Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 21 a 30 da novela “Duas Caras”, exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 21, 24 de outubro de 2007 – O médico diz que Débora poderá ter outros filhos, mas ela garante que não quer mais ficar grávida. Barreto estranha que Ferraço não queira herdeiros. Ferraço é atormentado pelas lembranças de sua infância. Renato pergunta a Maria Paula se pode chamar Claudius de pai, mas ela sugere que ele o apresente como seu padrinho. Solange reclama que não tem nada para comer. Juvenal lhe promete um café da manhã caprichado e manda Guigui encomendar uma cesta de guloseimas. Misael estranha que Evilásio não fique muito em casa. Gislaine garante saber onde o irmão está. Guigui dá uma calça e uma camisa para Evilásio usar no jantar. Eva aconselha Duda a vestir um terno.
Eva ensina aos filhos os diversos tipos de nós de gravata. O povo da Portelinha aplaude Narciso. Branca se irrita com Heriberto que pergunta se ela desistiu de nomear Sílvia a nova reitora. Lenir organiza com Guido a decoração para o jantar. Bárbara sugere ajudar Débora, que se mostra sem esperança. Maria Paula e Claudius levam Renato à escola. Bernardinho não consegue ajuda dos irmãos para preparar o jantar. Ferraço diz a Barbara que não vai visitar Débora. Bárbara diz a Heraldo e Fernanda que tudo o que tem deve a Ferraço. Ferraço olha a foto de Sílvia. Gioconda abre a porta para Evilásio.
Capítulo 22, 25 de outubro de 2007 – Barreto olha para Evilásio com ar crítico. Juvenal aconselha Geraldo a desistir de Alzira. Antônio diz que vai se vingar de Célia. Célia ajuda Clarissa a estudar. Maria Paula diz a Claudius que existe a possibilidade dela morar no Rio de Janeiro. Claudius garante que se mudará também, se necessário. Júlia elogia a elegância de Evilásio. Barreto recebe Narciso. Lenir estranha quando Evilásio diz que Guigui se chama Margarida e não Giusepina como ela pensava. Júlia apresenta Duda a Evilásio.
Geraldo procura por Alzira no hospital, mas não a encontra. Alzira sai pela porta dos fundos do hospital e entra em uma van pilotada por Jojô. Gioconda percebe que Barreto está dificultando tudo para Evilásio. Amara reclama quando Bernardinho cozinha para Dália. Zé da Feira canta e um homem grava tudo sorrateiramente. Barreto pede a opinião de Evilásio sobre o vinho e ele responde corretamente. Depois, Barreto ofende Evilásio e Júlia exige que ele peça desculpas. Narciso pondera que racismo é crime. Evilásio diz que Júlia é igual aos pais, quando ela se desculpa e chora. Mais tarde, os dois se beijam.
Capítulo 23, 26 de outubro de 2007 – Evilásio diz que não é um brinquedo e vai embora. Júlia o segue e fala que ele não pode sair de sua vida assim. Gioconda pede desculpas a Duda. Lenir encoraja Júlia a se envolver com Evilásio. Gioconda diz a Barreto que sua atitude foi imperdoável. Evilásio busca consolo com Guigui, mas diz que não quer falar sobre o jantar. Gioconda conforta Júlia e garante que Barreto está arrependido. Eva dá força para Duda não desistir de Júlia. Branca chega a Paris e abraça a filha, saudosa. Fernando Macieira anda pelas ruas de Paris, cheio de livros.
Alzira volta para casa. Geraldo a vigia. Amélia leva Zé da Feira para casa. Divaldo manda Geraldo esquecer Alzira. Guigui diz a Evilásio que Júlia voltará a procurá-lo. Juvenal manda Evilásio cobrar de Jojô suas dívidas. Solange não gosta. Débora pede desculpas a Ezequiel. Ferraço diz que Débora ficará em sua casa até se recuperar, depois lhe dará dinheiro para ela ir embora. Macieira vê Branca entrando num restaurante com a comitiva e um ministro brasileiro. Júlia exige que Barreto peça desculpas pessoalmente a Evilásio.
Capítulo 24, 27 de outubro de 2007 – Barreto aceita a proposta de Júlia, desde que ela nunca mais procure Evilásio. Barretinho e Sabrina ouvem a conversa. Júlia diz que não vai aceitar, mas Barreto ameaça investigar a vida de Evilásio para atrapalhar o rapaz. Setembrina sugere que Pastor Lisboa procure um médico, mas ele insiste que não tem nada grave. Setembrina agradece a Amélia todos os cuidados que ela tem com seu filho Zé. Branca desiste de almoçar com o ministro. Macieira a convida para almoçar, mas ela prefere encontrá-lo mais tarde. Denise, Vesga, Vitória e Socorro abanam Jojô. Evilásio avisa que só vai embora com o dinheiro e ele acaba pagando. Juvenal atende a população.
