Acompanhe a seguir o resumo da novela “Maria Isabel” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela exibida pelo SBT em 2000/2001.
Capítulo 61, 12 de fevereiro de 2001 – Félix ameaça Adalberto e manda Rômulo jogar no rio o resto do produto que ainda tem em suas terras. Manuela escuta tudo. Ainda na casa de Félix, Rosa Isela vai levar um copo de café para o seu avô. Chegando no seu escritório ela comenta que ele não está tão ruim como diz. Félix fica nervoso e briga com a neta. Na sua cabana. Maria Isabel conta para o seu pai que está esperando um filho. Pedro fica muito feliz com a notícia e a Chona pergunta se Ricardo vai ficar sabendo dessa história. Maria Isabel com muita dor no coração diz que não contará nada ao seu marido. Nesse momento chega a Rosa Isela e escuta que a Maria Isabel está grávida e começa a chorar. Rosa Isela comenta que o seu avô é muito bravo e que mentiu para ela, pois ele nunca esteve doente e pede para ficar morando com ela. No dia seguinte, Rômulo começa pôr os planos de Félix em ação jogando os inseticidas que sobraram no rio da cidade. Manuela, que está escondida, vê tudo. Adalberto vai procurar Maria Isabel em sua cabana. Ele comenta que mandou o pessoal da Secretária da Saúde investigar o que Félix fez. Mas, Maria Isabel manda ele desistir dessa história e explica que Félix é muito ruim.
Pedro chega em sua cabana com um balde de água. Rosa Isela, que está com eles, acaba bebendo a água que Pedro pegou do rio. Na capital, Débora vai até o hospital conversar com seu médico. O Dr. Molina não quer aceitar mais dinheiro, pois ele não quer ter problemas com a polícia. Ele devolve o cheque que Débora lhe deu um dia, pois ela queria que ele mentisse para sua irmã. Nessa época ele cedeu à chantagem de Débora. Maria Isabel recebe um recado do pessoal da cidade dizendo que Glória quer falar urgente com ela. Maria Isabel sai correndo junto com Adalberto. Na cabana, Rosa Isela começa a sentir fortes dores de estômago. Na centro da cidade, Maria Isabel e Adalberto estão esperando a ligação de Glória. Adalberto insiste em declarar o seu amor a Maria Isabel, mas ela comenta que o seu amor sempre será do Ricardo, o pai de seu filho. Glória liga e comenta que se casará com Ramón e quer que ela esteja presente. Glória quer que a Maria Isabel prometa que estará no seu casamento. Ela aceita ir, mesmo sabendo que o casamento será na casa de Ricardo. Maria Isabel chega em sua cabana e se espanta ao ver o estado de Rosa Isela, pois a menina piorou.
- Veja também:
- Resumo das novelas
Próximos Capítulos
Capítulo 62, 13 de fevereiro de 2001 – No interior, Maria Isabel se preocupa, pois Rosa Isela está com muita febre. Ela pede ao pai que vá buscar um médico no centro da cidade. Glória comenta com o seu pai que convidou Maria Isabel para o seu casamento. Glória diz ao pai que está muito feliz e que o mais importante na sua vida é o amor. Ricardo, no final da conversa com a sua filha, começa a lembrar os bons momentos que passou ao lado da Maria Isabel. Adalberto não perde a esperança de ficar do lado da Maria Isabel. Ele está disposto a assumir o filho que ela espera como se fosse seu. O médico comenta que a Rosa Isela está contaminada pela água do rio. As pessoas que foram contaminadas pela água estão sendo atendidas em um galpão, inclusive Rosa Isela. Maria Isabel entra em desespero ao ver que Rosa Isela está piorando. Rômulo está muito preocupado, pois muitos índios foram contaminados pela água. Ele diz que Félix deveria esperar mais um pouco antes de jogar o inseticida no rio. Mas, Félix não se importa com o que acontecerá com os índios. Rômulo comenta que a sua neta, que estava na cabana de Pedro, também está envenenada.
