Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 131 a 140 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 131, 28 de janeiro de 2005 – Miguel descobre que dentro do embrulho estão as alianças de casamento de seus pais. Ele fica muito emocionado e pergunta a Ana onde ela as achou, mas ela não responde. Elvira diz a Moacir que o ama, mas explica que teve que magoá-lo para salvar a vida de Jackson. Moacir pergunta quem estava ameaçando Jackson, mas Elvira teme ser descoberta e desliga. Sonya diz a Moacir que o fato dele ter ficado bêbado deve ter sido parte do plano para destruir sua reputação. Moacir fica feliz por saber que Elvira o ama de verdade e garante a Sonya que não vai perdê-la. Júlia pede que Pedro a perdoe. Pedro explica para Júlia que não lhe deseja mal, mas não consegue mais confiar nela. Júlia fica arrasada, mas não insiste. Miguel diz a Dimitri que ele e Letícia vão se casar com as alianças de seus pais.
Rosário fala para Tenório que não vai voltar a trabalhar para Ademar. Artur pergunta a Carmem se ela não quer viajar com ele, mas ela continua tratando-o com frieza. Anselmo diz a Letícia que não vai aceitar que ela se case com Miguel, pois vendeu a alma ao diabo para ficar com ela. Letícia fica impressionada com as palavras de Anselmo. Sonya e Moacir pedem a ajuda de Pedro para descobrir onde Elvira está e quem a ameaçou. Gigi pega a moto de Pedro para ir conversar com Júlia. Júlia diz a Gigi que Pedro lhe tirou todas as esperanças e que está pensando em se mudar de Ouro Negro. Gigi se oferece para se mudar para a república se Júlia continuar em Ouro Negro. Carmem liga para Murilo. Dandara percebe e fica irritada. Doidona garante a Miguel que também vai ser tocada pelo poder de Ana. Letícia pede para conversar com Pedro.
Capítulo 132, 29 de janeiro de 2005 – Letícia conta para Pedro que ela e Miguel vão dar um jantar de noivado e o convida para ir. Pedro fala para Letícia que não sente raiva dela, mas ainda não conseguiu perdoá-la. Letícia não insiste mas fica arrasada, deixando Pedro culpado. Gigi perde o controle da moto de Pedro e sai da estrada. Miguel encontra Gigi desmaiada. Branca acha que Linda pode estar esperando um filho de Rico e que isso pode reaproximá-los. Linda garante a Branca que Rico jamais iria assumir um filho. Murilo explica para Dandara que precisa ajudar Carmem e ela concorda. Moacir decide procurar Elvira pelas redondezas, pois sente que ela ainda não foi embora. Miguel leva Gigi a um hospital, mas logo percebe que ela não se machucou. Letícia aconselha Sonya a dar uma nova chance a Carlos.
Lúcia anuncia para Lucrécia que decidiu se candidatar a vice-prefeita de Ouro Negro. Olavinho fala para Lucrécia que não vai mais permitir que ela lhe dê ordens. Lucrécia fica furiosa, mas finge aceitar. Gigi percebe que destruiu a moto de Pedro no acidente e teme a reação dele. Linda fala para Rico que está grávida. Rico fica radiante e diz a Linda que vai cuidar dela e do bebê. Anselmo se oferece para ajudar Aída com Mário. Dimitri avisa Miguel que Leon está se preparando para tomar conta de seus negócios na Rússia. Pedro fica furioso ao saber que Gigi destruiu sua moto, mas depois ri da situação. Sonya e Pedro encontram Elvira. Elvira se recusa a ver Moacir, mas manda que Pedro o avise que sua vida está correndo perigo se ele continuar em Ouro Negro. Miguel desmaia diante de Letícia.
Capítulo 133, 31 de janeiro de 2005 – Miguel acorda do desmaio e garante a Letícia que está se sentindo bem. Letícia pede que Miguel procure um médico, mas ele diz que os desmaios são sequelas do tiro que levou. Sonya insiste para que Elvira revele quem a ameaçou, mas ela se recusa e desaparece. Ademar espera até o último minuto para ver se Carmem se arrepende e volta para ele, então decide ir à sua festa de noivado. Artur sai sem Carmem mais uma vez, deixando-a chateada. Lucrécia fica furiosa ao ver Letícia e Miguel juntos e felizes e garante a Ademar que vai acabar com a alegria deles. Pedro fala para Gigi que ela pode ficar morando em sua casa, contanto que faça as tarefas domésticas para pagar o que deve.
