Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 51 a 60 da novela “Cidadão Brasileiro”, exibida pela Record em 2006.
Capítulo 51, 10 de maio de 2006 – Abelardo ensaia a cena do golpe com Fausta. Abelardo a chama de Clarice e Fausta explica que em guará ela é conhecida como Faustina. Ela pede para que ele se acostume a chamá-la assim. Atílio avisa Laís, Dadá, Tião, Joana e Gasosa que o Senador Duarte Costa vem a Guará para participar do seu palanque e pede que todos arrumem a casa para a visita. Carmem defende o ator Abelardo para Antonio. Sedutora, ela diz que Antonio também poderia ser ator de cinema. Fausta fica enciumada e se oferece para escrever o discurso de Antonio, que recusa. Fausta avisa Antonio que comprou uma pistola. Maria e Mariazinha tomam chá e reclamam da ingratidão de Gasosa. Cristina fala ao telefone com Marcelo e ela pergunta quando ele voltará para Guará. Marcelo avisa que decidiu não voltar mais. Antonio vai ao armazém e pergunta por Camilo, mas é avisado que ele viajou para São Paulo. Antonio liga para Luiza em São Paulo. Ele reclama que está difícil falar com ela. Eles brigam porque Luiza está saindo para jantar com Camilo e ela desliga o telefone. Ela fica abatida e resolve não mais jantar com Camilo.
Alto-falante anuncia para Guará o comício para lançamento do candidato da UDN. Na sede do partido, integrantes do comitê preparam panfletos. Zezé conta para Cristina que Marcelo saiu de Guará fugido por ter abusado de Eleni. No jornal, o grupo de gambás planejam gritar palavras de ordem durante o comício de Atílio. Atílio contrata doze homens armados para evitar arruaça no comício. Cristina sente-se traída por Cléo, que não contou nada sobre Marcelo e Eleni. Cléo acha que Eleni inventou a história de abuso. Abelardo ensaia o papel de Senador. Fausta promete entregar o dinheiro para Toc Toc e Gasosa assim que receber de Atílio. Maria e Mariazinha resolvem ir embora de Guará e arrumam as malas para Poços de Caldas.
Fausta planeja ir embora de Guará com Antonio depois do comício, mas ele se nega. Marcelo liga para Antonio, que pede para falar com Luiza. Marcelo afirma que Luiza viajou e lembra que ela é uma mulher imprevisível. Carolina se prepara para ir ao comício. Antonio separa o dinheiro, colocando 100 mil num envelope e 100 mil em outro. Carolina vai à casa de Antonio. Ela pergunta se Antonio deixará Guará, ele nega. Carmem pergunta para Fausta se ela está apaixonada por Antonio. Ela confessa que o ama. Gasosa anuncia a chegada do Senador, que entra com Fausta. Joana se apresenta para o Senador e lhe faz galanteios. Joana apresenta o resto da família a Abelardo. Atílio se diz honrado com a presença do senador em sua casa. Atílio e o Senador posam para as fotos da campanha.
- Veja também:
- Resumo da novela Cidadão Brasileiro
- Resumo das novelas
Capítulo 52, 11 de maio de 2006 – Atílio apresenta Abelardo para Joana. Joana se diverte com ele. Fausta tem a impressão de que Joana sabe que Abelardo é um impostor. Carolina fala para Antonio que ela é dele para sempre. Antonio diz à Carolina que é difícil olhar para ela e resistir. Abelardo e Fausta almoçam com a família Salles Jordão. Ele bebe muito. Fausta fica preocupada que ele dê algum fora. As Marias estão de malas prontas quando alguém bate na porta. O comício está para começar e Fausta pede para Atílio o restante do dinheiro. Atílio dá o dinheiro para ela. Fausta diz que ele nunca vai se arrepender de ter confiado nela. Abelardo está muito bêbado.
