Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 101 a 110 da novela “Começar de Novo”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 101, 24 de dezembro de 2004 – Sonya e Dimitri ficam constrangidos ao verem Gigi beijando Miguel, mas disfarçam. Lucrécia começa a andar sozinha mas, ao ver Letícia, finge que só consegue mover a mão esquerda com dificuldade. Letícia fica emocionada com Lucrécia, para alegria dela. Anselmo fala para Ademar que ainda vai ficar morando na casa de Letícia por uns tempos. Olavinho pede que Letícia o perdoe por ter mentido na história das promissórias, mas ela se recusa. Rosário vai passar o Natal com sua família e Ademar fica completamente sozinho. Xavier conta para Miguel que o local deserto onde Ana os levou era habitado por três famílias e todos morreram num incêndio misterioso. Isadora confessa para Doidona que está morrendo de saudades de Pepê.
Dandara aconselha Linda a voltar com Rico, dizendo que se ele não gostasse dela de verdade já tinha arrumado outra. Betinho dá um anel a Teca de Natal e diz que ela é a mulher da vida dele, deixando-a encantada. Mário conta toda a sua história para Márcia, que fica impressionada e o perdoa. Miguel mostra a foto antiga da menina que parece com Ana a Doidão e Doidona, que ficam pasmos. Sidarta pede que Isadora o perdoe, mas ela continua irredutível. Letícia lembra de quanta ternura havia entre ela e Miguel e se entristece. Ademar é visitado por Dr. Ítalo, o político já falecido que lhe ensinou tudo o que sabe. Ítalo explica que é um dos fantasmas que Ademar irá ver neste Natal, para fazê-lo arrepender-se de sua conduta.
Sonya começa a gostar mais de Gigi, para alegria de Miguel. Anselmo garante a Pedro que vai sair em breve da casa de Letícia. Pedro não fica muito convencido. Mário fica decepcionado ao ver que seu pai adotivo apenas lhe mandou dinheiro de Natal. Moacir leva Elvira para passar o Natal com sua família. O segundo fantasma leva Ademar para ver aqueles que são mais generosos com os outros na noite de Natal. Rico aparece na festa de Natal da família de Linda, que finge estar zangada, mas no fundo fica feliz. Ana pede que Xavier venha com ela. O terceiro espírito mostra a Ademar que ele vai morrer sozinho. Ana faz com que Xavier a eleve até o chalé de Miguel e entrega a ele uma bonequinha russa chamuscada.
Capítulo 102, 25 de dezembro de 2004 – Miguel pergunta a Ana se a bonequinha era dela, mas ela nega. Gigi pede que Xavier lhe explique que mistério é aquele mas ele diz que é melhor que ela pergunte ao seu marido. Miguel dá uma enorme boneca de porcelana de presente para Ana. Anselmo tenta se insinuar para Letícia, mas ela deixa claro que ele não vai conseguir nada. Lucrécia olha com desprezo para Anselmo. Rico observa tudo. Linda confessa para Rico que gostou de vê-lo em sua casa e eles se beijam. Ademar vai para a casa de Lucrécia no final da noite, muito abalado pelas visitas que recebeu. Letícia e Miguel se encontram na casa de Joana. Miguel dá uma joia a Letícia e confessa que seu casamento com Gigi é uma farsa para protegê-la.
Letícia não aceita a joia, mas garante a Miguel que vai estar lhe esperando, quando sua vingança acabar. Gigi passa o Natal sozinha e triste, mas diz para Miguel que recebeu milhares de telefonemas. Pedro dá um monte de lindas conchas para Júlia de Natal, deixando-a emocionada. Lucrécia flagra Rico saindo do quarto de Linda de manhã. Linda quase morre de vergonha. Rosário tenta agarrar Tenório, que escapa dela. Joana estranha ao saber que Jairo acordou no dia de Natal reclamando de torcicolo e decidiu ir até o spa. Margarida fala para Joana que está com um péssimo pressentimento.
