Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 101 a 110 da novela “Como Uma Onda”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 101, 18 de março de 2005 – Almerinda diz a Daniel que quer falar com Nina e marca um encontro com a arquiteta. Amarante fala para Sandoval que gostaria que ele comandasse os pescadores durante sua recuperação. Sandoval fica surpreso e emocionado com a atitude dele. Almerinda garante a Nina que não está com Daniel e pede que a arquiteta o perdoe. Alice conta para Conrado que seu casamento acabou. JJ manda Marly descobrir se os pescadores da aldeia têm condições de cumprir a entrega. Mariléia pede que Abigail teste algumas das receitas do caderno de Francisquinha.
Rafa e Amanda dizem a Rubico, Frank e Gigi que o buraco que leva ao tesouro é muito estreito para eles. Frank diz que vai treinar bastante mergulho para poder pegar o tesouro. Rafa e Amanda concordam com a ideia. Robusto vê o carro de Marly na aldeia e percebe que é o mesmo veículo que estava na casa de Davi. Arismar conta para Robusto e Sandoval que Marly procura detalhes sobre a pesca, deixando-os preocupados. JJ diz a Benvindo que quer que ele e os outros seguranças peguem os peixes da aldeia. Oswaldo conta para Encarnação que não poderia ter adotado seu próprio filho. Júlia fala para Amarante que o que ela e Querubim sentem um pelo outro é amor de verdade. O pescador fica emocionado. Daniel pergunta a Almerinda se ela não quer voltar a Portugal com ele.
Capítulo 102, 19 de março de 2005 – Almerinda pede que Daniel pense melhor pois ela acredita que ele não quer voltar para Portugal. Rosário diz a Floriano que gostaria de pescar com ele, mas o rapaz se recusa a levá-la. Amarante deixa claro para Querubim que vai aceitar o namoro dele com Júlia, deixando-o radiante. Pedroca vê Robusto e Idalina indo embora da aldeia juntos e fica indignado. Rosário pergunta a Floriano se ele vai encontrar Lenita quando diz que vai pescar. JJ dá dinheiro a Rubico para ir ao cinema e fala que ele pode dormir na casa de algum amigo, se quiser. Rubico desconfia desta atitude. Almerinda fala para Daniel que só vai voltar para Portugal com ele se a história dele com Nina estiver realmente acabada. Daniel concorda. Idalina conta para Alice que seu casamento também terminou recentemente e afirma que não há nada melhor do que trabalhar para curar as mágoas. Sandoval não consegue convencer os pescadores a tentar cumprir o que prometeram a Sinésio. Amarante decide ir para o mar para entusiasmar os pescadores, que o seguem. Daniel leva Almerinda para conhecer Francisquinha.
Capítulo 103, 21 de março de 2005 – Júlia pergunta para sua mãe se não seria melhor que Sandoval fosse trabalhar em outro lugar, mas Lavínia garante que, mesmo assim, Amarante não esqueceria o que aconteceu. Alice e Encarnação se envolvem no negócio de renda com Mariléia e as mulheres da aldeia. Rosário comenta com Júlia que sua vida de casada não está boa, pois ela e Floriano não têm dinheiro, não têm uma casa e só brigam. Almerinda comenta com Mariléia que Lenita lhe deu rosas quando ela chegou de Portugal. Amanda e Rafa veem Frank mergulhando e ficam surpresos com a habilidade dele. Rafa e Conrado ficam satisfeitos ao verem que Alice está envolvida no projeto da cooperativa das rendeiras.
Almerinda aproveita as danças açorianas com Daniel. Encarnação diz a Sandoval que concorda que ele registre Rubico, mas pede que ele não use isso para tirá-lo dela. Nina vê Almerinda e Daniel dançando. Mariléia pede que Lenita se afaste de Daniel e Almerinda. Encarnação conta para JJ que vai permitir que Sandoval registre Rubico. O vilão fala para Oswaldo que vai dar um jeito de mandar Sandoval de volta para a cadeia. Nina recrimina Daniel por ele ter levado Almerinda para a aldeia. O português revela a Nina que está pensando em voltar para Portugal com Almerinda.
Capítulo 104, 22 de março de 2005 – Floriano conta para Idalina que os pescadores conseguiram muito peixe, graças à liderança de Amarante. Rosário decide fazer as pazes com Floriano. Lavínia cuida de Amarante e ele se lembra de Ylana, o que o deixa perturbado. Mariléia diz a Sinésio que Lenita está muito ressentida com eles e sugere que eles deixem que ela se envolva no projeto da aldeia. Sinésio concorda. Querubim comenta com Júlia que Amarante está se esforçando mais do que deve para provar que é melhor do que Sandoval. Rosário sugere a Floriano que eles peçam dinheiro emprestado a Balbino para pagar as prestações do barco. Floriano se irrita com Rosário.
