Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 51 a 60 da novela “Como Uma Onda”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 51, 19 de janeiro de 2005 – Sandoval garante a Rubico que está bem. Rubico se recusa a ir embora com JJ. Francisquinha reza pedindo proteção a Daniel contra o ódio de JJ. Rubico pede que Sandoval o adote e ele fica emocionado. JJ diz a Nina que não se encontre mais com Daniel. Ela garante a JJ que não vai traí-lo, mas avisa que não lhe pertence. Júlia diz a Querubim que eles precisam conversar, mas ele se esquiva. Sandoval garante a Rubico que vai adotá-lo assim que provar sua inocência. Francisquinha recomenda que Sandoval conte a Rubico que é pai dele. Alice descobre que o peixe que Sinésio pescou, na verdade, veio da empresa dele. JJ diz a Rubico que ele vai se arrepender se voltar a se encontrar com Sandoval.
Lenita pergunta a Rosário se está pronta para sair da mansão e morar em casa de pescador. Rosário fica ressabiada. Samuca diz a Frank e Gigi que precisa pegar a caneca de Quebra-Queixo para investigar de que período ela é. Frank tem uma ideia para pegar a caneca. Conrado conta a Lavínia e Sandoval que ele e Daniel acham que JJ roubou o dinheiro para investir no resort. Sandoval se dá conta de que as obras do resort só estão paradas porque Nina concordou em casar com JJ. Nina se oferece para espionar a firma de JJ. Lenita interrompe a reunião.
Capítulo 52, 20 de janeiro de 2005 – Conrado diz a Lenita que estavam brindando ao sucesso da empresa de Rafa. Lenita fica desconfiada. Pedroca acha Lenita linda e aconselha Floriano a ceder aos encantos dela. Amanda garante a Rafa que Júlia ainda gosta dele. Júlia diz a Querubim que é dele que gosta e ele fica perturbado. Nina pede que Sinésio a deixe reformar a empresa e ele concorda. Quebra-Queixo deixa Francisquinha tomando conta de Cachorra, mas ela desaparece. Floriano garante a Rosário que eles logo terão uma casa só deles. Frank e Gigi levam Cachorra para a ilha de Bartô.
Nina diz a Daniel que vai montar seu escritório na casa do pai, para ficar perto dele. Rosário fica chateada ao se imaginar sozinha enquanto Floriano vai para o mar. Rafa se declara para Júlia, mas ela explica que gosta de outra pessoa. Encarnação pergunta a Nina se ela foi para a casa de Francisquinha encontrar com Daniel. Nina confessa que ama Daniel, deixando Encarnação pasma. Rubico diz a Encarnação que não aguenta mais viver com JJ.
Frank e Gigi falam para Quebra-Queixo que a Cachorra foi nadando para a ilha de Bartô, mas garantem que vão buscá-la se ele emprestar sua caneca para eles. Júlia aconselha Amanda a investir em Rafa. Querubim e Júlia decidem namorar escondido. Rafa vê os dois juntos e fica chocado. Bartô diz a Gigi e Frank que não vai deixar que levem a cachorra embora. Lavínia pergunta a Robusto se ele seria capaz de encontrar alguém que foi dado como morto e ele garante que sim.
Capítulo 53, 21 de janeiro de 2005 – Bartô diz a Frank e Gigi que só podem levar a cachorra embora se fizerem uma faxina na caverna. Rafa diz a Querubim que o viu com Júlia. Querubim pede que Rafa não conte a ninguém. Nina fala para JJ que vai reformar a empresa e ele fica satisfeito. Lavínia pede que Robusto descubra se Amarante está mesmo morto. Gigi e Frank devolvem a cachorra a Quebra-Queixo, que lhes dá a caneca. Lenita fica desconfiada ao saber da reforma de Nina. Francisquinha descobre que Gigi e Frank roubaram a cachorra e exige que peçam desculpas a Quebra-Queixo.
Quebra-Queixo fica furioso com Frank e Gigi e diz que só vai emprestar sua caneca se eles fizerem faxina no barco. Daniel garante a Nina que em breve vão conseguir provas contra JJ. Gigi e Frank mostram a caneca a Rubico. Lavínia percebe que Júlia está gostando de alguém. Rafa fica chateado por ter perdido Júlia. Nina aproveita que está na casa de Sinésio para ficar perto de Daniel. JJ dá uma bronca em Rubico por ele ter reclamado dele para Encarnação. Floriano convida Júlia e Querubim para serem seus padrinhos. Lavínia diz a Francisquinha que contratou Robusto para investigar a morte de Amarante, mas confessa que não acredita que ele esteja vivo. Sandoval pergunta a Robusto se ele acha que Amarante pode estar vivo.
