Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 37 a 54 da novela “Meu Pedacinho De Chão”, exibida pela Globo em 2014.
Capítulo 37, 19 de maio de 2014 – Juliana finge não reparar que Gina está usando o vestido comprado na cidade das Antas, deixando a menina aborrecida. Pedro Falcão manda Gina tirar o vestido. Izidoro avisa a Zelão que Epaminondas decidiu lançar Ferdinando como seu candidato a prefeito. Ferdinando não gosta da ideia de entrar para a política. Serelepe não gosta quando Pituca insiste em perguntar sobre seus pais. Renato avisa a Pedro Falcão que está namorando Juliana. Pituca comenta com Catarina que desconfia que Serelepe saiba quem é sua mãe. Pedro Falcão tenta extrair de Giácomo o nome do candidato de Epaminondas para assumir a prefeitura. Milita conta para Marimbondo que Ferdinando será candidato a prefeito. Catarina se espanta ao ver Epaminondas dormindo de roupa.
- Veja também:
- Resumo da novela Meu Pedacinho De Chão
- Resumo das novelas
Capítulo 38, 20 de maio de 2014 – Marimbondo conta para Pedro Falcão que Ferdinando será candidato a prefeito. Catarina e Amância ajudam Epaminondas a se curar da embriaguez. Ferdinando procura Pedro para deixar claro que ele não é candidato a prefeito e acaba confessando que se arrepende de ter voltado para a casa do pai. Pedro convida Ferdinando para voltar a morar em sua casa. Epaminondas aposta com Ferdinando que conseguirá o apoio de Pedro à candidatura do filho. Epaminondas discute com padre Santo e Catarina se preocupa. Ferdinando dá um livro para Pituca e sugere que ela o ofereça a Serelepe para fazer as pazes com o amigo.
Capítulo 39, 21 de maio de 2014 – Pituca se encanta com a história de Peter Pan. Padre Santo fila o jantar na casa de Mãe Benta. Epa chama Ferdinando de covarde por não querer se candidatar. Milita e Viramundo namoram escondidos. Pedro Falcão diz que apoiaria a candidatura de Ferdinando. Pituca deixa um livro de presente para Serelepe. Epaminondas diz a Giácomo que pretende procurar Pedro Falcão. Catarina tenta fazer com que Ferdinando se candidate. Epaminondas visita Pedro Falcão e lhe oferece amizade. Catarina tenta convencer Ferdinando a aceitar a candidatura.
Capítulo 40, 22 de maio de 2014 – Pedro Falcão apoia a candidatura de Ferdinando. Serelepe fica feliz ao ver o livro que Pituca lhe deixou. Ferdinando sofre por não atender às expectativas do pai. Serelepe devolve o livro que Pituca lhe emprestou. Epa conta a Ferdinando que retomou a amizade com Pedro Falcão. Pedro Falcão avisa Gina que vai à Casa Grande. Juliana enfrenta Gina para não deixá-la sair de casa armada. Pedro Falcão diz a Giácomo que fez as pazes com Epaminondas. Epaminondas pede que Zelão e Izidoro tratem Pedro Falcão com respeito. Pedro Falcão tenta convencer Ferdinando a se candidatar.
Capítulo 41, 23 de maio de 2014 – Pedro Falcão comenta com Epaminondas que deve haver algo que convença Ferdinando a entrar para a vida política. Ferdinando confessa a Catarina seu plano de beijar Gina. Milita discute com Viramundo e ele decide deixar a Vila. Juliana afirma para Pedro Falcão que o ajudará a convencer Ferdinando a aceitar a candidatura para a prefeitura de Antas. Epaminondas pede para Zelão que espalhe na Vila o boato de que Ferdinando será candidato a prefeito.
Capítulo 42, 24 de maio de 2014 – Zelão conta sobre candidatura de Ferdinando para Mãe Benta. Ferdinando não quer se candidatar a prefeito. Renato quer que Ferdinando se candidate. Viramundo dá adeus a Milita e vai embora. Juliana e Renato apoiam candidatura de Ferdinando. Ferdinando agarra e tasca um beijão em Gina. Gina relembra beijo. Juliana quer saber o motivo de Gina estar com raiva. Amância coloca Ferdinando na berlinda. Pituca empresta mais um livro para Lepe. Dona Tê chama Gina para almoçar. Milita dá fora em Giácomo. Rosinha fofoca com Izidoro sobre Ferdinando. Milita se benze com Mãe Benta. Ferdinando fala de beijo a Catarina. Alunos decretam o fim das aulas. Milita briga com Giácomo e ameaça ir embora.
Capítulo 43, 26 de maio de 2014 – Gina conta a Juliana que foi beijada. Epa comenta com Catarina a conversa com Ferdinando. Renato comemora com os operários o término do pronto-socorro. Serelepe desperta em Zelão a vontade de ler. Zelão acha que o pronto-socorro pode atrapalhar Mãe Benta. Serelepe devolve o livro de Pituca. Epa visita novamente Pedro Falcão. Renato e Juliana visitam Mãe Benta. Catarina conversa com Ferdinando sobre Gina. Serelepe comenta com Pituca sobre o novo livro que está lendo. Pedro Falcão apoia candidatura de Ferdinando.
