Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 40 da novela “Cidadão Brasileiro”, exibida pela Record em 2006.
Capítulo 31, 17 de abril de 2006 – Homero fala para Antonio que Atílio quer brigar com ele por causa de Luiza. Antonio diz que não se importa. Atílio pede para Homero avisar Atílio que se ele pisar em Guará, vai morrer. Luiza e Homero saem para a fazenda das Águas, onde foi Antonio. Dias, Alcides e Toc Toc pegam um táxi e também vão. Atílio e Tião seguem Antonio. Antonio enfrenta Atílio e fala que não sairá da cidade. Celso dá uma faca para Antonio se proteger. Fausta fala para Laércio que eles têm de impedir a briga de Antonio e Atílio. Homero avisa para Antonio que vai fazer um conselho de guerra para impedir a briga. Laércio e Camilo falam sobre o conselho de guerra com Atílio. Ele aceita. Todos chegam no clube para o conselho de guerra. Um fotógrafo está no local. Antonio acusa Atílio de matar um gambá e o colocar em seu quarto. Atílio diz que é mentira. Ele se irrita e dá um soco em Antonio. Começa uma grande confusão.
- Veja também:
- Resumo da novela Cidadão Brasileiro
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 18 de abril de 2006 – Antonio sangra com a pancada de Atílio. Homero e dias levam Antonio para fora do clube. Atílio está desmaiado dentro do caminhão de Antonio. Carmen fala para Tereza que ela vai ficar uns dias em Guará para ganhar algum dinheiro e depois vai para Uberaba. Antonio chega no chalé e conta da briga para Luiza. Ela parece ficar decepcionada com a atitude de Antonio. Ligações anônimas não param de acontecer na fazenda. Carolina e Maura pensam que as ligações podem ser de Emílio, que está vivo querendo se vingar. Camilo fala para Antonio que ele tem dinheiro a receber pelo trabalho com algodão. Carolina chega para conversar com Antonio. Ele confessa que está morando com Luiza.
Capítulo 33, 19 de abril de 2006 – Carolina fica chocada ao saber que Luíza está grávida de Antônio. Maura chega na sala e pergunta a Antônio se Carolina contou algo para ele. Ele nega. Maura entra no quarto de Carolina e a encontra em prantos. Carolina conta para ela que Luíza também será mãe. Maura pede a Carolina que conte a Antônio que ela também está grávida. Nestor diz a Antônio que tem orgulho de tê-lo como parceiro na fazenda. Cléo fica preocupada com Luíza por ela estar trancada em seu quarto. Júlio não dá atenção ao fato. Cléo o acusa de omisso. Júlio se irrita. Cléo fica em pânico. Marcelo chega em casa e vai falar com sua irmã. Luíza defende Antônio, mas diz que não deseja ficar no meio de tudo isso. Marcelo comenta com Luíza que ela está ainda mais linda com a gravidez. Atílio acorda e encontra Dadá ao seu lado no hospital. Dadá conta para ele que sua costela está quebrada. Angustiado, Atílio pede para Dadá chamar Tião para levá-los para casa. Camilo, Américo, Laércio e Fausta discutem sobre os possíveis candidatos na eleição para prefeito de Guará.
Maria conta para Mariazinha que confessou seus pecados para o padre. Mariazinha decide se confessar também, mas fica com medo de falar de seus pensamentos impuros com Gasosa. Beto comenta com seus amigos sobre Carmen, a moça que Teresa levou para casa por pena. Eleni se irrita ao entender que Carmen é uma garota da vida. Eleni chega em sua casa e discute com sua mãe. Teresa pede para sua filha não ser preconceituosa. Gasosa vai até o sítio das Marias. Maria se insinua para Gasosa com um vestido mais decotado. Marcelo conta para sua avó que Atílio foi para o hospital. Joana pede para ir ao hospital. Antonio liga para Luiza, mas Cléo desliga o telefone. Antonio vai até o bar pedir para Julieta ligar para Luiza. Alcides vê Carmen no bar e logo se interessa por ela. Celso recebe uma ligação misteriosa. Uma voz de homem pede para ele esperar por um sinal na estrada a noite. Antonio vai até a casa de Luíza. Julio diz a Antonio que ela se recusa a vê-lo. Cléo diz a Antônio que Luiza foi para São Paulo e que ela não mais espera um filho dele. Luiza ouve os gritos de Antônio e vai até ele. Os dois se encaram.