Félix entra em desespero e vai atrás de sua neta. Adalberto fica sabendo o que houve na cidade e vai correndo ver as pessoas que estão intoxicadas. Adalberto comenta que isso só pode ser o inseticida, pois o índio que estava mal no outro dia tinha os mesmos sintomas. Félix chega no galpão onde todas as vitimas da intoxicação estão sendo atendidas. A polícia vai novamente ao apartamento de Débora. Os policiais informam que o extrato de Gabriel tinha as suas digitais, por isso, ela sabia que Gabriel a roubava. Débora fica sem saber o que dizer e finge que está passando mal. Mas, o delegado não acredita e fica sentado no sofá esperando ela melhorar. No interior, Félix e Maria Isabel discutem sobre Rosa Isela. Maria Isabel mostra que não tem medo dele. Félix pressionado pelos outros índios vai embora e deixa Rosa Isela com ela. Na capital, Glória está muito feliz com os preparativos para o seu casamento. Ricardo tem a esperança que Maria Isabel a encontre. No interior, quatro índios morrem por causa do envenenamento e a situação de Rosa Isela é muito séria. Maria Isabel começa a orar junto com os outros índios. No final do casamento, Ricardo recebe um ligação, é a Felícia comentado tudo o que houve na aldeia. Ele diz para sua filha que na cidade da Maria Isabel muita gente está passando mal, inclusive Rosa Isela. Ricardo decide ir até o interior ficar do lado da Maria Isabel até que Rosa Isola melhore. No interior, Maria Isabel está muito preocupada ao ver que Rosa Isela não está melhorando.
Capítulo 63, 14 de fevereiro de 2001 – Rosaura vai à casa de seu sobrinho cumprimentar Glória pelo seu casamento. Glória diz que, se ela não aceita seu marido por ser mecânico e Maria Isabel por ser uma simples empregada, pode ir embora de sua casa. Rosaura fica sem ação diante das palavras de sua sobrinha. Félix fica muito nervoso, pois ele não pode ficar ao lado de sua neta. Ele comenta com Rômulo que as enfermeiras só deixam a Maria Isabel ficar do lado da menina. Rômulo diz que as autoridades estão procurando o responsável pelo envenenamento do rio, pois a metade da população já está contaminada. Na capital, o médico de Débora vai até a delegacia, pois ele pretende depor contra ela. No interior, Rômulo tenta abrir os olhos de Félix, pois a situação começa a se complicar pois a notícia do envenenamento está em todos os jornais da cidade. Na capital, Débora fica sabendo que os policiais estão suspeitando dela, pois o delegado, Valdir, já tem provas contra ela. Débora comenta que não quer passar o resto de sua vida atrás das grades. Ricardo chega ao interior e Maria Isabel se consola em seus braços. Adalberto mostra para todos os índios que estão reunidos no galpão as provas que comprovam que a água do rio estava contaminada. Débora comenta com a sua irmã que matou o Gabriel, pois descobriu que ele a roubava. Débora diz que sua vida foi toda dedicada a ela. Miréia está muito comovida com a confissão de sua irmã. Débora aproveita e pede para ela se entregar em seu lugar. Miréia acaba aceitando.
Ricardo pede ao Pedro que o ajude a convencer Maria Isabel a voltar para ele. Ricardo insiste numa resposta de Maria Isabel, pois se ela disser não, ele promete deixá-la para sempre. Maria Isabel se nega a dar a resposta, pois a única coisa que ela está pensando nesse momento é na Rosa Isela. Miréia vai até a delegacia para se entregar. Pedro vai até a casa de Félix Pereira. Ao vê-lo, ele fica nervoso e pede ao Pedro que vá embora. Pedro comenta que toda a comunidade está se unindo para se vingar do envenenamento O delegado não aceita a confissão de Miréia, pois ele sabe que quem matou o Gabriel foi a Débora. Na delegacia, Débora fica detida como assassina do Gabriel. No interior, Adalberto pede para Ricardo deixar Maria Isabel em paz. Ricardo tenta explicar para o seu rival que está arrependido do que fez com ela. Ele diz que tem consciência de que errou, mas que ainda a ama muito. Adalberto não aceita sua explicação e diz que ele também ama muito Maria Isabel e que jamais a trairia. Ricardo comenta que, se Maria Isabel não querer mais saber do seu amor, ele a deixará para sempre, pois ele merece ser feliz ao lado de outra pessoa. Na delegacia Miréia defende a irmã e tenta tirá-la da prisão. Ela comenta que Débora está condenada à morte e por isso ela não pode ficar presa. O Dr. Valdir diz que Débora nunca esteve doente, pois o seu médico. Dr. Molina esteve lá e prestou depoimento. O delegado diz que o médico comentou que Débora o chantageou oferecendo muito dinheiro, pois ela queria que a sua irmã acreditasse que estava condenada à morte. Miréia fica perplexa diante do que acaba de ouvir.