Capítulo 44, 27 de maio de 2014 – Ferdinando se recusa a conversar com Epa sobre a candidatura. Pedro se surpreende com a reação de Gina a respeito de Ferdinando. Dona Tê estranha o comportamento de Gina. Epa garante a Giácomo que Ferdinando será candidato. Zelão fica surpreso com Serelepe. Giácomo e Pedro Falcão incentivam Ferdinando a ser candidato. Dona Tê flagra Ferdinando tentando beijar Gina. Catarina vê semelhança entre Epaminondas e Ferdinando. Gina confessa a Juliana que gostou do beijo de Ferdinando. Pedro Falcão questiona Gina sobre o beijo em Ferdinando. Pedro Falcão chega à casa de Epaminondas.
Capítulo 45, 28 de maio de 2014 – Ferdinando aceita ser candidato a prefeito de Antas, deixando Pedro, Epaminondas e Catarina surpresos. Giácomo declara para Epaminondas seu apoio à candidatura de Ferdinando. Ferdinando avisa a Zelão que ele será seu segurança pessoal e que conta com o apoio dele para sua candidatura. Pedro avisa a dona Tê que Ferdinando terá que se casar com Gina. Por orientação de Juliana, Zelão pede a Serelepe que o ensine a ler e escreve
Capítulo 46, 29 de maio de 2014 – Epa afirma para Giácomo que Ferdinando será candidato. Dona Tê reclama da ausência de Pedro Falcão para o almoço. Dona Tê reclama do envolvimento de Pedro com política. Pedro Falcão volta para casa bêbado no meio do dia. Catarina aconselha Ferdinando sobre sua candidatura. Padre Santo avisa ao prefeito que Ferdinando será candidato. O Prefeito das Antas vai tirar satisfações com Giácomo. Ferdinando conversa com Pituca e Amância sobre as eleições. Giácomo garante ao prefeito que ninguém o caluniou. O Prefeito diz a Epa e Nando que vai processar quem o difamou. Padre Santo critica a candidatura de Ferdinando.
Capítulo 47, 30 de maio de 2014 – Ferdinando e Epa negam ter difamado o Prefeito das Antas. Juliana visita as instalações do pronto-socorro de Renato. Mãe Benta pede que Lepe continue ensinando Zelão. Padre Santo diz ao prefeito que todos o chamam de ladrão. Zelão se transforma em um novo homem. Todos se surpreendem com o novo visual de Zelão. Ferdinando quer discursar na inauguração do posto de saúde. Ferdinando garante que vai fazer uma campanha limpa. Juliana elogia atitude de Ferdinando. Pituca se sente abandonada por Ferdinando. Dona Tê apoia o casamento entre Gina e Ferdinando. Milita comenta com Giácomo a situação de Renato. Juliana sugere que Renato faça uma inauguração no posto médico. Milita leva o almoço de Renato. Zelão se oferece para acompanhar Juliana até a casa de Pedro Falcão.
Capítulo 48, 31 de maio de 2014 – Juliana elogia o novo visual de Zelão. Juliana conta para a família de Pedro Falcão sobre seu passeio com Zelão. Serelepe diz que vai ensinar Zelão a escrever a palavra amor. Ferdinando promete avisar a todos sobre o Posto de Saúde de Renato. Epa conta a Catarina que conseguiu uma legenda para o filho. Gina confessa estar preocupada com o relacionamento entre Juliana e Zelão. Pituca e Serelepe brigam. Juliana volta a morar na escola. Pituquinha conta para a mãe que brigou com Lepe. Lepe conta a Tuim que brigou com Pituca. Renato diz que se casa com Juliana só para ela não dormir só. Giácomo confessa que gostaria de ver Milita namorando com Renato. Juliana diz que Zelão vai acabar ficando com Gina, e ela fica nervosa. Zelão decide acompanhar Juliana até a casa de Pedro Falcão. Serelepe fica triste por ter brigado com Pituquinha. Renato aceita o convite de Milita para Jantar. Epa diz que vai levar todo o povo para votar em Ferdinando. Renato se preocupa com Juliana.
Capítulo 49, 02 de junho de 2014 – Rodapé diz a Amância que Pituca e Serelepe brigaram. Gina se irrita por conversa sobre Zelão. Zelão elogia a inteligência de Serelepe para Rodapé. Gina desafia Ferdinando e garante que não votará nele. O Prefeito avisa a Juliana que o salário dela vai atrasar. Zelão quer escrever pessoalmente uma carta para Juliana. Juliana faz questão de pagar pela comida de Dona Tê. Juliana conta que seu salário ainda não foi pago. Padre Santo conta que a prefeitura está quebrada. Juliana teme ter de ir embora se não tiver salário. Renato recebe a primeira paciente no pronto-socorro.
