Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 191 a 200 da novela “Malhação 2009” (16ª temporada), exibida pela Globo em 2009.
Capítulo 191, 6 de outubro de 2009 – Ubiracy explica a Juliana que todos aqueles que não contarem com um bom álibi serão suspeitos de terem provocado o incêndio. Veridiana conta a Norma Jean e Fernandinho que Alex dará uma entrevista ao vivo na TV. Juliana faz Bruno prometer que não contará para a polícia que os dois estavam juntos na hora do incêndio, pois a revelação representaria o fim de sua carreira e do Múltipla Escolha. Paloma distribui panfletos para divulgar a inauguração do Gyro Mix, sua nova loja de sucos, que também terá música ao vivo. Alex está tenso por causa da entrevista e Veridiana tenta acalmá-lo. A turma se reúne no loft para assistir à entrevista de Alex e Fernandinho fica incomodado. Bruno insinua que Caio tinha motivos para provocar o incêndio, mas o amigo nega ter sido o responsável.
Osvaldo visita Marina e os dois se abraçam, emocionados. Bruno diz a Caio que não pode revelar seu álibi e chama atenção para os motivos que Paloma teria para prejudicar Marina. Alex fica nervoso durante a entrevista e o apresentador chama Veridiana para participar do programa. Renato, um barman contratado por Paloma, faz sucesso e Caju fica incomodado. Veridiana declara na entrevista que está namorando Alex e Norma Jean fica furiosa quando a amiga menciona que ela é ex-namorada do cantor. Capitão diz a Caju que o ajudará a desbancar Renato. Fernandinho fica com ciúme da reação de Norma Jean. Norma Jean chama Veridiana para uma conversa. Caju distrai Renato, que erra uma de suas manobras e cai. Caio pergunta a Paloma se foi ela quem provocou o incêndio.
Capítulo 192, 7 de outubro de 2009 – Paloma nega as acusações de Caio. Renato perde a lucidez por causa do tombo. Norma Jean pede satisfações para Veridiana pelo comportamento da amiga na entrevista. Com receio de que Juliana se torne suspeita de ter causado o incêndio, Osvaldo chama a atenção da irmã para o fato de ela não contar com um álibi. Domingas resolve investigar a origem do incêndio por conta própria. Domingas conversa com Paula e suspeita de Osvaldo ao descobrir que ele pretendia transformar o Múltipla Escolha em um anexo do shopping. Ubiracy interroga Juliana e suspeita que a diretora possa ter causado o incêndio no Múltipla Escolha para adquirir o dinheiro do seguro. Domingas conversa com Montanhas e suspeita de Rodrigo ao descobrir que o professor preferia ver o colégio desativado a ser transformado em um anexo do shopping.
Paloma quer promover um concurso de barman para encontrar um substituto para Renato. Paloma vê Yasmin brincando de malabarismo com frascos de perfumes do quiosque de Filó e a convida para participar do concurso. Capitão treina Caju para o concurso de barman. Marcelo aconselha Fernandinho a revelar a Norma Jean que a declaração que ele fez pela rádio do colégio há tempos era para Domingas e não para ela. Alex e Veridiana são convidados a estrelar uma campanha publicitária de uma famosa marca de jeans. Domingas suspeita de Diego por achar que ele tinha interesse em se livrar da pauta de Educação Física e Cecília ouve a conversa. Cecília encontra a pauta na mochila de Diego e conclui que ele é culpado. Para evitar que Diego seja acusado, Cecília confessa a Ubiracy que provocou o incêndio.
Capítulo 193, 8 de outubro de 2009 – Cecília explica a Ubiracy que incendiou o colégio para se vingar da reprovação de Diego e é presa pelo policial. Alex e Veridiana fazem um teste para uma campanha publicitária de uma marca de jeans e agradam a fotógrafa. Yasmin faz grande apresentação no concurso de barman e Caju teme não conseguir superá-la. Diego surpreende Rejane ao confessar que roubou a pauta de Educação Física na diretoria, mas nega ter causado o incêndio. Mauro repreende Alex por deixar que seu comportamento seja influenciado por Veridiana, mas o rapaz não dá atenção. Juliana descobre que Diego roubou a pauta e faz com que ele devolva o documento. Diego e Juliana visitam Cecília na prisão. Incentivado por Capitão, Caju inicia sua apresentação no concurso de barman.
