Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Cúmplices de um Resgate (versão mexicana)”, exibida pelo SBT em 2002/2003.
Capítulo 41 – Geraldo está indignado por não ter notícias de Silvana e, principalmente, por que não quer que Regina assuma a direção de relações públicas da gravadora. Sebastião está decidido a revelar a todos que descobriu o paradeiro de Mariana e, com a intenção de que todos vejam Mariana, convida Helena e os outros componentes do grupo para assistir ao show do grupo “Cúmplices de um Resgate”. Geraldo conta à irmã que Silvana conseguiu fugir. Regina fica furiosa com a notícia e lembra o irmão de que, se Silvana decidir dizer o que sabe, eles irão para a cadeia. Sebastião leva os meninos para passear no zoológico. Joaquim e seus irmãos escondem Silvana no clube. Vicente estranha que Joaquim e seus irmãos não tenham comparecido ao ensaio. Irritado com o atraso das crianças, Vicente pergunta a Mariana quem permitiu que Joaquim e seus irmãos não comparecessem ao ensaio. Mais tarde, no teatro, Vicente pergunta ao Joaquim pelo Felipe e ele diz que seu irmão não está passando bem do estômago e por isso não pode ir ao show dos “Cúmplices de um Resgate”. Helena não tem dúvidas e fica muito emocionada ao reconhecer a sobrinha, Mariana.
Capítulo 42 – Dóris comenta que a cantora do grupo é idêntica a Mariana e Ramon reconhece a sua voz e insiste que não poderia ser outra pessoa. Mateus, ao contrário, está convencido de que não se trata da mesma pessoa, pois todos a chamam de Silvana. Fortunato culpa a esposa pelo comportamento agressivo da filha e diz. Dora desconta em Priscila tudo que sofreu com a indiferença da mãe em relação a ela. No final da apresentação, eles se aproximam do palco e, Sebastião e Helena, gritam por Mariana. A menina fica muito surpresa ao vê-los. Com medo de represálias, a garota finge não reconhecer a tia, Helena, e Sebastião e jura, afirmando, que seu nome é Silvana. Sebastião não acredita na história contada pela garota e diz a Helena que vai investigar o que está acontecendo. Mas, antes disso, Joaquim entrega a Dóris uma carta de Mariana onde ela diz que está sendo ameaçada e pede para que confiem em Joaquim, pois ele vai ajudá-los porque pode ser um bom aliado na difícil missão de libertá-la.
Capítulo 43 – Joaquim, Dóris, Mateus e Ramon se reúnem para planejar uma maneira segura de levar “Mariana” para sua cidade e todos vão acampar sozinhos, depois do consentimento de Helena e Sebastião. Silvana diz que já está cansada de fingir que é Mariana e que, muito em breve, todos vão saber que ela é Silvana do Vale. Regina pressiona Geraldo dizendo que ele já deveria ter obrigado Marina a dizer onde a menina está escondida. Geraldo diz a Regina que não gosta que ela se meta na sua maneira de agir. Geraldo e Regina discutem por que ela acha que o irmão está sendo muito tolerante quanto ao desaparecimento de Silvana. Regina diz a Mariana que ela, com certeza, sabe quem ajudou Silvana a fugir e exige que a menina conte o que sabe. Assustada, Mariana diz que não sabe de nada, pois há muito tempo vive trancada. Priscila diz a Mariana, achando que é Silvana, que gosta muito de sua mãe e deveria ser como ela. Mariana chega à conclusão de que Priscila e Silvana são egoístas por que não tiveram uma mãe como a sua. Priscila, por sua vez, pensa que Silvana teve um pai que a mimou demais, enquanto ela não sabe sequer se seu pai morreu ou a enganaram. Dora admite que, só por orgulho, não gosta de ver Alberto e Rosa juntos, mas diz que vai fazer com que a rival se arrependa de tê-la desafiado.
