Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 181 a 192 da novela “Kubanacan”, exibida pela Globo em 2003/2004.
Capítulo 181, 1 de dezembro de 2003 – Alejandro tenta convencer Lola a não aceitar a proposta de Esteban. Enrico e Marisol se sujam de café e precisam tiram suas blusas para limpar. Rubi vê tudo, pensa que está sendo traída, entra na casa de Marisol e espanca Enrico. Enrico põe um siri na calça de Esteban, para forçá-lo a mostrar a tatuagem à imprensa. Não dá certo. Esteban mostra a Lola que fez o depósito combinado pelo casamento. Ela percebe que ele tem segundas intenções e lhe mete a mão na cara. Esteban oferece um emprego a Enrico. Os pescadores amarram Jesus numa canoa e ameaçam jogá-lo no mar por ser o traidor. Mas ele confessa que esteve fora a noite toda porque tem uma amante. Um assaltante invade a casa onde Esteban está morando com Lola e os rende. Quando Lola não vê, Esteban derrota os bandidos de forma a parecer que é Enrico o herói.
Capítulo 182, 2 de dezembro de 2003 – Camacho ameaça Marisol e ela acaba contando tudo sobre Esteban. Ele a arrasta pela rua para ir à rádio. Neste momento, ele é interceptado a mando de Mercedes, que o estava vigiando. Esteban banca o assustado com uma barata para que Lola se convença que Adriano é mesmo diferente de seu gêmeo. Esteban visita Adriano. Augustin tem certeza de que Alejandro traiu seus homens. Lola fica enciumada quando Alma abraça e beija Esteban, mesmo ele insistindo que é Adriano. Adriano levanta da cama e sai. Esteban acha que Alma é enviada de Camacho, mas ela garante que tem o diário guardado.
Adriano entra na casa e Lola, que entra em seguida, não o vê. Alejandro cerca Alma na porta do aeroporto onde ela pegou o diário. Adriano quer abraçar o irmão Esteban, mas leva um tombo batendo a cabeça no chão. Alejandro pega o diário e ameaça mandar Alma para Miami. Adriano volta ao coma. Esteban toma satisfações com o pai. Ele garante que Esteban entregou os agentes. Johnny descobre a verdadeira identidade de Laura e a chama de Adelaide. Esteban vai para Santiago começar a sua campanha. Alejandro maneja para Lola ficar na capital. Marisol recebe Esteban em Santiago.
Capítulo 183, 3 de dezembro de 2003 – Esteban mostra-se horrorizado por ter que dormir na casa do Parrudo. Augustin acusa Alejandro de ter falsificado o diário e de culpar o filho. Enrico se mete nas coisas da casa, irritando Rubi. Enrico flagra Camacho e dublê revirando a casa de Esteban e acaba aceitando suborno. Esteban pensa ter visto Dimitri. Dimitri vigia a casa. Enrico atrapalha beijo de Alejandro e Lola. Dimitri imobiliza Esteban ameaçando matá-lo. Esteban vira o jogo, ele sai correndo.
Ramon, Dulcinéia e Jesus descobrem que Adriano é Esteban e vibram. Esteban é levado por dois homens. Dimitri quer saber onde está a Fênix. Marisol pede ajuda ao delegado Rojas e conta que Esteban está se passando por Adriano. Lola fica louca ao saber que Marisol está em Santiago. Camacho manda que Enrico conte tudo o que acontece na casa. Dimitri insiste que Esteban era agente da CIA e ia entregar a Fênix para os americanos. Esteban vira o jogo, derruba Dimitri e seus homens, mas é rendido por Rojas. Lola chega em Santiago.