Capítulo 64, 15 de fevereiro de 2001 – No interior, Rosa Isela comenta com Maria Isabel que, quando estava dormindo, viu a sua mãe toda de branco. Maria Isabel fica assustada e pergunta o que Graziela falou. Rosa Isela diz que sua mãe pediu para ela ficar, pois ainda não era sua hora. Maria Isabel começa a chorar. Os índios começam a se rebelar e querem se vingar de Félix Pereira. Félix e Rômulo, apavorados, acabam fugindo. Mas, Félix leva a sua arma. No galpão, Maria Isabel recebe a informação dos médicos de que Rosa Isela está muito bem. Rosa Isela diz que não quer mais voltar para a casa de seu avô. Chona e Adalberto ficam sabendo através da Felicia que o povo quer se vingar do Félix. Adalberto resolve conversar com as pessoas e convencê-las de que não podem fazer justiça com as próprias mãos. Ricardo fica sabendo, pela Rosa Isela, que sua esposa está gravida. Ele fica muito feliz com a notícia e vai procurá-la. Chona está desesperada, pois Pedro sumiu junto com os outro índios. Ricardo resolve ir atrás deles. Na delegacia, Miréia não acredita que Débora a odiasse tanto, pois Débora planejou uma doença para não se entregar a polícia.
Miréia se consola nos braços de seu mais novo amigo, o Fabiano. Pedro consegue encontrar Félix e Rômulo, que estava escondidos dos índios. Pedro aparece com um facão e acaba ameaçando-o. Os dois discutem, Félix sai correndo, escorrega e cai num despenhadeiro. Pedro procura alguma coisa para ajudá-lo a subir, pois Felix ficou preso num tronco de árvore. Os índios ainda estão muito agitados e acabam pegando Rômulo. Adalberto e Ricardo chegam no local e pedem a eles que tenham calma e não façam justiça com as próprias mãos. Eles topam deixar Rômulo, depois que ele prometeu ir até a delegacia depor contra Félix. Pedro com muito esforço consegue salvar Félix da morte. Chona quer saber se Maria Isabel vai perdoar Ricardo. Mas, ela está muito nervosa para dar a resposta. Rosa Isela pede para Maria Isabel perdoar Ricardo e dar mais uma chance a ele. Depois de salvo, Félix saca a sua arma e começa a atirar. Ricardo chega e, para defender Pedro, acaba ferido. Pedro fica desesperado ao ver que Ricardo levou um tiro. Felix também tenta atingir Pedro, mas graças aos índios que chegam ao local, Pedro consegue sair vivo. Félix se apavora ao ver a fúria dos índios e sai correndo. Pedro tenta ajudar Ricardo que está gravemente ferido, pois levou um tiro no peito. Na capital, Miréia conta ao Fabiano que está decidida a mudar de vida. Ela quer reconquistar Ricardo pois é o seu grande amor. Félix chega em sua casa. Ele está sentindo fortes dores no peito e começa chamar pela Chole, mas quem aparece para ajudá-lo é Manuela. Ela comenta que todos os empregados da casa foram embora, pois eles ficaram com medo da revolta dos índios.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 65, 16 de fevereiro de 2001 – Manuela aproveita a oportunidade e diz tudo o que pensa do patrão. Félix fica muito preocupado, pois tem medo que os índios o encontrem. Manuela resolve ajudá-lo e o leva para o seu quarto. Pedro leva Ricardo para a sua cabana. Pedro percebe que o estado de Ricardo é muito delicado e que não há tempo a perder, por isso resolve tirar a bala do corpo de Ricardo. No galpão onde várias pessoas continuam com problemas por causa da intoxicação, Maria Isabel entra em desespero, pois não tem notícias de seu pai nem de Ricardo. Felícia comenta que Félix fugiu de sua casa carregando um arma. Pedro com muito cuidado consegue extrair a bala do peito de Ricardo e o salva. Félix continua sentindo forte dores no peito. Ele pede que Manuela retire todo o seu dinheiro do cofre, pois ele está pensando em fugir. Ricardo pede perdão ao Pedro, pois ele traiu a sua confiança quando magoou Maria Isabel. Pedro diz que quem tem que perdoá-lo é Maria Isabel e não ele. Pedro sai, pois precisa procurar um médico para cuidar melhor do Ricardo. No galpão, Maria Isabel continua muito preocupada, pois ela não tem notícias de seu pai e nem de seu marido. Nesse momento, chega Pedro e diz que Ricardo levou um tiro para salvar a sua vida.
