Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 37 a 48 da novela “Mulheres Apaixonadas”, exibida pela Globo em 2003.
Capítulo 37, 31 de março de 2003 – Lorena e Expedito se beijam, primeiro moderadamente, depois com paixão. Carlão se preocupa com a possível gravidez de Dóris, mas Irene garante que vai conversar com a filha. Lorena e Expedito se amam. Dóris faz um desfile com as roupas de Estela que, meio altinha, morre de rir. Cláudio aconselha Rodrigo a ser mais tolerante com o pai. Rodrigo promete que vai melhorar. Matilde se aborrece ao saber que Helena reapareceu e manda que o filho fique longe dela. Laura sente-se insegura e liga somente para ouvir César dizer que a ama.
Célia e Cândida fofocam sobre a noite da patroa, Lorena. Luciana se encontra com Diogo e Marina no elevador da clínica. Diogo fica a contragosto no curso sobre gravidez. Lorena leva café na cama para Expedito. A professora faz Diogo colocar-se no lugar da mulher, na simulação de um parto, e ele fica emocionado ao “ter” o bebê. Celeste avisa a Onofre e Marta que sua filha Gracinha está chegando de viagem. Helena volta de viagem e se enternece ao ver Téo e Lucas dormindo abraçados.
- Veja também:
- Resumo da novela Mulheres Apaixonadas
- Final da novela Mulheres Apaixonadas
- Resumo das novelas
Capítulo 38, 1 de abril de 2003 – Téo e Helena conversam. Ela garante que a separação é realmente a melhor solução para os dois. Téo deixa claro que o casamento deles foi muito bom. Wilma aconselha Fernanda a investir em Téo. Heloísa garante a Sérgio que vai mudar e voltar a fazer ginástica. Ele rebate que ela está precisando cuidar da cabeça. Flora anima Leopoldo, que teme estar se tornando um fardo. Raquel fica em pânico, quando Yvone atende e desliga uma ligação de seu ex-marido. César observa Rodrigo preparando um mural com fotos da mãe. Vidinha brinca e chama Expedito de padrasto. Hilda comenta com Helena sobre o grupo de apoio para mulheres que amam demais, que pensa em sugerir para Heloisa. César conversa com Onofre sobre a possibilidade de chamar Luciana para a sua equipe. Lorena comunica a Rafael, Vidinha, Diogo, Ana, Argemiro e Edwiges que assumiu o seu relacionamento e está vivendo junto com Expedito.
Capítulo 39, 2 de abril de 2003 – Rafael, ironicamente, deseja felicidades e filhos ao novo casal. Lorena garante à Ana, Argemiro e Edwiges que preferiu comunicar a todos para evitar maledicência. Diogo e Vidinha apoiam a mãe. Edwiges conta que está sofrendo muito com o preconceito da mãe de Cláudio. Lorena pede que Ana não se preocupe com as diferenças, mas sim com as semelhanças. Rafael faz um brinde aos noivos. Começam as aulas. Clara pede que Margareth deixe-a em paz. Cláudio se surpreende com a beleza de Gracinha e os dois conversam cordialmente.
Helena garante para Margareth que Clara e Rafaela são ótimas alunas. Margareth insiste que as duas estão morando juntas, mas Helena afirma que na escola não existem preconceitos. Raquel se apresenta formalmente aos alunos. Helena, Téo e Lucas almoçam juntos. Helena avisa que eles vão se separar. Téo impede que ela fale algo sobre a adoção. Lucas chora, mas Téo promete que eles estarão sempre perto dele. Onofre sugere que César e Laura se casem no dia do aniversário dela, mas ele mostra-se evasivo. Téo fecha a cara ao ver Salete e Fernanda entrando no Nick Bar.
Capítulo 40, 3 de abril de 2003 – Salete abraça Téo, quebrando o aborrecimento dele. Alcides estranha encontrar Fernanda. Salete dá um chaveiro com a sua foto para Téo. Leopoldo pede ajuda porque está preso no banheiro. Dóris consegue abrir e pede que o avô não se tranque mais. Téo reclama com Fernanda por ela ter aparecido. Salete se encanta ao ouvir Téo tocando. Rafael aconselha Téo a ter cuidado. Leila sugere que a comemoração dos dois anos de namoro com Rafael seja com uma festinha em sua casa. Santana propõe que os alunos passem o dia sentindo como é difícil ser velho.
Expedito e Lorena andam de mãos dadas no colégio. Ana e Argemiro sentem-se um pouco incomodados com a situação. Heloísa se descontrola quando Sérgio reencontra no restaurante uma velha colega de trabalho, que lhe dá um cartão. Ele vai embora, deixando-a sozinha. Lorena mostra-se amiga de Helena. Luciana flagra um beijo de César e Laura e eles levam numa boa. Rodrigo janta com a família, sem agressões. Lorena marca com Téo que vai com Expedito vê-lo tocar, mas pede que ele não avise ninguém. Sérgio avisa Heloísa que vai viajar, dar um tempo.
