Acompanhe a seguir o resumo do final da novela “Duas Caras” e descubra tudo o que vai acontecer nos últimos capítulos da novela exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 201, 21 de maio de 2008 – Ferraço diz que é Juvenaldo e chora emocionado. Alice também chora abraçada ao filho. Renato, com lágrimas nos olhos, pega a mão do pai. Célia se recusa a dar dinheiro a Sílvia. Branca diz a Alzira que gostaria de desfazer um mal-entendido e que a espera terminar o ensaio. Antônio fala para Débora que não suporta mais viver sem ela. Débora diz que não deseja piedade, mas Antônio implora que a jovem volte para ele. Débora pede um tempo para pensar. Evilásio sugere a Juvenal mudar o projeto da Brejolândia. Juvenal procura Ferraço. Maria Paula conta que ele viajou para Pernambuco, em busca de suas origens. Juvenal pensa em fazer o mesmo.
Alice mostra o retrato do marido para Ferraço, conta que teve 19 filhos e que alguns morreram e outros foram vendidos. Ferraço pergunta pelos irmãos e Alice diz que ele é o único que voltou. Ferraço garante que a mãe não vai mais passar necessidade. Alice abraça Renato com carinho. Rudolf dá um beijo em Ramona quando chega à faculdade. Seus antigos companheiros o rejeitam. Célia diz a Clarissa que estranha Sílvia ter desistido tão rapidamente. Branca fala para Alzira que Juvenal apenas a consolou e que ela não deve jogar a felicidade fora. Sílvia diz para Célia que Clarissa não é sua irmã e que o exame de DNA foi forjado. Depois, sai da sala.
- Veja também:
- Resumo da novela Duas Caras
- Resumo das novelas
Últimos Capítulos
Capítulo 202, 22 de maio de 2008 – Célia vai atrás de Sílvia. Alzira marca um encontro com Juvenal. Célia grita com Sílvia no meio do campus. Sílvia diz a Clarissa que elas não são irmãs. Dagmar pergunta a Antônio o que ele fará se o filho não for dele. Antônio diz que não interessa se o filho é dele ou não e que quer Débora de volta. Jojô aconselha Débora a se acertar com Antônio. Branca e Macieira se aproximam da confusão. Célia enfrenta Sílvia, quando ela menospreza Clarissa. Sílvia diz a Branca que falsificou o exame somente para prejudicá-la. Célia pondera que Sílvia está mentindo.
Clarissa diz que vai fazer o exame de DNA. Sílvia fala para Branca que mandou anular a procuração que havia dado a Célia. Branca pergunta a Célia se valeu a pena provocar tanto escândalo e confusão, em especial na vida da filha. Célia chora. Sílvia diz que vai fazer novo exame e assumir seus 50% na universidade. Branca deixa claro que ela vai precisar provar que está bem psicologicamente e a filha a ameaça. Clarissa diz a Antônio que o exame foi falsificado e que ele é seu pai. Antônio se emociona. Ferraço garante a Maria Paula que está se tornando um novo homem. Maria Paula não responde quando Ferraço pergunta se ela o ama. Condessa e Apolo se encontram. Juvenal, Evilásio e Humberto coordenam uma campanha de vacinação infantil na Portelinha. Juvenal abre a porta para Alzira.
Capítulo 203, 23 de maio de 2008 – Débora diz que volta com Antônio se ele não insistir em saber de quem é o filho. Antônio promete cuidar dela, sem perguntas. Macieira alerta os professores que, mesmo com a doação, a situação da universidade é grave. Amora joga charme para Bernardo, em vão. Alzira fala para Juvenal que tudo foi um mal-entendido. Juvenal pergunta por que ela não conversou com ele e pede que a jovem volte para casa. Alzira diz que nunca deixou de amá-lo. Célia pede desculpas a Clarissa por ter ferido os seus sentimentos, mas diz que não gosta do jeito que ela a trata. Clarissa diz que é por pouco tempo, pois decidiu viver com Duda. Júlia termina de fazer a sua mala.
Evilásio diz que vai morrer de saudades. Gioconda propõe a Evilásio que a casa vire a sede provisória do seu movimento, enquanto ela ficar na Portelinha cuidando do neto. Gioconda pergunta para Barreto sobre a foto da avó dele que falta no álbum. Juvenal diz a Alzira que ela deve desistir do show e voltar a morar com ele. Alzira fica reticente. Duda e Júlia viajam. Ferraço e Renato se despedem de Alice. Bernardinho avisa Dália e Heraldo que não conseguiu o dinheiro para pagar aos fornecedores. Ferraço assina o acordo pré-nupcial e diz que só falta marcar o casamento. Maria Paula fala que pensou em Juvenal para padrinho. Ferraço reluta, mas cede. Juvenal se prepara para o casamento. O juiz inicia a cerimônia. Maria Paula hesita na hora de assinar o livro.