Amarante pede que Lavínia deixe que Francisquinha cuide dele, magoando-a. Lenita fica radiante ao ser chamada para fazer parte da empresa. Francisquinha aconselha Amarante a perdoar Lavínia. Sandoval se oferece para liderar os barcos no lugar de Amarante. O pescador se ofende. Lavínia avisa Amarante que não ficará com o pescador se ele não deixar suas mágoas de lado. Almerinda afirma para Daniel que vai voltar para Portugal mesmo sem ele. Marly, a mando de JJ, joga charme pra Arismar e descobre a hora e o local do embarque da encomenda de pescado. JJ dá as informações a Benvindo. Almerinda sente vontade de beijar Daniel, mas resiste.
Capítulo 105, 23 de março de 2005 – Rosário conta para Balbino que ela e Floriano não pagaram as prestações do barco e ele se oferece para ajudar. JJ diz a Encarnação que talvez Sandoval não possa registrar Rubico, deixando-a intrigada. Floriano diz a Balbino que, antes de aceitar seu dinheiro, vai ver se consegue um prazo maior para pagar a dívida sozinho. Floriano conta para Lenita seus problemas financeiros. Sinésio fala para Daniel que os pescadores conseguiram todo o peixe que eles haviam prometido a Garcia. Daniel avisa Sinésio que vai voltar para Portugal. Rosário fica furiosa quando Floriano diz que não aceitou o dinheiro de Balbino. Lavínia diz para a filha que está pensando em deixar a aldeia.
Júlia fica apavorada com a possibilidade de ficar longe de Querubim. Sinésio avisa Nina que Lenita também vai participar da empresa, mas ela não participa do trabalho logo no primeiro dia e a arquiteta desconfia que isto não vai dar certo. Querubim pede que Lavínia não vá embora, deixando-a dividida. Lenita vai visitar Almerinda, fingindo ser amiga dela. A portuguesa diz a Lenita que já sabe que ela armou tudo para separar Nina e Daniel e a expulsa de sua casa. Todos na aldeia perguntam a Daniel por Almerinda. Nina ouve e fica perturbada. Os capangas de JJ perseguem o caminhão frigorífico.
Capítulo 106, 24 de março de 2005 – Mariléia e Encarnação ficam espantadas com a empolgação de Alice com a cooperativa. Quebra-Queixo vê algumas almas onde está o navio afundado, mas acha que é apenas uma procissão. Querubim fala para Júlia que ela pode ficar na aldeia com ele se Lavínia quiser ir embora. Amarante beija Lavínia, mas depois a afasta, dizendo que não pode ficar com ela. Lenita paga as prestações que Floriano devia do barco, deixando-o surpreso. Júlia e Querubim veem Amarante saindo de barco e se preocupam. Oswaldo confessa para Encarnação que JJ havia lhe pedido que a impedisse de alugar um apartamento, mas garante que não vai fazer mais isso.
Encarnação fica chocada com a falsidade do irmão, mas gosta da honestidade de Oswaldo. JJ liga para a polícia e dá queixa de uma carga roubada. Quebra-Queixo conta para Rafa que viu uma procissão mergulhando perto da ilha de Bartô. Sinésio fica sabendo que sua carga foi roubada e fica intrigado quando descobre que uma queixa já foi feita. Os pescadores não se conformam ao saberem do roubo da carga. JJ manda que Benvindo ligue para Sandoval fingindo ser da polícia e conte onde está o caminhão. Sandoval decide ir buscar a carga. Daniel vai junto. Amarante vai até a aldeia de Ylana.
Capítulo 107, 25 de março de 2005 – Ylana conta para Amarante que Capiba não tem se sentido bem, deixando-o preocupado. Floriano se arruma todo para sair e garante a Rosário que vai resolver o problema das prestações do barco. Rosário fica desconfiada. Amarante convence Capiba a ir para a cidade se tratar. Rafa encontra uma bóia antiga perto do local do naufrágio e fica intrigado. Daniel e Sandoval acham o caminhão. A polícia os prende, acusando-os de tê-lo roubado. Sinésio explica para Garcia que não vai poder lhe entregar a carga e diz que ele vai ter que procurar JJ. Floriano garante a Rosário que arrumou o dinheiro, mas não explica onde.