Capítulo 184, 4 de dezembro de 2003 – Camacho dá uma medalha para Enrico e avisa que agora ele é do serviço secreto. Johnny acusa Laura de se chamar Adelaide, de não ser francesa e de gostar de dar trambique. Ela o beija. Ramon avisa que um policial garantiu que está tudo bem com Esteban, mas que mesmo assim iria levá-lo ao hospital para fazer alguns exames. Rubi manda Enrico não entrar em roubada com Camacho. Ele pede que ela esqueça o exército, mas o advogado avisa que ela vai poder fazer os exames. Marisol descobre que não levaram Esteban para o hospital. Rojas conta que foi agente junto com ele e tira uma cápsula implantada na perna de Esteban com a fórmula da Fênix.
Esteban consegue derrubar seu oponente. O clima entre Rubi e Enrico fica tenso porque ela decide mesmo fazer a prova. Mercedes fica alerta quando Carlito conta que Camacho tem visto o fantasma de Rúbio. Esteban descobre que a fórmula implantada é falsa e se lembra que ele, Alejandro e Dimitri testaram a Fênix, uma bomba que matava as pessoas, sem destruir mais nada, e que ele roubou a fórmula para que nunca mais fosse usada. Camacho usa a voz de Rúbio para assustar Mercedes. Alejandro garante a Esteban que não ia usar a Fênix, mas só mostrar aos americanos e russos que a possuía. O sargento provoca Rubi para ver se ela desiste. Lola se prepara para o casamento. Enrico chega para assistir a prova de Rubi. Zelda interrompe a cerimônia e avisa que é mulher de Adriano.
Capítulo 185, 5 de dezembro de 2003 – Todos comentam a confusão no casamento, que acabou não se realizando. Lola fica furiosa porque Zelda a xinga e Adriano desaparece. Camacho se diverte porque Mercedes está amedrontada. Enrico encoraja Rubi. Logo no primeiro teste, ela descobre que sua arma foi sabotada. Zelda não desiste de insultar Lola. As duas se pegam de tapa no meio da feira. Rubi não acerta nenhum tiro, mas pega a arma de um colega. Zelda conta para Lola que Adriano é Esteban, e ela morre de rir achando que a outra está de porre.
Celso fica sabendo que o fantasma de Rúbio está rondando. Lola volta para casa. Mercedes descobre roupas de Rúbio em seu armário. Rubi passa no teste, mas desiste de ser soldado para cuidar do filho. Esteban finge se machucar e Lola volta. Celso descobre que Camacho é que está aterrorizando Mercedes. Os colegas de Rubi condecoram Rubi. Esteban se encontra com uma antiga companheira de S1, que garante que Alejandro iria usar a Fênix em uma invasão a Porto Rico. Lola se prepara mais uma vez para o casamento. Alejandro recebe um bilhete de adeus de Esteban com a frase: “Você mentiu”.
Capítulo 186, 6 de dezembro de 2003 – Blanca explica para Pilar que a Fênix era uma bomba de nêutrons, que destruía só as pessoas. Esteban, no aqueduto, se angustia. Lola se arruma para o casamento com a ajuda de Manolo. Augustin e Alejandro procuram por Esteban. Celso propõe a Camacho que ele vire presidente com a saída de Mercedes e, em troca, ele lhe dará o apoio na eleição. Os dois selam o acordo. Alejandro tortura Enrico para saber o paradeiro de Esteban. Rubi liberta Enrico e fica sabendo que Esteban não está morto. Alejandro tenta descobrir um meio de acordar Adriano. Ao ouvir uma gravação de Esteban, ele acorda.
Alejandro o leva para o casamento. Rubi sai de casa disposta a contar a verdade para Lola. Camacho inventa que Celso conversa com os mortos e Mercedes pede a sua ajuda. Adriano está completamente atarantado, levando tombos e dizendo coisas incompreensíveis. Pilar finge desmaiar para impedir que Rubi fale com Lola. Zelda pensa que Adriano é Esteban. Marisol leva comida para Esteban, que decide ficar no país, eleger Adriano ou assumir o poder, só para impedir que a Fênix seja usada. Esteban finge ser Adriano, mas Alejandro descobre que o gêmeo está amarrado. Esteban sorri para o pai e se prepara para o casamento com Lola.
