Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “Cristal”, exibida pelo SBT em 2006.
Capítulo 1, 5 de junho de 2006 – Empresária de sucesso, Vitória vive atormentada pela tragédia que marcou sua vida. Na juventude se apaixonou por Ângelo de Jesus, um seminarista prestes a seguir o sacerdócio. Apesar da vocação, ele se sente pressionado pela mãe e tem dúvidas sobre o rumo que deve dar ao seu destino. Na noite que antecede sua ida ao seminário, Ângelo e Vitória têm uma noite de amor. Ângelo segue sua trajetória e Vitória fica arrasada. Vitória descobre que está grávida e diz a Luísa que Ângelo é o pai de seu filho. Furiosa, ela proíbe a menina de falar sobre a gravidez com seu filho e a expulsa da cidade. Grávida, sozinha e sem ter para onde ir, Vitória chega à capital e precisa encontrar um trabalho para sobreviver. Meses depois… No momento em que Vitória dá à luz, Ângelo de Jesus é ordenado padre.
Sem condições financeiras para criar a filha, Vitória é obrigada a abandonar a criança na porta de uma casa. Vinte e um anos se passam. Depois de chegar ao fundo do poço, Vitória passa por uma grande transformação. Casada com um ator famoso, ela tem uma filha, Ely, e o enteado, João Pedro. Vitória constrói uma carreira brilhante no mundo da moda como estilista. Cristina é fruto do amor proibido de Vitória e Ângelo, viveu em um orfanato e agora, maior de idade, precisa começar sua vida e procura jovens de sua idade para dividir apartamento. Ângelo de Jesus é um padre dedicado e de vocação inquestionável, mas também vive atormentado pelo pecado que cometeu no passado. O destino começa a cruzar a vidas deles quando Alex, marido de Vitória, atropela Cristina.
- Veja também:
- Resumo da novela Cristal
- Resumo das novelas
Capítulo 2, 6 de junho de 2006 – Alex socorre Cristina e se oferece levá-la para casa. João Pedro tenta controlar a vida da irmã rebelde, mas Ely não aceita seus conselhos. Cristina conta que foi atropelada pelo famoso ator, Alex Ascânio, e deixa as amigas eufóricas. Apesar dos anos que se passaram, Ângelo e Vitória vivem atormentados pelas lembranças do passado. Cristina, Zora e Inocência conhecem a vizinha dona Zete, mais conhecida como Madame Ninon, famosa consultora sentimental. Vitória decide investir em um segmento mais popular e choca os colaboradores da Maison. Inocência conhece João Pedro e fica encantada. Cristina abre seu coração com Inocência e fala da carência afetiva que sente por não ter tido uma família. Lino, filho de dona Zete, conhece as novas vizinhas e sente algo especial por Inocência. Alex critica Vitória por se dedicar exclusivamente ao trabalho e ela pergunta se ele quer o divórcio.
Capítulo 3, 7 de junho de 2006 – Alex descarta a possibilidade de divórcio, mas pede a ela mais dedicação à família. Inocência vai em uma pré-estreia, encontra João Pedro por acaso e não perde a chance de assediá-lo. Depois vê Alex Ascânio, se aproxima do ator e se insinua. Os dois são fotografados juntos. Inocência volta para casa eufórica, acorda as amigas e conta que conheceu Alex Ascânio. Alex disputa espaço no mundo artístico com Gustavo, um ator mal caráter capaz de tudo para se destacar na carreira. Depois de um teste para ser o protagonista de um novo trabalho, Gustavo chantageia o diretor para conseguir o papel e Alex percebe que está sendo vítima de uma armadilha. No trabalho, João Pedro bate de frente com a mãe que usa métodos pouco éticos para combater a concorrência. Vitória confidencia a Berta que não descansará enquanto não se vingar de Luísa, a mãe de Ângelo de Jesus. O que Vitória nem imagina é que a megera também está procurando por ela e já descobriu onde Vitória trabalha.
Capítulo 4, 8 de junho de 2006 – Com medo das chantagens, Aloísio diz a Alex que escolheu Gustavo como protagonista. Ângelo de Jesus vai almoçar na casa da mãe e irrita Luísa ao perguntar de Vitória. Balbina, que presencia a conversa, deixa escapar que a menina foi embora quando engravidou e deixa o padre apreensivo. Alex volta para casa arrasado e pede o apoio de Vitória. Cristina fala sobre seu sonho de ser modelo e Inocência entrega a ela o cartão da Maison Ascânio. Eufórica, Cristina se produz para conhecer a famosa estilista, mas o encontro não é dos mais amistosos. Cristina enfrenta a frieza de Vitória, e não perde a chance de humilhá-la. Cristina vê todos seus sonhos ruírem diante da poderosa Vitória. Ascânio e se surpreende quando ela muda de atitude e diz que vai contratá-la. Depois de um jantar em família, Vitória e Alex saem para dançar. Gustavo, que está na casa noturna, diz a Aloísio que guarda um segredo de Vitória e essa será sua arma contra Alex.