Capítulo 44 – Marina é ameaçada pelo Sombra e, sob tortura, acaba dizendo onde está Silvana. O Sombra diz que vai procurar Silvana na cidade onde mora a família de Mariana. Geraldo chega no local onde produzem os discos piratas e o Sombra comunica ao chefe que Marina mencionou a cidade onde vive Mariana e que ele vai até lá procurar por Silvana. Geraldo, furioso, ameaça Marina e diz que seu fim está próximo. Ofélio ouve a conversa e o nervosismo faz com que ele derrube um balde de água em cima de Geraldo. Irritada, Priscila diz a “Mariana” que Joaquim e seus amigos disseram que ela não vai acompanhá-los nos shows. O Sombra e seu comparsa cruzam com Silvana e seus amigos na estrada. Começa a perseguição, quando eles estão á ponto de alcançá-los, os meninos conseguem se esconder. Silvana pergunta ao Joaquim se ele imagina quem pode ter contado que eles viajariam para o interior.
Capítulo 45 – Mariana diz a Regina que Priscila está muito inquieta e que quer muito encontrar o Joaquim. Regina comunica a Priscila e Mariana que é a nova diretora de Relações Públicas da gravadora e que cabe a ela decidir que será a vocalista do grupo. Meire não desiste de perseguir os garotos e diz ao Dino que precisam continuar investigando para conseguir provas de que Joaquim e seus irmãos vivem sozinhos no apartamento. Os integrantes do grupo “Cúmplices de um Resgate” estão á caminho da cidade de Mariana, quando voltam a encontrar o Sombra e seu comparsa. Eles golpeiam os dois na cabeça e, aproveitam o desmaio para escapar em algumas lanchas que conseguiram emprestadas. Ofélio entrega ao Sebastião a carta que Joaquim deixou dizendo que estão bem e que o esperam na saída da cidade. Artur comunica ao Geraldo que deve comunicar à empresa a nomeação de Regina como a nova diretora de Relações Públicas. Regina, cínica, diz ao irmão que, pelo menos diante de Artur, deve tentar disfarçar que não está nada satisfeito com sua nomeação para o cargo. Uma das lanchas ocupada pelos “Cúmplices de um Resgate” sofre uma avaria e Ramon consegue consertá-la.
Capítulo 46 – Silvana, admirada, elogia sua inteligência e diz que seu problema visual não o limita em nada. Regina pergunta ao irmão porque está tão incomodado com sua presença na empresa e insinua que talvez ele esteja escondendo alguma coisa. Dulce acaba caindo no lago, mas é resgatada pelo grupo. Sebastião diz a Helena que devem confiar nos garotos. Helena concorda, mas diz se sentir culpada pelo desaparecimento de Mariana e teme que volte a acontecer. Omar encontra Sônia no estábulo com Hermínio e ameaça contar tudo ao seu pai. Na tentativa de capturar os garotos, o Sombra e seu comparsa alugam uma lancha com problemas e acabam afundando. Assustados, eles gritam por socorro, pois nenhum dos dois sabe nadar. Dora vai até a casa dos pais para visitar Priscila e Fortunato critica sua falta de atenção para com a filha. Ele admite que cometeu erros, mas que isso não justifica que ela faça o mesmo com sua própria filha. Joel marca uma reunião com Geraldo para resolver alguns assuntos pendentes e dizer que, de agora em diante, deve informá-lo de tudo que acontece na gravadora. Priscila diz a Mariana que já não antipatiza com ela e pede para que sejam amigas.
Capítulo 47 – Priscila diz a Mariana que não pode existir segredos entre elas e aproveita para perguntar se Joaquim e seus irmãos moram sozinhos. Mariana diz que eles vivem com a tia Florência e que, quando ela não está, Vicente e Alice cuidam dos meninos. Joel marca uma reunião com Geraldo para resolver alguns assuntos pendentes e Geraldo dá ordens a um capanga para que, assim que escurecer, mate Marina. Alberto diz a Rosa que tem um almoço com um cliente e, logo depois é flagrado por ela beijando Dora. Priscila tenta colocar Mariana contra os garotos do grupo dizendo que é muito estranho que eles tomem decisões sem consultá-la. Regina diz a Mariana e Priscila que tem muitos planos para o grupo e, principalmente, para as solistas. Priscila comenta com a avó que Silvana vive numa casa luxuosa, que tem tudo do melhor e uma mãe que se preocupa com ela não como a sua que nunca tem tempo para conversar nem para saírem juntas. Helena, cansada de lutar por seu amor impossível, comunica ao Sebastião que decidiu terminar seus estudos na capital e pergunta a ele se ainda está apaixonado pela Rosa.
