Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 40 da novela “Desejo Proibido”, exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 31, 10 de dezembro de 2007 – Miguel joga o remédio na boca de Tonico, que revive. Doralice diz que foi um milagre da Virgem de Pedra. Henrique pede que Laura volte para casa, enquanto ele procura por Ana nas delegacias. Miguel diz a Inácio que não aconteceu novo milagre, apenas Tonico foi medicado e se salvou. Miguel decide atrasar a sua viagem para investigar mais sobre o milagre de Laura. Cândida manda Henrique conseguir uma testemunha de que Ana está bem. Henrique paga a enfermeira Raquel para mentir para Laura. Germano despede Faustino e Doralice. Diogo apresenta as notas fiscais para Trajano, que devolve-lhe a joia.
Escobar diz a Laura que teme que Ana não tenha chegado a São Paulo. Chico se irrita quando ouve Miguel fazer perguntas a Iraci e garante que a Virgem é realmente milagrosa. Cândida manda Germano chamar Doralice e Faustino de volta. Germano mente que intercedeu a favor de Faustino. Ciro encoraja Argemiro a procurar a sua amada. Escobar diz a Laura que ela é muito corajosa por esperar Miguel ser dispensado do seu compromisso. Laura pergunta que compromisso prende Miguel. Henrique chega encerrando a conversa. Escobar desconfia que Chico é o responsável pelo desaparecimento de Ana. Argemiro pede para namorar Florinda e ela desmaia.
Capítulo 32, 11 de dezembro de 2007 – Argemiro se confunde com Florinda em seus braços. Magnólia e Argemiro levam Florinda para casa. Florinda se queixa com a mãe por ter três homens agora na sua cabeça. Guará fica indignada quando Purezinha conta que foi humilhada por Cândida. Magnólia insinua que Florinda pode estar grávida. Viriato insiste em saber o nome do responsável. Magnólia diz que Ciro, Escobar e Argemiro são suspeitos. Magnólia se concentra para começar a pintar o painel. Miguel diz a Inácio que tem certeza de que precisa seguir o seu coração. Inácio deseja-lhe uma boa viagem. Raquel mostra um prontuário falso para Laura e garante que Ana disse que iria voltar para o marido e para a filha.
Escobar não acredita que Ana tenha desistido dele e nem mesmo saído de Passaperto. Henrique se aborrece quando Escobar diz que Chico deve ter impedido Ana de fugir e talvez até a tenha prejudicado. Laura decide voltar para Passaperto e esperar a mãe. Magnólia quer marcar o casamento de Florinda para o mesmo dia de Henrique e Laura. Inácio garante que a data foi marcada antes por Cândida. Nezinho entrega as flores de Argemiro e Eulália pensa que são para ela. Magnólia manda Cândida remarcar o casamento do neto, mas ela se recusa. Argemiro vibra quando Nezinho mente que entregou as flores para Florinda e ela adorou. Laura e Henrique veem Miguel sendo recebido na estação por uma mulher chamada Mariana e duas crianças. Henrique insinua que é a família de Miguel e Laura fica arrasada.
Capítulo 33, 12 de dezembro de 2007 – Teresa, Maria Augusta e Guilhermina fingem estar com sono e se recolhem cedo. Viriato e Magnólia concluem que Florinda está grávida de Escobar. Viriato acha que a filha deve se casar com Ciro. Magnólia vota a favor de Argemiro. Teresa, ajudada pelas irmãs, foge pela janela. Diogo dá a joia de novo para Teresa. Trajano descobre que Teresa não está na cama. Madalena ajuda Teresa a voltar para casa pela mesma janela. Trajano despede Madalena. Teresa pergunta se o pai a estava procurando e diz que estava no banheiro. Trajano pede desculpas a Madalena e revoga a demissão. Chico troca um olhar com Henrique quando Laura conta que a mãe deve voltar. Iraci percebe.