As Marias abrem a porta e é uma freira italiana pedindo contribuição. A freira é Carmem disfarçada. As Marias dizem que não podem dar dinheiro pois estão indo viajar. Laércio começa a fazer o discurso sobre a candidatura de Atílio. Carmem avisa Fausta que as Marias estão indo viajar. Fausta pede para Carmem pedir ajuda a Gasosa. Antonio surge em cima de um caminhão com Atílio. O povo começa a xingar Antonio. Antonio segue firme. Carolina olha para ele envergonhada. Gasosa e Carmem vão ao sítio das Marias mas elas não estão mais lá. Abelardo faz discurso e acaba fazendo xixi nas calças. Antonio começa a discursar e fala que ele e Atílio selaram um acordo de paz e os dois decidirem dar dinheiro ao povo para a construção da casa de lavoura de Guará. Todos olham admirados. Antonio chama um trabalhador no palanque e lhe dá dinheiro para ele investir em seu trabalho. Atílio não esperava essa reação de Antonio, mas parece gostar. Todos aplaudem Antonio. Antonio termina seu discurso e diz que vai permanecer em Guará e ajudar a construir o futuro dos trabalhadores. Carolina ao ouvir que Antonio não vai embora fica muito feliz. Luiza aparece no comício. Antonio vê Luiza. Carolina vê Luiza e Antonio se olhando.
Capítulo 53, 12 de maio de 2006 – Antonio é carregado no colo pelo povo. Todos estão muito animados. Ele procura por Luiza e por Carolina e não as vê mais. Antonio entra no jornal com Homero. Antonio explica para Homero que ele desistiu de aceitar o dinheiro e ir embora da cidade por causa dos gambás. Antonio diz para Homero que ele vai tentar ser o prefeito. Atílio fala com um repórter e diz que o dinheiro doado para a casa da lavoura é todo dele e não de Antonio. Ele diz também quem Antonio se aproveitou do comício dele para se lançar como candidato. Júlio desabafa com Joana que está se sentindo muito sozinho. Antonio procura por Luiza mas não a acha. Fausta fala para Antonio que ele nunca vai conseguir vencer Atílio nas eleições e que se ele não for embora de Guará com ela, ela vai contar ao delegado que ele é seu cúmplice. Fausta paga um dinheiro para Abelardo e ele vai embora. Celso leva a menina pobre para casa. Maura dá comida para ela e Carolina mostra umas fotos e diz que ela tem que mostrar quem é Emílio para ganhar uma boneca. A menina reconhece Emílio nas fotos. Carolina diz para Celso que eles tem que ir à polícia para contar que Emílio está vivo. Celso diz que tem medo e acha melhor não. Eleni e Tereza fazem as pazes.
Gasosa conta para Fausta que ele não encontrou as Marias em lugar nenhum. Fausta desiste de pegar o dinheiro das Marias e diz para Carmem que ela ainda não sabe o que vai fazer com Antonio. Gasosa vai ao sítio das Marias e sente saudades delas. Antonio vai à casa de Fausta e ajuda-a a guardar todo o dinheiro. Camilo janta com Luiza em Ribeirão e ele lhe mostra duas passagens para Nova York. Ele pede que ela vá com ele. Ela pega a passagem e diz que vai pensar. Fausta está muito bêbada e acaba dormindo. Antonio aproveita a situação e coloca todo o dinheiro de volta no cofre, dá duas marteladas na fechadura e enterra o cofre com cimento. Celso fica ao lado do telefone esperando ele tocar e chama por Emílio. Maura fica com medo e chora. A janela do quarto de Maura se quebra sozinha. Carolina, Celso e Maura ficam com muito medo. Celso sai na porta e grita por Emílio. Ninguém responde. Ele dorme na varanda. Fausta acorda e vê que o cofre foi tapada com cimento. Ela liga para Antonio e ele ri falando que agora ela não pode ir embora de Guará. Carmem chega e Fausta diz que elas não podem sair da cidade sem o dinheiro. Toc Toc vai cobrar seu dinheiro com Fausta. Ela fala que não tem o dinheiro pois foi roubada. Ele não acredita. Fausta explode de raiva porque agora não poderá mais sair de Guará.
