Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 85 a 96 da novela “Kubanacan”, exibida pela Globo em 2003/2004.
Capítulo 85, 11 de agosto de 2003 – Mercedes finge não se lembrar que Alejandro era companheiro deles na mocidade. Dulcinéia coloca Esteban como chefe da pesca. Dr. Contreras troca as fichas e conta para Lola que o marido tem só seis meses de vida. Esteban coloca Dalila para fora de sua casa. Perla se encontra com Ferdinando na casa de Manolo e finge namorar o costureiro. Ramon é agressivo com Esteban. Rubi chega com Pilar e Antônia na praia. Esteban liga e cobra uma explicação de Lola. Ela mente que não o ama. Esteban bebe para esquecer, embora Gabriel tente impedir.
Lola promete a Enrico que vai ser a melhor esposa do mundo. Augustin vigia Esteban de um barco. Dalila seduz Esteban, que a manda sair. Ramon chega. Contreras avisa a Enrico que trocou as fichas, mas ele manda deixar tudo como está. Lola se assusta ao ver o médico em sua casa e pensa que Enrico piorou. Ramon bate em Dalila e Esteban interfere. Dalila reconhece ter tentado tudo com Esteban, deixando Ramon humilhado. Mercedes manda Celso aceitar a candidatura de Guijermo, mas ele conspira com Dagô. Esteban olha Rubi feliz brincando na água.
Capítulo 86, 12 de agosto de 2003 – Lola cede e não vai mais cantar. Mercedes se choca ao ver mendigos na Casa Amarilla. Lola avisa que vai ao culto junto com Enrico. Augustin e Perla chegam em Santiago. Mercedes manda expulsar os mendigos e Guijermo, nega que os tenha convidado. Enrico leva Lola a um culto, mas mente que a sua igreja é outra. Augustin pede que Esteban o proteja, pois Alejandro sempre disse que ele era o melhor. Magrit, uma turista finlandesa, se atraca com Enrico. Esteban olha a foto do pai, que Augustin deixou. Dolores visita Isabelita. Mercedes chega com Guijermo para a mãe conhecer. Lola descobre que Enrico está no quarto com Magrit e bate na porta. Esteban vai à casa de Augustin entregar lagostas e o salva quando tiros quase o atingem.
Capítulo 87, 13 de agosto de 2003 – Esteban assume o controle, persegue o atirador, que foge em uma lambreta. Isabelita e Manolo se emocionam ao conhecer Guijermo. Lola entra no quarto, mas Enrico e Magrit já pularam da varanda na piscina. Enrico inventa que impediu a turista de se suicidar. Esteban organiza a segurança da casa de Augustin. Dolores se irrita ao ver Lola tão submissa e deixa claro para Enrico que sabe que ele não está doente. Rubi avisa Lola que Esteban não quer nem falar com ela pelo telefone. Enrico pede uma chance a Dolores de fazer Lola feliz.
Dagô ironiza que o plano de Celso não deu certo, já que Mercedes e Guijermo estão mais unidos do que nunca. Perla ouve Augustin falando no telefone e avisando que Esteban assumiu a sua segurança. Rubi consola Esteban, que sofre por Lola e acaba o beijando. Ele se retrai e ela deixa claro que não estava pensando em Enrico. Lola convence Enrico a subir um morro, de joelhos, para conseguir o milagre. Consuelo chega em Santiago. Celso manda Carlito procurar apoio com os Ybarra, seduzindo Soledad. Atiradores atacam e Esteban percebe que o alvo é ele.
Capítulo 88, 14 de agosto de 2003 – Amanda chega. Lola rola montanha abaixo brigando com um ladrão e Enrico se impressiona com a sua fúria. Augustin convence Esteban a continuar. Rubi se anima quando Pilar comenta que Esteban está interessado nela. Carlito beija Soledad. Amanda beija Esteban e conta que ele brigou com o pai porque tinha se tornado seu amante. Lola acha que errou como mulher e por isto está sendo castigada. Enrico confessa que mentiu e não está à morte. Lola começa a rir, depois quebra o quarto todo e expulsa Enrico. Ele resolve trancá-la no banheiro.
Esteban não se conforma por ter tido um caso com Amanda. Ela explica que ele não gostava do pai, porque ele havia matado a sua mãe, mas ele não acredita. Augustin confessa que inventou que estava em perigo a pedido de Amanda. Pantoja assume ter mandado os sem-teto e Mercedes se reconcilia com Celso. Enrico e Dolores descobrem que Lola fugiu. Esteban sonha que Lola chegou em Santiago. Enrico procura Lola que nem um desesperado. Augustin pede desculpas a Esteban, que deixa claro que alguém o usou para atirar nele. Um tiro entra pela janela. Esteban finge ter sido acertado e pega os dois bandidos.