Miguel diz ao arcebispo que decidiu largar a batina. O arcebispo diz que vai encaminhar o pedido de Miguel para o Vaticano e, enquanto a resposta não chegar, ele continua padre. Miguel diz que não chegou a uma conclusão sobre os milagres e o arcebispo pede que ele continue investigando. Maria Augusta, Teresa e Guilhermina agradecem a Madalena e as três se abraçam bem amigas. Florinda quer comer as empadinhas de Purezinha, o que agrava as suspeitas de gravidez levantada por Magnólia e Viriato. Henrique pergunta o que Laura tem de tão importante para conversar com ele. Laura diz que não é nada e que ele pode apressar os preparativos para o casamento. Eulália diz a Lídio que ama Argemiro e que acha que ele também está interessado nela. Viriato diz a Ciro que ele vai se casar com a sua filha. Magnólia avisa Purezinha que Argemiro e Florinda vão casar. Argemiro fica felicíssimo.
Capítulo 34, 13 de dezembro de 2007 – Ciro aceita se casar com Florinda. Argemiro garante a Magnólia que se casa no mesmo dia, se ela quiser. Galileu procura os vidros coloridos com as essências de seus remédios. Cidinha promete cuidar de Brasil, quando Galileu insiste que ele não coma muita gordura. Uma romeira, com um dos vidros nas mãos, procura na botica pela água milagrosa. Galileu acusa Diogo, mas ele nega tudo. Diogo esconde melhor os vidros. Cândida mostra a Laura detalhes dos preparativos do casamento. Laura se lembra do beijo em Miguel. Cândida percebe que Laura está contrariada e ela diz que é cansaço da viagem. Florinda se assusta quando o pai diz que ela vai casar com Ciro e a mãe insiste que o noivo é Argemiro.
Florinda garante que quer escolher o próprio noivo e que não está grávida. Henrique conta à avó que ele e Laura viram Miguel e sua família. Cidinha leva comida para Brasil, mas ele a joga fora. Viriato finge não saber de nada quando Ciro fala de seu casamento com Florinda. Guará comenta com Dioclécio que Clemente está apaixonado por Guilhermina e irá sofrer. Clemente se irrita ao ver os pais em seu quarto com as fotos de Guilhermina. Miguel volta e diz a Inácio que vai pedir a mão de Laura para Chico. Iraci cobra de Laura o término do noivado com Henrique. Laura diz que ele é casado. Laura sai a cavalo. Miguel vem em sua bicicleta e acena com um ramo de flores para Laura.
Capítulo 35, 14 de dezembro de 2007 – Miguel diz que voltou para pedir a mão de Laura em casamento. Laura diz que já sabe qual é o compromisso ao qual ele é preso. Miguel insiste que está disposto a tudo, mas Laura garante que não quer ser responsável pela sua decisão e que é melhor que eles se separem. Miguel fica estupefato quando Laura joga as flores no chão e manda que Miguel não a procure mais. Purezinha serve comida de dieta para Brasil, que sofre. Nezinho pede dinheiro para resolver o problema de Brasil. Madalena sugere ensinar passos novos de maxixe para as meninas. Trajano surpreende Nezinho levando um prato de torresmos para Brasil. Cândida e Chico discutem em qual das casas Laura e Henrique vão morar. Henrique diz que a decisão será de Laura. Laura decide continuar morando com Chico.
Cândida diz que já escolheu a modista da capital para fazer o vestido de noiva. Laura insiste que a roupa seja feita por Guará. Cândida diz a Laura que convidou pessoas influentes. Laura faz questão de que as pessoas de Passaperto sejam convidadas. Henrique apóia a noiva. Miguel diz a Inácio que vai mandar um telegrama ao arcebispo para que ele interrompa seu processo de desligamento da igreja. Cândida diz a Henrique que não quer ser deixada de lado e exige que ele prometa que não irá abandoná-la. As filhas de Trajano mentem que estudaram francês a tarde inteira e deixam o pai feliz. Trajano passa perfume e Madalena repara. Miguel diz a Inácio que seu romance com Laura foi só um sonho, do qual agora ele acordou.