Capítulo 54, 13 de maio de 2006 – Fausta vai até a casa de Antonio e implora pelo seu dinheiro. Ele diz que está enterrado com cimento e fala que só vai ajudá-la a desenterrar o dinheiro se ela não o denunciar. Os dois se entendem. Homero é chamado por Atílio para ir ao casarão. Laís o vê e pergunta se ele acha que alguém os viu na estância. Homero responde que acha que não. Carmem chega na casa de Antonio e diz que se ele quiser fugir com ela para o Uruguai eles podem ir sem a Fausta. Antonio diz que não quer. Ela entra no quarto dele e diz que vai procurar seu brinco. Luiza chega. Antonio olha para dentro da casa e não vê mais Carmem. Ele pergunta por onde Luiza andou. Ela diz que depois explica. Antonio conta que Carmem, amiga de Fausta, está na casa. Luiza abre a porta do armário e vê Carmem. Ela vai embora e Luiza briga com Antonio. Luiza acha que Antonio chamou uma prostituta para dormir com ele. Laís conta para Cleonice que Homero a ajudou no dia em que Atílio bateu nela, mas que não aconteceu nada entre os dois. Atílio conversa com Homero e diz que ele o desrespeitou. Homero já vai se explicar sobre Laís quando Atílio dá a entender que ele fala de Luiza. Atílio fala que não gostou que Homero deixou Luiza falar no microfone sobre a candidatura de Antonio. Homero suspira, aliviado.
Atílio fala para Homero que se o jornal e o serviço de alto-falantes não forem liberados também para sua campanha eleitoral, ele vai fechar o jornal. Celso, Maura e Carolina contam para Antonio que eles tem certeza de que Emílio está vivo. Antonio fala que tudo pode ser armação. Camilo conta para Antonio que foi jantar com Luiza e que ele quer vender logo o armazém para voltar aos Estados Unidos. Luiza fala para Cleonice e para Joana que ela está indecisa sobre Antonio. Cleonice fala que ele não pode dar um futuro melhor à ela do que os lucros de seus negócios agrícolas. Luiza fica pensativa. Camilo conversa com Antonio e diz que vai ser humilhante para Carolina, quando a cidade toda souber que o prefeito é casado com uma mulher e tem filho com outra. Antonio diz que está disposto a largar a política pela Luiza.
Camilo fala para Antonio que Luiza é muito especial e merece muito mais do que Guará. Antonio chega em casa e encontra Luiza. Os dois se beijam e fazem amor. Ele conta que Camilo falou coisas dela para ele e pede que ela pense se quer mesmo ter o futuro dela em Guará com ele. Luiza diz que o futuro deles não é em Guará e sim pelo mundo. Nilo pede para Homero deixar ele ouvir um disco da Carmem Miranda com Julieta no jornal. Nilo se encontra com Julieta no jornal, ele empresta sua fantasia de Carmem Miranda para ela e os dois dançam. Maura está no quarto com Carolina e Celso na sala. A luz da fazenda é cortada. Duas pessoas entram sem ninguém ver. Celso sai da casa. Carolina vai para a porta e é golpeada e desmaia. As duas pessoas sequestram Maura e saem. Nestor grita por Celso, que procura por alguém fora da casa.
Capítulo 55, 15 de maio de 2006 – Celso acha Carolina no chão após ela ter levado a pancada. Ele vai ao quarto de Maura e vê que ela foi raptada. Carolina liga para Antonio e conta o que aconteceu. Antonio e Luiza vão para a fazenda. Dr. Leão interroga Carolina e Celso sobre o seqüestro de Maura. Luiza se propõe a ajudar mas Carolina a manda embora de sua casa. Carolina fala para Antonio que ela está com medo de perder seu filho. Antonio chama um médico. Luiza chega chateada no casarão. Nilo examina Carolina, que pede para ele não contar à ninguém que Antonio é o pai de seu filho. Luiza conversa com Dadá sobre seu futuro com Antonio. Ela diz que está percebendo que o futuro dele é em Guará e ela não quer isso para a vida dela. Dadá dá um conselho para Luiza: ela tem que tentar viver sem Antonio. O verdadeiro senador Duarte Costa manda um telegrama para Atílio e diz que ele está sendo vítima de um golpe. Toc Toc mostra o telegrama para Fausta, que rasga o telegrama e responde para o senador. Ela diz que Atílio quer marcar um encontro com ele.
