Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 21 a 30 da novela “Como Uma Onda”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 21, 15 de dezembro de 2004 – Abigail entrega uma correspondência urgente para Daniel. Ele abre e vê os seus documentos. Lavínia apresenta Sandoval a Querubim, que nem estende a mão. Amanda diz que vai largar o emprego na operadora, assim que arranjar uma outra colocação, porque não consegue conviver com Rafa. Querubim diz a Júlia que Lavínia não precisava colocar um homem em casa. Mariléia comemora quando Gigi diz que ela não vai perder um mordomo, mas ganhar um genro. JJ diz a Conrado que Daniel vai voltar para Portugal e ele vai dar um jeito de ele não voltar. Lenita manda que JJ compre uma passagem para Daniel e, quando ele voltar, encontrará Nina prestes a se casar com JJ. Aí, ela o seduzirá.
JJ manda a secretária comprar uma passagem só de ida. Sandoval se emociona ao conversar um pouco com o filho. Rosário vai à casa de Floriano para medir o quarto. Amanda é grosseira com ela. Lenita convida Conrado para passar a tarde com ela. Mariléia fala do casamento de Nina, que pensa que ela está falando de Daniel. Lenita chama Conrado de Daniel, e ele fica possesso. Lenita termina o namoro. Mariléia conta para Sinésio que Nina e JJ vão casar. Rubico, Frank e Gigi encontram Bartô preso entre duas pedras e comemoram porque caçaram a assombração.
Capítulo 22, 16 de dezembro de 2004 – Gigi, Franklin e Rubico tentam mover Bartô, mas não conseguem. Nina diz que Daniel pode resolver tudo em Portugal, que ela o aguardará. Rafa tem um mau pressentimento com relação a Conrado. Quebra-Queixo reboca Bartô sem ver quem é. Bartô finge estar desmaiado. Manjubinha comenta sobre Lavínia e Sandoval e Querubim não gosta. Encarnação decide ler as cartas de Sandoval. Lavínia se oferece para lavar a roupa de Sandoval. Ele deixa claro que é só um empregado, e não seu marido, o que a perturba. Encarnação se emociona ao ver que, em dez anos, Sandoval não a esqueceu. JJ manda que ela as queime, mas ela se recusa.
Mariléia passa mal quando Nina diz que não vai se casar com JJ. Daniel promete que, mesmo que demore, voltará para Nina. Gigi e Franklin amarram e vigiam Bartô. Lenita fica furiosa ao saber que Nina disse que não se casará com JJ. Conrado acusa JJ de tê-lo traído, de ser um fraco, e avisa que está saindo da empresa. Encarnação consola o irmão, que fica encolhido. Gigi remexe no baú de Bartô e encontra um diário e uma foto. Daniel não cai na sedução de Lenita. Nina se assusta quando Conrado acusa JJ de estar fazendo o resort com dinheiro da empresa. Lenita diz que está declarada a guerra entre elas.
Capítulo 23, 17 de dezembro de 2004 – Daniel e Nina vão à aldeia, conferir se é verdade o que Conrado disse. Conrado se abraça com Rafa e chora. Encarnação e Sandoval se veem e ficam estáticos. Ela entra em pânico e sai correndo para a casa de Francisquinha. Nina vai à casa de Lavínia e faz perguntas sobre o empreendimento de JJ. Sandoval se assusta ao saber que a filha de Sinésio namora JJ. Lavínia confirma que JJ quer comprar todas as casas. Conrado diz que se decepcionou com JJ. Rafa diz que o irmão é muito melhor do que JJ e os dois saem abraçados do bar. Sandoval beija Encarnação. Ela pede que ele não fale nada com Rubico. Sandoval diz que vai provar que não era culpado e fala que ela não é mais a mesma que confiava nele e o amava.
Rubico mostra para Nina os documentos secretos de JJ. Querubim se deslumbra vendo Júlia saindo do mar. JJ diz que, se preciso, vai trancar Rubico no quarto. O menino reage e ele chama-o de marginal como o pai. Júlia pede que Querubim pare de implicar com Sandoval, diz que ele está com ciúmes e o abraça. JJ, possesso, quer saber se a irmã esteve com Sandoval, mas ela diz que ele é seu irmão, não seu dono. Nina e Daniel olham o projeto e se assustam porque a aldeia vai ser destruída. Nina pega um fax para Daniel enviado por Almerinda.
Capítulo 24, 18 de dezembro de 2004 – Daniel estranha porque Almerinda escreveu que vai se casar. Daniel diz a Nina que se sente aliviado, embora ache estranho o casamento da ex-namorada. Nina diz que ele não precisa voltar a Portugal, pode tentar um visto de turista e depois conseguir o definitivo, quando se casar com ela. Pedroca faz galanteios para Lavínia. Encarnação confessa para Alice que seu amor por Sandoval voltou, mas que ela não pode se relacionar com um criminoso. Alice a aconselha a conversar com Sandoval e não fugir dos sentimentos. Mariléia quer a família toda de JJ para o seu evento. JJ procura por Encarnação, mas Rubico diz que não sabe onde ela foi.
