Acompanhe a seguir o resumo da novela “Cidadão Brasileiro” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela exibida pela Record em 2006.
Capítulo 201, 3 de novembro de 2006 – Homero procura Antonio e diz que está preocupado com Tereza,pois nunca mais obteve noticias dela. Ele diz que irá no apartamento dela para saber se há alguma pista. Antonio fala que irá junto. Mas Homero sugere que eles vão em carros separados para que ninguém os veja. Chefe de Policia tortura Tereza, ela está muito fraca e pede água. Mas ele joga a água em seus pés. Homero conta para Marcelo que um dos vizinhos de Tereza lhe disse que ela foi capturada. Marcelo fala que fará de tudo para tirar Tereza do Dops. Eles pensam numa maneira de ajudá-la. Marcelo procura por Atílio e pede ajuda para ele entrar em contato com o Coronel e pedir que tirem Tereza da tortura. Atílio fala que há dois anos ele não é mais deputado e não tem contato com o Coronel, e fala que apenas Lívia fazia essa ponte, mas agora ela está casada com o Coronel. Atílio diz que não poderá ajuda-lo.
No escritório de Antonio estão Antonio,Manuela, Homero e Marcelo todos reunidos tentam encontrar uma maneira de ajudar Tereza. Manuela diz que pode tentar falar com o Ministro e pedir ajuda. Tereza está completamente abatida e sem forças, Chefe de Policia pede que os tiras tirem ela dali. Manuela conversa com o Ministro e pede ajuda para libertar uma amiga que foi presa por engano pelo Dops. Ministro pede que ela aguarde porque ele tentará fazer de tudo para soltar Tereza. No dia seguinte Homero e Marcelo trazem Tereza, amparando-a ela está muito abatida. Medico chega para consultá-la. Tereza fala para Marcelo que ela não gostaria que ele a visse assim. Ela está deitada no quarto e Antonio chega para visitá-la. Tereza o agradece por conseguir tirá-la do Dops, mas Antonio diz que foi Manuela quem conseguiu. Antonio sugere à Marcelo que afastem Tereza da capital por alguns tempos. E ele oferece a Fazenda Babilônia para que Tereza fique e descanse. Marcelo agradece e diz que tentará convencê-la a ir. Marcelo diz que passará a noite cuidando de Tereza, ele dorme ao lado de Tereza que fica acordada pensando nas dores da tortura.
Cleonice e Luiza ficam preocupadas porque não encontram Marcelo em nenhum local. Manuela e Antonio brindam a soltura de Tereza, mas Manuela sente que Antonio está distante em seus pensamentos. Manuela pede que Antonio procure Luiza para que eles consigam resolver a situação deles, ela afirma que o deixará a vontade essa noite para que fale com Luiza. Eles se beijam na despedida. Antonio chega em sua casa, olha as correspondências e joga-se no sofá. Enquanto isso Luiza lê em sua casa um livro e levante-se e liga para Antonio. Ele atende. Antonio percebe a frieza de Luiza no telefone e marcam um encontro para conversarem sobre relacionamento. Tereza e Marcelo vão passar uns dias na fazenda babilônia. Tereza comenta que está constrangida de estar na fazenda. Marcelo diz que tirou umas férias em seu trabalho para poder cuidar de Tereza. Antonio e Manuela juntos conversam, ele fala que irá no encontro com Luiza. Manuela deseja boa sorte, diz que irá dormir cedo e diz que ama ele. Luiza e Antonio se encontram num restaurante. Antonio comenta que fica aliviado em saber que Doris está melhor.
Luiza comenta que Antonio se afastou dela, Antonio afirma que foi ela que se afastou dele. Antonio diz que não gostou que ela ficasse hospedada na casa de Camilo, Luiza pergunta se Antonio está vivendo com Manuela. Eles discutem, e chegam a conclusão que poderiam ter evitado esse encontro e que seria melhor ficar no silencio. Luiza pede que ele a leve embora. Luiza chega em sua casa abatida. Antonio anda pelo apartamento sofrendo. No dia seguinte Manuela diz para Antonio que comprou duas passagens para Buenos Aires, caso ele queria e resolva ir pode aparecer. Antonio pense e responde que irá com ela. Tereza e Marcelo passeiam pela fazenda, mas eles não se tocam caminham como amigos. Tereza desabafa sobre os momentos de tortura, Marcelo faz um carinho e diz que ainda a ama depois de anos. Tereza pergunta se ele pode amar uma pessoa acabada pela dor. Eles se beijam. Retornam para fazenda e fazem amor pela primeira vez depois de anos. Dias depois Tereza fala que seria melhor voltar para São Paulo, Marcelo fica desconfiado. Chegam em São Paulo. Marcelo diz que irá para o trabalho e que volta a noite para ficar com ela. Quando Marcelo sai, Tereza caminha pela sala e decide sair. Ela vai ao orelhão e liga para Carlos (militante), diz que está bem e marcam um encontro.
- Veja também:
- Resumo das novelas
Próximos Capítulos
Capítulo 202, 4 de novembro de 2006 – Tatiana procura por Marcelo e diz que sentiu sua falta. Marcelo diz que seu grande amor retornou. Tatiana diz que ele precisa repartir o amor, ele fala que não consegue. Tatiana fica sentida segura o choro, diz que gosta muito de Marcelo. Luiza está triste, desabafa com a avó Joana sobre o jantar que teve com Antonio. Joana diz que o ciúme é que afastou os dois e aconselha Luiza a procurar por Antonio e conversar novamente. Marcelo diz para Tereza que Manuela convidou eles para jantar. Tereza omite que fez contato com o militante Carlos. Manuela, Antonio, Marcelo e Tereza jantam. Manuela convida Tereza para fazer parte do grupo Gama preparando projetos educacionais rurais. Tereza diz que não pode aceitar, pois já está envolvida com outros projetos. Marcelo estranha e fica constrangido. Luiza entra no apartamento de Antonio, anda pela sala. Luiza está cansada de esperar e vai para o quarto. Luiza recosta-se na cama e espera por Antonio. Marcelo e Tereza vão embora, Manuela pede que Tereza pense na proposta com carinho.