Capítulo 204, 24 de maio de 2008 – Maria Paula diz que não sabe se é certo. Ferraço pede para conversar com ela a sós. Renato diz a Bárbara que não vai perdoar a mãe, se ela não se casar com o pai. Sílvia planeja se vingar de Ferraço, Maria Paula e Renato e pede ajuda a João Batista. Maria Paula exige que Ferraço se ajoelhe aos seus pés e diga que a ama. Ferraço se ajoelha e declara todo o seu amor. Maria Paula diz que acredita nele. O casamento se realiza. Ferraço se inclina para beijá-la e ela corresponde com um beijo em sua face. Juvenal estranha a secura de Maria Paula. Alzira reclama da luz de seu show.
Juvenal trabalha na associação com Evilásio a seu lado. Gioconda reúne suas amigas na Portelinha, que fazem doações. Débora diz a Jojô que não vai contar agora a Antônio que ele é o pai do bebê. Gioconda convida Barreto para passar a noite na Portelinha. Carlão diz a Bernardinho que vai provar que é uma boa pessoa e arrumar o dinheiro para pagar as dívidas do restaurante. Aurora chama Rudolf de traidor. Maria Paula vai para o seu quarto e diz a Ferraço que a separação de corpos está valendo. Clarissa, Célia, Sílvia e João Batista aguardam o resultado do exame de DNA. Barreto vai para a Portelinha. O exame de DNA dá negativo. Branca comemora. Célia se irrita. Clarissa fala que está feliz e vai procurar Antônio. Sílvia diz à mãe que quer a presidência da universidade.
Capítulo 205, 26 de maio de 2008 – Maria Paula não deixa Ferraço entrar em seu quarto. Ele garante que não vai desistir. Renato ouve o embate entre os dois. Branca bate na porta do quarto de Sílvia, querendo conversar. Sílvia avisa que não vai desistir de disputar a presidência do conselho. Macieira aconselha Branca a internar Sílvia. Clarissa conta a Antônio que é sua filha. Antônio diz que, no fundo, sempre soube disso e garante que vai cuidar do filho de Débora como se fosse seu também. Célia critica Antonio para Clarissa e afirma que Débora só quer o dinheiro dele. Clarissa diz que a mãe é rancorosa e amarga. Barreto implica porque Lenir insiste em dormir na Portelinha.
Gislaine aceita se casar com Zidane. Condessa sugere a Apolo que se casem. Claudius pede Solange em casamento. Claudine aceita o pedido de Misael. Socorro e Feliz combinam casar na igreja. Priscila e Marcha Lenta fazem planos para a cerimônia. Vesga e Dagmar também. Júlia liga para Evilásio de Los Angeles e declara todo o seu amor. Carlão dá um golpe e consegue dólares. Juvenal se decepciona porque queria fazer uma grande festa, mas Solange e Claudius preferem uma cerimônia simples. Carlão surpreende Bernardinho, Dália e Heraldo com os dólares. Sílvia escala o muro e entra na casa de Ferraço. Maria Paula se surpreende ao ver Sílvia em seu quarto. Ferraço ouve atrás da porta. Sílvia ameaça Maria Paula.
Capítulo 206, 27 de maio de 2008 – Sílvia manda Maria Paula implorar por sua vida, mas ela se recusa. Ferraço entra silenciosamente e tenta acalmar Sílvia. Renato também vai até o quarto. Sílvia dispara contra Maria Paula, mas Ferraço se coloca na frente e é atingido. Sílvia foge. Juvenal diz a Claudius que não tem certeza se Alzira vai estrear. Sílvia pede dinheiro à Branca para viajar para Paris. Macieira interfere quando ela ameaça a mãe. Branca e Macieira ouvem as sirenes da polícia. Sílvia faz a mala, mas Branca a tranca no quarto e a jovem quebra tudo num acesso de fúria.
Mariozinho diz a Zé que ninguém aguenta mais ouvir as mesmas músicas em seu show. Risoleta reconhece Barreto e diz que trabalhou na casa de sua avó. Barreto é grosseiro e diz que não sabe quem ela é. Lenir pega a van com Risoleta e descobre a história da avó de Barreto. O médico tranquiliza Maria Paula e Renato, mas avisa que Ferraço precisará ir para o hospital. A polícia entra no quarto destruído. Branca chora no ombro de Macieira ao ver o estado da filha. Sílvia é levada para uma clínica psiquiátrica.
