Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 13 a 24 da novela “Da Cor do Pecado”, exibida pela Globo em 2004.
Capítulo 13, 9 de fevereiro de 2004 – Bárbara tenta negar tudo, mas Paco não acredita. Kiki pergunta quanto Verinha e Eduardo querem pelo quadro e eles fingem indiferença. Afonso fica triste, pois Paco não ligou para ele em seu aniversário. Bárbara perde a cabeça e diz a Paco que é impossível gostar dele a não ser pelo seu dinheiro. Paco manda que Bárbara se afaste dele. Kaike tenta convencer Bárbara a desistir de tudo, mas ela garante que vai se vingar. Paco tenta falar com Preta, mas Lita conta que ela viajou. Kiki oferece uma grande quantia pelo quadro.
Eduardo e Verinha ficam radiantes, mas disfarçam. Bárbara procura Dodô e avisa que tem outro serviço para ele. Edilásia castiga Thor e Dionísio e despede Tina de sua barraca. Germana organiza uma festa para Afonso, que detesta a surpresa. Bárbara coloca remédios para dormir no suco de Preta sem que ela veja. Dodô leva Preta para sua casa. Bárbara suborna a dona da pensão onde Paco está para que ela diga que viu Preta e Dodô juntos. Paco vai até a casa de Dodô e vê Preta deitada na cama.
Capítulo 14, 10 de fevereiro de 2004 – Paco pensa que Preta está bêbada e vai embora, arrasado. Cezinha avisa Helinho que Preta foi vista num táxi com Dodô. Helinho vai até a casa de Dodô e leva Preta embora. Bárbara encontra Afonso. Helinho e Cezinha tentam acordar Preta, em vão. Preocupado com a falta de noticias de Paco, Afonso viaja para São Luís. Bárbara afirma para Afonso que Paco teve um surto e imaginou que ela tem um amante. Afonso vê Paco transtornado e acha que ele não está bem. Bárbara sugere que Afonso interne Paco numa clínica de repouso. Preta se desespera ao saber que Paco a viu na cama com Dodô.
Ulisses parte mais uma vez para procurar Apolo. Edilásia faz Tina jurar que vai se afastar de seus filhos. Verinha e Eduardo recebem o dinheiro pela venda do quadro falso. Afonso manda dois enfermeiros capturarem Paco, mas ele consegue fugir. Bárbara vai atrás de Paco, que entra no helicóptero de Afonso. Preta se desespera ao saber que Paco ia ser internado. Contra a vontade de Paco, Barbara também entra no helicóptero. Atormentado pelas ameaças de Bárbara, Paco afirma que sua vida acabou e atira o helicóptero no mar.
Capítulo 15, 11 de fevereiro de 2004 – O helicóptero começa a afundar. Paco desmaia. Ulisses vê o helicóptero afundando e rema em sua direção. Bárbara consegue escapar e nada até uma praia. Ulisses salva Paco e acredita que ele é Apolo. Stela avisa a Germana que Afonso tentou internar Paco. Verinha e Eduardo começam a gastar o dinheiro da venda do quadro. Afonso se desespera ao saber que o helicóptero de Paco caiu no mar. Luís pensa que Paco é Apolo.
Preta descobre que Paco sofreu um acidente e está desaparecido. Lita e Helinho tentam acalmá-la. Felipe fica nervoso ao saber que Paco pode estar morto. Edilásia desmaia ao saber do acidente de Paco. Ulisses afirma para Paco que é seu irmão, deixando-o confuso. Verinha e Eduardo são presos por passarem dólares falsos. Edilásia reza para que Paco não tenha morrido. Afonso avisa para Bárbara que não há chances de Paco ter sobrevivido. Bárbara anuncia para Afonso que está grávida.
Capítulo 16, 12 de fevereiro de 2004 – Afonso não consegue se consolar com a notícia de que vai ter um neto. Preta se desespera ao saber que Paco está morto. Paco tenta convencer Ulisses de que ele não é seu irmão, em vão. Germana chora a morte de Paco. Preta acusa Bárbara de ser uma assassina e garante que vai se vingar dela. Paco escuta no rádio a notícia de sua própria morte. Os filhos de Edilásia estranham o nervosismo dela. Preta pensa em Paco e chora. Germana anuncia para Edilásia que Paco morreu.
Edilásia acusa Germana de tê-la obrigado a entregar seu filho a Afonso e a faz jurar que não vai revelar que ele tem um irmão gêmeo. Verinha e Eduardo, da cadeia, tentam entrar em contato com Bárbara. Afonso e Germana se consolam mutuamente. Bárbara avisa a Kaike que eles terão que esperar antes de assumirem seu namoro publicamente. Laura aconselha Felipe a dar seu apoio a Afonso. Ulisses não acredita que Paco não seja Apolo. Afonso pede para conversar com Edilásia.
