajar para o quilombo e que pretende ficar por lá. Renato apresenta a Clara um advogado para ajudá-la no processo de separação. Sophia finge para Gael que está conformada em não poder explorar as esmeraldas das terras de Clara. Josafá apoia Clara a aceitar a proposta de Sophia. Mercedes tem um mal pressentimento sobre Clara, mas decide se calar. Duda vai ver o barco pequeno que Tenório usa para pescar. Bruno chega ao quilombo, pede para falar com Raquel, mas Mãe diz que ela não mora mais lá. Raquel delira e chama por Bruno. Lívia pergunta se Clara e Renato estão juntos. Clara pede para o advogado marcar o dia da assinatura do divórcio. Duda e Tenório brindam a compra do barco. No fórum, Gael pede a Clara para não assinarem o divórcio e retomarem o casamento.
Capítulo 24, 20 de novembro de 2017 – Clara recusa o pedido de Gael para voltarem, alegando que ele já teve muitas chances. Clara e Gael assinam o divórcio. Sophia procura Samuel para pedir medicamentos para deixar a ex-nora alucinada. O médico cede à chantagem de Sophia e entrega os remédios. Sophia combina com Lívia seu plano de dopar Clara. Duda acompanha a pescaria de Tenório no barco novo e ouve a sirene do hospício. Clara ameaça chamar a polícia e pede para Gael ir embora. Mãe conta para Raquel que Bruno a procurou e que o mandou ir embora. Tônia convida Bruno para jantar em sua casa para ele desabafar. Lívia oferece um suco para Clara e coloca os remédios sem que ela perceba. Clara se arruma para sair com Renato e sente uma tontura. Duda faz um seguro para o barco em nome de Tenório. Estela consola Gael pela separação com Clara. Renato se declara para Clara. Ela sente-se mal durante um passeio com Renato. Lívia ampara Tomaz ao ver a ex-cunhada ter uma vertigem. Bruno e Tônia se beijam. A Mãe convence Raquel a priorizar os estudos e fazer faculdade de Direito. Clara tem a impressão de ouvir Tomaz chorando, mas Lívia a convence de que está confusa. Sophia pede o apoio de Vinícius em seu plano contra Clara. Samuel conta para Adinéia que lançará seu livro. Clara começa a ter alucinações e delira vendo Gael em seu quarto ameaçando-a.
Capítulo 25, 21 de novembro de 2017 – Viatura da polícia chega à casa de Gael. Vinicius liga para Sophia. Gael bebe com amigos, policiais chegam e o conduzem, Rafael vai junto. Na delegacia, Clara acusa Gael, que nega tudo. Rafael confirma que eles estavam no bar. Todos olham Clara com estranheza. Sophia age com dissimulação. Tenório, Danilo e outros pescadores chegam com muitos peixes à praia. Tenório divide o dinheiro, e Duda serve o peixe e questiona sobre a relação dos dois. Nádia sonda Bruno sobre com quem ele saiu na noite anterior. Suzy repara na alegria de Tônia e a incentiva a investir no relacionamento. Amaral dá um livro a Sophia. Sophia manda Gael viajar com Amaral para visitar as fazendas e Rosalinda ouve. Estela intui que Sophia está armando algo. Clara com o bebê no colo, se sente tonta, Lívia lhe dá um copo de leite. Clara insiste em visitar o avô e Mercedes e Lívia diz que a leva. Estela alerta Gael sobre a viagem. Gael vê Sophia com um pacote de dinheiro. A mãe diz que foi Clara quem pediu. Ele confirma que vai viajar com Amaral. Josafá percebe que Clara está alheia.
Clara, visivelmente estranha, diz a Mercedes que sente paz e que está ouvindo vozes. Mercedes pede para ela ficar lá, mas Clara sai correndo. Mercedes acusa Lívia pelo estado de Clara. Mercedes diz a Josafá que Clara está presa numa teia. Lívia dopa Clara. Clara mostra a Renato seu celular com várias mensagens de ameaças. Renato decide acompanhar Clara à delegacia. Vinicius diz a Clara e Renato que todas as mensagens partiram de celulares registrados em nome dela e que vai pedir uma avaliação psiquiátrica. Sophia chantageia Samuel e o manda diagnosticar Clara com uma doença incurável. Ela lhe entrega um livro e diz para ele fazer Clara copiar um texto num papel em branco e assinar seu nome. Sophia entrega a Gustavo a avaliação psiquiátrica de que Clara e o suborna para conseguir a interdição da ex-nora. Sophia tenta convencer Clara a ir para um spa, Lívia apoia. Clara, dopada, se despede de Tomaz e leva seu rosário. Lívia diz a Tomaz que agora ela é sua mãe. Sophia diz a Clara que ela vai para um lugar seguro onde ninguém conseguirá achá-la. Ela segue de barco com Clara até a ilha da clínica psiquiátrica. Os enfermeiros levam Clara, e ela grita que não é louca. Clara se debate enquanto é presa numa máquina de eletrochoque.