Capítulo 41, 4 de abril de 2003 – Sérgio garante que não há o que conversar com Heloisa, enquanto ela não cuidar da cabeça, e resolve dormir na sala. Vidinha e Rafael dão de cara na porta do hotel com Lorena e Expedito. Vidinha conta que Rafael está comemorando dois anos de namoro com Leila. Carlão e Irene bronqueiam quando encontram Dóris e Romeu agarrados no corredor do prédio. Heloisa tenta, carinhosamente, levar Sérgio de volta para cama, mas não consegue.
Rafael dá um colar para Leila, que o presenteia com um champanhe. O coro exige um beijo. Inês avisa a Fernanda que vai se casar. Salete pergunta à mãe porque a avó não gosta delas. Marina garante que a mãe está arrependida e pede que Diogo concorde em voltar a para a casa de Sílvia e Afrânio. Marcinha elogia a aula de Helena. César pede que Laura chame Luciana para assistir a uma cirurgia. Adelaide acha um absurdo o jeito que Paulinha fala com Oswaldo. Helena e Lucas lancham, quando Salete, que está com Vilma em outra mesa, reconhece e chama o amiguinho.
Capítulo 42, 5 de abril de 2003 – Salete corre em direção a Lucas. Helena olha fixamente para Wilma, certa que é Fernanda. As crianças correm para o parquinho. Wilma se apresenta, desfazendo a confusão. Raquel combina um passeio de bicicleta com os alunos. Paulinha explode com Oswaldo porque ele não tem dinheiro para lhe dar nada, nem mesmo uma bicicleta nova. Helena olha Salete e Lucas, comparando-os. Salete conta, triste, que não tem pai. Dóris vai com os avós ao Corcovado.
Luciana pega Lucas para passear. Helena pede que Hilda não comente com Heloisa que ela se encontrou com Salete. Sílvia recebe Diogo e Marina de volta com flores e champanhe. Oswaldo chega com uma bicicleta de presente para Paulinha, mas ela se afasta. Marcinha convida Helena para a reunião em sua casa. Luciana e Lucas vão ao ensaio de Téo. Ele se preocupa ao saber que Helena conheceu Salete. Rodrigo avisa que não quer Laura na casa, nem mesmo na festa. César reage ao saber que Helena se separou. Heloisa insiste que a irmã vá à festa. Marcinha apresenta o pai às professoras. Helena chega, deslumbrante, na festa.
Capítulo 43, 7 de abril de 2003 – Marcinha leva Helena para cumprimentar César. Fred tira Raquel para dançar. Marcinha se aproxima para dançar com Fred, mas ele sai da pista. Ela chora de raiva e vergonha. Dóris sente-se aliviada ao ter certeza que não está grávida. Leopoldo mostra-se confuso. Helena convida Rodrigo para formar um grupo de teatro na escola. César se aproxima e conversa com os dois. Matilde cumprimenta friamente Helena. Heloísa chora quando Sérgio fala de filhos.
Helena faz questão de dizer para César que foi à festa por causa de Marcinha. Ele ironiza, confundindo-ª Dóris pega dinheiro e um batom da bolsa de Estela. Dr Trindade examina Leopoldo e acha que ele está com uma infecção. Laura liga para César, mas ele não atende. Dóris fala algumas vezes que Leopoldo que não vai durar muito, o que deixa Carlão fora de si. Carlinhos faz carinho no avô. Flora fica contente com a recuperação do marido. Helena almoça com Expedito e Lorena. Marcinha chega com Laura e apresenta-a às professoras. César entra no restaurante.
Capítulo 44, 8 de abril de 2003 – César deixa claro que prefere se casar somente no civil e fazer uma festa bem íntima. Marcinha comenta que estão ali para discutir detalhes do casamento. O hotel se agita com a produção de um desfile. Laura insiste em saber se César está se sentindo pressionado, mas ele não responde. Luciana sugere um procedimento e César aceita. Os alunos vibram com o exercício proposto por Santana, que faz com que compreendam as dificuldades dos idosos. Helena repreende Santana, que coloca vodca na xícara de café. Laura não gosta nada de ver César e Luciana conversando animadamente.
Oswaldo observa escondido Paulinha andando na bicicleta nova. Laura avisa César que, se eles não forem se casar logo, que ela vai tirar férias porque está estressada. Ele rebate que ela afirma não querer pressioná-lo, mas é exatamente o que está fazendo. Heloísa sugere se encontrar com Sérgio na Europa, mas ele responde que não será possível. Rodrigo ouve Marcinha comentar com Matilde que César não parece muito interessado no casamento com Laura. Luciana cutuca Teresa ao ver César, Alfredo e Onofre entrando no Nick Bar.