Jojô ensaia com as dançarinas. Antônio vai até a casa de massagens. Dagmar não tira os olhos de Vesga. Sílvia diz que não quer ser reitora e promete ajudar a mãe na escolha de alguém para o cargo. Branca comenta que ela devia ter jogado fora as flores enviadas por Ferraço. Claudius garante a Maria Paula que não desistirá de tê-la como esposa. Renato fica feliz ao vê-los de mãos dadas. Guigui entrega o resultado do teste de DNA para Juvenal. Júlia liga para Evilásio.
Capítulo 25, 29 de outubro de 2007 – Gioconda ouve Júlia falando com Evilásio sobre o beijo deles e, mesmo perplexa, desconversa e diz que se refere à novela quando Barreto pergunta. Juvenal mostra para Solange o exame que confirma sua paternidade e avisa que ela terá que aceitá-lo. Solange o ofende e se tranca no quarto. Juvenal arromba a porta e ela diz não querer viver na Portelinha. Juvenal garante que a filha está segura e, queira ou não, vai morar com ele. Guigui aconselha Juvenal a ser paciente com Solange. Bárbara dá a Ferraço o telefone de Sílvia. Fernanda garante a Bárbara que tem muito orgulho de ser sua filha. Bárbara cuida de Débora.
Sílvia diz a Ferraço que está voltando para o Brasil e ele a convida para a festa de sua empresa. Macieira aconselha Branca a assumir a presidência do conselho. Branca convida Macieira para ser o novo reitor e lhe dá alguns dias para pensar. Clarissa pede que a mãe fique com ela no cursinho no dia do simulado. Célia pede uma bolsa de estudos no cursinho. Juvenal confirma que vai ao jantar na casa de Bernardo e Amara e levará Solange. Amara combina com Carlão uma forma de afastar Bernardinho de Dália. Eva diz a Duda que vai falar com Juvenal, desde que ele não conte nada a Gabriel. Claudius beija Maria Paula.
Capítulo 26, 30 de outubro de 2007 – Claudius pede que Maria Paula aceite o seu amor. Ela, totalmente abalada, olha para ele. Jandira tenta impedir que Renato vá ao quarto da mãe. Maria Paula pede um tempo. Claudius dá uma semana para que ela decida se quer se casar com ele. Eva se arruma toda e sai com Duda, deixando Ramona preocupada. Petrus acha que Ramona deve contar a Gabriel que Eva saiu para a Portelinha. Gabriel vai com Waterloo atrás de Eva. Solange lê uma reportagem sobre Juvenal, que o classifica como bandido e decide ir embora. Evilásio e Feliz a impedem. Bernardinho prepara o bacalhau com apuro. Amara diz que convidou seu irmão Carlão para o jantar.
Ronildo olha a entrada da Portelinha. Bárbara observa Débora, que está angustiada se lembrando das palavras duras de Ferraço. Evilásio observa que Solange come muito e ela acaba rindo com ele. Evilásio diz que na Portelinha ele é respeitado. Solange garante que vai se enturmar com as pessoas dos condomínios da Barra e arrumar um marido rico. Branca e Macieira passeiam em Paris. Branca comenta que já é tempo de Macieira voltar para o Brasil. Os dois se beijam. Eva prefere entrar sozinha na Portelinha. Ronildo rouba o anel de brilhantes de Eva. Juvenal garante a Eva que vai recuperar seu anel. Ronildo foge de Juvenal e acaba sendo atropelado por Waterloo. Eva pede a Juvenal que ele autorize o documentário de Duda.
Capítulo 27, 31 de outubro de 2007 – Juvenal não permite o documentário. Eva insiste, mas Gabriel a convence a ir embora. Gislaine chama Eva de perua. Eva responde que é bonita, poderosa, autêntica, sem preconceito e acaba aplaudida. Narciso visita Juvenal. Ferraço diz a Waterloo que não quer o seu nome ou o da empresa no boletim de ocorrência de Ronildo. Waterloo conta a Ferraço que Ronildo e Juvenal são inimigos. Ronildo conta para Waterloo que Dália é protegida de Juvenal. Waterloo leva Ronildo ao hospital, mas manda que ele dê um nome falso. Dália se apavora ao saber que Ronildo esteve na Portelinha. Bernardinho garante que nada vai acontecer a Dália.
Fernanda paga a passagem de ônibus de Benoliel, que está sem dinheiro, e os dois conversam. Macieira pede que Branca assuma a Universidade e diz que depois ele lhe dará uma resposta. Branca manda Heriberto marcar uma reunião com o Conselho. Heriberto marca uma reunião antes com os professores. Ignácio sugere que Rudolf represente os alunos. Ezequiel perde a paciência quando Edivânia tenta convencê-lo a não visitar a mãe. Ferraço ignora Débora, que chora. Ítalo tem certeza de que Luciana está grávida e comemora. Eva sugere que Duda use câmera escondida e faça o documentário. Júlia promete pensar sobre o assunto. Solange diz a Juvenal que não vai jantar na casa de Bernardinho.