Antonio chega em casa e fica chateado ao não ver Luiza. Luiza fica pensativa com a passagem para Nova York nas mãos. Toca o telefone e Celso atende. O telefone fica mudo. Celso fala que faz qualquer coisa para Ter Maura de volta. Antonio conversa com Homero sobre a possibilidade da gravidez de Carolina atrapalhar sua candidatura. Camilo percebe que Luiza está triste e tenta animá-la. Homero diz a Antonio que se ele não se casar com Carolina, terá de esconder a gravidez dela muito bem escondida. Nestor passa mal e é levado ao hospital. Carolina, Celso e Antonio o acompanham. Camilo fala pra Luiza que o destindo de Antonio é em Guará e então somente ele poderá fazê-la feliz fora do Brasil. Nilo dá remédio para Nestor e diz que ele terá de ficar em observação. Luiza vê Eleni e resolve tirar a limpo a história dela e de Marcelo. Ela vai até a casa de Tereza e começa a falar que Eleni é mentirosa e que se ela amasse Marcelo de verdade não faria o que fez somente porque ele não se apaixonou por ela. Eleni chora e confessa que mentiu. O telefone na casa de Antonio toca e Luiza atende. É o mesmo homem que liga na fazenda das águas. Ele diz que quer Antonio, Carolina e Nestor longe da fazenda para poder pegar Celso sozinho. Ele também pede 100 mil em troca da vida de Maura.
Capítulo 56, 16 de maio de 2006 – Luiza vai até a fazenda das Águas e vê Antonio fazendo carinhos em Carolina. Ela morre de ciúmes mas se controla, dizendo que tem uma notícia muito grave. Luiza fala do telefonema anônimo que recebeu. Ela conta que o sequestrador fez exigências: em duas horas Antônio e Carolina tinham que estar fora da fazenda deixando apenas Celso com 100 mil Cruzeiros para pagar o resgate de Maura. Antonio terá que estar em sua casa para receber um telefonema do sequestrador. Carolina acha um absurdo seu irmão ficar sozinho. Celso diz que eles tem que seguir as exigências do sequestrador para nada acontecer com Maura. Antônio diz que tem apenas 30 mil. Eles encontram mais 5 mil na gaveta. Luiza e Antonio saem em busca de mais dinheiro enquanto Carolina fica na casa de Antonio descansando. Celso confere os cartuchos da arma. Luiza pede dinheiro para Joana, Cleo e Laís, mas nada consegue. Atílio a chama e pergunta para que ela quer o dinheiro. Luiza não revela e Atílio nega o emprestimo pois imagina que é para Antonio. Atílio aconselha que a irmã não se case com Antonio e fala que sabe de algo muito grave sobre a vida dele e que denunciará o escândalo na imprensa na hora certa.
Luiza imagina que o escândalo seria a gravidez de Carolina. Antônio diz a Camilo que precisa de 65 mil urgente para fazer um grande negócio. Camilo diz que só tem o dinheiro no banco. Antônio sugere pegar Américo em casa para que ele abra o banco e consigam fazer o saque. Américo não aceita, por desconfiar que o adversário político usará o dinheiro na campanha. Antonio vai à casa de Fausta tentar desenterrar o dinheiro do cofre, mas não consegue. Luiza chega em sua casa e fica sozinha com Carolina. As duas se desesperam pois só faltam 15 minutos para acabar o prazo do sequestrador. Antonio chega em casa e atende o telefonema. Ele mente dizendo que já tem o dinheiro. O sequestrador diz para Antonio deixar o dinheiro com Celso e sair da fazenda. Eleni confessa para Marcelo que ela mentiu e está arrependida. Camilo chega na casa de Antonio com o dinheiro. Ele diz que conseguiu com Atílio. Antonio segue com o dinheiro para a fazenda.