Miguel dá a Letícia a aliança que foi de sua mãe. Lucrécia percebe e fica furiosa. Miguel manda que Ademar e Olavinho acalmem Lucrécia, avisando que não vai perdoá-la se ela estragar aquela noite. Rico anuncia que Linda está grávida de um filho seu. Lucrécia expulsa Linda de casa, mas Rico diz que ela pode ir morar com ele. Letícia e Miguel não deixam que Lucrécia estrague seu jantar e voltam para casa felizes. Betinho explica para Isadora que vai virar surfista profissional depois que ganhar o campeonato. Sonya pede que Miguel ajude Elvira. Doidona descobre num de seus baús a escritura da mansão de Lucrécia. Miguel conhece Estevão, o novo delegado de Ouro Negro.
Capítulo 134, 1 de fevereiro de 2005 – Ademar explica para Miguel que Moacir foi transferido por causa de sua má conduta. Joana fica furiosa ao saber que Moacir foi transferido. Ademar diz a Lucrécia que Estevão parece ser fácil de corromper. Doidona percebe que a casa de Lucrécia lhe pertence. Miguel explica para Sonya que precisa conhecer Estevão melhor para saber de que lado ele está. Moacir se despede de Miguel e pede que ele cuide de Ouro Negro. Gigi faz um café-da-manhã exótico para Pedro, que fica irritado com as confusões dela. Maria e Betinho começam sua participação no campeonato de surfe, cada um em uma categoria. Dandara sente uma tontura, mas não deixa que Sidarta perceba. Rico avisa Aída que não vai mais sair de Ouro Negro, mas Aída conta que já contratou outro professor para o lugar dele.
Moacir pede que Pedro guarde os relatórios de suas investigações e só os entregue a Estevão se tiver certeza de que ele é honesto. Ademar descobre que Mérilin é cheia de caprichos e sente cada vez mais saudades de Carmem. Carmem diz a Artur que nunca se sentiu tão sozinha, deixando-o culpado. Joana confessa para Letícia que está arrasada com a partida de Moacir. Letícia fala para Joana que talvez Moacir seja mais feliz em outra cidade. Estevão vai se hospedar no spa. Dimitri acha Estevão elegante demais para um delegado. Anselmo deseja a Letícia felicidades em seu casamento. Letícia não acredita nas boas intenções de Anselmo. Elvira aparece na casa de Moacir em Ouro Negro, dizendo que o ama e que quer ir embora junto com ele. Joana acusa Elvira de destruir a vida de Moacir. Maria ganha a final feminina do campeonato de surfe. Elvira pede ajuda a Miguel e Letícia.
Capítulo 135, 2 de fevereiro de 2005 – Elvira explica que está sendo ameaçada, mas não quer perder Moacir. Miguel garante a Elvira que nada acontecerá com ela. Joana fala para Xavier que não acredita que Elvira estivesse sendo chantageada. Doidona avisa Sidarta que Lucrécia vai sofrer se a casa dela for mesmo sua. Sidarta fica pasmo com a situação. Betinho ganha o campeonato de surfe em sua categoria. Maria fala para Pedro que vai usar a passagem que ganhou de prêmio e se mudar para a Austrália. Elvira pede desculpas a Aída por ter sumido sem explicações e garante que está tentando organizar sua vida. Gigi fica irritada com as implicâncias de Pedro e o acusa de não saber aproveitar as coisas boas da vida.
Pedro fica abalado com as palavras de Gigi, mas não dá o braço a torcer. Rico pede a Murilo para se mudar com Linda para a república e ele concorda. Ademar avisa Lucrécia e Olavinho que a prefeitura está completamente sem dinheiro. Branca diz a Abel que está com inveja de Linda, pois queria estar grávida também. Sidarta vê Dandara dando seu jantar para Spock e fica preocupado. Moacir explica para Elvira que acredita nela, mas ainda está muito magoado. Elvira fica arrasada. Júlia lembra do fora que Pedro lhe deu e fica triste, mas Kiko, Pepê e Dudu a consolam. Lucrécia visita o armazém de Ademar e diz que quer retomar seus antigos “negócios”. Estevão vai até o armazém e pergunta a Ademar e Lucrécia o que funciona ali.