Capítulo 89, 15 de agosto de 2003 – Dulcinéia é doce com Ramón, que estranha. Gabriel arma para unir Rubi e Esteban. Enrico pede ajuda a Mercedes, mas ela fica furiosa com a história dele ter fingido estar à beira da morte. Ramon interrompe um beijo de Rubi e Esteban e avisa que Enrico está ao telefone. Esteban fica furioso ao saber que Lola sumiu. Esteban e Lola se encontram na praia. Lola abraça Esteban e garante que veio só pensar sobre a sua vida. Esteban vai embora chateado. Enrico se desespera porque Lola não volta. Manolo e Johnny tentam impedir que Enrico se mate. Ele decide subir o morro de joelhos. Lola finge que não ouviu quando Gabriel pergunta se ela veio para ficar. Lola pede um tempo e Esteban concorda, mas impede que ele se aproxime dela. Carinho, só casando. Lola avisa à mãe que está bem e se recusa a falar com Enrico.
Capítulo 90, 16 de agosto de 2003 – Dagô avisa que Frida telefonou para Celso. Ele vai encontrá-la e se assusta ao ver Marisol, com novo visual e postura. Ela exige que a deixem fazer o teste no Copacabana. Ele a beija, mas vai embora preocupado. Lola ameaça ir para o convento e Esteban a beija para provar que ela não tem vocação. Amanda cerca Esteban na praia. Lola interrompe a conversa dos dois, mas Esteban a manda embora. Amanda o beija. Nina, Pinta e Maria decidem ser independentes.
Amanda coloca uma arma na cabeça de Esteban. Enrico cruza com Marisol e agarra o seu braço. Ela nega ser Marisol. Amanda garante que Esteban matou o pai e a usou para provocar ciúmes. Amanda atira, mas Esteban mostra que tirou as balas. Enrico segue Marisol. Ela se apresenta como Frida, prima de Marisol e Enrico tem um chilique. Esteban decide apertar Augustin. Lola finge estar doente, manda Esteban comprar remédio e vai antes conversar com Augustin.
Capítulo 91, 18 de agosto de 2003 – Lola banca a sexy e Augustin pede que ela dance para ele. Marisol sobe o tom com Dagô ao saber que Esteban está sendo acusado do seu assassinato. Esteban tira Lola de cena quando Augustin a puxa para sentar em seu colo. Augustin confessa que Alejandro teve dois filhos de uma aventura e garante que fará Esteban rico se ele conseguir a fênix.
Marisol insiste com Dagô que seja retirada a acusação senão ela conta tudo. Esteban estranha porque todos acham que ele roubou o projeto da fênix, uma arma. Manolo aconselha Enrico a ir para Santiago lutar por Lola. Mercedes abraça Isabelita emocionada, quando ela aparece no palácio. Todos saem correndo quando Marisol aparece no Copacabana. Lola confessa para Esteban que acha que está grávida. Enrico chega e flagra os dois juntos.
Capítulo 92, 19 de agosto de 2003 – Lola não consegue falar pra Enrico que estava com Esteban e acaba desmaiando. Esteban sai furioso. Lola expulsa Enrico. Rubi manda a irmã se decidir logo. Esteban garante a Enrico que ama Lola, mas diz que não estava com ela. Os dois começam a brigar, com Ramon no meio tentando impedir. Dulcinéia e Rubi acodem Enrico, que desaba. Esteban pede desculpas a Rubi por tê-la deixado de lado, desde que soube do sumiço de Lola. Rubi consegue surpreendê-lo quando aceita o carinho que ele faz em seu rosto e deixa claro que não sabe mais se gosta de Enrico.
Lola pede um tempo para decidir, decepcionando Enrico e Esteban. Esteban e Enrico acabam na casa de Ramon. Rubi explode e Lola acaba percebendo que a irmã foi apaixonada por Enrico por anos. Rubi relembra o dia em que viu Enrico pela primeira vez e se apaixonou. Guijermo bate em Carlito por causa de Soledad. Enrico sai para o mar com os antigos companheiros. Celso manda Dagô providenciar um acidente fatal para Esteban. Augustin insiste que o pescador precisa encontrar a fênix, pois foi ele quem roubou a fórmula.