Sinésio desconfia que JJ tenha mandado roubar a carga e teme que Lenita o tenha ajudado, mas Mariléia garante que ela não faria isso. Lenita manda o vilão parar de prejudicar sua família. Mariléia se oferece para vender suas joias para que Sinésio possa pagar os pescadores. Prata examina Capiba e diz que ele não pode fazer uma viagem enquanto não estiver mais forte. Amarante decide que Capiba e Ylana vão ficar em sua casa. Almerinda fala para Nina que Daniel sumiu. Lavínia não gosta de saber que Ylana e Capiba vão se hospedar em sua casa.
Capítulo 108, 26 de março de 2005 – JJ conta para Encarnação e Rubico que Sandoval foi preso por ter roubado o caminhão de Sinésio. Rubico garante para a mãe que tudo não passa de uma armação do vilão. Sinésio fala para os pescadores que eles vão receber pelo peixe que pegaram. Nina conta ao pai que Sandoval e Daniel receberam uma ligação da polícia e foram pegar a carga, mas desapareceram. Um policial fala para Sandoval e Daniel que o caminhão estava sem a carga dentro. Encarnação visita Sandoval e garante que vai ajudá-lo, deixando-o feliz.
Rubico foge de casa, enquanto JJ e Encarnação discutem, e avisa Sinésio que Sandoval e Daniel estão na cadeia. Amarante diz para Lavínia que não gostou de ouvi-la defendendo Sandoval. Ela acusa o pescador de levar Ylana para a casa deles para humilhá-la. Nina conta para Almerinda que Daniel está preso, deixando-a muito abalada. Sinésio prova que Daniel e Sandoval são seus empregados e pede que o delegado os solte. O português volta para casa e Nina o abraça num impulso, mas depois se afasta. Amarante decide levar Capiba e Ylana para a casa de Francisquinha. Sandoval aparece no bar de Lavínia. Amarante vê e decide ir para o barco de Querubim.
Capítulo 109, 28 de março de 2005 – Sandoval percebe que Amarante ficou furioso ao vê-lo e se sente culpado. Nina avisa Encarnação e Rubico que Sandoval foi solto, deixando-os aliviados. Mariléia pergunta a Lenita se ela tem algo a ver com o roubo do caminhão. JJ deixa um lanche no quarto de Nina. Prata fala para Sinésio que está feliz com Virgínia. Mariléia conta para o médico que Alice está muito animada com a cooperativa. Prata acha que a separação está fazendo bem para Alice e fica ressabiado. Francisquinha diz a Amarante que ele pode ser feliz com Lavínia, mas precisa querer que isso aconteça. Júlia conta para a mãe que os pescadores decidiram não sair para o mar, pois ficaram desanimados com o roubo do caminhão.
Lavínia convoca as mulheres dos pescadores e diz que elas é que vão pescar, para dar uma lição nos maridos. Sinésio fala para Nina e Daniel que Garcia fez outra encomenda. A arquiteta diz ao pai que quer viajar sozinha por uns tempos e ele concorda. Os homens ficam pasmos ao ver as mulheres saindo com seus barcos. Ylana dá um beijo em Amarante, que fica constrangido. As mulheres voltam do mar cheias de peixe, para entusiasmo dos homens, que as aplaudem. Pedroca elogia Idalina e lhe dá um beijo. Ela o expulsa de lá. Daniel tenta se aproximar de Nina, mas ela não permite. Lavínia diz para Amarante que vai embora. Ele a beija. Ylana vê.
Capítulo 110, 29 de março de 2005 – Alice trata Carol bem, para espanto dela. Robusto garante a Sandoval que sua prisão foi uma armação de JJ. Nina avisa Lenita sobre sua viagem e pede que ela vá à aldeia receber um material. Robusto diz a Sandoval que quer oferecer seus serviços a Sinésio e esclarecer o roubo do caminhão. JJ garante a Osvaldo que vai acabar com a empresa de Sinésio. Querubim e Júlia veem Amarante e Lavínia juntos e ficam radiantes. Alice fala para Arismar que as rendeiras da aldeia vão alugar a loja que ele tem ao lado do seu bar.
Nina avisa JJ que vai viajar sozinha. O vilão manda que Benvindo descubra para onde ela está indo e com quem. Prata garante a Virgínia que Alice não vai trabalhar muito tempo fora de casa. Robusto vê Marly na empresa de Sinésio e conta para Sandoval que ela é a irmã de Davi. Prata e Virgínia ficam pasmos ao ver o quanto Alice mudou. Benvindo avisa JJ que Nina vai para o Rio sozinha. Ylana diz para Amarante que vai embora da aldeia, mas garante que vai esperá-lo. Lavínia fica furiosa e expulsa Ylana de sua casa. Amarante gosta, mas garante a Lavínia que ela não tem motivos para se preocupar, pois é a mulher da vida dele.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 111 a 120 de Como Uma Onda!

