Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 13 a 24 da novela “Kubanacan”, exibida pela Globo em 2003/2004.
Capítulo 13, 19 de maio de 2003 – A noiva chama Esteban de Rodolfo e desmaia de novo. O vestido de Lola rasga, aumentando o seu nervosismo. Camacho avisa Marisol que ela deve ficar sempre esperando-o. Enrico encontra Isabelita e descobre a mentira de Lola. Esteban é atraído para um beco e apanha dos soldados. Desacordado, é jogado em um rio. Rubi obriga a irmã a entrar no palco. Esteban volta são e salvo, assustando Johnny. Esteban descobre que o amante que levou Marisol à morte é o presidente.
Pela dá o troféu para Lola. Enrico vê a mulher no palco e leva-a para fora do night club. Gabriel implica com Jesus. Marisol sente saudades de casa. Esteban entra na Casa Amarilla. Camacho e Dagoberto colocam os seguranças em alerta. Guijermo esconde Esteban. Enrico se preocupa porque Lola não volta para casa. Ao se ver cercado na rua, Esteban pega Lola, que estava passando, e lhe dá um beijo. A mágica entre os dois se estabelece.
Capítulo 14, 20 de maio de 2003 – Esteban beija Lola e ela se sente muito atraída por ele, mas se mostra indignada e vai embora. Camacho exige que Esteban seja preso. Esteban salva Lola de um assalto, mas foge ao ver alguns guardas se aproximando. Gabriel sente saudade do padrasto. Lola é presa e Esteban consegue soltá-la, mas todos os presos acabam fugindo também. Antônia vê Esteban na rua. Dagoberto leva Marisol para ver o show de Perla e ela passa vergonha ao abordar a estrela. Esteban leva um tiro e Lola cuida de seu ferimento. Mercedes manda prender Esteban, mas Enrico é detido em seu lugar, por engano. Ela logo percebe o erro. Esteban leva Lola até o ponto de ônibus. Como ela vê alguns policiais, pede que ele entre no ônibus com ela. Camacho avisa a Marisol que Esteban está atrás dele, deixando-a pasma. Antônia pede a Marisol que ela encontre Esteban. Enrico fica furioso ao ver Esteban em sua casa.
Capítulo 15, 21 de maio de 2003 – Enrico não quer que Esteban fique em sua casa, mas Lola não quer nem saber. Marisol teme que Esteban não a perdoe. Enrico explica a Lola que já conhece Esteban de quando morava em Santiago. Marisol decide pedir a ajuda de Enrico para encontrar Esteban. Lola afirma para Enrico que ele não agiu bem com ela. Lola ouve no rádio que Esteban está sendo procurado por assassinato, mas não acredita que ele tenha matado ninguém. Dolores chama a polícia para que prendam Esteban, mas eles acabam levando Enrico.
Mercedes faz com que o Dublê se acidente, para que Camacho tenha que ir em pessoa na corrida dos touros. Camacho é perseguido por um touro bravo e se atira num rio. Esteban liga para Gabriel. Marisol encontra Enrico na igreja. Ele toma um susto enorme e vai embora. Um homem reconhece Esteban e sai correndo apavorado. Esteban consegue alcançá-lo, mas ele morre. Marisol pede que Mercedes a ajude a encontrar Esteban, garantindo que largará Camacho. Enrico tenta denunciar Esteban, mas é preso no lugar dele. Lola e Esteban se sentem cada vez mais atraídos um pelo outro, sem entender o porquê.
Capítulo 16, 22 de maio de 2003 – Enrico sai da cadeia, muito irritado por ser confundido com Esteban. Dolores implica com Esteban. Enrico teme que Esteban se insinue para Lola. Mercedes se recusa a ajudar Marisol. Esteban ajuda Lola a cuidar de sua filha com asma. Marisol tenta encontrar Esteban. Rubí compra uma identidade falsa com nome masculino. Rubí esbarra no varal e cai em cima de Esteban. Lola vê os dois embolados e fica decepcionada. Camacho pensa numa maneira de desmoralizar Mercedes diante do povo. Perla recebe uma roupa horrorosa para vestir e vai atrás de Manolo, pedindo que ele volte.
Esteban garante a Lola que não estava fazendo nada com Rubí. Perla vai até a casa de Lola e insiste para que ela continue com a carreira de cantora. Camacho fica furioso, pois o povo debocha dele na rua. Lola pergunta a Dolores se uma mulher pode gostar de dois homens ao mesmo tempo e ela garante que não. Camacho contrata um homem para se fingir de mendigo e garantir que apanhou de Mercedes. O povo fica horrorizado com a história, deixando Mercedes furiosa. Marisol vê Esteban e Rubí juntos.