Capítulo 54, 22 de janeiro de 2005 – Robusto diz a Sandoval que Amarante pode estar vivo. Frank entrega a caneca de Quebra-Queixo a Samuca. JJ fica feliz quando Nina aceita o seu convite para jantar e garante a Encarnação que a relação deles ainda vai mudar. Conrado diz a Prata que a empresa de Rafa vai muito bem e sugere que ele vá visitá-la algum dia. Sandoval diz a Lavínia que acredita que Amarante possa estar vivo. JJ descobre que Nina esteve na empresa sem ele e manda Marly não deixar que ela veja nenhum documento. Lenita puxa Daniel com roupa e tudo para dentro da piscina e dá-lhe um beijo. Nina vê os dois aos beijos e acaba por discutir com Daniel. Pouco depois, eles fazem as pazes.
Rafa falta ao trabalho e deixa as suas turmas para Amanda. Samuca diz a Rafa que Amanda merece mais consideração, deixando-o ressabiado. Rosário convida Nina para ser sua madrinha, mas explica que não quer JJ para padrinho. Nina consegue entrar no escritório de JJ sem que Marly veja e descobre qual é a nova senha dele no banco. Rafa volta a trabalhar na empresa, para felicidade de Amanda. Samuca mostra a Bartô que descobriu de que navio vieram as antiguidades e onde o barco se afundou. Bartô diz a Samuca que já tinha todas essas informações, mas avisa que o tesouro já não está no local. Lenita garante a JJ que Nina só frequenta a casa de Sinésio para poder encontrar-se com Daniel. Rafa diz a Amanda que ainda está magoado por causa de Júlia, mas que, ainda assim, quer uma nova chance com a jovem.
Capítulo 55, 24 de janeiro de 2005 – Bartô fala para Samuca que eles precisam fazer diversos cálculos antes de começar a mergulhar e procurar o tesouro. JJ manda Daniel desmontar a prancheta de Nina, avisando que vai levá-la para a sua casa. Daniel provoca o vilão. JJ leva as coisas de Nina embora. Conrado fala para Daniel que vasculhou a conta de JJ, mas não conseguiu encontrar nada fora do comum. Rubico percebe que o barco de Quebra-Queixo e Querubim está com o nome do antigo dono e decide rebatizá-lo. Nina fica furiosa ao saber que JJ levou sua prancheta e acusa Lenita de ter dado a ideia.
Lenita garante a Nina que não teve nada a ver com aquilo e não se comove com a tristeza dela. Quebra-Queixo e as crianças dão o nome do barco de QQQ. Samuca mostra a Frank, Gigi e Rubico que Bartô lhe emprestou um livro sobre naufrágios. Nina comenta com Daniel que descobriu que Marly faz compras numa loja cara demais. Lenita pergunta a JJ como está a situação de Sinésio na empresa e o vilão diz para ela não se preocupar. Robusto mostra uma foto a Lavínia.
Capítulo 56, 25 de janeiro de 2005 – Lavínia confirma para Sandoval que Amarante levava sua foto na carteira. Nina pergunta a Encarnação se JJ não seria capaz de colocar a culpa do acidente em Sandoval, mas ela se recusa a pensar no assunto. Francisquinha não se convence de que não encontrará mais Amarante. Frank, Gigi e Rubico insistem em levar Samuca na biblioteca para pesquisar sobre navios afundados. Daniel fala para Lenita que ela é fria e calculista. Lenita afirma que apenas sabe lutar pelo que quer. Nina encontra Oscar, o arquiteto responsável pela construção do resort, e conta para ele que o projeto não vai virar realidade. Oscar fica nervoso, mas JJ garante que está mentindo para Nina. Nina pede que Francisquinha avise aos pescadores que JJ pode não ter desistido de fazer o resort. Rafa e Amanda levam alguns mergulhadores para perto da ilha de Bartô, que os vê e pensa que foi traído por Samuca e as crianças.
Capítulo 57, 26 de janeiro de 2005 – Francisquinha sugere a Daniel e Nina que enganem Benvindo e eles passam o dia juntos. Nina chega em casa feliz e Encarnação deduz que ela se encontrou com Daniel. Benvindo pergunta a Nina onde ela esteve. Nina acusa Benvindo de sumir do serviço. Benvindo percebe que foi enganado, mas acha melhor não falar nada para JJ. O vilão conta para Sinésio que Lenita esteve preocupada com as finanças da empresa e lhe garante que está tudo bem. Rosário convida Daniel para ser padrinho de seu casamento. Daniel fica radiante ao saber que fará par com Nina no altar.
