Acompanhe a seguir o resumo da novela “Manancial” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela exibida pelo SBT em 2002/2003.
Capítulo 76, 21 de janeiro de 2003 – Alexandre rapta Adriana e Hugo segue o casal. Bárbara tem uma crise nervosa e passa mal. Hugo comenta com Álvaro que Alexandre sequestrou Adriana. O médico confirma que Bárbara corre o risco de perder o bebê e a aconselha a ficar internada. O padre Salvador pede a Álvaro que confesse a verdade a Adriana sobre seu meio-irmão. Pilar vai ao mercado e, em público, fala mal de Adriana. Gertrudes ouve e lhe dá uma bofetada. Adriana tenta fugir à cavalo mas acaba caindo.
- Veja também:
- Resumo das novelas
Próximos Capítulos
Capítulo 77, 22 de janeiro de 2003 – Adriana se queixa de dor no braço e Alexandre tenta ampará-la. Margarida confidencia a Altamira que mesmo que Salvador nunca possa ser seu, precisa tê-lo por perto. Alexandre leva Adriana até o consultório do Dr. Álvaro e pede à enfermeira que o localize imediatamente. Álvaro diz a Bárbara que ela precisa seguir rigorosamente as ordens médicas. Justo entra no quarto de Bárbara no exato momento em que Malú pergunta se o filho que espera é do Alexandre ou de seu irmão, Gilberto.
Capítulo 78, 23 de janeiro de 2003 – Bárbara garante a Malú que Alexandre foi o único amor da sua vida. Altamira diz a Margarida que Justo está com ciúmes porque descobriu que ela sempre foi apaixonada pelo padre Salvador. Bárbara comenta com a mãe que Justo quer lhe dar uma casa onde possa morar com seu filho, mas diz que mesmo assim quer que o pai coloque o Manancial em seu nome para infernizar Adriana Valdez. Hugo tenta beijar Adriana. Alexandre chega e os dois brigam. As pessoas estão tentando separá-los quando chega o pai de Hugo.
Capítulo 79, 24 de janeiro de 2003 – Carlos avisa ao filho que ou ele volta para a capital ou deve se esquecer de seu apoio econômico. Adriana decide voltar para a casa do Manancial. Adriana diz a Hugo que não tem uma irmã e sim um irmão e que seu nome é Heitor. Gertrudes confessa para a sobrinha que sempre suspeitou que Heitor era o filho de Francisca e Justo e que assim que decidiu contar tudo ao padre Salvador ele começou a investigar o caso. Alexandre comenta com Altamira que está decepcionado com seus pais. Gertrudes confessa ao padre Salvador que Francisca matou Adalberto.
Capítulo 80, 27 de janeiro de 2003 – Adriana diz a Heitor que são meio-irmãos e que seu pai é Justo Ramirez. O rapaz não acredita. Adriana conta a Alexandre que os dois são meio-irmãos de Heitor. Heitor fica revoltado. Margarida cai da escada e fica inconsciente. Adriana diz a Gertrudes que não descansará enquanto não descobrir quem matou seu pai. Hugo diz a Adriana que não será fácil descobrir quem matou seu pai pois já se passaram muitos anos. Alexandre encontra Heitor inconsciente no Manancial.
Capítulo 81, 28 de janeiro de 2003 – Melésio avisa Adriana que Heitor foi levado para o hospital. Justo ameaça difamar Adriana. Justo provoca uma queda de energia na casa de Adriana e Gertrudes. Adriana tanta impedir que prossigam as investigações sobre a arma. Gertrudes encontra a casa às escuras e provoca um curto circuito. Gertrudes é atingida, bate a cabeça e perde os sentidos. As chamas tomam conta da casa.
Capítulo 82, 29 de janeiro de 2003 – Alexandre comenta com Adriana que Heitor quer deixar o povoado. Alexandre tira Gertrudes do meio do fogo, mas ela já está morta. Alexandre comunica a Margarida e Altamira que Gertrudes morreu no incêndio. Adriana se culpa pela morte da tia. Alexandre comenta com a mãe que Adriana culpa Justo Ramirez pela morte de Gertrudes. Justo vai até a igreja e entrega a Adriana uma arma para que ela acabe com ele. Adriana aponta para Justo.
Capítulo 83, 30 de janeiro de 2003 – Adriana é desarmada pelo padre Salvador. Adriana conta a Alexandre como morreu seu pai. Heitor encontra o cadáver de Heloisa dentro de um baú. Justo consegue enganar Pilar com suas mentiras e ela acaba confessando que Alexandre não é o pai do filho que Bárbara espera. Justo perde o controle, esbofeteia Bárbara e a expulsa da fazenda. Bárbara enfrenta Justo, mas os dois acabam fazendo amor.
Capítulo 84, 31 de janeiro de 2003 – Malú sugere a Norma que convença Alexandre a pressionar Bárbara, mas ela nega. Margarida admite que é apaixonada por Salvador. Justo a esbofeteia. Heitor e o padre Salvador espalham as cinzas de Adalberto, Francisca e Gertrudes no Manancial. Pilar sugere à filha que faça um aborto. Justo vai até a igreja ameaçar o padre Salvador. Justo entra no quarto de Margarida, lhe dá um tranquilizante e faz amor com ela.
Capítulo 85, 3 de fevereiro de 2003 – Heitor tenta consolar Firmino. Adriana confessa ao padre Salvador que foi violentada por Justo Ramirez. Alexandre diz ao pai que não o perdoa por não ter lhe contado que o filho que Bárbara espera não é seu. Alexandre conversa com Álvaro sobre os planos de Bárbara para se livrar do filho que espera. Todo o povoado se reúne para se despedir do padre Salvador.
