Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 41, 15 de outubro de 2004 – Letícia diz a Lucrécia que sabe que há pedras no túmulo de Miguel Arcanjo. Lucrécia garante a Letícia que não sabe do que ela está falando. Letícia discute com Lucrécia. Lucrécia passa mal, mas Letícia acha que ela está fingindo e vai embora. Branca encontra Lucrécia desmaiada. Joana se sente culpada por ter demorado tanto a contar a verdade para Letícia e se pergunta se não deve revelar que Andrei é Miguel. Xavier diz a Joana que a culpada de tudo é Lucrécia e pede que ela não faça nada precipitado. Sidarta fala para Lucrécia que ela precisa ir para um hospital, mas ela se recusa. Branca e Olavinho ficam muito preocupados com Lucrécia. Lucrécia diz a Branca que está morrendo e pede que ela se case com Abel. Artur fala para Júlia que quer reatar o namoro com ela.
Júlia concorda em dar outra chance para Artur, mas avisa que ainda não esqueceu Andrei e precisa ir com calma. Ademar, radiante, anuncia para Carmem que ela está grávida. Murilo ouve e fica muito triste. Dandara não passa em um teste de dança e fica arrasada, sentindo saudades de Doidão. Neusa a aconselha a ir encontrar sua família em Ouro Negro, mas ela se recusa. Doidão confessa para Doidona que foi atrás de Dandara. Olavinho diz a Letícia que se algo de grave acontecer com Lucrécia por causa dela, ele vai fazer com que ela se arrependa. Mérilin paga o fotógrafo pelas fotos que ele tirou de Júlia. Júlia vê suas fotos numa revista de fofocas. Miguel liga para Letícia, mas não fala nada.
Capítulo 42, 16 de outubro de 2004 – Miguel sofre por não poder ficar com Letícia. Letícia diz a Anselmo que tem certeza de que era Miguel Arcanjo ao telefone, atendendo ao chamado dela. Anselmo fica apavorado. Júlia fica furiosa ao ver suas fotos na revista e acha que o escândalo vai atrapalhar sua carreira. Dimitri e Miguel chegam em Moscou. Ademar cerca Carmem de cuidados por causa da gravidez, mas continua não deixando que ela faça o que quer. Murilo diz a Rico que perdeu as esperanças de ficar com Carmem depois que ela está grávida de Ademar. Rico fica chocado ao saber que Branca talvez fique noiva de Abel. Linda percebe e se entristece. Lucrécia insiste para que Branca seja gentil com Abel. Mérilin finge para Júlia que está arrasada com as fotos, mas garante que os produtores do programa não vão deixar que ela continue no papel. Artur diz que vai fazer de tudo para impedir que Júlia saia do seriado e conta para Mérilin que ele e Julia voltaram a namorar.
Mérilin fica furiosa, mas disfarça. Betinho conta para Márcia Anita que Pepê acha que ela e os pais são marcianos. Márcia Anita ridiculariza Pepê, que fica furioso. Rico se insinua para Simone, mas ela fala que já tem um par melhor do que ele. Anselmo garante a Letícia que Miguel morreu, mas ela não aceita. Miguel decide entregar o comando de sua empresa a outra pessoa durante um ano para poder se dedicar a sua vingança. Anselmo lembra da felicidade de Miguel com Letícia e pensa que ele só a teria abandonado se realmente estivesse morto. Murilo dá um beijo em Carmem. Teca apresenta Lucas para sua família. Miguel sonha com Letícia lhe perguntando por que ele quer apagá-la de sua lembrança.
Capítulo 43, 18 de outubro de 2004 – Miguel acorda atormentado com o sonho com Letícia. Letícia recusa o carinho de Anselmo. Murilo se declara para Carmem, mas reconhece que precisa ir embora casa de Ademar. Lucrécia diz a Lucas que não o quer mais em sua casa. Teca diz que vai pedir desculpas ao amigo. Olavinho manda a filha para o quarto por ter destratado a avó a e a mãe. Abel reclama do clima que existe na casa. Artur admira Júlia. Carlos se enche de Sofia, que não o larga. Joana avisa Letícia que vai se demitir, pois não aguenta ser tratada com frieza. Joana sai da sala e chora. Linda aconselha Branca a não se casar com Abel, se não gostar dele.
