Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 46 a 60 da novela “Manancial”, exibida pelo SBT em 2002/2003.
Capítulo 46, 9 de dezembro de 2002 – Alexandre confessa a padre Salvador que não saberia viver sem Adriana. O padre Salvador consegue autorização para Adriana visitar Alexandre no presídio. Margarida encontra uma aliança no quarto do filho. Justo e Margarida planejam uma maneira de anular o casamento de Alexandre e Adriana. Adriana mostra a Milena a certidão de casamento. Alexandre e Adriana comunicam a Justo e Margarida que vão se casar na igreja. Margarida diz aos dois que eles podem ser irmãos.
- Veja também:
- Resumo da novela Manancial
- Resumo das novelas
Capítulo 47, 10 de dezembro de 2002 – Desesperado com a revelação, Alexandre pede ao pai que se submeta ao teste de DNA, mas ele se nega. Alexandre pede à mãe que o ajude a convencer o pai a fazer o teste de DNA. Adriana diz a Alexandre que o amor deles é impossível e pede que ele volte a procurar por Bárbara. Adriana pede a Hugo que a ajude a anular seu casamento com Alexandre. Desiludido, Alexandre se embriaga. Bárbara encontra Alexandre no bar, o leva para sua casa e continua embebedando o rapaz.
Capítulo 48, 11 de dezembro de 2002 – Alexandre dorme na casa de Bárbara e ela faz o rapaz acreditar que passaram a noite juntos. Margarida pergunta ao padre Salvador se Alexandre está com ele e o sacerdote diz que fará de tudo para desfazer as mentira que ela contou. Adriana jura que fará Justo pagar por todo o mal que lhe causou. Justo chega ao Manancial e pergunta por Alexandre. Adriana teme que algo tenha acontecido a ele. Margarida diz ao filho que precisa se casar com Bárbara.
Capítulo 49, 12 de dezembro de 2002 – Justo se irrita com a intromissão do padre. Adriana ocupa seu dia com diversas atividades para esquecer Alexandre. Milena pergunta a Heitor se ele está apaixonado por Adriana. Alexandre diz ao padre Salvador que não sabe como convencer o pai a fazer o teste de DNA. Adriana diz a Álvaro que está interessada em comprar o Manancial. Alexandre procura Adriana, mas é desprezado por ela. Hugo, em nome de Adriana, entrega o pedido de divórcio a Alexandre.
Capítulo 50, 13 de dezembro de 2002 – Adriana conta a Hugo que precisa se divorciar de Alexandre pois existe a possibilidade de eles serem meio-irmãos. Alexandre procura Adriana para saber porque entrou com o pedido de divórcio. Firmino diz a Adriana que Álvaro foi apenas o intermediário na compra do Manancial e que o verdadeiro dono é Justo. Justo se confessa ao padre Salvador e diz que Heitor é seu filho, admite ter matado o padre João e conta que ele e Francisca mataram Adalberto Valdez.
Capítulo 51, 16 de dezembro de 2002 – Justo conta ao padre que Adriana é filha do homem que o mutilou e da mulher que o afastou de sua esposa para sempre. Para se vingar de Alexandre, que voltou a sair com Bárbara, Adriana diz a Milena que vai começar a sair com o Hugo. Alexandre pergunta a Margarida se Adriana é a única meio- irmã que ele tem ou se existem outros filhos de Justo espalhados pelo povoado. Bárbara recrimina Alexandre por tê-la procurado mesmo estando casado com Adriana.
Capítulo 52, 17 de dezembro de 2002 – Milena ouve Heitor dizer que está apaixonado por Adriana e fica decepcionada. Para resolver o problema de escassez de água, Justo resolve desviar as águas do Manancial para suas terras. Milena volta para a casa de seus avós. Bárbara diz a Pilar que precisa esperar algum tempo antes de dizer a Alexandre que espera um filho dele. Margarida oferece dinheiro a Hugo para que ele agilize o divórcio entre Adriana e Alexandre. Heloisa conta a Margarida que está grávida de Justo.
