Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 111 a 120 da novela “Como Uma Onda”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 111, 30 de março de 2005 – Francisquinha pede que Querubim leve Ylana e Capiba para casa. Júlia, com ciúmes de Querubim, diz que vai junto. Robusto descobre que a mulher que fez perguntas a Arismar na aldeia se chama Marly e garante a Sandoval que ela é a secretária de JJ. Gigi pede que Daniel a ajude a encapar seus cadernos. Prata vê que Alice está muito envolvida com seu trabalho e se oferece para ajudá-la. Jack vê Prata e Alice juntos e percebe que eles estão se dando muito bem. Rubico, Frank e Gigi visitam o apartamento de Daniel e fazem a maior bagunça.
JJ briga com Rubico ao saber que ele esteve na casa do português. Rubico diz a JJ que espera que Nina o abandone como sua mãe fez. Lenita joga charme para Floriano, mas ele foge dela. Rosário descobre que foi Lenita quem pagou o barco de Floriano. Amarante diz a Sandoval que vai voltar a tomar conta de seu criatório de ostras. Lenita se irrita quando a entrega do material para a aldeia atrasa e manda Júlia tomar conta de tudo. Ela fica pasma.
Capítulo 112, 31 de março de 2005 – Francisquinha encontra Lenita e a chama para ir até sua casa, pois percebe que ela não está bem. Nina descobre que Daniel tirou fotos dela sem que ela percebesse e fica emocionada. Rosário pede que Balbino lhe empreste o dinheiro que tem guardado. Robusto diz a Marly que é amigo de Davi e marca um almoço com ela. Sandoval fica impressionado ao ver que as investigações estão avançando. Robusto diz a Marly que quer um emprego ou vai contar que sabe onde Davi está. Ela fala para JJ que tem uma pessoa de confiança para um cargo de segurança e o vilão concorda em fazer uma entrevista com Robusto.
Rosário dá o dinheiro a Lenita e pega o recibo do pagamento do barco. Lenita fica furiosa, mas não tem coragem de enfrentá-la. Rafa diz a Frank que ele já está preparado para mergulhar no mar, deixando-o radiante. Frank pede a Bartô que ele assista a seu primeiro mergulho, comovendo-o. Encarnação mostra a Mariléia e Alice desenhos que fez de roupas típicas para vestir as rendeiras. Alice e Mariléia ficam impressionadas com o talento dela. Rosário garante a Floriano que já resolveu o problema da dívida, deixando-o pasmo. Robusto diz a JJ que passou sete anos na mesma cela que Sandoval.
Capítulo 113, 1 de abril de 2005 – Robusto garante a JJ que é inimigo de Sandoval. Francisquinha dá seu livro de receitas a Daniel e Almerinda e diz que quer que ele seja uma herança para Maria Luísa. Sandoval marca com Encarnação de ir ao cartório registrar Rubico. Ela conta que está envolvida na cooperativa das rendeiras da aldeia. Sandoval vê que Encarnação ainda tem medo de JJ, mas está começando a se libertar dele. Daniel sente falta de Nina, mas não sabe se deve ligar para ela. Rosário confessa para Mariléia que ela e Lenita brigaram, deixando-a pasma. Rafa conta para Amanda que comprou um presente para ela, mas se recusa a revelar o que é. Sandoval diz a Rubico que vai registrá-lo.
Sinésio não gosta de saber que Lenita deixou Júlia encarregada de receber o material na aldeia e manda que ela verifique tudo. Osvaldo fala para JJ que ele já pode começar as obras do resort. Balbino e Abigail ouvem Frank falando sobre uma maldição e ficam desconfiados. Encarnação mostra seus desenhos de roupas açorianas a Lavínia, que fica encantada. Almerinda arruma a casa de Daniel e compra um berço para Maria Luísa. O português liga para Nina, mas ela não atende. Lenita ofende Abigail. Ela conta para a menina que foi sua ama-de-leite e pergunta se ela sabe por que Mariléia não pôde lhe dar de mamar. Mariléia implora a Abigail que não fale nada.
Capítulo 114, 2 de abril de 2005 – Lavínia garante a Amarante que eles vão conseguir entregar a carga dessa vez, pois Robusto está espionando JJ. Mariléia pede que Abigail não revele seu segredo a Lenita. Lavínia diz a Amarante que teria esperado por ele o resto da vida, deixando-o comovido. Daniel insiste em ligar para Nina, mas ela não atende. Almerinda cuida de Daniel e eles ficam cada vez mais próximos. Pedroca ensaia com seus amigos para fazer uma serenata para Idalina, mas o resultado não é nada bom. Lenita pergunta a mãe que segredo ela não queria que Abigail revelasse. Mariléia fica tensa, mas garante que era apenas a história da ama-de-leite.