Manuela pede que Antonio fique com essa noite. Marcelo pergunta a Tereza porque ela não aceitou a proposta, ela desconversa. Antonio resolve ficar com Manuela em sua casa. Enquanto isso Luiza espera por Antonio e adormece. No dia seguinte, Tereza encontra-se com Carlos. Ele diz que desconfia o local que Eleni possa estar. Ele fala que ela pode estar envolvida numa guerrilha no Araguaia. Tereza fala que quer ir para lá. Mas, Carlos fala que irá fazer contato com o diretor para pedir permissão. Luiza acorda e vê que Antonio não dormiu em casa. Luiza sai triste por não encontrá-lo. Tereza toca piano e Marcelo chega, eles conversam e ela diz que fez um jantar especial para eles. Como se fosse uma despedida sem Marcelo saber. Eles fazem amor, Marcelo dorme. Enquanto Marcelo dorme, Tereza deixa um bilhete de despedidas para ele. Tereza vai para o Araguaia, é acompanhada por um guerrilheiro o Estevão, andam pela mata fechada. O local é distante, ela está cansada e sem forças.
Tereza chega num acampamento e acha que poderá encontrar com Eleni, mas Eleni não está nesse local. Está em outro acampamento afastado. Ela pede para ir para o outro local, mas os dirigentes e guerrilheiros se reúnem para decidir se Tereza poderá ir. Todos concordam que Tereza vá, então grupo segue novamente pela mata. Eles param para descansar, Tereza reclama de dores nos pés. Eles chegam no acampamento, Tereza fica emocionada ao encontrar com Eleni. Porém Eleni não gosta muito de ver a mãe ali. Tereza tenta conversar com Eleni, mas ela é fria com a mãe. Diz que ali não é local para ela estar. Tereza fica sentida. No dia seguinte, Eleni se reúne com alguns guerrilheiros e parte pela mata para fazer trocar de alimentos. Quando chegam na casinha, chamam pelo João Grande. Mas há alguns soldados de tocaia a paisana, e atiram contra o grupo de Eleni e um deles é atingido. Eles trocam tiros e grupo foge pela mata e não deixam rastros para não serrem seguidos. Grupo chega no acampamento e montam guarda. Eleni dorme, e Tereza vela pelo sono da filha. No dia seguinte, Eleni sai novamente com o grupo para fazer reconhecimento de um terreno e andam pela mata. Em outro local, soldados também caminham armados. Ambos se encontram e começa outro tiroteio, grupo de Eleni foge e chega no acampamento desesperados. Eleni diz que é melhor eles saírem dali.
Capítulo 203, 6 de novembro de 2006 – Homero procura Antonio e diz que está preocupado com Tereza,pois nunca mais obteve noticias dela. Ele diz que irá no apartamento dela para saber se há alguma pista. Antonio fala que irá junto. Mas Homero sugere que eles vão em carros separados para que ninguém os veja. Chefe de Policia tortura Tereza, ela está muito fraca e pede água. Mas ele joga a água em seus pés. Homero conta para Marcelo que um dos vizinhos de Tereza lhe disse que ela foi capturada. Marcelo fala que fará de tudo para tirar Tereza do Dops. Eles pensam numa maneira de ajudá-la. Marcelo procura por Atílio e pede ajuda para ele entrar em contato com o Coronel e pedir que tirem Tereza da tortura. Atílio fala que há dois anos ele não é mais deputado e não tem contato com o Coronel, e fala que apenas Lívia fazia essa ponte, mas agora ela está casada com o Coronel. Atílio diz que não poderá ajudá-lo. No escritório de Antonio estão Antonio,Manuela, Homero e Marcelo todos reunidos tentam encontrar uma maneira de ajudar Tereza.
Manuela diz que pode tentar falar com o Ministro e pedir ajuda. Tereza está completamente abatida e sem forças, Chefe de Policia pede que os tiras tirem ela dali. Manuela conversa com o Ministro e pede ajuda para libertar uma amiga que foi presa por engano pelo Dops. Ministro pede que ela aguarde porque ele tentará fazer de tudo para soltar Tereza. No dia seguinte Homero e Marcelo trazem Tereza, amparando-a ela está muito abatida. Medico chega para consultá-la. Tereza fala para Marcelo que ela não gostaria que ele a visse assim. Ela está deitada no quarto e Antonio chega para visitá-la. Tereza o agradece por conseguir tirá-la do Dops, mas Antonio diz que foi Manuela quem conseguiu. Antonio sugere à Marcelo que afastem Tereza da capital por alguns tempos. E ele oferece a Fazenda Babilônia para que Tereza fique e descanse. Marcelo agradece e diz que tentará convencê-la a ir. Marcelo diz que passará a noite cuidando de Tereza, ele dorme ao lado de Tereza que fica acordada pensando nas dores da tortura. Cleonice e Luiza ficam preocupadas porque não encontram Marcelo em nenhum local. Manuela e Antonio brindam a soltura de Tereza, mas Manuela sente que Antonio está distante em seus pensamentos. Manuela pede que Antonio procure Luiza para que eles consigam resolver a situação deles, ela afirma que o deixará a vontade essa noite para que fale com Luiza. Eles se beijam na despedida.
