Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 76 a 90 da novela “Coração de Estudante”, exibida pela Globo em 2002.
Capítulo 76, 23 de maio de 2002 – Leandro avisa que a briga será feia, mas Mariana garante estar disposta a tudo. Dois homens mal encarados assaltam Amelinha na saída da boate. Amelinha pede socorro a Edu. Clara insiste que ele não vá, mas ele sai. Lipe fica furioso porque Clara não quer chamar a sua mãe. Lígia se angustia ao saber da consulta de João. Mateus quer terminar tudo com Rafa, que não entende. João confirma para Esmeralda que perdoou a dívida. Pati faz Baú carregá-la. Edu combina de sair com Clara, mas um jogo de futebol no qual Lipe é o capitão do time atrasa-o. Mariana vai também ver o futebol. Clara chega sozinha na reunião das ex-colegas. Lipe insiste que Edu jogue a partida dos pais. Nélio beija Amelinha, que o empurra barranco abaixo. Clara odeia a conversa das amigas que perguntam o tempo todo pelo noivo dela. Edu se indigna quando Mariana afirma que vai entrar na justiça e que Lipe vai morar com ela.
- Veja também:
- Resumo da novela Coração de Estudante
- Final da novela Coração de Estudante
- Resumo das novelas
Capítulo 77, 24 de maio de 2002 – Lipe fica ansioso ao ver os pais brigando. Edu garante que nenhum juiz dará a guarda para Mariana. Ela jura que não aguenta mais ser humilhada por ele. Cláudio Augusto, um velho companheiro de Clara, se aproxima fazendo charme. Lígia implora que João desista de reconhecer Clara. Fábio e Rafaela se agarram com desejo. Edu marca um gol e Lipe comemora. Nélio dá uma medalhinha de Nossa Senhora do Bom Parto para Amelinha, que ironiza. João manda que Nélio não seja capacho da filha. Baú fica exausto de empurrar a cadeira de Pati. Edu chega no fim da festa. Clara deixa claro todo o seu descontentamento e vai embora. Pati mostra para Amelinha que voltou a andar, mas pede segredo. Fábio e Rafa transam sem parar. Clara e Amelinha saem no tapa. João proíbe que Amelinha encoste o dedo mais uma vez em Clara. Mateus vê Rafa e Fábio no maior clima. Nélio quer que Clara entre com uma liminar para impedir que Amelinha aborte. Amelinha insiste que João está apaixonado por Clara e ele acaba confessando que as duas são irmãs.
Capítulo 78, 25 de maio de 2002 – Amelinha acusa o pai de ter protegido Clara quando ela tomou Edu dela. Clara convence Nélio que é impossível pressionar Amelinha legalmente, mas que talvez ela se intimidasse se todo mundo na cidade ficasse sabendo. Mateus e Rafa discutem e trocam baixarias. Edu tenta tranquilizar o filho que o juiz não vai afastá-los. Nélio pinta uma faixa pedindo que Amelinha não tire o filho, chamando a atenção de todos. Amelinha grita que é mentira e derruba com o carro a escada na qual Nélio está pendurado. Ligia descobre que Pati está andando, mas ela pede segredo. Bruna e Lu paqueram Nélio e inventam um conserto na pia para ele ir à república, deixando-o sem graça. Mariana pede que Clara seja a sua advogada; ela deixa claro que não pode aceitar. Forte, Mariana sugere que Clara aconselhe a Edu a fazer um acordo. Baú pede Pati em casamento. João procura um advogado e pede sigilo: quer deixar parte de sua herança para Clara, sua filha. Amelinha, Nélio, Clara e Edu se reúnem no escritório-modelo para saber o resultado do exame de DNA. Lipe procura Mariana para conversar.
Capítulo 79, 27 de maio de 2002 – Mariana explica porque deseja morar com Lipe. Amelinha confirma que o filho é de Edu. Nélio fica desolado. O advogado promete preparar o testamento deixando para Clara uma parte de tudo o que João Mourão possui. Pati aceita o pedido de Baú. Lipe avisa a mãe que não vai deixar que o pai sofra. Amelinha conta para Lipe que o filho que ela está esperando é mesmo seu irmão. Mariana pede emprego no bar e garante que precisa do desafio para saber se está recuperada. Lígia se assusta com a vingança de Pati, que pretende terminar tudo com Baú só no dia do casamento. Edu procura pelo filho. Leandro confessa tudo o que fez e jura estar realmente apaixonado por Mariana. Nélio, bêbado, procura uma mulher para ter um filho, faz strip-tease no bar e acaba preso. Amelinha bate em Sofia quando ela prevê que o filho não vai nascer. Edu e Mariana dão queixa do desaparecimento do filho. Lipe pede carona para um caminhão, mas, ao se assustar com a cara de mau do motorista, se agarra nas pernas de Leandro pedindo ajuda.