JJ conta para Sinésio que demitiu Conrado por incompetência. Mariléia inaugura a sua ofuscante árvore de natal e a decoração que ocupa toda a sala. Nina pede para conversar com Abigail, mas em sua casa. Lenita vê as duas saírem. Sinésio dá força para JJ pedir a mão de Nina. JJ acusa Encarnação de ter ido atrás de Sandoval. Ela garante que não vai ter mais nada com Sandoval.
Capítulo 25, 20 de dezembro de 2004 – JJ deixa claro para Encarnação que quer Sandoval longe da família deles. Encarnação fica assustada com a determinação de JJ. Rubico escuta tudo. Encarnação avisa Rubico que vai sair e pede para ele não falar nada para JJ. Rubico exige que JJ lhe diga quem é seu pai. JJ responde que seu pai é um marginal e que a última notícia que teve dele é que havia sido preso por matar um homem. Júlia percebe que Encarnação está procurando por Sandoval e vai avisá-lo. Rafa tenta juntar Conrado e Vanessa, mas nenhum dos dois está interessado.
Sinésio fala para Nina que JJ vai pedir sua mão em casamento em breve e Daniel ouve. Encarnação pede que Sandoval se afaste dela e de Rubico. Nina explica para Daniel que não pode decepcionar Sinésio por causa da saúde dele, mas garante que não há motivos para ciúmes. Sandoval se pergunta se algum dia vai conseguir reunir sua família e Lavínia pede que ele tenha paciência. Lavínia se sente atraída por Sandoval, mas garante a ele que sempre vai amar Amarante. Lenita conta para Sinésio que terminou com Conrado. Conrado observa Lenita de longe. JJ fala para Encarnação que Rubico perguntou sobre o pai. Encarnação pergunta a Rubico o que ele quer saber sobre seu pai.
Capítulo 26, 21 de dezembro de 2004 – Rubico pergunta a Encarnação se é verdade que seu pai foi preso por matar um homem. Encarnação confirma, sofrendo por ter que falar a verdade. Júlia fala para Lavínia que acha que foi injusta com Rafa. Gigi, Franklin e Rubico não conseguem decifrar o diário e decidem copiá-lo antes de devolvê-lo. Rafa garante a Júlia que não tinha nada com Amanda e que fez as pazes com Amarante antes que ele morresse. Júlia é quase seduzida por Rafa, mas Vanessa chega e a trata como uma empregada, fazendo com que ela vá embora chateada. Sinésio comenta com Alice e Prata que Conrado foi despedido e dispensado por Lenita. Conrado ouve e afirma que foi ele quem decidiu pedir demissão e terminar com Lenita.
Rubico pede que Sandoval leve-os até a ilha. Sandoval avisa Rubico que ele vai ter que arrumar um barco. Rubico convence Idalina a lhe emprestar o barco de Pedroca. Sandoval fica orgulhoso da lábia de Rubico. Daniel consegue um visto de turista, o que lhe dá o direito de ficar no Brasil por mais três meses. Rubico mostra para Bartô que está com seu diário e diz que o devolve se ele concordar com uma trégua. Bartô consegue capturar Franklin e Rubico é obrigado a devolver o diário para que ele o solte. Prata pesca um peixe enorme, para inveja de Balbino e Sinésio. Marly mostra para JJ o papel da cobrança de uma dívida. Lenita fala para JJ que ele está perdendo Nina para Daniel. JJ mostra o papel da dívida a Lenita e fala que o seu casamento com Nina está garantido.
Capítulo 27, 22 de dezembro de 2004 – Rubico convida Sandoval para ir à sua casa conhecer sua coleção de barcos e não aceita um não como resposta. Sandoval explica para Lavínia que não quer ir na casa de Rubico, pois teme que JJ não goste e faça algum mal para o menino. Um fiscal fala para Lavínia que vai ser instalada uma rede de esgotos ali por perto, mas os pescadores é que terão que pagar a ligação entre a rede e suas casas. Lavínia adivinha que aquilo é alguma armação de JJ. Lenita fala para Daniel que ele nunca vai ter dinheiro para dar a Nina a vida com a qual ela está acostumada.