Maria conta para Jairo que Simone, a mando de alguém que ela não sabe quem foi, pediu-lhe que desse em cima dele para desestabilizar sua família. Jairo fica pasmo. Márcia Anita conta para Teca que ela e Mário estão namorando sério. Simone fala para Doidona que Lucrécia quer se tratar com a massagista japonesa de novo. Doidão tenta impedir Doidona de ir, em vão. Rosário fala para Simone que quer se internar no spa. Elas duas trocam insultos. Carlos implora que Sonya lhe dê uma chance, mas ela não quer nem saber. Márcio dá um siri para Mérilin. Doidona vai vestida de japonesa até a casa de Lucrécia. Elas duas se encaram. Gigi fala para Aída que está apaixonada por Miguel. Miguel e Letícia fazem uma hidromassagem juntos no spa, mas são interrompidos por Lúcia, que se mete na banheira junto com eles.
Capítulo 103, 27 de dezembro de 2004 – Lúcia se insinua para Miguel, que finge lhe dar bola. Miguel e Letícia vão embora deixando Lúcia sozinha. Lucrécia finge falar com dificuldade e pede perdão a Doidona. Doidona diz a Lucrécia que ela não a engana. Anselmo mostra a Letícia que preparou um jantar para toda a família, mas ninguém veio. Letícia decide ficar e ele coloca um comprimido em seu copo sem que ela veja. Miguel convence Gigi a não ir embora. Artur lê as falas de uma cena de amor com Carmem e os dois acabam se beijando. Abel e Pedro decidem jantar com Anselmo e Letícia. Anselmo derruba o copo de Letícia antes que ela o beba. Ademar confessa para Tenório que está se sentindo sozinho. Mérilin treina o papel de mulher obediente para conquistar Ademar.
Doidão e Doidona fazem uma festa de Natal, da qual participam Miguel, Gigi e Sonya. Moacir tenta consolar Elvira, que está triste com a partida do filho. Doidona bota cartas para Gigi e diz que seu grande amor não é Miguel, mas um homem que virá do mar. Júlia diz a Pedro que ele é fechado demais e ele é estúpido com ela. Mérilin aparece toda comportada para almoçar com Ademar. Anselmo espera que saiam e coloca outro comprimido dentro do copo de Letícia, que bebe. Gigi fica arrasada ao saber que Miguel nunca gostará dela e pensa em ir se esconder em outro lugar. Mérilin fala para Ademar que detesta ser atriz e adora cuidar da casa, o que o deixa maravilhado. Ana olha fixamente para Miguel, que tem uma visão de Letícia desmaiando por causa do comprimido que tomou. Gigi vai até a praia e encontra Pedro. Anselmo começa a tirar a roupa de Letícia desmaiada, mas é interrompido pela campainha. Ele vai abrir a porta e dá de cara com Miguel.
Capítulo 104, 28 de dezembro de 2004 – Anselmo diz a Miguel que encontrou Letícia desmaiada. Gigi desabafa com Pedro, explicando que Miguel não está inteiramente envolvido com ela. Júlia pede que Rico a leve para dançar. Miguel diz a Pimenta que acha estranho que Letícia tenha desmaiado duas vezes. Anselmo finge estar passando mal para desviar a atenção. Rico tenta beijar Júlia. Pedro manda que ele se afaste. Letícia acorda do desmaio. Miguel diz a Letícia que está ali porque sentiu uma vontade enorme de vê-la. Anselmo fala para Pimenta que Letícia tem tomado tranquilizantes sem receita médica. Pedro e Rico brigam e acabam na delegacia. Miguel leva Letícia para seu quarto no spa. Pedro e Rico fazem as pazes. Ademar fica fascinado por Mérilin, mas ela avisa que é uma moça de família.