Robusto e os mendigos fazem uma serenata afinada para Idalina. Pedroca começa a competir com eles e o resultado é uma desafinação só. Idalina joga água em todos para acabar com a barulheira. Robusto anuncia para Sandoval que está trabalhando para JJ, deixando-o eufórico. Idalina garante a Lavínia que não sente falta de Pedroca, mas a dona do bar não acredita. Encarnação mostra a Rubico que Sandoval o registrou e o menino a chama de mãe pela primeira vez. JJ manda que Robusto o mantenha informado de tudo e, diante dele, ordena que Marly espione mais uma vez a aldeia. Robusto conta para Sandoval que é mesmo JJ quem está sabotando a empresa de pesca.
Capítulo 115, 4 de abril de 2005 – JJ fica furioso ao saber que Encarnação deixou que Sandoval registrasse Rubico. Encarnação diz ao irmão que quer dar uma família para o menino, pois nunca conseguiu isso ao lado dele. JJ se lembra de sua mãe e jura para si mesmo que não vai deixar mais ninguém sair de sua vida. Rubico mostra sua certidão a Frank e Gigi, que ficam felizes. Sandoval conta para Daniel que foi JJ quem roubou a carga, após conseguir informações de Marly. Amarante sugere que eles deem informações erradas para Arismar passar para Marly. Daniel e Sandoval dizem a Arismar que o caminhão vai levar a carga pelo mesmo trajeto de antes. JJ fala para Encarnação que vai viajar. Frank dá seu primeiro mergulho no mar e é aprovado por Amanda e Rafa. Rubico e Gigi comemoram.
JJ manda Benvindo roubar a carga do caminhão como fez da primeira vez. Frank diz a Bartô que quer mergulhar atrás do tesouro, mas ele pede que o menino espere Samuca voltar com as informações sobre a maldição. Rafa chama Amanda para um mergulho e, no mar, dá um anel a ela, pedindo-a em casamento. Amanda fica radiante. Encarnação vê Lavínia penando para servir os turistas em seu bar e a ajuda. Sandoval vê e fica alegremente surpreso. Marly passa informações erradas para Benvindo. Amanda conta para Idalina que vai se casar. Lenita pergunta a Abigail qual é o segredo que ela tem com Mariléia. Abigail se esquiva. Nina encontra JJ em seu hotel no Rio.
Capítulo 116, 5 de abril de 2005 – JJ diz a Nina que não quer incomodá-la. Encarnação vê a caixa onde JJ guarda as lembranças da mãe e fica perturbada. Nina pergunta a JJ se ele não quer fazer terapia para se livrar de seus fantasmas. Benvindo fala para Robusto que eles já têm as informações para roubar a nova carga da empresa de Sinésio. Robusto avisa Daniel que JJ engoliu a isca. Amarante garante a Sinésio que sabe por onde levar a carga. Abigail conta para Mariléia que Lenita lhe fez perguntas. Mariléia diz a Sinésio que Lenita descobriu que foi amamentada por Abigail. Sinésio fica muito assustado. Lenita ouve a conversa escondida e fica ainda mais desconfiada.
Rafa diz a Alice que quer dar um jantar para comemorar seu noivado e pede para chamar Prata. Alice garante que não há problema. Daniel descobre que JJ viajou e teme que ele esteja se reaproximando de Nina. Almerinda pede que Daniel não se deixe dominar pela tristeza e ele concorda. Oscar e alguns peões desmatam a área em torno da aldeia para as obras do resort. Amarante acelera a pesca para que Sinésio derrube JJ o mais rápido possível. Daniel e Sandoval se prontificam a ajudar. Alice, Idalina e Mariléia dão os últimos retoques na loja das rendeiras. Nina dá força para JJ continuar a terapia. Mariléia ajuda na cozinha do bar de Lavínia. Daniel liga para o celular de Nina e JJ atende.
Capítulo 117, 6 de abril de 2005 – Lavínia agradece a Mariléia pela ajuda. Gigi comenta que deve ser chato descobrir que se é adotado, deixando Lenita ressabiada. Amarante diz aos pescadores que eles precisam se empenhar para derrubar JJ. Mariléia diz a Abigail que Lavínia vai precisar de ajuda constantemente no bar e sugere que ela cozinhe lá ao invés de trabalhar em sua casa. Abigail concorda. Amarante conta para Lavínia que JJ nasceu na aldeia, e quem fez seu parto foi Francisquinha. Lavínia pede que Amarante tome cuidado com JJ. Mariléia conta para Sinésio que JJ foi atrás de Nina no Rio. Daniel e Almerinda relembram o passado. Lavínia e as mulheres decidem impedir que os peões da obra passem pela aldeia. Francisquinha explica que eles estão apenas cumprindo ordens e convence as mulheres a deixá-los passar.