Capítulo 45, 9 de abril de 2003 – César sente o impacto ao ver Téo no palco. Helena lembra-se da acusação de César de ter traído dois homens ao mesmo tempo. Luciana e Teresa comentam como os médicos se divertem como jovens estudantes. Téo senta-se com os médicos. Lorena, Vidinha e Dóris acham que Expedito deve ser modelo e até arranjam novo nome para ele: Vittorio Morales. César comenta com Téo e Pérola que Luciana tem tudo para fazer uma carreira brilhante.
Silvia estranha porque Diogo quer ir com Marina a um motel; depois, mais uma vez observa Shirley e Caetano. Irene se preocupa com a filha em seu novo trabalho. César convida Luciana a participar da reunião dos médicos. Helena ri ao saber que Maria fez até promessa para Téo voltar para casa. César pede que Luciana faça a ata da reunião. Heloisa é grosseira com Téo, ao encontrá-lo na portaria. Sergio promete aparecer no Nick bar antes de viajar. Rodrigo entra na sala de César e dá de cara com Laura.
Capítulo 46, 10 de abril de 2003 – Rodrigo acusa Laura de querer o dinheiro de sua mãe. César convida Luciana para fazer parte de sua equipe. Laura nega que desejasse a morte de Isabel. Rodrigo garante que César vai usá-la do mesmo jeito que fez com a mãe e vai arrumar uma amante mais jovem. Téo almoça com Helena e Lucas. Laura avança para cima de Rodrigo com uma espátula. César desarma-a e ela grita descontrolada, exigindo que ele diga ao filho que a ama. Ele manda-a parar de medir forças com o filho.
Rodrigo garante estar com pena de Laura porque o pai não a ama a e jamais vai se casar com ela. Helena fica para morrer ao saber que Téo conversou com César. Laura jura estar cansada de ser humilhada e avisa que vai viajar para dar um tempo para César refletir. Vidinha e Dóris acompanham os preparativos para o desfile no hotel. Salete liga para Téo. Diogo e Marina aprendem a dar banho em bebê. César manda Rodrigo descer para o jantar. Marina filma Diogo no banho. César comunica que vai adiar o seu casamento com Laura.
Capítulo 47, 11 de abril de 2003 – Dóris se aborrece ao saber que Flora não lhe deu o recado sobre uma festa. Marcinha acusa Rodrigo de ter conseguido o que queria. César garante à mãe que o adiamento do seu casamento não tem nada a ver com Helena. Amadeu avisa-a que Leopoldo está passando mal na portaria. Dóris reclama do mal-estar do avô e manda a avó não atender mais o telefone. Flora chora quando a neta alega que eles devem parar de dar despesas e precisam pensar onde vão ser enterrados, para não deixar dívidas. Rodrigo se empolga em apresentar um projeto para Helena.
Paulinha se encabula quando Rodrigo insiste que ela deve fazer parte do grupo. Laura reage ao saber que Luciana vai ficar, provisoriamente, em seu lugar. Raquel se apavora ao saber que Marcos, seu ex-marido, ligou para ela no colégio. Marcinha confessa para Raquel que gosta de Fred. Helena reage ao saber do adiamento do casamento de César. Carlinhos fica revoltado com a atitude de Dóris e beija os avós emocionado. Carlão está decidido a tomar uma atitude. No aeroporto, Sérgio se surpreende ao ver Heloisa de mala na mão. Ela avisa que vai viajar com ele.
Capítulo 48, 12 de abril de 2003 – Sérgio manda Heloísa voltar para casa. Ela insiste que não há nada melhor para eles do que uma segunda lua de mel na Europa. Ele ameaça: ou ela desiste de viajar ou o casamento acaba ali. Heloísa implora, aos prantos, que Sérgio não a deixe. Dóris faz charme para os modelos. Irene avisa que Carlão está furioso com ela. Sérgio garante que está se afastando na tentativa de salvar o casamento e embarca. Heloísa chora desconsoladamente. Raquel se desespera ao pensar que vai começar a ser perseguida de novo pelo ex-marido.
Fred liga, mas Raquel não atende. Dóris dorme no hotel. Helena insiste com Heloisa que ela precisa se tratar. Rosinha estranha a preocupação de Raquel em saber se alguém ligou de novo para ela. Edwiges é apresentada a Gracinha. Marly comenta com Carlão a forma grosseira com que Dóris tratou os avós. Luciana encontra informações sobre um paciente que Laura havia esquecido de passar para o computador e entrega para César. Rafaela avisa que a mãe de Clara está subindo. Dóris se recusa a ouvir a bronca de Carlão, que a ameaça com um cinto.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 49 a 60 de Mulheres Apaixonadas!

