Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 25 a 36 da novela “Kubanacan”, exibida pela Globo em 2003/2004.
Capítulo 25, 2 de junho de 2003 – Gabriel chora ao saber que o pai não vai voltar logo. Soledad e Camachito se encontram com Consuelo e Calígula. Os dois homens apostam uma corrida de carro. Enrico, Rubi, Dolores e Esteban e as crianças vão à praia. Uma mulher beija a mão de Esteban, chama-o de padre, mas depois avisa que se enganou. O diretor convida Lola para cantar outro jingle. Enrico fica com pena quando Esteban confessa achar que é estéril. Marisol se abre com Perla e conta que tirou dois filhos, sem que Esteban soubesse. Dagô pede para Johnny tirá-lo de Kubanacan. Isabelita se apavora ao saber que Mercedes está na sua porta. Rubi dá um murro em Esteban quando ele diz que ela gosta de Enrico. Ele se afasta, é atacado por uns homens e luta com eles. Lola vai ao Copacabana, reconhece Marisol e acha que ela é a mulher de Esteban.
Capítulo 26, 3 de junho de 2003 – Marisol mente que é prima da mulher de Esteban. Isabelita e Manolo decidem não abrir a porta para Mercedes. Otelinho conta que Esteban foi colocado numa caminhonete por uns homens. Esteban é torturado pelo diretor e seus capangas. Rubi e Enrico decidem salvá-lo. O diretor insiste em saber onde está a fênix. Esteban retruca que não se lembra de nada e apanha mais. Dagoberto avisa a Camacho que Camachito sofreu um acidente de carro. Guijermo manda Soledad parar de se culpar. Augustín se desespera ao saber que Consuelo está no hospital.
Mercedes manda recado para Esteban procurá-lo. Marisol quase entra no palco, mas Perla manda Lola cantar. Camacho chora no ombro de Mercedes, com medo de perder o filho. Enrico e Rubi são feitos prisioneiros também. Esteban consegue virar o jogo, derrubar os bandidos e salvar a todos. Lola beija Esteban quando ele volta para casa. Ele decide que não pode estragar a vida dela e vai embora. Esteban vai para a porta da Casa Amarilla exigindo saber quem foi o homem que arrasou a vida de sua mulher.
Capítulo 27, 4 de junho de 2003 – Esteban avisa que é o Pescador Parrudo. Guijermo o defende. Camachito corre o risco de ficar paralítico. Esteban desafia o guarda, que aponta a arma para ele. Guijermo prova que Esteban foi oficialmente inocentado da acusação de assassinato em documento assinado por Camacho. Rubi chora por não convencer Esteban a desistir. Dagô faz Esteban entrar e o derruba com a ajuda de Johnny. Mercedes toma chá e se lembra do passado. Esteban se liberta e volta para a porta da Casa Amarilla. Guijermo e Soledad o convencem a dar uma entrevista.
Lola chama Enrico de Esteban no meio de um beijo, mas disfarça. Todos ouvem a entrevista de Esteban na rádio, que conta emocionadamente a sua história. Gabriel fala com Esteban ao vivo, durante a entrevista. Camacho se irrita. Enrico tenta tirar Esteban da porta da Casa Amarilla, mas não consegue. Marisol promete conversar com Esteban. Mercedes avisa a Camacho que o filho está fora de perigo. Lola convence Esteban a ir para casa. Marisol vê os dois de longe de mãos dadas. Camacho surge na porta disposto a falar com Esteban.
Capítulo 28, 5 de junho de 2003 – O povo aplaude Camacho, que entra com Esteban. Guijermo se irrita por Camacho ter cooptado Esteban, que passa a ser hóspede da Casa Amarilla. Esteban telefona para Lola e garante que está tudo bem. Enrico briga com a mulher por ela ter ido atrás de Esteban. Esteban se lembra de detalhes da Casa Amarilla. Camacho garante a Esteban que Dagô vai ajudá-lo. Marisol olha Esteban dormindo e se esconde quando ele desperta. Bêbado, Enrico se declara para Perla, pensando ser Marisol.
Esteban, Rubi e Guijermo folheiam o álbum de fotografias dos funcionários do palácio. Lola recebe ordem de despejo por não pagar a hipoteca. Camacho leva Esteban junto quando vai a uma solenidade na parte operária da cidade. Camacho é vaiado e alvejado com cocos e o Pescador Parrudo, ovacionado. Enrico acorda e descobre que passou a noite com Perla. Homens atacam os pescadores e exigem Gabriel. Enrico pressiona Esteban para saber o que ele quer com a sua mulher. Perla convida e Lola aceita cantar no Copacabana.