Capítulo 136, 3 de fevereiro de 2005 – Estevão diz a Ademar e Lucrécia que é de uma família rica e tornou-se delegado apenas por passatempo. Lucrécia simpatiza com Estevão, mas manda Ademar investigá-lo. Gigi tropeça e cai no colo de Pedro. Pedro quase beija Gigi, mas se controla a tempo. Rico e Linda se mudam para a república. Tenório vê uma revista que tem fotos de Mérilin e se interessa por ela. Maria se despede de Pedro e vai embora de Ouro Negro. Doidona pergunta a Ana se foi ela quem colocou a escritura da casa de Lucrécia em seu baú e ela nega. Doidão conta para Miguel que Doidona encontrou a escritura da casa de Lucrécia em seu nome. Simone avisa Lucrécia que Elvira voltou para Ouro Negro. Lucrécia manda Ademar se livrar de Elvira. Ademar avisa Elvira que ela vai se arrepender se não sair da cidade.
Elvira garante a Ademar que está sendo protegida por alguém poderoso. Júlia pede que Artur tente conseguir um emprego para ela. Carmem sente ciúmes. Sidarta fala para Isadora que acha que Dandara está comendo pouco. Carlos percebe que Pedro está interessado em Gigi, mas ele não admite. Mário tem uma briga com Aída e decide se mudar para a casa de Olavinho. Elvira confessa para Miguel que está pensando em retomar sua carreira de cantora. Júlia ouve uma conversa de Carlos no telefone e descobre que ele está devendo dinheiro para alguém. Lucrécia pede para conversar com Anselmo. Pedro atende um telefonema de Johnny, ex-marido de Gigi. Miguel chama Estevão para jantar. Estevão fala russo com Dimitri, deixando-o pasmo.
Capítulo 137, 4 de fevereiro de 2005 – Estevão confessa para Dimitri que só sabe aquela frase em russo. Miguel observa Estevão, tentando descobrir se pode confiar nele. Letícia conta para Joana que Miguel vai proteger Elvira, deixando-a contrariada. Pedro anota um recado de Johnny para Gigi e fica com ciúmes. Lucrécia ameaça contar a todos que foi Anselmo quem atirou em Miguel se ele não voltar a ajudá-la com o contrabando. Albert tenta convencer Mário a se entender com Aída, mas ele não quer nem saber. Dimitri fica espantado com o ar aristocrático de Estevão e acaba sendo conquistado por ele. Estevão faz perguntas a Miguel. Betinho é grosseiro com Dandara. Dandara sente uma tontura e quase cai. Letícia vê e a manda descansar. Carlos pede dinheiro emprestado para um agiota e garante que vai pagar no prazo.
Miguel fala para Dimitri que Estevão está do lado deles. Dimitri adivinha que Miguel sabe mais sobre Estevão do que está revelando. Ademar garante a Lucrécia que eles vão conseguir corromper Estevão. Doidona diz a Doidão que tem certeza de que a escritura terá validade legal. Gigi fica muito perturbada ao saber que Johnny ligou para ela, deixando Pedro contrariado. Júlia implora que Carlos não se meta em confusão. Mário diz para Lúcia que quer morar com ela e Olavinho e comenta que é herdeiro de uma grande fortuna. Lúcia fica muito interessada e se finge de boazinha para Mário. Gigi tenta ligar para Johnny, mas não entende a letra de Pedro e só disca para números errados. Aída exige que Olavinho lhe devolva Mário. Mário fala para Aída que quer ficar morando com a família de seu pai. Doidona mostra a escritura a Miguel e garante que ela é verdadeira.
Capítulo 138, 5 de fevereiro de 2005 – Miguel respeita a intuição de Doidona, mas avisa que é melhor que eles consultem um especialista. Doidona concorda e conta para Miguel que tem certeza que foi Ana quem fez com que ela encontrasse a escritura. Aída avisa Mário que vai lutar por ele na justiça. Lucrécia não quer que Mário more em sua casa e convence Lúcia a achar o mesmo. Lúcia fala para Mário que é melhor que ele fique com Aída até que o juiz resolva qualquer coisa. Olavinho concorda, deixando Mário decepcionado. Pedro fala para Gigi que não quer que ela faça bagunça em sua casa e pede que ela dê aulas de inglês em outro lugar. Carmem fica com ciúmes ao saber que Júlia talvez se torne o par romântico de Artur num seriado e pede que Murilo descubra se ela está pensando mesmo em ir para o Rio.
Dandara ouve Murilo falando ao telefone com Carmem e não gosta. Sonya vê Carlos apostando dinheiro com alguns homens. Elvira se sente culpada por ter deixado Joana magoada. Anselmo diz a Lucrécia que não vai ceder à chantagem dela, afirmando que seu crime já prescreveu, enquanto os dela não. Lucrécia percebe que Anselmo não está brincando e fala que vai parar de chantageá-lo. Aída pede que Mário tome cuidado com Olavinho. Mérilin não permite que Ademar contrate Rosário e ele diz que ela terá que cuidar dos serviços da casa. Miguel pergunta a Ana se foi ela quem colocou a escritura no baú de Doidona. Isadora cai da escada e sente dores fortes, deixando Márcia Anita e Betinho assustados. Pedro anda com uma moto emprestada e acaba espirrando água em Letícia.