Capítulo 17, 23 de maio de 2003 – Marisol resolve não falar com Esteban. Lola conversa com Camacho sobre Esteban. Camacho manda que o Dublê siga Lola, para descobrir onde Esteban está. Marisol garante a Antônia que Esteban já está feliz com outra mulher. Uma multidão pensa que o Dublê é Camacho e ele fica impedido de seguir Lola. Esteban garante a Enrico que tem que encontrar o tenente Amaro, que sabe quem iludiu Marisol. Camacho manda que Marisol mostre a Esteban que está viva. Enrico engana Amaro e o captura. Esteban vê num barco a mulher que o chamou de Pablo e sai nadando atrás, mas não o alcança.
Esteban manda que Johnny descubra quem é o dono de um barco chamado Netuno. Enrico tenta fazer com que Amaro revele quem enganou Marisol. Esteban interrompe o interrogatório e Amaro inicia um incêndio para chamar atenção. Esteban e Enrico fogem. Camacho combina um encontro com Bela, uma amiga de Mercedes. Esteban decide ir no velório do homem que morreu depois de reconhecê-lo. Um fotógrafo tira uma foto de Camacho na cama com Bela. Mercedes acende a luz e Camacho vê que estava com um travesti.
Capítulo 18, 24 de maio de 2003 – Mercedes usa a foto para chantagear Camacho. Uma mulher chamada Núbia garante a Esteban que ele é corajoso de ir naquele velório. Marisol vê Rubí e insiste que precisa falar com Esteban, mas Rubí se recusa a ajudá-la. Os parentes acreditam que Esteban é o homem que deu um desgosto ao falecido. Lola chega e garante que Esteban é seu marido, dissipando as suspeitas. Marisol pede que Dagoberto a ajude a encontrar Enrico. Lola e Esteban descobrem que eles estão no velório de um traficante de drogas. Enrico fica furioso ao saber que Lola saiu com Esteban.
Camachito sai com Consuelo, deixando Soledad triste. Núbia agarra Esteban e o chama de Isidro. O irmão mais novo do falecido persegue Esteban, que foge com Lola. Marisol cuida de Perla, que está bêbada. Esteban e Lola buscam abrigo da chuva no barco de Johnny. Mercedes faz com que o homem que a acusou de bater nele afirme que estava mentindo. Perla contrata Marisol como sua assistente. Lola não acredita que Esteban seja bandido. Enrico parte para cima de Esteban quando eles voltam para casa, mas Esteban o nocauteia. Esteban encontra Mercedes.
Capítulo 19, 26 de maio de 2003 – Mercedes pede para conversar com Esteban. Isabelita fica apavorada ao ver Mercedes perto de sua casa. Enrico afirma que Lola só pensa em Esteban, deixando-a culpada. Esteban revela toda a sua história a Mercedes, que garante que vai tentar fazer com que Camacho pare de persegui-lo. Lola garante a Enrico que ele não vai perdê-la para Esteban. Mercedes descobre como usar Esteban para atingir Camacho. Esteban e Lola quase se beijam. Lola descobre que Enrico não pagou as prestações da geladeira. Esteban paga e Enrico agradece, com raiva.
Enrico pergunta a Esteban o que ele quer com sua mulher. Marisol pede que o sorveteiro a ajude a encontrar Esteban, pois ele vai sempre lá. Esteban descobre que Enrico não frequenta culto nenhum, deixando-o apavorado. Marisol vê Esteban na boate, mas depois o perde. Dagoberto sugere a Camacho que Mercedes pode estar tendo um caso, deixando-o pasmo. Camachito aparece depois de dois dias, sem lembrar onde esteve. Consuelo anuncia que ela e Camachito se casaram. Camacho segue Mercedes até um quarto de hotel e entra. Ela está lá com Esteban.
Capítulo 20, 27 de maio de 2003 – Esteban foge, se escondendo debaixo da cama em outro quarto. Lola e Dolores dão uma surra em Johnny e mandam que ele esqueça o esconderijo de Esteban. Consuelo mostra a certidão de casamento e Soledad sente-se traída. Camacho manda que cerquem o hotel. Vanda e Fernando chamam Esteban de Pablo Ele descobre que era costureiro e amante dela. Enrico consegue tirar Esteban do hotel, no meio de um bando de turistas. Mercedes ameaça Camacho de contar para Esteban que ele é o amante de Marisol.