Antonio chega em sua casa, olha as correspondências e joga-se no sofá. Enquanto isso Luiza lê em sua casa um livro e levante-se e liga para Antonio. Ele atende. Antonio percebe a frieza de Luiza no telefone e marcam um encontro para conversarem sobre relacionamento. Tereza e Marcelo vão passar uns dias na fazenda babilônia. Tereza comenta que está constrangida de estar na fazenda. Marcelo diz que tirou umas férias em seu trabalho para poder cuidar de Tereza. Antonio e Manuela juntos conversam, ele fala que irá no encontro com Luiza. Manuela deseja boa sorte, diz que irá dormir cedo e diz que ama ele. Luiza e Antonio se encontram num restaurante. Antonio comenta que fica aliviado em saber que Doris está melhor. Luiza comenta que Antonio se afastou dela, Antonio afirma que foi ela que se afastou dele. Antonio diz que não gostou que ela ficasse hospedada na casa de Camilo, Luiza pergunta se Antonio está vivendo com Manuela. Eles discutem, e chegam a conclusão que poderiam ter evitado esse encontro e que seria melhor ficar no silencio. Luiza pede que ele a leve embora.
Luiza chega em sua casa abatida. Antonio anda pelo apartamento sofrendo. No dia seguinte Manuela diz para Antonio que comprou duas passagens para Buenos Aires, caso ele queria e resolva ir pode aparecer. Antonio pense e responde que irá com ela. Tereza e Marcelo passeiam pela fazenda, mas eles não se tocam caminham como amigos. Tereza desabafa sobre os momentos de tortura, Marcelo faz um carinho e diz que ainda a ama depois de anos. Tereza pergunta se ele pode amar uma pessoa acabada pela dor. Eles se beijam. Retornam para fazenda e fazem amor pela primeira vez depois de anos. Dias depois Tereza fala que seria melhor voltar para São Paulo, Marcelo fica desconfiado. Chegam em São Paulo. Marcelo diz que irá para o trabalho e que volta a noite para ficar com ela. Quando Marcelo sai, Tereza caminha pela sala e decide sair. Ela vai ao orelhão e liga para Carlos (militante), diz que está bem e marcam um encontro.
Capítulo 204, 7 de novembro de 2006 – Tatiana procura por Marcelo e diz que sentiu sua falta. Marcelo diz que seu grande amor retornou. Tatiana diz que ele precisa repartir o amor, ele fala que não consegue. Tatiana fica sentida segura o choro, diz que gosta muito de Marcelo. Luiza está triste, desabafa com a avó Joana sobre o jantar que teve com Antonio. Joana diz que o ciúme é que afastou os dois e aconselha Luiza a procurar por Antonio e conversar novamente. Marcelo diz para Tereza que Manuela convidou eles para jantar. Tereza omite que fez contato com o militante Carlos. Manuela, Antonio, Marcelo e Tereza jantam. Manuela convida Tereza para fazer parte do grupo Gama preparando projetos educacionais rurais. Tereza diz que não pode aceitar, pois já está envolvida com outros projetos. Marcelo estranha e fica constrangido. Luiza entra no apartamento de Antonio, anda pela sala. Luiza está cansada de esperar e vai para o quarto. Luiza recosta-se na cama e espera por Antonio. Marcelo e Tereza vão embora, Manuela pede que Tereza pense na proposta com carinho. Manuela pede que Antonio fique com essa noite. Marcelo pergunta a Tereza porque ela não aceitou a proposta, ela desconversa.
Antonio resolve ficar com Manuela em sua casa. Enquanto isso Luiza espera por Antonio e adormece. No dia seguinte, Tereza encontra-se com Carlos. Ele diz que desconfia o local que Eleni possa estar. Ele fala que ela pode estar envolvida numa guerrilha no Araguaia. Tereza fala que quer ir para lá. Mas, Carlos fala que irá fazer contato com o diretor para pedir permissão. Luiza acorda e vê que Antonio não dormiu em casa. Luiza sai triste por não encontrá-lo. Tereza toca piano e Marcelo chega, eles conversam e ela diz que fez um jantar especial para eles. Como se fosse uma despedida sem Marcelo saber. Eles fazem amor, Marcelo dorme. Enquanto Marcelo dorme, Tereza deixa um bilhete de despedidas para ele. Tereza vai para o Araguaia, é acompanhada por um guerrilheiro o Estevão, andam pela mata fechada. O local é distante, ela está cansada e sem forças. Tereza chega num acampamento e acha que poderá encontrar com Eleni,mas Eleni não está nesse local. Está em outro acampamento afastado. Ela pede para ir para o outro local, mas os dirigentes e guerrilheiros se reúnem para decidir se Tereza poderá ir. Todos concordam que Tereza vá, então grupo segue novamente pela mata. Eles param para descansar, Tereza reclama de dores nos pés. Eles chegam no acampamento, Tereza fica emocionada ao encontrar com Eleni. Porém Eleni não gosta muito de ver a mãe ali. Tereza tenta conversar com Eleni, mas ela é fria com a mãe. Diz que ali não é local para ela estar. Tereza fica sentida.
No dia seguinte, Eleni se reúne com alguns guerrilheiros e parte pela mata para fazer trocar de alimentos. Quando chegam na casinha, chamam pelo João Grande. Mas há alguns soldados de tocaia a paisana, e atiram contra o grupo de Eleni e um deles é atingido. Eles trocam tiros e grupo foge pela mata e não deixam rastros para não serrem seguidos. Grupo chega no acampamento e montam guarda. Eleni dorme, e Tereza vela pelo sono da filha. No dia seguinte, Eleni sai novamente com o grupo para fazer reconhecimento de um terreno e andam pela mata. Em outro local, soldados também caminham armados. Ambos se encontram e começa outro tiroteio, grupo de Eleni foge e chega no acampamento desesperados. Eleni diz que é melhor eles saírem dali.