Capítulo 48 – Dona Meire e seu sobrinho Dino finalmente encontram Joaquim e seus irmãos que, assustados, saem de casa para descobrir de onde vem o barulho que estão ouvindo. Omar não aceita o relacionamento de seu pai e diz a ele que Sônia é uma mulher sem moral. Joel reage com rispidez e diz ao filho que não admite que trate mal a sua futura mãe, pois ele goste ou não vai se casar com Sônia. Joel pede desculpas ao filho e diz que ele não ganha nada se opondo ao seu relacionamento com Sônia, pois com ou sem a sua aprovação ele se casará com ela. Rosa é aconselhada pela mãe a procurar Alberto para esclarecer o que aconteceu, pois, às vezes, um mal entendido pode acabar com a oportunidade de encontrar o verdadeiro amor. Mas Rosa está irredutível, diz que nunca perdoará Alberto por ter mentido e que não quer esclarecer nada com o ex-namorado. Marina é levada pelos capangas de Geraldo, mas consegue escapar da caminhonete. Ao tentar saltar, Marina acaba caindo em um barranco e perde os sentidos.
Capítulo 49 – Os capangas a dão por morta e vão embora. Depois, entram em contato com Geraldo para dizer que o trabalho foi realizado. Geraldo parabeniza os capangas e acredita que seu problema foi resolvido. Júlia lembra Silvana que de agora em diante será Mariana. Dona Meire e Dino entram na barraca dos “Cúmplices de um Resgate” e acabam surpreendidos pelo Sombra e seu comparsa. Dona Pura diz a Rosa que ela tem um compromisso profissional com Alberto, pois ele abriu as portas de sua empresa para que ela pudesse recomeçar. Ela também lembra a filha que o rapaz é apaixonado por ela. Dora tenta convencer Alberto de que Rosa não tem experiência nem está preparada para exercer um cargo executivo na empresa. Alberto, indignado, diz que não admite que ninguém menospreze Rosa e deixa claro a Dora que ele é o dono e ela uma simples empregada. Um policial pergunta aos garotos do grupo “Cúmplices de um Resgate” o que eles fazem no meio da rua. Os meninos dizem ao policial que estão sozinhos porque seus pais estão testando se eles conseguem se cuidar sozinhos. Dora diz ao Pepe que deve fazer qualquer coisa para afastar Rosa da vida de Alberto. O Sombra e seu comparsa estão a ponto de alcançar os garotos do grupo, mas eles conseguem se esconder no meio de um rebanho de ovelhas.
Capítulo 50 – Helena começa a se preocupar com a demora dos garotos. Sebastião tenta tranquilizá-la dizendo que logo eles estarão de volta sãos e salvos. Os meninos se despedem de Silvana e ela deseja a todos eles muito sucesso com o grupo. Sebastião e Helena choram de alegria ao ver Mariana chegar com os garotos. Ofélio chega para resgatar Marina, mas é informado, pelo capanga de Geraldo, que ela está morta. Ofélio fica desesperado com a notícia de que Marina está morta. Um casal encontra Marina caída e inconsciente e a levam para sua casa. Regina critica Geraldo por deixar sua casa sem vigilância e diz que Mariana ficou sozinha com Laurinha. Geraldo rebate as acusações da irmã e diz que se ela está tão preocupada que renuncie ao seu cargo na empresa e cuide pessoalmente da segurança da menina. Sebastião diz a Rosa que cumpriu o que lhe prometeu e traz a filha até ela. Rosa, chorando muito, abraça Silvana (pensando que é Mariana) e pergunta por que ficou tanto tempo sem se comunicar com ela. Silvana disfarça, diz que são muitas perguntas e que não quer falar sobre o assunto. Dissimulada, ela garante que está muito cansada e quer ficar sozinha.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Cúmplices de um Resgate (versão mexicana)!