Cecília se desculpa com Juliana e a diretora diz que contratará um advogado para defendê-la. Caju vence o concurso e Yasmin fica com raiva. Alex e Veridiana assinam o contrato de publicidade com a marca de jeans. Marina se recusa a acreditar que Cecília tenha causado o incêndio e Domingas vai em busca de provas para inocentá-la. Fernandinho se sente mal por esconder de Norma Jean que o namoro dos dois começou por causa de uma declaração que ele gravou para Domingas. Bogumil sugere que Fernandinho se declare de verdade para a moça. Yasmin distrai Caju durante suas manobras de barman e ele desmaia ao deixar cair uma coqueteleira na própria cabeça. Domingas descobre que Cecília havia saído para fazer compras de supermercado na hora do incêndio e conclui que ela não é culpada pelo incidente.
Capítulo 194, 9 de outubro de 2009 – Caju continua desmaiado e Paloma chama Yasmin para substituí-lo no trabalho de barman. Felipa e Norma Jean se surpreendem ao ver foto de Alex e Veridiana juntos em um outdoor da marca de jeans. Yasmin canta durante suas manobras no balcão e atrasa os pedidos dos clientes. Depois de recuperar os sentidos, Caju avisa a Renato que os clientes estão insatisfeitos com o atendimento de Yasmin e ele convence Paloma a deixá-lo reassumir seu posto de barman no lugar da cantora. Marina volta a acusar Caio de ter sido o responsável pelo incêndio e ele fica furioso. Domingas prova a Ubiracy que Cecília estava no supermercado na hora do incêndio. Alex conversa com Marcelo e Bogumil sobre o namoro de Norma Jean e Fernandinho e se desanima quando os dois dizem que o casal está feliz.
Cecília explica a Ubiracy que confessou o crime para proteger Diego e deixa a prisão. Domingas descobre que Rodrigo, em sua juventude, fazia parte de um grupo radical que incendiava fast foods americanas e revela a Ubiracy suas suspeitas em relação ao professor. Fernandinho se declara a Norma Jean pela rádio do colégio. Sem o consentimento de Rodrigo, Letícia mente para Ubiracy ao dizer que estava com o professor no momento do incêndio e o policial o retira da lista de suspeitos. Fernandinho confessa a Norma Jean que a declaração que fez há tempos era para Domingas, mas diz que, com o tempo, aprendeu a amá-la de verdade. Marina revela a Domingas que suspeita de Caio por ter encontrado o cordão do baixista na sala da diretoria durante o incêndio e a amiga acha que ela deve contar a história para a polícia.
Capítulo 195, 12 de outubro de 2009 – Marina diz a Domingas que tem certeza de que Caio é o culpado por ter provocado o incêndio, e se nega a revelar para polícia que encontrou o colar do rapaz na diretoria. Suzana está ansiosa pelos resultados dos exames que fez depois de ter perdido o bebê e divide sua preocupação com Aurélia, que retornou à livraria de Guilherme. Kátia é convidada para fazer um teste para um filme de Paulo Mattos, um famoso diretor. Bogumil se dedica a escrever, e Bruno e Marcelo ficam curiosos para descobrir os temas dos próximos textos. Juliana consegue abonar as faltas dos integrantes da Quadribanda para evitar que eles sejam reprovados, com a condição de que eles deem aulas de música fora do horário do colégio. Veridiana magoa Norma Jean ao contar que se envolveu com Alex.
Mauro acompanha Kátia no teste do filme e fica tranquilo quando Paulo Mattos chama um ator pouco atraente para contracenar com ela. Montanhas reclama com Filó por ela ter vendido um perfume falsificado e fica desconfiada quando a dona do quiosque assina um cheque para devolver seu dinheiro. Alex confirma para Norma Jean que ficou com Veridiana e insinua que a ex-namorada também se envolveu com Fernandinho, mas ela nega. Paulo Mattos aprova Kátia no teste e diz que ela contracenará com Ricardo Ranieri, um famoso e atraente ator. Suzana revela a Aurélia que as suspeitas de seu problema de saúde se confirmaram. Alex cobra satisfações de Veridiana por ela ter contado a Norma Jean que os dois ficaram juntos. Ubiracy surpreende Juliana ao decretar sua prisão preventiva.