Capítulo 34, 20 de abril de 2006 – Luíza se aproxima de Antônio e o chama para sair. Antônio se acalma ao saber que Luiza não fez um aborto. Nestor analisa os papéis da hipoteca. Celso tenta acalmá-lo dizendo que Antônio irá pedir dinheiro para Marcelo. Maura chega na sala e Nestor muda de assunto. Maura diz a Celso que suspeita que Emílio esteja vivo e queira vingança. Luiza vai para cama com Antônio. Marcelo comenta com sua família que Luiza ama Antônio. Joana completa: o sexo une os dois. Cristina se oferece para Marcelo, mas ele respira fundo e diz não. Toca o telefone. Celso atende e é acusado de assassino. Celso desliga o telefone e corre para a porta. Celso olha para fora da casa e vê uma luz no farolete piscando. Nestor corre para a sala com uma espingarda. Nestor pergunta para Celso se ele possui algum segredo. Alcides acorda do lado de Carmen e fica abobalhado.
Gasosa vai visitar Maria mas encontra Mariazinha. Ela o convida para sentar em seu colo e lhe diz que ele só terá mais dinheiro dela caso ele fique noivo dela. Carolina decide contar para Antônio que também espera um filho dele. Luiza diz a Antônio que irá procurar uma casa para ele. Antônio fala que quer morar com ela e seu filho que irá nascer. Carolina chega no bar do Dias procurando por Antônio. Luíza, Marcelo e Laís visitam Atílio. Atílio pede para conversar com Luíza. A sós, Atílio diz a Luiza que ela deve abortar a criança. Luiza sai da discussão e pede para Marcelo deixá-la no jornal. Luiza pergunta à Homero se há alguma casa no jornal dele para alugar. Teresa fala para um grupo de pessoas sobre o projeto de educação rural. Maria e Mariazinha pedem para Gasosa escolher uma delas. Carolina encontra Luiza e a oferece uma carona. As duas param em um bar. Carolina conta para Luiza que também está grávida. Aproveita o momento para dizer que até o momento não contou à ele para não forçá-lo a ir para ela somente por causa do bebê. Luíza diz a Carolina que ela deve contar para Antônio. Ela concorda.
Capítulo 35, 21 de abril de 2006 – Julieta conta a Antônio que Carolina deu carona a Luíza. Carolina e Luíza conversam sobre seus filhos. Tereza pede para Marcelo vê-la pouco. Gasosa quer contar quanto Maria e Mariazinha têm nas calçolas. Antônio está preocupado com o encontro de Luíza e Carolina. Luíza conta a Marcelo que Carolina está grávida. Nestor vai a fazenda cobrar a hipoteca da fazenda. Carolina conta a Maura que falou com Luíza. Antônio discute com Luíza, pergunta se ela o ama e sai. A família Salles Jordão discute o futuro de Luíza. Maria e Mariazinha expulsão Gasosa. Lívia beija Laércio. Zezé beija Nilo que fica constrangido. Antônio volta para o chalé, não encontra Luíza e resolve telefonar para Marcelo que fica preocupado com o desaparecimento da irmã. Cristina diz a Beto que ama Marcelo. Toca o telefone na Fazenda das Águas, Maura atende e fica histérica. Celso abre um pacote com o sapato de Emílio deixado na porta de casa.
Capítulo 36, 22 de abril de 2006 – Nestor acorda e quer saber o que está acontecendo. Cristina pede para Marcelo levá-la para casa. Carmem seduz Dias. Celso, Carolina e Maura decidem esconder de Nestor o sapato de Emílio. Cristina discute com Marcelo e quer saber por quem ele está apaixonado. Celso está com medo do delegado e Maura diz que quer ter certeza de que Emílio morreu. Nestor conversa com Dr. Leão. Atílio sai do hospital irritado e deprimido. Uma mulher pobre pede comida para Antônio. Ele a leva para o bar e manda servi-la.
Capítulo 37, 24 de abril de 2006 – Homero tenta convencer Antônio a se candidatar. Carolina marca encontro com Antônio. Dias conta a Alcides que foi ao quarto de Carmen. Marcelo e Antônio se reúnem com Nestor e Américo e assinam a hipoteca da fazenda. Carolina marca um jantar com Antônio. Atílio grita com Laís. Faustina a defende e faz Atílio pedir desculpas. Atílio chora. Antônio chega ao chalé e encontra Luíza. Luíza diz para Antônio ir ao encontro com Carolina.