Capítulo 86, 4 de fevereiro de 2003 – Bárbara pede a ajuda do pai para abortar, mas Álvaro se nega. Milena diz a Adriana que não se arrepende de ter contado a verdade ao Alexandre pois gosta muito dos dois e só quer que eles sejam muito felizes. Bárbara pede dinheiro emprestado ao Heitor e, diante da negativa, ela fica furiosa e culpa Adriana por tudo. Bárbara tenta atropelar Adriana. Álvaro a salva e acaba sendo atingido pelo carro da filha.
Capítulo 87, 5 de fevereiro de 2003 – Bárbara tem um ataque de nervos ao ver que atropelou o próprio pai. Justo vai até o hospital e asfixia Álvaro. Justo se encarrega do funeral. Adriana pede a Hugo que consiga uma prorrogação para a venda do apartamento e que a acompanhe ao enterro do Dr. Álvaro. Bárbara cospe no rosto de Justo e Alexandre diz ao pai que ele está ficando sozinho. Bárbara é presa sob a acusação de ter provocado a morte do pai.
Capítulo 88, 6 de fevereiro de 2003 – Milena e Adriana comentam sobre o remorso que vai acompanhar Bárbara. Heitor diz a Milena que encontrou um baú com o corpo de Heloisa. Pilar informa a Bárbara que Álvaro nomeou Adriana e Heitor herdeiros do Manancial. Falta energia elétrica no Manancial e quando Heitor vai verificar os fusíveis é atingido na cabeça e desmaia. Quando Adriana se aproxima, Justo aparece e faz Adriana perder os sentidos.
Capítulo 89, 7 de fevereiro de 2003 – Justo coloca Adriana no porta-malas do carro. Justo está prestes a Adriana quando Margarida dispara contra ele. Altamira percebe que Margarida não está em casa e fica preocupada, pois a arma desapareceu do escritório. Alexandre chega para resgatar Adriana. O padre Salvador diz a Justo que ainda está a tempo de se arrepender de todos os seus pecados, mas ele morre dizendo que nunca o fará.
Capítulo 90, 10 de fevereiro de 2003 – Justo foge e é perseguido pela polícia. Heitor e Adriana não permitem que Milena vá sozinha para a pensão. Quando a polícia está a ponto de prendê-lo, Justo se joga na água e os policiais disparam contra ele. Norma decide falar com Bárbara e se oferecer para cuidar de seu filho. Bárbara fica furiosa quando Pilar conta que ela tem que agradecer a Adriana por ter mudado seu depoimento e diz à mãe que no dia seguinte vai expulsá-la do Manancial. Alexandre avisa Heitor e Adriana que seu pai conseguiu fugir e pede a eles que fiquem atentos.
Capítulo 91, 11 de fevereiro de 2003 – Heitor aconselha Adriana a pensar melhor sobre o seu divórcio. Norma diz a Bárbara que está disposta a cuidar de seu filho. Bárbara tenta expulsar Adriana e Heitor do Manancial, mas eles se negam a deixar a propriedade. Pilar informa a Bárbara que Álvaro nomeou Adriana e Heitor herdeiros do Manancial. Falta energia elétrica no Manancial e quando Heitor vai verificar os fusíveis é atingido com um golpe na cabeça e desmaia. Quando Adriana se aproxima para socorrê-lo, Justo aparece e, com um algodão embebido em formol, faz Adriana perder os sentidos.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 92, 12 de fevereiro de 2003 – Norma diz a Joel que quer dar ao neto tudo que não pode proporcionar ao filho. Justo tenta fazer amor com Adriana mas ela consegue afastá-lo e diz que ele está doente. O padre Salvador pede a Margarida que reze para que não aconteça uma tragédia. Adriana enfrenta Justo e garante que nada do que ele faça conseguirá destruir o amor que existe entre ela e Alexandre. Justo está aponto de violentar Adriana quando chega Margarida e dispara contra o marido.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 93, 13 de fevereiro de 2003 – Altamira percebe que Margarida não está em casa e fica muito preocupada pois a arma também desapareceu do escritório. Alexandre chega para resgatar Adriana. O padre Salvador diz ao Justo que ainda está a tempo de se arrepender de todos os seus pecados, mas ele morre dizendo que nunca o fará. Alexandre encontra a mãe prestes a cortar os próprios pulsos. Ela se emociona e o abraça. Hugo vai se despedir de Adriana e entrega uma cópia do testamento onde Álvaro nomeia ela e Heitor como os donos do Manancial. Alexandre diz a Adriana que sua mãe decidiu não interferir mais na vida deles.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 94, 14 de fevereiro de 2003 – Passam-se alguns meses e Bárbara dá a luz a um menino. Pilar entrega o bebê para Norma e Joel. O padre Salvador avisa Margarida que Alexandre e Adriana vão se casar no religioso e diz que sua presença seria um grande apoio para seu filho. Adriana agradece em suas orações a Adalberto, Francisca e Gertrudes por ajudá-la a ser feliz ao lado do homem que ama. Pilar e Bárbara deixam a cidade. Margarida vai ao casamento e abençoa a união de Alexandre e Adriana. Adriana e Alexandre conseguem realizar seu grande amor e são felizes para sempre. Fim.
O que você achou do final de Manancial? Não deixe de comentar! Quer lembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de Manancial!