Capítulo 139, 7 de fevereiro de 2005 – Pedro fica arrasado por ter sujado Letícia de lama e a leva até sua casa para ela se limpar. Miguel pergunta a Ana onde encontrou a escritura da casa de Lucrécia e as alianças de seus pais. Ana fica perturbada com as perguntas de Miguel e ele decide não insistir. Betinho e Márcia Anita avisam Sidarta que Isadora sofreu uma queda. Isadora garante a Betinho e Márcia Anita que está bem, mas no fundo se preocupa com o bebê. Ademar avisa Mérilin que ou ela aceita que Rosário volte a trabalhar em sua casa ou ela mesma terá que fazer o serviço doméstico. Mérilin fica furiosa, mas disfarça e diz a Ademar que ele pode contratar Rosário. Gigi e Júlia convidam Miguel e Estevão para jogar tênis com elas. Virgínia percebe que Delfino engordou no spa e descobre que ele está comprando chocolate escondido do novo professor de ginástica e conta para Aída. Pedro se esquiva de conversar com Letícia, mas é gentil com ela.
Letícia fica frustrada, mas se dá conta de que conseguiu se reaproximar um pouco de Pedro. Sidarta vê que não há nada de errado com Isadora, mas pede que ela descanse e tome mais cuidado. Estevão estranha quando Gigi comenta que já foi casada com Miguel. Virgínia fica furiosa ao saber que Delfino estava comendo chocolate escondido e avisa que o casamento deles acabou. Delfino não acredita nas ameaças de Virgínia e decide comer bastante para se vingar do tempo que passou no spa. Ademar fala para Mérilin que ela vai ter que pedir que Rosário volte a trabalhar para ele. Lucrécia comenta com Lúcia que pode precisar de favores dela quando ela for vice-prefeita. Lúcia garante a Lucrécia que ela vai ter que lhe pagar muito bem. Gigi fica apavorada ao saber que Estevão é delegado, com medo de que ele saiba das falcatruas de Johnny. Delfino percebe que Virgínia está indo embora e tenta impedi-la. Gigi se esconde de Estevão. Ele percebe e pergunta a Gigi por que ela está fugindo dele.
Capítulo 140, 8 de fevereiro de 2005 – Estevão pergunta a Gigi se ela tem medo de alguma coisa e ela garante que não. Virgínia vai embora e Delfino vai atrás. Aída fica aliviada por Virgínia e Delfino terem deixado o spa. Letícia pergunta a Joana se ela ficou chateada ao vê-la fazendo massagem com Elvira. Joana deixa claro que não suporta Elvira. Sonya ouve Elvira cantando e diz que ela deveria se dedicar a sua carreira de cantora. Sidarta pede que Betinho, Márcia Anita e Pepê tomem conta de Isadora. Estevão fala para Miguel que vai retomar as investigações de Moacir e pede que ele dê um depoimento. Gigi tem certeza de que Estevão está querendo prendê-la. Mérilin convida Rosário a voltar para a casa de Ademar. Rosário responde que não vai voltar a trabalhar para Ademar de jeito nenhum, deixando Mérilin preocupada. Rico conta para Linda que Aída despediu o novo professor de ginástica e lhe deu seu emprego de volta.
Júlia comenta com Murilo que vai ter que se mudar para o Rio ou para São Paulo se quiser trabalhar como atriz. Artur fica chateado ao saber que Júlia não conseguiu o papel em sua série. Carmem sugere a Artur que eles voltem a Ouro Negro, mas ele se recusa, deixando-a desconfiada. Doidona avisa Doidão que Isadora terá problemas durante a gravidez. Johnny telefona novamente para a casa de Pedro, que anota o recado. Gigi fica animada ao saber que Johnny ligou e confessa para Pedro que está louca para sair de Ouro Negro, deixando-o perturbado. Júlia acha que Carlos está se envolvendo em confusão e se preocupa com ele. Sonya comenta com Letícia que elas precisam ajudar Elvira. Pedro explica para Gigi que ela não vai conseguir sair do Brasil sendo procurada pela polícia. Gigi fica chateada e Pedro, satisfeito. Mérilin conta para Ademar que Rosário não quis voltar e ele exige que ela arrume a casa. Doidona decide entrar na casa de Lucrécia. Doidão fica preocupado.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 141 a 150 de Começar de Novo!

