Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Maria Belém”, exibida pelo SBT em 2002.
Capítulo 16, 14 de março de 2002 – Pablo e Ana agradecem Teresa por ter feito a fantasia de rato para Maria Belém. Pablo conversa com Úrsula e pede a ela que o deixe se responsabilizar por Maria Belém. Ana diz a Pablo que gostaria de ter uma filha como Maria Belém, pois está fascinada pela menina. Antônio pergunta a Lolita se viu Bruno e pede que chame os seguranças para evitar que ele saia do edifício.
- Veja também:
- Resumo da novela Maria Belém
- Resumo das novelas
Capítulo 17, 15 de março de 2002 – Evelyn mostra para as amigas um presente: o relógio que ganhou de seu pai. Débora esconde o relógio entre as coisas de Maria Belém. A menina é castigada e passa vários dias no calabouço frio. Malena adverte Rogério e diz que ele vai se meter em problemas se continuar tendo contato com Serrano. Tereza, inconformada com a maneira como Úrsula castigou Maria Belém, decide se vingar e coloca óleo na comida da megera.
Capítulo 18, 16 de março de 2002 – Úrsula tira Maria Belém do castigo. Pablo percebe que está sendo seguido, tenta se comunicar com Ana, mas não consegue encontrá-la. Ana decide ligar para a redação mas Lolita diz que não está autorizada a dar nenhum tipo de informação sobre o paradeiro Pablo. Lucrécia diz a Úrsula que fez de tudo para que Pablo e Ana se desencontrassem. Úrsula aproveita a ocasião e diz a Ana que seu namorado pode estar com outra pessoa.
Capítulo 19, 18 de março de 2002 – Maria Belém finge forte dor de estômago para que Teresa a ajude, junto com Bruno, a esconder seu tesouro. Úrsula comenta com Ana que Pablo está de viagem marcada. A Polícia comunica ao Rogério que vai encerrar as buscas de sua sobrinha, Maria Belém. Pablo não consegue avisar Ana que viajar. Antônio vai até o colégio explicar a Ana o comportamento de Pablo. Úrsula pede dinheiro a Rogério para continuar sendo sua cúmplice.
Capítulo 20, 19 de março de 2002 – Antônio tranquiliza o amigo e diz que Ana entendeu o motivo de sua ausência. Pablo procura Úrsula e diz que ela seria a última mulher por quem ele se interessaria. Cuco diz a Maria Belém que seu tesouro desapareceu. Bruno pede ao pai que o leve ao teatro para ver sua mãe. Úrsula relembra o que Pablo lhe disse e decide destruir o que ele mais quer: Maria Belém.
Capítulo 21, 20 de março de 2002 – Úrsula diz às alunas que Maria Belém não irá mais às aulas porque é uma menina pobre, e diz que ela terá outras funções no colégio, proibindo as alunas de se aproximarem dela. Rony ameaça matar Rogério. Valéria decide visitar o seu filho. Úrsula diz para Maria Belém que o seu tio não virá buscá-la.
Capítulo 22, 21 de março de 2002 – Valéria chega em casa para ver Antônio e Bruno. Ana comenta com Pablo o que Úrsula está fazendo com Maria Belém. Cuco encontra Maria Belém chorando e ela conta tudo que Úrsula lhe disse. Ele leva a menina de volta ao colégio e coloca Teresa a par de tudo. Claudia pergunta para Rogério porque ele se recusa a pagar os estudos sobrinha. Bruno pergunta ao pai por que ele e sua mãe dizem que se amam, mas estão sempre brigando.
Capítulo 23, 22 de março de 2002 – Ana convoca uma reunião para conseguir uma bolsa de estudos para Maria Belém. Ana comunica que Maria Belém poderá voltar a frequentar as aulas. Maria Belém fica feliz com a notícia e diz a Ana que gosta muito dela. Lucrécia cobra de Úrsula o dinheiro que lhe prometeu por ser sua aliada, mas a vilã diz que não vai pagar o que havia combinado porque a bolsa de estudos oferecida a Maria Belém abalou seu orçamento.
Capítulo 24, 23 de março de 2002 – Ana aconselha Antônio a conversar com Bruno e esclarecer que os problemas vividos entre ele e Valéria não tem nada a ver com o amor que os dois sentem por ele. Bruno pede à mãe que se esforce para que eles voltem a ser uma família. Lucrécia descobre que Úrsula tem condições de lhe pagar o que havia prometido. Romênia e Socorro ouvem Lucrécia dizendo para Úrsula que sabe que Maria Belém tem um pai que a procura desesperadamente. Úrsula ameaça matá-las caso comentem o que acabam de ouvir.
Capítulo 25, 25 de março de 2002 – Bruno ajuda Romênia, Socorro e Maria Belém a escapar do castigo. Pablo diz a Ana que vai desistir de procurar sua filha e entrega alguns brinquedos para serem dados a Maria Belém. Romênia e Socorro contam a Maria Belém que ouviram Úrsula e Lucrécia dizerem que ela tem um pai e que ele está procurando por ela.
Capítulo 26, 26 de março de 2002 – Maria Belém diz às amigas que essa é a melhor notícia que recebeu. Maria Belém sai do esconderijo para negociar com a diretora o resgate de suas amigas. Ela diz a Úrsula que só contará se a diretora assinar um papel se comprometendo a não as castigar. Teresa encontra Bruno e Maria Belém amarrados. Eles explicam que tudo não passou de uma brincadeira.
Capítulo 27, 27 de março de 2002 – Ana conta para Cláudia que viu Rogério com outra mulher no restaurante e os dois estavam se beijando. Ana consulta uma advogada para saber quais são as probabilidades de adotar Maria Belém. Ela esclarece que será difícil, pois o tio tem a tutela da menina. Úrsula diz a Lucrécia que, se a menina souber a verdade sobre Pablo, elas irão para a prisão. As duas ficam desconcertadas quando Pablo chega ao colégio.
Capítulo 28, 28 de março de 2002 – Rogério procura Malena e os dois se reconciliam. As meninas fazem um presente para o dia dos pais. Maria Belém não sabe se guarda o presente para quando encontrar seu pai ou se o entrega a Pablo. Antônio pensa que Maria Belém só existe nas fantasias de seu filho Bruno, mas Pablo prova que ele está enganado e promove um encontro entre os dois.
Capítulo 29, 29 de março de 2002 – Serrano está decidido a conquistar Valéria. Úrsula exige que Rogério lhe dê mais dinheiro. Pablo diz a Antônio que pretende pedir a namorada em casamento e pede a Maria Belém que deixe um envelope na mesa de Ana. Pablo telefona para Ana e percebe que Maria Belém não entregou seu bilhete. Teresa tenta distrair Ana para que Maria Belém possa deixar o envelope, mas a menina não encontra sua mochila.
Capítulo 30, 30 de março de 2002 – Débora diz a Maria Belém que escondeu sua mochila. Lucrécia encontra a mochila de Maria Belém e tenta pegar o envelope, mas a menina chega a tempo de impedi-la. Sem perceber que as crianças estão em sua sala, Ana fecha a porta e deixa todos trancados. Lucrécia decide ir até a sala de Ana para bisbilhotar, mas, ao abrir a porta, as crianças a atingem com a espuma do extintor. Assustadas, elas saem correndo.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Maria Belém!