Capítulo 50, 03 de junho de 2014 – Zelão confessa a Rodapé que só pensa em Juliana. Mãe Benta diz a Lepe que se preocupa com as eleições. Padre Santo conta que a situação da prefeitura é muito ruim. Pedro Falcão e Renato conversam sobre o pronto-socorro. O Prefeito das Antas se preocupa com ameaça de greve. Giácomo e Milita conversam sobre a primeira paciente do posto. Catarina autoriza os empregados a comer dentro de casa. Juliana lamenta a desvalorização dos professores. Gina sente falta da companhia de Juliana em sua casa. Serelepe garante que não vai procurar Pituquinha. Renato acha que Juliana não gosta dele. Zelão diz a Rodapé que está louco de amor por Juliana. Ferdinando dispensa os serviços de segurança de Zelão. Serelepe vai à escola se despedir de Juliana. Zelão segue Juliana até a igreja. Zelão declara seu amor para Juliana. Juliana conta que Zelão se declarou para ela. Mãe Benta e Serelepe estranham a depressão de Zelão. Renato se irrita com ciúmes de Juliana e Zelão.
Capítulo 51, 04 de junho de 2014 – Gina diz a Pedro Falcão que Zelão desrespeitou Juliana. Serelepe e Pituca fazem as pazes. Renato discute com Juliana por causa de Zelão. Ferdinando vai fingir que rompeu com o pai durante as eleições. Zelão ouve que Juliana e Renato discutiram por sua causa. Giácomo impede Zelão de ir atrás de Renato. Mãe Benta sugere que Serelepe e Pituca poderiam ser irmãos. Pituca conta a Catarina que fez as pazes com Serelepe. Giácomo aconselha Renato a esquecer Juliana. Catarina diz a Epa que queria encontrar os pais de Serelepe. Serelepe promete ajudar Tuim a entrar na escola de Juliana.
Capítulo 52, 05 de junho de 2014 – Serelepe diz a Pituca que não sabe quem são seus pais. Pedro Falcão elogia o trabalho de Ferdinando em seu sítio. Juliana não aceita a companhia de Renato nem de Zelão. Ferdinando promete beijar Gina novamente e a deixa desconcertada. Renato e Zelão brigam feio no meio da Vila. Epa se preocupa com os planos de Nando para as eleições. Gina toma banho e pensa no beijo que Ferdinando lhe roubou. Zelão e Serelepe desabafam sobre Juliana e Pituca. Catarina aconselha Epa a fingir que não viu o discurso de Nando. Gina conta que Ferdinando ameaçou beijá-la novamente. Pituca conta que Lepe confirmou já ter fugido de outro orfanato. Milita diz a Renato que o ama. Zelão diz à Mãe Benta que pretende sequestrar Juliana.
Capítulo 53, 06 de junho de 2014 – Dona Tê lamenta que Gina não dê valor a Ferdinando. Gina pergunta se Juliana deixaria Zelão beijá-la. Serelepe explica a Zelão a diferença entre roubo e rapto. Ferdinando escreve suas ideias para o discurso. Ferdinando vai à casa de Mãe Benta atrás de Zelão. Ferdinando procura por Juliana na casa de Pedro Falcão. Zelão planeja sequestrar Juliana na saída da escola. Ferdinando avisa a Juliana que Zelão pretende raptá-la. Epa garante que Zelão não fará nada com Juliana. Ferdinando leva Juliana para a casa de Pedro Falcão. Epaminondas e Catarina vão à casa de Mãe Benta. Giácomo conta a Renato que Zelão ameaçou raptar Juliana. Zelão se revolta por Mãe Benta ter dado suas armas para o coronel. Epa se preocupa ao saber que Juliana pensa em ir embora. Amância não acredita que Zelão seja capaz de raptar Juliana. Serelepe é rigoroso na aula de Zelão. Gina decide acompanhar Juliana até a escola. Epaminondas proíbe Zelão de se aproximar de Juliana.
Capítulo 54, 07 de junho de 2014 – Gina vigia a escola e ameaça matar Zelão. Ferdinando diz a Gina que ela é a mulher da vida dele. Dona Tê diz a Pedro Falcão que Gina saiu de casa armada. Gina enfrenta Zelão. Epa ameaça deserdar o filho se Nando se apaixonar por Gina. Gina diz a Juliana que botou Zelão para correr. Juliana não acredita que Zelão queira mesmo lhe fazer mal. Zelão conta a Mãe Benta que Gina lhe apontou a arma. Pedro Falcão pede que Juliana pare de ameaçar ir embora da Vila. Ferdinando conversa com Zelão sobre Juliana. O Prefeito comemora por ter conseguido dinheiro para pagar os salários. Ferdinando diz a Juliana que Zelão está arrependido. Epaminondas devolve as armas que tomou de Zelão. Juliana pede conselhos a Ferdinando sobre Zelão. Ferdinando diz a Epa que pretende conversar com o Prefeito das Antas. Juliana pede que Pedro a acompanhe à casa de Zelão. O Prefeito das Antas deixa o pagamento de Juliana com Giácomo. Juliana não encontra Zelão na casa de Mãe Benta. O Prefeito das Antas visita o posto de saúde de Renato. Mãe Benta conta a Zelão que Juliana o procurou.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 55 a 72 de Meu Pedacinho De Chão!