Teca pede desculpas a Lucas. Ele avisa que ela deve procurar outro amigo e chora quando ela vai embora. Pepê não quer ir ao psicólogo. Dandara avisa Neusa que está indo para Ouro Negro. O promotor aconselha que Moacir reúna testemunhas para processar Lucrécia pela morte do ex-delegado Lázaro. Miguel fica feliz porque Leon vai cuidar de seus negócios. Joana conta para Miguel que não quer mais mentir para Letícia. Murilo comenta com Linda que precisa arranjar um lugar para morar. Linda beija Rico e jura que ele vai se apaixonar por ela. Júlia beija Artur sem paixão. Miguel liga, Aída atende e ele desliga. Sonya, a filha de Miguel, chega.
Capítulo 44, 19 de outubro de 2004 – Sonya e Miguel se abraçam carinhosamente. Ela estranha quando Dimitri chama o pai de Miguel, que promete contar tudo o que descobriu em Ouro Negro. Letícia tem certeza que Miguel vai lhe ligar. Pimenta garante a Pedro que Maria está bem. Lucas conversa com Joana sobre racismo e chora. Ademar se irrita porque Lucrécia ironizou a sua paternidade tardia. Carmem se preocupa porque o marido quer um filho homem. Simone conta para Letícia que Miguel mandou construir dois túmulos antes de voltar para a Rússia. Miguel diz à filha que vai voltar ao Brasil para se vingar. Anselmo garante a Letícia que Miguel não está vivo. Abel conta que vai se casar com Branca.
Letícia fica perplexa. Sidarta manda que Doidona pare de dizer que ele tem uma filha bastarda. Ademar surpreende Carmem com o pôster de Paulo Roberto, rasga-o e manda Rosário jogar os pedaços no lixo. Carmem beija uma parte do pôster e pensa em Murilo. Moacir avisa Miguel que os crimes contra a sua família prescreveram. Lucrécia pressiona Ademar para que ele descubra tudo sobre as sepulturas. Letícia insiste que Anselmo impeça o casamento de Abel e manda ele falar com Lucrécia. Joana fica brava ao saber que Lucas foi maltratado por Lucrécia. Miguel fica furioso ao descobrir que Dimitri deu a sua medalha para Sonya. Letícia chama Branca para uma conversa. Joana enfrenta Lucrécia.
Capítulo 45, 20 de outubro de 2004 – Joana ameaça Lucrécia. Lucrécia manda que ela saia pela porta dos fundos. Letícia pergunta se Branca está grávida, e ela nega. Abel fica furioso ao ver a mãe conversando com Branca. Sonya pede para ir para o Brasil junto com o pai. Carlos dispensa Sofia. Júlia diz que vai procurar um lugar para morar sozinha, longe do irmão, mas Carlos não acredita nisso. Lucrécia manda Anselmo convencer a mulher a aceitar o casamento de Abel. Dimitri diz a Miguel que tem certeza que Letícia está sofrendo muito. Abel alega que Lucrécia sempre ajudou a empresa do pai, embora a mãe não goste dela. Rosário percebe o clima entre Murilo e Carmem. Pepê diz que nunca vai parar de fantasiar com marcianos. Márcio Estrela quer saber quando Betinho vai pedir a mão de Márcia Anita, mas depois diz que é só uma brincadeira.
Anselmo acha que Letícia suspeita que ele tem um acordo com Lucrécia e nega. Letícia se abala quando o telefone toca e ninguém fala. Miguel reclama que Dimitri não o deixa esquecer Letícia. Carmem imagina uma conversa com Paulo Roberto, que se declara. Teca vê Betinho com Márcia Anita e abraça Lucas. Dandara diz que vai ficar incógnita em Ouro Preto. Mérilin avisa Júlia que ela foi demitida por causa das fotos. Joana estranha quando Letícia recebe um telefonema e pergunta se é Miguel no outro lado da linha, embora ninguém fale. Miguel acha que Joana contou a Letícia a sua verdadeira identidade. Tenório espalha óleo na pista e Joana capota com o carro.
