Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Manancial”, exibida pelo SBT em 2002/2003.
Capítulo 16, 28 de outubro de 2002 – Gilberto tem problemas com Heitor e Alexandre em seu primeiro dia de trabalho na fazenda. Alexandre e Adriana discutem no Manancial. Um touro sai em disparada e está a ponto de atingir Adriana quando Heitor aparece e a salva. Margarida fica feliz com a notícia da morte de Francisca. Adriana encontra Justo Ramirez que não perde a chance de assediá-la. Adriana se defende e enterra um abridor de cartas no braço do fazendeiro.
- Veja também:
- Resumo da novela Manancial
- Resumo das novelas
Capítulo 17, 29 de outubro de 2002 – Álvaro trata o ferimento de Justo e o adverte para que não volte a incomodar Adriana. Alexandre pergunta à mãe como começaram os problemas com a família Valdez. Margarida não responde. Bárbara insulta Adriana mas ela, cínica, a parabeniza pelo casamento. Margarida confessa a Altamira por que tem medo da volta de Adriana. Gilberto conta ao Alexandre que Bárbara o engana com outro homem.
Capítulo 18, 30 de outubro de 2002 – Alexandre não acredita em Gilberto. Justo ameaça destruir Álvaro caso ele não coloque o Manancial em seu nome. Heitor conta para Bárbara que foi Gilberto quem fez fofoca dela para Alexandre. Gilberto confessa a Bárbara que a ama. Adriana diz para Alexandre que seu pai é um ser desprezível. Gertrudes pede ao padre Salvador que a ajude a convencer Adriana a não abrir o túmulo do pai para enterrar as cinzas da mãe, pois ela descobriria que sua irmã não está enterrada lá.
Capítulo 19, 31 de outubro de 2002 – Gertrudes confessa ao padre que a irmã de Adriana era fruto do romance de Francisca com um homem casado. Ela conta que o homem levou a criança assim que nasceu. Justo revela a Bárbara e Pilar que foi ele quem emprestou o dinheiro para Álvaro comprar o Manancial. Álvaro tenta um empréstimo no banco. Padre Salvador diz a Gertrudes que vai procurar a filha bastarda de Francisca. Margarida oferece dinheiro a Adriana para ela deixar a cidade para sempre.
Capítulo 20, 1 de novembro de 2002 – Margarida insulta Francisca. Adriana sai em defesa da mãe. Pilar ameaça pedir o divórcio se Álvaro não devolver as terras a Justo. Álvaro comunica a Adriana que decidiu alugar a propriedade. Bárbara diz a Adriana que ela está tentando conquistar seu pai. As duas se agridem. Gilberto se recusa a acatar uma ordem de Melésio. Heitor intervem e acaba atingido com um golpe na cabeça. Padre Salvador diz a Gertrudes que tem quase certeza de que Milena é a irmã de Adriana.
Capítulo 21, 4 de novembro de 2002 – Padre Salvador acredita que Justo entregou a menina para que Melésio e Altamira a criassem. Alexandre diz a Gilberto para nunca mais ir à fazenda. Pilar, diante de todos, apedreja Adriana e a acusa de ter lhe roubado o marido. Gilberto chega em casa ferido e acusa Alexandre pela agressão. Altamira diz a padre Salvador que a mãe de Milena não era uma boa mulher. Heloisa chega à fazendo procurando Justo e ele fica surpreso ao vê-la.
Capítulo 22, 5 de novembro de 2002 – Álvaro fica possesso com o que Pilar fez com Adriana e diz que não pretende mais ficar ao seu lado. Alexandre e Adriana se encontram e o rapaz pergunta porque ela o abandonou. Adriana sugere a ele que pergunte ao pai. Heloisa ameaça contar tudo para Margarida sobre o relacionamento que existe entre ela e Justo. Justo não se intimida. Padre Salvador diz a Justo que já sabe que ele teve uma filha com Francisca e exige que ele diga onde a criança está enterrada.