Capítulo 38, 25 de abril de 2006 – Luíza encoraja Antônio para o encontro com Carolina. Carolina ensaia seu encontro com Antônio. Luíza diz a Antônio que estará esperando por ele na volta do encontro. Zezé e seus amigos invadem a sede do partido para convidar Lívia para um baile. Nilo observa Carmen. Carolina conta a Antônio que espera um filho seu. Celso mostra que no sapato de Emílio tem uma linha branca igual da meia que ele usava no dia da morte. Américo transa com Carmen. Leão quer dar um flagrante em Carmen, mas avisa a Laércio que Américo está com ela. Maura desiste de transar com Celso. Celso pega a espingarda de Nestor e fica na sala. Antônio leva Carolina para casa. Luíza recebe Antônio e a dúvida paira no ar. Eles decidem resolver a situação no dia seguinte. Luíza acorda no meio da noite e percebe que ficou menstruada. Maria e Mariazinha procuram uma casa para comprar. Américo oferece a elas os serviços de seu banco. Gasosa conta a Fausta sobre os planos de Maria e Mariazinha. Luíza se refaz e diz a Joana que ama Antônio. Luíza encontra Antônio e lhe pede um filho. Celso recebe outra ligação anônima que desta vez diz que quer um encontro.
Capítulo 39, 26 de abril de 2006 – Celso recebe um bilhete chamando-o para um encontro no local onde Emílio morreu. Maura se desespera e começa a chorar dizendo que o Emílio está se vingando dela. Laércio decide propor Antonio Maciel como candidato. Américo diz não abrir mão de sua candidatura. Fausta vai até a casa de Atílio dizer-lhe que Laércio quer cometer uma loucura. Carmen vê Fausta entrar no jornal de Homero e vai atrás. Fausta se assusta ao ver Carmen. Fausta oferece 50 mil cruzeiros para Homero desistir de colocar Antonio Maciel como prefeito. Luíza e Antonio acham uma casa boa para ser alugada. Luíza fala no microfone do jornal de Homero que se Antonio for candidato a prefeito de Guará, ele terá seu voto. Fausta pede para Atílio se lançar como candidato. Celso diz a Maura que quer fugir com ela. Lívia vai até a sede do partido onde Laércio se encontra. Depois de poucas palavras, Lívia dá um beijo de leve em Laércio, mas ele diz em seguida que tudo o que aconteceu não passa de uma brincadeira de uma menina imatura. Toc Toc conta a Fausta que Luiza apoiou Antonio como candidato. Zezé tenta entender porque Nilo não lhe corresponde aos seus carinhos. Toc Toc leva um telegrama para Antonio. Julieta o recebe. Dias conta para Carmen que o delegado tem a intenção de prendê-la. Fausta conta para Antonio que se ele for candidato ele concorrerá com Atílio.
Capítulo 40, 27 de abril de 2006 – Carmen que já estava com Dias e Alcides recebe a visita de Leão e Américo. Fausta oferece um golpe de 10 milhões de Cruzeiros. Celso planeja sua fuga com Maura. Atílio decide se lançar como candidato. Cristina vai até Teresa para saber quem é a mulher que Marcelo está tendo um caso. Zezé conta para Cristina que Tereza é quem está tendo um caso com Marcelo. Cristina volta na casa de Tereza com ódio. Eleni chega em casa. Tereza lhe pergunta se foi ela que contou para Cristina de Marcelo. Eleni nega, e diz que sua mãe está na boca do povo. Eleni vai até o armazém de algodão chamar Marcelo. Cristina diz a Joana que decidiu voltar para São Paulo. Antonio e Luiza recebem parte dos móveis comprados para a nova casa.
Luiza diz a Antonio que deseja mostrar para Carolina que ela aceita o bebê dela por ser filho do homem que ela ama. Marcelo chega na casa de Tereza. Luiza vai até a casa de Carolina. Luiza confessa para Carolina que não está grávida. Carolina sente-se revigorada. A esperança volta. Gasosa olha Maria e Mariazinha saindo da igreja. Mariazinha confessa que sente saudades dele. Joana avisa Marcelo que Cristina quer falar com ele. Cristina fala para Marcelo que Tereza é uma vagabunda. Celso se aproxima de uma porteira na fazenda das águas e encontra outro sapato de Emílio pendurado. Ao se aproximar encontra um papel. Dentro dele está o atestado de óbito de Emílio. Maura fica apavorada. Este papel estava com Nestor. Como poderia estar agora dentro daquele sapato. Celso fala que é hora de fugir.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 41 a 50 de Cidadão Brasileiro!