Capítulo 46, 21 de outubro de 2004 – Tenório vê Joana inerte dentro do carro e avisa alguém que o serviço foi feito. Letícia se desespera ao saber do acidente. Sonya quer saber quem é a mulher do medalhão, mas Miguel desconversa. Letícia se alegra ao saber que Joana está saindo do hospital e providencia flores. Anselmo afirma que o acidente serviu para que as duas se reconciliassem. Lucrécia relembra o passado, quando pediu que Mikhail fizesse um retrato seu. Olavinho conta para a mãe que Aída lhe deu um ultimato. Letícia e Joana se abraçam, comovidas. Pepê convida Kiko e Dudu para aguardarem a nave espacial no meio do mato. Teca e Lucas negam estar namorando, quando Doidona pergunta. Maria escolhe um lugar para seu casamento. Aída diz que também vai se casar, mas por enquanto o nome do noivo é segredo.
Artur procura Júlia no restaurante em que ela começa a trabalhar como garçonete e promete falar com o produtor do seriado. Ademar reclama de Carmem, que não cuida da casa. Carmem, prostrada pela perda do bebê, não consegue se animar. Letícia confessa a Joana que só pensa na possibilidade de Miguel estar vivo e que nem deixa Anselmo se aproximar. Lucas, Bruno e Jefferson tocam na rádio um rap contra o preconceito. Lucrécia acha que é uma provocação e fica indignada ao saber que Teca está com eles. Lucas dá um beijo em Teca. Sidarta garante a Isadora que jamais a traiu. Dandara se despede de Neusa e viaja. Albert deixa Mário no spa. Branca diz a Abel que tem nojo dele. Joana revela para Letícia que Andrei é Miguel Arcanjo.
Capítulo 47, 22 de outubro de 2004 – Letícia mal consegue respirar de tanta emoção. Xavier conta a Miguel que Letícia e Joana se reconciliaram. Letícia se lembra dos momentos em que esteve com Andrei. Ademar entrega a Anselmo documentos falsos de óbito de Miguel Arcanjo. Lucrécia manda Teca se afastar de Lucas. Teca diz que a avó não é superior a ninguém e desaba em lágrimas. Lucrécia se lembra do passado quando tentou seduzir Mikhail. Teca confessa a Linda que gosta mesmo é de Betinho. Letícia pede ajuda a Joana para encontrar Miguel. Pedro reage ao ver a reportagem escandalosa com Júlia.
Carlos conta para a irmã que Mérilin armou contra ela. Júlia derruba um sundae na cabeça de Mérilin na frente de um fotógrafo. Joana promete conseguir o paradeiro de Miguel. Anselmo entrega a Letícia provas falsas de que Miguel está sepultado em outra cidade. Joana implora para que Letícia não fale nada. Doidona dá aula de dança no Spa. Sidarta reclama da mãe e Isadora diz que quem precisa de psiquiatra é ele. Dandara preenche a sua ficha no spa e antipatiza com Simone. Murilo consola Carmem e insiste para que ela coma. Moacir pede Eurídice em casamento. Xavier encontra Ana deitada doente em um casebre. Letícia avisa Anselmo que quer se separar.
Capítulo 48, 23 de outubro de 2004 – Anselmo garante que sempre fez tudo por Letícia e até conseguiu a prova de que Miguel está morto. Letícia fala que o documento deve ser falso. Anselmo se ajoelha aos pés de Letícia. Abel sofre com a cena e sai correndo de moto. Ana arruma em sua maleta diversos recortes sobre os Karamazov. Xavier encontra Ana. Pedro concorda que Abel fique morando com ele, desde que trabalhe na oficina. Pimenta faz um brinde aos noivos. Miguel sabe que Letícia não conseguirá ficar com ele, porque ele vai destruir a família dela. Anselmo implora que Letícia espere pelo casamento de Pedro para se separar. Ela concorda que ele fique morando na casa até a festa.