Capítulo 80, 28 de maio de 2002 – O caminhoneiro vai embora, Leandro pressiona e Lipe acaba contando que estava fugindo de casa. Leandro decide levá-lo para casa, ele foge, colocando-o para correr atrás dele. Bia, Rita, Bruna e outras universitárias se unem para soltar Nélio. O delegado encerra o inquérito. Mariana encontra Leandro e Lipe esperando-a. Leandro sugere que ela fuja da cidade com o menino. Esmeralda dá uma bronca em Nélio e manda-o para o quarto. Edu bota Lipe de castigo, que, enfezado, manda o pai cuidar do filho de Amelinha. Baú larga um jogo no meio porque Pati pede que ele leve-a para casa. Amelinha adora saber que Pati vai dar o fora em Baú em pleno altar. Edu cai no choro pelas besteiras que fez e é consolado por Lipe. Clara se lembra do dia em que Júlio jurou que ia tomar uma decisão e acabou morrendo em um desastre de carro. Amelinha pressiona Edu para saber o que ele pretende fazer quando a criança nascer.
Capítulo 81, 29 de maio de 2002 – Edu e Amelinha conversam sobre a criança que vai nascer. Lígia consola Clara que se sente culpada pela morte de Júlio. Nélio, de ressaca, é paparicado por Bruna, Laura e Rita. João acaricia Amelinha, que acorda assustada de um pesadelo. Esmeralda se enfia no meio do mato para encontrar Caio e pedir desculpas. Ele não aceita. Amelinha pede perdão a Raimunda e propõe que ela volte para cuidar do filho dela. Pedro Guerra pára no posto com a sua possante motocicleta e pede informações para Baú, Cardosinho e Fábio. Um carro segue a moto. Eneida avisa Clara que o novo promotor está chegando à cidade. O carro bate, Pedro cai e os homens partem levando a moto. Pedro faz Baú parar, vai atrás dos bandidos, acaba com os homens e pega a sua moto de volta. Entrando na cidade, Pedro quase atropela Clara e os dois começam a bater boca. Nélio pede que Amelinha se case com ele. Clara dá de cara com Pedro no tribunal e ele se apresenta como o novo promotor.
Capítulo 82, 30 de maio de 2002 – Clara e Pedro trocam insultos. O juiz exige compostura dos dois. Clara joga um código penal no novo promotor, quando ele vai ao seu escritório e continua com gracinhas. Amelinha diz a Nélio que não existe a menor possibilidade de os dois se casarem. Ele pede, então, que ela o deixe criar o filho dela e de Edu. Baú dá uma desculpa para não devolver o carro amassado para Pati. Edu e Lipe se impressionam com o ódio que Clara está sentindo por Pedro. João bufa ao saber que o promotor se referiu a Clara como “aquela gostosa”. O bar se enche de mulheres, que suspiram pelos dotes de Nélio. Mariana fica preocupada quando sabe que Lipe está sozinho e larga o trabalho para ver o filho. Edu vai atrás deixando Clara sozinha. Baú, Cardosinho e Fábio morrem de medo do promotor. Lipe implora para que os pais parem de brigar. Clara pede que Edu pare de falar dos seus problemas com outras mulheres. Pedro cai na rua depois de beber no bar. Nélio pede a mão de Amelinha para João. Edu recebe a citação da ação que Mariana está movendo contra ele.