Camilo desconfia que o dinheiro seja para algum bandido. O sequestrador liga para a fazenda e pede para Celso deixar o dinheiro no chão e ir para a casa de Antonio. Maura será deixada na fazenda depois. Celso faz o que ele manda. Um homem pega o dinheiro na fazenda e some no mato. Dr. Leão recebe informações da telefonista que as ligações anônimas feitas vieram de São Joaquim e do hotel. Ele segue então rapidamente para o hotel e não consegue alcançar um homem que acabou de partir com o carro. Chegando na fazenda Celso não acha Maura, mas sim, um bilhete escrito ‘Sou mulher do Emílio. Adeus, Maura’. Celso se desespera. Dr. Leão pega mais informações das ligações com Antonio e Celso. Antonio chega em casa e vê Carolina dormindo em sua cama. Ele acaba dormindo também. Luiza chega de manhã e se choca ao ver Antonio e carolina dormindo na mesma cama.
Capítulo 57, 17 de maio de 2006 – Luiza fica lívida ao ver Antônio e Carolina juntos dormindo. Ela desabafa com Julieta e quase conta que Carolina está grávida. Luisa sai triste para casa, aonde chega e pede colo à mãe, deixando Cleo surpresa. Ela pergunta se a mãe casou-se por dinheiro, mas ela nega. Luisa não acredita. Carolina acorda e vê Antonio do seu lado. Ele também acorda e conta sobre tudo o que aconteceu. Ela agradece e diz que foi a primeira noite que passaram juntos. Rindo, Antonio lembrou que estava vestido a noite toda. Cleo tenta fazer com que Luiza entenda que seu futuro ao lado de Antonio será um desastre, mas que será maravilhoso com Camilo. Nilo vai à lanchonete e Julieta o leva até o bilhar, onde devolve a fantasia. Nilo diz que gosta de Julieta, rola um clima, mas Dias chama pela sobrinha. Antes de sair, Julieta rouba um beijinho de Nilo. Na fazenda, sem dormir e sem comer, Celso lembra Antonio que lhe deve 95 mil. No armazém, Camilo insiste em saber quem foi sequestrado, mas Antonio não conta. Camilo pergunta como ele explicará na cidade que engravidou Carolina e namora Luiza. Antonio se despede sem responder.
No jornal, Lourenço reclama com Homero dos gastos da campanha de Antonio. Ele não confia em Antônio e faz diversas críticas ao candidato. Homero reafirma sua confiança em Antônio. Teresa é fria com Eleni. Ela disse que a perdoou, mas que constatou não conhecer a própria filha, capaz de caluniar e destruir a reputação de um homem. Eleni diz que fez o que fez por estar desesperada. Gasosa se lamenta para Toc-Toc, dizendo que era rico e ficou pobre, que perdeu as duas Marias e mais 350 mil. Toc-toc recebe um telegrama do Rio de Janeiro, do Senado Federal. Fausta lê um telegrama do Senador, marcando um encontro com Atílio em Ribeirão Preto a fim de desmascarar a impostora que vem se passando como sua assessora. Fausta resolve encontrar-se com o Senador ela mesma. Carolina visita o pai no hospital e disfarça sobre todos os problemas vividos nas últimas horas. Carolina diz que Antonio tem que assumir a fazenda, pois Celso não está em condições. Ele a chama para comer no bar do Dias. Carolina pergunta a Antônio por Luiza. À noite, no casarão, todos conversam e Luiza parece querer se embriagar. No Bar do Dias, Antônio recebe agrados dos futuros eleitores. Carmen também está lá e provoca Carolina dizendo que está dormindo no hotel na mesma cama que Antônio ocupava.
