Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 181 a 192 da novela “Mulheres Apaixonadas”, exibida pela Globo em 2003.
Capítulo 181, 15 de setembro de 2003 – Adelaide garante a Helena que Lobato está fazendo bem a Santana e que desta vez ela vai conseguir parar de beber. Salete afirma para Téo que não quer morar com sua avó e ele promete tentar dar um jeito. Hilda se prepara para a cirurgia. Inês discute com Wilma por causa das contas que tem que pagar. Salete ouve e chora muito. Paulinha avisa a Oswaldo que não vai ligar para sua mãe. Heloísa confessa na reunião do MADA que teme contar a Sérgio que fez a laqueadura. Adriana vê Heloísa e a deixa chocada ao dizer que está separada do marido.
Cláudio passa no colégio para visitar Edwiges. Heloísa não entende quando Adriana afirma que seu casamento valeu só pelo nascimento de seu filho. Paulinha abre a porta para uma mulher que intui ser sua mãe. Nair e Paulinha se abraçam. Paulinha garante que entende porque Nair as deixou, mas fica decepcionada ao saber que ela não tem dinheiro. Hilda sai da cirurgia e o médico garante que ela está bem. Flora e Leopoldo decidem sair da casa de Carlão. Paulinha afirma para Oswaldo que se sente sem pai nem mãe. Cláudio beija Edwiges. Todos participam da passeata pelo desarmamento.
- Veja também:
- Resumo da novela Mulheres Apaixonadas
- Final da novela Mulheres Apaixonadas
- Resumo das novelas
Capítulo 182, 16 de setembro de 2003 – Estela e Padre Pedro falam sobre amor. Flora e Leopoldo se preparam para ir embora. Ana cuida de Edwiges, que pegou um resfriado. Luciana afirma para César que eles têm se visto pouco. Flora e Leopoldo saem de casa bem cedo, sem que ninguém os veja e vão para o Retiro dos Artistas. Estela pergunta a Padre Pedro se ela, mesmo divorciada no civil, pode casar-se na igreja. Ele confirma. Rodrigo tenta fazer com que Paulinha fale sobre o que sentiu ao ver Nair, mas ela se recusa, deixando-o irritado. Carlão lê a carta de despedida de Flora e fica revoltado. Carlinhos promete ao pai que eles trarão seus avós de volta. Leandro leva Hilda para casa e a cobre de carinhos. Ana comenta com Marcinha que acha que Nair não vai mais embora. Paulinha sente-se triste. Raquel chama Fred para jantar em sua casa e avisa que é seu aniversário. Inês vai até a casa de Lorena.
Capítulo 183, 17 de setembro de 2003 – Lorena e Téo recebem Inês. Flora e Leopoldo são bem recebidos no Retiro dos Artistas. Carlão telefona para o Retiro e descobre que seus pais já estão lá. Inês afirma para Téo que está tendo problemas financeiros e lhe pede dinheiro. Téo se oferece para tomar conta de Salete, mas Inês não permite. Salete sente a presença de Fernanda em seu quarto. Heloísa encontra Sérgio e Vidinha saindo juntos e se prontifica a ir com eles.
Sérgio se irrita e avisa que não quer ser policiado. Marcos pede que Antônio entregue um presente para Raquel. Hilda garante a Leandro que sabe que tem uma longa luta contra o câncer pela frente. Salete vai sozinha até a escola, com o espírito de Fernanda protegendo-a. Sérgio fala sobre arquitetura na escola. Helena elogia a iniciativa de Vidinha, mas Lorena afirma que ela tem segundas intenções. Dóris fica radiante ao saber que seus avós se mudaram. Carlão vai até o Retiro dos Artistas. Heloísa encontra Vidinha no estacionamento.
Capítulo 184, 18 de setembro de 2003 – Vidinha salta antes que Heloísa a alcance, mas se machuca na queda. Heloísa pisa no freio. Lorena fica ensandecida ao ver a filha ferida e agride Heloísa, chamando-a de assassina. Sérgio chega e vê o que houve. Heloísa tenta explicar, mas ele avisa que não vai dar mais chances para ela. Sérgio ajuda Vidinha, deixando Heloísa ainda mais furiosa. Lorena garante a Heloísa que vai expulsá-la do prédio.