Manuela acaba roubando Félix. Ele, que está descendo a escada para fugir, vê quando Manuela pega o dinheiro. Manuela, que está armada, não aceita que Félix grite com ela. Adalberto junto com alguns policiais, batem na porta da casa do Félix. Na delegacia, Débora comenta que seu advogado vai transferi-la para uma clinica. Mas, o delegado, comenta que isso não adiantará nada, pois o Dr. Molina vai depor contra ela no tribunal. Débora entra em desespero. Manuela esconde Félix das autoridades. Ela comenta com os policiais que Félix fugiu com o seu dinheiro. Maria Isabel chega na cabana e fica desesperada ao ver o estado de Ricardo. Ele pede perdão para Maria Isabel e ela o perdoa. Depois que as autoridades vão embora, Manuela vai ao encontro de Félix que está escondido. Eles acabam se enfrentando. Félix sente fortes dores no peito e acaba caindo. Maria Isabel começa a cuidar de Ricardo, mas se assusta quando ele começa a delirar. Ela sai à procura de um médico e dá de cara com Miréia. Miréia quer ver como está Ricardo, mas Maria Isabel não deixa, pois ela está em sua casa. Miréia diz que ama muito Ricardo, mas ele infelizmente, não quer saber dela, pois o seu amor pertence a Maria Isabel. Miréia pede perdão a Maria Isabel, pois graças a seu envolvimento com Ricardo, ela sofreu muito.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 66, 19 de fevereiro de 2001 – Miréia comenta que vai embora do país e deixará Ricardo para sempre, pois ele nunca a amou. Félix continua muito mal, pois está com fortes dores no peito. Manuela não dá nenhum remédio a ele. Ela pretende fazer de Félix, seu prisioneiro. Rosa Isela já está completamente restabelecida da intoxicação e não apresenta nenhum problema, por causa do envenenamento. No dia seguinte, Maria Isabel percebe que não consegue esquecer que Ricardo a traiu com Miréia e não pode perdoá-lo. Quando ele acorda, Maria Isabel sai para procurar um médico, pois ele precisa ser medicado e examinado por um especialista. Adalberto espera Maria Isabel sair para entrar na cabana. Ele quer ter uma séria conversa com Ricardo. Adalberto comenta com Ricardo que está indo embora, pois Maria Isabel jamais deixará de amá-lo. Adalberto pede para Ricardo lutar pela Maria Isabel e jamais fazê-la sofrer novamente. Na capital, Cristóvão fica emocionado com o amor que sua afilhada sente pelo Ramon e pede Olivia em casamento. Ela fica assustada, mas acaba aceitando o pedido, pois ela o ama muito. Rosa Isela pergunta para Chole, porque seu avô não veio visitá-la. Chole fica sem ação e acaba mentindo. Ela diz que Félix foi embora e não sabe quando ele voltará.