Capítulo 205, 9 de novembro de 2006 – Todos os guerrilheiros fogem pelo rio e pela mata fechada. Eles chegam num acampamento novo e Tereza aproxima-se de Eleni que está afastada pensativa. Eleni chora nos braços da mãe pois matou um soldado, e desabafa sobre toda luta que estão enfrentando. Eleni faz reflexão sobre o movimento da ditadura. No dia seguinte um helicóptero sobrevoa a mata com policias que prenderam um guerrilheiro e atiram nele. No acampamento chega outro guerrilheiro que avisa que um deles foi ferido. Eleni organiza um grupo para ir buscá-lo. Numa parte da mata, os soldados a paisana andam armados a procura dos guerrilheiros. E o grupo de Eleni caminha pelo rio, num certo ponto os soldados começam atirar no grupo de Eleni que revida e segue pela mata. Eleni e seus amigos fogem pela mata, mas são seguidos e trocam tiros com os soldados. Valdir é atingido e morre, os outros correm. Outro guerrilheiro é atingido. Enquanto isso, Tereza está no acampamento a espera de Eleni, mas ela está inquieta é como se pressentisse o que está acontecendo. Amigo de Eleni, o Paulo é atingido.
Eleni volta para socorrê-lo e é atingida. Eleni se arrasta e esconde-se atrás das árvores para que os soldados não a vejam. Tereza ouve ao longe alguns tiros e fica desesperada. Joaquim aproxima-se dos guerrilheiros que ficaram no acampamento e diz que os outros amigos foram mortos e que eles precisam fugir. Tereza fica desnorteada, Estevão diz à ela que precisam fugir. Ela parece não escutá-lo e entra na mata à procura de Eleni. Tereza caminha pela mata, encontra alguns corpos mortos dos guerrilheiros. Ela ouve um gemido e aproxima-se é Eleni. Tereza a segura no colo, Eleni está muito ferida e perdeu muito sangue. Eleni morre nos braços de Tereza. Tereza passa a noite na mesma posição com Eleni nos braços. Pela manhã alguns soldados se aproximam para retirar os corpos. Tereza não quer se desgrudar de Eleni, mas um soldado a leva. Tereza fica aos prantos, parece que o soldado que irá prender Tereza fica com dó e a deixa partir sem rumo pela mata. Homero comenta com Antonio e Marcelo que Tereza pode ter ido num movimento no norte do país. Luiza e Cleonice procuram Atílio e tentam convencê-lo a vender algumas terras.
Atílio se irrita diz que não irá vender nada, e que não tem mais condições de ajudar elas financeiramente. Tereza se encosta numa árvore e sofre de dor. Ela caminha por uma estrada e vê uma vila ao longe e caminha até lá para conseguir ajuda. Pastor da igreja a recolhe e dá roupas limpas, uns policiais querem levá-la mas o pastor não deixa. Ela é encaminhada para um fazendeiro a fazer contato por um rádio com seus amigos em São Paulo. Homero recebe ligação via rádio de Tereza, que diz estar bem mas precisa de ajuda para voltar à São Paulo. Marcelo é avisado e Antonio disponibiliza um avião para que Tereza retorne, descanse e saia do país por um tempo. Antonio, Marcelo e Homero acham que ela voltará com Eleni, ainda não sabem da morte. Manuela dá dinheiro para que Marcelo tire Tereza do país. Edouard e Bruna têm uma leve discussão. Ela pergunta por que ele não foi na reunião na Obradec. Edouard diz que estava esperando ligação de Renée. Bruna fala que ela quer parte das ações da empresa, ele diz que ela ainda precisa crescer muito. Marcelo traz Tereza para fazenda Babilônia, para que possam descansar e viajarem para fora do país. Tereza fala que preferiria ficar na fazenda do que viajar, porém Marcelo afirma ser mais seguro sair do país. Eles partem, mas Tereza jura que voltará ao Brasil.
Capítulo 206, 10 de novembro de 2006 – Homero diz a Antonio que Marcelo e Tereza já foram para o Paraguai, e conta que Eleni morreu na guerrilha. Antonio fica emocionado com a notícia. Homero liga para casa de Luiza e dá a notícia que Marcelo saiu do país com Tereza, que ele manterá contato para avisar sobre a situação de Marcelo. Edouard visita Carmem e quer saber se ela sabe o que está acontecendo com Bruna para ela estar tão agressiva. Edouard faz várias perguntas para saber se Bruna contou algo para Carmem, mas Carmem diz que Bruna não falou nada apenas contou que seus pais morreram num acidente quando ela era pequena e que Edouard cuidou dela. Edouard pergunta à Carmem se foi apenas isso, e ela afirma que sim e diz que Bruna mostrou algumas fotos de quando ela era pequena. Edouard pede para Carmem dar as fotos, e ele oferece dinheiro à Carmem para que ela não conte nada a Bruna sobre sua visita. Carmem pega o dinheiro, e mostra as fotos de Bruna quando criança. Edouard pega uma foto e leva consigo. Tatiana vai na casa de Luiza para obter notícias de Marcelo, pois ela afirma que ele sumiu e ela está com saudades dele. Cleo diz que ele está na França com Tereza.