Capítulo 29, 6 de junho de 2003 – Esteban confessa seu fascínio por Lola, mas reconhece que ela escolheu Enrico. O homem perigoso pega Gabriel. Dulcinéia ataca um dos bandidos. Ramon é baleado. Gabriel foge. Enrico se declara para Lola que pragueja contra ele. Camacho avisa que Dagô vai contar toda a verdade. Lola mente que vai conseguir um empréstimo para pagar a hipoteca e sai. Dagô confessa que estava fazendo o serviço para o Coronel Tijon. Esteban se lembra do primeiro nome do militar. Camacho leva Esteban ao hospital para ver Tijon, um velhinho na cama, que confessa tudo. Esteban vai ao Copacabana.
Enrico quase mata Maria, Pinta e Nina que não pagaram os seis meses da hipoteca. Lola entra no palco e canta para Esteban. Marisol percebe o amor entre eles. Esteban derruba Enrico com um murro para que ele não veja Lola no palco. Esteban exige de Camacho uma prova que Tijon era o amante. Dagô produz fotos de Marisol e o velho militar. Enrico jura que pagou a hipoteca. Esteban chega com uma flor na mão para buscar Rubi. Marisol não aceita voltar para o apartamento e ser amante de Camacho.
Capítulo 30, 7 de junho de 2003 – Esteban e Rubi saem, deixando Lola enciumada. Enrico tenta, sem sucesso, conquistar a esposa, mas ela ainda está ressabiada com a história da hipoteca e preocupada com a irmã. Rubi não sabe como se comportar no restaurante, é hostil com o garçom e completamente sem jeito com Esteban. Os dois se beijam, ele pensando em Lola, ela pensando em Enrico. Lola vê tudo escondida. Camacho não consegue tirar Marisol da cabeça. Gabriel se esconde numa caminhonete cheia de crianças, deixando Jesus apanhar dos bandidos.
Dagoberto mostra para Esteban as fotos de Marisol com o coronel, mas ele não acredita e exige a verdade. Camacho pega uma arma, pronto para atirar. Dagoberto inventa que foi contratado por uma voz misteriosa ao telefone para ir buscar Marisol e Esteban acredita. Ele se sente culpado, pois acha que Marisol foi enganada por alguém que queria se vingar dele. Gabriel chega na capital e encontra o pai. Marisol pede que Enrico leve Esteban para a praia, pois quer se encontrar com ele e revelar que está viva.
Capítulo 31, 9 de junho de 2003 – Lola e Rubi se emocionam ao ver o encontro de Esteban e Gabriel. Jesus mente que brigou com um monte de homens, Dulcinéia se enternece, mas lhe dá uma cotovelada ao saber a verdade. Rubi tem que inventar desculpa para Enrico enquanto Lola vai cantar no Copacabana. O povo pede audiência para o Pescador Parrudo, o que irrita o presidente. Gabriel repara que Esteban e Lola estão apaixonados. Marisol aguarda na praia.
Enrico pede que Esteban vá com ele à praia, mas ele não topa. Marisol vê de longe o filho no posto de gasolina onde Esteban está trabalhando. Perla anima Marisol a insistir com Esteban. Dagô disfarça o dublê para que ele se pareça com Esteban. O povo aplaude quando Camacho aparece com ele, mas vaia quando a peruca voa. Núbia garante a Esteban que sua mulher, irmã de Ranulfo, está viva. Perla faz charme para Augustin. Esteban vê Marisol e corre para ela. Um tiro derruba-o aos seus pés.
Capítulo 32, 10 de junho de 2003 – Esteban é novamente atingido, mas consegue fugir. Enrico leva Marisol embora. Guijermo acusa Camacho de tentar matar o Pescador. Mercedes reconhece Manolo como seu irmão. Camacho desmente estar envolvido no tiroteio. Rubi descobre que a irmã se apaixonou por Esteban. Manolo confessa a Mercedes que esconde da mãe o seu trabalho, porque a respeita. Mercedes alega que foi injustiçada e os dois brigam. Augustin cobre Perla de mimos.
Lola encontra Esteban e o leva para o hospital. Ele faz força para parecer bem para o filho e depois apaga. Diego pede insistentemente que Soledad descubra tudo sobre Esteban. Enrico abraça Rubi, que chora. Camachito se impressiona com a frieza do pai. Dagô avisa Marisol que Esteban teve uma parada cardíaca na mesa de operação. Lola e Gabriel rezam juntos. O médico avisa que Esteban está em coma. O povo apedreja a Casa Amarilla. Lola chora sozinha em casa. Marisol toca o rosto de Esteban, que abre os olhos e chama o seu nome.