Capítulo 93, 20 de agosto de 2003 – Guijermo não aceita as indicações de Celso e ele conspira para desmoralizá-lo. Rubi comenta que Enrico está mais feliz na praia. Augustin insiste que é Esteban quem deve encontrar a Fênix. Enrico evita que Gabriel seja sequestrado. Esteban bate em Augustin, mas ele jura ter nada a ver com o sequestro. Celso apresenta Guijermo a Quitéria, que diz ter sido estuprada por Ferdinando. Esteban e Augustin descobrem que o inventor da Fênix mora em Santiago. Enrico, Esteban, Lola e Rubi vão à festa.
Enrico e Esteban se fantasiam de rumbeiros quando o delegado chega. Guijermo esmurra Ferdinando. Enrico derruba o cientista e a festa toda olha para ele. Manolo rejeita Frida, o que deixa Marisol intrigada. Dagoberto paga “Quitéria” pela mentira que contou a Guijermo. Mercedes se decepciona com Guijermo e o chama de moleque. Enrico distrai a mulher de Moralez enquanto Esteban conversa com o cientista. Esteban descobre que aquele não é o verdadeiro Dr. Moralez. A mulher do falso Moralez chega, reconhece Esteban e grita.
Capítulo 94, 21 de agosto de 2003 – Lulu diz que Esteban explodiu a fábrica, além de seduzi-la. Conta também que o impostor é irmão de Moralez, que está internado num sanatório. Manolo aconselha Johnny a seduzir Madalena, para acabar com o casamento do pai. Celso ameaça tirar o emprego de Marisol e ela decide bajular Perla. Enrico e Esteban se fingem de loucos e entram no sanatório. Esteban vê o símbolo da Fundação Fênix na parede e mostra a tatuagem a Moralez.
Guijermo chega em Santiago e se junta ao Partido Operário Kubanaquenho. O cientista começa a gritar quando vê a tatuagem de Esteban. Johnny beija Madalena. Ela volta depois, ele a agarra e Trujillo vê tudo. O pai expulsa Johnny e o deserda. Esteban se disfarça de enfermeiro e pede para Moralez desenhar a Fênix. Esteban lhe diz que está sendo perseguido por causa da Fênix. Moralez diz que foi Esteban quem roubou a fórmula. Lola se descontrola, exigindo que Augustin tome uma atitude. Celso tenta beijar Marisol, que o empurra.
Capítulo 95, 22 de agosto de 2003 – Eva, que é da inteligência e não enfermeira, pressiona Esteban para conseguir a fórmula. Lola confessa para Rubi que não é mais apaixonada por Enrico. Esteban e Enrico fogem levando Moralez. Lola dá a maior bronca nos dois. Mercedes começa a desconfiar de Celso, o que o deixa cismado. Soledad acha que Guijermo se juntou aos guerrilheiros. Guijermo conhece Solano e seu fiel escudeiro Pancho, decide se juntar à revolução e tenta convencer Esteban a ser o líder. Rubi está enjoada e Lola desconfia de gravidez. Esteban cuida de Pilar, que passa mal, e Lola se enternece. Madalena chora e avisa Johnny que o pai está morto. Celso dá notícias dos filhos e Marisol pede para ir para Santiago. Lola decide ficar com Esteban e o beija.
Capítulo 96, 23 de agosto de 2003 – Esteban e Lola quase se amam, ela avisa que precisa conversar com Enrico, mas não consegue falar. Moralez escreve a fórmula da fênix na parede. Celso arruma carona para Marisol ir para Santiago. Esteban avança em Rubi, que limpou a parede. Johnny acusa Madalena de ter matado o pai. O tio avisa que vai ver se o irmão mudou o testamento após a briga. Esteban tenta convencê-los a não ir, mas Guijermo e Ramon arrumam as coisas para se juntar a Solano.
Mercedes vai visitar Augustin em Santiago. Esteban conta para Enrico que Lola vai deixá-lo. Ele fica arrasado depois de conversar com Lola, que confirma. Johnny comemora ao saber que não há um novo testamento. Solano dá um ultimato para o prefeito soltar Pancho. Marisol e Dagô saem correndo ao ouvir tiros. Lola se confessa, mas o padre foge com o barulho dos tiros. Pilar vê Marisol e a reconhece. Esteban e Enrico correm para a cidade ao saber que estourou a revolução. Lola se esconde na sacristia apavorada.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 97 a 108 de Kubanacan!