Capítulo 187, 8 de dezembro de 2003 – Lola sorri para Esteban, pronta para o casamento. Zelda soluça. Alejandro não gosta do desafio que vê no olhar de Esteban e se irrita com Adriano, que não consegue falar direito. O juiz realiza o casamento. Camacho se diverte ao ver Mercedes rezando e benzendo-se. O dublê apresenta a Camacho seu tio Desidério, sósia de Rúbio. Alejandro jura que não ia usar a bomba, embora fosse invadir Porto Rico. Esteban finge que acredita na sinceridade do pai. Desidério assusta Mercedes fingindo ser o fantasma de Rúbio. Camacho consola-a.
Rubi conta para Lola que Adriano continua em coma e Esteban está no seu lugar. Lola vai até o quarto de Adriano, descobre-o, vê que ele não tem tatuagem e acha que a irmã está mentindo. Rubi pensa que foi enganada por Enrico. Lola vê a tatuagem de Esteban, que conta tudo para Lola. Ela se aborrece ao saber que vem sendo enganada há tempos. Lola vai para um bar e bebe rum. Enrico prova para Rubi que é Esteban, quando ele aparece procurando Lola. Lola e Esteban se entendem e se beijam.
Capítulo 188, 9 de dezembro de 2003 – Rubi joga a mala de Enrico pela janela. Lola mente para Alejandro que nem viu Esteban durante a noite. Mercedes interrompe um discurso para ir correndo atrás do fantasma de Rúbio, rouba um jipe e acaba atropelando o embaixador americano. Esteban avisa Blanca que ela precisa sair do país. Uma aluna o ataca. Os EUA ameaçam Kubanacan. Laura arma para ser vista por Carlito beijando Gui, mas ele não dá a mínima. Marisol implica com Blanca. Esteban convence Marisol a dar a sua passagem para os EUA para Blanca. Ele sai com Marisol do Coliseu e Enrico sai com Blanca.
Vários agentes de Alejandro perseguem Esteban. Enrico leva Blanca para a casa de Esteban, para que os dois troquem de roupa. Rubi morre de ciúmes. Esteban teme que seu pai se vingue em alguém da família. Alejandro leva um presente para Pilar. O pneu do carro de Enrico fura. Celso arma uma sessão espírita no porão. Rúbio aparece e manda que Mercedes renuncie à presidência. Enrico avisa Esteban que está no Copacabana. Esteban manda Pilar inventar alguma desculpa pra que Alejandro não saiba que ele saiu. Esteban e Marisol tentam falar com Enrico e Blanca na pista de dança. Alejandro estranha quando Lola pede para Pilar chamar o pai.
Capítulo 189, 10 de dezembro de 2003 – Lola mente que se enganou. Esteban começa uma briga. Os quatro conseguem escapar. Esteban manda Blanca viajar e depois avisar onde está. Mercedes avisa que prefere conviver com o fantasma a viver em Miami com uma pensão miserável. Esteban cuida de Marisol, que está com o tornozelo torcido. Ela o beija, mas os dois precisam fugir porque homens invadem o prédio. Lola se irrita ao ver Marisol e Esteban na sua casa, no mesmo quarto. Lola e Marisol se insultam e acabam saindo no tapa. Esteban interfere e acaba expulso pelas duas.
Alejandro se irrita ao saber que Blanca viajou, mas gosta ao ver Marisol no quarto de Esteban. Esteban pede que Marisol ache o outro agente que ficou vivo, Henrique. Mercedes recebe a sua lápide de presente e o anúncio no jornal de sua morte. Ela se descontrola. Enrico conhece o irmão de Henrique, Raul. Esteban o pressiona e ele confessa não saber onde está o irmão. Lola se perturba quando Esteban se declara. Otelinho passa mal, Esteban o leva para o hospital, mas não é nada sério. Esteban avisa que vai embora, Lola o beija e pede que ele fique.