Carlão tenta convencer Flora e Leopoldo a voltarem para casa, mas eles não querem. Fred combina com Raquel de ir jantar em sua casa. Sérgio se oferece para levar Vidinha na clínica. Lorena afirma para Cândida que Heloísa é uma criminosa. Estela avisa a Dóris que está pensando em fazer um voto de pobreza. Raquel recebe o presente de Marcos com desprezo. César garante a Vidinha que ela não sofreu nada de grave. Carlão chora ao ver o quarto dos pais vazio. Lorena estranha ao saber que Téo saiu. Téo vai buscar Salete no colégio.
Capítulo 185, 19 de setembro de 2003 – Salete fica radiante ao ver Téo. Carlão diz para Irene que ainda vai tentar convencer seus pais a voltarem para casa. Lorena conta para Dóris que Vidinha tem que fazer uma viagem para ver se esquece Sérgio. Heloísa e Sérgio discutem e ela acaba confessando que fez uma laqueadura para não ter que dividi-lo com nenhum filho. Sérgio fica pasmo e avisa que está indo embora para sempre. Heloísa se desespera e ameaça atirar-se da janela, mas Marly a impede.
Os alunos combinam com Helena como vai ser a festa de formatura. Marly avisa a Helena que Heloísa ameaçou se matar. Salete afirma para Téo que gostaria que ele fosse seu pai, deixando-o emocionado. Os dois encontram Laura e almoçam com ela. Sílvia combina de ver Caetano mais tarde. As fotos de Marina são recusadas pela revista. Luciana vê Tereza fazendo uma massagem em César, se retira da sala desculpando-se por ter incomodado os dois. Heloísa fala mal de Lucas e Helena a esbofeteia. Yvone encontra Marcos na garagem do edifício de Raquel.
Capítulo 186, 20 de setembro de 2003 – Marcos bate em Ivone para conseguir entrar no apartamento de Raquel. Ele a tranca no quarto. Fred despista sua mãe quando ela pergunta o que ele vai fazer mais tarde. Sílvia combina de transar com Caetano em sua própria casa. Téo não gosta quando Lorena sugere que ele faça teste de DNA. Clara e Rafaela tomam banho juntas. Luciana fica feliz da vida com o postal enviado por Diogo. Heloísa diz a Leila que seria um alívio de Sérgio morresse. Raquel sai do banho e dá de cara com Marcos, que tem um revólver. Ele tenta seduzi-la, em vão. Ela implora por piedade. Mas ele a espanca assim mesmo.
Capítulo 187, 22 de setembro de 2003 – Fred vai de bicicleta para casa de Raquel. Estela mostra a Padre Pedro as roupas que vai doar para o leilão. Irene conta para Dóris que os avós dela sempre quiseram ficar no Retiro. Fred descobre que Marcos fez uma visita para Raquel. Temendo o pior, ele corre para ajudá-la e a encontra em estado lastimável. Raquel diz que quer ir à delegacia e pede que Yvone chame Helena. Todos acham que desta vez o romance engrena de vez. César procura Luciana para se desculpar. Helena acompanha Raquel até a delegacia.
Mesmo envergonhada, Raquel faz a denúncia e conta sobre todas as agressões. Cláudio promete fazer Edwiges muito feliz. César e Luciana se preparam para jantar. Yvone diz que Marcos só vai parar quando estiver morto. Cínico, Marcos diz para Padre Pedro que havia pensado em seguir vocação eclesiástica. Raquel descobre que Marcos pode pegar uma pena alternativa. Dóris tenta não incomodar a família, mas Carlão se irrita com ela. Inês não permite que Salete fique na casa de Téo. Nair pede para ficar um dia na casa de Oswaldo e ele permite. Helena tenta encorajar Raquel a continuar com a denúncia. Raquel faz o exame de corpo de delito.
Capítulo 188, 23 de setembro de 2003 – Hilda e Heloísa comentam sobre Marcos. Helô diz que preferia que Sérgio a espancasse, mas que a amasse. Termina o exame de corpo de delito de Raquel. Ela está arrasada. Salete comenta que sentiu a presença de Fernanda e ela a acompanhou até a escola. Inês ironiza. Luciana comunica a César que pretende fazer um curso nos EUA e evita um beijo dele. Raquel volta da delegacia e abraça Fred. Ela comenta desanimada sobre as penas que Marcos pode pegar.