Capítulo 83, 31 de maio de 2002 – Edu fica indignado. Ao tentar fechar o zíper da calça, Nélio sofre um “acidente”. Clara faz a defesa de seu cliente. Pedro chega atrasado e fazendo barulho, mas a surpreende quando desiste da acusação. João manda Amelinha arrumar algum marido, senão vai ter que engolir Nélio. Patti faz Baú carregá-la no colo por uma trilha. Pedro disputa com Clara uma mesa no Império, mas acaba convidando-a para se sentar com ele. Amelinha combina com Lipe de levá-lo num passeio na corredeira, sem que Edu saiba. Amelinha pede que Nélio apareça de noite na fazenda, mas ele se recusa. João entrega para Lígia o documento onde reconhece Clara e a coloca em seu testamento, para que seja usado no caso de sua morte. Amelinha liga para o peão dizendo que está perdendo sangue. Quando ele chega, ela o seduz e Nélio não resiste. Pedro, bêbado, tenta dormir, mas a festa da garotada impede. Pedro quebra o som e ameaça dar voz de prisão a todos. João fica sem fala ao pegar Amelinha e Nélio na mesma cama.
Capítulo 84, 1 de junho de 2002 – Amelinha dá um berro chamando Nélio de tarado. O peão pula da janela pelado para fugir da arma do fazendeiro. João demonstra claramente que entendeu o golpe de Amelinha. Ela mostra-se ressentida com o pai , alegando que ele mudou com ela desde que descobriu ser pai de Clara. Edu leva o café da manhã na cama e canta parabéns para Clara. Sofia pressente que Amelinha não deve ir ao passeio. Amelinha vomita ao descer as corredeiras. Lipe vibra. Edu fica furioso quando o filho volta para casa. Nélio promete que vai tratar as mulheres agora no chicote. Lígia arma uma festa surpresa para a filha. Ela fica sem ação quando Pedro chega com um presente. Nélio agarra Bruna. Clara e Edu se arrumam para um jantar a dois. Amelinha pede ajuda a Edu, pois está se sentindo mal e ele sai correndo. Clara acende as velas e dá os últimos retoques na mesa.
Capítulo 85, 3 de junho de 2002 – Edu pede que Lipe avise a Clara que ele vai até a casa de Amelinha. Mariana e Leandro veem Edu saindo. Amelinha afirma que está perdendo seu bebê e Edu a leva ao posto médico. Baú tentar agradar Pati, que se faz de mal-humorada. Pedro aparece na casa de Clara, que fica tentando expulsá-lo. Armando avisa a Edu que a situação de Amelinha pode ser complicada. Nélio agarra Bruna, que faz doce, mas acaba cedendo. Lipe assiste a um vídeo com Mariana e Leandro. Edu se preocupa com Clara, mas Amelinha não o deixa ir embora. Pedro sugere que Clara use-o para fazer ciúmes em Edu. Ela se irrita e ele vai embora. João aparece na casa de Clara e lhe dá uma caixinha de música. Nélio se recusa a sair do quarto com Bruna, deixando todos incomodados. Edu tenta se desculpar, mas Clara termina o noivado com ele.
Capítulo 86, 4 de junho de 2002 – Edu pede que Clara não faça isso, mas ela não muda de ideia. Os dois sofrem muito. Nélio incomoda os meninos da República, que não sabem como expulsá-lo. Lipe dá a Mariana um presente que fez para ela de dia das mães, deixando-a encantada. Edu conta para Lipe que Clara terminou com ele. Lígia consola Clara. Caio vai até o bar de Esmeralda. Mateus fica irritado com o sucesso que Nélio faz com as mulheres. Raul comenta com João que Clara terminou com Edu. Pedro ouve e fica interessadíssimo. Clara briga com Pedro e acaba chorando por causa de Edu, deixando-o desconcertado. Leandro garante a Mariana que não está mais apaixonado por Clara. Lipe propõe a Clara ir morar com a mãe para que ela volte com Edu. Clara fica emocionada, mas recusa. Rafaela tenta ser simpática com Mateus, que se irrita com ela. Rita se insinua para Nélio, que a agarra. Edu tenta conversar com Clara. Pedro manda Edu parar de importuná-la e os dois começam a brigar.