Capítulo 36, 15 de dezembro de 2007 – Argemiro leva uns docinhos para Florinda. Ciro chega com flores. Os dois pedem Florinda em casamento. Ela não escolhe nenhum deles e pede um tempo para pensar. Eulália se desaponta ao descobrir que Argemiro está apaixonado por Florinda. Eulália confessa para Florinda que ama Argemiro. Florinda diz que a irmã pode ficar com ele. Ciro garante a Argemiro que sempre pensou que ele gostava de Eulália. Argemiro diz que vai continuar na disputa e não desistirá de Florinda. Henrique faz perguntas a Miguel sobre as pesquisas geológicas.
Inácio diz que Miguel encontrará uma alternativa para a ponte. Henrique convida Miguel e sua família para o casamento. Miguel fica sem entender. Laura convida Eulália para ser sua madrinha. Eulália diz que não pode aceitar, porque ela só vai casar com Henrique para esquecer Miguel. Cândida recebe os convites de casamento de Henrique. Chico publica uma foto de Ana no jornal em São Paulo. Escobar pede informações a Raquel, que diz que o prontuário desapareceu. Argemiro conta a Eulália que ama Florinda desde pequeno. Viriato decide sair com Galileu e inventa que vai para o ensaio. Magnólia procura Belinda e diz que seus maridos estão mancomunados.
Capítulo 37, 17 de dezembro de 2007 – Edith conta a Viriato que André está tocando flauta muito bem. André toca uma modinha para Viriato, que se emociona. Depois de ouvir Purezinha fazer um comentário sobre homens mais jovens, Madalena se tranca no quarto, olha a foto de João e chora. Belinda quer saber onde está a tuba de Galileu e Cidinha a acha no escritório de Viriato. Henrique fica furioso quando Ciro diz que Viriato está fazendo a pesquisa sobre o novo local da ponte. Anacleto sugere que as terras de Chico sejam logo desapropriadas e o coronel reage. Magnólia interrompe a reunião de Viriato com os fazendeiros, pedindo satisfações do marido. Purezinha manda a família se arrumar quando Nezinho fofoca que Cândida está chegando para entregar os convites.
Viriato garante que Galileu deixou a tuba em sua casa depois do ensaio. Todos se decepcionam quando é Germano que chega à casa de Purezinha para entregar os convites do casamento. Cândida vai à casa de Viriato para entregar o convite e se indispõe com Magnólia. Miguel fica triste ao receber o convite. Guará faz a última prova do vestido de noiva de Laura e Miguel chega para fazer a bainha na batina de Inácio. Ele vê pela porta entreaberta Laura vestida de noiva e chorando. Guará conta para ela que Miguel a viu. Mariana chega à cidade para cuidar de Inácio. Escobar volta à cidade e Lázaro garante que Ana não pegou a sua balsa. Florinda decide com quem vai se casar. Laura vê Miguel com Mariana e fica indignada..
Capítulo 38, 18 de dezembro de 2007 – Florinda diz a Argemiro que vai se casar com Ciro. Germano conta a Cândida que Escobar voltou. Florinda fica desconcertada ao esbarrar em Escobar. O médico proíbe Inácio de celebrar o casamento de Henrique e Laura no dia seguinte, mas o padre garante que estará bem. Miguel acusa Escobar de ter contado para Laura que ele é padre, mas o amigo nega. Iraci diz a Laura que ela ainda pode desistir do casamento. Laura afirma que Miguel é casado, tem dois filhos e trouxe até a mulher para Passaperto. Eulália sente pena de Argemiro. Cidinha conta para Magnólia que, depois da chegada de Escobar, Florinda voltou a ter dúvidas.