Capítulo 26, 22 de novembro de 2017 – Sophia vai embora da clínica vitoriosa. Clara é carregada pelos enfermeiros. Beatriz observa, horrorizada. Samuel entrega a Sophia o texto copiado e assinado por Clara e diz que arcará com os custos da publicação do livro do médico. Renato pergunta a Sophia sobre Clara, ela mente que não tem falado com ela. Sophia diz a Lívia que Clara não volta mais e que Tomaz agora é dela. Gael volta de viagem e se surpreende ao ver Lívia com Tomaz e pergunta por Clara. Lívia conta que Clara saiu de casa e mostra o bilhete. Gael decide procurar por Josafá. Ele garante que não sabe da neta, e se preocupa quando Gael diz que ela foi embora e deixou o filho. Gael acusa Renato de ter ajudado Clara a fugir e os dois brigam. Gael comenta com Lívia que acha estranho o sumiço de Clara e pergunta se ela levou o rosário. Sophia diz a Renato que Clara deixou apenas um bilhete de despedida. Sophia manda Amaral providenciar a papelada para ter a guarda compartilhada do neto com Gael. Josafá e Mercedes vão à casa de Sophia. Mercedes enfrenta Sophia e diz que ela será castigada por tudo o que fez. Beatriz instrui Clara a não tomar os remédios para não ficar dopada. As duas tornam-se amigas. Gustavo dá a guarda de Tomaz a Gael e Sophia. Sophia e Rato expulsam Josafá do bar. Ele esbraveja e cospe em Sophia. Josafá recolhe suas coisas para sair de casa e ameaça Sophia. Rato colocar fogo no bar de Josafá.
Capítulo 27, 23 de novembro de 2017 – Josafá vai embora de casa e é observado por Sophia, Rato e os outros capangas. Sophia convence Gael a explorar as terras de Clara e insinua que ela pode ter fugido com outro homem. Josafá vai até a casa de Mercedes e ela garante que Clara vai voltar um dia. Gael se incomoda com Lívia criando Tomaz como filho. Adinéia aconselha Suzy a seduzir Samuel no trabalho. Renato não se conforma com o sumiço de Clara. Sophia entrega a propina a Nádia, que esconde o dinheiro embaixo da roupa. Rosalinda pergunta se Nádia está grávida. Sophia contrata Mariano para administrar o garimpo de esmeraldas. Nádia e Gustavo comemoram com o dinheiro. Mariano se aproxima do bordel e conhece Leandra. Renato chega à casa de Mercedes para atender Josafá. Ele recusa tratamento médico e diz que está doente pelo sumiço de Clara. Beatriz recebe Clara na biblioteca e afirma que ela nunca vai conseguir fugir.
Capítulo 28, 24 de novembro de 2017 – Beatriz explica para Clara que ninguém consegue sair da clínica. Duda aconselha Tenório a não pescar por causa do mal tempo. Danilo dá a notícia da morte de Tenório a Duda. A viúva de Tenório expulsa Duda do velório e a humilha. Duda afirma que não sabia que Tenório era casado. Nádia afirma a Tônia que irá ajudá-la a conquistar Bruno. Beatriz convence Clara a desistir de fugir. As duas conversam sobre os motivos da internação da jovem. Sophia acerta os detalhes do garimpo com Mariano. Renato tenta descobrir algo sobre o misterioso sumiço de Clara. Samuel repreende Suzy por tentar seduzi-lo no hospital. Renato tenta convencer Gael a conseguir informações sobre Clara com Sophia. Beatriz ajuda Clara a perceber que foi vítima de uma armadilha. Clara identifica seus inimigos ao relembrar todos os acontecimentos até a internação. Mariano faz exigências para começar o garimpo. Gael se desculpa com Josafá e descobre que a mãe pode estar envolvida no sumiço de Clara. Lívia interrompe a discussão entre Gael e Sophia. Clara jura se vingar de Sophia e de todos que contribuíram para sua internação.