Capítulo 196, 13 de outubro de 2009 – Juliana acompanha Ubiracy até a delegacia. Mauro fica com ciúme de Kátia ao saber que ela fará par romântico com Ricardo Ranieri. Bruno fica perplexo ao descobrir que Juliana foi presa. Juliana relata a Ubiracy que estava sozinha na mansão no momento do incêndio e ele desconfia que a diretora esteja escondendo algo. Filó pede a Mauro que a deixe vender rifas de um colar de pérolas para seus alunos da academia e ele autoriza. Marina quer entregar o colar de Caio para inocentar Juliana e Domingas aconselha a amiga a ter cautela para não cometer uma injustiça com o baixista. Bruno surpreende Ubiracy e Juliana ao surgir na delegacia confessando que é culpado pelo incêndio. Ubiracy vê contradições no depoimento de Bruno e não fica totalmente convencido de que o rapaz seja culpado, mas sugere que ele arrume um advogado. Juliana é libertada por meio de um habeas corpus.
Mauro descobre que o colar da rifa de Filó é falso e a obriga a devolver o dinheiro que conseguiu com a venda aos alunos. Bogumil deixa seus textos com Guilherme para que ele dê sua opinião, e Fernandinho e Marcelo tentam distrai-lo para pegar os papéis, mas não conseguem. Filó diz a Mauro que está cheia de dívidas e ele a contrata secretamente para um serviço. Filó evita que o roteiro do filme seja entregue a Kátia e liga para Mauro. Suzana confidencia a Rodrigo e Paula que precisa saber se seu problema de saúde tem cura e Letícia surge a tempo de ver a tia chorando. Marília, mãe de Bruno, vai à delegacia e exige explicações do filho. Domingas elabora um plano para descobrir se Caio é culpado pelo incêndio e pede que Marina não o denuncie por enquanto.
Capítulo 197, 14 de outubro de 2009 – Domingas explica a Marina que fará com que Caio fique ciente de que no dia seguinte a polícia concluirá a perícia sobre o incêndio na sala da diretoria e afirma que, se o baixista surgir no local antes disso para se livrar das provas, será o culpado. Marília não acredita que Bruno seja culpado. Filó entrega o roteiro a Mauro e ele fica furioso ao ler as cenas escritas para Kátia e Ricardo Gianini. Guilherme elogia o texto de Bogumil, e Marcelo e Fernandinho descobrem que o enredo fala da vida de todos no loft. Suzana confidencia a Rodrigo e Paula que precisará se tratar no Estados Unidos e afirma que não pode deixar Letícia. Filó reescreve o roteiro do filme a pedido de Mauro e substitui as cenas que seriam protagonizadas por Kátia.
Rodrigo e Paula se dispõem a ficar com Letícia para que Suzana possa se tratar fora do país. Domingas comenta com Marcelo e Fernandinho que a polícia concluirá a perícia e Caio ouve a conversa. Juliana não aceita que Bruno se entregue para protegê-la e diz que pretende revelar a verdade. Fernandinho, Marcelo e Adamastor leem o que Bogumil descreveu sobre eles sem que o autor saiba e ficam furiosos. Kátia estranha as falas de sua personagem ao ler o roteiro, sem saber que Filó o modificou. Fernandinho, Marcelo e Adamastor exigem que Bogumil explique por que escreveu sobre suas vidas. Suzana revela a Letícia que precisa se tratar fora do país e pergunta se ela aceita ficar com Rodrigo e Paula. Às escondidas, Domingas e Marina posicionam uma câmera para a porta da diretoria na expectativa de que Caio apareça. Juliana revela a Marília que ela e Bruno estavam juntos na noite do incêndio.
Capítulo 198, 15 de outubro de 2009 – Marília fica furiosa ao saber que Juliana está namorando Bruno. Domingas e Marina deixam o colégio e ficam na expectativa para conferir no dia seguinte as imagens gravadas pela câmera. Bogumil fica furioso com as indagações de Fernandinho, Marcelo e Adamastor. Letícia aceita ficar com Rodrigo e Paula. Juliana diz a Iracema que pretende contar à polícia que estava com Bruno na noite no incêndio, mesmo que a revelação prejudique sua carreira. Sem saber que está sendo filmada, uma pessoa vestida de casaco com capuz entra na sala da diretoria e vasculha o local. Marília repreende Bruno por ter se envolvido com Juliana e afirma que revelará a verdade à polícia, mas ele implora que ela reconsidere sua decisão. Filó acompanha Mauro para assistir a gravação de Kátia. Domingas e Marina checam as imagens gravadas pela câmera, mas não conseguem identificar a pessoa que foi até a diretoria.