Capítulo 28, 1 de novembro de 2007 – Solange diz temer pegar alguma doença. Juvenal fica pasmo e tenta convencê-la a ir. Evilásio avisa Guigui e ela pede para ele não deixar Juvenal perder a cabeça. Fernanda conta que é optometrista e aconselha Benoliel a fazer um exame de vista. Benoliel mente que está sem emprego, mas estudando muito para fazer concurso. Juvenal ameaça deixar Solange sem comer e ela acaba cedendo, porém revoltada. Waterloo diz que Ferraço pode se aliar a Ronildo para agir contra Juvenal. Ferraço manda que Waterloo leve Ronildo para a sua casa. Débora implora para Ferraço conversar com ela, mas ele nem abre a porta do escritório.
Silvano avisa Maria Paula e Nadir que vai se mudar para a filial do Rio. Maria Paula diz a Claudius que vai aceitar a oferta do Rio e que gostaria que ele fosse também. Branca se despede de Macieira. Juvenal se impressiona com a beleza de Solange ao vê-la toda arrumada. Narciso, Guigui e Evilásio comem na birosca. Zé canta e um homem grava tudo sem que ele perceba. Carlão e Dália chegam à casa de Bernardinho. Bernardo quebra os copos sem querer. Solange debocha ao ver que vão servir em copos de plástico. Juvenal apresenta a filha a todos. Barretão sofre por Júlia não falar com ele há dois dias. Gioconda sugere que ele bata na porta do quarto da filha e proponha uma conversa. Solange desdenha de tudo e nem brinda. Barretão pede para conversar com Júlia.
Capítulo 29, 2 de novembro de 2007 – Júlia diz que não tem nada a falar com o pai, mas Barretão insiste. Dália, totalmente sem graça, tem um acesso de tosse. Geraldo segue Alzira. Evilásio aconselha Gislaine a ficar amiga de Solange. Evilásio fica indeciso, sem saber se deve ligar para Júlia. Barretão concorda em pedir desculpas a Evilásio. Evilásio liga para Júlia e ela passa o telefone para Barretão. Barretão quer saber se a filha vai deixar de se encontrar com Evilásio. Ela responde que só se Evilásio não quiser mais vê-la e ele joga o telefone longe. Júlia diz a Evilásio que Barretão ia pedir desculpas, mas não conseguiu. Eles marcam encontro para o dia seguinte.
Gislaine diz que o irmão jamais vai se dar bem com a patricinha. Barretão diz que Júlia e Evilásio continuam em contato. Lenir não esconde a sua surpresa. Gioconda deixa escapar que os dois já se beijaram e Barretão engasga. Célia lembra que a casa será desapropriada e que ela pode pegar a indenização e comprar um imóvel na Portelinha. Narciso faz perguntas a Guigui e ela afirma que nem mesmo Juvenal sabe sobre o seu passado. Carlão elogia Bernardinho. Amara diz que Dália é viciada. Bernardinho manda que ela cale a boca. Dália se tranca no banheiro. Bernardinho e Juvenal arrombam a porta do banheiro e encontram Dália caída.
Capítulo 30, 3 de novembro de 2007 – Juvenal impede que Bernardinho leve Dália para o hospital e garante que vai cuidar dela. Carlão consola Bernardinho. Amara bisbilhota ao ver Carlão levar Bernardinho para o quarto. Débora chora na beira da piscina. Ronildo tenta consolá-la, mas ela foge. Juvenal obriga Dália a ficar na clínica de reabilitação. Dália grita por Bernardinho, mas acaba sendo levada pelos enfermeiros. Geraldo segue Alzira dentro do hospital e vê quando ela sai pelos fundos e entra em uma van. Jojô aconselha que Alzira conte a verdade sobre seu trabalho para a família. Solange fala mal do jantar. Guigui pede desculpas a Bernardo pela falta de educação da moça.
Amélia tira Zé do meio do lixo e o leva para casa. Renato pergunta pelo pai e Maria Paula diz que algum dia vão encontrá-lo. Branca manda Heriberto antecipar a reunião do Conselho. Branca diz a Sílvia que Macieira tem razão ao querer fazer uma revolução de qualidade na Universidade. Edivânia quer comentar as fofocas, mas Lisboa corta a conversa. Bárbara avisa Ferraço que Sílvia voltou. Macieira incentiva Branca a assumir o controle da Universidade. Sílvia acha que é cedo para a mãe se envolver com outro homem. Amara faz Bernardo, João Batista e Benoliel flagrarem Carlão e Bernardinho juntos. Ferraço observa de sua janela, deslumbrado, a beleza de Sílvia.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 40 de Duas Caras!