Rosa Isela fica triste, pois o avô não foi se despedir dela. Manuela começa a guardar o dinheiro que roubou do cofre de Félix. Pedrinho, sem querer, conta para Rosa Isela que todo mundo ficou doente por causa do seu avô. Pedrinho explica tudo o que aconteceu e ela acaba entendendo, porque seu avô fugiu. Félix mesmo se sentindo mal tenta fugir da Manuela de qualquer jeito. Adalberto vai se despedir de Pedro e Chona. Ele explica que não adiantaria lutar pelo amor de Maria Isabel, pois ela jamais vai esquecer Ricardo. Na capital, Miréia está convencida de que nunca conseguirá ser amada pelo Ricardo, porque o seu coração pertence a Maria Isabel. Félix com muito esforço consegue fugir. Mas, sua alegria dura pouco, pois Manuela o encontra no meio do caminho e tenta levá-lo novamente para a sua casa. No meio do caminho Félix sente fortes dores no peito e cai. Manuela entra em desespero. No meio do campo, Félix continua caído e sentindo fortes dores. O médico chega para examinar Ricardo. Mas graças aos curativos de Maria Isabel, ele passa bem e não apresenta nenhum sinal de infecção. O médico comenta que logo ele poderá voltar para a capital.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 67, 20 de fevereiro de 2001 – Manuela leva o Félix carregado para a casa, pois ela não aceita que ele morra justo agora que ela poderá se vingar. Quando Félix recupera a consciência, Manuela comenta que ele terá que ficar ao seu lado até o final de sua vida. Félix em desespero pede a ela que chame um médico, mas Manuela se recusa a chamar um médico e diz que ela é a única pessoa que poderá ajudá-lo. Chona, Pedrinho, Rosa Isela e Felícia vão à igreja. Chona agradece pela saúde de Rosa Isela e Pedrinho, pois eles passaram muito mal há poucos dias atrás. Rosa Isela pede que Deus perdoe o seu avô, pois no fundo do seu coração, o Félix não é um homem ruim. Felícia pede, para que a Maria Isabel se acerte de vez com o Ricardo, pois os dois se amam muito. Na cabana, Ricardo vendo que Maria Isabel está cheirando a sua roupa aproveita a oportunidade para se aproximar dela. Maria Isabel não resiste aos beijos de Ricardo e se entrega a esse amor. Pedro está muito feliz, pois graças a ajuda de Adalberto, conseguiu a liberação da prefeitura e poderá voltar a trabalhar na sua barraca no mercado. Miréia comenta com Fabiano que largará tudo para ficar do lado de Débora na cadeia. Na delegacia, Débora é condenada a 30 anos de prisão por ter matado Gabriel. Ela não se conforma com a sua sentença e fica muito irritada. Na aldeia, Maria Isabel ao acordar do lado de Ricardo sai de cabana, pois ela não se conforma de ter caído na tentação e ter ficado com ele.
Ricardo acorda assustado ao perceber que Maria Isabel saiu de seu lado. Rosaura, junto com as suas amigas, Íris e Eugênia, comenta que, se o seu sobrinho voltar com a Maria Isabel, ela sairá de viagem pela Europa, pois não suportará ver o Ricardo ao lado de uma índia. Ricardo está desesperado atrás da Maria Isabel, e no meio do caminho encontra Rosa Isela e Pedrinho. Ele pergunta se eles viram a Maria Isabel. Pedrinho diz que ela pegou o barco e foi em direção ao pântano. Ricardo sai correndo para pegar o outro barco, que estava parado na beira do rio. Maria Isabel está descendo o rio e não pára de se culpar por ter deixado se envolver pelo Ricardo. Ao olhar para trás, ela se surpreende ao ver que ele a persegue em outro barco. Ricardo pede perdão e tenta explicar que ela é a única coisa que importa na vida dele. Maria Isabel pergunta se ele está preocupado somente com o filho que ela está esperando. Ele jura que não, pois sempre a amou. Já em terra firme, Maria Isabel diz que não consegue perdoá-lo, pois ela não consegue mais acreditar nele. Ricardo se cansa de pedir perdão e diz que vai embora. Ao perceber que Ricardo está desistindo de lutar por ela, Maria Isabel se lembra de Miréia, que a aconselhou a não deixar escapar a sua felicidade. Ela, então, ouve a voz do coração e decide perdoar o marido. Os dois no rio, prometem amor eterno. Maria Isabel lembra que o amor está sempre junto do perdão. Então não dá para ser feliz, se não se sabe perdoar. Fim.
O que você achou do final de Maria Isabel? Não deixe de comentar! Quer lembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de Maria Isabel!