Capítulo 33, 11 de junho de 2003 – Esteban pensa ser um sonho, mas Marisol prova que está viva. Ele se lembra de alguns fatos de seu passado. Guijermo vibra com a revolução. O povo joga um mamão em cima de Camacho, que chama o pescador de corno. Marisol e Esteban se amam. Enrico se afasta triste. Lola sonha com Esteban e depois consola Gabriel. Enrico avisa que Esteban piorou. Dagô tenta convencer o povo que o pescador é um espião, mas leva uma jaca na cara.
Johnny barra um homem estranho, que tenta entrar no quarto de Esteban. Diego grita junto à multidão e Camacho o enfrenta. O hospital fica vazio. A luz se apaga. Rubi, Johnny e Enrico fingem estar armados e o carro que estava à espreita vai embora. Camacho engasga quando Augustin sugere eleições em Kubanacan. Lola se declara para Esteban e sai correndo chorando. Enrico, Rubi e Manolo entram no quarto e ele está acordado, mas não lembra nem mesmo que se chama Esteban.
Capítulo 34, 12 de junho de 2003 – Esteban garante nunca ter visto o próprio rosto. Lola promete à santa nunca mais tocar em Esteban, se ele se salvar. Augustin garante que os americanos exigem eleição. Esteban fica perplexo com o que todos contam sobre a sua vida. Gabriel pula no colo do pai, que não o reconhece. Lola abraça o menino e Marisol observa tudo de longe, sem coragem de se aproximar. Mercedes fica um pouco enciumada ao ver a intimidade entre Augustín e Perla.
Esteban reconhece Lola, dá-lhe um beijo, pois tem certeza que ela é a sua mulher. Enrico bate nele. Perla fica enciumada ao ver Marisol e Augustin conversando e demite a empregada. Camacho vai ao hospital e Lola o proíbe de entrar no quarto. Marisol e Antônia ficam na rua. O homem misterioso joga uma faca em Esteban, que protege Lola e derruba o homem. Esteban tem uma crise nervosa ao perceber que quase matou o homem e volta ao estado de coma. Camacho avisa que vai declarar guerra aos Estados Unidos.
Capítulo 35, 13 de junho de 2003 – O país todo se prepara para o esforço de guerra. Os turistas desaparecem. Diego tenta comandar um golpe de estado, mas não encontra respaldo no exército. O telegrama com o ultimato aos Estados Unidos não é entregue porque o governo de Kubanacan está com uma pesada dívida junto aos correios americanos. A guerra não acontece. Augustin pressiona e Camacho marca eleições – desde que ele seja o candidato. Ninguém aceita e começa a pressão para que ele aceite a candidatura de Mercedes.
Esteban piora e fica incomunicável no hospital. Marisol se humilha e pede ajuda a Camacho. Ele a deixa voltar para o pequeno apartamento, mas finge não ter mais interesse nela. Ela descobre que está grávida de Esteban. Lola perde as esperanças de ver Esteban melhorar. Núbia, a antiga secretária do mafioso, entrega para Lola o endereço da ex-esposa de Esteban, dona Oleana. Enrico e Rubí fingem ser advogados e descobrem que Esteban batia na mulher e marcou definitivamente o rosto dela com ácido.
Capítulo 36, 14 de junho de 2003 – Perla fica emocionada ao reencontrar Ferdinando. Os dois lados de Esteban se confrontam: um é frágil e desastrado; o outro é dark e arrogante. Ferdinando avisa que é proibida a reeleição. Camacho garante que, como não foi eleito, pode ser o candidato. O dark Esteban avisa ao atrapalhado Esteban que quer a sua vida de volta. Carlito faz charme para Consuelo, que adora, para tristeza de Soledad e de Guijermo. Mercedes pensa em lançar Esteban como candidato à presidência, mas Lola a impede. Enrico aconselha Marisol a mentir que o filho é de Camacho.
Dark Esteban garante ao atrapalhado Esteban que só morrendo ele se livrará dele. Esteban tem uma parada cardíaca. A loura está grávida e resolve convidar Lola para madrinha. Rubi a obriga a mentir que veio pedir desculpas e Enrico agradece. Augustin avisa a Camacho que ele terá que deixar o cargo para ser candidato. Soledad, de porre, ameaça um strip tease e beija Guijermo. Lola vê Esteban em sonho. Ela corre para o hospital e desmaia ao saber que ele morreu.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 37 a 48 de Kubanacan!