Capítulo 17, 13 de fevereiro de 2004 – Edilásia acusa Afonso de ter matado Paco, deixando-o muito magoado. Ulisses acha que Paco está com amnésia. Edilásia manda que Afonso se afaste dela. Ulisses tenta ensinar luta a Paco. Bárbara fica pasma ao saber que seus pais foram presos e paga a fiança. Dodô pede desculpas a Preta, garantindo que não sabia que as coisas iam terminar daquele jeito. Ulisses conta detalhes de sua família para Paco. Bárbara conta para seus pais que Paco está morto. Helinho acha que Paco não está morto. Cezinha garante a Helinho que ele é vidente de verdade.
Paco começa a aceitar a viver como Apolo. Afonso oferece ajuda financeira a Bárbara, mas ela não fica satisfeita com o valor. Germana garante a Bárbara que ainda vai desmascará-la. Preta se sente mal. Germana revela a Afonso que Paco estava apaixonado por uma mulher no Maranhão. Ulisses descobre que Paco não tem nenhuma marca de tiro e se dá conta de que ele não é seu irmão. Paco propõe a Ulisses se passar por Apolo até que ele tenha coragem de revelar a Edilásia que o irmão morreu.
Capítulo 18, 14 de fevereiro de 2004 – Ulisses fica histérico e sai correndo. Afonso avisa a Germana que vai manter o quarto de Paco exatamente como está. Bárbara anuncia que vai se mudar de casa. Verinha passa mal. Paco afirma para Ulisses que quer tomar o lugar de Apolo. Preta pergunta a Dodô se ele recebeu alguma coisa para atrapalhar seu namoro com Paco. Bárbara concorda em dar uma pensão para Verinha e Eduardo. Dodô confessa que quem lhe procurou foi um homem.
Preta e Helinho começam a desconfiar que o filho de Bárbara pode não ser de Paco. Tina concorda em ser modelo de maquiagem de Abelardo num concurso e ele promete tentar conseguir o emprego dela de volta. Afonso se recusa a sair de casa, deprimido. Thor e Dionísio roubam o estojo de maquiagem de Abelardo para impedi-lo de ganhar o concurso. Abelardo rouba a moto de Thor para se vingar. Ulisses toma um porre. Edilásia liga para Paco e fala com ele pensando que é Apolo.
Capítulo 19, 16 de fevereiro de 2004 – Paco fala com Edilásia fingindo que é Apolo e garante que eles estão bem. Germana quer conhecer Apolo, mas Edilásia não deixa. Afonso pede desculpas a Felipe e o convence a voltar a trabalhar para ele. Preta sente enjoo e tonturas. Paco afirma para Ulisses que não é Apolo e avisa que vai embora. Afonso aloja Bárbara em um de seus apartamentos. Thor e Dionísio revelam a Edilásia que Abelardo sumiu, deixando-a furiosa.
Uma repórter pergunta a Preta se ela já namorou Paco e ela garante que não. Abelardo finge que vai pular do alto de uma torre para que Edilásia fique com pena dele. Eduardo flagra Bárbara e Kaike se beijando. Ulisses pede que Paco o ajude a encontrar o ouro dos bandidos e ele concorda. Eduardo exige que Bárbara lhe dê parte de sua pensão, caso contrario irá revelar a todos o caso da filha com Kaíke. Abelardo convence Edilásia a deixá-lo ser maquiador. Preta descobre que está grávida.
Capítulo 20, 17 de fevereiro de 2004 – Preta, Lita e Helinho ficam radiantes com a notícia. Abelardo pede que Edilásia devolva o emprego de Tina, mas ela se recusa. Tina se oferece para ajudar Solano a vencer Thor. Ulisses e Paco pegam um barco emprestado de Luís para tentar encontrar o ouro. Germana afirma que Bárbara deveria fazer um teste de DNA para provar que está grávida de Paco, deixando Afonso irritado. Bárbara dá dinheiro a Eduardo.
Solano desafia Thor para uma luta. Helinho fica assustado, pois está começando a acertar algumas previsões. Edilásia pega Tina roubando sua sopa. Tina foge e dá a sopa a Solano, que parte para cima de Thor. Ulisses mergulha para encontrar o ouro, deixando Paco. Thor perde a luta e Edilásia jura se vingar de Tina. Preta avisa a Helinho que não vai pedir ajuda à família de Paco. Durante o mergulho, o equipamento de Ulisses dá um problema e ele desmaia. Paco percebe que Ulisses está demorando e mergulha atrás dele.