Tatiana fica decepcionada e pergunta se ele voltará, Cleo fala que ele ficará afastado por uns tempos mas logo retorna. Luiza chega, e afirma que Tatiana está apaixonada por Marcelo. Tatiana acha graça e diz que nunca se amarrou em ninguém e que é muito bom estar apaixonada. Luiza pergunta a ela uma receita para se desapaixonar. Quando Edouard chega em casa, ele fica bravo ao ver Bruna deitada no chão imitando Renée tanto no comportamento e no modo de falar. Ela brinca diz que é filha dele e o chama de papai. Ele fica furioso, ela diz que estava apenas brincando. Ela vira-se para ele e diz que quer discutir sua participação na Obradec, Edouard fala que aumentará o salário dela, mas ela não quer aumento. Luiza fala para Atílio que achou estranha a última carta que Doris enviou. Atílio diz que Camilo ligou para ele e pediu que fizesse uma ponte entre ele e Luiza para conversarem. Luiza fica brava, diz que Atílio não deve se envolver na sua vida. Atílio fala que ela está agindo errado, pois precisa voltar para Camilo porque Antonio logo logo irá se casar com Manuela. Camilo liga, e Atílio coloca Luiza ao telefone para conversarem. Camilo diz que deixou uma passagem com Atílio para Luiza retornar a Atlanta, e que Doris está sentindo muito a falta da mãe e quer que ela volte. Luiza fica abalada, diz que não sabe se irá para os Estados Unidos. Ao desligar o telefone, Atílio entrega a passagem e Luiza à pega meio triste sem opção.
No dia seguinte, Luiza está com as malas prontas e se despede de sua mãe e avó. Luiza diz que Camilo ganhou o jogo, e ela não tem mais o que fazer. Joana fala que poderia ser diferente se ela tivesse dado uma oportunidade para Antonio, mas Luiza chateada diz que foi ele que não deu oportunidade. Marcelo retorna e procura por Tatiana, ela afirma que está apaixonada por ele. Marcelo sem graça tenta explicar o quanto ele ama Tereza, Tatiana emocionada tenta entender e diz que se afastará dele. Pede que Marcelo não a procure mais, que só a procure quando ela pedir. Bruna diz para Edouard que não gostou do aumento de salário, ela cobra que quer ações da empresa. Os operários de uma demolidora entram na casa abandonada com suas ferramentas. Os hippies estão com as mochilas prontas para saírem. Eles se despedem e cada um diz o caminho que seguirá, o grupo se desfaz. Carolina vai na empresa de Antonio e leva o orçamento da reforma de sua casa para ele pagar. Ela dá uma indireta perguntando quando sairá o casório dele com Manuela.
Antonio ri acha graça, mas nega a possibilidade de casamento. Marcelo vai na casa abandonada e vê placa da demolidora e os operários. Pergunta para os vizinhos sobre Tatiana, eles não sabem para onde ela foi. Marcelo vai ao parque, há poucos hippies lá, pergunta para Claudia sobre Tatiana. Eles não sabem para onde ela foi, Marcelo quer deixar recado caso ela apareça. Porém os hippies dizem que sairão do parque e não sabem se encontrarão com Tatiana. Estamos em 1975, Toni entra na faculdade e recebe trote dos veteranos. Antonio vai buscá-lo e ele volta para casa todo sujo. Antonio almoça na casa de Carolina com todos Nestor, Carolina e Toni. Antonio diz que Toni poderia entrar no grupo Gama, mas Toni diz que não quer prefere Antropologia. Antonio fica meio chateado com o desprezo de Toni por seu trabalho, mas Toni tenta se explicar dizendo que prefere outra coisa. Manuela conta para Antonio que o filho de Otávio chegou no Brasil e quer vê-la. Ela está ansiosa e nervosa pois não sabe o que Gustavo pode querer. Antonio fala que irá acompanhá-la no encontro.
Capítulo 207, 11 de novembro de 2006 – Fausta pede água para Antonio diz estar com muita sede. Manuela liga a sede de Fausta com a sede de Antonio e mata a charada. Manuela fala para Fausta que muita sede pela manhã é sinal de ressaca. Manuela pergunta se Antonio abriu um horário para reunião com Gustavo, Antonio fala que não. Manuela comenta com Fausta que Antonio está resistente à idéia sobre a extração de diamantes proposta por Gustavo filho de Otávio. Fausta se mostra interessada e não revela que já conhece Gustavo. Edouard está disposto a dialogar com Bruna, que está nervosa. Ele dá calmante a ela para que conversem. Edouard fala que quer resolver tudo. Bruna diz que Edouard destruiu a vida dela quando ela tinha 15 anos, ela afirma que ele a explorou por anos e nunca a deixou se envolver com nenhum homem. Ele retruca fala que ele deu todas as condições para ela ser alguém, estudar e agora tem 08% das ações da Obradec. Mas para Bruna isso não é o suficiente. Bruna nervosa, chora, diz que ela foi escrava dele e pedia para que ela falasse a todos que ele era seu protetor. Edouard pede perdão, mas Bruna diz afirma que tem direito as coisas dele pelos anos que passarão juntos.
Manuela deixa Fausta e Antonio a sós. Fausta afirma que Antonio não ama Manuela pois se fosse com na época da Luiza ele nunca teria se deitado com ela. Atílio fala para Joana que mandará um carro para buscar Luiza, Cleo e Doris que chegaram no aeroporto. Elas chegam em casa e são carinhosamente recebidas por Joana e Dada. Filah de Luiza,Doris, já está com 17 anos. Antonio está reunido com Marcelo e Homero e pede ajuda a eles sobre o que acham da empresa Gama entrar no ramo dos diamantes. Homero é contra e Marcelo a favor e eles mostram seus pontos de vista. Antonio comenta que não gostou de Gustavo. Manuela diz que Antonio está agressivo com o projeto que Gustavo apresentou. Ele diz que é sua preocupação em administrar a o conjunto da empresa. Manuela pergunta a Antonio porque ele não contou à verdade que passou a noite com Fausta. Antonio diz que Fausta é apenas sua amiga de anos e que não voltará a dormir com ela. Gustavo comenta com Fausta que percebeu que a relação de Manuela e Antonio não está bem. Atílio diz que precisa de 500 mil para saldar suas vidas e voltar a se estabelecer, Luiza diz que já conversou com Camilo e ele se propôs a ajudar. Luiza conversa com Camilo por fone e passa para Atílio.