Carolina vai para a fazenda no caminhãozinho. Celso atende ao telefone. O sequestrador avisa que está com Maura, mas que ela não é de Celso. Ele diz que os 100 mil foram só o começo e que vai tirar tudo deles, inclusive a fazenda. Dr. Leão descobre que a ligação foi feita de um telefone público em Barretos, bem longe de Guará. Celso vira a espingarda para o seu próprio rosto. O soldado vê a cena. Celso sai com a arma, chega no depósito e encontra o lençol de Maura sujo de sangue ela estivera ali! No banco traseiro de um carro, Maura, aterrorizada, está amordaçada e com as mãos amarradas. Carolina pergunta ao guarda per Celso. Em casa, Antonio sente falta de Luiza. No casarão, Luiza está bêbada e dança com Camilo. Fausta e Atílio observam o casal. Fausta diz que o senador esqueceu de lhe pagar a comissão e pede 10 mil a Atílio. Cristina chama Camilo para dançar e flerta abertamente com o rapaz. Ele entra no jogo dela para fazer ciúmes em Luiza e parece que consegue. Atílio diz que vai demitir Fausta e que ela não merece os 10 mil, pois sequer trouxe a informação de que Carolina está grávida.
Fausta diz que realmente não sabia e concorda com Atílio que foi desatenta, mas vende um beijo pelos 10 mil. Atílio paga. Antônio liga para o casarão. Quem atende é Cristina que, para ajudar Camilo, diz que Luiza não quis atendê-lo e que ela saiu com Camilo para Ribeirão Preto. Cristina ajuda Camilo para que ele a ajude a reconquistar Marcelo. Luiza não consegue dormir porque está tonta demais. Trôpega, volta para a sala e manda Camilo levar Cristina com ele para Nova York, e o chama para dançar. Enquanto Cristina e Camilo escolhem o disco, Luiza sai de carro completamente embriagada. Fausta conta a Homero que Atílio descobriu que Carolina está grávida e o escândalo fará com que Antonio perca a eleição. Homero diz que precisa contar a Antonio que Atílio já sabe de tudo. Luiza entra na casa de Antonio, vai até o quarto e se despe. Homero chega com Fausta na casa de Antonio, chama por ele, que não está em casa. Luiza se esconde e escuta Fausta falar pra Homero que ela arranjou o milhão para Antonio e que ele deveria mesmo era casar com a granfina para se dar bem na vida. Mas, como bancou o idiota, terá que se casar com a camponesa para não perder a eleição. Luiza fica petrificada com o que escuta.
Capítulo 58, 18 de maio de 2006 – Homero pede para moderar a língua e falar baixo, pois acredita que haja uma pessoa na casa de Antônio escutando a conversa deles. Luíza fica no quarto de Antônio escondida. Homero e Fausta saem. Dr. Leão encontra Celso desolado com uma espingarda, uma lanterna e o lençol de Maura sujo de sangue. Carolina chama Antônio par sua casa alegando ter medo de ficar sozinha. Celso chega na Fazenda das Águas acompanhado do Dr. Leão. Em suas mãos carrega o lençol de Maura. Carolina abraça seu irmão. Camilo vai até a casa de Antônio ficar ao lado de Luíza. Cristina o avisa que ela não quer vê-los neste dia. Mas ele fica na casa mesmo assim. Cléo e Júlio conversam sobre o futuro de Luíza. Antônio chega em sua casa onde encontra Camilo. Camilo diz a Antônio que ele deve se casar com Carolina para vencer as eleições. Após uma discussão entre Antônio e Camilo, Luiza pede Camilo ir embora. Luiza diz a Antônio que o sonho dele sempre foi o de subir na vida depressa. E para vencê-la ele deve se casar com Carolina. Após dizer essas palavras Luiza pega a chave de seu carro e vai embora.
