Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 55 a 72 da novela “O Cravo e A Rosa”, exibida pela Globo em 2000/2001.
Capítulo 55, 28 de agosto de 2000 – Batista recusa a proposta de Joana de abandonar a vida de caixeiro-viajante. Lindinha se encontra com Joaquim e garante ser a dona do anel. Edmundo revela a Candoca que é o autor das cartas que Heitor manda para Bianca.
Capítulo 56, 29 de agosto de 2000 – Dinorá pede ajuda a Joaquim para salvar a mãe. Celso proíbe Candoca de falar com Heitor e depois se encontra com Dinorá. Batista manda Cosme comprar roubas boas para Joana. Petruchio pergunta a Catarina se pode ficar com a joia dela. Ela aceita, mas ele tem que limpar seu quarto. Petruchio concorda. Heitor copia carta de Edmundo, e Candoca guarda a original. Lindinha decide encher o colchão de Catarina de percevejos. Berenice vê as roupas de Joana na casa de Batista. Edmundo leva uma surra de Heitor. Batista dá os presentes para Joana. Cornélio propõe entregar as joias de Josefa para o sequestrador. Joaquim dá a Dinorá o dinheiro para o resgate de Josefa.
Capítulo 57, 30 de agosto de 2000 – Candoca convence Bianca a visitar Edmundo. Lourdes se declara para Fábio. Dinorá pede ajuda a Serafim para garantir o sucesso do resgate. Por meio de Candoca, Bianca descobre a verdade sobre as cartas.
Capítulo 58, 31 de agosto de 2000 – Edmundo teme que Bianca não o perdoe. Joaquim se prepara para a chegada de sua filha Marcela. Lindinha sugere que Catarina durma no estábulo e ela concorda. Bianca rompe com Heitor. Marcela e Ezequiel chegam à cidade.
Capítulo 59, 1 de setembro de 2000 – Joaquim se encanta com a filha. Marcela procura por Petruchio. Joaquim ajuda a resgatar Josefa. Diante de Heitor, Candoca assume a culpa por revelar a verdade a Bianca. Heitor tenta se vingar de Candoca. Candoca nada diz a Celso. Catarina entra no quarto de Petruchio.
Capítulo 60, 2 de setembro de 2000 – Catarina dorme na cama com Petruchio. Cornélio entrega as joias a Rufino. Dalva pede para Heitor não contar a Celso que Candoca não é mais virgem. Lindinha diz a Catarina que Petruchio tem ataques. Cornélio dá dinheiro a Rufino.
Capítulo 61, 4 de setembro de 2000 – Catarina acaba levando um balde de água. Heitor copia carta de Edmundo e Candoca guarda a original. Joaquim entrega a Dinorá dinheiro para o resgate e revela que Josefa sabe segredos do seu passado. Bianca vê chapéu que pensa ser para a namorada de Cosme. Edmundo leva surra de Heitor no boxe. Lourdes pede que Fábio pose vestido de cupido. Batista dá presentes a Joana.
Capítulo 62, 5 de setembro de 2000 – Berenice conta a Joana que Batista deve ser o motorista do banqueiro. Joana se enternece pelo marido perder o emprego e aceitar outro. Lourdes agarra Fábio. Cornélio deve entregar o dinheiro sozinho. Dinorá pede ajuda a Joaquim para garantir sucesso do resgate. Catarina fica furiosa ao saber dos percevejos. Candoca faz com que Bianca veja a carta.
Capítulo 63, 6 de setembro de 2000 – Bianca vai embora. Fábio ganha a aposta, mas Celso desafia-o a conquistar Bárbara também. Cornélio pede que Petruchio impeça a ação policial na hora do resgate. Lindinha sugere que Catarina durma no estábulo e ela concorda. Bianca termina tudo com Heitor, que promete se vingar de Edmundo. Marcela, acompanhada de Ezequiel, chega esnobando tudo e todos.
Capítulo 64, 7 de setembro de 2000 – Joaquim se encanta com a chegada da filha, que deprecia tudo que é brasileiro. Quando o pai sai, revela intenção de se encontrar com Petruchio. Joaquim ajuda no resgate. Heitor quer matar Edmundo, mas Candoca assume a culpa. Furioso, ele faz insinuações e manda que Celso pergunte sobre o passado da jovem. Candoca nega tudo.