Esteban garante que Enrico perderá Lola porque não tem respeito por ela. Antônia surpreende Marisol ao avisar que vai continuar a procurar Esteban. Consuelo joga coisas na parede quando Camachito manda que ela volte para casa. Camacho manda Dagô seduzir Mercedes. Ela descobre que ele chama-se Amaro, o homem que Esteban procura, e conta para Camacho. Esteban e Lola vão ao casamento de Lúcia Allende. Enrico cai numa cachoeira, com uma macumba na mão, ao dar de cara com Marisol.
Capítulo 21, 28 de maio de 2003 – Marisol dá um tabefe em Enrico para convencê-lo de que está viva e pede que ele não conte a Esteban que ela sobreviveu. Esteban se esconde de Trujillo. Lucia grita Rodolfo ao ver Esteban e desmaia. Marisol confessa a Enrico que Esteban é o homem da sua vida. Camacho prende Dagô e obriga-o a mentir que é o amante de Marisol. Rubi bate a porta na cara de Mercedes, quando ela procura por Esteban. Jesus pede uma chance, mas Dulcinéia permanece inflexível. Antônia vibra ao reencontrar Enrico. Camacho e Dublê armam uma emboscada para Esteban. Rubi ouve no rádio o endereço de Amaro. Lucia conta que perdeu a virgindade com Esteban, foi deserdada pelo pai e abandonada. Esteban retruca que tem amnésia e ela resolve casar-se.
Capítulo 22, 29 de maio de 2003 – Dagô foge vestido de mulher. Esteban pega Dagô no hotel, deixa-o machucado dentro da casa Amarilla e sai fazendo um discurso. Camacho tem um ataque ao saber do casamento de Camachito, mas engole seco quando o pai dela entra. Vanda agarra Esteban para ódio de Lola. Esteban se desculpa com Lola e pede que ela faça perguntas a Vanda, que conta o caso que eles tiveram. Lucia chega e pede que Esteban fuja com ela. Augustin garante que vai investir em Kubanacan. Enrico tem um ataque por Esteban levar duas mulheres para dentro de sua casa. Vanda e Lucia se esbofeteiam. Lola conclui que Esteban era um explorador de mulheres. Augustin deixa claro para Camacho que é o dono do jornal. Antônia pede que a mãe procure Esteban. Lola tenta convencer Esteban a perdoar Marisol, para que Gabriel possa perdoá-la. Esteban avisa ao filho que está voltando.
Capítulo 23, 30 de maio de 2003 – Enrico nega estar com ciúme de Esteban e Rubi alerta que ele devia estar. Camacho fica furioso quando Camachito convence Consuelo a anular o casamento. Enrico compete com Esteban, fazendo tudo o que ele faz, até pintar o cortiço. O diretor convida Lola para cantar um jingle e descobre que Esteban está morando no cortiço. Esteban convence Enrico a deixar Lola cantar. Enrico avisa Marisol que Esteban vai embora. Homens seguem Esteban. Lola se entrega a um beijo de despedida de Esteban.
Homens atacam Esteban, quando ele estava prestes a amar Lola. Marisol pede que Enrico consiga que Esteban fique na capital, pois assim ele mandará buscar Gabriel. Lola vai para a rádio de ônibus e Esteban segue-a de bicicleta. O diretor descobre que ele escapou da armadilha. Mercedes comenta com Guijermo que Augustin cresceu no mesmo bairro que ela. Augustin folheia um álbum cheio de fotos de Mercedes. Enrico reclama da quebradeira em sua casa, mas impede que Esteban vá embora.
Capítulo 24, 31 de maio de 2003 – Jesus pede que Gabriel ajude-o, mas é preso ao entrar na casa de Dulcinéia à noite. Esteban manda Johnny procurar os homens que o atacaram. Esteban aventa a possibilidade de ter sido um golpista. Rubi beija Esteban e ele percebe que ela jamais beijou outro homem. Esteban descobre que Dagô estava preso na semana em que Marisol começou o caso e vai ao hospital buscar a verdade. Camacho dá de cara com Enrico no apartamento de Marisol. Enrico banca o homossexual, mas Camacho joga as roupas de Marisol pela janela, expulsando-a. Esteban exige o nome do amante e Dagô desmaia. Gabriel fica triste ao saber que o pai não vai voltar logo. Um homem observa Gabriel de binóculo. Ele descobre que o prédio está cercado, mas finge ser louco e escapa dos guardas.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 25 a 36 de Kubanacan!