Fausta fala que Carmem vai se apresentar ao verdadeiro senador Duarte Costa como a secretária de Atílio e vai trazê-lo até Guará. Toc Toc liga para o senador e finge ser Atílio. Ele fala que sua secretária vai trazê-lo até Guará. Carmem se encontra com o senador, que se encanta com ela. Laís visita Homero no jornal e o agradece por Ter cuidado dela no dia que ela foi agredida por Atílio. Homero fala que gostaria de sair com ela mais vezes e pede para ela ligar. Laís diz que talvez ligue. Carmem leva o senador para o bangalô. Fausta fala que compra o silêncio dele por 500 mil. O senador diz que vai pensar. Carmem dá em cima dele e o convida para passar a noite no hotel. Toc Toc faz uma denúncia anônima para o Dr. Leão e diz que Carmem está se prostituindo no hotel. Dr. Leão chega no quarto de Carmem e manda todos para a delegacia. Ele não acredita que Duarte Costa é o senador. Dr. Leão abre um inquérito contra o senador. Ele diz que isso pode prejudicar sua carreira. O senador percebe que caiu em uma armadilha. Ele implora para que Dr. Leão o deixe ir embora e promete nunca mais voltar à cidade. Laís chega no casarão e fala que terá um jantar especial com lagostas que ela comprou. Atílio abre um vinho. No jantar, Luiza, ironicamente, diz à todos que ela vai voltar para São Paulo e viver de ressaca eternamente para esquecer as mágoas já que ela não terá mais a vida linda que teve em Guará nos últimos tempos. Ela faz um brinde à família Salles Jordão que vence sempre. Todos ficam constrangidos.
Capítulo 59, 19 de maio de 2006 – Luiza desabafa com sua vó. Ela conta toda a história entre ela e o Antonio. Conta que tem ciúmes do filho de Carolina e medo que Antonio se case com ela. Luiza também fala que desconfia que Fausta seja uma vigarista e que Antonio seja ligado a ela. Joana fica surpresa com toda a história mas fala que Luiza vai sentir saudades de Antonio. Ela concorda mas fala que ainda não sabe o que vai fazer. Homero fala que Antonio será obrigado a casar com Carolina se ele quiser mesmo ser o prefeito. Ele fala que os comunistas e todo o povo vai pedir isso. Antonio diz que Luiza é tudo para ele e que ele a ama. Homero fala para Antonio que ele não tem saída. Antonio deita sozinho em sua cama e sussurra boa noite para Luiza. Luiza deita sozinha em sua cama e sussurra boa noite para Antonio. Joana liga para Marcelo e pede para ele voltar à Guará e ajudar Luiza. Antonio caminha pela praça e é assediado pelo povo que diz que vai votar nele. Marcelo chega no casarão e Cléo não gosta. Marcelo fala que veio para ver Luiza. Cléo fala que prefere ele em São Paulo do que em Guará fazendo besteiras. Cristina lamenta por Marcelo não Ter vindo para vê-la. Marcelo fala para Luiza que sua única saída e fugir com o homem que ela ama para sempre.
Luiza diz que está confusa e não aguenta de ciúmes da gravidez de Carolina. Eleni liga para Marcelo e fala que ela quer conversar com ele. Eles marcam um encontro no clube. Antonio visita Nestor no hospital. Nestor está muito fraco e faz seus últimos pedidos para Antonio. Ele pede que Antonio faça carolina feliz, cuide da fazenda que é o futuro do filho dele e seja companheiro do Celso que está precisando de ajuda. Antonio sente a responsabilidade em suas costas. Lívia fala para Laércio que ela quer ficar perto dele para ajudá-lo. Laércio não entende o sentimento de Lívia. Eleni chega no partido e Laércio deixa as duas meninas sozinhas. Eleni pede conselhos para Lívia sobre Marcelo. Ela conta que mentiu sobre o ataque de Marcelo. Lívia fica chocada e fala que Eleni nunca amou Marcelo, mas sim, não aceitou que ele começou a gostar de sua mãe, que é mais velha. Lívia pensa em si mesma e fala para Eleni que quando agente ama alguém agente não vê idade nem nada e só tem vontade de se entregar à pessoa. E quando é preciso desistir da pessoa que ama, é a pior coisa do mundo.