JJ dá uma bronca em Rubico e não permite que Encarnação vá consolá-lo. Encarnação obedece ao irmão, deixando Nina incomodada. Bartô diz a Francisquinha que foi traído por Gigi, Frank e Rubico e avisa que não os quer mais perto de sua ilha. Nina pergunta a Encarnação por que JJ não trata Rubico muito bem e ela se esquiva. Rubico fala para Encarnação que um dia vai fugir para longe do vilão e ir morar com Sandoval. Samuca fica preocupado ao saber que Rafa e Amanda levaram alunos para perto da ilha de Bartô. Francisquinha fala para Gigi, Frank, Rubico e Samuca que Bartô não os quer mais na ilha, deixando-os arrasados. Encarnação manda que Sandoval pare de tentar tirar Rubico dela.
Capítulo 58, 27 de janeiro de 2005 – Rubico vê Encarnação na aldeia e adivinha que ela veio falar com Sandoval. Nina fica decepcionada ao saber que Encarnação mandou que Sandoval se afastasse dela e a aconselha a ir para longe de JJ e ficar com ele. Sandoval conta para Daniel todo seu passado. Lenita joga charme para Floriano. Rosário vê, fica furiosa e diz a Floriano que não vai mais se casar com ele. Sinésio pergunta a Lavínia se ela prefere que a festa de casamento de Rosário e Floriano seja em outro lugar, mas ela nega. Francisquinha diz a Sinésio que sonhou que ele lhe dava um presente. Sinésio pergunta a Sandoval se ele e Encarnação se entenderam, mas ele afirma que não. JJ joga charme para Marly e pede que ela tire dinheiro do banco para o pagamento de Oscar.
Rosário fala para Abigail que não vai mais se casar com Floriano. Abigail diz a Rosário que ela está agindo feito uma criança. Samuca tenta conversar com Bartô. Lenita se declara para Daniel e pede que ele lhe dê uma chance. Daniel explica para Lenita que não vai desistir de Nina. Marly comenta com JJ que está precisando de um carro novo e ele a autoriza a comprar um, deixando-a radiante. Nina fala para Daniel que tem ciúmes de Lenita. Daniel confessa que também tem ciúmes de JJ, mas diz que eles precisam ter confiança um no outro. Nina fala para Lenita desistir de Daniel. Lenita diz a Nina que não acredita no amor dela, pois acha que ela se casou com JJ porque quis.
Capítulo 59, 28 de janeiro de 2005 – Nina explica para Lenita que JJ comprou a dívida da empresa e revela que ele pode arruinar Sinésio se ela não fizer o que ele quer. Lenita diz a Nina que o vilão jamais faria nada contra seu pai, porque sabe que isso a afastaria dele para sempre. Rubico trata Encarnação com frieza. Nina fala para Daniel que contou toda a verdade a Lenita para que ela soubesse que tipo de homem é JJ. Encarnação revela para Alice que ela e Sandoval são os pais de Rubico. Marly dá um beijo em JJ. Nina vê, mas disfarça. Robusto pergunta a Sandoval onde ocorreu o acidente, afirmando que precisa começar sua investigação por lá.
Rubico pede que Encarnação case com Sandoval para que eles possam ir morar juntos, deixando-a emocionada. Amanda fala para Idalina que não sabe se Floriano e Rosário vão se casar. Idalina decide tomar uma providência. Lavínia diz a Sandoval que se sente como se tivesse perdido Amarante duas vezes e ele afirma que sente a mesma coisa em relação à Encarnação. Idalina fala para Rosário e Floriano que eles precisam decidir logo se querem se casar. Lavínia oferece sua casa para Sandoval e Rubico. Sandoval fica emocionado com a atitude de Lavínia. Encarnação vê e vai embora correndo.
Capítulo 60, 29 de janeiro de 2005 – Lavínia diz a Sandoval que eles estão confundindo o que sentem. Floriano e Rosário fazem as pazes, para alegria de Idalina e Abigail. Encarnação chega em casa arrasada e rasga todas as cartas de Sandoval. Rubico, Frank e Gigi convencem Quebra-Queixo a levá-los até a ilha de Bartô. Nina fala para Daniel que tem certeza de que há uma relação estranha entre JJ e Marly e garante que vai descobrir o que é. Rubico, Frank e Gigi exigem que Bartô deixe que eles se expliquem. Benvindo vê Nina e Daniel juntos e conta para JJ. Carol pede que Conrado venha mergulhar com ela.
JJ pede a Marly que dê uma carona para Nina. Ela fica impressionada ao ver o carro de Marly. Rubico fala para Bartô que Samuca estava pesquisando na biblioteca no dia em que os mergulhadores foram para a ilha. Bartô acredita e faz as pazes com Samuca. Robusto vai até o local do acidente e descobre algumas pistas. JJ manda Benvindo trazer Daniel para conversar com ele. O vilão pergunta ao português quanto ele quer para ir embora. Daniel responde que não vai a lugar algum sem Nina.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 70 de Como Uma Onda!