Capítulo 29, 25 de novembro de 2017 – Clara conta para Beatriz que irá sair da clínica e se vingar de seus inimigos. Lívia inventa para Gael que Clara fugiu com um americano. Mercedes cuida de Josafá, que está muito doente. Nádia recebe Tônia para jantar e oficializar o namoro com Bruno. Bruno beija Tônia e pensa em Raquel. Nádia afirma a Gustavo que Bruno se casará com Tônia. Danilo aconselha Duda a parar de beber. Duda vai comprar uma máquina de costura e fica surpresa ao perceber que não tem saldo na conta. Danilo oferece ajuda para comprar a máquina. Duda começa a trabalhar como costureira. Sophia leva Gael para conhecer o garimpo. Beatriz dá aulas de português, francês e etiqueta para Clara. Rafael apresenta um amigo a Lívia, que não se interessa. Raquel comemora com amigos do quilombo a notícia de que passou para a faculdade de Direito. Nádia vai ao hospital conversar com Tônia e sugere que ela diga que está grávida para se casar com Bruno. Renato não acredita na mudança de comportamento de Lívia. Mercedes prepara uma surpresa para Josafá e mostra o caminhão consertado. Beatriz e Clara passam a dividir quarto. Beatriz revela a Clara que possui uma fortuna escondida.
Capítulo 30, 27 de novembro de 2017 – Beatriz explica como Clara pode se apoderar de sua fortuna e faz um testamento em nome da amiga. Renato estranha quando Lívia afirma que Clara não procurou por notícias de Tomaz e comenta com Josafá. Tônia inventa uma mentira e consegue se casar com Bruno. Raquel estuda com afinco. Renato e Lívia se casam. Há uma passagem de tempo. Tomaz faz dez anos e dá o primeiro pedaço de bolo para Lívia. Sophia obriga Estela a sair de sua casa e a manda para Pedra Santa. Samuel lança seu livro. Adinéia reclama da nora. Duda perde seu dinheiro e Danilo a incentiva a trabalhar como costureira. Mariano e Sophia namoram no alojamento do garimpo. Clara se exercita na clínica. Beatriz não deixa Clara desistir de sua fuga. Mercedes avisa a Renato que ele terá uma chance de conhecer o paradeiro de Clara. Renato descobre que Clara está internada em uma clínica depois de verificar o computador de Sophia.
Capítulo 31, 28 de novembro de 2017 – Renato questiona os motivos de Sophia para internar Clara. Gael não se conforma com a mudança de Estela. Renato é rude com a sogra. Sophia percebe o relógio novo de Cido. Renato comenta com Samuel que pensa em iniciar um mestrado e o diretor o apoia. Cido leva Estela e Rosalinda para Pedra Santa. Renato sonda Lívia sobre uma possível volta de Clara. Nicácio contrata Odair para trabalhar em seu salão. Um jovem caminhoneiro pede para Duda encontrá-lo em um posto de gasolina e a seduz. Renato avisa que irá viajar e Lívia se incomoda. Estela conhece Juvenal. Renato aparece na clínica, se declara para Clara e afirma que a resgatará do local.
Capítulo 32, 29 de novembro de 2017 – Clara se desespera dentro do caixão para tentar sair e não se afogar. Clara consegue subir à tona e usa a tampa do caixão para flutuar. Leandra recebe o sócio misterioso em seu quarto. Clara avista um barco e pede socorro. Danilo avista Clara e se propõe a resgatá-la. Cleo vai fazer compras para casa e Josafá pergunta a Mercedes sobre o futuro da menina. Mercedes diz que as vozes não são claras com ela sobre a neta e que ela só vê escuridão. Cleo é observada por homens enquanto caminha até a mercearia. Valdo comenta com Miguel sobre a beleza de Cleo. Mariano fala com Sophia que descobriram um veio novo de esmeraldas e que precisam da avaliação de um geólogo. Mariano leva Sophia para ver a mina e eles se agarram. Nádia oferece um jantar para comemorar com a família a nomeação de Bruno como delegado. Vinícius recebe Bruno na delegacia. Raquel comemora com os amigos do quilombo sua nomeação como juíza. Danilo leva Clara para ser amparada por Duda e elas se reconhecem.