Capítulo 21, 18 de fevereiro de 2004 – Paco resgata Ulisses. Ulisses sugere que Paco assuma de uma vez por todas a identidade de Apolo e ele concorda. Tina humilha Thor e avisa que vai viajar com Solano. Preta descobre que está esperando um menino. Seis meses se passam. Bárbara sente contrações e vai para o hospital, mas impede Kaike de acompanhá-la. Preta também sente as dores do parto. Helinho a leva para um hospital público, mas os funcionários estão em greve. Kaike se revolta por não poder acompanhar o nascimento de seu filho. Germana revela a Edilásia que Bárbara teve um filho chamado Otávio.
Kaike invade o quarto de Bárbara no hospital, mas é expulso pelos seguranças de Afonso. Sem dinheiro para o táxi, Helinho e Lita levam Preta de ônibus para um hospital particular. Como não tem seguro médico, Preta não consegue ser atendida e parte para outro hospital. Preta tem Raí no ônibus, ajudada pelos passageiros. Passam-se sete anos. Raí é um menino saudável, esperto e amado; Otávio é mimado e mal educado porque Bárbara não sabe como educá-lo e não dá carinho ao filho. Helinho comenta com Preta que Raí deveria conhecer seu avô. Raí ouve e pergunta a Preta quem é seu avô.
Capítulo 22, 19 de fevereiro de 2004 – Preta garante a Raí que ele ainda é muito criança para saber quem é seu avô, deixando-o revoltado. Kaike se irrita por não poder assumir para Otávio que ele e Bárbara estão juntos. Thor e Dionísio ficam amigos de Moa, uma surfista que chega ao Rio para fazer desenhos de pranchas. Ela é linda e surfa muito bem. Raí faz perguntas sobre seu pai e Preta se esquiva. Paco confessa para Ulisses que ainda não esqueceu Preta. Bárbara garante a Afonso que será bom para Otávio estudar num colégio interno na Suíça. Thor estranha que Moa viva sozinha e acha que ela tem algum segredo. Ulisses continua tentando encontrar o ouro. Stela garante a Felipe que Afonso vai promovê-lo. Raí vasculha as coisas de Preta e encontra uma foto de Paco. Otávio dá um escândalo ao saber que vai para o internato. Raí pergunta a Preta se Paco é seu pai. Preta confirma e revela que Paco está morto. Raí se desespera e sai de casa correndo.
Capítulo 23, 20 de fevereiro de 2004 – Preta vai atrás de Raí, mas não o alcança. Kaike quer se aproximar de Otávio, mas Bárbara avisa que o menino vai morar na Suíça. Helinho e Preta procuram Raí. Otávio vê Bárbara e Kaike se beijando. Raí é abordado por Pedrão, um homem estranho que lhe oferece comida. Thor e Dionísio conhecem Sal, um menino que surfa muito bem e mora na rua. Pedrão coloca Raí para pedir esmola junto com outros meninos. Thor empresta sua prancha para Sal surfar. Luís se recusa a emprestar o barco para Ulisses mais uma vez. Raí descobre que Pedrão bate nos meninos e incita-os a fugirem. Pedrão persegue Raí. Ítalo garante a Felipe que Afonso não vai promovê-lo porque ele é negro. Laura demite Abelardo, pois ele só faz maquiagens loucas. Raí encontra Preta e Helinho. Felipe não é promovido e fica decepcionado. Ulisses pega o barco de Luís sem que ele saiba. Preta encontra Lita caída no chão.
Capítulo 24, 21 de fevereiro de 2004 – Preta leva Lita para o hospital. Luís percebe que Ulisses levou seu barco. Ulisses procura pelo tesouro, com a ajuda de Paco. Preta e Lita aguardam no hospital lotado. Bárbara bate em Otávio e o obriga a dizer que não a viu beijando Kaike. Felipe se sente mal, pois Tony foi promovido em seu lugar. Helinho consegue fazer com que Lita seja atendida. O médico avisa a Preta que Lita está muito mal. Dionísio empresta sua prancha para que Sal participe de um campeonato de surfe. Afonso afirma para Germana que não promoveu Felipe por que ele é negro, deixando-a decepcionada. Kaike ameaça contar tudo a Afonso se Bárbara mandar Otávio para a Suíça, mas perde a coragem. Lita manda Preta procurar a família de Paco e depois morre. Paco se oferece para mergulhar no lugar de Ulisses e encontra o barco naufragado. Preta parte com Raí para encontrar Afonso.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 25 a 36 de Da Cor do Pecado!