Capítulo 190, 11 de dezembro de 2003 – Gui consegue que a mãe largue a arma e garante a todos que ela está muito bem. Camacho atira em Celso e faz com que todos creiam que foi Mercedes. Ela jura para os filhos que não foi ela. Celso morre sem dizer o nome do seu assassino. Henrique bate na porta de Marisol, assustado, procurando por Esteban. Alejandro entra no quarto e encontra Lola e Esteban. Laura seduz Carlito. Esteban mente para o pai que Lola estava reclamando dos empregados. Marisol comenta com Henrique que Esteban não confia em Alejandro. Rubi faz ciúmes para Enrico, que avisa que vai para Miami e talvez fique por lá.
Augustin mostra para Alejandro que Adriano reage a futebol, mulheres e moscas. Esteban finge que ajudou Blanca por casualidade e que nem desconfia do pai. Laura fala sobre casamento e Carlito sai correndo. Rubi se declara na frente de todos e pede para Enrico desistir da viagem. Esteban se disfarça para ver Lola cantar e se encontrar com ela, sem que Alejandro perceba. Mercedes volta a ser criança. Laura pede ajuda a Johnny para conseguir ser primeira dama. Alejandro bate no quarto da casa de Lola, onde ela se esconde com Esteban. Mercedes é internada. Camacho reassume o poder.
Capítulo 191, 12 de dezembro de 2003 – Camacho assume o poder, prometendo se vingar de todos que falaram mal dele. Lola finge estar presa no quarto. Esteban consegue sair pela janela e se esconde do pai, do advogado e do assessor. Augustin não se conforma de não ter sido avisado dos problemas de Mercedes. O camareiro desmaia ao ver Esteban todo molhado no parapeito da casa de Manolo. Marisol deixa recado com Lola que Henrique quer falar com ele, e pode ser perigoso. Dagoberto volta a servir Camacho. Johnny se deixa beijar por Laura. Alejandro perde as estribeiras com Enrico e Lola se surpreende.
Henrique garante que Esteban não enlouqueceu por causa do teste da Fênix. Os homens de Augustin atiram e Henrique acha que foi traído por Esteban. Alejandro garante que Esteban entregou a lista de agentes para Camacho. Esteban vai à rádio e, como Adriano, faz denúncias contra Camacho, que debate com o adversário. Esteban faz com que Camacho se desmoralize porque ele nem sabe a data da constituição. Camacho manda Puertas matar Esteban. Henrique quer vingança. Esteban chega para um comício e leva um tiro.
Capítulo 192, 13 de dezembro de 2003 – Lola chora apavorada, abraçando Esteban. Antonia se abraça com Marisol, chorando. Alejandro corre atrás do atirador no hotel. Henrique guarda a arma para fugir. Camacho garante a Carlito que havia cancelado a ordem para matar Adriano. Alejandro intui que o atirador é Henrique. Camacho briga com Dagoberto, que não conseguiu localizar Puertas, e avisa Carlito que ele não é mais candidato. Esteban precisa ser operado. O médico comenta que o tiro foi frontal e Alejandro conclui que havia outro atirador. Rubi dá um murro em Enrico, com ciúme de Zelda.
O médico avisa que Esteban está bem. Lola investiga e descobre que o tiro partiu de um prédio do governo. Enrico segue Rubi, a vê entrando em um prédio com uns homens e acaba numa reunião política. Marisol aconselha Lola a descobrir com Alejandro o que aconteceu no passado. Adriano fica injuriado ao ver na televisão Esteban se passando por ele. Camacho não consegue convencer Pantoja, Trujillo e Ferdinando que ele deve ser o candidato. Camacho atropela Enrico. Lola abraça Adriano pensando ser Esteban e ele deixa, gostando. Camacho convida Enrico para ser candidato à presidência.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 193 a 204 de Kubanacan!