Nina garante a Daniel que vai ser feliz com ele. Sinésio chega em casa com o peixe que Prata pescou, afirmando que foi ele quem o pegou. Nina fala com Lavínia ao telefone e avisa a Daniel que a guerra contra JJ na aldeia dos pescadores vai começar. Rafa leva Conrado para a reunião dos pescadores no bar de Lavínia. Nina anuncia para os pescadores que JJ está planejando construir um resort no local onde é a aldeia. Conrado não gosta de ver Nina com Daniel. JJ conta para Nina que Sinésio não está envolvido no negócio do resort. Nina pede que JJ construa o resort em outro local e ele promete pensar no assunto. Daniel se impacienta com a demora de Nina em terminar tudo com JJ. Nina garante a Daniel que vai contar para todos que está com ele, logo depois do Natal. Rubico leva Sandoval para sua casa e o apresenta para Encarnação.
Capítulo 28, 23 de dezembro de 2004 – Encarnação fica pasma ao ver Sandoval em sua casa. Nina procura apartamentos para alugar com Daniel. Mariléia acha que Nina está procurando apartamentos para morar com JJ. JJ chega em casa e Encarnação suplica a Sandoval que vá embora. Rubico tira Sandoval de casa pela janela e fala para Encarnação que já entendeu que ele é namorado dela. Nina mostra a Daniel que está procurando apartamentos para alugar, deixando-o feliz. JJ fala para Encarnação que, se ela fugir com Sandoval assim como a mãe deles fugiu com um amante, ele irá atrás deles dois até o fim do mundo.
Querubim explica que tem medo que Lavínia esqueça seu pai, pois sabe que ele ainda vai voltar do mar. Lavínia fica perturbada pelo charme de Sandoval e depois pensa em Amarante, com saudades. Floriano mostra a Rosário o barco reformado e com o nome dela. Abigail explica para Mariléia que não vai poder assar o peixe de Sinésio, pois é grande demais para caber no forno e ele não quer que corte. Mariléia sugere que Abigail asse uma metade do peixe de cada vez e depois o costure na hora de servir. Nina e Daniel se amam pela primeira vez.
Capítulo 29, 24 de dezembro de 2004 – Francisquinha pergunta a Bartô por que ele está permitindo que as crianças se aproximem. Bartô afirma que tem se sentido solitário. Nina e Daniel encontram um apartamento bem pequeno para alugar. Júlia fala para Lavínia que elas deveriam fazer uma ceia de Natal em homenagem a Sandoval, pois ele não pôde comemorar a data durante o tempo que passou na cadeia. Francisquinha pergunta a Bartô por que ele não deixa a ilha. Bartô explica que precisa cumprir sua missão, pois foi ele quem arrastou Lourenço para a morte. JJ mostra a Encarnação que comprou um anel maravilhoso para dar para Nina de Natal. Abigail costura o peixe depois de assado, mas ele fica com uma cara horrorosa.
Rubico comenta com Encarnação que Nina não gosta de JJ, deixando-a pasma. Sandoval fica encantado ao ver a ceia de Natal que Lavínia preparou para ele. Querubim se recusa a participar da ceia, mas Sandoval acaba convencendo-o. JJ e sua família chegam para a ceia de Natal na casa de Mariléia e Sinésio. Daniel derruba champanhe em JJ de propósito, deixando-o furioso. Todos ficam constrangidos com os presentes extravagantes de Mariléia. Sinésio fica pasmo ao ver seu peixe chegar na mesa com um saiote de tule no meio, para esconder a costura. JJ dá o anel a Nina diante de toda a sua família e a pede em casamento.
Capítulo 30, 25 de dezembro de 2004 – JJ coloca o anel no dedo de Nina e toda a família comemora. Daniel sai da sala, arrasado. Nina tenta conversar com Daniel, que diz que está muito magoado por ela não ter recusado claramente o pedido. JJ vê Nina e Daniel conversando e fica cismado. Nina se recusa a dar um beijo em JJ. JJ, fingindo estar arrasado com a situação, conta para Sinésio que a empresa está com uma dívida muito grande que vence logo depois do Natal. Encarnação pergunta a JJ se ele tem certeza de que Nina retribui seu amor.
JJ fala para Encarnação que Nina vai amá-lo por gratidão, deixando-a desconfiada. Rubico finge que vai dormir mas, assim que Encarnação sai de seu quarto, escapa pela janela. Lavínia dança, imaginando estar dançando para Amarante. Sandoval vê. Rubico leva um canivete de presente para Sandoval, que fica emocionado. Rubico descobre que a língua em que está escrito o diário de Bartô é um código. Nina garante a Daniel que vai devolver o anel a JJ. Rubico pergunta a Francisquinha se Bartô fala a língua deles. Francisquinha sugere que ele mesmo descubra. Nina fala para JJ que não quer se casar com ele. JJ mostra a Nina a dívida da empresa de Sinésio e diz que só vai pagá-la se ela se casar com ele.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 40 de Como Uma Onda!