Purezinha diz a Eulália que Argemiro ficou de coração partido. Nezinho leva Eulália até o refúgio de Argemiro. Escobar acha que Inácio deve ser internado. Viriato pergunta a Escobar porque Florinda sonha com ele. Escobar promete conversar com Florinda e Viriato exige que Magnólia participe. Eulália vê Argemiro no alto de um barranco na beira do rio e grita seu nome, pois teme que ele pule. Escobar pergunta a Trajano por que ele não investigou o desaparecimento de Ana. O delegado diz que Chico não deu queixa. Eulália afasta Argemiro do barranco e morre de vergonha ao descobrir que ele estava apenas pescando. Florinda diz a Ciro que está em dúvida de novo, mas ele a beija e ela gosta. Escobar acusa Chico de ser culpado pelo desaparecimento de Ana.
Capítulo 39, 19 de dezembro de 2007 – Chico expulsa Escobar de sua casa. Laura interrompe a discussão dos dois e reage ao saber que o pai não deu queixa. Escobar aconselha que Laura não se case. Trajano determina que Brasil seja o responsável pela segurança do casamento de Laura. Magnólia vibra com painel da Virgem e pensa em um nome artístico. Chico dá queixa do desaparecimento de Ana e manda Trajano começar a investigação por Escobar. Magnólia leva Florinda para conversar com o médico sobre seus sonhos e dá palpite em tudo. Florinda diz aos dois que já decidiu que vai se casar com Ciro. Mariana avisa Escobar que Inácio piorou. Todos na cidade se arrumam para o casamento.
Purezinha acorda Alcebíades, que dorme embaixo de uma pilha de roupa. Laura diz a Iraci que está triste por se casar sem que Ana esteja na igreja. Iraci diz que a neta está triste por causa de Miguel. Laura reafirma que ama Henrique. Trajano elogia a beleza de Madalena. Cândida proíbe Faustino, Tonico e Doralice de irem ao casamento e os eles decidem pescar. Inácio faz questão de celebrar o casamento. Laura se prepara para entrar na igreja e Lázaro lhe dá um presente, que ela guarda no bolso do pai sem ele perceber. Inácio, já no altar, se sente mal e Miguel o leva para a sacristia. Laura entra na igreja. Miguel veste a batina e se posiciona no altar. Laura fica paralisada ao vê-lo paramentado.
Capítulo 40, 20 de dezembro de 2007 – Os convidados ficam atônitos. Chico e Henrique saem atrás de Laura, que foge pelo mato. Cândida fica inconformada com o escândalo. Guará diz para os outros convidados que esse era o vexame do século. Laura pede que Lázaro a leve embora de Passaperto. Iraci se incomoda com a conversa de Belinda, que fala mal da atitude de Laura. Dulcina repreende a mãe. Henrique grita por Laura na margem do rio. Lázaro pergunta se ela quer voltar, mas Laura reafirma que precisa fugir. Henrique persegue a balsa remando. Mariana diz que Laura fugiu ao ver Miguel como padre e Inácio fica pasmo. Escobar garante que Laura não sabia que Miguel era padre. Miguel se pergunta o que teria feito Laura rejeitá-lo. Miguel sai atrás de Laura e se dirige ao portinho.
Viriato e Magnólia se divertem com o fracasso de Cândida e Eulália se revolta. Miguel pede que Lázaro o leve para o outro lado do rio. Lázaro avisa que Laura estava fugindo dele, mas Miguel insiste. Tonha diz a Iraci que foi melhor para Laura. Laura corre pela mata e só consegue parar quando chega à beira de um despenhadeiro. Henrique a alcança e pega Laura pelo braço, o que a assusta. Henrique diz que Laura terá que se casar com ele para limpar a sua honra. Laura dá um passo em falso e escorrega. Henrique consegue salvá-la, mas cai do despenhadeiro no rio e é levado pela correnteza. Miguel chega, percebe o que aconteceu e se joga no rio. Faustino e Miguel resgatam Henrique, que está desacordado. Laura chama Miguel de padre e diz que ele deve se redimir dos seus pecados, assim como ela precisará se redimir dos seus.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 41 a 50 de Desejo Proibido!