Capítulo 5, 9 de junho de 2006 – Vitória descobre a paróquia onde vive Ângelo de Jesus, mas não tem coragem de se aproximar. Balbina enfrenta a patroa e insiste que ela deve contar ao filho que Vitória estava grávida quando deixou a cidade. A intromissão da empregada irrita Luísa. Cristina chega atrasada na Maison e Vitória, depois da bronca, diz a ela que vai pessoalmente lhe ensinar os conceitos básicos da moda. Berta interrompe a primeira aula de Cristina, comunica que uma das modelos faltou e Vitória pede a Cristina que vá para a passarela. João Pedro vê Cristina desfilando e fica fascinado. Ângelo confidencia a padre Francisco que rompeu seu voto de castidade quando era jovem e fala de sua desconfiança sobre a possível gravidez de Vitória. Ely vai até a Maison, conhece Cristina e a simpatia é mútua. Vitória elogia a atuação de Cristina e dá ordens para que a contratem imediatamente. Na saída da Maison, Cristina encontra João Pedro e aceita a carona do rapaz sem imaginar que ele é filho da estilista.
Capítulo 6, 10 de junho de 2006 – Encantado com Inocência, Lino pede uma chance, mas ela se esquiva. Cristina e João Pedro passam a tarde juntos e se beijam. João Pedro volta entusiasmado para a Maison e diz ao amigo que pretende terminar seu compromisso com Marion para ficar com a modelo. Eufórica, Cristina conta às amigas que acaba de beijar o grande amor de sua vida. As lembranças do passado estão cada vez mais presentes na vida de Vitória e ela confidencia a Berta que gostaria de reviver seu primeiro amor. Berta a aconselha a procurar o padre.
Capítulo 7, 12 de junho de 2006 – Apaixonada pelo bombeiro, Zora sofre uma grande decepção ao ouvir Lino comentar com Fonseca que jamais se apaixonaria por ela, pois é muito feia. Cristina e João Pedro continuam se encontrando às escondidas na Maison para que Vitória não fique sabendo do namoro. Durante a aula, Cristina conta a Vitória que é órfã. Berta dá dicas a Cristina para conviver em paz com Vitória. Mulherengo incorrigível, João Pedro consegue levar Cristina ao seu apartamento e tenta seduzi-la. Indignada com a atitude do namorado, Cristina vai embora e desabafa com as amigas. Rebelde e inconsequente, Ely arrisca a vida ao lado do namorado que dirige em alta velocidade. Alex fica furioso com a filha e a chama de irresponsável. Vitória relembra o dia que abandonou a filha recém-nascida, chora copiosamente e Alex não consegue entender o que está acontecendo com ela.
Capítulo 8, 13 de junho de 2006 – Balbina acompanha Luísa em uma visita a Ângelo de Jesus e aproveita para contar ao padre que Vitória foi expulsa quando Luísa descobriu que ela estava grávida. A dúvida sobre a paternidade da criança deixa Ângelo atormentado. João Pedro envia flores a Cristina e no bilhete pede perdão por seu comportamento. Ansiosa por um telefonema de Alex Ascânio, Inocência decide tomar a iniciativa e ligar para o ator, mas é impedida por Cristina e as duas discutem. O remorso por ter abandonado a filha transformou Vitória em uma mulher amarga. Durante uma reunião com amigos, Alex bebe demais, fala de seus problemas conjugais e irrita Vitória. Alex, apesar de apaixonado pela esposa, confidencia ao amigo, Régis, que já não suporta viver ao lado dela.
Capítulo 9, 14 de junho de 2006 – Vitória e João Pedro discutem e se ofendem mutuamente criando um clima tenso entre eles. Apaixonada por Alex, Inocência pede Cristina para descobrir se ele é feliz com Vitória. Ângelo almoça na casa da mãe e volta a perguntar a Balbina se Vitória esperava um filho dele. Ela confirma, alerta Ângelo para o comportamento estranho de Luísa e afirma que ela tem um remorso que atormenta sua vida. Convencido da bondade da mãe, Ângelo não acredita na empregada. Gustavo Palhares se une a Raquel para destruir Alex e Vitória Ascânio. Ely discute com a mãe por causa da festa de aniversário. A rivalidade entre Alex e Gustavo está cada vez mais acirrada e eles não perdem a chance de trocarem farpas. Atormentado pela dúvida, Ângelo pede a opinião de padre Francisco e este o aconselha a procurar pelo filho. Ângelo fica ainda mais confuso quando Luísa o procura para dizer que Balbina mentiu sobre a gravidez de Vitória. O clima na mansão Ascânio continua tenso e não há diálogo entre eles. Cristina aproveita o domingo de sol para ir ao parque e lá encontra João Pedro.