Xavier chega em casa com Ana. Pepê faz planos para conseguir passar a noite fora com Dudu e Kiko. Doidona conta para o marido que sonhou com Dandara chegando em Ouro Negro. Dandara se consulta com Sidarta e faz perguntas sobre a família do médico. Aída garante a Olavinho que tem trunfos contra Lucrécia. Anselmo pega uma arma antiga, mas guarda-a de volta. Pedro dá força a Abel, o que comove Letícia. Lucrécia teme as ameaças de Aída. Ademar briga com Carmem, que chora e é consolada por Murilo. Branca procura Rico. Sid flagra os meninos arrumando tudo para passar a noite fora. Joana fica intrigada com a pasta que Ana não larga. Sonya diz que sabe o nome da mulher que o pai ama e ele olha feio para Dimitri. Pedro pergunta à mãe se ela está se separando por causa de Andrei.
Capítulo 49, 25 de outubro de 2004 – Letícia tenta não mentir para Pedro e diz que vai se separar de Anselmo simplesmente porque não o ama mais. Miguel confessa para Sonya que Letícia é uma mulher que ele já amou muito. Carmem explica para Murilo que não pode se separar de Ademar, pois sua família depende dele. Miguel contrata um detetive russo para investigar Lucrécia, Olavinho, Anselmo e Ademar. Letícia recebe vários buquês de girassóis e fica decepcionada ao ver que eles são de Anselmo. Pepê se irrita ao pensar em acampar com Sidarta, pois sabe que com ele lá, os marcianos não vão aparecer. Betinho caçoa dele. Dandara vai fazer a aula de dança do spa, mas foge ao perceber que a professora é Doidona. Pimenta leva Ana para a casa de Margarida, deixando Dudu com ciúmes.
Branca diz a Teca que se o rapaz de quem ela gosta a quiser, ela não vai se casar com Abel. Lucrécia ouve. Branca diz a Rico que quer dar seu primeiro beijo num homem que ame. Rico quase beija Branca, mas depois diz que não quer se aproveitar dela. Abel parte para cima de Rico. Joana percebe que Ana carrega sempre uma pasta e diz a Letícia que vai tentar descobrir o que é. Ana fica apavorada. Dimitri não convence Miguel a desistir de sua vingança e decide voltar para o Brasil com ele. Márcio, Anita e Márcia Anita pedem para participar do acampamento com Sidarta e os meninos. Anselmo prepara um jantar romântico para Letícia. Lucrécia flagra Teca e Branca voltando para casa. Sonya dá uma imagem de Miguel Arcanjo a Miguel. Miguel liga para Letícia.
Capítulo 50, 26 de outubro de 2004 – Anselmo pega o telefone da mão de Letícia e o desliga, falando que é um absurdo ela falar com Andrei na frente dele. Letícia diz a Anselmo que só está em sua casa porque ele implorou que ela ficasse. Dimitri diz a Miguel que ele não deve revelar sua verdadeira identidade a Letícia para não colocá-la em perigo. Miguel pergunta a Dimitri como Letícia pôde se casar com um homem como Anselmo. Pedro vai buscar Maria na casa dos pais. Lucrécia diz a Branca que lamenta não poder confiar nela e afirma que Abel não vai mais querê-la como noiva. Branca morre de culpa. Letícia reza para Miguel Arcanjo. Pedro sofre um acidente grave na estrada, mas não se fere. Miguel sente que algo aconteceu. Abel diz a Lucrécia que ficou realmente com ciúmes ao ver Branca com Rico e fala que está se apaixonando por ela.
Lucrécia diz a Abel que ele está proibido de se apaixonar por Branca. Betinho e Mário se vestem de marcianos para assustar Kiko, Dudu e Pepê. Rico pergunta a Linda como está Branca, deixando-a furiosa. Dandara esbarra em Murilo e é grossa com ele, que fica sem entender nada. Doidona recebe em casa o resultado de um exame, e diz para Doidão dizendo que foi algo apenas preventivo. Maria diz a Letícia que Pedro não foi buscá-la, deixando-a em pânico. Miguel comenta com Dimitri que sonhou que tinha um filho homem e que o perdia. Moacir e Anselmo saem em busca de Pedro. Ademar diz a Lúcia que está fazendo novos negócios que vão lhe render muito dinheiro. Pedro conta para Letícia que foi salvo por São Miguel Arcanjo.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Começar de Novo!