Capítulo 53, 18 de dezembro de 2002 – Margarida, furiosa, conversa com Justo sobre o filho que ele terá com Heloisa. Heloisa ameaça fazer um escândalo caso ele se negue a assumir a paternidade do filho que espera. Alexandre pergunta aos pais se ele tem outros irmãos além de Adriana. Álvaro responde que não sabe de nada. Heitor pede desculpas a Milena mas ela o expulsa de casa. Melésio passa mal e desmaia no curral. Alexandre tenta socorrer o amigo, mas é atingido por um touro.
Capítulo 54, 19 de dezembro de 2002 – Margarida é avisada sobre o acidente do filho e pede a Álvaro que cuide dele pessoalmente. Justo aluga uma casa para Heloisa e pede que ela se mantenha afastada. Heitor conta para Adriana que Alexandre foi levado para o hospital em estado grave. Álvaro avisa à família que Alexandre precisa ser operado por um cirurgião vascular. Diante da gravidade do caso, Álvaro decide operá-lo. Adriana descobre que Justo doou sangue e pergunta se não poderia fazer o teste de DNA.
Capítulo 55, 20 de dezembro de 2002 – Salvador diz à sobrinha que só precisam falsificar a assinatura de Justo para realizar o teste de DNA. Heitor confessa a Firmino que sempre teve inveja de Alexandre. Adriana descobre que Justo vai desviar as águas do Manancial. Álvaro conversa com Justo sobre a situação do filho e diz que ele corre o risco de perder a perna. Milena pede ao Dr. Álvaro que examine sua mãe. Bárbara expulsa Adriana do hospital. Justo discute com a amante e a empurra. Heloisa cai e bate a cabeça.
Capítulo 56, 23 de dezembro de 2002 – Adriana confessa a Hugo que morre de ciúme por saber que Bárbara está ao lado de Alexandre. Margarida pede a Álvaro que dê alta ao seu filho para evitar que Adriana e Alexandre continuem se encontrando. O médico se nega a fazê-lo. Margarida proíbe Adriana de voltar ao hospital. Milena chega na casa da mãe e flagra Justo colocando o baú no porta-malas do carro. Gertrudes diz a Adriana que mandou fazer o exame de DNA de Justo.
Capítulo 57, 24 de dezembro de 2002 – Pilar comete uma indiscrição e fala para o sobrinho que ele corre o risco de perder a perna. Alexandre se desespera e pede para falar com Álvaro. Salvador explica para Justo que ele e Margarida namoraram na adolescência. Adriana pergunta a Álvaro pela saúde de Alexandre e conta que Justo quer desviar as águas do Manancial. Margarida pede desculpas a Salvador pelo marido. Alexandre pede ao Melésio que entregue uma carta para Adriana.
Capítulo 58, 25 de dezembro de 2002 – Justo diz para Margarida que, em troca de uma grande quantia em dinheiro, Heloísa aceitou se livrar do bebê. Justo encontra Adriana na rua e começa a assediá-la. Melésio procura Adriana para entregar a carta de Alexandre. Bárbara diz ao pai que seu compromisso será formalizado em breve e pede a ele que não permita que Adriana se aproxime de Alexandre. Alexandre volta para casa e pede a Altamira que o ajude a ligar para Adriana.
Capítulo 59, 26 de dezembro de 2002 – Justo vai até o hospital para ver o filho e descobre que Margarida o levou para a fazenda. Margarida diz para o marido que duvida que o divórcio de Alexandre e Adriana se concretize. Adriana diz ao Padre Salvador que espera que o resultado do DNA fique pronto antes da primeira audiência do processo de divórcio. Álvaro pede explicações a Justo sobre o desvio das águas do Manancial. O padre Salvador entrega a Adriana o resultado do DNA.
Capítulo 60, 27 de dezembro de 2002 – Adriana constata que não é filha de Justo e resolve ligar para Alexandre. Margarida desliga o telefone e diz ao filho que não quer que ele volte a falar com Adriana. O padre Salvador se oferece para dizer a Alexandre que os dois não são irmãos. Alexandre se desespera com a falta de notícias de Adriana. O padre Salvador tenta entrar na fazenda, mas é impedido por Justo. Alexandre fica sabendo do resultado do teste de DNA e procura Adriana.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 75 de Manancial!