Cleo comenta com Luiza e Joana que Camilo pode convencer Atílio a vender a fazenda das Águas. Edouard pergunta para Carmem como está Bruna, ela diz que Bruna chega em casa e se tranca no quarto e elas não conversam. Edouard comenta que está preocupado com ela, e que ele irá morar com Reneé na França. E comentam sobre as sentenças que faltam. Girard se reúne com Manuela, Antonio, Marcelo e Homero para discutirem a fusão do Grupo Gama com a empresa de Girard a Obradec. Edouard diz que confia em Antonio e Manuela e faz questão que eles tomem conta dos negócios enquanto ele viaja. Antonio diz que precisa analisar a situação da Obradec e dará um retorno para Edouard.
Atílio diz que Camilo irá emprestar o dinheiro e comenta que em um ano sua vida estará normalizada. Joana comenta quando Atílio não está, que ela o viu chorar durante a noite. Na casa de Carolina todos estão reunidos para o almoço, Celso comenta que foi a Guará e por lá dizem que Atílio está a beira da falência. Carolina diz que não pode acreditar. Celso diz que ele poderia vender a fazenda das Águas, Carolina comenta que Antonio deve saber disso. Carolina vai ao escritório de Antonio e conta para ele que a situação financeira do Atílio não está das melhores e que ele poderia comprar a fazenda das Águas. Antonio fala para Marcelo marcar uma reunião com Atílio, pois ele irá para Guará. Marcelo sorri, e pergunta se a reunião será com Atílio ou Luiza.
Capítulo 208, 13 de novembro de 2006 – Gustavo, filho de Otávio, brinca com Manuela e Antonio ao perguntar sobre o casório deles. Gustavo conta que veio apenas para fazer uma proposta a Manuela, para que o Grupo Gama invista na extração de diamantes no Brasil. Ela se encanta com a idéia, mas Antonio não gosta e fala que isso é ilegal no Brasil. Bruna se reúne com Edouard para que seu nome seja colocado no testamento. Edouard se sente pressionado e passa mal. Atílio fala para Joana que recebeu um oficio da Câmara Municipal de Guará para homenageá-la pelos 100 anos. Fausta retorna e Carmem a visita. Antonio fala para Manuela que é preciso analisar a proposta de Gustavo. Edouard num restaurante com Manuela, desabafa os momentos difíceis que está passando com Bruna. Manuela muito atenciosa, pergunta se há algo que ela não saiba sobre Bruna.
Edouard propõe a Manuela que ela e Antonio cuidem dos negócios da Obradec, e fiquem com uma parte do rendimento. Manuela fica pensativa. Gustavo encontra-se com Fausta e conta sobre o primeiro encontro com Manuela e Antonio. Fausta procura Antonio. Ele lhe oferece ajuda. Manuela liga para Antonio para saber onde ele está. Antonio mente e diz estar sozinho. Fausta tenta seduzir Antonio fazendo strip tease. Eles fazem amor pela primeira vez. Antonio chega em seu escritório, Manuela o espera. Eodurad pede para Bruna vir conversar com ele. Fausta chega no escritório de Antonio e pede para trabalhar com ele no Grupo Gama. Ele fala que não tem uma função que ela possa exercer, ela diz que poderá ser o braço direito dele ou ser a inimiga. Manuela entra e a cumprimenta.
Capítulo 209, 14 de novembro de 2006 – Fausta vai até o escritório de Antonio. Bruna diz que Edouard destruiu sua vida quando ela tinha 15 anos, pois ele a explorou e nunca a deixou se envolver com nenhum homem. Edouard pede perdão. Manuela deixa Fausta e Antonio a sós. Fausta afirma que Antonio não ama Manuela. Luiza, Cleo e Doris chegam em casa e são carinhosamente recebidas por Joana e Dada. Doris já está com 17 anos. Antonio se reúne com Marcelo e Homero para saber o que acham da empresa Gama entrar no ramo dos diamantes. Homero é contra e Marcelo a favor. Antonio comenta que não gostou de Gustavo. Manuela pergunta a Antonio porque ele não contou à verdade que passou a noite com Fausta. Antonio diz que Fausta é apenas sua amiga de anos e que não voltará a dormir com ela.
Atílio diz que precisa de 500 mil para voltar a se restabelecer, Luiza diz que já conversou com Camilo e ele se propôs a ajudá-lo. Cleo comenta com Luiza e Joana que Camilo pode convencer Atílio a vender a fazenda das Águas. Atílio diz que Camilo irá emprestar o dinheiro e comenta que em um ano sua vida estará normalizada. Na casa de Carolina todos estão reunidos para o almoço, Celso comenta que foi a Guará e por lá dizem que Atílio está a beira da falência. Celso diz que ele poderia vender a fazenda das Águas. Carolina vai ao escritório de Antonio e conta para ele que a situação financeira do Atílio não está das melhores e que ele poderia comprar a fazenda das Águas. Antonio fala para Marcelo marcar uma reunião com Atílio, pois ele irá para Guará. Marcelo sorri, e pergunta se a reunião será com Atílio ou Luiza.