Capítulo 87, 5 de junho de 2002 – A platéia faz apostas. Os dois continuam se estapeando, mas Edu leva a melhor. João tenta conversar com Clara, mas ela responde com grosseria. Lipe cuida do pai, que está com o olho roxo. Edu pede que Clara não acabe com um amor tão bonito. Ela insiste que não quer um sentimento que a faça sofrer. Rita deixa Nélio no bar, agradecendo o conserto. Os homens de Nova Aliança jogam contra os universitários e a violência é grande no campo. Bruna e Laura cuidam da virilha de Nélio, para irritação de Baú, Cardosinho, Fábio e Carlos. Amelinha fica em pânico quando Sofia conta que João falou em outra irmã. Nélio agarra Esmeralda e é demitido. João expulsa Amelinha de casa, quando ela levanta a mão para bater em Sofia. Pedro acena com a bandeira de paz e oferece uma carona para Clara, que aceita. Amelinha bate na casa de Edu. Clara soca Pedro que faz loucuras com a moto em uma trilha. Ele beija-a.
Capítulo 88, 6 de junho de 2002 – Clara sai do beijo e dá um tabefe na cara de Pedro. Ele larga-o no meio do nada e vai embora. Amelinha chora insistindo que não tem para onde ir e Edu promete decidir depois. Ela, sorrindo, fica. João oferece carona para Clara, que, relutante, aceita. Rita contrata Nélio para ser o seu segurança. Clara bufa porque Pedro pediu adiamento para o processo de usucapião. João tenta levar Amelinha de volta para casa, mas ela não vai. Nélio vê que Esmeralda está atrapalhada e começa a ajudar no bar, mesmo ela não querendo. Clara ofende Pedro ao ver que ele ganhou uma caixa de uísque de João. Lipe se preocupa ao saber que Mariana está gripada e leva comida para ela. Lineu chega de revólver na mão no Império procurando por Rita. Edu briga com Lipe por ter ido visitar a mãe sem avisar, acusa Mariana de ter bebido e o garoto manda que ele vá embora. Clara acusa João de ter comprado o promotor. Ao perceber que esqueceu a chave do carro, volta e encontra João caído, passando muito mal.
Capítulo 89, 7 de junho de 2002 – João pede que ela não o deixe sozinho. Clara insiste que eles têm que ir ao posto de saúde e carrega-o até o carro. Lipe enfrenta o pai, decidido a cuidar da mãe. Lineu esbraveja de revólver na mão. Amelinha acusa Clara de ter feito João passar mal e faz questão de contar que está morando com Edu. Quando Lineu arromba a porta, encontra Nélio e Esmeralda na cama. Rita está escondida debaixo da cama. João, muito emocionado, agradece a Clara por ter salvo a sua vida. Edu e Lipe conversam e se abraçam. Lígia se preocupa ao ver como Pati manipula Baú. Clara manda bilhete para Edu avisando que não poderá mais cuidar do seu processo contra Mariana. Lipe pede que Clara não abandone a causa. Amelinha não gosta de saber que Nélio está sendo disputado pelas universitárias e vai à república. Pati descobre um envelope nas coisas de sua mãe e gela ao ler. Edu também pede que Clara não deixe de ser a sua advogada. Baú não quer cortar o cabelo, mas Pati insiste. Raul lê o documento que a Pati lhe entrega, no qual João deixa uma parte de sua fortuna para Clara.
Capítulo 90, 8 de junho de 2002 – Raul examina os papéis, se lembra da conversa com o compadre sobre o reconhecimento de filhos e entende tudo. Pati lê que Clara é filha de João. Raul sai correndo e ela não consegue acompanhá-lo. Lígia é acusada pela filha. Edu convence Clara a não largar a causa. Nélio tripudia de Amelinha, que tem uma crise de ciúmes ao encontrá-lo na cama com Bruna. Laura chega logo depois pedindo massagem, para irritá-la ainda mais. João se preocupa ao saber que Raul conhece a verdade e coloca uma arma em baixo do travesseiro. Caio e Esmeralda namoram. Clara visita João para saber como ele está passando. Lígia assente e chora quando Raul pergunta se Clara é filha de João.
Fábio, Baú e Cardosinho dão tarefas domésticas para Nélio e se surpreendem quando ele deixa a república arrumadíssima. Raul procura Clara para dizer que ama-a muito e que tem o maior orgulho dela ser sua filha. Yeda, a maior gata da faculdade, também quer massagem de Nélio, o que irrita de novo os meninos. O promotor Pedro Guerra sonha com Clara. Fábio e Cardosinho amarram Nélio e fingem que estão interessados nele. Amelinha quer ir embora quando Edu leva-a para conviver com crianças com Síndrome de Down. Raul vai à casa de João.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 105 de Coração de Estudante!