Capítulo 65, 8 de setembro de 2000 – Catarina monta barricada de travesseiros na cama. Cornélio entrega as joias para Rufino e promete pagar o resto na fazenda. Inácio serve champanhe para Marcela. O policial arma o esquema e Cornélio morre de medo. O suéter fica pronto. Catarina varre a casa, para não irritar Petruchio. Cornélio vai entregar o dinheiro para Rufino. A polícia chega.
Capítulo 66, 9 de setembro de 2000 – Januário surge a cavalo, disfarçado, e derruba o investigador. Cornélio entrega a pasta para Rufino. Calixto avisa que uma vaca foi atingida e Cornélio dá um dinheiro para que outra seja comprada. Josefa é devolvida dentro de um saco. Catarina resolve conversar com o pai. Cornélio não aceita o dinheiro do sobrinho. Catarina avisa que não vai voltar à fazenda.
Capítulo 67, 11 de setembro de 2000 – Batista pede que ela tente mais um pouco e Catarina aceita. Catarina decide levar uma cesta de comida para a fazenda. Edmundo declara o seu amor por Bianca e vai embora correndo. Marcela quer se encontrar com Petruchio e promete acabar com o casamento dele. Joana joga verde para ver se Batista conta que é motorista, mas nada. Josefa pede que Heitor encontre o sequestrador, que estará usando o suéter que tricotou. Heitor procura Bianca e cala-a com um beijo ardente.
Capítulo 68, 12 de setembro de 2000 – Bianca se debate e Mimosa expulsa Heitor. Ezequiel descobre que o casamento de Petruchio não é para valer. Candoca insiste com Edmundo para que ele lute pelo seu amor. Joana veste as roupas novas, mas parece ter colocado uma fantasia. Fátima atira um prato na parede e Batista acha que é sina. Ezequiel puxa conversa com Lindinha, que confirma que o patrão não dorme junto com a mulher. Heitor pega Rufino. Marcela vibra com as novidades.
Capítulo 69, 13 de setembro de 2000 – Marcela quer se encontrar com Petruchio. Ezequiel finge ser intermediário de uma grande compra de queijos e marca encontro no hotel. Heitor pede ajuda a Celso, para que ele esconda ases que tem na manga; elogia Candoca. Bianca sonha em beijar Edmundo. Lindinha lembra que Joaquim é inimigo de Petruchio. Josefa finge não lembrar o sexo da criança e Joaquim se exaspera. Marcela se prepara bem sexy para receber Petruchio.
Capítulo 70, 14 de setembro de 2000 – Marcela dá de cara com Calixto. Josefa reaviva a memória, quando Joaquim promete joias. Cornélio dá dinheiro para que Rufino vá embora. Batista gosta de saber que a filha não quer mais nada com Heitor, mas proíbe-a de namorar. Catarina e Petruchio fazem uma guerra de ovos. Josefa odeia a joia que ganha de Cornélio e adora a de Joaquim. Marcela faz charme para Serafim. Joana treina andar de saltos altos. Dormindo, Petruchio abraça Catarina.
Capítulo 71, 15 de setembro de 2000 – Bianca aconselha Mimosa a passar cera no bigode de Calixto. Cornélio faz Heitor prometer que vai deixá-lo em paz se ele conseguir que Bianca reate o noivado. Celso pede desculpas a Candoca. Cornélio tenta influenciar Batista a favor do cunhado. Marcela chantageia Serafim e manda que ele arrume um encontro a sós com Petruchio. Joaquim acusa Lindinha de ladra. Ela confessa que o anel é de Januário. Joaquim chama-o de filho.
Capítulo 72, 16 de setembro de 2000 – Januário sai correndo e Joaquim não consegue alcançá-lo. Januário tem certeza que não é filho do milionário. Bianca não perdoa Edmundo, embora se emocione com a sua visita. Josefa conselha a filha a dar mais um presente para o amante. Aconselhado por Celso, Fábio procura Lourdes e os dois se agarram mais uma vez. Petruchio e Catarina passam mal do estômago. Joaquim desmaia ao se encontrar mais uma vez com Januário.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 73 a 90 de O Cravo e A Rosa!