Capítulo 207, 28 de maio de 2008 – Mariozinho diz que vai romper o contrato com Zé, se ele não compuser sambas novos. Zé chora nos braços de Amélia e diz que sua inspiração acabou. Juvenal prende Zé no pé da mesa e diz que ele só será solto depois de compor. João Batista é contratado para trabalhar de atendente no posto médico. Maria Paula acarinha os cabelos de Ferraço. Alzira se prepara para a estréia. Célia faz questão de se sentar na cadeira de presidente do conselho e diz a Branca que só sai quando os conselheiros assim o decidirem.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 208, 29 de maio de 2008 – Célia e Branca brigam. Os conselheiros entram e se chocam com a cena. Célia se demite e chora no pátio. Branca reassume a presidência do conselho. Célia desabafa em frente ao busto de João Pedro e diz que não tem ninguém. Clarissa abre os braços para acolhê-la. Dália e Heraldo se preocupam porque Bernardinho coloca Carlão para lidar com os fornecedores. Carlão faz jogo duro com um fornecedor e consegue melhor preço.
Gioconda reclama por Barreto ter escondido dela a história da avó. Barreto conta que foi uma vergonha muito grande. Gioconda aconselha que ele perdoe a sua avó e reconheça que ela foi uma mulher corajosa. Bernardo diz que Amora não vai substituir Amara na sua vida. Ezequiel comenta que Edivânia mudou e se oferece para acompanhá-la até sua casa. Juvenal vai à estréia de Alzira. O enfermeiro facilita a fuga de Sílvia. Ferraço jura que ama Maria Paula e a beija.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 209, 30 de maio de 2008 – Alzira recebe os fãs. O delegado se desculpa com Juvenal pelo plano não ter funcionado. Sílvia vai para a casa de JB na Portelinha. Débora revela que o bebê é de Antônio. Zé da Feira sonha que bebeu todas e acorda com vários sambas escritos. Juvenal pede para Alzira abandonar a carreira, mas ela se nega. Branca é aplaudida na universidade, inclusive por Rudolf. Ferraço tem alta do hospital. Sílvia obriga Branca a lhe dar dinheiro. Na delegacia, Ferraço confessa os crimes de falsificação de documentos e falsidade ideológica. Sílvia e João Batista sequestram Renato.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 210, 31 de maio de 2008 – Ao se ver encurralado, João Batista resolve abandonar Sílvia. Dançarinas flagram Jojô com Eunice. Ele assume que é casado. Renato acorda e enfrenta Sílvia. Um disparo quebra o vidro do carro. Polícia se aproxima e Sílvia escapa pela porta do carona.Sílvia é atropelada por um bonitão, dá em cima dele e desaparece. Célia Mara vai à universidade e briga feio com Branca. Elas percebem que estão sendo patéticas e resolvem fazer as pazes, derrubando o busto de João Pedro. Juiz autoriza que bebê de Dália seja registrada por Bernardinho e Dália. Júlia e Evilásio, Gislaine e Zidane, Solange e Claudius, Misael e Claudine, Vesga e Dagmar, Antônio e Débora, Clarissa e Duda, Feliz e Socorro, Marcha Lenta e Priscila, Benoliel e Fernanda, Apolo e condessa se casam.
Célia Mara se interessa pelo doutor Marcelo. Evilásio é o vereador mais votado nas eleições. Ferraço se despede de Renato e Maria Paula e vai para a prisão. Chapa de Ramona vence as eleições da universidade. Bijouzinha vai se despedir de Petrus, que vai para um intercâmbio no exterior. Alzira diz a Juvenal que vai morar na Espanha e se despede com um beijo. Barretão recebe Barretinho, Sabrina e o neto no aeroporto. O bebê golfa no banco do taxista, que faz comentário racista. Barreto briga com o motorista. Sílvia manda carta para Branca, dizendo que está feliz em Paris.
Com o novo namorado, Rodrigo, Sílvia continua tendo João Batista de motorista. Andréia Bijou ocupa o lugar de Mãe Bina. O Sufocador ataca Edivânia. Quando tira a máscara, sua identidade é revelada: Geraldo Peixeiro.Bernardinho e Carlão se casam. Ferraço sai da prisão e descobre que Maria Paula fugiu com todo o dinheiro. Ele chora na praia e recebe uma ligação dela, perguntando como ele se sente tendo perdido tudo. Depois, diz para ele pegar um avião e encontrá-la no Caribe. Os dois se encontram numa praia paradisíaca. Renato abraça o pai. Ferraço e Maria Paula se beijam, apaixonados. Fim.
O que você achou do final de Duas Caras? Não deixe de comentar! Quer lembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de Duas Caras!


2 Comentários
Muito bom,novela maravilhosa,
Novela muito boa, uma história linda com um final bonito, afinal a mocinha ficou com o vilão, mas acho que faltou mais partes romântica dos protagonistas. Do penúltimo capítulo ao último foi tudo muito rápido, podia ter-se criado mais cenas da família feliz…