Marcos gaba-se dizendo que mulher tem que ser comandada. Sérgio ironiza dizendo que, com essas ideias, ele ainda será queimado vivo por um bando de mulheres. Marcos conversa animadamente com Dóris, Vidinha e Estela quando é abordado por dois policiais. Ele recebe uma intimação para depor, mas finge que se trata de um engano. Dóris quer saber se houve algo com a mulher dele. Marcos diz que foi uma briga sem importância. Marcos volta para sua suíte e num acesso de raiva destrói tudo.
Capítulo 189, 24 de setembro de 2003 – Dóris consola Marcos, dizendo que Raquel não lhe dá valor. Marcos provoca Dóris mostrando o colar que Raquel rejeitou. Helena comenta com Rosinha que Heloísa pode estar ficando realmente louca. Fred fica angustiado quando Helena anuncia que Raquel não vai dar aula. Paulinha se aborrece ao ver Nair. Argemiro pergunta se Oswaldo não tentou se reaproximar de Nair, deixando-o indignado. Ana pede que Nair ajude-a na cantina.
Dirce avisa à Vidinha que vai começar a desfilar. Sérgio conta a Vidinha que vai viajar para a Europa e comenta que eles podem ir juntos. Rafael não gosta de ver Vidinha e Sérgio conversando. Elisa comenta com Cristina que o romance de Rebeca e Afrânio está indo muito bem. Sílvia marca um encontro com Caetano. Rodrigo conta para Cláudio que não está fazendo nenhum avanço com Paulinha.
Capítulo 190, 25 de setembro de 2003 – Gracinha pede que Cláudio a acompanhe numa aula de pré-natal, mas ele se recusa. Marcos oferece o colar a Dóris, pedindo que em troca ela marque um encontro entre ele e Fred. Heloísa observa Sérgio conversando com duas meninas na praia. Hilda faz sua primeira sessão de quimioterapia, acompanhada por Leandro. Laura diz a Téo que quer levar Salete na igreja da santa com seu nome. Téo promete que vai dar um jeito. Rodrigo e Clara ensaiam o número de Romeu e Julieta para Helena. Hilda confessa que está com medo e Leandro lhe dá forças. Regina, coordenadora do MADA, avisa a Helena que Heloísa não está bem e deve procurar ajuda médica. Padre Pedro leva flores para Estela no leilão, deixando-a encantada. César e Helena se encontram.
Capítulo 191, 26 de setembro de 2003 – César pede Helena em casamento. Ela pensa que é uma brincadeira e se lembra de quando ele estava noivo de Laura. Alzira revela a Estela que Padre Pedro fica perturbado quando está a seu lado. Padre Pedro repreende Alzira. Rafael comenta com Sérgio que vai tentar expulsar Marcos do hotel. Fred entrega um livro de presente a Raquel e a faz prometer que ela irá em sua festa. Helena garante que não espera fidelidade de César. Começa o leilão. Padre Pedro revela a Estela que existe um abismo entre seus mundos.
Ana aconselha Nair a fazer o serviço de casa para Oswaldo e garante que isso vai convencê-lo a deixá-la ficar. Argemiro tenta convencer Oswaldo a perdoar Nair. Lorena afirma para Marta que Diogo não vai conseguir ficar muito tempo longe do Brasil. Cláudio e Edwiges vão ao Nick Bar, sem saber que está acontecendo um leilão no hotel. Chegando lá os dois cumprimentam Onofre e Marta. Onofre avisa para Marta que os dois vão acabar casando. Expedito se declara para Lorena, mas ela afirma que não vai voltar atrás.
Capítulo 192, 27 de setembro de 2003 – O leilão é um sucesso. Estela garante a Alzira que já está pensando em outras formas de arrecadar dinheiro. Vidinha confessa para Sérgio que gosta dele. Clara diz para Margareth que é fiel a seu amor. Helena e Hilda avisam a Heloísa que vão interná-la à força se ela não se tratar. Heloísa fica furiosa. Raquel fala para Fred que eles têm que tomar mais cuidado do que nunca com Marcos. Uma atendente do hotel pede para fazer um relatório dos objetos quebrados no quarto de Marcos e ele a expulsa. Marcos vai até a delegacia de mulheres. A delegada explica os procedimentos a Marcos, que se irrita por estar ali. Heloísa avisa a Helena que quer conversar com ela.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 193 a 203 de Mulheres Apaixonadas!