Pepê fala que não vai mais voltar para a escola. Betinho acusa Dandara de ser a culpada pela confusão em sua família. Doidão sugere que Sidarta leve Isadora para jantar. Doidona aconselha Isadora a aceitar o convite de Sidarta. Mário briga com Márcia Anita e com Aída. Albert explica a Aída que Mário é muito revoltado. A repórter de fofocas Lavínia Teodora e o fotógrafo Sandro chegam ao spa, para desespero de Aída. Lavínia pergunta a Aída sobre Miguel. Sonya ouve. Miguel diz a Dimitri que eles podem usar Lavínia contra seus adversários. Ademar pede para conversar com Carmem e Artur. Lavínia pergunta a Gigi se ela é amante de um milionário russo. Gigi fica atônita. Joana diz a Letícia que Pimenta encontrou um remédio para dormir no exame dela. Anselmo fala para Miguel que Pedro é filho de Miguel Arcanjo.
Capítulo 105, 29 de dezembro de 2004 – Anselmo diz que quis lhe revelar a verdade para que Miguel visse o quanto Letícia foi egoísta por não ter lhe contado. Miguel fica muito emocionado com a revelação, mas disfarça, já que Anselmo não sabe quem ele realmente é. Letícia fala para Joana que tomou o calmante que o próprio Pimenta lhe receitou. Pedro e Júlia fazem as pazes. Lavínia faz milhares de pergunta a Aída. Sonya diz a Carlos que não quer compromisso com ele. Ademar tenta ser bastante gentil com Carmem e Artur. Tenório avisa Ademar que já está tudo pronto para o acidente que Artur vai sofrer. Carlos se declara para Sonya, que não lhe dá a menor bola. Isadora concorda em jantar com Sidarta. Letícia comenta com Anselmo que Pimenta encontrou um remédio para dormir em seu exame de sangue.
Anselmo pergunta a Letícia se ela o está acusando de dopá-la e vai embora furioso. Doidona garante a Miguel que Lucrécia está melhor do que aparenta. Lucrécia olha alguns dos desenhos que Mikhail Karamazov fez dela. Mérilin decide cozinhar para Ademar, para ciúmes de Rosário. Simone diz a Elvira que, agora que ela fez com que Moacir se apaixonasse, precisa desprezá-lo e deixá-lo arrasado. Anselmo pede que Lucrécia lhe arrume veneno, mas ela se recusa a colaborar. Tenório mostra a dois de seus capangas quem é Artur e eles se preparam para o “ataque”. Pedro vê e os espanta antes que eles façam qualquer coisa. Gigi pede que Júlia lhe conte tudo o que sabe sobre Miguel. Lavínia grava a conversa sem que elas vejam. Miguel pergunta a Letícia se Pedro é seu filho. Ela confirma.
Capítulo 106, 30 de dezembro de 2004 – Letícia explica a Miguel que tinha medo de que ele ficasse com raiva de Pedro. Miguel perdoa Letícia e eles se abraçam, muito emocionados. Gigi percebe que Lavínia está escutando a conversa e pára de falar. Pedro e Moacir desconfiam de Ademar, Artur fica chocado. Mérilin serve a comida que preparou a Ademar e lhe garante que adora cozinhar. Letícia pede que Miguel não revele a Pedro que é seu pai. Miguel fica irritado, mas diz a Letícia que não vai fazer nada por enquanto. Dimitri garante a Ademar que Miguel está prestes a lhe fazer uma grande proposta de negócios. Miguel diz a Pedro que quer lhe contar sobre Miguel Arcanjo. Pedro ouve tudo o que Miguel diz com grande atenção. Os dois ficam muito emocionados. Sidarta examina Rosário, que fica encantada.