Capítulo 210, 15 de novembro de 2006 – Antonio comenta que já está em condições de conversar com Luiza. Marcelo diz que Luiza saberá que ele está em Guará. Antonio conta para Manuela que irá para Guará conversar com Atílio e propor uma quantia para a compra da fazenda das Águas. Manuela pergunta se ele quer recuperar a fazenda para o sogro. Antonio diz que quer propor um negocio para a compra da fazenda, ele diz que o Grupo Gama paga e depois quando ele tiver condições financeiras ele terá prioridade na compra. Manuela da carta branca. Depois de alguns anos, Fausta vai à casa de Girard, e se encontram. Ela diz que sente saudades dele. Eles conversam, mas Girard está preocupado e toda hora olha para porta esperando que Bruna chegue. Marcelo chega no Casarão. Atílio se aproxima e antes que Marcelo possa cumprimentá-lo ele diz que não irá vender a fazenda. Marcelo acha graça e ri, mas mesmo assim pergunta por quanto ele vende a fazenda. Marcelo e Luiza conversam e matam a saudade, ele mostra umas gravações de Tereza e fala que Antonio virá a Guará.
Marcelo pede que Luiza converse com Antonio e esclareça todas as suas dúvidas. Luiza perturbada, diz que vai pensar. Marcelo atende telefonema de Antonio e diz que Atílio está decidido a não vender a fazenda das Águas. Antonio diz que mesmo assim irá conversar com ele pessoalmente. Luiza e Antonio se reencontram e relembram do primeiro encontro deles e vão para um hotel. Antonio e Luiza se entregam ao amor. E conversam sobre a possibilidade de ficarem juntos após tantos desencontros. Eles trocam juras de amor, Luiza diz que Doris terá que entender sua decisão. Atílio e Antonio se encontram. Atílio diz que não venderá a fazenda, Antonio tenta falar sobre o valor e Atílio desvia o assunto fingindo que não o ouve. No fim, Antonio vendo que Atílio está desviando o assunto se despede e deixa sobre a mesa um cheque em branco. Ele diz que Atílio deve assinar com o valor que ele quer pela fazenda e sai. Edouard diz que a Obradec está firme e que tem ótimas licitações. Manuela diz que o que depender dela, ela assumirá a administração da Obradec. Antonio já de volta diz para Homero que não irá assumir os negócios da Obradec se tiver que assumir o caixa com problemas.
Manuela entra, diz que Antonio não ligou para ela enquanto estava em Guará. Manuela pergunta como foi a conversa dele com Atílio e ela pergunta se ele não teve vontade de ver Luiza. Antonio diz que esteve com ela, e conta que eles precisavam conversar, pois várias coisas não ficaram claras entre eles. Carmem tenta conversar com Bruna que parece estar nervosa, e diz para ela se abrir. Bruna diz que ela saberá pelos jornais o que está acontecendo, e pega sua bolsa e sai. Bruna e seus advogados estão novamente na casa de Girard, para entrarem num acordo. Dr. Cássio afirma que acusará Girard de abuso sexual. Girard diz que Bruna não tem como provar essa acusação. Bruna fica a sós com ele, Girard pergunta se ela quer 12% das ações. Bruna diz que quer ficar ao lado dele no comando da empresa e ameaça ele dizendo que todos e inclusive Renée saberão o que ele fez. Eles discutem. Bruna sai e diz que acabará com ele antes dele viajar. Todos reunidos num restaurante para despedida de Girard, estão Antonio, Marcelo, Manuela, Carmem. Edouard começa a fazer um discurso quando Bruna aparece, saca a arma e atira. Todos desesperados, Bruna tenta fugir, mas alguém a segura.
Capítulo 211, 16 de novembro de 2006 – Girard leva um tiro no ombro e é levado para um hospital. Bruna é levada para delegacia pelos policiais. Ao chegar na delegacia se depara com um repórter e um fotografo. Bruna conta que Girard abusava dela sexualmente e que tinha um caixa dois na Obradec. O delegado a leva para dentro e impede que o repórter faça mais perguntas. No interrogatório, Bruna se passa por vítima conta que foi explorada há anos por Girard. Antonio e Manuela chegam do hospital. Carmem conta para Fausta que Bruna atirou em Girard. Dr. Cássio vai a delegacia conversar com Bruna. Cássio sugere que digam que BRUNA sentiu-se coagida, sufocada, e explorada por Girard. Carolina, Nestor e Tony assistem ao noticiário na TV onde falam da tentativa de Bruna contra Girard. Todos ficam espantados, Carolina comenta que ele foi patrão de Antonio. Já na fazenda do casarão onde está Luiza,Joana, Cleonice, Doris e Dada também falam do abuso sexual de Girard. Luiza diz que os conhecia. A secretária avisa Antonio que Carolina ligou. Antonio liga para Luiza e lhe pede que vá até São Paulo para vê-lo. Doris entra no quarto e encontra sua mãe no telefone. Ela desliga o telefone, olha para a filha e diz que ela pode perguntar o que quiser.
Doris pergunta sobre Antonio, Luiza diz que o ama e sempre amou e pelos desencontros da vida eles nunca conseguiram ficar juntos. Doris diz que Luiza não pode fazer uma coisa dessas com o pai dela. Luiza pede que Doris seja compreensiva. Joana comenta com Cleonice que Doris terá que aceitar Antonio. Marcelo, Homero, Antonio reunidos comentam sobre os problemas de seguir adiante com a fusão da Obradec com o Grupo Gama. Manuela entra e diz que não vê nenhum problema de unir as empresas. Atílio mostra o cheque em branco que Antonio lhe deu, e diz para Luiza, Joana e Cleonice que Antonio lhe deu total liberdade para colocar um valor no cheque. Mas agora com a queda da Obradec, e com certeza as ações de Antonio caiam, ele não terá dinheiro para pagar esse cheque. Sendo assim ele ficaria endividado. Atílio brinca, diz que o mundo dá voltas e que Antonio está em suas mãos.