Eleni decide pedir desculpas a Marcelo. Laís liga para Homero. Os dois conversam, meio sem assunto. Ele fala que eles podiam marcar de tomar um café qualquer dia. Laís fica muito feliz. Eleni fala para Marcelo que ela não vai mais impedir que ele fique com sua mãe. Lívia se declara para Laércio. Os dois se beijam muito. Marcelo conversa com Tereza e fala que agora nada mais os impede de ficar juntos. Tereza diz que prefere esquecer esse amor e pede para Marcelo nunca mais procurá-la. Eleni pergunta para sua mãe o que aconteceu. Ela fala que ela e Marcelo são somente amigos. Eleni de sente culpada. Tereza fala esse amor nasceu condenado. Carolina conta para Antonio que Atílio e Américo marcaram um almoço com ela. Ela acha que eles querem falar sobre a venda da fazenda. Antonio diz para Carolina não tomar nenhuma atitude antes de falar com seu pai. Carolina fala para Antonio que está disposta a tudo para vê-lo feliz, até sair de Guará durante a camapnha eleitoral.
Capítulo 60, 20 de maio de 2006 – Luiza fala para Joana que sente muito a falta de Antonio. Depois de fazerem amor, Laércio fala para Lívia que está se sentindo culpado pelo que fez. Lívia, que até então estava feliz, entristece com as palavras dele. Marcelo fala para Luiza que ele está muito confuso com a atitude de Tereza, que diz que o ama mas quer se afastar. Luiza fica quieta, pois se identificou om Tereza nesse momento, já que ela fez a mesma coisa com Antonio. Luiza dá o conselho para Marcelo que ele terá de conquistar Tereza novamente. Nilo traz um vestido que ele mesmo fez de uma artista de Hollywood e dá para Julieta vestir e dançar com ele. Os dois dão selinhos mas na hora de beijar de verdade, ele se afasta. Cristina tenta seduzir Marcelo e pede que ele more com ela um tempo em São Paulo para eles tentarem ser felizes juntos. Marcelo responde que quer ficar em Guará. Antonio vai até a casa de Luiza e fala que ele não quer perdê-la e que ele vai vencer a eleição sem precisar se casar com Carolina. Luiza diz que será difícil isso dar certo, e fala que ela decidiu morar em São Paulo. Atílio e Américo chegam na fazenda das Águas para almoçar com Carolina e Celso. Marcelo fala para seus pais que vai ficar em Guará e se casar com Tereza se ela aceitar.
Atílio propõe à Carolina que se ela subir no palanque em sua candidatura e falar que Antonio é o pai de seu filho mas não quer se casar com ela, ele dará 500 mil para ajudar nas produções da fazenda das Águas. Carolina se sente ofendida e sai chorando. Atílio dá o envelope com dinheiro para Celso e vai embora. Celso fica pensativo com o dinheiro na mão. Celso fala para Carolina que ele exige que Antonio se case com ela. Celso chega na casa de Antonio e o ameaça dizendo que se em 1 mês ele não estiver casado com Carolina, ele vai estragar a candidatura dele dizendo para todos o que ele fez com sua irmã. Cristina se despede de todos e vai pegar um trem para São Paulo. Celso liga para Luiza e fala que a família dele e Antonio decidiram que Antonio e Carolina vão se casar, portanto, ela tem que se afastar de Antonio. Marcelo pede para Salatiel colocar uma música no alto-falante e dedicá-la à Tereza. Tereza ouve e sai de casa. Marcelo e Tereza ficam se olhando na praça e chorando muito emocionados. Antonio chega em casa e encontra Luiza. Os dois se beijam muito e fazem amor. Luiza fala para Antonio que os dois podiam viver juntos em São Paulo. Ele fala que não poderá estar lá todos os dias. Ela diz que não se importa, pois quer tê-lo para sempre. Luiza fala que ele deve cumprir as obrigações dele em Guará, mas ela estará sempre esperando-o em São Paulo.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 70 de Cidadão Brasileiro!