Capítulo 23, 6 de novembro de 2002 – Justo se recusa a falar sobre o assunto. Padre Salvador pede a Alexandre que não se aproxime de sua sobrinha. Heitor conta a Alexandre que Adriana vai morar na casa do Manancial. Gilberto rouba dinheiro de Norma para pagar uma dívida de jogo. A quantia não é suficiente e ele é ameaçado pelo credor. Justo chega e intervém à favor do rapaz. Alexandre encontra Adriana aos prantos na porta. Bárbara surge e flagra os dois se beijando.
Capítulo 24, 7 de novembro de 2002 – Bárbara briga com Alexandre. Justo fica irritado com Álvaro quando ele conta que alugou a propriedade para Adriana. Adriana pede a Alexandre que não fale mais com ela. Adriana recebe flores de um admirador secreto. Bárbara vai até o Manancial e convida Adriana para sua festa de noivado. Bárbara diz a Gilberto que está cansada de suas ameaças e comunica que ela mesma contará a Alexandre o que houve entre eles no passado. Alexandre chega nesse momento.
Capítulo 25, 8 de novembro de 2002 – Bárbara confessa ao namorado que ela e Gilberto tiveram um relacionamento no passado. Margarida critica o marido por ter readmitido Gilberto. Justo diz que dessa maneira Alexandre voltará para a capital e se afastará de Adriana. Adriana decide ir à festa. Gilberto se aproxima de Adriana e a convida para dançar. Alexandre coloca o anel de noivado em Bárbara. Adriana sai correndo da festa. Alexandre vai atrás dela, diz que a ama e a beija.
Capítulo 26, 11 de novembro de 2002 – Adriana critica o atrevimento de Alexandre ao beijá-la e pede que a deixe em paz. Bárbara fica irritada com a saída misteriosa de Alexandre e pergunta onde ele estava. Alexandre comunica a Bárbara que não haverá mais casamento. Bárbara diz aos pais que Alexandre terminou o noivado. Firmino e Heitor encontram dificuldades para reformar a casa do Manancial. Alexandre procura Adriana para dizer que terminou com Bárbara. Bárbara telefona para Alexandre e diz que vai se matar.
Capítulo 27, 12 de novembro de 2002 – Alexandre corre para a casa de Bárbara a fim de evitar uma tragédia. Bárbara é encontrada desfalecida. Margarida vai até a igreja e esbofeteia Adriana. Adriana, abalada, se culpa pela morte da mãe e pela tentativa de suicídio de Bárbara. Adriana vai ao consultório do Dr. Álvaro perguntar por Bárbara. Ele diz estar convencido de que Alexandre nunca esteve apaixonado por sua filha. Alexandre vai visitar Bárbara e é pego de surpresa pela ex-namorada. No hospital, ela tenta seduzi-lo.
Capítulo 28, 13 de novembro de 2002 – Bárbara beija Alexandre, mas ele se afasta e diz que não quer machucá-la. Bárbara torna a culpar Adriana e chama a rival de oferecida. Pilar tenta convencer a filha a fazer uma viagem para acalmar os ânimos. Justo pergunta a Margarida se ela não se arrepende do escândalo que causou na igreja. Heitor se despede de Adriana com um beijo e diz que a considera uma grande amiga. Adriana entra em seu antigo quarto e relembra o dia em que foi violentada por Justo.
Capítulo 29, 14 de novembro de 2002 – Gilberto procura Adriana para dizer que mudou seu jeito de ser e confessa estar apaixonado por ela. Adriana conta para a tia que propôs um negócio a Firmino no qual poderão ganhar muito dinheiro. Adriana pergunta a Álvaro se ele estaria disposto a vender o Manancial caso ela conseguisse o dinheiro. Justo pede que Gertrudes leve Adriana para bem longe. Adriana vai até a fazenda da família Ramirez e desafia Justo a se mostrar para a esposa sua verdadeira personalidade.
Capítulo 30, 15 de novembro de 2002 – Adriana deixa claro para Margarida e Justo que ninguém voltará a expulsá-la de sua casa. Alexandre chega em casa e pergunta aos pais sobre o que conversaram com Adriana. Gertrudes pede que Adriana tome cuidado com Justo porque ele é um homem muito perigoso. Margarida ouve uma conversa entre Justo e Heloisa e descobre que são amantes. Margarida confessa ao padre Salvador que sempre foi apaixonada por ele. O religioso fica muito surpreso com a revelação.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Manancial!