Rafa convida Prata para seu jantar de noivado. Prata chama Virgínia para ir, mas ela diz que não se sentiria confortável. Abigail diz a Lavínia que vai ajudá-la na cozinha. Rosário decide ajudar Júlia a servir as mesas. Lenita pergunta a Francisquinha se foi ela quem fez o seu parto. Francisquinha se esquiva. Encarnação e Alice perguntam a Francisquinha se ela quer vender renda usando roupas de época. Nina encontra uma Ana Amélia Junqueira na lista e vai até a casa dela.
Capítulo 118, 7 de abril de 2005 – Nina percebe que a dona daquela casa, embora se chame Ana Amélia Junqueira, é jovem demais para ser mãe de JJ. Ana Amélia diz para sua empregada que Nina devia estar à procura de sua tia Naná, que também se chama Ana Amélia. Amarante avisa Sinésio que a carga já está completa e pronta para ser levada. Robusto garante a Benvindo que tem um contato na aldeia que lhe disse que a carga já está a caminho. Benvindo desconfia. Nina diz a JJ que vai voltar para Florianópolis e pergunta a ele como era sua mãe. O vilão afirma que ela era linda, mas que morreu para ele quando o abandonou. Ana Amélia fala para Naná que uma moça de Florianópolis a procurou, deixando-a tensa.
Frank diz a Bartô que quer mergulhar atrás do tesouro, mas ele afirma que só vai permitir depois que eles souberem como anular a maldição. As rendeiras vestem as roupas de época e se preparam para a inauguração da loja. Francisquinha conta para Mariléia e Sinésio que Lenita fez perguntas sobre seu nascimento e os aconselha a contar a verdade. Amarante entrega a carga. Benvindo avisa JJ que o caminhão não apareceu e diz que desconfia de Robusto. Nina conta para Encarnação que JJ está fazendo terapia. Encarnação revela a Nina que sabe onde sua mãe mora no Rio.
Capítulo 119, 8 de abril de 2005 – Encarnação diz a Nina que só tentou falar com sua mãe uma vez durante todos aqueles anos, mas não conseguiu. Almerinda e Daniel se aproximam cada vez mais. A arquiteta se dá conta de que o endereço que Encarnação lhe deu é o mesmo que ela visitou no Rio. Encarnação diz a Nina que só ela pode ajudar JJ e afirma que os problemas dele começaram depois que ela se apaixonou por Daniel. Oswaldo diz a JJ que encontrou um apartamento para Encarnação, deixando-o contrariado. Sandoval comenta com Encarnação que eles estão ficando mais próximos e pergunta se ela acha bom ou ruim. Encarnação fica sem graça. Amarante confessa para Lavínia que o esforço que fez para entregar a carga foi demais, mas pede que ela não conte a ninguém. Lavínia concorda. JJ exige que Oswaldo impeça Encarnação de sair de casa, mas ele se recusa. O vilão provoca Rubico, dizendo que ele vai ganhar um novo pai. Prata chega na festa de noivado de Rafa e Amanda e dá flores para Alice, que fica um pouco perturbada. Amarante confessa a Lavínia que se envolveu com Ylana, quando estava longe. Lavínia diz a Amarante que aquilo não interessa para ela.
Capítulo 120, 9 de abril de 2005 – Alice faz um brinde na festa de noivado que deixa a todos emocionados, especialmente Prata. Rosário conta para Floriano que vai trabalhar no bar de Lavínia. Rafa mostra a Amanda que comprou uma casinha na aldeia para eles morarem. Júlia e Querubim percebem que Lavínia e Amarante estão se dando muito bem e ficam felizes. Garcia diz a Sinésio que ficou muito satisfeito com a carga que ele entregou, deixando-o radiante. Lenita provoca Nina, dizendo que Almerinda e Daniel não se desgrudam. JJ fica furioso ao saber que Encarnação está trabalhando na aldeia. Nina deixa claro para Daniel que tem ciúmes dele com Almerinda. Rosário se recusa a usar roupas muito compridas para trabalhar e Idalina prevê que aquilo vai dar confusão. JJ exige que Encarnação pare de trabalhar na loja, mas ela se recusa. Sandoval adora a atitude dela. Amarante pede Lavínia em casamento. Ela não esconde tamanha felicidade.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 121 a 130 de Como Uma Onda!