Capítulo 33, 30 de novembro de 2017 – Duda e Clara se reconhecem. Duda se prontifica a cuidar de Clara. Clara conta para Duda que fugiu do hospício e pede para Duda não denunciá-la. Renato vota para casa e alega que o curso que foi fazer não era o que pensava. Clara pega uma carona com um caminhoneiro que está indo para o Rio de Janeiro.Duda pede ajuda a Danilo para cobrar dinheiro de um credor. Duda liga para Natanael e marca um encontro com ele. Rosalinda sugere a Estela levar um bolo para Juvenal. Nádia tem a ideia de oferecer um jantar para conhecer a nova juíza da cidade. Juvenal recrimina Mariano por rir de Estela. Nicácio não conta para Nádia quem é a nova juíza. Sophia apresenta Diego como o novo geólogo para os garimpeiros. Sophia reclama com Estela por ela ter ido à mina e humilha a filha. Diego afirma que há um grande veio de esmeraldas. Nádia desmaia de susto ao ver que Raquel é a nova juíza da cidade. Natanael encontra com Duda no restaurante. Danilo garante a Duda que Natanael chegou acompanhado apenas de seu motorista. Natanael humilha Duda e ela avisa que ressuscitou.
Capítulo 34, 1 de dezembro de 2017 – Duda pede dinheiro a Natanael. O detetive fotografa Duda e Danilo. Nádia não consegue humilhar Raquel. Tônia reclama de ciúmes de Bruno. Mariano e os garimpeiros levam Diego ao bordel. Duda pede para Danilo acompanhá-la ao banco. Natanael manda seu detetive tirar a vida de sua ex-nora. Duda entrega à sua cliente o casaco que estava usando quando se encontrou com Natanael. Clara chega à casa de Fabiana. Nádia repreende Nicácio por não ter lhe contado sobre Raquel. Rosalinda pede para Juvenal visitar Estela. Mariano se declara para Sophia. Nádia alerta Sophia sobre Raquel e garante que a nova Juíza é incorruptível. Danilo e a cliente de Duda morrem. Bruno procura Raquel. Clara pede emprego para Fabiana. Janete ajuda Clara a conseguir o emprego na casa de Fabiana. Clara é contratada por Fabiana.
Capítulo 35, 2 de dezembro de 2017 – Fabiana estranha o comportamento de Clara, que olha fixamente para os objetos da casa. Duda chantageia Natanael, ameaçando denunciá-lo como mandante do crime que matou Danilo e a cliente dela em seu lugar. Ela dá o prazo para receber o dinheiro. Sophia avisa Lívia que Clara morreu. Lívia fica aliviada por não correr mais risco de perder Tomaz e Renato para a rival. Sophia convoca a família e conta sobre a morte de Clara. Gael fica chocado. Duda liga para Natanael confirma que recebeu o dinheiro e humilha o ex-sogro. Sophia inventa para Gael que Clara foi vítima de uma explosão em uma base militar onde morava com o marido estrangeiro. Cido vê Gael chorando por Clara e tenta consolá-lo. Lívia parabeniza Sophia pela mentira que contou para Gael. Fabiana reclama do trabalho de Clara e ela se prontifica a refazer os ovos mexidos de Ronaldo. O marido de Fabiana elogia Clara. Estela consola Gael. Rosalinda incentiva Estela a visitar Juvenal. Gael procura Josafá para avisar que Clara morreu. Josafá fica arrasado. Mercedes pede para Gael procurá-la quando estiver pronto. Mercedes tenta convencer Gael de que Clara não está morta. Gael apresenta Aura no jantar com sua família. Aura faz comentários depreciativos sobre Clara e Gael agride a namorada. Clara limpa o chão do closet e tenta descobrir onde é o esconderijo das telas que Beatriz deixou para ela. Fabiana entra no quarto e pergunta o que Clara faz ali.
Capítulo 36, 4 de dezembro de 2017 – Clara despista Fabiana. Duda chega a Pedra Santa e conhece Leandra. Sophia reclama de Diego. Mariano tenta ser romântico com Sophia. Nádia aparece no garimpo e Diego fica envergonhado. Fabiana se surpreende com os conhecimentos e modos de Clara. Juvenal visita Estela. Duda vai até o bordel. Janete avisa a Clara que Ronaldo assedia as funcionárias. Duda compra o bordel e conta parte de sua história para Leandra. Leandra explica o esquema da sociedade misteriosa e Duda pede que ela mantenha o acordo. Ronaldo agarra Clara a força.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 37 a 54 de O Outro Lado do Paraíso!