Mérilin garante a Lúcia que está quase conquistando Ademar. Miguel diz a Dimitri que está radiante por ter descoberto que tem um filho homem. Dimitri fica feliz ao ver Miguel pacificado. Lúcia diz a Lavínia que é íntima de Miguel, o que a deixa interessada. Elvira começa a ser fria com Moacir, que percebe. Letícia pergunta a Anselmo por que ele contou a Miguel que Pedro é filho de Miguel Arcanjo. Anselmo é grosseiro com Letícia, que exige que ele saia de sua casa o quanto antes. Pepê fala para Doidona que queria que seu pai e sua mãe voltassem a ficar juntos. Sidarta e Isadora começam a discutir antes mesmo de saírem de casa e acabam não indo jantar. Betinho diz a Dandara que eles vão ter que se unir para reconciliar Sidarta e Isadora. Moacir lê o laudo da autópsia de Eurídice e descobre que ela foi assassinada. Gigi pede para Miguel para passar a noite no quarto dele.
Capítulo 107, 31 de dezembro de 2004 – Miguel explica para Gigi que a acha linda, mas que não deve ficar com ela. Sonya avisa Miguel que Dimitri passou mal. Miguel vai socorrê-lo, deixando Gigi sozinha. Anselmo comenta com Maria que Pedro talvez já não esteja mais interessado em Júlia. Moacir jura que vai encontrar o culpado pela morte de Eurídice de qualquer jeito e diz que desconfia de Lucrécia. Pedro fica chateado ao pensar que Lucrécia é suspeita de assassinato. Lucrécia bola um plano que fará com que Miguel seja preso e com que a herança de Branca venha parar em suas mãos. Dandara e Betinho topam fazer uma trégua. Sonya fica muito emocionada ao saber que Pedro é seu irmão. Betinho e Dandara tentam convencer Isadora a ir à festa de réveillon na casa de Doidão e Doidona.
Ademar mostra a Mérilin um vestido velho e bastante antiquado que foi de Almerinda e pede que ela o vista para ele. Elvira encontra Moacir na festa de ano novo e não é fria com ele, dizendo que naquela noite só quer pensar em coisa boa. Simone observa. Jairo beija Margarida e garante que ela não vai perdê-lo nunca. Isadora decide perdoar Sidarta. Os dois se beijam. Dandara e Betinho se sentem felizes por seu plano ter dado certo. Gigi pede que Miguel passe o ano novo com ela, mas ele se recusa. Sonya diz a Letícia que adorou saber que Pedro é seu irmão. Péricles diz a Aída que quer conversar com ela. Gigi confessa para Dimitri que está apaixonada por Miguel. Pepê, Kiko e Dudu avisam Doidona que Ana desapareceu. Miguel diz a Letícia que parou de pensar em vingança, deixando-a radiante. Eles se beijam.
Capítulo 108, 1 de janeiro de 2005 – Letícia e Miguel se beijam. Joana e sua família procuram por Ana. Xavier encontra Ana nas ruínas do incêndio e a leva para casa. Letícia pede que Miguel enterre o passado e acabe com seu casamento de fachada com Gigi. Miguel promete a Letícia que vai tentar. Sonya manda Gigi parar de complicar a vida de Miguel. Gigi decide não ir mais embora só para irritar Sonya. Miguel confessa para Sonya que está com vontade de desistir de sua vingança, mas afirma que ainda precisa investigar algumas coisas. Mérilin acorda de ressaca na casa de Ademar, ainda usando o vestido de Almerinda. Ademar garante que não abusou dela. Branca fala para Abel que achou que estivesse grávida, mas descobriu que era alarme falso. Mário descobre que Péricles estava no spa e não lhe procurou, o que o deixa revoltado.