Capítulo 10, 15 de junho de 2006 – João pede perdão a Cristina por sua atitude. Os dois se reconciliam e passam a tarde juntos no parque trocando juras de amor. Diante da insistência do filho, Luísa confirma a gravidez de Vitória, mas afirma que o pai dele a engravidou. Cris volta eufórica para casa e conta para as amigas que ela e João são namorados. João Pedro diz a Vitória que pretende terminar seu compromisso com Marion porque está apaixonado por outra. João tenta acabar com o clima tenso entre os pais e pede que façam as pazes. Por obra de Raquel e Gustavo Palhares, a briga de Alex e Vitória vira notícia de jornal. Irritada, Vitória exige que Alex se desculpe publicamente. João Pedro e Cristina se encontram, mas na presença de Vitória os dois fingem que não se conhecerem. Vitória apresenta Cristina como a nova estrela da Maison e diz ao filho que a partir de agora ele cuidará dos contratos da empresa. Cristina fica surpresa quando Vitória diz que ela será a modelo principal da nova coleção e que ficará conhecida no mundo da moda como “Cristal”.
Capítulo 11, 16 de junho de 2006 – Cristina coloca a barreira social como impedimento para seu namoro com João Pedro, mas ele insiste e os dois se beijam. Luísa diz ao filho, Ângelo, que seu pai engravidou Vitória, mas ele se nega a acreditar. Ao ser questionada pelo filho, ela se descontrola. Cristina conhece Adam, o fotógrafo que vai fazer seu ensaio e João Pedro fica enciumado. Uma viagem a trabalho provoca uma nova briga entre Alex e Vitória. Ele tenta de todas as formas convencê-la a ficar para assistir seu recital, mas ela não desiste de sua decisão e Alex ameaça ir embora de casa. Arrasado, Alex encontra o telefone de Inocência e decide telefonar. Cris e Zora criticam Inocência por se envolver com um homem casado, mas ela não dá ouvidos e vai ao encontro do galã. Apesar do bom momento que está vivendo, Cristina vive atormentada pelo abandono e pede a ajuda das freiras para encontrar seus pais.
Capítulo 12, 17 de junho de 2006 – Inocência janta com Alex. Galanteador, romântico, sedutor, Alex deixa Inocência fascinada. Ao retornar para casa, ela está aérea, como quem vive um sonho. Enquanto Ângelo de Jesus desabafa com padre Francisco sobre o comportamento da mãe, Luísa procura um receptador e vende as obras sacras que roubou da igreja. Vitória volta de viagem, encontra Raquel em sua casa e pede satisfações sobre a publicação no jornal. Luísa volta a discutir com Balbina por causa dos segredos do passado e dá uma bofetada na empregada. Inocência telefona para Alex, mas Vitória atende. Cristina critica Inocência por insistir em ter um romance com um homem casado. Cris , contrariando as ordens da patroa, muda o visual, deixa Vitória furiosa e leva uma bofetada.
Capítulo 13, 19 de junho de 2006 – Berta critica a atitude de Vitória em relação a Cristina. Inocência, revoltada, decide vingar a amiga conquistando o marido da estilista. Dona Zete mobiliza os vizinhos para a quermesse do orfanato. Lino convida Inocência, mas é esnobado por ela, que está de saída para o recital de Alex Ascânio. Inocência chega ao teatro e vê Alex com Vitória. Alan telefona para Cristina, percebe que ela está chorando e se oferece para ajudá-la. Na quermesse do orfanato, a madre superiora apresenta Cristina a dona Luísa e padre Ângelo. Ele tem a sensação de que já a conhece. Depois do recital, Inocência tenta se aproximar de Alex, mas ele é frio com ela. Gustavo também está presente e não perde a chance de provocar o rival. João Pedro vive um dilema e não sabe o que fazer com Cristina agora que Marion está prestes a retornar ao Brasil. Cristina se sente solitária e desamparada. Ela decide ir ao loft de João Pedro.
Capítulo 14, 20 de junho de 2006 – Durante a quermesse, dona Luísa espalha seu mal humor. Ao ver seu retrato borrado, Cristina deduz que João Pedro já não a ama e volta para casa arrasada. Inocência chega furiosa do recital, decidida a se vingar do galã e de sua esposa. Ela e Zora aconselham Cristina a não voltar para a Maison. Depois do sucesso do recital, Alex e Vitória se reconciliam e vivem uma linda noite de amor. No dia seguinte, ele confidencia ao amigo, Régis, que sente remorso por ter mentido para Vitória. Luísa força Balbina a desmentir o que disse a padre Ângelo. Vitória vai à paróquia, vê Ângelo de Jesus, mas não tem coragem de se aproximar dele. Cristina não aparece na Maison e Vitória vai buscá-la em casa.
Capítulo 15, 21 de junho de 2006 – Cristina se espanta com a visita. Vitória diz a Cristina que ela tem um grande futuro pela frente e que está em seus planos investir na sua carreira de modelo. Cansado de ser chantageado, Aloísio cancela a produção da minissérie. Alex e Régis desconfiam que Gustavo Palhares está por trás da decisão. Vitória pede a Cristina que esqueça o incidente e volte para a Maison. Confusa, Cristina vai à igreja rezar e encontra padre Ângelo. No dia seguinte, Cristina volta para a Maison e diz a Vitória que fará tudo que ela disser. Vitória promete transformá-la em uma estrela.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de Cristal!