Kátia contracena com Ricardo Gianini de acordo com as modificações que Filó reescreveu no roteiro e Paulo Mattos fica furioso. Juliana procura Ubiracy para revelar que estava com Bruno na noite do incêndio, mas desiste ao saber que o resultado da perícia desmentiu a confissão do rapaz. Kátia explica a Paulo Mattos que representou as cenas exatamente como estavam no roteiro e ele exige saber quem modificou o texto. Bogumil desiste de escrever sua história sobre os amigos do loft e se reconcilia com todos. Com a inocência de Bruno provada, Ubiracy fica furioso por ter que recomeçar as investigações. Domingas aproxima as imagens da câmera, e, ao lado de Marina, descobre que a pessoa filmada na diretoria é Caio.
Capítulo 199, 19 de outubro de 2009 – Marina fica abalada ao ver Caio nas filmagens e diz a Domingas que conversará com ele antes de decidir se irá entregá-lo. Bogumil fica chateado por abrir mão de seu texto e deixa Marcelo, Fernandinho e Adamastor com remorso. Ubiracy percebe que Bruno tentou proteger alguém ao fazer uma falsa confissão e diz que voltará a interrogar Juliana. Paulo Mattos descobre que Filó alterou as cenas de seu filme e a convida para ser roteirista. Juliana reafirma a Bruno que não revelará para a polícia que estava com ele na noite do incêndio. Kátia e Ricardo Gianini gravam as cenas de acordo com o roteiro escrito por Filó, para a satisfação de Mauro. Marília proíbe Bruno de namorar Juliana. Marina surpreende Caio ao dizer que encontrou seu cordão na diretoria e o acusa de ser o culpado pelo incêndio.
Osvaldo diz a Juliana que, segundo seu advogado, ela voltará a ser principal suspeita de causar o incêndio. Caio explica a Marina que, pouco antes do incêndio, se isolou na diretoria para compor uma música para ela e deixou o cordão no local para que ela o achasse e se lembrasse dele. Ricardo Gianini paquera Kátia. Marina não sabe se acredita em Caio. Marcelo, Fernandinho e Adamastor colam as folhas rasgadas do texto de Bogumil e dizem que ele deve continuar a escrever a história. Mauro fica furioso com Ricardo e, para a surpresa de Kátia, acaba confessando que pediu a Filó para alterar o roteiro. Bruno diz a Marina que Juliana será acusada novamente. Paulo Mattos se simpatiza com a atitude de Mauro e o convida para contracenar com Kátia. Suzana se despede de Letícia, Rodrigo e Paula. Marina procura Ubiracy e revela que achou o cordão de Caio na diretoria.
Capítulo 200, 20 de outubro de 2009 – Ubiracy se surpreende com as revelações de Marina e aponta Caio como principal suspeito. Caio conversa com Paloma e teme que Marina o entregue para a polícia. Ubiracy ordena que seu assistente Guaraná intime Caio. Os alunos conversam sobre os cursos para os quais prestarão vestibular e Fernandinho é o único que ainda não sabe que carreira seguir. Yasmin conta a Filó que se inscreveu em uma autoescola. Caju recebe carta de Cajuína, uma prima com a qual namorou há anos e diz ao Capitão que ela virá ao seu encontro para que os dois se casem. Marina revela a Caio que entregou seu cordão e ele fica furioso. Caio depõe na delegacia e esclarece a Ubiracy que só deixou o cordão na diretoria para que Marina o encontrasse, mas o policial não se convence com a versão do rapaz.
Juliana conta a Osvaldo que Caio se tornou o principal suspeito do incêndio. Adamastor cobra empenho de Peralta em seus estudos para o vestibular e ele diz que pretende cursar uma faculdade cara de administração. Yasmin se atrapalha ao estudar para as provas teóricas da autoescola. Caju confidencia a Capitão que Cajuína é rica e se preocupa com o fato de a moça pensar que ele ainda tenha dinheiro. Rodrigo resolve realizar um teste vocacional para ajudar Fernandinho a decidir que carreira seguir e Norma Jean incentiva o namorado a aceitar a ideia. Adamastor diz a Peralta que sua prima Cris ficará hospedada em sua casa por uns tempos e desperta o ciúme de Yasmin ao sugerir que ele estude com a moça para o vestibular. Paloma mostra recibos da conta de um hotel a Ubiracy e relata que Caio estava com ela no local na noite do incêndio.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 201 a 213 de Malhação 2009!