Aída exige que Péricles peça desculpas a Mário. Rosário consegue conquistar Tenório. Isadora atende uma ligação de Leilinha para o celular de Sidarta e fica furiosa. Sidarta descobre que Isadora desistiu da reconciliação. Dandara garante a Sidarta que vai conversar com Isadora. Simone fala para Elvira que ela vai ter que sair de Ouro Negro o mais rápido possível. Lucrécia fala para Olavinho que eles precisam acabar com Branca, para que Abel se torne seu herdeiro. Abel fala para Lucrécia e Olavinho que ele e Branca decidiram tentar ter um filho. Márcia Anita consola Mário e garante que gosta dele de verdade. Péricles fala para Aída que vai ficar mais alguns dias no spa para tentar se entender com Mário. Letícia pede para conversar com Gigi. Miguel fala para Moacir que desistiu de se vingar. Elvira garante a Simone que vai embora do spa o quanto antes. Sonya escuta a conversa das duas e pede que Elvira lhe explique o que está acontecendo.
Capítulo 109, 3 de janeiro de 2005 – Sonya diz a Elvira que ouviu sua conversa com Simone e pergunta o que há de errado. Elvira fala para Sonya que sente saudades de seu filho. Sonya não acredita. Miguel diz a Moacir que vai deixar que a justiça cuide de seus inimigos e viver uma vida mais tranquila. Letícia diz a Gigi que sabe que seu casamento é de fachada e conta que Miguel tomou essa decisão para protegê-la de seus inimigos. Gigi percebe que o que existe entre Miguel e Letícia é forte demais e vai embora chateada. Lucrécia diz a Olavinho que pretende fingir que sua saúde está pior porque tem um plano. Péricles explica para Aída que teve uma infância muito difícil.
Aída sugere que ele conte isso a Mário para que eles possam se entender melhor. Mário vê Aída e Péricles conversando e não gosta. Sonya conta para Miguel a conversa que ouviu. Miguel não sabe se deve tomar alguma providência ou desistir de vez de sua vingança. Moacir fala para Pedro que sabe de seu interesse por Gigi. Pedro garante a Moacir que gosta de Júlia. Artur anuncia para sua equipe que o dinheiro do filme acabou. Márcio e Anita dizem para Márcia Anita que eles vão embora de Ouro Negro. Anselmo sugere a Letícia que Branca e Abel morem com ela. Miguel oferece sua ajuda a Elvira, mas ela garante que não há nada errado. Sandro tira uma fotografia de Lucrécia fora da cadeira de rodas sem que ela perceba. Pedro e Júlia encontram Gigi chorando. Ela fala que está triste por que se apaixonou por seu marido.
Capítulo 110, 4 de janeiro de 2005 – Júlia não entende por que Gigi está chateada, mas a consola. Pedro fica perturbado perto de Gigi. Xavier explica para Miguel que não encontrou nada sobre Ana e que ela deve ser um anjo. Miguel não leva a sério as palavras de Xavier. Lucrécia fica furiosa por Olavinho ter revelado a Anselmo seus planos. Anselmo conta para Letícia que foi ele quem forçou a barra para se envolver com Maria num momento em que ela estava frágil. Letícia estranha a sinceridade de Anselmo. Pedro leva Gigi em casa. Miguel e Sonya ficam felizes ao vê-lo, mas Pedro os trata friamente. Doidão sente ciúmes de Albert. Sandro fala para Lavínia que a família de Rico é da mesma região que a sua e garante que vai tentar descobrir mais sobre ele.
Dandara explica para Isadora que Leilinha é a pessoa mais egoísta do mundo. Isadora fica comovida e garante que Dandara agora faz parte da família. Linda conta para Branca que vai viajar para a região de onde Rico falou que sua família vem, para saber se tudo o que ele disse é verdade. Mário sugere a Márcia Anita que fujam juntos. Rico não gosta de saber que Linda viajou. Miguel garante a Rico que vai ajudá-lo a se explicar para Linda, caso ela descubra a farsa. Anselmo pede que Branca e Abel se mudem para a casa de Letícia. Moacir pede Elvira em casamento. Ela recusa, de forma grosseira. Ademar observa de longe e fica satisfeito. Miguel diz a Gigi que vai sair e ela insiste em acompanhá-lo.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 111 a 120 de Começar de Novo!