Girard se disfarça para que ninguém o pare na rua pelo fato dele estar na capa de todos os jornais. Girard pede perdão para Manuela e Antonio. Tatiana vai ao escritório ver Marcelo, ele fica surpreso ao vê-la depois de anos. Tatiana conta para Marcelo que está morando na casa de sua mãe com a filha, e que abriu uma loja de roupas e produtos. Marcelo fica admirado com a mudança. Cleo tenta impedir que Luiza vá ver Antonio. Mas, Luiza está decidida, pede ajuda a sua mãe e diz que agora depois de ter criado Doris e sempre aberto mão de sua vida, precisa viver a vida dela com quem ama. Luiza despede-se de todos. Apenas Joana lhe deseja boa sorte, Doris não fala nada; está magoada com a mãe. Marcelo leva Tatiana para a casa dele. Marcelo fala de sua paixão por Tereza. Tatiana conta que nunca o esqueceu. Ela o envolve e vão para o quarto. Eles fazem amor. Tempos depois Tatiana dorme e Marcelo levanta para atender a campainha que toca. Marcelo abre a porta. É Antonio que diz ter marcado um encontro com Luiza ali.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 212, 17 de novembro de 2006 – Marcelo diz a Antonio que Luiza deve estar tentando se entender com a filha e por isso não pôde ir ao encontro com ele. Marcelo diz a Antonio que o romance dele com Luiza pode prejudicá-lo em sua carreira, já que Manuela se apaixonou por ele. Antonio chega em casa e discute com Manuela, que diz que ele não a ama. Luiza chega em São Paulo e liga para Antonio. Manuela ouve a conversa dele no telefone e diz que ele pode ir e amanhã eles conversam em uma reunião com os diretores do Grupo Gama. Antonio e Luiza se encontram e matam as saudades. Luiza diz que deu a vida dela pela Dóris e agora é a vez de ela viver a sua maior vontade : ficar com ele. Eles fazem planos para realizar o tão sonhado casamento. Camilo fica possesso ao saber que Luiza foi a São Paulo. Na reunião do GG, todos chegam a conclusão de que é melhor não unir as empresas Gama com a Obradec, menos Gustavo, que quase briga com Antonio, dizendo que ele tomou seu lugar nas empresas. Antonio conversa com Marcelo e Homero e tem uma idéia para se erguer ainda mais na vida, para ter um negócio só dele. Homero diz ao amigo que ele já arriscou tudo uma vez (com o algodão) e se deu mal.
Antonio fala que hoje ele é mais experiente e sabe o que está fazendo. Ele pede para Homero juntar todos os acionistas da Obradec para falar com ele. Antonio comunica Manuela que está querendo deixar a empresa, mas, ela fica sem entender e diz que não aceita a demissão dele, ela lhe dá uma semana para pensar melhor. Luiza conversa com Camilo e diz que chegou a hora de Dóris saber a verdade, que todos esses anos eles mantiveram um casamento falso, só para agradar a filha, mas, agora que ela cresceu e pode compreender as coisas como elas são, Luiza vai viver com Antonio, o homem que ela ama de verdade. Camilo não aceita e diz que Luiza nunca mais verá sua filha. Luiza conversa com Dóris e diz que quando ela quiser vê-la, é só telefonar. Dóris sofre com a decisão da mãe, mas, não demonstra qual opinião tem sobre o assunto e que decisão irá tomar, apenas fica deitada na cama, pensativa. Atílio liga para Antonio e diz que vai lhe vender a fazenda das Águas, já que Camilo foi para os EUA e não lhe emprestou o dinheiro que precisava. Antonio e Luiza vão para Guará, eles tomam café no bar do Dias, que agora é de Salvador, como lhes foi informado, entram no cinema e relembram os velhos tempos. Atílio assina o contrato da venda da fazenda das Águas para Antonio. Dóris aparece e diz para Luiza que resolveu ficar em Guará para o aniversário de sua avó. Luiza tem esperanças de se reconciliar com a filha agora.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 213, 18 de novembro de 2006 – Fausta fica sozinha e pobre. Atílio leva um grande tombo com a plantação de café, vende o Casarão para Antonio e se muda para São Paulo. Bruna revela que foi explorada sexualmente por Edouard e ameaça processá-lo, caso não fique com o controle da Obradec. Edouard decide viajar, mas em sua despedida é atingido por um tiro, disparado por Bruna. Antes de ser presa, a loira denuncia os abusos que sofreu e a existência de um caixa dois na empresa.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 214, 20 de novembro de 2006 – Apaixonados durante toda a trama, finalmente, Luiza e Antonio ficam juntos. Desta vez, Antonio consolida sua própria fortuna, mas longe da política. Ele compra todas as ações da Obradec e a salva da falência. Rico, ele abre sua própria empresa e termina junto à Luiza. Com seus milhões, ainda vai adquirir a Fazenda das Águas, a qual mais tarde dá de presente a seu filho, Tony, e a Fazenda do Casarão, onde viverá com a amada Luiza. Antonio ainda abre uma empresa chamada “Maciel Empreendimentos e Obras S. A. ” Na última cena, Antonio aparece com 80 anos, no palco do cinema de Guará, onde relembra de todas as pessoas que conheceu em sua trajetória.
O que você achou do final de Cidadão Brasileiro? Não deixe de comentar! Quer lembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de Cidadão Brasileiro!

